Como Evitar Que Cachorro Urine No Tapete?

Como Evitar Que Cachorro Urine No Tapete?

Como Evitar Que Cachorro Urine No Tapete?

Ver fichas de  Cachorros

Em algumas ocasiões, os cachorros podem ter acidentes e defecar ou urinar dentro de casa, o que pode gerar não apenas maus cheiros mas também, o problema de que ele volte a fazer. Pode acontecer também que os cachorros de outras pessoas costumam fazer as necessidades na sua porta ou no seu jardim, provocando mau cheiro e, inclusive, nervosismo nos seus animais.

Diante dessas situações, é necessário conhecer os diferentes repelentes caseiros para cachorro mas, sobre tudo, que não façam mal ao animal. Por isso, nesse artigo do PeritoAnimal recomendamos que você opte por remédios naturais que atuem como afugentadores de cachorro sem a necessidade de fazer mal à saúde dos pets. Continue lendo!

Antes de aplicar um repelente para cachorro, é importante limpar a área onde ele defecou ou urinou.

Para isso, sempre utilize luvas, uma máscara e evite usar produtos como água sanitária ou amoníaco, uma vez que esses produtos fazem com que o animal volte a urinar nas mesmas regiões pois a urina do cachorro contém amoníaco. Ao invés disso, opte por produtos enzimáticos, que além de eficazes são muito mais sustentáveis.

Uma vez que você tenha os produtos de limpeza adequados, no caso da urina, seque com toalhas absorventes até limpar a maior parte do líquido, evite esfregar as toalhas se o cachorro urinou no tapete, cortinas ou carpete, uma vez que apenas irá impregnar o cheiro no tecido com maior profundidade. Quando você tiver secado a urina, desinfete a região com os produtos enzimáticos ou com uma toalha molhada em água e sabão neutro.

Se o cachorro tiver defecado, retire o lixo utilizando papel ou toalhas absorventes e se desfaça deles em uma bolsa fechada corretamente. Depois disso, limpe a área com toalhas molhadas com água e sabão ou com o produto enzimático, até retirar por completo as fezes.

Quando as áreas afetas estiverem limpas, é momento de aplicar os repelentes caseiros para cachorro não urinarem nem defecar na sua casa.

  • Ao pensar nos repelentes naturais para cachorro, é importante ter em conta aqueles ingredientes ou cheiros que são desagradáveis para os cachorros pois esse é o segredo para afastá-lo de certas áreas da casa.
  • Você deve lembrar, no entanto, que para afugentar um cachorro para que não urine ou defeque dentro de casa não significa fazer da convivência insuportável ou perigosa, por isso, evite aqueles métodos que sejam chatos, provoquem reações alérgicas ou cujo consumo possa ter qualquer risco de morte.
  • Os repelentes naturais para cachorro mais recomendados são:

O limão é um dos ingrediente mais comuns em uma cozinha mas, os cachorros se sentem incomodados perto de alguns cítricos. Mas, a que se deve isso? O nariz dos cachorros apresenta cerca de 300 milhões de células olfativas, que são capazes de sentir cheiros 40 vezes melhor que os seres humanos. Devido a isso, o forte aroma do limão que as pessoas sentem são muito mais forte para eles.

O limão natural é uma boa opção como repelente caseiro para cachorro não urinar ou defecar em casa. Depois de limpar a região, faça um suco de limão de 100 mililitro, misture com 50 mililitros de água e uma colher de bicarbonato. Em seguida, pulverize essa solução nas áreas e deixe atuando pelo menos 30 minutos. Repita o procedimento quantas vezes sejam necessárias.

Como Evitar Que Cachorro Urine No Tapete?

Se você não tiver limão em casa, outras frutas cítricas como a laranja, tangerina ou lima também servirão como repelentes caseiros para cachorro.

O procedimento é o mesmo que para o limão, esprema a fruta até extrair 100 mililitros de suco, misture com 50 mililitros de água e uma colher de bicarbonato. Pulverize na área limpa e deixe atuar.

Repita quantas vezes for necessário.

O vinagre branco possui propriedades desinfetantes e tem um forte cheiro, por isso, comumente é utilizado como produto de limpeza caseiro. Entre suas funções está a de ser um excelente repelente natural para cachorros que fazem xixi em lugares inadequados.

O método de uso é fácil, misture uma parte de água quente com uma de vinagre dentro de um borrifador. Pulverize área afetada depois de limpá-la, deixe atuando por 30 minutos e repita o processo caso seja necessário.

Como Evitar Que Cachorro Urine No Tapete?

O álcool antisséptico é utilizado para desinfetar feridas, já que possui potentes propriedades como antibacterianas. Além disso, apresenta um cheiro forte inclusive para os humanos, por isso, para os cachorros é ainda mais incômodo. É muito importante comprovar que o animal não tente lamber porque poderia provocar problemas digestivos.

