Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

Oi, tudo bem com vocês? Então, hoje eu trago um post pra lá de especial!(=

Quem ai tem um carinho especial por seus livros , mas que tem alguns com tons de amarelo e uma tonelada de pó ? Vamos aprender hoje,como limpar ?

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

  • O que iremos usar :
  • ~ 2 recipientes pequenos
  • ~ Água Mineral

~ Água Sanitária 

~ Algodão, cotonetes e papel higiênico

~ Lixa de unha ou uma lixa bem fininha.

~ Secador de cabelos (com ar quente e frio) *opcional

~ Luvas plásticas ou uma sacolinha de mercado. *opcional

Passo : Avaliar o livro que você quer limpar. Dá uma olhada na capa,olha a onde tem pó, onde tem a maior concentração de manchas amareladas, se é apenas as laterais do livro que estão amareladas ou se o miolo também está. Não se esqueça dos insetos, gordura e etc. 

 2º Passo : Separe os recipientes. Em um coloque a água mineral e em outro a água sanitária. Coloque uma luva se preferir, ou use só a mão com um saco plástico mesmo. Para quem não tem costume de mexer com água sanitária, fique sabendo que queima um pouco,e esquenta,mas nada que não seja suportável.

Passo : Molhe a pontinha do algodão na água sanitária e depois faça o mesmo no potinho de água mineral. Retire o excesso e comece a passar na capa do livro, esfregando nos pontos mais sujinhos.

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

Depois, passe o papel higiênico para secar e verá que muita sujeira já vai sair a partir dai.

Caso fique muito concentrado de água sanitária, a capa quando secar ficará com uma textura como se tivesse mini partículas de sal. Evite isso passando um algodão só com água mineral e secar com o papel higiênico.

Algumas pessoas limpam a capa com pasta de limpar computadores, ainda não fiz essa experiência, mas vale a pena tentar.

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

   Agora vamos a lateral dos livros. O mesmo processo de molhar o algodão na água sanitária e depois na água mineral vai ser feito aqui. Se o seu livro é novo, ainda é branquinho, só tem pó, não precisa, por que só de molhar com a água sanitária e água mineral, a sujeira desaparece e a brancura volta.

  Você vai precisar apertar bastante as páginas, para que elas fiquem bem unidas e não fique sobrando espaço entre elas (pra não molhar o miolo ou acabar estragando o livro).

Enquanto aperta o livro com uma mão, passe o algodão encharcado pelas bordas, procure esfregar apenas na direção das páginas.

Quanto mais amarelado e manchado, mais você vai ter que esfregar e molhar com água sanitária (e o resultado depende de quantas vezes você repetir o procedimento). 

   Para manchas em lugares difíceis de esfregar, utilize o cotonete ao invés do algodão. 

  O livro irá ficar bem encharcadinho, mas você pode encostar um pouquinho de papel higiênico para ir tirando o excesso.

Passo : Deixe secar por 15 minutos em um lugar bem arejado. Depois é só colocar sobre uma superfície lisa e coloque outros livros por cima (para fazer peso, o ideal é uns 3kg). Isso vai evitar que o livro termine de secar e fique espanado ou com ondulações. 

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

  Nessa etapa você vai esquecer que o livro existe, deixe-o lá até o dia seguinte, secando à vontade. Você pode tentar acelerar o processo com um secador de cabelos.

É só passar o ar quente nas páginas (cuidado redobrado, pois o ar forte do secador pode empurrar as páginas e criar orelhas, dobras, etc) , e depois coloque o ar frio, e depois disso tudo, o livro vai ter que voltar para debaixo dos 3kg por pelo menos umas 2 horas.

O livro secou mas ainda tem manchas nas laterais? Agora é a hora daquele acabamento com a lixa. Lixe suavemente as páginas (sempre apertando-as). Quando acabar o processo, passe o ar do secador para retirar o pó que fica. 

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

  Tá , beleza . Secou mas ficou com o cheiro de água sanitária?Coloque ele no sol por uns 15 minutinhos ou alguns dias arejando pela casa. 

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

Observações super especiais que você tem que saber :

  • Os livros não são iguais, cada papel tem sua qualidade, as capas também… portanto, pode ser que a limpeza não seja tão eficaz para você , vai depender do tipo de livro que você quer limpar.
  • Limpar livros é um trabalho longo e minucioso que requer paciência e atenção, e se não feito dessa forma, o risco de você detonar o livro é muito grande. 
  • Não sou profissional de recuperação de livros e essas dicas também não são. Peguei algumas dicas em algumas fontes, como o vídeo do Igor Gouveia e O Batom de Clarice, e fui testando, arriscando outros métodos também. 
  •   Alguns livros podem requerer mais de uma limpeza para amenizar o amarelado. Não desista!

