Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

O que fazer para o cachorro parar de marcar território? Entenda os motivos do xixi fora do lugar e como corrigir.

Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

Xixi de cachorro fora do lugar: por que eles marcam território?

O primeiro passo para corrigir o comportamento do seu amigo peludo é entender o motivo da marcação de território para o cachorro.

Os cães têm o olfato bastante apurado e podem descobrir várias coisas pelo cheiro da urina, como a ordem da hierarquia social e a presença de uma cadela no cio.

Por isso, fazer xixi em lugares e objetos é uma forma de demarcar o território e provar que é o dominante daquele espaço.

É essencial observar os costumes do seu bichinho para identificar possíveis alterações de conduta, como, por exemplo, quando o cachorro passa a fazer xixi onde não fazia antes.

Essa atitude pode significar que o seu companheiro de quatro patas está passando por uma fase de estresse.

Qualquer mudança no ambiente ou na dinâmica da casa, como a chegada de um novo integrante da família, pode provocar sentimentos como ansiedade e insegurança.

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo? Veja 7 dicas resolver o problema!

  • Pegar no flagra: o cachorro só vai entender que está fazendo algo errado se for corrigido instantaneamente. Portanto, o tutor deve se dedicar e supervisionar o bichinho pelo máximo de tempo possível, visando estar presente no momento exato em que o animal fizer xixi onde não deve. Seja firme e enfatize a palavra “não”. Com sorte e muito empenho, uma ou duas semanas de treinamento serão o suficiente para resolver o problema;
  • Use distrações a seu favor: uma boa ideia é distrair o cão com barulhos e movimentos, como balançar uma garrafa cheia de pedras, por exemplo, bem na hora H. Para isso, o tutor precisa estar atento aos sinais que o cachorro manifesta quando está prestes a cometer o erro. Cheirar muito algum lugar ou dar várias voltas no local podem ser alguns indícios de que o erro está prestes a acontecer;
  • Não suspenda a água: muitas pessoas cometem o engano de achar que devem limitar o acesso do bichinho à água. Isso é um erro! Quanto mais água o cachorro beber, melhor. Isso porque a ingestão do elemento ajuda a depurar o sistema urinário e evita a acumulação de bactérias e outros agentes;
  • Limpe bem o local: se o cheiro do xixi permanecer no local, é bem provável que o cachorro sinta vontade de marcar o território ali novamente. Sendo assim, limpe a urina imediatamente e se certifique de não deixar rastros de cheiro!

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Xixi de cachorro: é importante saber reconhecer a diferença entre esse tipo de urina (geralmente associada à dominância) e aquela para esvaziar a bexiga.

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Cuidados dos animais

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Cuidados dos animais

Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária.

Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos.

No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Cuidados dos animais

Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Cuidados dos animais

A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa.

Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado.

Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

Retirar todo o xixi de cachorro e limpar bem o local pode evitar que ele fique obcecado em urinar sempre no mesmo lugar. O primeiro passo é secar a área com um pano específico para o animal, que não seja usado normalmente na limpeza da casa. Apenas quando a região estiver completamente seca, passe para a próxima fase: o uso de desinfetante. 

O produto jamais deve ser colocado sobre uma superfície que ainda esteja suja com restos de urina. Além de anular o efeito da substância, a mistura de cheiros também pode ser bem desagradável. Opte sempre por um desinfetante sem amônia, o composto está presente na urina no cachorro e pode tornar o local ainda mais atraente para o dog. 

Também é muito importante tomar cuidado com a soluções caseiras. O seu pet pode apresentar alguma alergia ou reação pelo contato com produtos desconhecidos. Portanto, produtos como vinagre e bicarbonato não devem ser utilizados sem a recomendação de um veterinário. 

Aprenda a identificar a marcação de território 

Outro detalhe importante é saber reconhecer a diferença entre esse tipo de xixi e a urina para esvaziar a bexiga.

Normalmente, quando o cão quer mostrar a sua dominância no local, a urina vem em pequenas quantidades e é feita sobre superfícies verticais, incluindo portas, mesas, móveis e outros objetos.

É imprescindível entender essa particularidade para conseguir identificar possíveis problemas na saúde do seu pet, como alguma infecção na bexiga ou no trato urinário. Procure um veterinário se observar qualquer comportamento diferente no seu cãozinho. 

O que fazer para o cachorro parar de marcar território? Castração pode ser a solução!

Cachorros castrados antes da maturidade sexual não costumam ter o hábito de marcar o território pela casa. Embora os machos sejam mais propensos a ter esse comportamento, as fêmeas no cio também podem dar trabalho. Ou seja, evitar esse problema é mais um ponto positivo da castração!  

Redação: Dóris Marinho

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Continuar Lendo

6 repelentes caseiros para cachorro – FÁCEIS e EFICAZES!

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Ver fichas de  Cachorros

Em algumas ocasiões, os cachorros podem ter acidentes e defecar ou urinar dentro de casa, o que pode gerar não apenas maus cheiros mas também, o problema de que ele volte a fazer. Pode acontecer também que os cachorros de outras pessoas costumam fazer as necessidades na sua porta ou no seu jardim, provocando mau cheiro e, inclusive, nervosismo nos seus animais.

Diante dessas situações, é necessário conhecer os diferentes repelentes caseiros para cachorro mas, sobre tudo, que não façam mal ao animal. Por isso, nesse artigo do PeritoAnimal recomendamos que você opte por remédios naturais que atuem como afugentadores de cachorro sem a necessidade de fazer mal à saúde dos pets. Continue lendo!

