Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

iStock

Por Beatriz Ramirez
Atualizado em 30.11.20

A casa é o santuário da família, por isso é essencial ter um lugar tranquilo e agradável. Isso nem sempre é possível quando aparecem insetos indesejados no local, como as moscas. Além de serem inconvenientes, elas podem contaminar alimentos e trazerem doenças. Por isso, confira maneiras de como espantar moscas de seu lar:

Índice do conteúdo:

  • Causas
  • Como espantar
  • Cuidados

O que atrai moscas?

As moscas são atraídas por restos de alimentos e lixo em geral. Por isso, é imprescindível que as lixeiras estejam sempre vedadas. Além disso, farelos ou acúmulo de cascas e outros resíduos orgânicos na bancada da cozinha também são focos de atração. Não deixe alimentos expostos, sem cobrir, nem frutas e legumes muito maduros na fruteira, pois podem atrair as moscas.

Opções naturais para espantar moscas

Não sabe o que fazer para evitar que as moscas apareçam em sua cozinha ou perturbem o descanso de todos? Então, confira essas opções naturais que você pode colocar em prática com muita facilidade.

Como espantar moscas com vinagre

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Tua Casa

  1. Em meio litro de água, coloque meia garrafa de vinagre branco;
  2. Realize a limpeza comum da casa;
  3. Passe um pano úmido com a mistura de vinagre nas mesas, chão e bancadas da cozinha.

Como espantar moscas com limão e cravo

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Tua Casa

  1. Separe um limão e um pacote de cravos-da-índia;
  2. Corte o limão ao meio;
  3. Espete os cravos em cada metade;
  4. Deixe na cozinha para afastar as moscas.

Como espantar moscas com arruda, água e álcool

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Tua Casa

  1. Disponha 1 litro de água no liquidificador;
  2. Adicione 250 ml de álcool;
  3. Acrescente folhas de arruda seca;
  4. Bata a mistura e coe;
  5. Deixe em um borrifador e espirre na casa no início da noite.

Como espantar moscas com cebola

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Tua Casa

  1. Corte uma cebola em rodelas;
  2. Deixe no beiral das janelas;
  3. O cheiro forte da cebola afugenta as moscas.

Como espantar moscas com manjericão

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Tua Casa

  1. Em um vaso, coloque uma boa quantidade de água;
  2. Amasse folhas de manjericão nesse recipiente;
  3. Deixe no local em que as moscas mais ficam.

Como espantar moscas com hortelã e alecrim

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Tua Casa

  1. Cultive uma pequena horta na cozinha com um vasinho de hortelã e/ou alecrim;
  2. O cheiro intenso dessas ervas mantém as invasoras longe.

Como espantar moscas com café

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Tua Casa

  1. Coloque colheres de café em pó em uma vasilha;
  2. Com um isqueiro, queime o pó;
  3. A fumaça gerada vai espantar as moscas.

Como espantar moscas com garrafa PET

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Tua Casa

  1. Corte uma garrafa PET ao meio e pinte de preto;
  2. Ferva um copo com água e 2 colheres de açúcar mascavo;
  3. Espere a mistura esfriar a acrescente 1 g de fermento biológico;
  4. Disponha tudo na garrafa PET e pendure;
  5. Lembre-se de trocar o recipiente a cada 3 meses.

Com esses truques simples e que custam muito pouco, é possível manter a cozinha e outros espaços da casa livres das moscas. Então, escolha os métodos que preferir e coloque em ação hoje mesmo.

Cuidados para manter as moscas afastadas

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

iStock

Além dos cuidados naturais para espantar as moscas de sua casa, também é importante cuidar do próprio ambiente. Então, confira essas dicas para que as moscas não voltem para o seu lar.