Como afastar cachorros que urinam no seu jardim ou na sua porta? Borrifar álcool misturado com água é uma boa opção pois vai afastar os cachorros da sua casa. Se você tem plantas, borrife um pouco de álcool fora dos vasos, nunca nelas. Para isso, veja também nosso artigo com dicas para evitar que o cachorro coma as plantas.

Limpar o chão onde o cachorro fez as necessidades por acidente pode ser muito trabalhoso, mas o problema se complica se o acidente acontece sob superfícies de tecido, como o sofá ou a cama. No entanto, existem vários métodos que podem ajudar a eliminar o cheiro nesses casos e servir como repelentes naturais para cachorro.

Repelente caseiro para cachorro não urinar com água oxigenada

Apesar da água oxigenada não ter um aroma desagradável para os seres humanos, é um cheiro muito forte para os cachorros e pode irritar as fossas nasais deles. Por esse último motivo, a água oxigenada deve ser misturada com água.

Assim, coloque uma parte de água oxigenada e outra parte igual de água em um borrifador. Borrife a solução caseira sob a cama ou sofá e retire com água depois de 30 minutos.

Em tecidos escuros, é recomendável experimentar antes em uma área não visível para prevenir que se descolora.

Repelente caseiro para cachorro não urinar com pimenta cayena

A pimenta cayena é outro ingrediente que funciona como repelente caseiro para cachorro. Não servirá apenas para aqueles animais que urinem ou defequem pela casa mas também é um bom repelente caseiro para cachorro não morder móveis

Esse ingrediente pode irritar as mucosas do cachorro, por isso, é importante utilizá-lo com moderação e, depois de realizar uma limpeza completa da área para eliminar qualquer resto de cheiro.

Você tem duas opções, esfregar a pimenta cayena moída sob a área afetada ou misturar uma colher de pimenta com água e borrifar a solução sob os móveis ou cama.

O PeritoAnimal recomenda mais a segunda opção por ser menos agressiva ao seu pet.

Como Evitar Que Cachorro Urine No Tapete?

Independente do tipo de repelente caseiro para cachorro que você está buscando, é imprescindível que os métodos não sejam prejudiciais aos seus pets ou aos cachorros que você gostaria de afastar. Nesse sentido, você jamais deve utilizar como repelente para cachorro que defecam ou urinam os seguintes produtos:

  • Naftalina;
  • Pimenta picante;
  • Produtos com amoníaco;
  • Cloro.

A naftalina é tóxica para os cachorros, o consumo acidental significa a morte fatal do animal. A pimenta picante é altamente irritante para as mucosas pois contém capsaicinoides, componentes que dão o sabor picante.

Por isso, ao utilizar pimenta picante você só vai criar um ambiente hostil para o seu pet ou para outro animal.

Os produtos com amoníaco e cloro são tóxicos e poderiam ter um efeito contrário pois o cheiro do amoníaco é similar ao da urina, por isso, ao invés de afastar o cachorro, você fará com que ele acredite que outro cachorro invadiu seu território, reforçando assim sua atitude territorialista.

Antes de começar a utilizar repelentes caseiros para cachorro é importante que você entenda o motivo que leva o seu animal a urinar ou defecar em um lugar diferente do que está acostumado.

Estresse, doenças no trato urinário, tumores, problemas de comportamento, entre outros podem ser as razões principais.

Uma visita ao veterinário é crucial para determinar a causa e executar a solução indicada.

Se o problema é que o seu cachorro não foi corretamente educado e sempre urinou ou defecou pela casa, você deve adestrá-lo para evitar que isso volte a acontecer. Para isso, veja algumas dicas de como educar um cachorro a fazer as necessidades fora de casa. Além disso, a castração costuma reduzir esse tipo de comportamento cerca de 40% nos cachorros machos.

Se, por outro lado é um cachorro alheio, tente localizar o dono para encontrar uma solução e lembre-se que existem métodos naturais eficientes que não causarão nenhum dano ao animal.

Como Evitar Que Cachorro Urine No Tapete?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Repelente caseiro para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia

  • Yllera Fernández, M. M., Camiña García, M., Cantalapiedra Álvarez, J. Comportamiento y órganos de los sentidos de los animales. (2008). Lugo: Monografías do IBADER.
  • Connelly, N.; Damhus, T.; Hartshorn, R.; Hutton, A. (2005). Nomenclature of inorganic chemistry. International Union of Pure and Applied Chemistry, UK. Consulta: http://old.iupac.org/publications/books/rbook/Red_Book_2005.pdf
  • How to get ride of dog pee and car urine odors. The Balance. Consulta: https://www.thebalance.com/how-to-get-rid-of-dog-urine-and-cat-urine-odors-1799052

Vídeos relacionados com Repelente caseiro para cachorro

Como ensinar o cachorro a não fazer xixi no tapete da casa

Os cães são animais bastante inteligentes e até na hora de fazer suas necessidades fisiológicas acabam usando o intelecto para escolher o melhor local para urinar.