Antes de aplicar um repelente para cachorro, é importante limpar a área onde ele defecou ou urinou.

Para isso, sempre utilize luvas, uma máscara e evite usar produtos como água sanitária ou amoníaco, uma vez que esses produtos fazem com que o animal volte a urinar nas mesmas regiões pois a urina do cachorro contém amoníaco. Ao invés disso, opte por produtos enzimáticos, que além de eficazes são muito mais sustentáveis.

Uma vez que você tenha os produtos de limpeza adequados, no caso da urina, seque com toalhas absorventes até limpar a maior parte do líquido, evite esfregar as toalhas se o cachorro urinou no tapete, cortinas ou carpete, uma vez que apenas irá impregnar o cheiro no tecido com maior profundidade. Quando você tiver secado a urina, desinfete a região com os produtos enzimáticos ou com uma toalha molhada em água e sabão neutro.

Se o cachorro tiver defecado, retire o lixo utilizando papel ou toalhas absorventes e se desfaça deles em uma bolsa fechada corretamente. Depois disso, limpe a área com toalhas molhadas com água e sabão ou com o produto enzimático, até retirar por completo as fezes.

Quando as áreas afetas estiverem limpas, é momento de aplicar os repelentes caseiros para cachorro não urinarem nem defecar na sua casa.

  • Ao pensar nos repelentes naturais para cachorro, é importante ter em conta aqueles ingredientes ou cheiros que são desagradáveis para os cachorros pois esse é o segredo para afastá-lo de certas áreas da casa.
  • Você deve lembrar, no entanto, que para afugentar um cachorro para que não urine ou defeque dentro de casa não significa fazer da convivência insuportável ou perigosa, por isso, evite aqueles métodos que sejam chatos, provoquem reações alérgicas ou cujo consumo possa ter qualquer risco de morte.
  • Os repelentes naturais para cachorro mais recomendados são:

O limão é um dos ingrediente mais comuns em uma cozinha mas, os cachorros se sentem incomodados perto de alguns cítricos. Mas, a que se deve isso? O nariz dos cachorros apresenta cerca de 300 milhões de células olfativas, que são capazes de sentir cheiros 40 vezes melhor que os seres humanos. Devido a isso, o forte aroma do limão que as pessoas sentem são muito mais forte para eles.

O limão natural é uma boa opção como repelente caseiro para cachorro não urinar ou defecar em casa. Depois de limpar a região, faça um suco de limão de 100 mililitro, misture com 50 mililitros de água e uma colher de bicarbonato. Em seguida, pulverize essa solução nas áreas e deixe atuando pelo menos 30 minutos. Repita o procedimento quantas vezes sejam necessárias.

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Se você não tiver limão em casa, outras frutas cítricas como a laranja, tangerina ou lima também servirão como repelentes caseiros para cachorro.

O procedimento é o mesmo que para o limão, esprema a fruta até extrair 100 mililitros de suco, misture com 50 mililitros de água e uma colher de bicarbonato. Pulverize na área limpa e deixe atuar.

Repita quantas vezes for necessário.

O vinagre branco possui propriedades desinfetantes e tem um forte cheiro, por isso, comumente é utilizado como produto de limpeza caseiro. Entre suas funções está a de ser um excelente repelente natural para cachorros que fazem xixi em lugares inadequados.

O método de uso é fácil, misture uma parte de água quente com uma de vinagre dentro de um borrifador. Pulverize área afetada depois de limpá-la, deixe atuando por 30 minutos e repita o processo caso seja necessário.

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

O álcool antisséptico é utilizado para desinfetar feridas, já que possui potentes propriedades como antibacterianas. Além disso, apresenta um cheiro forte inclusive para os humanos, por isso, para os cachorros é ainda mais incômodo. É muito importante comprovar que o animal não tente lamber porque poderia provocar problemas digestivos.

Leia também:  Como Ver Quem Usa A Minha Internet Vodafone?

Como afastar cachorros que urinam no seu jardim ou na sua porta? Borrifar álcool misturado com água é uma boa opção pois vai afastar os cachorros da sua casa. Se você tem plantas, borrife um pouco de álcool fora dos vasos, nunca nelas. Para isso, veja também nosso artigo com dicas para evitar que o cachorro coma as plantas.

Limpar o chão onde o cachorro fez as necessidades por acidente pode ser muito trabalhoso, mas o problema se complica se o acidente acontece sob superfícies de tecido, como o sofá ou a cama. No entanto, existem vários métodos que podem ajudar a eliminar o cheiro nesses casos e servir como repelentes naturais para cachorro.

Repelente caseiro para cachorro não urinar com água oxigenada

Apesar da água oxigenada não ter um aroma desagradável para os seres humanos, é um cheiro muito forte para os cachorros e pode irritar as fossas nasais deles. Por esse último motivo, a água oxigenada deve ser misturada com água.

Assim, coloque uma parte de água oxigenada e outra parte igual de água em um borrifador. Borrife a solução caseira sob a cama ou sofá e retire com água depois de 30 minutos.

Em tecidos escuros, é recomendável experimentar antes em uma área não visível para prevenir que se descolora.