Espero que tenham gostado.Caso estão se perguntando se eu já fiz , não , ainda não precisei,mas se eu precisar vou fazer com toda certeza ! Eu encontrei essa experiência aqui , e me digam depois a experiência que você teve com o seu livro.

                                                                                                        E é isso, um beijo da Rafa! :*

Related Posts with thumbnails for bloggerblogger widgets

7 dicas para limpar e conservar os seus livros

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

Foto do tumblr The Fictionologist

Nada deixa um amante de livros mais feliz do que ver sua estante limpinha e organizada, não é mesmo? É lindo ver todos os nossos preciosos exemplares arrumadinhos, sem amassados ou estragos. Quem realmente ama ler sempre cuida bem de seus livros, afinal, eles são nossos bebês, nossos portais para o mundo mágico e gostoso da literatura, e merecem o devido respeito! Foi por isso que resolvi reunir, nesse post, 7 dicas simples, mas infalíveis, para limpar e conservar as suas obras! Confiram:

– Leia também: 10 dicas infalíveis para organizar suas leituras

1 – Utilize um pano seco para tirar a poeira

Eu sou a louca do álcool em gel e entendo a vontade de usar algum produto, nem que seja água, para limpar seus queridos livrinhos. Entretanto, isso está longe do recomendado! Enquanto um pano úmido ou com um pouco de álcool em gel é ótimo para limpar a estante, a água e produtos químicos podem estragar as páginas e até mesmo a capa do seu exemplar. Por isso, um paninho seco sempre! Se quiser mais ser mais minucioso, use também uma escova grande de cerdas macias para tirar o pó, mas nunca água ou nado do tipo, ok?

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

2 – Não embale seus livros e os folheie de tempos em tempos

Também dá vontade de embalar seu livro em plástico bolha e deixá-lo para sempre quieto na estante para evitar qualquer mínimo estrago? Claro que dá! Contudo, isso é prejudicial para as obras! Não é preciso manter seus exemplares embaladas, encadernadas ou dentro de um saco fechado, na verdade, isso pode facilitar a deterioração do mesmo, já que um ambiente ou recipiente fechado não permite que o livro respire e ainda auxilia na acumulação de micro-organismos ou qualquer pequeno inseto que possa danificar as folhas! Sem falar que o material que envolve o livro pode, com o tempo, liberar algum resíduo que estrague ou manche a capa e as bordas das folhas. Por isso, deixe os seus livros como são e, sempre que puder, manuseie os exemplares da sua estante! Só de passar as páginas você permite que o oxigênio chegue ao material, o que vai evitar que o papel fique ressecado e quebradiço.

3 – Mantenha os seus livros sempre na vertical

Não é simplesmente para deixar a estante bonitinha ou com mais espaço, eu garanto! A melhor posição para o seu livro é escorado, reto, na vertical. Isso ajuda a manter o formato do exemplar, que pode deformar em outras posições. Também é recomendável que você deixe uma pequena folguinha entre um livro e outro. E se precisar realmente manter livros na vertical, não empilhe mais do que três e coloque os mais pesados embaixo.

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

4 – Deixe uma pequena folga ou espaço entre os livros e a parede

Se puder mover sua estante, deixe alguns centímetros entre o móvel e a parede. Em caso de estante fixas ou prateleiras, fique de olho para que os livros não encostem na parede, deixe uma folga entre os dois.

Em caso algum tipo de vazamento na sua parede, os livros podem acabar absorvendo água, o que, obviamente, vai estragar as páginas. Ou mesmo que não se molhem realmente, os exemplares podem acabar absorvendo a umidade e sofrendo com uma infestação de fungos.

E ninguém merece ver seus preciosos livrinhos cheios de mofo, né?

5 – Só guarde livros em lugares que você possa limpar e longe de umidade e sujeira

Nem sempre dá para ter uma estante em casa, e, às vezes, ela fica tão cheia que você precisa começar a improvisar lugares para guardar seus livros. Em casos extremos, se você precisar encaixotar os seus exemplares, fique atento para conservar a caixa no alto, em um lugar que a água não alcança. É bom também sempre conferir se a caixa está bom estado e abri-la para limpar e folhear os livros. Caso você tenha espaço no seu guarda-roupa, vale guardar os exemplares lá também. Mas é legal deixá-los em um nicho ou gaveta exclusivo e, claro, sempre limpar o livro e o recipiente onde estão. Entretanto, essas são apenas soluções temporárias, o melhor é sempre guardar os livros em uma estante ou prateleira, de preferência que não sejam completamente fechadas.

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

6 – Não deixe objetos, marcadores, flores ou qualquer outra coisa dentro do livro

Seja enquanto você lê ou guardado na estante, evite deixar objetos dentro do seu livro. Os marcadores de papel e outros até são úteis durante a leitura, mas, se deixados lá por muito tempo, o volume extra deforma e estraga as páginas.

Leia também:  Como Saber O Que Vou Pagar De Luz?