Por essa razão, acabam escolhendo lugares mais confortáveis para depositar o xixi, como a grama, carpetes e os tapetes.

Esse parece ser um problema universal quando o assunto é a chegada de um novo membro de focinho em casa. Mas, será que existe uma técnica de correção desse comportamento?

Na verdade, para reverter essa situação é necessário um conjunto de posicionamentos do tutor. Além da paciência e da repetição, o dono precisa reconhecer o problema e eliminá-lo da raiz, para que não haja um esforço isolado e acabe não funcionando.

Leia também:  Intranet O Que É E Como Funciona?

Porque os cães fazem xixi no tapete?

Existem várias razões para um comportamento inadequado como esse do cão. Por exemplo, se o animal ainda é filhote as chances de urinar em local indevido são ainda maiores, por não saberem o que é certo ou não e pelo fato de não conseguirem controlar a bexiga, fazem em qualquer lugar.

Além disso, o cão pode fazer xixi onde não deve porque percebeu que assim ganha a atenção do tutor. Fala a verdade e diz se quando ele não apronta alguma você vai logo dando bronca? Mesmo sendo uma atenção negativa, os animais que vivem muito tempo só preferem essa do que nenhuma.

Fazer xixi em poucas porções e em lugares apropriados quando já é adulto pode ser um sinal de doenças no trato urinário, como a cistite. Diabetes e outros problemas renais também podem ser razões para esse comportamento errado.

Eliminando o problema e moldando o comportamento do pet

Além de identificar o problema, o tutor também deve reconhecer as características naturais do cão e usá-las a seu favor.

Os cachorros são animais extremamente sociáveis, por isso adoram ficar em lugares onde tem pessoas e também são peludos que se preocupam com a higiene. Portanto, você precisa usar esses dois aspectos para ensinar o pet onde deve ser feito as necessidades dele.

Para isso, coloque o recipiente de ração, o bebedouro e a caminha em lugares próximos de tapetes que os cães não devam fazer suas necessidades. Essa técnica tem chances de dá certo, pois os cachorros não gostam de fazer xixi e nem cocô perto de onde dormem ou comem.

Outra técnica pode ser a observação de quando os cães costumam fazer suas necessidades. Geralmente isso ocorre quando acordam, depois de comer, após um passeio ou atividades físicas e até mesmo quando estão soltos em ambientes pequenos.

Sendo assim, ao perceber que o animal vai fazer as suas necessidades, leve-o imediatamente ao local correto e quando ele fizer, recompense-o com carinho e petiscos. Repita quantas vezes for necessário, até que ele saiba ir sozinho ao determinado local.

Não brigue quando o peludo fizer o errado e nem limpe o local na presença dele. Lembre-se que o animal prefere atenção negativa do que um “gelo” do dono.

Além de todas essas técnicas feitas em casa, existe a opção de usar produtos encontrados em petshops, os quais repelem os cães pelo cheiro exalado que para eles são desagradáveis. Basta só aplicar no local que você quer proteger da urina do cãozinho, nesse caso, os tapetes.

Xixi de cachorro: receitas caseiras e produtos para eliminar o cheiro | DogHero

Lidar com xixi de cachorro é algo muito familiar para quem tem um pet em casa. Ele pode aparecer naquele tapete lindo, no meio do corredor ou na sua planta querida que decora a sala.

E por mais treinado que seja o seu cão, isso vai acontecer eventualmente. O jeito é respirar fundo, manter a calma e limpar o mais rápido possível.

Mais do que isso, é preciso empenho para eliminar o cheiro.

Muito mais do que apenas um capricho, eliminar o cheiro de xixi de cachorro ajuda a evitar novas ocorrências naquele mesmo lugar – além de ser desagradável e anti-higiênico! Assim, você e seu peludo podem voltar a conviver tranquilamente. Veja algumas dicas de como fazer isso.

Receitas caseiras para eliminar o cheiro de xixi de cachorro

Nem sempre essa missão é fácil, né? Para ajudar nessa empreitada, confira a seguir algumas dicas e receitas para fazer em casa e não sofrer mais com o cheiro de xixi de cachorro.

Xixi de cachorro recente no tapete

O xixi de cachorro está em seu lindo tapete, mas ainda está molhado? Então, nada de pânico. O lado bom é que assim, sendo recente, fica mais fácil de eliminar todo o líquido e o odor.

Cubra o local com bastante papel toalha para que a urina seja toda absorvida. Depois, lave a área com água fria. E antes de se aborrecer com o fedor do pano que usar para limpar, vale ressaltar que isso é um sinal de que o máximo da sujeira e o odor foram removidos.