Repelente caseiro para cachorro não urinar com pimenta cayena

A pimenta cayena é outro ingrediente que funciona como repelente caseiro para cachorro. Não servirá apenas para aqueles animais que urinem ou defequem pela casa mas também é um bom repelente caseiro para cachorro não morder móveis

Esse ingrediente pode irritar as mucosas do cachorro, por isso, é importante utilizá-lo com moderação e, depois de realizar uma limpeza completa da área para eliminar qualquer resto de cheiro.

Você tem duas opções, esfregar a pimenta cayena moída sob a área afetada ou misturar uma colher de pimenta com água e borrifar a solução sob os móveis ou cama.

O PeritoAnimal recomenda mais a segunda opção por ser menos agressiva ao seu pet.

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Independente do tipo de repelente caseiro para cachorro que você está buscando, é imprescindível que os métodos não sejam prejudiciais aos seus pets ou aos cachorros que você gostaria de afastar. Nesse sentido, você jamais deve utilizar como repelente para cachorro que defecam ou urinam os seguintes produtos:

  • Naftalina;
  • Pimenta picante;
  • Produtos com amoníaco;
  • Cloro.

A naftalina é tóxica para os cachorros, o consumo acidental significa a morte fatal do animal. A pimenta picante é altamente irritante para as mucosas pois contém capsaicinoides, componentes que dão o sabor picante.

Por isso, ao utilizar pimenta picante você só vai criar um ambiente hostil para o seu pet ou para outro animal.

Os produtos com amoníaco e cloro são tóxicos e poderiam ter um efeito contrário pois o cheiro do amoníaco é similar ao da urina, por isso, ao invés de afastar o cachorro, você fará com que ele acredite que outro cachorro invadiu seu território, reforçando assim sua atitude territorialista.

Antes de começar a utilizar repelentes caseiros para cachorro é importante que você entenda o motivo que leva o seu animal a urinar ou defecar em um lugar diferente do que está acostumado.

Estresse, doenças no trato urinário, tumores, problemas de comportamento, entre outros podem ser as razões principais.

Uma visita ao veterinário é crucial para determinar a causa e executar a solução indicada.

Se o problema é que o seu cachorro não foi corretamente educado e sempre urinou ou defecou pela casa, você deve adestrá-lo para evitar que isso volte a acontecer. Para isso, veja algumas dicas de como educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa. Além disso, a castração costuma reduzir esse tipo de comportamento cerca de 40% nos cachorros machos.

Se, por outro lado é um cachorro alheio, tente localizar o dono para encontrar uma solução e lembre-se que existem métodos naturais eficientes que não causarão nenhum dano ao animal.

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Repelente caseiro para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia

  • Yllera Fernández, M. M., Camiña García, M., Cantalapiedra Álvarez, J. Comportamiento y órganos de los sentidos de los animales. (2008). Lugo: Monografías do IBADER.
  • Connelly, N.; Damhus, T.; Hartshorn, R.; Hutton, A. (2005). Nomenclature of inorganic chemistry. International Union of Pure and Applied Chemistry, UK. Consulta: http://old.iupac.org/publications/books/rbook/Red_Book_2005.pdf
  • How to get ride of dog pee and car urine odors. The Balance. Consulta: https://www.thebalance.com/how-to-get-rid-of-dog-urine-and-cat-urine-odors-1799052

Vídeos relacionados com Repelente caseiro para cachorro

Xixi e cocô em lugar errado: motivos e soluções

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

leelee_smiles/Creative Commons

De cada dez atendimentos que eu faço, sete reclamam de xixi e/ou cocô em local errado. Isso não é apenas uma coincidência. 70% dos abandonos no Brasil estão relacionados à dificuldade do cão ou gato aprender a fazer xixi no local certo. Mas o mais grave é que 70% das eutanásias em gato, na Europa, são por felinos que fazem xixi ou cocô pela casa, roupas, móveis, cortinas, etc.

Não saber fazer as necessidades como nós, humanos, exigimos é questão de vida ou morte (literalmente) para muitos cães e gatos. Por isso, eu vou desvendar os mistérios que estão por trás desses erros fatais.

Bebê usa fralda, e os animais?

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

thr3eSE7EN/Creative Commons

Quando um bebê fofinho nasce, já colocamos uma fraldinha nele. Isso porque ele não consegue controlar os esfíncteres, responsáveis por segurar o xixi e cocô. Aos poucos, ele aprende a controlar. Porém, algumas crianças, continuam a ter dificuldade, principalmente a noite, de segurar o xixi.

A solução, muitas vezes, é buscar um psicólogo para tentar entender o motivo desta situação, quase sempre, chata para os pais.

Os cães e os gatos também nascem com sem conseguir controlar o esfíncter. Dependendo do animal, pode demorar até 6 a 8 meses para amadurecer e controlar totalmente a vontade de fazer xixi.

Da mesma forma que uma criança, quando está brincando, tem dificuldade de parar para avisar seus pais que quer fazer xixi, o cão também não quer parar tudo, ir até a lavanderia, para se aliviar. Vai xixi para todo lado. Ele não faz isso por mal.

Neste caso, o ideal é restringir o espaço do animal, para facilitar o acerto, ou aumentar o número de tapetinhos higiênicos ou caixa de areia.

Tapete higiênico e seus similares

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

PETaPOTTY/Creative Commons

Cães são super higiênicos. Eles não gostam de encontrar um local sujo ou já usado, para se aliviar. Da mesma forma que gostam de ter conforto naquele momento sagrado.

Alguns tutores, para facilitar a limpeza, usam uma caixa com grade, para colocar o tapetinho higiênico dentro. Outros, compras caixas, sem nada dentro, que jogam xixi no ralo. Há ainda quem compre grama sintética, com caixa que escorre o xixi.