Pior ainda é deixar algo orgânico no exemplar: flores, e outras plantes, assim como insetos, por exemplo, podem se decompor entre as páginas, o que vai gerar uma surpresa nem um pouco agradável para quando você abrir o livro novamente.

E tem outro problema, enquanto uma flor seca, por exemplo, elas soltam resíduos líquidos que mancham as páginas – o que também pode acontecer com recortes de jornais, papéis e até mesmo fotos. Assim, para evitar complicações, não guarde nada dentro dos livros, afinal, eles não são feitos para isso!

7 – Sempre que puder, enquanto estiver lendo um livro, use uma capa protetora

De todas, essa dica é a que mais ajuda a manter os meus livros intactos! Como eu carrego meus livros para onde vou, muitas vezes as capas e lombadas das obras acabam se estragando quando coloco o exemplar dentro da mochilha ou da bolsa. E a única coisa que evita isso é usar uma capa protetora enquanto leio o livro. Eu tenho uma de couro, que ganhei de uma editora, mas vale de tecido mesmo (como na foto acima) e, como já vi uma amiga fazer, até mesmo improvisar uma capa com folhas de caderno e fita adesiva. Eu disse alguns itens acima que não é bom embalar um livro e realmente não é, por muito tempo claro! Mas durante os dias que estiver devorando a obra, acredite, uma capa protetora pode evitar estragos de manuseio e até mesmo acidentes, caso você derrube o livro ou deixe algo cair em cima dele!

E é isso! Espero que tenham gostado do post! O que acharam das dicas? E quais recomendações vocês têm para quem quer limpar e conservar livros? Não deixem de comentar aí embaixo!

Porquê e como evitar que as folhas dos livros fiquem amareladas?

Oii gente tudo bom? Andei pesquisando um pouco sobre porquê os livros ficam tão amarelados e como evitar isso de acontecer.

Os papéis de livros normalmente são feitos de celulose, que apesar de ser muito mais barato e tão durável quanto os feitos com fibra de linho e algodão, são muito mais facilmente afetados pelo sol e o oxigênio. Sim, o próprio oxigênio danifica as folhas.

Ela reflete muito mais a luz, que faz com que a vemos na cor branca e opaca. No entanto, com o enfraquecimento da folha devido o oxigênio, a luz acaba sendo “absorvida”, que torna o papel menos branco. Mas não é bem isso que deixa as folhas amarelas…

Isso é culpa da lignina. Ela funciona como uma cola que mantém as fibras de todos os componentes do papel unidos. É o que faz com que as árvores sejam enormes; sem ela, não passariam de 1,80m de altura. Ela possui um tom puxado para o marrom escuro e sofre muito mais que a celulose em conato com o oxigênio.

Ele altera a cor da lignina, então, vai se tornando escurecido. O material usado em jornais possui ainda mais lignina, já que é feito para ser mais barato; por isso tem aquela cor mais amarelada que os livros.

Além disso, elas ficam muito mais expostas que as folhas de livros, e é por isso que ficam amarelas mais rapidamente.

Enquanto isso, o papel usado em livros é melhor em questão de qualidade, passando por vários processos de branqueamento intensos nos quais grande parte da lignina é eliminada. Assim, o processo de amarelamento das folhas fica mais lento.

Como evitar que aconteça o amarelamento do papel?

Muita gente não gosta, mas como vimos aqui, é praticamente impossível evitar que o papel permaneça branco para sempre; podemos apenas retardar a velocidade com que ele fica. No entanto, podemos optar por livros de folhas mais brancas, que consequentemente terão menos lignina. Mas há como prevenir:

Para evitar o amarelamento do papel em livros, é ideal mantê-lo longe da luz – seja do sol ou qualquer outra -, em lugares com pouca umidade e frescos. Já para documentos, jornais e outros, não há forma de impedir; mas é sempre indicado seguir os mesmos passos para evitar que piorem. E mais: nada destrói com tamanha velocidade um papel como ficar mexendo nela com frequência.

Como Evitar Que Livros Fiquem Amarelados?

Como tirar o amarelo das roupas brancas?

Confessa: você já desistiu de levar pra casa uma roupa bem linda só porque ela é branca e vai amarelar rápido, não é verdade? Hoje, a gente traz dicas de como tirar o amarelão das roupas brancas, garantindo um uso prolongado delas.

Confessa: você já desistiu de levar pra casa uma roupa bem linda só porque ela é branca e vai amarelar rápido, não é verdade? Assim como as roupas pretas, as peças brancas são as mais versáteis e práticas para você ter no seu guarda-roupa.

Mas dá um trabalhão mantê-las clarinhas, a gente sabe…

Mas calma! Hoje, a gente traz dicas de como tirar o amarelão das roupas brancas, garantindo um uso prolongado delas.

Reunimos também alguns produtos que vão te ajudar na hora de descobrir como lavar roupas brancas direitinho.