Finalize colocando bicarbonato de sódio no local e deixe por um tempo. Depois é só limpar bem. Você pode usar um aspirador de pó para remover tudo e concluir a limpeza. Outro ótimo método é fazer uma solução caseira. Um copo de água, uma xícara de vinagre e duas colheres de bicarbonato de sódio. Misture tudo e borrife na mancha. Deixe agir por alguns minutos e limpe com uma toalha.

Xixi de cachorro seco no tapete

Se você não viu na hora que aconteceu e o xixi de cachorro secou, não se estresse. Há uma solução. Em primeiro lugar, defina a área atingida. Utilize um pano molhado com água morna no local. Molhe e depois seque.

Repita o procedimento até que o odor e os resquícios de urina sejam removidos. Se apenas essa operação não for suficiente, aplique a solução caseira de vinagre e bicarbonato de sódio. Também existe a opção de recorrer a produtos específicos para concluir a limpeza.

Há sprays e produtos líquidos disponíveis no mercado e com essa função.

Xixi de cachorro da madeira

O seu querido pet resolveu deixar xixi de cachorro na madeira? Aja rapidamente. Utilize bastante papel toalha para remover todo o líquido, limpando o local. Depois, esfregue a mancha com uma esponja e uma solução feita com vinagre e água. Deixe agir por alguns minutos. Se não houver mais odor, seque com um pano.

Caso o cheiro de xixi de cachorro persista, antes de secar, aplique bicarbonato de sódio. Após algumas horas, limpe a área. Quando se livrar da sujeira e do fedor, termine a operação com um produto específico para tirar manchas de madeiras. E pronto! Lembre-se que quanto mais rápido você agir, mais bem-sucedida será a limpeza.

Produtos para eliminar o cheiro de xixi de cachorro

Além das receitas caseiras para eliminar o cheiro de xixi de cachorro, existem diversas opções de produtos que ajudam na tarefa. Conheça algumas alternativas e escolha o melhor para o seu dia a dia.

Aromatizantes

Os aromatizantes ajudam a neutralizar cheiros ruins na casa, não apenas o do xixi de cachorro. Você pode optar pelo perfume que mais te agrada e utilizar sempre que sentir necessidade. Em geral, esse tipo de produto é vendido em spray.

Eliminador de odor

Os eliminadores de odor até podem parecer ter a mesma função dos aromatizantes, mas não exatamente. Eles são vendidos em líquidos e servem para limpar os locais onde o mau cheiro está, como aquele canto com xixi de cachorro. Também ajudam a desinfetar e perfumar o ambiente.

Como evitar o cheiro de xixi de cachorro?

Alguns produtos e o treinamento correto ajudam a evitar que o xixi de cachorro espalhe o odor pela casa toda. Confira:

Banheiro do cachorro

Quando o cachorro aprende que há um lugar certo para xixi e cocô, produtos do gênero podem ajudar. Tapetes higiênicos e sanitários caninos são ótimas alternativas para isso. Algumas opções contam com a tecnologia, garantindo combate às bactérias, alta absorção, sem odores e vazamentos.

Removedor e repelente

Existem produtos como o removedor de odores que ajudam a remover e limpar o xixi de cachorro. São ótimas alternativas, já que alguns materiais de limpeza apenas mascaram o cheiro.

Isso ajuda a evitar que o ocorrido se repita. Para complementar, borrifar o repelente naquele local afasta o pet e impede que ele faça xixi novamente.

A solução caseira (vinagre e bicarbonato) também pode ser usada com essa mesma finalidade.

Castração

Se você não pretende cruzar o seu cão, existe a possibilidade de considerar a castração. Mas o que tem a ver? Além de incapacitar a reprodução, a cirurgia pode ajudar a diminuir a agressividade e a demarcação de território. Ou seja, diminuem as ocorrências de xixi de cachorro no lugar errado.

Dar atenção e carinho

Às vezes, o xixi de cachorro no lugar errado acontece porque o seu peludo quer chamar atenção. Logo, por mais bravo que você esteja, reflita se está se dedicando o suficiente ao cachorro.

Observe também o seu comportamento e cheque se está tudo bem com seu pet. O mesmo vale para os passeios e atividades físicas.

O tédio também pode acarretar malcriações como essas a fim de que seja notado.

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Por mais cativantes que sejam os cães, encontrar a urina deles no meio da sala definitivamente não é legal. Aliás, isso é um dos transtornos enfrentados quando o peludo entra em sua vida. Lembre-se que eles precisam aprender que há um lugar para chamarem de banheiro. Por isso, é preciso ensinar que xixi de cachorro deve ser feito no lugar certo.