Se você utiliza uma dessas estratégias e seu cachorro se adaptou, meus parabéns! Se considere um caso raro. O mais comum é que o animal não tolere essas alternativas humanas. Além de deixar cheiro desagradável a eles, o toque com esses materiais não é agradável. Por isso, em alguns casos, o cão faz xixi ao lado desses engradados, mas não em cima.

O ideal, nos tempos atuais, é utilizar o tapetinho higiênico. Nada de jornal, viu?! Além de conter chumbo, pode não absorver o xixi adequadamente e deixar a pata do peludo úmida. Chumbo e umidade podem intoxicar e causar fungos, respectivamente.

Caixa sanitária e areia para gatos

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

Kerri Lee Smith/Creative Commons

Se os cães já são muito higiênicos, o que dizer dos gatos? Limpeza é sua marca registrada. Por isso mesmo, seu olfato é o sentido mais apurado. Para alguns, basta ter um restinho de xixi na areia, para que ele prefira o tapete mais próximo.

Por isso, o recomendável é limpar a caixinha de areia duas vezes por dia. Ah, e o número de caixas deve ser, no mínimo, o número de gatos + 1. Por exemplo, eu tenho três gatos e quatro caixas. Se você tem quatro gatos, deve ter cinco caixas. Tudo isso para aumentar a chance do bichano encontrar um banheirinho com menor odor de urina.

E se você está pensando “ah, mas eu uso sílica e não precisa limpar todos os dias, só tirar o cocô”; sinto lhe dizer: seu gato não te ama tanto, quanto poderia. A sílica é um dos piores materiais, na visão do gato.

Lembra que o olfato é o sentido mais apurado. Para você, a sílica absorveu o xixi e está sem cheiro. Porém, para ele, o xixi está mais do que presente e cheirando. Um prato cheiro para ele usar o seu tapete lindo, ou o seu sofá.

Outro campeão de reclamação dos gatos é o granulado grosso. Aquelas areias mais grossas, com os grãozinhos do tamanho de uma lentilha (ou maior). Não importa se for areia, madeira ou mesmo sílica, os gatos odeiam pisar e fazer suas necessidades neste tipo de substrato.

O ideal é buscar areias (nada de farinha de mandioca e afins!) próprias para gatos, que lembrem uma areia de construção ou mesmo uma terra. Isso porque os gatos em vida livre faziam suas necessidades em areia fina ou mesmo na terra fofa.

Ah, e não miguele na quantidade de areia. Se o gato não conseguir cobrir seus dejetos, sem deixar vestígio, ele também vai preferir o seu tapete. Por isso, coloque pelo menos 5 centímetros de areia na caixa.

  • E por falar em caixa, olha esse vídeo que eu fiz, falando dos 6 principais erros, em relação à caixa sanitária do gato.
  • Bronca!

Desde sempre, aprendemos a dar bronca quando o cachorro ou o gato faz xixi em lugar errado. Essa é a pior coisa que podemos fazer! Ao dar bronca, o animal pode se assustar ou ficar com medo e associar isso ao ato de fazer xixi. Ele pode começar a prender a urina e desenvolver uma doença por isso.

Mesmo que ele faça xixi na sua frente, no seu tapete persa, respire fundo, conte até dez e limpe o xixi. Depois que a raiva passar, reflita o que motivo deste erro.

  1. Demarcação de território
  2. Se a sua questão é demarcação de território, assista esse vídeo.
  3. Principais motivos
  4. – Será que ele ainda é novinho e não consegue controlar? Então devo deixar mais tapete

– Será que o substrato é o mais adequado para ele? Coloque outra opção de material em outro local da casa e faça o teste.

– Será que eu já dei muita bronca nele e agora ele está com medo? Recompense os acertos com carinho e petisco.

– Será que ele só faz xixi quando sozinho? Leve a um especialista em comportamento animal. Ele pode estar com ansiedade por separação.

Para entender melhor os motivos e como fazer o treino para aumentar os acertos, fiz esse vídeo.

Conselhos de treino: evitar que o seu cão urine dentro de casa

Tem um cão e sente-se transtornado porque já não sabe o que fazer para que não urine dentro de casa? Antes de mais, não há motivo para entrar em pânico! Sabemos que é um problema que afeta muitos animal lovers e, como tal, hoje vamos tentar dar-lhe uma solução para que isso não volte a acontecer e o seu cão não volte a urinar dentro de casa, mas primeiro deveríamos compreender porque o fazem, não lhe parece?  

Leia também:  Como É Que O Galo Fecunda A Galinha?

Sabe por que motivo os cães fazem xixi dentro de casa?

  Se se tratar de um cachorro, tem de ter paciência porque significa que ainda não se sabe controlar e aprender a fazê-lo fora demora o seu tempo. O caso muda de figura quando falamos de um cão adulto que continua a urinar dentro de casa. Isto pode passar-se por vários motivos, observe o seu patudo para determinar qual pode ser o seu:  

  • Mudança de ambiente: esta alteração pode provocar-lhe nervosismo extra aliado ao facto de sentir a necessidade de marcar o novo terreno e daí a incontinência.
  • Passeios insuficientes: neste caso o cão não tem culpa, todos os donos devem ter consciência de que os cães precisam de fazer as suas necessidades pelo menos 3 vezes ao dia.
  • Irregularidade na hora dos passeios: tal como no caso anterior, não é culpa do cão, é natural que as mudanças de horário e não manter uma rotina para a hora das saídas o perturbe bastante.
  • Chamada de atenção: por vezes fazem-no como uma reclamação quando passam muitas horas em casa ou quando ninguém lhes dá atenção.
  • Problemas de próstata: se se tratar de um problema de saúde, o animal por mais bem-educado que esteja não consegue controlar a urina.
  • Marcar território: esta é uma conduta típica sobretudo dos machos que querem tornar seu cada canto da casa.

