Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Ver fichas de  Gatos

Você ama o seu gato mas por vezes não sabe o que lhe fazer quando encontra o seu sofá novinho em folha arranhado de novo? Lamento dizer-lhe mas a culpa não é do gato, ele só está seguindo a sua natureza felina. Esta atitude certamente que tem os seus motivos e também as suas soluções.

Os gatos são animais muito asseados e alguns podem ser ansiosos, gostam de manter e afiar as suas unhas, por isso estão o tempo todo numa busca constante para arranhar coisas. Também é uma forma de marcar território com outros felinos, de se espreguiçarem e libertarem estresse.

Para ter um gato feliz, é importante conhecê-lo, saber o que gosta de arranhar e o porquê dessa atitude, certifique-se que lhe está dando a atenção necessária ou se o ambiente onde está é um potencioador do estresse. Se o seu gato é um arranhados profissional, no PeritoAnimal damos-lhe algumas soluções para que o seu gato não arranhe o sofá.

Embora os gatos gostem de brincar com tudo o que encontram, cobrir o sofá com alguns tecidos que sejam menos estimulantes, como algum lençol velho, pode ajudar a que não achem tão interessante arranhar o sofá.

Esta técnica deve ser mantida algumas semanas para que causem efeito enquanto que se acostuma a usar algum arranhador ou outra área que tenha para isso. Nunca poderá evitar que o seu gato arranhe alguma coisa, assim o melhor será desviar a sua atenção.

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Outra forma de desviar a sua atenção é aplicar ao sofá substâncias que o gato não goste e que não chamem a sua atenção.

Por exemplo, pode utilizar álcool, algum óleo essencial de limão ou até ambientadores de móveis. Antes de fazer isso, limpe o sofá com água e sabão para tentar neutralizar o odor do gato.

Eles são muito territoriais e vão tentar arranhas as coisas que consideram parte do seu território.

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Os gatos, tal como as pessoas, quebram os seus padrões de conduta pouco a pouco e com algum treino. Tenha paciência com o seu gato à medida que o vai educando para que não arranhe o sofá.

Um dado importante, não lhe dê bronca se não o apanhar no ato, o seu gato não entenderá porque está tendo essa atitude e não o receberá da forma adequada, vai ficar assustado, aumentando assim a sua ansiedade.

Segundo estudos científicos, o melhor é repreender no exato momento em que se encontra arranhando o sofá, fale de forma calma mas com autoridade, assinalando o sofá em questão e depois afaste-o da zona de desastre. Se não o fizer nesse momento perderá a oportunidade de ouro.

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Os gatos são animais de costumes, vão procurar arranhar sempre no mesmo lugar. Invista na felicidade do seu gato e na sua tranquilidade fazendo o seu próprio arranhador para gatos e transforme um pequeno espaço da sua casa em uma área de jogos.

Pode colocar aí coisas como brinquedos, a sua erva de gato com a qual se pode esfregar, arranhadores, alguma coisa para escalar e troncos onde possa afiar as suas unhas. Faça com que este seja um ambiente estimulante para o seu pet.

No entanto, se o seu gato parece não prestar demasiada atenção ao arranhador, não duvide em visitar o nosso artigo sobre como ensinar um gato a usar o arranhador.

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Trate o seu gato com muito carinho e pondere cortar-lhe as unhas de vez em quando. Desta forma não terá a mesma urgência para arranhar tudo o que lhe aparece pela frente, especialmente, o tecido do seu querido sofá. Leia o nosso artigo sobre quando cortar as unhas do gato.

Nunca, sob nenhuma circunstância, afie as unhas ao seu gato. Isso aportará um grande dano à sua personalidade felina e além disso pode ser muito perigoso.

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Soluções para que o gato não arranhe o sofá, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Como fazer o gato parar de arranhar o sofá?

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Aprenda como você pode proteger o seu sofá do felino da sua casa

Ter um gatinho em casa é muito bom, mas antes de dar as boas-vindas para o bichinho você pensou na consequência que isso traria para os seus móveis? Se perguntar como fazer o gato parar de arranhar o sofá, as cortinas, a cama, a mobília de madeira e basicamente qualquer outra coisa que estiver ao alcance das patinhas dele é normal para os novos donos. A parte boa disso tudo é que o comportamento pode ser evitado ou, pelo menos, amenizado: dá uma olhada aqui embaixo para descobrir por que isso acontece e como melhorar a convivência do seu gato com os utensílios da casa!