Para fazer isso, é importante escolher o local ideal na cada para essa finalidade. De preferência no lado oposto de onde se encontram a água e a comida, bem como a sua casinha. Esse espaço deve ser forrado com jornal, tapete higiênico ou outras alternativas que preferir.

Faça-o associar as necessidades àquele local. Por isso é tão importante celebrar todas vezes em que o seu peludo fizer xixi no lugar certo. Vale oferecer um petisco, um carinho, bater palma, elogiá-lo. Ações positivas são fundamentais para que ele entenda quando acertou e queira repetir.

Mas, se por acaso o xixi de cachorro aparecer onde não deve, não brigue e nunca esfregue a cara dele ali. Repreender pode tornar o hábito ainda mais difícil e treinamento requer paciência. Isso pode acontecer até mesmo com os cachorros treinados, que o fazem para chamar a sua atenção.

Gostou das dicas? Confira também como treinar um cachorro filhote!

Leia também:  Como Se Chama As Pessoas Que Vem Filmes?

Seu cachorro faz xixi no lugar errado? Veja como resolver

Logo que um cachorrinho chega à sua nova casa, uma das principais preocupações dos tutores é evitar que façam xixi no lugar errado. Porém, muitos donos encontram grande dificuldade nessa missão.

Se você está enfrentando dificuldades para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar correto, fique tranquilo. Este artigo irá te explicar tudo o que você precisa saber para conseguir treinar seu cãozinho a não fazer xixi no lugar errado.

Motivos que podem levar o cachorro a fazer xixi no lugar errado

É muito comum que filhotes façam, vez ou outra, cocô e xixi no lugar errado. Entretanto, se esse comportamento permanece mesmo com você se dedicando para ensiná-lo a usar o local certo para as suas necessidades, é preciso investigar as razões que podem levar a esse comportamento indesejado.

Os motivos mais comuns para fazer xixi fora do lugar são:

Poucas idas até o banheiro

Algumas vezes, os cachorros acabam fazendo xixi no lugar errado pois seus tutores não o levam para fazer suas necessidades a quantidade de vezes necessária e eles acabam não conseguindo segurar por tanto tempo (principalmente os filhotinhos).

Quando estão aprendendo onde é o local correto, é importante que os donos dos animais os levem várias vezes ao dia até a área destinada para que possam fazer xixi e cocô.

Os horários principais para isso são logo depois que comem, pela manhã quando acordam, quando eles já ficaram um certo tempo sem fazer xixi, ou ainda quando eles começam a dar sinais de que estão procurando um lugar para fazerem suas necessidades, como ficar cheirando o chão ou dando volta em torno de si mesmo.

Má escolha do local

Cachorros evitam fazer suas necessidades perto de onde comem e dormem. Por isso, procure manter o banheiro do cãozinho longe de seu comedouro, bebedouro e caminha.

Além disso, é importante ter em mente que filhotes não conseguem segurar a vontade de fazer xixi e cocô por muito tempo. Então, esse local não deve ser muito longe de onde ele irá passar a maior parte de seu tempo brincando. Para evitar acidentes, o ideal é oferecer mais de um local como banheiro até que ele aprenda direitinho o local correto de fazer suas necessidades.

Banheiro pequeno

Algumas vezes o cachorro chega ao local correto para fazer suas necessidades, mas acabam fazendo um pouco fora do lugar exato. Isso pode acontecer se a área estipulada para ser o banheiro do animal for muito pequena. Tenha em mente que a área determinada para o cão fazer suas necessidades deve ser grande o suficiente para ele entrar e dar voltas.

Para resolver essa situação, é só aumentar o espaço definido como o banheiro do animal, cobrindo uma área maior com tapetes higiênicos, por exemplo.

Tipo errado de material

Cães preferem fazer suas necessidades em locais com uma superfície absorvente. Na natureza, eles irão escolher uma área com grama ou terra para se aliviarem.

Em sua casa, você pode oferecer ao seu bichinho uma área do gramado ou jardim destinada a essa finalidade.

Caso não haja esse espaço em sua casa, você pode utilizar tapetes higiênicos, grama sintética com caixa absorvente ou só a caixa com grade e jornal embaixo.

Caso seu animalzinho não esteja se adaptando a um tipo de material, você pode tentar outras opções e ver se ele se sente melhor com elas.

Higiene inadequada

Ninguém gosta de usar um banheiro sujo, nem os cachorros. Por isso, mantenha sempre limpa a área escolhida que o animal faça suas necessidades. Assim, você evita que ele procure outro lugar para fazer xixi e cocô.

Problemas comportamentais e de saúde

Em alguns casos, os cães fazem xixi no lugar errado por problemas comportamentais, como demarcação de território, ansiedade de separação ou excesso de submissão, ou até mesmo por problemas de saúde, como infecção ou incontinência urinária.