Embora possam existir mais, estas são as principais causas pelas quais os cães fazem xixi dentro de casa, identificou alguma? Vejamos agora como podemos evitá-lo.  

Como evito que o meu cão urine dentro de casa?

  Antes de lhe explicar o que pode fazer para evitar este problema, é importante que o enfrente com toda a paciência e energia positiva do mundo, porque é algo que poderá resolver com um pouco de disciplina de ambas as partes.

O melhor é ensinar o seu cão desde bebé. É totalmente normal nesta fase que por vezes não aprendam até aos 8 meses (por isso lhe dissemos para ter paciência).

Agora passemos às ações que deve levar a cabo para ensinar o seu cão a não fazer xixi dentro de casa:  

  • 3 saídas diárias às mesmas horas: é fundamental que entenda que o seu cão necessita de fazer necessidades tantas vezes como você e que ele não pode ir sozinho, tem de ser você a levá-lo. O melhor é estabelecer um horário diário em turnos da manhã, tarde e noite.
  • Tempo de brincadeira e carinho: se o seu cão estiver a precisar de mais atenção deve dar-lha, não lhe custa nada e além disso fará com que também você liberte o stress do trabalho, sendo por isso um momento positivo para ambas as partes. Nesta publicação de jogos para se divertir com o seu cão: lançamento e busca, damos-lhe algumas ideias para se divertirem juntos.
  • Cuidados veterinários: se a incontinência se dever a um problema de saúde terá de dirigir-se o quanto antes a um dos nossos consultórios veterinários Sanitos e deixá-lo nas mãos de profissionais, eles saberão como o enfrentar e dar-lhe-ão orientações a seguir.
  • Adaptação: Se o seu cão for adotado, não sabemos que vida lhe deram os seus antigos donos. Por esse motivo, a paciência, o carinho e a disciplina são ingredientes fundamentais para estes peludos. É certo que precisará de um pouco mais de tempo, mas valerá a pena o esforço.
  • Esterilização: caso os cães sejam muito territoriais, esta pode ser a solução. Nestes casos, o melhor é falar com o seu veterinário.

Repelentes anti-micções: com os cães territoriais, também pode tentar usar sprays repelentes para que não façam xixi onde não devem, pois os mesmos emanam um odor que evita micções em lugares indesejados.

Como Evitar Que O Cachorro Urine Em Qualquer Lugar?

E para que o seu cão aprenda quando está a agir bem, dê-lhe afeto e felicite-o quando o fizer no sítio correto. Para o reforçar ainda mais, dê-lhe uma recompensa que possa saborear.

Esperamos ter conseguido ajudá-lo com estes conselhos, se tiver mais dúvidas não hesite em dirigir-se à sua clínica veterinária Kivet onde estudarão o caso concreto do seu cão e o ajudarão a corrigir esta conduta.

Seu cachorro faz xixi no lugar errado? Veja como resolver

Logo que um cachorrinho chega à sua nova casa, uma das principais preocupações dos tutores é evitar que façam xixi no lugar errado. Porém, muitos donos encontram grande dificuldade nessa missão.

Se você está enfrentando dificuldades para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar correto, fique tranquilo. Este artigo irá te explicar tudo o que você precisa saber para conseguir treinar seu cãozinho a não fazer xixi no lugar errado.

Motivos que podem levar o cachorro a fazer xixi no lugar errado

É muito comum que filhotes façam, vez ou outra, cocô e xixi no lugar errado. Entretanto, se esse comportamento permanece mesmo com você se dedicando para ensiná-lo a usar o local certo para as suas necessidades, é preciso investigar as razões que podem levar a esse comportamento indesejado.

Os motivos mais comuns para fazer xixi fora do lugar são:

Poucas idas até o banheiro

Algumas vezes, os cachorros acabam fazendo xixi no lugar errado pois seus tutores não o levam para fazer suas necessidades a quantidade de vezes necessária e eles acabam não conseguindo segurar por tanto tempo (principalmente os filhotinhos).

Quando estão aprendendo onde é o local correto, é importante que os donos dos animais os levem várias vezes ao dia até a área destinada para que possam fazer xixi e cocô.

Os horários principais para isso são logo depois que comem, pela manhã quando acordam, quando eles já ficaram um certo tempo sem fazer xixi, ou ainda quando eles começam a dar sinais de que estão procurando um lugar para fazerem suas necessidades, como ficar cheirando o chão ou dando volta em torno de si mesmo.

Má escolha do local

Cachorros evitam fazer suas necessidades perto de onde comem e dormem. Por isso, procure manter o banheiro do cãozinho longe de seu comedouro, bebedouro e caminha.

Além disso, é importante ter em mente que filhotes não conseguem segurar a vontade de fazer xixi e cocô por muito tempo. Então, esse local não deve ser muito longe de onde ele irá passar a maior parte de seu tempo brincando. Para evitar acidentes, o ideal é oferecer mais de um local como banheiro até que ele aprenda direitinho o local correto de fazer suas necessidades.

