Como Evitar Que A Roupa Ganhe Bolor?

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

A chegada de dias mais frios é sempre um problema para quem tem alguma doença respiratória. O tempo mais seco agrava as alergias e o mofo e bolor – que também são um veneno para os alérgicos – se multiplicam com facilidade nessa época. Por isso, hoje você vai aprender como prevenir mofo e bolor e eliminar de vez esse problema da sua casa!

Entenda o que são e como prevenir mofo e bolor

Como Evitar Que A Roupa Ganhe Bolor?

Embora pareçam ser a mesma coisa e ambos sejam causados por fungos, o mofo e o bolor possuem características e consequências diferentes.

O bolor é o estágio inicial da infestação. Cria uma camada em alto relevo sobre as superfícies atingidas, geralmente de cor acinzentada e pode ser removido durante a limpeza comum da sua casa.

Já o mofo é o fungo em seu estágio avançado. Caracteriza-se por pontinhos pretos que aparecem no material afetado e que corroem essa estrutura, seja a parede, os móveis e até as roupas e é muito difícil de ser limpo.

Aprenda, agora, como prevenir mofo e bolor nos diferentes locais da casa.

Como prevenir mofo no guarda-roupa?

Os fungos que causam bolor e mofo se proliferam em ambientes úmidos e escuros. Por isso, a iluminação e ar fresco são aliados na prevenção do problema. Veja algumas dicas fáceis para fazer durante todo o ano.

  • De tempos em tempos, deixe as portas do guarda-roupa abertas para que o interior do móvel seja ventilado.
  • Abra também as gavetas, já que o mofo também pode ser formar aí.
  • Não deixe as roupas de frio guardadas o verão inteiro. Exponha essas peças ao sol algumas vezes ao longo da estação, ou leve para lavar.
  • Uma vez por mês tire todas as peças do guarda-roupa e limpe-o com um pano embebido em vinagre. Isso evita o surgimento dos fungos.
  • Outro gesto simples de como prevenir mofo é deixar um potinho de bicarbonato de sódio ou pedaços de giz no guarda-roupa. Esses materiais absorvem a umidade e evitam a proliferação do bolor.
  • Não guarde as roupas sem lavar. Uma única gota de suor é suficiente para começar uma colônia de fungos.

Como prevenir mofo nos armários da cozinha?

Como Evitar Que A Roupa Ganhe Bolor?

Para o armário da cozinha, os passos de como prevenir mofo seguem a mesma base de evitar umidade e espaços abafados.

  • Evite instalar armários em paredes que fazem divisa com o banheiro e podem ficar úmidas.
  • Tome cuidado com os locais por onde passam encanamento. Se o armário ocupar um espaço muito grande da parede e houver infiltração, você pode demorar a ver que o problema está acontecendo.
  • Deixe os móveis abertos de vez em quando para arejarem, especialmente se forem de madeira.
  • Mantenha um ritual de limpeza com vinagre. Além de acabar com o bolor, ajuda a eliminar a gordura.

Como prevenir mofo nas paredes?

Paredes mofadas são um grande vilão para toda a família. O cômodo infectado fica com um cheiro desagradável, as alergias se agravam e o problema pode se alastrar para os móveis.

Mas, então, como prevenir mofo nas paredes? Simples:

  • Mantenha os ambientes ventilados. No frio, parece instintivo fechar a janela, mas é importante que os cômodos sejam ventilados em algum momento do dia. Escolha algum horário para deixar as janelas abertas e evitar os fungos.
  • Fique de olho em possíveis vazamentos e infiltrações. A umidade nas paredes é ingrediente infalível para os fungos se multiplicarem e formarem bolor e mofo. Se ocorrer algum vazamento, o problema deve ser tratado com urgência e prioridade.
  • Se as paredes forem pintadas, espere a tinta secar completamente antes de dispor os móveis no cômodo. O mesmo vale para a instalação de papel de parede.

Como prevenir mofo no banheiro?