Arranhar as diferentes superfícies é natural para o seu gato

O comportamento dos gatos é repleto de manias e ações que acontecem puramente por instinto.

Um exemplo disso pode ser o costume de esconder as fezes na caixa de areia, mas as unhadas espalhadas pela casa não ficam para trás e também fazem parte do “kit de peculiaridades” dos felinos.

Para começar, os gatos gostam de arranhar as coisas por um motivo óbvio: afiar as garras! As unhas deles crescem em camadas e, de tempos em tempos, eles precisam dar uma “aparada” para retirar a parte antiga, dando espaço para o crescimento.

Os gatos também gostam de demarcar seu território e o que parece estrago para os olhos humanos, entre eles é o sinal de que aquele cantinho tem dono. Além do estímulo visual, as glândulas das patas deles deixam um odor bem característico nos objetos arranhados, ajudando a reafirmar a posse do ambiente para outros animais.

Outro estímulo que também pode fazer o bichano atacar seu sofá é um clássico: o tédio.

Se seu bichinho tiver a personalidade exploradora e for daqueles que gostam de estar em movimento nos diferentes cantinhos o tempo todo, quando as distrações acabarem (ou a sua casa se tornar “comum”), ele vai ter que se ocupar de alguma forma — geralmente, arranhando alguma coisa.

O arranhador para gato para sofá e outros modelos são perfeitos para resolver esse problema

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Investir num arranhador vai ser a sua principal forma de fazer o gato parar de estragar seu sofá

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Comportamento animal

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Comportamento animal

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar.

A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude.

Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Comportamento animal

Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Comportamento animal

Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem.

Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia.

Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

Leia também:  Como Ver Qual A Minha Memoria Ram?

Como o costume de arranhar os lugares é algo natural e que não pode ser reprimido no seu gato -, o melhor que você pode fazer para melhorar a situação da mobília da sua casa é dar a ele locais específicos para isso: é aí que arranhador para gato entra! O acessório pode ser encontrado em modelos independentes, que você pode colocar em qualquer lugar da casa, ou em versões que devem ser colocadas em móveis como uma proteção — é o caso do arranhador de gato para sofá, que é geralmente usado nas laterais do móvel e impede que as patinhas cheguem até a parte estofada. O ideal é escolher sempre os modelos verticais, que se assemelham ao sofá, mas o material pode variar de acordo com o seu orçamento e com as preferências do seu gato: confira, aqui embaixo, alguns deles:

Arranhador de pelúcia: os modelos de pelúcia são os mais incrementados e perfeitos para quem tem mais dinheiro para investir nesse momento. Além de afastar o gato do seu sofá, ele também serve como distração, já que é uma espécie de playground para o felino.

Arranhador de sisal: um dos modelos mais tradicionais de arranhadores disponíveis no mercado, o modelo de sisal é super durável e ganha a atenção dos gatos porque oferece a superfície perfeita para que eles afiem as unhas. Ou seja: além de não estragar o seu sofá, ele ainda vai ficar aliviado conforme as garrinhas forem crescendo.

Arranhador de papelão: com um pouco menos de resistência do que o arranhador de sisal, o modelo de papelão também faz um grande sucesso com os gatinhos. Mesmo que não dure tanto, ele é mais barato e também ajuda os felinos a afiar as unhas. É tudo uma questão de alinhar a sua necessidade com o orçamento disponível.

Outras formas de impedir o estrago além do arranhador para gato

Se você quiser garantir o bom estado dos seus móveis mesmo depois de incluir o arranhador para gato em alguns pontos da casa, também pode desviar o foco do felino da mobília de outras formas.

Cortar as unhas deles de vez em quando é uma forma de amenizar a necessidade que eles sentem de arranhar tudo ao redor — se você não se sentir seguro o suficiente para isso, pode pedir a ajuda do veterinário.

Além disso, você também pode aplicar catnip (uma erva muito usada para deixar os gatinhos mais felizes e relaxados) nos arranhadores para chamar ainda mais a atenção do animal ou fazer o caminho contrário, usando sprays que vão manter os bichinhos bem longe dos móveis.

Redação: Ariel Cristina Borges

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Continuar Lendo

4 dicas para ajudar o seu gato a parar de arranhar seus móveis / Blog / Feliway

Você tem medo de comprar móveis novos para sua casa – apenas para vê-los cobertos de arranhaduras em poucos dias?