Banheiro pequeno

Algumas vezes o cachorro chega ao local correto para fazer suas necessidades, mas acabam fazendo um pouco fora do lugar exato. Isso pode acontecer se a área estipulada para ser o banheiro do animal for muito pequena. Tenha em mente que a área determinada para o cão fazer suas necessidades deve ser grande o suficiente para ele entrar e dar voltas.

Para resolver essa situação, é só aumentar o espaço definido como o banheiro do animal, cobrindo uma área maior com tapetes higiênicos, por exemplo.

Tipo errado de material

Cães preferem fazer suas necessidades em locais com uma superfície absorvente. Na natureza, eles irão escolher uma área com grama ou terra para se aliviarem.

Em sua casa, você pode oferecer ao seu bichinho uma área do gramado ou jardim destinada a essa finalidade.

Caso não haja esse espaço em sua casa, você pode utilizar tapetes higiênicos, grama sintética com caixa absorvente ou só a caixa com grade e jornal embaixo.

Caso seu animalzinho não esteja se adaptando a um tipo de material, você pode tentar outras opções e ver se ele se sente melhor com elas.

Higiene inadequada

Ninguém gosta de usar um banheiro sujo, nem os cachorros. Por isso, mantenha sempre limpa a área escolhida que o animal faça suas necessidades. Assim, você evita que ele procure outro lugar para fazer xixi e cocô.

Problemas comportamentais e de saúde

Em alguns casos, os cães fazem xixi no lugar errado por problemas comportamentais, como demarcação de território, ansiedade de separação ou excesso de submissão, ou até mesmo por problemas de saúde, como infecção ou incontinência urinária.

É preciso que os donos estejam atentos e avaliem os motivos que levam o cachorro a não conseguirem fazer suas necessidades no lugar adequado. Se observarem algum comportamento estranho ou fora do comum, procure um veterinário. Ele poderá te ajudar a identificar o que pode estar causando o problema.

Cuidado: xixi e cocô só fora de casa pode gerar problemas

Alguns tutores de animais preferem, por diversos motivos, levar seus cachorros para fazerem suas necessidades somente fora de casa. Entretanto, esse tipo de condicionamento pode acabar causando situações incômodas para os donos e problemas sérios de saúde para o cachorro.

Cães criam hábitos rápido. Se você começar a levar o animal para fazer suas necessidades na rua sempre no mesmo horário, ele irá se adaptar a essa rotina e cobrará que você o leve sempre naquele período.

Se por algum motivo você não puder cumprir esse cronograma, o cachorro poderá acabar fazendo suas necessidades fora do lugar ou pior! Ele poderá segurar o xixi por muito tempo e esse comportamento pode causar problemas sérios de saúde ao animal, como infecções ou outras doenças relacionadas ao trato urinário.

Por isso, por mais que você prefira que seu cão se alivie na rua, é muito importante que você também ofereça opções de banheiro para ele dentro de casa e o estimule-o a utilizá-lo de vez em quando. Assim, nem você e nem seu cachorro terão problemas.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

A melhor forma de ensinar o cachorro a ter um comportamento que desejamos é recompensando-o quando ele age da forma esperada. Ou seja, sempre que seu cãozinho fizer xixi ou cocô no lugar certo, você deverá recompensá-lo com algum petisco e muito carinho. Assim, ele irá associar esse comportamento a algo agradável e irá repetir a ação esperando a recompensa.

Para que ele entenda corretamente qual comportamento está gerando sua reação positiva, você precisa agir na hora certa.

Então, quando você levar seu cachorro para o banheiro, fique com ele até ele terminar e, logo após ele fazer o que precisa, você deve recompensá-lo. Não faça uma festa muito barulhenta, pois isso pode assustar o animal e ter o efeito reverso do que você deseja.

Repita essa ação sempre que ver seu cachorro usando o banheiro da forma certa e, com o tempo, ele irá entender que é isso que você espera dele.

Se o cachorro fizer xixi no lugar errado, não brigue com ele, pois ele pode se assustar, ficar com medo de fazer suas necessidades na sua frente e começar a fazer escondido. O ideal é sempre se adiantar e levar o animal para fazer xixi antes que ele tenha vontade e faça no lugar errado.

Caso você chegue em casa e encontre um xixi fora do lugar, também não dê bronca no cãozinho, pois ele nem saberá o motivo pelo o qual você está bravo com ele.

Nesse caso, o que você deve fazer é limpar muito bem o local, sem que ele veja, para que não fique nenhum cheiro de urina ou fezes, o que pode estimular o bichinho a fazer suas necessidades no mesmo lugar outras vezes. Para essa limpeza, você pode usar um removedor enzimático, pois esse produto retira completamente o cheiro do xixi e cocô do cachorro das superfícies.

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre como ensinar seu cachorro a não fazer mais xixi no lugar errado é só começar o treino e construir uma relação mais agradável com seu animalzinho.

Quer receber em seu e-mail informações como essa e muitos outros conteúdos sobre o mundo pet? Assine nossa newsletter e não perca nada do que postamos por aqui.

Leia também:  Como Saber Quem Viu Meu Instagram?

Premium WordPress Themes DownloadDownload WordPress Themes FreeDownload Premium WordPress Themes FreePremium WordPress Themes Downloadfree download udemy paid coursedownload karbonn firmwareDownload WordPress Themesfree download udemy course

8 dicas para evitar que o seu cão faça xixi pela casa – RIC

Cachorro urinando em todos os lugares com certeza é uma dor de cabeça para muita gente.  Afinal, chegar em casa e se deparar com o mau cheiro do xixi do seu pet não é das melhores coisas do mundo!