O banheiro é um dos cômodos mais comumente afetado pelo mofo. Fica muito tempo fechado, é escuro, e a água quente dos banhos mantém o local úmido. Aprenda como prevenir mofo nesse ambiente:

  • Depois do banho, deixe a porta e janela do banheiro abertas para que todo o vapor saia de lá.
  • Se tiver cortina de box, mantenha-a sempre esticada, para facilitar a secagem. A umidade se acumula rapidamente nas dobras desse material, fazendo surgir o mofo.
  • Mantenha o banheiro sempre limpo. Desinfete todos os cantinhos do cômodo e seque bem após a lavagem. O vinagre também pode ser inserido na rotina de higienização desse ambiente, juntamente com o bicarbonato de sódio.
  • Não se esqueça dos armários. Eles devem estar limpos e também serem arejados sempre que possível.
  • Fique de olho nos vazamentos, que vão deixar o banheiro úmido e ainda podem danificar a parede de outros cômodos.

Como tirar umidade do ambiente e prevenir mofo?

O principal segredo para prevenir mofo é evitar a umidade. Mas como fazer isso? Alguns hábitos simples no dia a dia melhoram muito a situação. Confira:

  • Sempre abra as janelas e deixe o ar circular pela casa por pelo menos 30 minutos.
  • Use saquinhos com sal grosso ou bicarbonato de sódio nos armários e outros móveis. Esses produtos ajudam a absorver a umidade.
  • Não estenda roupas em casa. Se você mora em apartamento ou é dia de chuva, prefira lavar menos peças e entender na área de serviço. Pendure as roupas no varal com um cabide e deixe um espaço entre elas, para a secagem ser acelerada. O uso de ventiladores ou secadores facilita o processo.

Clique aqui para conferir nosso post com dicas de limpeza para ambientes úmidos.

Como prevenir mofo na sua casa?

Agora está mais fácil prevenir o mofo na sua casa, não é mesmo? Mas ainda temos outras dicas infalíveis para evitar o problema.

  • Tenha uma rotina de limpeza na sua casa.
  • Instale calhas e telhados somente com profissionais de confiança. Erros na construção que impedem o escoamento adequado da água, ou a instalação errada de encanamentos pode deixar a sua casa constantemente úmida.
  • Casas construídas perto de vegetação e encostas são mais propensas à umidade e devem receber tratamento anti-umidade em toda a sua estrutura.
  • Deixe os móveis afastados da parede em pelo menos 2 cm. Se eles forem retirados do cômodo para limpeza do ambiente, espere que tudo esteja bem seco antes de coloca-los no lugar.
  • Se a casa possui muitos livros, lembre-se de mantê-los arejados.
  • Se alguma mancha surgir na parede, nada de procurar algo para cobrir o problema, como um móvel ou um quadro. Procure soluções que acabem com o mofo em vez de fingir que ele não existe.

Perigos do mofo

Além dos problemas causados aos materiais que ele afeta, já que o fungo em estágio avançado é corrosivo, o mofo é prejudicial à saúde.

Saiba quais são os seus principais perigos e entenda porque é importante prevenir que ele apareça.

Sinusite fúngica

Esse tipo de sinusite acontece quando respiramos fungos e esses microrganismos ficam alojados na cavidade nasal.

Além de dores de cabeça e na face, essa doença provoca congestão e obstrução nasal, dificuldade para respirar, secreção purulenta, diminuição do olfato, mau hálito, cansaço, falta de apetite e até perda de peso.

Asma alérgica

Causa por mofo, ácaros e pelos de animais, a asma alérgica é a inflamação e obstrução das vias aéreas, sendo mais frequente em crianças e gestantes.

Entre os sintomas estão: dificuldade para respirar, tosse, dor ou pressão no peito, silvo ao respirar, secreções ou muco, fadiga e falta de ar.

Leia também:  Como Parar De Pensar Em Alguem Que Nao Te Quer?

O que fazer se encontrar mofo na casa?

Como Evitar Que A Roupa Ganhe Bolor?

Se, infelizmente, a sua casa já estiver contaminada pelo mofo, aja o quanto antes para eliminar o problema. Temos algumas receitas caseiras para acabar com o mofo da casa.

Vinagre e bicarbonato

  • 240 ml de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Faça uma solução misturando os dois ingredientes e coloque em um borrifador. Pulverize sobre as manchas de mofo e deixe agir por 10 minutos. Retire com um pano seco e limpo. E repita o procedimento 1 vez por mês.