É preciso que os donos estejam atentos e avaliem os motivos que levam o cachorro a não conseguirem fazer suas necessidades no lugar adequado. Se observarem algum comportamento estranho ou fora do comum, procure um veterinário. Ele poderá te ajudar a identificar o que pode estar causando o problema.

Cuidado: xixi e cocô só fora de casa pode gerar problemas

Alguns tutores de animais preferem, por diversos motivos, levar seus cachorros para fazerem suas necessidades somente fora de casa. Entretanto, esse tipo de condicionamento pode acabar causando situações incômodas para os donos e problemas sérios de saúde para o cachorro.

Cães criam hábitos rápido. Se você começar a levar o animal para fazer suas necessidades na rua sempre no mesmo horário, ele irá se adaptar a essa rotina e cobrará que você o leve sempre naquele período.

Se por algum motivo você não puder cumprir esse cronograma, o cachorro poderá acabar fazendo suas necessidades fora do lugar ou pior! Ele poderá segurar o xixi por muito tempo e esse comportamento pode causar problemas sérios de saúde ao animal, como infecções ou outras doenças relacionadas ao trato urinário.

Por isso, por mais que você prefira que seu cão se alivie na rua, é muito importante que você também ofereça opções de banheiro para ele dentro de casa e o estimule-o a utilizá-lo de vez em quando. Assim, nem você e nem seu cachorro terão problemas.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

A melhor forma de ensinar o cachorro a ter um comportamento que desejamos é recompensando-o quando ele age da forma esperada. Ou seja, sempre que seu cãozinho fizer xixi ou cocô no lugar certo, você deverá recompensá-lo com algum petisco e muito carinho. Assim, ele irá associar esse comportamento a algo agradável e irá repetir a ação esperando a recompensa.

Para que ele entenda corretamente qual comportamento está gerando sua reação positiva, você precisa agir na hora certa.

Então, quando você levar seu cachorro para o banheiro, fique com ele até ele terminar e, logo após ele fazer o que precisa, você deve recompensá-lo. Não faça uma festa muito barulhenta, pois isso pode assustar o animal e ter o efeito reverso do que você deseja.

Repita essa ação sempre que ver seu cachorro usando o banheiro da forma certa e, com o tempo, ele irá entender que é isso que você espera dele.

Se o cachorro fizer xixi no lugar errado, não brigue com ele, pois ele pode se assustar, ficar com medo de fazer suas necessidades na sua frente e começar a fazer escondido. O ideal é sempre se adiantar e levar o animal para fazer xixi antes que ele tenha vontade e faça no lugar errado.

Caso você chegue em casa e encontre um xixi fora do lugar, também não dê bronca no cãozinho, pois ele nem saberá o motivo pelo o qual você está bravo com ele.

Nesse caso, o que você deve fazer é limpar muito bem o local, sem que ele veja, para que não fique nenhum cheiro de urina ou fezes, o que pode estimular o bichinho a fazer suas necessidades no mesmo lugar outras vezes. Para essa limpeza, você pode usar um removedor enzimático, pois esse produto retira completamente o cheiro do xixi e cocô do cachorro das superfícies.

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre como ensinar seu cachorro a não fazer mais xixi no lugar errado é só começar o treino e construir uma relação mais agradável com seu animalzinho.

Quer receber em seu e-mail informações como essa e muitos outros conteúdos sobre o mundo pet? Assine nossa newsletter e não perca nada do que postamos por aqui.

Download Premium WordPress Themes FreeDownload WordPress ThemesDownload Premium WordPress Themes FreePremium WordPress Themes DownloadZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=Download Premium WordPress Themes Free

O que passar no chão para o cachorro não urinar – Veja produtos

Você sabe o que passar no chão para o cachorro não urinar? Esta é uma das dúvidas mais básicas de tutores de primeira viagem e até daqueles que já tem alguma experiência com cães. Afinal, ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo é uma das tarefas mais importantes para que vocês possam viver em harmonia dentro de casa.

Só que há tantas variáveis que devem ser levadas em consideração para este processo, que nem sempre é tão simples assim de assimilar tudo. Afinal, há tantos métodos e produtos que prometem ajudar o cão, que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam. Pois cada cão é único e tem, também, um comportamento único que precisa ser levado em consideração.

E o artigo de hoje vai te ajudar a entender isso tudo de forma bem detalhada. Por isso, continue sua leitura!

Cãozinho olhando a paisagem – Foto: Freepik

O que passar no chão para o cachorro não urinar – Existe um produto específico para isso?

Sempre que um tutor começa a pensar em como ajudar o cão a acertar o local do xixi, um processo de adestramento começa. Ou seja, fazer o cãozinho entender onde é o banheiro dele, nada mais é do que um tipo de adestramento que precisa ser trabalhado. E justamente por isso, nossa primeira dica, é: dê tempo ao cão. Ele não vai acertar o banheiro de primeira.