Apesar de amarmos nossos gatos, às vezes, seus hábitos de arranhar podem ser um pouco frustrantes!

Claro, não é culpa deles. Arranhar é uma necessidade natural da rotina diária de todo gato e é usado para alongar, marcar território, exercitar e manter as garras em dia.

Na natureza, seu gato escolheria superfícies ásperas (como casca de árvore) para arranhar. Mas em casa, as escolhas podem ser mais limitadas. Como resultado, seu gato pode ter escolhido seus móveis como um local apropriado para arranhar.

Então, como você pode redirecionar esse comportamento para um local mais apropriado?

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Para evitar que seu gato marque a mobília, é importante fornecer arranhadores – pelo menos um por gato, pois eles não gostam de compartilhar seus recursos!

Claro, simplesmente ter um arranhador não garante que o seu gato irá usá-lo.

Às vezes nossos amigos felinos podem ser um pouco exigentes! Para que seu gato considere o arranhador como ponto principal de arranhaduras, é essencial que ele seja colocado em um local correto e também o tipo de arranhador.

É alto o suficiente, robusto o suficiente ou do material certo? É perto de onde seu gato já gosta de arranhar? Tudo isso é importante para que o arranhador seja atrativo. 

Limpar as marcas já existentes

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Arranhar funciona como um memorando para seus gatos – eles criam uma marcação visual para dizer “esta é a casa” e eles gostam de ser lembrados para voltar e arranhar de novo!Quando eles arranham, eles também deixam suas marcações territoriais, através dos coxins. Isto serve para mostrar aos outros gatos que aquele local é dele!

Para evitar arranhaduras indesejadas, é importante remover o máximo possível dessas “lembranças”, tanto visuais quanto territoriais. Limpe todos os arranhões com água e sabão neutro para remover as marcações e evitar que o gato retorne aos mesmos pontos.

Verifique se há estresse e preocupação

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Seu gato de repente começou a arranhar muito mais? Enquanto algumas arranhaduras são um comportamento felino normal e natural, quando excessivas podem ser um sinal do seu gato de que algo não está certo!

Se a arranhadura do seu gato mudou e, particularmente, se o arranhão for generalizado, procure as causas do estresse do gato. Um novo gato, localização do arranhador ou uma mudança na rotina ou no ambiente podem ser gatilhos de estresse que estão tendo um impacto diretamente nele.

Brincadeiras para distrair

Seu gato não consegue “desapegar” da sua mobília? Às vezes tudo que você precisa fazer para convencer um gato teimoso é redirecionar sua atenção com algum divertimento!

Então, quando você notar o seu gato arranhando o sofá, tente removê-lo da área – e não se esqueça de brincar com ele! Lhe dê um brinquedo, faça carinho e os divirta. É uma ótima desculpa para bastante diversão e afeição!

Se você tem um arranhador, este é um ótimo momento para “mostrar” ao seu gato como usá-lo e direcionar a atenção dele para lá.

Ajudando seu gato a arranhar em outro lugar

Com um pouco de amor, ajuda e paciência, as dicas acima devem ajudar seus gatos a se afastarem da mobília e direcionar para um local adequado.

Para dar ao seu gato um pouco de apoio extra, você também pode redirecionar o mau comportamento com o FELISCRATCH by FELIWAY. Aplicado diretamente no arranhador, FELISCRATCH envia mensagens visuais e territoriais para seus gatos e irá atraí-los para o arranhador – e está clinicamente comprovado que reduz o risco de arranhões inadequados!

Você é um especialista em arranhaduras? Teste o seu conhecimento sobre o comportamento do gato com o nosso quizz “Arranhar é fundamental!”

Soluções para fazer seu gato parar de arranhar os móveis | Dicas | iG

Se você é dono de um gatinho, já deve ter percebido que ele gosta de afiar as unhas. O problema é quando ele usa a mobília de casa para isso. Mas tenha paciência com seu pet, pois é do intinto do felino ter essa atitude.

Mais:  Saiba qual arranhador para gatos é o ideal para seu pet!

Arranhar
é importante para os gatos por vários fatores: o bichano amola as unhas; é uma forma dele deixar sinais visuais e olfativos no objeto, demarcando seu território; e é quase um exercício, já que ele alonga e contrai os músculos do ombro, patas e costas.