Água sanitária

  • 100 ml de água sanitária
  • 1 litro de água

Misture os dois ingredientes na proporção indicada e aplique no chão, parede e outras superfícies atingidas pelo mofo. Deixe agir por 30 minutos e retire com um pano limpo e seco. É especialmente eficaz em banheiros.

Limão para roupas coloridas

Se a peça afetada pelo mofo for uma roupa colorida, use suco de limão diretamente sobre a mancha. Esfregue delicadamente e depois lave normalmente.

Cândida para roupas brancas

As roupas brancas devem ficar de molho em uma solução de cândida diluída, antes de ser lavada. Se o tecido for sintético ou de seda, troque a cândida por leite.

Vinagre puro para estofados

Use um pano embebido com vinagre para esfregar a mancha. Depois, esfregue com um pano seco e limpo. Intercale os dois processos até o mofo sair.

Confira aqui outras dicas para eliminar o mofo da sua casa com receitas e truques caseiros.

Limpeza profissional para acabar com o mofo

Se a mancha de mofo está impregnada no estofado há muito tempo, será mais difícil eliminá-la. Nesses casos, é melhor contar com a ajuda de um profissional, que terá as soluções adequadas para tirar o mofo do sofá, sem danificar o móvel.

A Dr. Lava Tudo oferece a limpeza de sofá com a comodidade de ir até o seu endereço. O serviço é feito por técnicos especializados e com produtos de alta qualidade, deixando o seu sofá com cara de novo e livre dos fungos.

Faça uma simulação e deixe a sua família protegida contra o mofo.

Como tirar bolor de roupa: dicas e passo a passo prático

Roupas que ficam guardadas por muito tempo ou esquecidas em algum lugar úmido acabam ficando com manchas brancas ou pontinhos escuros de bolor.

É o acontece com aquela roupa suada de academia que ficou esquecida dentro da mochila ou com aquelas toalhas que ficaram dentro da máquina de lavar por mais tempo do que deveriam.

Hoje você saberá como tirar bolor de roupa com truques simples:

A vontade é de jogar tudo fora ou de sentar e chorar pela perda da roupa amada. Mas saiba que, dependendo do estrago, você consegue recuperar suas pecinhas e acabar com o bolor deixando-as como novas.

O que é o bolor e o mofo?

O mofo e o bolor são fungos que se proliferam em lugares úmidos e quentes especialmente aquelas roupas pesadas de inverno que ficam guardadas por muito tempo, lençóis e toalhas e até mesmo em objetos e paredes.

O bolor é aquele relevo de tonalidade acinzentada que fica sobre os objetos ou roupas e que pode facilmente ser removido com um pano úmido. Já o mofo danifica o material afetado e se caracteriza por pontos pretos mais difíceis de serem retirados, principalmente nos tecidos.

O mofo e o bolos são problemas domésticos muito comuns, especialmente se a sua casa é úmida e tem pouca incidência de sol, não pense que eles acontecem por falta de higiene ou limpeza deficiente.

E como o mofo e o bolor são microorganismos nocivos para a saúde dos seres humanos, por isso é importante limpar bem e eliminar os pontos de umidade. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar quadros de asma, podem causar alergias respiratórias, alergias de pele e até mesmo infecções.

Como tirar bolor de roupa e eliminar os fungos

Você encontrou pontos de bolor nas suas roupas de cama, banho ou de uso pessoal? Não se desespere, a solução pode ser mais simples do que você imagina. Confira o nosso passo a passo.

1. Limpe imediatamente

Assim que você descobrir a mancha de bolor, coloque a roupa para lavar e evite que o fungo cresça na sua roupa.

2. Escolha o produto ideal

Existem diversos produtos que podem ser usados para eliminar o bolor das suas roupas, escolha o que é mais adequado ao tipo de tecido para evitar danos ao seu vestuário. O vinagre branco é o mais versátil de todos, podendo ser usado em muitos tecidos diferentes. Ele pode ser diluído em água e aplicado diretamente sobre a mancha ou você pode deixar a peça de molho nessa mistura.

