Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Com certeza você já passou por alguma situação que te deixou magoado(a). Mas a pior parte, é quando o responsável por isso é alguém que gostamos muito e não esperávamos uma atitude como essa.

É difícil aceitar que até nosso melhor amigo, nossos pais ou nosso(a) namorado(a) possam ser tão duros com as palavras e tomarem atitudes que nunca imaginamos, sem se importar se vão nos machucar ou sem perceber que aquilo nos faria tão mal. O problema, é que quando isso acontece, é difícil esquecer e voltar a ser como antes.

Fizemos uma seleção com frases de mágoa para você colocar para fora todos os ressentimentos que ainda ficaram de brigas e discussões que você já teve com alguém. Elas te ajudarão a colocar um ponto final nessa história e a seguir em frente. Veja e aplique na sua vida!

Direto ao ponto:

Frases de mágoa e rancor

Em alguns momentos é difícil lidar com nossas emoções e acabamos sentindo coisas que não queremos para nossa vida. Selecionamos frases de mágoa e rancor para você não permitir que esses sentimentos negativos invadam o seu coração. Confira e coloque em prática!

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Guardar mágoa e rancor é um veneno para a própria alma.

Não guardo nem dinheiro, vou guardar mágoa e rancor?

Não guarde mágoas, não guarde rancor, você não será feliz com esses sentimentos.

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Não guardo rancor, mas também não tenho amnésia.

No lugar de cultivar mágoa, ódio e rancor, cultive amor! A vida passa muito rápido para você perder seu tempo com essas coisas pequenas.

Mágoa, rancor e tristeza ocupam um grande espaço no nosso coração. É por isso que, às vezes, sentimos o coração tão apertado.

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Quanto maior o rancor, maior a dor.

Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer.

Sem ressentimentos, sem rancor, sem mágoas no coração. É assim que devemos viver nossa vida.

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

A vida é muito curta para guardar tanta mágoa, tristeza e rancor no coração. Liberte-se. Perdoe!

É difícil esquecer quando alguém especial nos magoa, porque depositamos naquela pessoa toda a nossa confiança e amizade e não esperamos que ela nos retribua ferindo os nossos sentimentos. Se você já passou por uma situação como essa, vai se identificar com a nossa seleção de frases de mágoa de alguém. Dê uma olhada!

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Estou magoado demais para pedir que você fique.

Tem gente que não vale a mágoa. Não vale o aborrecimento. Não vale a tristeza. Não vale a indiferença. Não vale sentimento algum.

Fiquei magoado, não por você ter mentido, mas por não poder voltar a acreditar em ti.

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Eu sempre perdoo as pessoas que me magoam. Não para me aproximar delas, mas para não me afastar de Deus.

Não guardo mágoa de todas as pessoas que me fizeram mal, mas isso não significa que as queira novamente em minha vida.

Guardar mágoa é o mesmo que dar fama a alguém que não merece.

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Eu não guardo mágoas… Eu guardo nomes.

Quando alguém te magoar, não se preocupe com a vingança. Essas pessoas normalmente caem sozinhas.

Quando alguém te magoar ou ofender, não retruque. Não responda da mesma forma. Apenas sinta compaixão daquele que precisa humilhar, ofender ou magoar para sentir-se forte.

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Se cada vez que alguém me magoa eu ganhasse 1 real, eu poderia me aposentar sem ao menos trabalhar.

Se uma pessoa te magoa uma vez, a culpa é dela. Se ela te magoa duas vezes a culpa é sua que permitiu ser magoado novamente.

Infelizmente a nossa vida não é um conto de fadas e todos nós passamos por decepções ao longo dela. Mas nem sempre estamos preparados para lidar com isso e acabamos sofrendo. Fizemos uma lista com frases de mágoa e decepção para você desabafar e compartilhar com quem te desapontou. Veja:

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Decepção, mágoa e tristeza: assim me resumo hoje.

Decepção não dói, só magoa e nos faz entender que nem todos são como a gente imagina.

Aprendi que o tempo cura, que a mágoa passa, que a decepção não mata, que hoje é reflexo de ontem, que os verdadeiros amigos permanecem e que os falsos, graças a Deus, vão embora.

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Você não me decepcionou nem me magoou. Foi a versão de você que eu criei que se desmoronou e acabou me ferindo.

Muitos vão te magoar, muitos vão te decepcionar, muitos vão te fazer chorar, mas não permita que ninguém tire o seu sorriso.

Mágoas, rancores e decepções fazem parte da vida. O bom mesmo é passar por isso e saber tirar proveito!

Já tomei tanto cuidado para não magoar certas pessoas e, no fim, elas que me magoaram.

Na decepção, a raiva passa com o tempo, mas a mágoa continua a machucar o coração e atormentar a alma.

As mágoas e as decepções nos fazem arregalar os olhos, trancar o coração e arregaçar a alma.

Eu não aguento mais depositar a minha felicidade nas mãos de quem só me decepciona.

As pessoas que mais amamos são as que mais nos decepcionam, pois achamos que são perfeitas e esquecemos que são humanas.