  • Mantenha os potes sempre vedados: o cheiro de alimentos atrai as moscas, por isso manter as comidas lacradas evita o aparecimento dos insetos em geral.
  • Não acumule louça suja: os restos de comida em pratos e panelas atrai moscas, por isso é essencial fazer o máximo para evitar que a louça acumule por muitas horas.
  • Troque panos de copa e esponjas com regularidade: mantenha os panos e esponjas sempre secos e conservados, já que a umidade nesses itens ajuda na proliferação de bactérias, fungos e ovos de moscas.
  • Remova o lixo diariamente: o material em decomposição atrai as invasores, por isso é importante evitar o acúmulo do lixo em casa.
  • Separe o lixo orgânico e reciclável: deixe os restos de comida longe de casa e separe uma lixeira apenas para o lixo seco e destinado para a coleta seletiva. Lembre-se de lavar as embalagens recicláveis.

Basta seguir essas dicas para manter sua casa livre de moscas. E se você sofre com a infestação de outros insetos, confira também como combater formigas.

4 formas simples de acabar com as moscas em casa

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Definitivamente, uma das coisas que mais incomodam é a presença de moscas em um ambiente, ainda mais quando esse ambiente é a sua própria casa. Esse inseto é um potencial vetor de doenças, já que ele pousa em diversos locais, levando patógenos que podem afetar a saúde humana.

Com isso em mente podemos imaginar os males que uma mosca pode trazer para nossa vida. Logo de cara um dosmaiores incômodos é o fato de elas ficarem voando de um lado para o outro, tirando nossa paciência.

Além disso, elas pousam em todos os lugares, incluindo os alimentos, o que pode trazer graves ameaças a nossa saúde. Uma única mosca pode transportar mais de um milhão de bactérias.

De fato, as moscas pousam em qualquer lugar, desde alimentos, até lixões, passando por animais mortos, matéria fecal e alimentos podres. E é justamente devido a esse comportamento que ela consegue transportar microrganismos patogênicos.

  • Entre as doenças que podem ser associadas às moscas podemos citar: disenteria, febre tifoide, cólera, diarreia, micose, tracoma e conjuntivite.
  • Outra coisa que pode ser associada às moscas é o surgimento de erne, ou seja, o desenvolvimento de uma larva de mosca varejeira dentro de alguma ferida na pele, causando sintomas como dor, coceira e vermelhidão nos locais afetados.
  • Portanto, é extremamente necessário que esses insetos não entrem na sua casa, caso contrário doenças graves podem acometer você e sua família.

A forma mais prática de evitar moscas

  1. Uma das formas mais práticas para evitar as moscas é manter a casa limpa, assim você conseguirá deixar esses incômodos de fora.

  2. Uma das melhores coisas a ser feita é desinfetar a sua casa, se você ainda está em processo de acabar com as moscas, é importante desinfetar todos os cantos da sua casa.

  3. É importante lembrar de desinfetar a cozinha, as bancadas e seus puxadores, já que esses locais podem apresentar uma grande quantidade de patógenos.

  4. Além disso, lembre-se de desinfetar o banheiro e utilize na sua casa sprays antibacterianos e lenços desinfetantes.

Guarde os alimentos, acondicionando-os em recipientes ou deixando-os sempre cobertos. Isso fará uma diferença enorme e é uma solução válida para ajudar a evitar as moscas e seus patógenos.

A cozinha precisa receber uma atenção redobrada, verifique se os alimentos não estão em decomposição, principalmente as carnes, frutas, legumes, enfim todos os alimentos que podem estar atraindo as moscas para dentro da sua casa.

Outra coisa que deve ser feita é priorizar colocar o lixo na área externa da casa, higienizá-lo com frequência e ainda utilizar produtos à base de eucalipto, já que esse odor consegue espantar as moscas.

Leia também:  Homem Que Gosta De Homem Como Se Chama?

Além disso, os outros ambientes da casa precisam receber atenção quando estamos falando em acabar com as moscasde casa. Tome cuidado com os pingos de líquidos no piso ou no estofado e lembre-se sempre de manter os ralos limpos.

Se você notar a presença de uma mosca em um ambiente, experimente fechar as cortinas e deixe somente uma frestinha de luz próxima a uma janela aberta, é garantido que ela buscará a luz e irá embora.