A água sanitária é o produto mais poderosos para acabar com o bolor, porém por motivos óbvios, não pode ser aplicada sobre roupas coloridas ou em tecidos delicados. Se as peças forem brancas e de tecidos resistentes, então vá com tudo!

O Bórax líquido ou em pó também é bastante eficaz e é seguro para roupas coloridas, mas sempre teste o produto em uma pequena área escondida para ter certeza de que não vai estragar a sua peça.

3. Aplique e esfregue

Definido o tipo de produto que você vai usar no combate ao bolor, aplique-o sobre a mancha ou deixe a peça de molho e esfregue os pontos mais esbranquiçados com uma escovinha macia ou uma escova de dentes velha. Procure fazer isso em uma área bem ventilada para que os esporos não se espalhem no ar e não causem problemas para a sua saúde.

4. Lave usando água quente

Bolor não sobrevive em altas temperaturas, então verifique as orientações da etiqueta da sua roupa e, se você puder lavá-la em água quente, dê uma boa enxaguada na peça com água bem quente e sabão em pó.

5. Secagem

Se possível, deixe a roupa secar ao ar livre e no sol. Aproveite para arejar todos os outros itens que estiveram em contato com a roupa embolorada. Se não for possível secar as peças ao ar livre, use a secadora de roupas, o calor da máquina vai ajudar a eliminar o que restar dos fungos.

Dicas para tirar e acabar com o mofo em suas roupas

Além do vinagre branco e do calor, existem outras receitas caseiras que ajudam no combate ao bolor e facilitam a tarefa de tirar manchas em peças emboloradas.

1. Água quente e sal

Essa dupla é muito eficiente para tirar manchas de bolor em peças de vestuário. Deixe o item de molho num balde com água bem quente e sal até que a água esfrie. Passe uma mistura de sal e suco de limão sobre cada mancha e coloque-a para secar diretamente no sol por algumas horas. Depois é só lavar normalmente e as manchas terão desaparecido.

2. Leite

O leite também é excelente no combate aos fungos e não só em roupas, mas também em plantas atacadas por esses danadinhos. Molhe bem a área afetada com leite e deixe a roupa secar no sol. Depois é só lavar normalmente. Repita a operação quantas vezes for necessário.

3. Bicarbonato de sódio

Leia também:  Como Excluir Itens Que Nao Querem Ser Excluidos?

Coloque duas colheres de chá de bicarbonato de sódio para cada litro de água e leve para ferver com a roupa dentro da panela. Antes de submeter suas roupas a esse tratamento é importante testar a resistência delas.

Essas dicas são muito eficazes, especialmente para remover pontos de mofo e bolor de toalhas de banho. Se elas forem brancas, aplique água quente e sal. Se ela for colorida, use a dica do leite e depois lave com água e vinagre branco. O vinagre tem ácido acético que é muito eficaz no combate aos fungos.

Dicas para evitar o bolor nas suas roupas

  • Nunca guarde roupas sem lavar, mesmo que elas pareçam limpas, pois pequenas gotas de suor, de chuva ou de comida que passam despercebidas podem criar fungos e causar manchas;
  • Deixe as portas dos guarda-roupas abertas sempre que possível para arejar as suas roupas e evitar o excesso de umidade, especialmente em dias quentes e secos;
  • Invista em desumidificadores nos meses mais frios e úmidos, principalmente se a sua casa recebe pouca luz solar;
  • O couro é um material muito suscetível ao mofo, por isso você deve retirar as peças de couro com regularidade maior e deixa-las expostas ao sol sempre que possível;
  • Pedaços de giz escolar, bicarbonato de sódio, cal ou gesso podem ser distribuídos dentro dos armários para ajudar a absorver a umidade. De tempos em tempos substitua-os por novos;
  • Procure arejar também o ambiente abrindo portas e janelas para fazer circular o ar nos cômodos;
  • Pelo menos uma vez por mês tire as roupas dos armários e limpe por dentro deles com água e vinagre ou com uma mistura de água, vinagre branco e água sanitária na proporção de um para um;
  • Não guarde toalhas úmidas e evite sacos plásticos para acomodar roupas de uma estação para a outra. Use papel de seda ou tecido branco para enrolar as roupas guardadas e lençóis para guardar edredons;