Para facilitar, você pode ensinar ao cão, inclusive, onde ele não pode fazer xixi.

Desta forma, automaticamente as possibilidades vão sendo eliminadas, até o ponto de o cão entender que ele só tem um lugar para as necessidades.

Uma das formas de fazer isso, é justamente entendendo o que passar no chão para o cachorro não urinar. Ou seja, demarcar determinados territórios com algum cheiro que afaste o animal.

Separamos uma lista com alguns produtos que você poderá considerar. Veja:

  • Vinagre pode ser uma boa opção caseira para repelir o cão;
  • Os repelentes de cachorro podem ajudar;
  • Educadores sanitários repelentes também são boas opções;
Leia também:  Como Saber Qual A Minha Vocação Profissional?

Para que você possa sair deste artigo e já colocar algumas destas dicas em prática, vamos analisar e entender melhor cada alternativa acima. Continue sua leitura!

Cão no colo de sua tutora – Foto: Freepik

Vinagre pode ser uma boa opção caseira para repelir o cão

Nem sempre é possível ajudar e tratar alguma questão animal com produtos caseiros. Principalmente quando o assunto é mais delicado, envolvendo algum tratamento ou medicamento. Só que em algumas situações você pode, sim, aproveitar algumas coisas que tem dentro de casa para ajudar seu cãozinho de alguma forma.

O vinagre possui um cheiro bem forte e pode ser um grande aliado para demarcar territórios, de forma que o cachorro não pense em fazer as necessidades por lá. O cão será facilmente repelido e não terá o conforto que precisa para realizar as necessidades.

Porém, é importante lembrar que isto também pode apresentar algum risco. Ou seja, o cão pode, sim, ter algum tipo de incômodo ou alergia com o cheiro, ou mesmo se entrar em contato com o vinagre.

Utilize esta opção apenas em situações bem específicas e que você tenha a visão e o controle do cachorro.

Jamais deixe poças de vinagre no chão, de forma que o cão possa entrar em contato, ok? Use apenas como um repelente natural, mas sempre com atenção e com cuidado.

Um dos pontos negativos do vinagre, é que ele poderá deixar um cheiro bastante desagradável, inclusive, na sua casa. Principalmente se usar em cima de tapetes.

Os repelentes de cachorro podem ajudar

Quando você se pergunta o que passar no chão para o cachorro não urinar, certamente pensa em correr para o pet shop e verificar o que tem disponível por lá para ajudar no processo. E você tem razão. A melhor alternativa é sempre buscar produtos destinados aos pets, de forma que eles não se machuquem ou se sintam mal.

E os repelentes caninos podem ser uma excelente opção para quem está treinando o cão para acertar o lugar do xixi ou mesmo para quem tem um cãozinho já treinado, mas que quer continuar lembrando ele de onde não deve urinar. Este tipo de repelente é ótimo, pois como o vinagre, ele também apresenta um odor bastante desagradável, fazendo com que o cachorro não queira, de jeito nenhum, ficar naquele local.

Existem diversos tipos de repelentes para cachorro e você poderá optar por aquele que tiver disponível no pet shop mais perto da sua casa.

O interessante é fazer um teste, pois pode ser que o cão precise de algum estímulo inicial até que o produto funcione e ajude de fato. Se preciso for, teste mais de uma vez.

Mas sempre faça isso com auxílio de outros estímulos que ajudem o cão a entender, então, onde ele de urinar. Falaremos disso em seguida.

Cão enrolado no frio – Foto: Freepik

Educadores sanitários repelentes também são boas opções

Outro excelente produto canino para usar no processo de ensiná-lo onde deve fazer xixi, é o educador sanitário. O educador sanitário é uma das melhores alternativas para quem não quer ter tantas dificuldades no processo de adestramento sanitário. Afinal, este é um produto bem simples e muito funcional, que ajuda a indicar o olfato do cão para onde ele deve fazer suas necessidades.

No entanto, este é um produto que apresenta uma versão alternativa ao olfato indicativo, que é o olfato repelente. Ou seja, você também poderá usar o educador sanitário como uma fonte odores para repelir o cachorro nos locais que ele não deveria fazer xixi, o que acaba ajudando no processo de uma maneira geral.

Você pode encontrar educadores sanitários em qualquer loja de pet shop perto da sua casa, pois este é um produto feito especificamente para os doguinhos que precisam de uma ajuda extra para condicionar uma situação específico.

Cão filhote na cama – Foto: Freepik

Como evitar que o cachorro faça xixi no lugar errado – Veja dicas básicas de como ajudar o cão a entender onde é o banheiro dele

Agora que você já sabe o que passar no chão para o cachorro não urinar, é importante entender também como usar estes produtos. Ou seja, conforme mencionamos anteriormente, é muito importante entender que o processo de adestramento não é uma simples receita de dois, três ou quatro passos que vão funcionar repentinamente. É preciso um pouco mais do que isso.