São dicas pra tirar o encardido e deixar essas peças novinhas em folha! Com as dicas de como cuidar das roupas brancas, você não vai mais ter medo de levá-las pra casa com você ????

Água Sanitária:

Este é, com certeza, o alvejante mais usado e eficaz na hora de remover manchas em roupas brancas.

Mas veja bem: a água sanitária só é recomendada para tecidos mais resistentes, tá?!

A receita para tirar o amarelado das roupas com água sanitária é simples: é só deixar a roupa de molho em um balde cheio d’água e duas tampinhas de água sanitária – use a tampinha da embalagem do próprio produto como medidor. Facinho, né?!

Ah, e não pode deixar muito tempo de molho, não, viu? Se não você pode estragar a peça. O mais adequado é entre 30 minutos e 1 hora. Depois, é só tirar a roupa do balde, lavar normalmente com água e sabão e deixar secar ao sol.

Bicarbonato de sódio:

Outro produto muito útil nos serviços de casa é o bicarbonato de sódio, que também pode ser usado como alvejante. Vamos à receita de como usar bicarbonato na limpeza das roupas: você tem que misturar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 de sal em 1 litro de água fervente. Deixa a roupa lá, por 2 horas, e, em seguida, é só lavar normal, como você já costuma fazer.

Você também pode fazer essa mistura de água quente e bicarbonato de sódio e acrescentar o sabão em pó – uma quantidade que deixe a água azul, sabe? Nesse caso, deixe a roupa de molho por cerca de 6 horas e, depois, lave normalmente.

Essas dicas também só servem para as roupas mais resistentes, ok?

Para tecidos de algodão, linho, dentre outras fibras naturais, é bom diminuir esse tempo aí. Meia hora já vai ser sucesso! ????

Leite integral:

Sim, ele mesmo, o leite! Ele, que já foi usado para clarear até cabelo, também ajuda a tirar o amarelado das roupas brancas. O uso de leite para clarear roupas brancas é o mais recomendado nos tecidos delicados, como a seda. É bom também para as roupas antigas que ficam guardadas e amarelaram com o tempo.

A receita de como usar leite na lavagem das roupas é deixar a peça amarelada, já lavada, de molho em leite integral frio por 2 horas. Depois, é só enxaguar bem e lavar a peça outra vez.

Água oxigenada:

Uma boa estratégia dentre as opções para tirar manchas amareladas das roupas brancas são as soluções feitas com água oxigenada. É só fazer uma solução com porções iguais de água e água oxigenada, aplicar nas áreas amareladas das roupas e deixar agir por cerca de 30 minutos. 

Veja Também  Aprenda como limpar o forno de casa

Outra dica de como usar água oxigenada para tirar as manchas de roupas brancas é misturar 3 colheres do produto com 1/4 de xícara de sabão líquido e água. E é o mesmo esquema: aplicar e deixar agir por 30 minutos. Depois, é só fazer aquela lavagem esperta e colocar pra secar ao sol!

O poder do rosa: Vanish

Você consegue encontrar diferentes versões deste tira-manchas nas prateleiras dos mercados – e em barra, em gel, em pó.

Você só precisa escolher o tipo de Vanish de acordo com suas necessidades, se é pra roupas brancas ou para peças coloridas.

Infelizmente ele não é recomendado para alguns tipos de tecidos, como o veludo, a lã, o linho, o couro, entre outros. Para usar, não tem mistério: é só seguir as instruções que vêm na embalagem do produto. 

Você também encontra por aí algumas receitas com suco de limão para tirar o amarelado das roupas.

Limão puro a gente não recomenda, tá? É bom evitar, porque pode deixar a roupa ainda mais amarela se não for feito com muito cuidado, além de manchar sua pele se tiver contato com o sol.

E você deve ter notado que muitas dessas soluções não servem para peças com tecidos delicados, não é mesmo? Por isso, é bom evitá-lo para que a roupa branca NÃO fique amarelada! Nossa intenção é oposta a isso ????

Como evitar as manchas!

Outra dica de como evitar o “amarelamento” das roupas brancas: terminou de usar, já coloca logo pra lavar! Não deixe a roupa muito tempo no cesto de roupas sujas. E, quando for lavar, é bom fazer uma pré-lavagem da peça com sabão de coco, esfregando, principalmente, nas axilas e na gola. Essas áreas podem amarelar mais rápido por causa do contato com o suor, desodorantes e perfumes.

Ah, e quando usar desodorantes, deixa as axilas secarem antes de colocar a camisa branca – na verdade, essa dica de cuidado com as roupas serve para peças de qualquer cor ????

Agora, sabe aquelas peças que ficam muito tempo guardadas e que você só usa em ocasiões especiais? É bom tirá-las do guarda-roupa de vez em quando, pra dar uma arejada e tomar um pouco de sol.