Não podemos esquecer que nossos animais de estimação também têm hábitos propícios ao aparecimento de moscas. Muitas vezes, os pets deixam uma pequena porção de alimento ou raçãoou alguns farelos que acabam ficando descobertos em seus potes de comida.

Isso faz com que as moscas se dirijam a esses locais, onde podem depositar seus ovos. Além disso, os animaizinhos podem defecar dentro de casa, o que fatalmente irá atrair moscas e essas fezes podem se tornar um potencial foco de contaminação de moscas em sua casa.

A melhor forma de lidar com essa situação é limpar o mais rápido possível e em seguida higienizar o ambiente com vinagre. Isso fará com que os insetos fiquem afastados.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

4 formas caseiras de se espantar as moscas

Limão para espantar as moscas

O limão é uma fruta que pode ser muito útil para espantar as moscas. Corte um limão ao meio, colocandoas metades nas grades do fogão. Deixe durante a noite toda, lembrando demanter a porta do forno aberta.

Quando o dia raiar, feche a tampa do forno, ligando-o a 100oC. Deixe o limão aquecer até que o aroma cítrico comece a ser sentido pela casa.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?Powered by Cia Web Sites

Não é preciso que o limão fique assado ou cozido, basta que ele aqueça o suficiente para liberar o aroma. Após o procedimento, deixe o forno aberto e você notará que as moscas irão embora, uma vez que o aroma é desagradável para elas. Quando você não sentir mais o cheiro de limão, retire a fruta do forno e jogue-a fora. Se houver necessidade, repita todo o processo.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?O aroma cítrico do limão pode espantar as moscas.

Cravo

O cravo-da-índia pode ser usado de várias formas diferentes para espantar as moscas. Uma dessas formas é criar pequenas trouxinhas contendo o cravo e um tecido bem fino e espalhar por vários locais da casa.

Deixar essas trouxinhas perto de alguma fonte de calor (como uma luminária) ajuda a afastar as moscas,já que o cheiro propagará com uma eficiência redobrada.

Outra forma interessante de usar o cravo é espetá-lo em limões.Essa combinação é conhecida por espantar moscas e mosquitos, incluindo os mosquitos que causam a dengue.

Espete cravos no limão e, da mesma forma que a dica anterior, coloque em lugares estratégicos da sua casa. Esse métodopara espantar moscas também pode ser usado na geladeira para retirar o mau odor.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?O cravo-da-índia ajuda a espantar as moscas.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Leite e pimenta

Outra alternativa é misturar meio litro de leite com ¼ de xícara de açúcar demerara e adicionar quatro colheres de sopa de pimenta-do-reino moída. Você ficará espantado como as moscas vão embora de qualquer ambiente.

Para espantar de forma eficiente é preciso que essa solução seja aquecida por aproximadamente 15 minutos e em seguida espalhada por toda a casa, principalmente nos locais que as moscas são mais frequentes.

A ideia por trás dessa estratégia é que as moscas são atraídas pelo açúcar, mas ao tentar se alimentar dessa substância elas caem dentro do prato, morrendo por afogamento. Essa receita apesar de parecer um pouco estranha é muito utilizada nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?Leite com pimenta uma combinação anglo-saxônica para espantar moscas.

Água, álcool e arruda

Uma solução que pode ser muito efetiva contra moscas é combinar 1 litro de água com 250 mL de álcool e 100 gramas de arruda fresca.

Para fazer essa solução é necessário bater os ingredientes no liquidificador por aproximadamente um minuto, em seguida coar a mistura e colocá-la em um borrifador.

Após esse procedimento, espalhe o produto por toda a casa, dando especial atenção quando a noite começar. Esse inseticida também pode espantar formigas, portanto utilize essa mistura no chão e na pia.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?A combinação de água, álcool e arruda também faz as moscas desaparecerem.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Outras formas de afastar as moscas

Umas das maneiras mais difundidas para espantar moscas e mosquitos éutilizando citronela. Essa planta, semelhante à grama, é uma erva aromática originária da Ásia, mas que passou a ser muito utilizada no Brasil pela sua capacidade de espantar mosquitos, principalmente o Aedes aegypti, vetor de diferentes doenças.