Roupas emboloradas ou com manchinhas escuras de mofo já não precisam ser descartadas, basta seguir uma das nossas dicas do artigo de hoje que o seu guarda-roupas estará salvo;

Se o problema de umidade na sua residência for muito sério, aconselhamos que você procure ajuda profissional para sanar o problema de vez. Não brinque com a sua saúde, existem casos de doenças muito sérias causadas por fungos;

Mofo no guarda-roupa: livre-se dele e aprenda a evitar

Os períodos chuvosos deixam os ambientes mais úmidos e, se
forem mal arejados, está aí a combinação perfeita para a proliferação do mofo.
E o guarda-roupa, sem dúvida, é um dos lugares propensos a isso.

E como evitar o mofo no guarda-roupa?

A dica é deixá-lo com as portas abertas por pelo menos 20
minutos por dia, para entrar ventilação. Outra forma de evitar a umidade é
colocar, a cada 6 meses, um potinho com bicarbonato de sódio, gesso ou cal dentro
do guarda-roupa. Vale também deixar um pedaço de giz em cada prateleira.

Mas e se o mofo já tomou conta do seu armário?

Então nada mais resta a não ser partir para a sua remoção. E
como o mofo é uma das causas de diversas doenças respiratórias, vale colocar
luvas e até máscara antes de iniciar a limpeza.

Após esvaziar o guarda-roupa, limpe com água e vinagre para evitar os fungos que geram o mofo e também deixam as roupas manchadas e com mal cheiro.

Mofo nas roupas: e agora?

Calma, é muito simples deixá-las limpinhas e prontas para o
uso de novo. E você tem tudo em casa para fazer isso.

– Roupas brancas: a água sanitária é ideal, porque além de
tirar a mancha de bolor, também impede que o fungo continue crescendo.

Você pode aplicá-la de duas formas: misturando 1 xícara de
açúcar em 1 litro de água sanitária e deixando a peça de molho por 30 minutos.
Ou então diluir 100ml de água sanitária em 5 litros de água, respeitando o
limite máximo de 15 minutos para a roupa ficar de molho.  

Depois é só enxaguar e lavar normalmente.

– Roupas coloridas: coloque um pouco de vinagre em um pano e esfregue a mancha até que ela saia. Também é possível deixar a roupa de molho por até 20 minutos, em um balde com água e vinagre.

Em seguida, basta enxaguar e lavar.

– Roupas delicadas: esquente um pouco de leite e aplique
sobre a roupa. Espere clarear e coloque para lavar na máquina.

– Roupas com manchas difíceis de remover: faça uma mistura
de 1 colher de chá de bicarbonato para cada litro de água quente e deixe a
roupa de molho.

– Todos os tipos de roupa: coloque um pouco de suco de limão
sobre a mancha de mofo e exponha a peça ao sol. Depois lave para retirar o
suco.

E não se esqueça: com o armário e as peças livres de mofo, aproveite para fazer aquela arrumação. Por isso, as nossas dicas para deixar o guarda-roupa organizado estão imperdíveis! Não deixe de conferir!

Fonte: www.vivadecora.com.br e
www.decorfacil.com

Como tirar mofo de roupa: veja esse guia prático com truques fáceis

O mofo é um fungo que se desenvolve em locais de maior umidade e pode provocar diversos malefícios para a saúde. Por conta disso, fique ligados nas nossas dicas para saber como tirar mofo de roupa.

São vários tipos de fungos que formam o mofo, e a maioria deles provoca alguns problemas para a nossa saúde.

Os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos são a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite, e outras alergias.

Dessa forma, é preciso ficar atento a como tirar mofo de roupa como uma forma de proteção à saúde de toda a família. Então, fique ligado neste conteúdo, pois ele irá te ajudar.

CONTRATE UM SERVIÇO PROFISSIONAL DE LIMPEZA

Quais as melhores dicas para tirar mofo de roupa?

É uma infelicidade quando tiramos a roupa do armário e nos deparamos com aquela mancha de mofo nas roupas. Pode ser aquele casaco que você usa no inverno ou uma peça esquecida no fundo do guarda-roupa.