Com esses pequenos cuidados, você consegue deixar a roupa branca sem amarelar por muito mais tempo. São muitas dicas e uma delas vai combinar com você. Não vai amarelar na hora de cuidar das suas roupas, hein! ???? Mas se amarelar, chama a gente! Um help no cuidado das roupas sempre cai bem também. Conheça nosso app de diaristas.

Leia também:  Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 7?

Como limpar livros – Limpar livros com vinagre

Uma estante repleta de bons livros é por si só um convite à leitura. Pensando nisso, separamos alguns métodos para você deixá-los limpos e conservados.

Confira dicas de como limpar livros novos ou antigos e também como limpar livros com vinagre, ou outros produtos que você tem em casa, para conservá-los.

Você também vai ler sobre alguns métodos de conservação e remoção de mofo para, assim, manter seus títulos favoritos como novos por muito mais tempo.

  1. O pó é um dos grandes inimigos dos seus livros, já que poeira acumulada também contribui para a sua degradação. Mantenha suas estantes e livros livres de poeira e ácaros, passe um pano seco por toda a parte externa do livro. Pode ainda utilizar uma escova de cerdas macias ou um pincel seco nas páginas internas do livro, com cuidado para não danificar o papel.

  2. Caso o seu livro tenha muita poeira, a dica é apostar em um aspirador de pó com uma meia calça na ponta. Assim, sua potência acaba sendo reduzida, tornando a limpeza mais suave e com menos chances de estragar os livros.

  3. Se acaba de comprar um livro usado e procura saber como limpar livros de sebo avalie primeiro qual o estado do seu livro e escolha um dos passos anteriores. Depois, passe um pano umedecido em álcool gel na capa, removendo a sujeira mais difícil. Deixe secar ao sol com as páginas abertas – uma forma de higienizar e remover aquele cheiro a poeira e a mofo.

  4. Aprender a como limpar livros com vinagre pode te ajudar! No caso de livros antigos ou novos com capa de couro pode passar um pano com vinagre ou graxa de sapato sem cor, finalizando com uma flanela para dar brilho. Se optar por limpar livros com vinagre, não se esqueça de retirar qualquer vestígio de umidade com um pano seco antes de finalizar.

  5. A dica de como limpar livros mofados funciona assim: coloque os livros em um saco plástico fechado com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe-o por 24 horas ou até 10 dias, até que o mofo se dissolva por completo. Depois, é só retirar o excesso de produto com uma escova ou aspirador de pó.

    Para evitar umidade você pode também colocar em sua estante ou prateleira um frasco com bicarbonato de sódio e cal virgem.

  6. Com o tempo, a borda dos livros vai escurecendo e adquirindo aspecto amarelado. Para reverter esse processo natural e limpar livros amarelados, siga esta dica de como limpar livros amarelados sem os danificar: use uma lixa de madeira ou mesmo lixa de unha.

    Passe-a delicadamente nas partes manchadas. Enquanto estiver lixando, segure o livro fechado com firmeza. Vale lembrar que nem toda sujeira será retirada com esse método. Tudo vai depender do estado de conservação da obra.

    No geral, quanto menos amarelado, melhor será o resultado final.

Com esses cuidados de como limpar livros e conservá-los, seu momento de leitura ficará ainda mais agradável. Afinal, para arejar as páginas e as ideias, nada mais eficiente do que ler e reler seus livros.

Como você sabe se as superfícies da cozinha e do banheiro foram desinfetadas?

  • Sempre retire o plástico dos livros antes de guardá-los. Eles precisam respirar, do contrário é bem possível que surjam manchas e amarelamento precoce.
  • Em regiões com muita umidade, vale deixar seus livros sob o sol por cinco minutinhos de tempos em tempos.
  • Guarde seus livros longe da exposição solar e sempre na vertical, com apoio. Se eles não ocuparem a prateleira de canto a canto, invista em aparadores próprios para apoiar livros, chamados bibliocantos.
  • Evite deixar marca-páginas de metal dentro do livro, com o tempo eles podem enferrujar suas páginas.
  • Evite fazer pilhas horizontais, com um livro em cima do outro, isso pode acabar amassando a lombada daqueles que ficarem embaixo.
  • Para espantar insetos e traças, deixe um sachê com cravo na estante.
  • Coordene a limpeza das suas estantes de livros com a limpeza e higienização dos seus móveis.

Com esses cuidados, seu momento de leitura ficará ainda mais agradável. Afinal, para arejar as páginas e as ideias, nada mais eficiente do que ler e reler seus livros.

Publicado originalmente 13 de outubro de 2020

© 2021 Apresentado para você pela Unilever

Aprenda a conservar e recuperar seus livros

(2.3 Estrelas – 37 Votos)

Sabe aquele livro que você adora mas que já começa a dar sinais de cansaço? A lombada não está mais totalmente intacta. As páginas, de tão soltas, já fizeram a história mudar de rumo: o começo no fim, o início no meio – sabe-se lá! E não é que até um inseto mais ousado decidiu fazer da sua obra literária, a morada dele.