É por isso que os donos não devem reprimir tal ação dos felinos, afinal, é uma atitude normal e muito instintiva. O que você pode fazer é ensiná-los a arranhar no lugar certo. Vai ser preciso bastante esforço do dono para que seu gatinho pare de destruir os móveis da casa. 

Reprodução
Saiba dica para evitar que seu gato arranhe os móveis da casa

Invista em arranhadores

Comprar um arranhador é a melhor opção, pois ele serve justamente para esse propósito. Existem vários modelos no mercado, basta ver qual combina melhor com o porte do seu animal.

Procure um que seja do tamanho do animal quando ele estiver esticado e em pé. O objeto tem que ser firme, não amassar e nem entortar com o peso do gato.

Mas tome cuidado para que o arranhador não seja pesado e grande demais, pois pode cair em cima do pet. Experimente e veja se o modelo se adequa bem ao animal. 

Depois de comprado, pense antes qual o melhor lugar para por ele. Um ótima dica é ver quais são os móveis preferidos do animal e colocar o arranhador perto deles. Por exemplo, se o felino adora arranhar o braço do sofá, encoste o arranhador nesse lugar.

Assim, o produto será uma barreira mecânica para o gatinho conseguir chegar ao sofá, além de ser um local apropriado para afiar as unhas. Mas, se o seu bichano arranha muitos móveis, espanhe arranhador por todos eles. Ter mais de um é o ideal.

Leia também:  Como Lidar Com Um Homem Que Te Usou?

Dessa forma você consegue diminuir a probabilidade do gato arranhar a mobília. 

Veja também:  Confira cuidados necessários ao seu gato idoso!

O que fazer se o gato continuar arranhando os móveis?

Primeiramente repreenda a atitude do animal. Falar um “não” firme sempre que o animal começar a afiar as unhas em algum móvel é uma forma de corrigir o comportamento do animal.

Quando o gato perceber que lá não é o lugar correto, com o tempo ele pode diminuir o interesse por aquela superfície.

Evite brigar com o bichano quando ele estiver perto do arranhador, pois ele precisa associar aquele objeto a momentos felizes e agradáveis.

Outra dica é utilizar água para impedir o gato de arranhar indevidamente. Espirre nele sempre que se aproximar do local e começar a passar as unhas. Água não machuca, mas ajuda a ensinar ao gato que se ele ter taç atitude, receberá um esguicho desagradável.

Existem também sprays para adestramento, que podem ser aplicados na mobília. Como ele tem um cheiro bem forte, repele o gatinho.

Porém, esse animais são bem insitentes, então você terá que reaplicar o spray sempre que o cheiro estiver saindo para que o bichano não volte àquele lugar. 

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Reprodução Pinterest
Saiba dica para evitar que seu gato arranhe os móveis da casa

Se o seu gato tiver uma preferência pelo sofá e não gostar da ideia de usar spray de adestramento nele, pode optar por aplicar substâncias que o gato não goste.

Por exemplo, utilizar álcool, algum óleo essencial de limão ou até ambientadores de móveis. Antes de fazer isso, limpe o sofá com água e sabão para tentar neutralizar o odor do gato.

Eles são muito territoriais e vão tentar arranhas as coisas que consideram parte do seu território.

Ainda no caso do sofá, tentar cobri-lo com alguns tecidos que sejam menos estimulantes, como algum lençol velho, pode ajudar a perder o interesse pelo móvel. Esta técnica deve ser mantida até que o animal esqueça a mobília e se acostume com o arranhador.

Você também optar por colocar capas plásticas no móvel. Quase nenhum gato gosta da sensação nem do cheiro desse material. Outra opção é colocar uma bexiga cheia embaixo da capa do sofá.

Assim, quando o animal for arranhar o móvel, o balão vai estourar e assustá-lo. 

Existe também a possibilidade de criar uma barreira com a ajuda de um detector de movimento afixado a um spray ou barulho ultrassônico. Essa opção é apenas para que o gato não associar a punição aos humanos, pois, se isso ocorrer, poderá começar a arranhar os móveis em segredo ou até mesmo apresentar medo de quaisquer humanos.

Melhorando as unhas do bichano

Manter as unhas do animal bem aparada pode ajudar. É uma forma de você controlar o crescimento das garras, já que eles só arranham para “lixar” o excesso de crescimento e afiá-las.