Quando o seu cãozinho está aprendendo um novo processo ou um novo comando, saiba que ele poderá levar algum tempo até condicionar isso tudo da maneira correta. E você, tutor, é responsável direto por esta transição no aprendizado, pois você precisará dar suporte e ajudar o animal de uma maneira inteligente e racional.

E por mais que existam bons produtos no mercado pet, o processo em si também importa. Desta forma, listamos três dicas bem importantes para que você coloque em prática durante a sua jornada de adestramento. Veja:

  • Leve o cãozinho ao banheiro em momentos bem específicos – De manhã, após a alimentação e após as brincadeiras;
  • Siga uma rotina de reforço positivo para que o cão entenda onde ele deve urinar – E onde não deve;
  • Faça limpezas frequentes para tirar o cheiro da urina dos locais impróprios;

Vamos entender cada um dos passos de maneira mais aprofundada a partir de agora, para que você possa começar a adestrar o seu cãozinho, quem sabe, ainda hoje. Continue sua leitura.

O que passar no chão para o cachorro não urinar – Leve o cãozinho ao banheiro em momentos bem específicos – De manhã, após a alimentação e após as brincadeiras

Se você quer que o cachorro faça xixi e cocô no lugar certo, ou seja, no banheiro que você definiu, é muito importante prestar atenção no comportamento do cachorro. Sim, você precisa se dedicar ao máximo para entender a rotina de necessidades do pet, de modo que você possa levar o cão ao banheiro em cada momento.

É claro que todos os cães são únicos, apresentando diferentes rotinas e comportamentos.

No entanto, é muito comum que os cães precisem fazer xixi em momentos bem específicos do dia: de manhã, após a alimentação e também depois das brincadeiras.

Então, é nestes momentos que você precisa levar o cão até o tapete higiênico ou até o local destinado para as necessidades, de forma que ele possa ir se condicionando.

Detalhe importante: estas são três situações comuns. Ou seja, não quer dizer que vai funcionar especificamente para o seu cão.

No entanto, recomendamos que você preste bastante atenção na rotina do animal, de forma que possa identificar alguns momentos chaves em que eles querem fazer suas necessidades.

Alguns produtos específicos, neste caso, também podem ser uma boa ideia, como os aromatizantes ou repelentes.

Cão na hora de ir ao banheiro – Foto: Freepik

O que passar no chão para o cachorro não urinar – Siga uma rotina de reforço positivo para que o cão entenda onde ele deve urinar – E onde não deve

Não existe segredo para ensinar o cão a fazer as necessidades no lugar certo. Porém, algo que sempre vai funcionar e que você precisa colocar em prática sempre, é a rotina.

Sim, a rotina é a melhor aliada em qualquer processo de adestramento canino.

Afinal, é a partir da rotina que o cão começa a entender melhor o que ele pode ou não pode fazer, pois o condicionamento acontece, também, por repetição.

Durante qualquer processo de adestramento para o banheiro, lembre-se sempre de usar técnicas de reforço positivo. Assim, a rotina, somada ao reforço positivo, tende a trazer inúmeros benefícios para nossos cães, de modo que eles possam, em poucas semanas, assimilar o que é certo.

Se você não sabe o que é reforço positivo, recomendamos a leitura deste artigo aqui: Reforço positivo para cachorros – O que é isso e como usar?

O que passar no chão para o cachorro não urinar – Faça limpezas frequentes para tirar o cheiro da urina dos locais impróprios

E por fim, talvez uma das dicas mais importantes e que podem fazer toda diferença para seu cão aprender onde é o banheiro: as limpezas.

Isso mesmo! Da mesma forma que você entendeu o que passar no chão para o cachorro não urinar, é fundamental compreender, também, que nada substitui uma boa limpeza.

Aquela limpeza que é capaz de retirar diversos tipos de odores do chão, de modo que o cão não consiga identificar.

Mas, por que a limpeza é tão importante? É muito simples. Basicamente, um cão possui o olfato extremamente apurado.

E quando eles querem fazer suas necessidades, vão procurar somente locais bastante confortáveis do ponto de vista olfativo. Ou seja, um lugar que eles conhecem e que já estiveram em algum momento.

E o cheiro da urina pode facilmente indicar para o cão que ele deve urinar naquele local.

Por isso, com uma boa limpeza, você conseguirá remover o cheiro da urina dos locais que o cão eventualmente usou como banheiro. E com isso, conseguirá fazer o animal não se desconcentrar e focar no que ele precisa aprender: que é urinar no lugar correto.

Cuide do seu dog!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*