A boa notícia é que o desfecho desta história pode ter um final feliz. Com alguns truques e cuidados é possível fazer seu livro ganhar boa aparência novamente. Com o aprendizado e dedicação, os especialistas garantem: jamais o mesmo raio da “má conservação” irá cair duas vezes na mesma estante de livros. Experimente!

Contra invasores

Para não sofrer com as temíveis traças, cupins, brocas e outros invasores indesejáveis, anotem a primeira dica: “É bom abrir os livros uma vez a cada seis meses para ver se está com insetos. Como eles agem à noite, a pessoa não os encontrará durante o dia.

Então, bata levemente no livro com as páginas abertas sobre uma folha de papel branco. Se cair uma espécie de poeira é porque os insetos andaram por ali”, ensina Tercio Gaudêncio, membro fundador da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro.

Vale ressaltar que também não é recomendável manter as obras perto de plantas já que elas atraem insetos – os maiores vilões dos livros depois, é claro, do homem.

Segundo Tercio, que no momento está restaurando uma bíblia do ano de 1555, quebrar a cadeia alimentar dos invasores é a chave para o sucesso! Nesse caso, a compra de um mata-mosquito elétrico pode ser a solução.

Além disso, é preciso tomar algumas providências para que os fungos e insetos não migrem para outros exemplares. Coloque o livro infectado em um saco plástico, feche bem e ponha no freezer. Quinze dias depois, coloque o embrulho na parte mais quente da geladeira e deixe por uma semana.

Ao retirar, ponha o livro em uma estante fresca e arejada. Dessa forma, mais de 90% dos insetos e fungos serão eliminados.

Páginas coladas

E se as páginas colarem? Se isso ocorreu por excesso de umidade e as páginas foram pressionadas umas contra as outras, esqueça. Nada vai funcionar.

Se, ao contrário, elas não sofreram qualquer pressão deixe o livro secar naturalmente. “Aberto e em local arejado. Se possível, com um ventilador ligado.

Se as folhas não forem pressionadas, o livro será recuperado”, garante Mario Luiz Gomes, restuarador e dono do Sebo Homo Sapiens.

Cadernos soltos

Para evitar que as folhas do livro se soltem, quando tirá-lo da prateleira, evite puxá-lo pela parte superior. O certo é empurrar o exemplar e puxá-lo pelo meio da lombada.

Se os cadernos já estiverem soltos, será preciso comprar uma cola metil-celulose (livre de acidez) e tiras de papel mino para colar cada caderno e, posteriormente, fixá-los na lombada.

Mas lembre-se: em alguns casos mais graves será preciso procurar um especialista em restauração.

Melhor prevenir que remediar

Se você não sofre com os males acima e seus livros estão conservados anote as dicas de prevenção: é importante guardá-los em local limpo, arejado e com pouca umidade.

Isso significa que é fundamental lavar as mãos antes de manusear os livros, como recomendam as normas internacionais de biblioteconomia.

Também se deve evitar lamber os dedos para passar as páginas já que a saliva é ácida e danifica a obra.

A luminosidade não pode ser excessiva e, tampouco, nula. Portanto, nada de caixas fechadas ou sol incidindo diretamente sobre o papel, o que causa reações químicas que atraem fungos e rompe as fibras da celulose. Se for importante encapar o livro, use apenas papel. Nada de durex, que deixa cola no livro e garante alimento para os fungos. Contact, então, nem pensar!

Para mais dicas, acesse este manual de pequenos reparos. Se você conhece outra técnica para restaurar e/ou conservar livros não deixe de compartilhar com a gente, comentando este post!

10 Dicas para conservar seus livros! – Livraria Nobel

Fala a verdade, leitor que é leitor tem sempre aquele xodó especial por cada um de seus livros. Por isso compartilhamos a dica de hoje especialmente com você, que quer saber como conservar seus livros por muito mais tempo, com alguns cuidados simples que vão fazer toda a diferença. Confira!

Nada de livros empilhados uns sobre os outros! O peso de um livro sobre outro danifica o miolo e a lombada. Também evite “espremer” os livros na estante. Deixe sempre um espaço entre um livro e outro, para que eles possam deslizar suavemente quando você retirá-los do lugar.

  1. Mantenha os livros limpinhos

Use uma flanela seca para limpar os livros individualmente. Se você possui estante ou prateleira, pode utilizar o aspirador para eliminar a poeira de uma só vez.

Não use o famoso espanador, ele é a alternativa mais fácil, porém espalha a poeira de um livro para o outro. Você pode até não enxergar a sujeira após o uso, mas ela estará lá.