 Se não souber o método certo de fazer isso, procure locais e pessoas treinadas para te ajudar. Tentar cortar a unha do pet em casa pode causar ferimentos, já que eles têm um vaso de sangue que passa por dentro da unha.

Quando cortado de forma inadequada, pode causar sangramento, dor e traumas.

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Reprodução Pinterest
Saiba dica para evitar que seu gato arranhe os móveis da casa

Outra saída é usar protetores de unhas no gato. Atualmente é facilmente encontrado à venda esse produtos. Sua função é cobrir as garras do pet e, consequentemente, proteger os móveis. Procure um especialista se não souber a forma correta de por. Lembre-se: o produto cai dentro de três a seis semanas e, então, precisa ser reaplicado.

Veja também:  Adoção de gatos: todos os passos para ter um felino sem maiores problemas

E, nunca se esqueça, os gatos precisam que os donos tenham paciência para aprender normas de conduta. Vá educando ele aos poucos para que pare de arranhar os móveis e se acostume com os arranhadores. Jamais dê bronca à toa, pois seu gato não entenderá porque está tendo essa atitude e não o receberá da forma adequada, vai ficar assustado, aumentando assim a sua ansiedade.

Leia tudo sobre:

Como impedir o seu gato de arranhar a mobília

Não há nada pior do que comprar um sofá novo e chegar a casa e descobrir que o seu gato ou gatinho o desfez em tiras ou descobrir marcas profundas de garras nas molduras das portas recentemente pintadas.

O facto de os gatos arranharem as mobílias pode ser um verdadeiro problema, principalmente se for alguém com verdadeiro gosto na casa! Pode parecer, por vezes, que o seu gato só está a fazer distúrbios, mas é importante saber que este comportamento está profundamente associado aos seus instintos e que tem inúmeros benefícios para a sua saúde e bem-estar.

Reduza os arranhões nos móveis e descubra como parecem sempre eleger as suas peças favoritas!

Por que razão os gatos arranham os móveis?

Embora pareça que o seu gato só está bem a destruir coisas, na verdade há imensas justificações para tal. Em primeiro lugar, arranhar exercita todo o corpo do seu gato e estica todos os músculos e tendões, desde as unhas até ao fundo do dorso. Arranhar os móveis também ajuda a manter as unhas afiadas, aparando as extremidades, o que as mantém em ótimas condições.

Além disso, as patas dos gatos contêm glândulas odoríferas que quando arranham objetos libertam um marcador odorífero que identifica o seu território em casa. Eles escolhem geralmente sítios e áreas regularmente usados, tais como sofás ou a sua cadeira de braços favorita. Isto é porque arranhar essas áreas ajuda-os a sentir-se mais seguros e a libertar tensões.

Colocar o seu cheiro nos objetos fá-los sentir-se mais em casa.

Às vezes fazem-no porque se sentem aborrecidos, o que é particularmente comum com gatos de casa que não desfrutam de suficiente estímulo mental. Agora que sabe porque razão o fazem, o que pode fazer para os impedir?

A melhor maneira para prevenir que os móveis sejam arranhados, é oferecer-lhes bastantes oportunidades dentro de casa para arranharem. No exterior arranharão árvores e postes, portanto é uma boa ideia simular este cenário em casa, com postes específicos para o efeito.

Certifique -se de que compra de boa qualidade, que sejam resistentes, que não se verguem quando o gato os arranharem, porque isso torna-os menos atrativos.

Também convém que sejam altos o suficiente para que o gato se possa esticar todo e exercitar assim todos os músculos importantes.

Também pode arranjar retalhos de tecido, troncos com casca, restos de madeira macia ou fibra de sisal, toda uma panóplia para os entreter. Ao proporcionar-lhes estes desafios, objetos próprios para arranhar – arranhadores – são menos propensos a atacarem os seus móveis.

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Onde colocar postes e arranhadores

Coloque os postes e os arranhadores pela casa, em sítios em que o seu gato já goste de descansar ou junto de peças que já tenham sido arranhadas (tais como os braços do seu sofá). Ao pé dos locais onde adormece também pode ser uma boa ideia, pois muitos gatos gostam de esticar e afiar as unhas quando acordam.

Se o seu gato não parecer entusiasmado com o poste, pode considerar a hipótese de um boneco pendurado, para que seja mais entusiasmante ou simplesmente juntar erva gateira.