Uma coisa que precisa ser discutida sobre a citronela é que a planta por si só não apresenta a capacidade para espantar moscas, ou seja, não basta ter uma plantação enorme no fundo da casa, recolher as folhas, rasgá-las e espalhá-las por toda a casa, pois assim a quantidade do aroma exalado não é suficiente para espantar esses insetos.

Para a citronela espantar os insetos é preciso uma grande quantidade do óleo essencial que é extraído das folhas da planta. Esse óleode forma concentrada é o que garante a sua ação repelente.

Portanto, em vez de pouca quantidade de planta é necessária uma quantidade muito grande e concentrada do óleo.

O que espanta as moscas e mosquitos são as substâncias presentes nese óleo, que são o citronelal, o geraniol e o limoneno. Como o aroma do óleo de citronela é cítrico é de se esperar que as moscas sejam espantadas da mesma forma que a receita caseira que utiliza o limão.

Outra grande vantagem da citronela é que ela apresenta baixa toxicidade. Portanto, pode ser usada na pele sem nenhum prejuízo à saúde.

  • O efeito repelente da citronela funciona não só com moscas e mosquitos, mas também com borrachudos, traças, formigas, besouros, baratas e até certos tipos de fungo.
  • Além disso, a citronela pode ser usada na fabricação de vela, de modo que ao queimar a cera o aroma vai sendo liberado de forma devagar e constante, fazendo com que os insetos sejam repelidos.
  • Lembre-se que se a infestação de moscas for muito grande o melhor é chamar profissionais da dedetização para resolver esse infortúnio.

O que você achou das nossas dicas? Gostaríamos de saber a sua opinião. Deixe seu comentário e continue acompanhando nossas publicações.

Maneiras naturais de acabar com as moscas em casa sem usar veneno

Quando você termina de cozinhar, sua casa vira uma verdadeira infestação de moscas? Se isso acontece com você com frequência, mesmo que por outros motivos, temos uma ótima notícia: existem formas e acabar com as moscas e outros insetos usando truques naturais, sem usar veneno!

Leia também:  Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8.1?

Especialmente quando se tem crianças em casa, é difícil tomar a decisão de deixá-las expostas aos insetos (que no caso das moscas pode ser bem perigoso, como você conferiu nessa outra matéria aqui) ou deixá-las expostas a inseticidas e outra venenos, não é mesmo? Depois dessa lista, no entanto, você vai ver que tudo que você precisa está ao alcance de suas mãos em casa e que não deixa a saúde de sua família em cheque.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Como você vai ver, ervas aromáticas e usadas para temperar, assim como flores e até mesmo um simples ventilador podem acabar com as moscas em sua casa em um piscar de olhos. Mas, claro, outros truques bastante úteis e também muito fáceis estão listados logo abaixo, como você vai ver.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Pode parecer um truque bobo, mas pendurar uma sacola com água do lado de fora de casa ajuda muito a acabar com as moscas. Mas, preste atenção, para o truque dar certo é preciso que a sacola fique exposta á luz.

Segundo quem entende do assunto, isso funciona para acabar com as moscas porque elas têm uma visão invejável e podem detectar movimento muito sutis de luz. Então, quando a sacola transparente e cheia de água de mexe, os reflexos da luz vão em direções diferentes, confundindo e atraindo as moscas para fora.

Sacola com cerveja

Uma variação dessa espécie de armadilha também funciona com outros insetos. Para isso, ao invés de água, você deve colocar cerveja na sacola transparente e fazer um pequeno furo acima do líquido. E, quando dissemos “pequeno”, é pequeno mesmo, suficiente apenas para a passagem do inseto.

Quando a bolsa estiver pendurada em algum lugar próximo ao jardim, as vespas, moscas e mosquitos vão ficar atraídos pelo cheiro e vão subir para tentar beber a cerveja. Com isso, ficarão presos.

2. Manjericão e hortelã

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Além de outras plantas odoríferas, como lavanda, alecrim e assim por diante. Esses odores, embora agradem nosso olfato, afugentam as moscas.