  1. Não se esqueça de tirar o pó dos livros
Leia também:  Como Descobrir Que Esta Sendo Traido?

Duas vezes ao ano, no mínimo, utilize uma escova grande de cerdas macias para varrer a parte superior dos livros. A tática elimina a poeira que fica nos cantinhos. Para uma limpeza mais eficiente, você pode dividir o livro em três partes e escová-las separadamente.

  1. Tenha sempre as mãos limpas!

O suor e a sujeira prejudicam o papel, acelerando sua decomposição. Além disso, você já sabe que mãos sujas são uma fonte de bactérias, portanto, mantenha-as bem longe dos seus livros!

  1. Não abra os livros totalmente.

Quando isso ocorre, a lombada é forçada e fica com marcas de manuseio. Com o passar do tempo, a lombada cede e rasga. O resultado é um livro arrebentado.

  1. Não faça suas refeições enquanto lê.

Restos de alimentos e saliva, quando respingados no livro, mancham o papel. Além disso, ao longo dos anos, fazem com que as folhas amarelem e se despedacem.

com plástico, papel pardo, contact ou embalagens de presentes. Livro não é comida para ser embalado. O uso dos materiais citados acima só piora a conservação, pois eles não permitem que o papel “respire” da maneira adequada. Além disso, o papel pardo é ácido e com o passar dos anos transmite a acidez para a capa e páginas do livro, deixando-as amareladas e quebradiças.

  1. Não utilize clipes como marcadores de página

O clipe é feito de metal e enferruja. Quando isso ocorre, a ferrugem é passada para as páginas do livro, deixando sérias marcas de oxidação.

  1. Deixe seus livros armazenados longe do sol

A exposição solar frequente deixa as capas e lombadas tortas.

  1. Cuidado na hora de pegar o livro

Não retire os livros da prateleira pelas partes superior ou inferior isso danifica a encadernação e deixa seu livro torto. Afaste os livros próximos e retire o que você escolheu segurando pelo meio da lombada.

Boa leitura!

Como proteger livros da umidade?

Desumidificador para Livros

Livros digitais e leitores virtuais se tornaram febre entre os amantes de uma boa leitura devido praticidade e economia que oferecem. Contudo, há quem prefira ter o físico em mãos, livros com capa dura e que em casa tenha algumas estantes reservadas para esses itens. Em casos como esse, o controle de umidade para evitar que ácaros, fungos e insetos tomem conta das folhas, é um dos cuidados exigidos para garantir sua durabilidade ao longo dos anos.

Apresentados a nós enquanto ainda somos crianças, os livros fazem parte de todas as fases da nossa vida. Desde o processo de alfabetização, passando pela leitura de temas infanto-juvenis e obras clássicas do vestibular até os exemplares de cunho profissionalizante. São muitas as narrativas que podem marcar fases das nossas vidas.

Com um livro em mãos, o desfrute de uma boa história se torna uma experiência e tanto. São inúmeras as sensações que o cheiro das folhas, as cores e formatos das ilustrações podem provocar.

A identificação com personagens do livro, o senso de pertencimento e o vínculo com o universo apresentado nos capítulos é que fazem com que a leitura se torne um hábito e leve algumas pessoas a guardar os livros.

Feitos de materiais delicados, os livros exigem certos cuidados para que capas, brochuras, desenhos e trechos importantes não sejam perdidos. Normalmente livros da prateleira são encostados na parede, e eles estão suscetíveis a ação da umidade.

Existe alguma dica para conservá-los melhor?

  • Para conservar livros é essencial:
  • Utilizar um pano seco para limpá-los;
  • Ao manuseá-los, procure estar com as mãos limpas;
  • É preciso guardá-los em uma estante, o ideal é colocar os livros na vertical;
  • Verifique a ventilação do local pelo menos uma vez por semana;
  • Não guarde seus livros em sacos plásticos, o ideal é deixá-los respirar.

Além do controle de temperatura e da limpeza frequente, é bom se ater ao excesso de umidade nos locais onde deixamos nossos livros. A formação de páginas onduladas e pequenas rugas nas folhas são os primeiros sinais de que algo está errado. E quando somada a falta de iluminação e pouca ventilação, a umidade alta também favorece a proliferação de fungos, provocando danos muito maiores do que os citados acima.

Apesar de o fungo ser presente na natureza, ele também é encontrado em ambientes domésticos. Sua presença é normalmente associada ao mofo e ao bolor que surgem em móveis, objetos e principalmente roupas. Mas, essas manchas também aparecem em livros, com uma frequência muito maior do que podemos imaginar e com o passar do tempo só piora.

Quantas vezes, ao folhear as primeiras páginas de um livro, você já não sentiu mau cheiro e começou a espirrar instantaneamente? Pois é, isso já é um sinal que indica a presença de fungos no objeto. A partir de então, é questão de tempo para que as manchas em tom acinzentado e esverdeado avancem sobre a estrutura dos livros.

Mas o fungo não é o único problema que pode surgir do excesso de umidade. A traça, um dos insetos mais antigos do mundo, encontra nesses locais o ambiente perfeito para viver.