Atenção a dores persistentes

Deve ainda certificar-se de que limpa totalmente os objetos que costuma arranhar, para evitar que perdurem odores do seu gato, porque eles são mais propensos a arranhar nos locais onde detetam o seu ténue cheiro e vão querer reavivá-lo. Recomendamos uma solução suave, não tóxica, apropriada ao material em causa, e convém ainda que esteja atento para que o seu gato não vá lá até que seque.

Arranhar por aborrecimento

Para os gatos que arranham superfícies, por aborrecimento ou falta de exercício, encare a possibilidade de comprar alguns brinquedos adequados e estabeleça um horário de brincadeira com o seu gato. Há inúmeros brinquedos, desde ratos eletrónicos a outros que o desafiam e que o seu gato adorará!

Leia também:  Como Inserir Numero De Pagina A Partir Da Pagina Que Desejar?

Como impedir os gatos de arranhar as carpetes

Se tem um gato que prefere arranhar no chão, a sua carpete pode estar a degradar-se. A melhor maneira de os impedir de arranharem as carpetes, é espalhar tapetes arranhadores pela casa e encorajarem os gatos a brincar com eles. como se fossem bonecos.

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

Agora sabe como impedir que o seu gato estrague os móveis! Experimente os nossos conselhos e a sua cadeira favorita estará a salvo! É importante também não os repreender por arranharem objetos, porque é um instinto natural e fazem-no por boas razões!

Se mesmo assim acha que o seu gato é um grande destruidor, pode sempre contactar o seu Médico Veterinário que certamente será capaz de ajudar.

[DICAS] O que fazer para o gato não arranhar o sofá?

Junto com o gatinho veio muito amor, mas também um pouco de destruição? O tecido dos móveis aparecem marcados e detonados e você não sabe como controlar a fera? Então veio ao lugar certo porque a Crush Pets hoje vai te dizer o que fazer para o gato não arranhar o sofá!

Todo bom gateiro sabe de uma coisa: os bonitos gostam de arranhar. E, muitas vezes gostam de fazer isso no seu sofá ou em outros móveis da casa.

Nessas horas não adianta ficar nervoso com o bichinho. Principalmente porque os felinos têm o costume de arranhar de modo instintivo. 

A ação traz benefícios para eles, por ser uma forma de se exercitar e trabalhar seus músculos. Além de também afiar suas unhas.

Outro fator que influencia é que gatos são animais bastante territorialistas. Quando eles arranham um material estão deixando seu cheiro nele, como forma de dominação.

Esse ato é essencial para evitar o estresse felino. Então não adianta repreender como se ele estivesse errado. A ação em si não é negativa, mas sim o lugar em que ele a pratica.

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

E por isso hoje traremos essas dicas de ouro para fazer seu gato não arranhar o sofá:

  • O problema pode ser o tecido
  • Arranhadores
  • Educar corretamente
  • Cuide do cheiro
  • Capas em móveis
  • Brincar para não arranhar
  • Cortar as unhas
  • Fitas dupla face e papel alumínio

Viu, eu disse que não precisava ficar nervosx! Existem muitos métodos de como fazer o gato não arranhar o sofá e nós vamos falar deles aqui tintin por tintin.

Então sem mais delongas, bora ver o que fazer para seu gato não arranhar o sofá ????

Leia também: Como dar banho em gato sem se machucar

Dicas do que fazer para o gato não arranhar o sofá

O problema pode ser o tecido

Não sabe o que fazer para seu gato não arranhar o sofá da sala? Vamos começar esclarecendo então uma questão inicial que pode facilitar o processo: troque o tecido.

Sim, isso mesmo. Existem alguns tecidos que o pet não sente vontade de arranhar por não gostar da textura, e outros que ele nem mesmo consegue. No vídeo abaixo o canal Joyce Acioli fala qual o sofá ideal para o gato não arranhar:

Nós sabemos que mudar o revestimento inteiro do sofá é uma função e alto investimento. Você precisa fazer as contas e ver se é possível para você. Saiba que essa é uma alternativa válida, mas não é a única.

Caso você não consiga por causa do dinheiro ou tempo, relaxa que a conversa tá só começando. Ainda vamos falar de algumas dicas simples e mais acessíveis ????