Para usar essas plantinhas para acabar com as moscas, você só precisa tê-las no jardim ou manter alguns vasos próximos à janela da cozinha, por exemplo.

Óleos essenciais, como o de eucalipto, em portas e janelas também têm um ótimo efeito sobre esses visitantes indesejados.

3. Redes e telas contra mosquitos

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Proteger suas janelas e portas com telas também mantém os insetos, como as moscas, longe de sua casa. Essa não é uma maneira muito “natural” de acabar com as moscas, mas ainda assim ajuda a mantê-las longe e sem usar veneno.

4. Ventiladores

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Ainda nesse “hall” de gambiarras contra as moscas, um simples ventilador pode ajudar em determinadas condições. Um bom exemplo disso é quando você faz aquele bife acebolado e as moscas ficam alvoraçadas, sabe?

Elas (as moscas), assim como outros insetos voadores não gostam de movimentos no ar. Os ventiladores móveis, então, ou os de teto, são os melhores contra esses bichinhos sujos e irritantes.

5. Cebola

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Essa é uma opção para quem não tem nariz muito sensível, mas funciona bem contra as moscas. Tudo o que você tem a fazer é esfregar rodelas de cebola, ou algumas gotas do suco dela, em volta das janelas e portas. O cheiro vai manter as moscas longe, mas muita gente pode reclamar pelo mesmo motivo.

6. Cozinha limpa

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Pode parecer uma dica clichê, mas manter a cozinha limpa, com a pia livre de panelas sujas (especialmente panelas do preparo de carnes) ajuda bastante a acabar com as moscas em casa. Tirar o lixo logo depois de cozinhar também é um bom truque.

E aí, gostou das dicas? A gente espera que você não tenha mais que usar veneno em casa só para mandar as moscas embora.

Agora, falando em criaturinhas pequenas e incrivelmente nojentas, você precisa ler também: Porque você NUNCA deve comer alimentos com formigas!

Fonte: O Sagaz

Confira 5 dicas para acabar com as moscas na cozinha

Você está na cozinha preparando uma refeição deliciosa e elas aparecem para chatear: as moscas podem ser um problema muito chato no dia a dia. Elas aparecem principalmente em dias de calor e com umidade alta e podem contaminar os alimentos. Anda sofrendo com as moscas na sua casa? Confira no TudoGostoso 5 dicas para acabar com as moscas na cozinha!

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Foto: Shutterstock

Vinagre: ajuda para se livrar das moscas na cozinha

Vinagre

O vinagre é um produto superversátil e também pode te ajudar a espantas as moscas. Depois de realizar a limpeza da sua casa, passe um pano molhado com um pouco de vinagre em bancadas, mesas e, se quiser, também no chão.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Água, álcool e arruda fresca

Dizem que a arruda ajuda a espantar as coisas ruins. Aqui, misturada com água e álcool, ela vai te ajudar a acabar com as desagradáveis moscas. Coloque no liquidificador 1 litro de água, folhas de arruda fresca e 250 ml de álcool. Bata, coe e coloque num borrifador. Borrife a mistura pela sua casa, de preferência no início da noite.

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Foto: Shutterstock

Com água, o manjericão ajuda a afastar as moscas

Água e manjericão

Esta dica é bem simples: coloque num vaso ou recipiente sem tampa água e folhas de manjericão amassadas. Isso vai ajudar a espantar as moscas!

Foto: Shutterstock

Limão com cravos-da-índia

Limão e cravo-da-índia

Corte o limão ao meio e espete cravos nele: deixe na cozinha para fazer as moscas se afastem.

Foto: Shutterstock

Folhas e óleo de eucalipto

Óleo de eucalipto

Em uma mistura de água com vinagre, coloque algumas gotas de óleo de eucalipto. Borrife nas janelas, pias, portas, fruteiras e lixeiras.