Nestes momentos, saiba que existem truques caseiros simples que podem te ajudar a recuperar a sua roupa. Confira alguns produtos facilmente encontrados em casa para tirar mofo de tecido.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é muito comum para limpeza de itens residenciais, e para tirar mancha de mofo das roupas também é um ótimo remédio.

Para remover o bolor do tecido, mergulhe a roupa em um litro de água quente com uma colher de chá de bicarbonato. Misture bem e coloque para ferver juntamente com a roupa.

A mancha irá sair aos poucos, principalmente se for mais recente. Depois disso, lave a peça normalmente para finalizar o processo.

Suco de limão

O suco de limão não serve somente para beber nos dias de calor, pode ser também um bom agente limpante. Tirar mofo de roupa usando esta mistura é bem simples e pode ser feita para a maioria dos tipos de tecidos.

Faça o suco do limão misturando um pouco de sal e aplique sobre a mancha de mofo e deixe secar ao sol. Logo depois, lave a roupa normalmente com os produtos de costume.

Uma dica importante é não misturar a roupa com bolor junto a outras roupas, pois isso pode causar manchas.

Leia também:  Como Perceber Que A Mama Esvaziou?

O limão é um bom aliado para tirar mofo de tecido.

Água sanitária e açúcar

Essa mistura pode parecer estranha, mas a água sanitária também é companheira do dia a dia na limpeza da casa. A adição do açúcar é para diminuir a ação da água sanitária e impedir que danifique peças mais delicadas.

Dessa forma, misture um litro de água sanitária com uma xícara de chá de açúcar e deixe a roupa de molho nesta solução até que a mancha desapareça.

Depois disso, lave a roupa normalmente. Se você ficar inseguro em aplicar esta solução na sua roupa, faça o teste aplicando apenas em um pequeno pedaço.

Assim, você terá certeza que não irá danificar o tecido, mesmo que mais delicado. Lembrando que esse método é mais indicado para roupas brancas ou bem claras.

Vinagre

O vinagre também é um coringa na hora da limpeza doméstica, e para as manchas de bolor não seria diferente. Este produto é bem eficiente para este tipo de sujeira.

Então, aplique o vinagre branco sobre a mancha de mofo e esfregue com um pano limpo e umedecido. Tenha cuidado se for fazer isso em tecidos mais delicados.

Em seguida, deixe a roupa secar normalmente na sombra e depois faça a sua lavagem com os produtos normais de seu uso.

Para algumas manchas mais persistentes, pode ser necessário colocar a roupa de molho em uma mistura de vinagre e água por 20 minutos. Depois disso, retire-a e lave normalmente caso já não tenha mais mancha.

Após a roupa secar, ela estará como nova depois do uso do vinagre.

Leite fervido

O leite fervido é indicado para retirar manchas de mofo de roupas mais sensíveis, coloridas, de seda ou sintéticas. É uma ótima opção para cuidar daquela roupa que você mais gosta e tem medo de usar produtos mais fortes.

Do mesmo modo, é de fácil aplicação, sendo necessário apenas aplicar sobre a mancha de mofo e esperar clarear. Depois, faça a lavagem da roupa normalmente para finalizar o processo.

Dose de vodka

Se a sua roupa já estiver com uma mancha mais antiga, uma boa maneira de tirar mofo de roupa é com a aplicação de vodka sobre ela.

É uma técnica interessante também para roupas que precisam ser lavadas a seco, já que você pode apenas borrifar a vodka sobre o tecido. Da mesma forma, é bastante indicada para tirar o mau cheiro que possa ficar por causa do bolor.

Alvejante da sua preferência

Para quem não quer arriscar muito com a aplicação das soluções caseiras que nós passamos, o uso de um alvejante é ótimo para tirar mancha de mofo da roupa.

Até porque, é uma forma de tirar o bolor dos tecidos e ainda finalizar com um cheiro que mais lhe agrade.

No entanto, só fique ligado para evitar o uso de alvejantes que tenham cloro na composição. Eles podem danificar os tecidos.

Saiba como evitar o mofo e bolor nas roupas

Até aqui, listamos diversas maneiras simples de como tirar mofo de roupa com produtos que você tem em casa, ou que são de fácil acesso.