Arranhadores

Os arranhadores são de suma importância para quem quer fazer com que o gato pare de arranhar os móveis. Esse acessório é feito de materiais com textura agradável ao tato do gatinho, além de muitas vezes possuir brinquedos e outras distrações.

Para escolher o arranhador perfeito você deve levar em conta o tamanho que seu anjinho fica quando está de pé. É necessário que ele tenha no mínimo essa altura para que seja confortável.

Além disso, não pode correr risco de entortar. Principalmente se for muito alto. Afinal, você não quer que o animalzinho se machuque, certo?

Quando for escolher pense nos materiais que o gato mais ama. Carpete, tecido, textura de árvore… quanto mais assertivo você for nesse aspecto, mais ele irá curtir.

Comprei o arranhador, mas o gato nem tchum. E agora?

Tudo se trata de um processo. Você precisa o ensinar a usar o brinquedo. Para isso siga esse passo a passo:

  • Deixe o arranhador próximo do canto do sofá que o abençoado costuma enfiar as garras (se for mais de um canto, compre mais de um arranhador)
  • Sempre que você pegar ele arranhando o sofá, tire ele de lá e coloque em cima do objeto
  • Se necessário, mostre para ele como deve ser feito. Arranhe com suas próprias unhas o acessório
  • Uma super dica é colocar catnip (erva de gato) no arranhador. É um atrativo, além de incentivar o bichinho a se esfregar no brinquedo.
  • Quando ele finalmente usar o arranhador, dê petiscos e faça muito carinho para ele perceber que é algo positivo

O arranhador é um produto necessário. Em alguns casos você até precisará de mais de um. Por exemplo, se tiver dois nenês em casa é importante que tenha um para cada se não eles acabam não se dando bem.

Então uma das maiores dicas para o gato não arranhar o sofá é: tenha um arranhador em casa. Pode acreditar que o bichano vai amar e te agradecer com muito carinho!

O que fazer para meu gato parar de arranhar o sofá?

Como Evitar Que O Gato Arranhe O Sofá?

As unhas dos gatos podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Mas é possível contornar a situação. Entenda.

Móveis e sofás arranhados, marcas nas roupas, arranhões pelo corpo e tantas outras coisas fazem as unhas dos gatos serem uma verdadeira dor de cabeça. Apesar disso, é possível corrigir o animal com um pouco de treino e paciência.

As unhas são importantes

Antes de mais nada, você deve saber que as unhas dos gato são essenciais para eles. Qualquer tipo de “ataque” que ele possa fazer é totalmente involuntário.

As unhas ajudam com o equilíbrio e a mobilidade, também auxiliam o animal a marcar território e em sua defesa pessoal. Além disso, os gatos arranham os móveis com o intuito de afiar as suas garras.

Como solucionar os problemas caseiros?

A forma mais fácil de evitar qualquer tipo de problema de comportamento do animal é educá-lo desde filhotinho. Dessa forma, ele não arranhará lugares inadequados e direcionará seus esforços apenas nos lugares que você ensinar.

Assim, você pode optar por arranhadores e ensiná-lo a usar desde sempre. Recompense-o assim que fizer o uso, pois ele entenderá que a atitude foi correta.

Repelentes

Existem alguns repelentes que são utilizados para evitar que os pets se aproximem de lugares com os quais você não quer que tenham contato. Os gatos tendem a marcar as mesmas zonas regularmente, por isso, usar o repelente nesses lugares poderá evitar que ele estrague o seu sofá, por exemplo.

Corte de unhas

Também é possível cortar um pouco das unhas do gato com certa periodicidade. Porém é preciso tomar cuidado com o corte rente, pois os gatos têm uma veia dentro das unhas, o que pode causar problemas mais sérios ao animal.

Deve ser levado em consideração se o animal fica somente em casa ou se costuma sair para rua. Cortar as unhas de um animal que tem vida externa pode o prejudicá-lo em possível defesa ou em uma escalada, por exemplo.

Proteja o seu sofá

Essa ação não interfere diretamente no animal, mas pode ser extremamente útil para evitar que algum móvel seja danificado. Os felinos costumam arranhar muito os sofás, o que pode estragar o móvel. Por isso, você pode usar uma capa protetora que evita o contato direto das unhas com a peça.

Se você já tem gatinhos em casa, sabe que eles podem fazer verdadeiros estragos com a unha. Entretanto, é possível realizar algumas ações preventivas evitando que o animal estrague alguma coisa ou machuque alguém.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*