  • Veja também:
  • Vinagre: confira dicas incríveis de limpeza para sua casa
  • Limpeza na cozinha: 4 truque simples
  • Técnicas de limpeza para o seu forno

6 maneiras de espantar as moscas – Dicas de Mulher

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Foto: Thinkstock

Com as temperaturas elevadas, chegando à casa dos 40 graus, e o aumento da umidade do ar, é comum haver um crescimento significativo no número de moscas domésticas. Considerada um dos insetos mais comuns, a mosca pode contaminar alimentos e propagar uma série de doenças nos seres humanos, como por exemplo, conjuntivite, febre tifoide, tuberculose, diarreia, entre outras.

Mas como manter a casa livre desses hospedeiros indesejáveis? A resposta está, primeiramente, na limpeza do ambiente.

Manter a casa devidamente limpa, sem restos de alimento, com bancadas, pias e chão sempre secos colabora com a diminuição do número de moscas. Soma-se a isso a retirada frequente do lixo e a lavagem da lixeira.

Além da limpeza, existem outras formas, naturais e artificiais, de manter o ambiente livre das indesejáveis moscas. Confira algumas delas:

1. Inseticida

Segundo Karlla Patrícia, doutora em Zoologia, os produtos contendo DEET (sigla em inglês para o composto N,N-dietil-meta-toluamida) e o óleo de citronela são comprovadamente eficazes, e vem sendo usados desde a época da 2ª Guerra Mundial.

Leia também:  Como Sei Os Pontos Que Tenho Na Carta De Condução?

Os cientistas testaram respostas eletrofisiológicas de neurônios sensoriais olfatórios que se localizam nas antenas das moscas e descobriram que o inseticida faz com que elas não percebam que existem alimentos por perto.

2. Vinagre

Depois de realizar a limpeza do ambiente experimente passar um pano molhado com um pouco de vinagre em toda a casa, quintal, varandas, bancadas.

3. Cravo da Índia e limão

Segundo Margarete Camargo, doutora em Fitopatologia e professora do Departamento de Fitossanidade da UNESP, cravos espetados em limão, afastam as moscas e os mosquitos, inclusive os da dengue. Experimente enterrar alguns cravos da índia no limão e espalhe os pela casa. A combinação também funciona para afastar maus odores da geladeira.

4. Água, álcool e arruda

Separe 1 litro de água, 1 copo de 250 ml de álcool comum e 100 g de arruda fresca. Bata-os no liquidificador por cerca de um minuto, coe a mistura e armazene em um borrifador. Espalhe o produto pela casa principalmente no começo da noite. O inseticida natural também pode ser usado no chão e na pia para afastar as formigas.

5. Louro, eucalipto e manjericão

Outra boa dica é misturar folhas de louro, eucalipto e manjericão colocando-as em saquinhos que podem ser espalhados pelo ambiente.

6. Armadilha Caseira

Para residências com grande quantidade de moscas recomenda-se a preparação de uma armadilha caseira. Pegue uma garrafa PET, corte ao meio e pinte-a de preto. Misture 1 copo de água com 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e ferva.

Espere esfriar e adicione 1 grama de fermento biológico fresco. Ponha esse líquido dentro do vasinho de PET e pendure. As moscas serão atraídas e lá ficarão presas. A falta de luminosidade do vasinho impede a saída da mosca quando ela for atraída para a armadilha.

É importante trocar este recipiente a cada 3 meses.

Saiba como evitar as moscas, inimigas número 1 do churrasco

Como Evitar Que As Moscas Entrem Em Casa?

Não é por acaso que a expressão “andar com as moscas” é usada para se referir a pessoas irrequietas. Esses insetos estão entre os que mais incomodam uma roda de conversa, um almoço e – típico de dos impertinentes – um churrasco. E o pior é que, mais que atrapalhar um bate-papo ou uma refeição, podem transmitir doenças como diarreias, infecções e bicheiros.

As moscas são atraídas para o churrasco pelo mesmo chamariz que nos faz ter inveja da casa vizinha de onde vem a fumaça no final da manhã de domingo: o cheiro de carne assada. Embora o odor predileto delas seja o de comida em decomposição – e aí é que está o perigo. Como circulam por ambientes sujos e pelo lixo, ao pousar em algo que vamos comer podem transmitir doenças.