No entanto, melhor do que ter que tirar o bolor das roupas, é evitar que ele apareça. Isso porque, mesmo que tire a mancha, dependendo do tempo que o mofo estava lá, você acaba perdendo um pouco a qualidade do tecido.

Alguns cuidados com o armário previnem o aparecimento do mofo.

Dessa forma, algumas atitudes no dia a dia podem evitar ou diminuir a incidência destes fungos nas suas roupas. Assim, fique ligado em mais algumas dicas que trazemos para você.

Cuidado na hora de guardar as roupas

Algumas maneiras de guardar as roupas podem dificultar ou impedir o aparecimento de mofo nos tecidos.

Primeiramente, as roupas que ficarão mais tempo guardadas, como as de inverno, devem ir dentro de sacos plásticos. E se possível, que sejam bem fechados para evitar a entrada de ar.

Esse cuidado também deve ser tomado com cobertas e edredons, que devem ser lavados e secos antes de guardar.

Outra dica importante é evitar guardar roupas molhadas ou úmidas dentro do armário. Qualquer parte suja ou molhada propicia o aparecimento dos fungos ao longo do tempo.

Lembre-se também de tirar as roupas do armário para tomarem um sol, principalmente peças de couro e cobertas.

Do mesmo modo, para diminuir a incidência da umidade dentro do guarda roupa e evitar o mofo, use desumidificadores. Você pode comprá-los no supermercado. Eles duram pouco tempo, mas ajudam muito em locais mais úmidos.

Cuide bem do armário

O mofo aparece em ambiente fechados que tenham alguma umidade em seu interior. Dessa forma, é preciso manter o guarda-roupa bem arejado para evitar o mofo nas roupas.

Você deve aproveitar as horas com mais sol e calor para abrir as portas e gavetas dos armários.

Deixar o quarto arejado diminui a chance de aparecimento dos fungos.

Outro cuidado é que, se você detectar algum espaço do armário mofado, deve retirar todas as roupas e fazer a limpeza do local com vinagre branco. Além de atacar o mofo, o vinagre também evita que ele volte.

Mas não só nos armários e nas roupas o mofo pode surgir. Quando ele aparecer no seu sofá ou tapete, também deve ser limpo o quanto antes. Continue lendo!

Como tirar mofo de outros tecidos?

O mofo pode surgir no tecido dos estofados, bem como no carpete, tapete e até no colchão.

Para fazer a limpeza deste itens e tirar o bolor deles, podemos usar alguns dos produtos que citamos acima. O mais indicado é o vinagre, que serve em todos eles.

No entanto, é preciso evitar encharcar estes itens. Por isso, faça uma solução meio a meio de água e vinagre branco e borrife sobre o mofo.

Esfregue depois de um tempo e termine a limpeza com um pano umedecido.

O bicarbonato de sódio também pode ser usado para tirar o mofo. Ele ainda ajuda com outros tipos de mancha.

Se o seu sofá for mais delicado ou já estiver com manchas mais persistentes, o melhor pode ser um profissional para fazer a limpeza a seco. Dessa forma, você terá um resultado melhor sem danificar o tecido.

O mesmo vale para tapetes, carpetes e colchões, que devem passar por uma limpeza profissional profunda de tempos em tempos. Assim, você vai eliminar o mofo e outros microrganismos que estejam neles.

Nessa hora, é bom buscar uma empresa especializada como a Acquazero, que vai até a sua casa para fazer a higienização de todos estes itens.

Com equipamentos apropriados e produtos de qualidade, fazemos a lavagem sem desgastar o material do móvel. Com isso, você consegue conservar a vida útil do seu sofá ou colchão.

Compartilhe com seus amigos as nossas dicas e fique ligado no nosso blog para mais informações de limpeza residencial e automotiva.

Do mesmo modo, se quiser agendar uma visita da Acquazero, baixe o nosso aplicativo no seu celular e contrate com apenas alguns cliques. Se preferir, agende pelo e-commerce com a unidade mais próxima de você.

CONTRATE UM SERVIÇO PROFISSIONAL DE LIMPEZA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*