Inclusive, as 370 espécies da Ordem Thysanura são popularmente chamadas de “traças de livro”. Os principais alimentos desses seres de tamanho quase microscópico são papel e papelão.

Cada traça demora em média três meses para se tornar adulta e seu tempo de vida é de até quatro anos.

Ao atingir principalmente os livros que são abertos com pouca frequência, as traças começam a comer as folhas e a tinta que dá cor às palavras ali escritas. Folhas amareladas e despedaçadas denunciam o resultado que aparece um tempo depois da ação desses insetos. A principal consequência é o descarte do livro, pois nenhuma história faz sentido se estiver incompleta.

Vale lembrar que os riscos oferecidos pelo excesso de umidade atingem também as estantes e prateleiras feitas de madeira, já que esse material é higroscópico, ou seja, absorve toda a água presente no ambiente. E, além de inchar, a madeira também sofre com a ação dos fungos e das traças que já citamos anteriormente.

Como acabar com a umidade nos livros? Como manter os livros conservados? Como proteger livros de traças e cupins?

Há quem invista em receitas caseiras para não absorver a umidade. Mas, nem opções e sugestões como passar bicarbonato de sódio nas folhas, secar livro com secador, secar livro no microondas e até colocá-los imersos na areia dos gatos parecem resolver.

Controlar a umidade é a solução mais eficaz que alguém que quer conservar livros pode adotar. A presença de um desumidificador de ar Desidrat no ambiente é mais do que suficiente para impedir a proliferação de fungos e o surgimento de traças. Principalmente em bibliotecas que têm grandes quantidades de livros.

  1. Ao manter os níveis de umidade entre 50% – 60%, o Desidrat ajuda a garantir a qualidade do ar que respiramos, deixando-o livre de microrganismos nocivos aos livros e também à nossa saúde.
  2. Seu uso contínuo impede que manchas e irregularidades apareçam e ainda assegura a longevidade dos livros.
  3. Para saber qual modelo atende às necessidades para cuidados com o livro, fale com um de nossos consultores para a indicação do melhor Desidrat.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

15 dicas para conservar melhor seus livros

Luise Fialho

Já pensou que tomar alguns cuidados simples com a sua coleção de livros é essencial para evitar marcas, manchas e outros danos? Adotar as dicas abaixo ajudará seus livros a sobreviverem melhor ao tempo.

1 – A melhor posição para guardar seus livros é em uma estante, na vertical, sem pressioná-los muito entre si. Colocar um volume sobre o outro na horizontal danifica os livros da pilha em função do peso exercidos pelos demais.

2 – Ao retirar um livro da prateleira, puxe-o pelo meio da lombada.

3 – Ao manusear seus livros, procure sempre estar com as mãos limpas.

4 – Pelo menos uma vez por semestre, passe um pano macio, limpo e seco nos seus livros. Para limpar o pó acumulado na parte superior de cada volume, você pode utilizar um pincel de cerdas grossas. Aproveite para folheá-los, pois isso ajuda o papel a respirar.

5 – E por falar em limpeza, você pode limpar a sua estante com um pano levemente úmido, mas evite utilizar produtos abrasivos. Lembre-se de sempre esperá-la secar totalmente antes de colocar os livros de volta.

6 – As orelhas do livro não foram feitas para marcar páginas – na verdade, elas protegem os cantos da capa e da contracapa contra dobras ou amassos. Para evitar que as orelhas e o miolo fiquem danificados, opte por um marcador de páginas tradicional.

7 – Também evite, em especial, usar clipes de papel para marcar páginas, pois eles podem enferrujar e manchar as folhas.

8 – Tente não esquecer papéis, folhas secas e outros objetos dentro dos seus livros. Qualquer um desses itens pode gerar marcas e manchas com o passar do tempo.

9 – Não escreva em folhas de papel sobre os livros, pois a pressão do lápis ou da caneta irá marcar a capa ou as páginas em definitivo.

10 – Deixe um espaço entre os livros guardados na estante e a parede para protegê-los da umidade.

11 – Não deixe seus livros expostos à luz do sol. Esse cuidado evita que eles desbotem.

  • 12 – Comer enquanto lê não é uma boa ideia – os farelos acumulados entre as folhas atraem insetos.
  • 13 – Ao transportar seus livros de um lugar para outro, use uma capa protetora de tecido para garantir que ele permaneça intacto.
  • 14 – Evite encapar seus livros: além de não permitir que as páginas respirem, alguns materiais (como o papel pardo, por exemplo) favorecem o aparecimento de manchas.
  • 15 – Evite abrir os livros em brochura totalmente, em ângulos superiores a 180º, para evitar rachaduras na lombada e o descolamento das páginas.

Você tem algum outro cuidado com os seus livros? Compartilhe conosco nos comentários!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*