Pensando em lhe ajudar, conversei com o Médico Veterinário David Filinto da Silva, que nos trouxe algumas dicas para evitar esse problema, tanto na fase filhote, quanto na fase adulta do seu pet. Acompanhe!

1 – Deixe um banheiro separado

O seu pet precisa de um local específico para fazer xixi e cocô. De preferência, esse local deve ser bem longe de onde ele faz suas refeições e de onde dorme. Tudo isso por questões higiênicas e de conforto ao pet.

O local estabelecido deve ter uma mudança de textura, por isso, a tática de colocar um jornal é válida, assim, o cachorro consegue entender a mudança entre o piso e o jornal.

2 – Mostre – lhe onde fica o banheiro

Quando o local onde seu cachorro vai fazer xixi estiver pronto, você deve levá-lo até lá e apresentá-lo ao novo banheiro. Fique com ele no ambiente para ele perceber a diferença na textura do piso. Isso deve ser feito algumas vezes para que ele possa acertar o local correto. Portanto, sua participação e paciência nesta etapa são fundamentais.

3 – Quando ele acertar, comemore!

Quando o pet finalmente acertar o local para fazer xixi, é hora de comemorar. Isso chama- se reforço positivo e costuma funcionar nessas situações. Esse reforço pode ser feito com palavras entusiasmadas, com carinho ou com um petisco para o cão.

Nas primeiras vezes que ele acertar o local, e você fizer isso, em pouco tempo ele vai associar que o xixi por ali lhe garante benefícios, e, com o tempo, esse hábito passará a ser natural.

4 – Se ele não fez no local certo não dê bronca

Sabemos que ao ver o xixi pela casa seu primeiro impulso é a de dar uma bronca daquelas em seu cachorro, mas, não faça isso. Para ele, a sua bronca será sinal  de atenção, e então, ele pode continuar fazendo isso repetidas vezes. 

A melhor coisa para se fazer nesse momento é ignorar seu cachorro, não falar nada, e até mesmo evitar olhar para ele. Volte a dar atenção somente quando ele acertar o local para fazer xixi.

5 – Tire os tapetes

Um dos locais preferidos dos cachorros para fazer xixi, sem dúvidas é o tapete. Tudo porque o local é parecido com grama ou terra, e ele vai achar que está liberado fazer as necessidades. Portanto, quando estiver com um cão filhote, retire todos os tapetes até ele entender onde é o seu banheiro. Acredite: isso vai evitar muita dor de cabeça para você.

6 – Use o próprio xixi como artifício

O próprio xixi do animal pode ser utilizado como antídoto nessa situação. Isso mesmo! Utilizar jornais já com urina pode fazer com que o pet entenda que ali é o local correto de fazer xixi. Essa é uma dica que costuma funcionar com filhotes e cachorros adultos.

  • 7 – Castração
  • Agora, se você já fez de tudo e tentou todos os meios possíveis e nada funcionou talvez seja a hora de tomar uma atitude mais direta: a castração,  pois, os machos, por exemplo, têm por instinto, o hábito de marcar território urinando por todos os lugares.
  • 8 – Idade
  • A idade do cão pode influenciar no resultado da castração.
  • Os cães ainda jovens submetidos a castração deixam de demarcar território e em muitos casos jamais erguem a perninha para urinar em todos os lugares.
  • Já com os cães mais velhos isso pode acontecer, porém, o resultado pode ser diferente do esperado já que temos outros fatores influenciando na demarcação, e um deles é o costume que o animal adquiriu por repetição de movimento e memória.
  • Então, se for decidir para realização da castração, que seja o quanto antes e de preferência ainda jovem.
  • Em qualquer uma das situações, procure um veterinário da sua confiança antes de levar o seu amigão para castrar.

Porque o cão faz xixi na cama do dono ou em lugares indevidos?

São várias as razões pelas quais um cão urina na cama do dono e em lugares indevidos, pois não consiste apenas em marcar território, mas também podem existir comportamentos que estão sendo ignorados pelo tutor:

• Demarcação de território – Cães, principalmente machos, urinam em vários lugares da casa para demarcar o território.

Um cão pode demarcar território por vários motivos: há outros cães na casa, por frustração, por estresse, por ansiedade ou por reafirmação de liderança perante os donos.

A castração é uma importante aliada na diminuição deste hábito indesejado do cão, sem contar que reduz a agressividade do mesmo perante os outros e aumenta a expectativa de vida do animal.

• Ansiedade de separação – Se um cachorro apenas faz xixi no lugar errado quando está sozinho, mesmo que por um curto período de tempo, ele pode ter ansiedade de separação. Urinam para chamar a atenção do dono.

• Superexcitação – Os cães tendem a se superexcitar até o limite que não conseguem segurar a urina. Seja quando brinca com ele, quando o leva para passear ou quando chega em casa.

• Xixi por submissão – Os cães podem urinar por uma questão de submissão, quando interagem com pessoas ou outros cães.

• Filhotes – A maioria dos filhotes de 3 meses ou menos não conseguem controlar a bexiga e o intestino, não segurando por muito tempo as fezes e a urina até chegar fazer no lugar correto e acabam fazendo no local errado. Por isso, é importante o confinamento.