Para mantê-las longe de casa, “o ideal é manter os alimentos guardados em recipientes com tampa ou cobertos”, recomenda o professor Carlos Lamas, etnólogo do Museu de Zoologia da USP. “Além disso, evite deixar restos de alimento espalhados, assim como fezes de animais ou qualquer outro vestígio de lixo”,

Existem diversas espécies na natureza. As que mais comumente invadem as residências são as domésticas e as varejeiras. Estas demandam um cuidado extra: se pousam em ferimentos no corpo, podem colocar ovos no local, formando o chamado bicheiro.

Para combatê-las, uma forma eficiente é armadilha de luz negra. “É um tipo de caixa, com uma lâmpada dentro, que atrai os insetos. Como as paredes internas da armadilha contam com uma cola, as moscas acabam ficando presas”, explica.

De qualquer modo, é fundamental manter a casa sempre limpa. Um pano molhado com vinagre branco nos batentes de portas e janelas, ou na área da casa onde se costuma fazer churrasco, ajuda a manter esse incômodo distante.

Plantas aromáticas, como hortelã, arruda, cânfora e citronela, também têm um efeito repelente contra as moscas, e podem ser espalhadas pelos acessos da casa. “Mas o cheiro de lixo é muito mais intenso do que dessas ervas, e elas não serão eficazes caso exista sujeira na casa”, ressalta Lamas.

Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra

Como espantar moscas da cozinha

Espantar traças, moscas e mosquitinhos da cozinha nem sempre é uma tarefa fácil, né? Muitas vezes, quando os alimentos ficam expostos (como pães, bolos e frutas muito maduras), os insetos tendem a invadir o ambiente e, caso você não tome as medidas necessárias, é possível que a cozinha fique infestada. Para evitar esse tipo de problema, nós preparamos uma matéria com dicas de como espantar moscas da cozinha de forma eficiente. Confira!

Faça uma limpeza com vinagre branco

A melhor dica para manter as moscas distantes da cozinha é apostar na limpeza com vinagre branco. Por ser altamente desinfetante e ter um cheiro forte, esse produto é ótimo para afastar insetos e, além disso, serve para limpar tanto móveis e bancadas quanto alimentos.

Para lavar as prateleiras da cozinha por exemplo, prepare uma solução de 1 copo de água com 1 copo de vinagre e, então, use uma flanela para esfregar bem. Você também pode espirrar um pouco de vinagre nas frutas (como bananas e maçãs) que ficam expostas.

Dessa forma, pode apostar que os insetos ficarão longe!

Espalhe cravos pelas prateleiras, na fruteira e em outros cantos da cozinha

Outra forma de garantir que as moscas e outros insetos fiquem distantes dos alimentos é apostar no cravo-da-índia.

Assim como o vinagre, essa especiaria tem um cheiro bem forte e funciona como ótimo repelente natural.

Por isso, a nossa sugestão é espalhar cravos pela fruteira, bancada e nas prateleiras (principalmente no local em que os potes com alimentos ficam) para garantir que as moscas não apareçam. Bem simples, né?

Faça uma limpeza diária na cozinha com álcool

Manter a cozinha sempre limpa também é fundamental para evitar a presença de insetos. Por isso, a nossa sugestão é passar um pano com álcool na bancada, nos armários e também na parte de fora dos potes de vidro. Uma boa dica, inclusive, é usar de preferência um álcool com aroma de eucalipto, pois o cheiro ajuda a afastar as moscas e outros insetos.

Mudas de manjericão e hortelã podem funcionar como repelentes naturais

Você já pensou em plantar mudas de temperos e ervas (como hortelã, orégano, alecrim e outros) para cozinhar de forma mais natural? Montar uma pequena horta caseira pode ser mais benéfico do que você pensa! Isso porque vasos de plantas, muitas vezes, podem funcionar como repelentes naturais. O manjericão e a hortelã, por exemplo, são ótimos para manter as moscas longe da cozinha. Por isso, uma boa sugestão é colocar vasos com essas plantas no parapeito da janela do cômodo, que tal?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*