• Treinamento incompleto – Alguns cães receberam dos seus donos um treinamento incompleto – o cão até sabe onde fazer, mas por algum motivo às vezes ele não faz no lugar certo. Um cão que faz cocô ou xixi, pois está preso em um ambiente longe do lugar correto ou um cão que está muito apertado e fica com preguiça de ir ao local demarcado ou um cão que faz xixi para chamar a atenção do dono.

• Educação errada – Se o cão permanece dentro de casa em todos os espaços, ele acreditará que toda a casa é seu território e fará xixi onde e quando desejar.

O cão deve entender que nenhum lugar da casa é território dele, mas sim o de seu dono. Por isso a importância do confinamento em espaços menores quando filhote e passeios diários para os adultos.

Dar bronca quando faz em local errado não é adequado e pode ser revertido em um comportamento desagradável.

• Transtornos médicos – Doenças do trato urinário ou renal levam o cão a ter incontinência e urine em qualquer lugar, seja na cama ou no chão do quintal. Mudança na alimentação, podem levar o cão a apresentar diarreia, assim como uso de algum medicamento que o cão esteja utilizando no momento.

Os cães necessitam de um líder da matilha por natureza. Quando chegam em sua casa, sabem que esse líder é você e te respeitam.

Porém o respeito acontece até o momento em que o dono faz com que o cão se sinta igual a ele – caso permita que ele durma em sua cama ou no sofá, pois logo marcará território.

É importante que o tutor delimite o espaço do cão e que evite que o seu cão durma na cama e que suba nos sofás e poltronas, ensinando-o a urinar em local destinado para tal ou na rua. Os passeios diários são fundamentais na reeducação do cão.

Cachorro marcando território? Saiba como evitar! | Dog Vibe

Um problema muito comum que donos de pets enfrentam, especialmente em relação aos machos, é a marcação de território. O cão levanta a perna e urina em qualquer lugar, às vezes naquele móvel caro que você levou meses para pagar as prestações.

Se você tem que lidar com o problema de cachorro marcando território, não deixe de ler este post. Vamos dar dicas para evitar esse comportamento do seu amigo de quatro patas.

Por que o cachorro marca território?

Os animais costumam urinar em diversos lugares não apenas para esvaziar a bexiga, mas também para marcar o seu território de maneira instintiva. Assim como seus ancestrais, eles querem demonstrar que aquele é o seu espaço, que são os pets dominantes. Sabe quando usamos as certidões para mostrar que somos os proprietários de um local? Os cachorros usam a urina para isso.

Para nós, esse comportamento é estranho e até um pouco nojento. Mas, para eles, a urina pode revelar muitas coisas, já que eles têm o olfato bastante apurado. Os cães conseguem descobrir se aquele local é frequentado por outro macho e se existe alguma fêmea no cio por perto.

Tenha em mente que os nossos companheiros peludos não acham que a marcação de território é errada.

O que fazer para evitar esse problema?

Mesmo esse sendo um comportamento normal dos cachorros, é possível reverter a situação com algumas dicas simples. Veja quais são elas a seguir:

Castre o pet

Se você castrar o seu parceiro de aventuras antes que atinja a maturidade sexual, ele não vai sentir a necessidade de urinar em tudo por aí. Isso pode funcionar parcialmente com cães adultos, mas é preciso manter um treinamento rígido e seguir as nossas próximas dicas para acabar com o problema de vez.

Chame a atenção

Como dissemos, o cachorro não acha que esse é um comportamento errado. Por isso, você deve dar uma bronca no momento exato em que ele levantar a pata para urinar. Diga “não” de maneira firme e use um objeto barulhento para ajudar na tarefa. Assim, ele vai perceber que essa atitude não agrada a você.

Fique sempre de olho no seu melhor amigo. Perceba quando ele estiver farejando muito e dando voltas. Dessa forma, você estará “a postos” quando ele resolver fazer uma de suas artes.

Indique o local certo

Todo cão deve ter um lugar próprio, com tapetes higiênicos (ou jornais), para poder fazer as suas necessidades da maneira correta.

Se você o vir querendo urinar fora do local correto, tente levá-lo imediatamente ao seu “banheiro”.

Use também produtos como “pipi dog” e “pipi não” para que ele perceba, pelo cheiro, onde deve fazer xixi e onde não deve. Se ele agir corretamente, não se esqueça de premiar com carinho e petiscos.

Faça mais passeios

Os nossos companheiros de aventuras costumam se aliviar ao passear por aí. Portanto, aumente a frequência das saídas ao ar livre para que eles possam explorar novos territórios e demarcar por lá (e não na sua sala de estar).

Procure ajuda especializada

Em alguns casos, a urina descontrolada pode significar mais do que apenas a necessidade de dominar o local. Alguns cães podem ter doenças que levam a esse comportamento, como incontinência, ansiedade da separação, síndrome do pânico, entre outras. Então, é importante chamar um profissional especialista, que fará os tratamentos corretos com o seu amigo peludo.

Limpe a urina rapidamente

Para evitar o mau cheiro impregnado (e uma nova marcação no mesmo lugar), limpe a bagunça do seu amigo rapidamente. Primeiro, seque a área com um pano.

Depois, aplique uma solução meio a meio de vinagre branco e água quente no local para eliminar o odor.

Evite fazer a limpeza com produtos que levem amônia, pois isso incentiva o cachorro a demarcar o lugar novamente, já que ela é um dos componentes da urina.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*