O que sentimos pelas pessoas depende do jeito que elas agem conosco. Por isso, uma louca paixão pode se transformar em uma grande mágoa quando alguém tem uma atitude que não gostamos. Veja nossa lista com frases de mágoa de amor e compartilhe com quem quebrou o seu coração.

Como é triste quando o amor se transforma em mágoa.

Você era o amor da minha vida, mas me magoou, me feriu.

Quem te ama não te magoa, não fere seus sentimentos e nem causa tristeza.

Você me magoou e meu coração se fechou. O meu erro foi te amar mais do que a mim.

Queria você. Hoje, não mais. Você me magoou demais. Te amava tanto, pena que você deixou o amor acabar.

Para que guardar mágoas de quem só merece dó? Eu não. Decidi que, para eu viver bem, de ti não guardarei nada de ruim, apenas as lembranças de um tempo bom que vivemos bem, quando tudo era amor.

O amor não magoa, quem magoam são as pessoas que não sabem o poder que ele tem.

Para que guardar toda essa mágoa onde já coube tanto amor?

Quando penso no quanto te amei, dói tanto o meu coração. Você me magoou profundamente e me deixou na solidão.

Eu não deixei de gostar de você, só cansei de me magoar. Vou aprender a me afastar de tudo que me faz mal.

Eu te dei o meu amor, mas ao invés de aceitá-lo você me magoou e o jogou fora!

Muitas vezes não temos coragem para dizer à pessoa o quanto ela nos magoou e acabamos fingindo que está tudo bem. Porém, é importante ser sincero(a) com seus sentimentos e esclarecer as coisas para que elas não se repitam. Veja nossa lista com frases de decepção e compartilhe com quem pisou na bola com você.

Frases selecionadas por Maria Eduarda Carneiro.

Gostou dessas frases? Compartilhe!

Entenda a importância e como esquecer de alguém que te magoou muito | Arita – Treinamento de Inteligência emocional

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Você já acompanhou aqui no blog alguns posts dentro deste tema, como sobre a diferença entre arrependimento e remorso, por exemplo. Hoje, seguindo esta linha, vamos entender a importância e como esquecer de alguém que te magoou muito. Confira na sequência algumas dicas para levantar a poeira e seguir sua vida com felicidade e ótima perspectiva de futuro.

6 dicas para esquecer e superar mágoas

1 – Evite lembranças: assim como um alcoólatra tem que evitar ao máximo o contato com bebidas alcoólicas e ambientes que influenciem o ato de beber, como festas e happy-hours, quem ainda sente mágoas de outra pessoa tem que evitar a todo custo as lembranças do que passou. Não olhe fotos antigas, evitar usar roupas e presentes associados a essa pessoa e assim por diante.

2 – Olhe e cuide mais de você: outra boa dica para esquecer de alguém que te magoou muito é olhar para você mesmo. Cuide mais da sua aparência, comece um novo hobbie, vá a academia, faça uma viagem ao exterior e pratique atividades que visam sua melhora de autoestima. Desta maneira, com o passar dos dias e meses, você ocupará sua mente e esquecerá aos poucos de tudo o que te magoa.

3 – Mude sua alimentação e faça mais exercícios físicos: você pode até se perguntar o que isso tem a ver com o tema de hoje. Mas, acredite, tem muita relação. Exercícios físicos e uma alimentação balanceada liberam os hormônios dopamina e ocitocina. O primeiro é responsável pela sensação de prazer e recompensa e o segundo é conhecido como “hormônio do amor”.

4 – Fim de papo: encerre a história que te traz mágoas. Não culpe mais ninguém por todo o sofrimento que passou ou ainda passa nos dias de hoje. Você perceberá, assim que colocar um ponto final na história, que somente você é responsável pela felicidade que deseja alcançar. Ninguém mais tem este poder e ficar alimentando assuntos antigos só pode lhe fazer mal.

5 – O tempo é o senhor da razão: certamente você já ouviu ou leu esta expressão popular em algum lugar. Para superar mágoas ela é 100% verdadeira. O tempo é muito sábio e ele cura.

6 – Desenvolva sua inteligência emocional: muitas pessoas não conseguem, simplesmente, superar mágoas e vivem vidas de tristeza e agonia. A boa notícia é que através de treinamentos de inteligência emocional é possível treinar a sua mente e criar estratégias personalizadas para buscar um caminho de mais felicidade. Procurar ajuda profissional não é vergonha, muito pelo contrário.

  • Leia mais no blog: conheça dos diferentes tipos de estados emocionais

A Arita Treinamentos está ao seu lado

Um dos grandes diferenciais da Arita, no que diz respeito às metodologias e treinamentos de inteligência emocional, é que a empresa é formada por profissionais que realmente entendem de assunto e que estão preparados para lidar com pessoas de diversas faixas etárias, com histórias e objetivos diferentes. Desta maneira, tem a capacidade de criar um planejamento de ações personalizado para você superar mágoas e esquecer de pessoas do passado.

Leia também:  Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

Quer saber como tudo isso funciona na prática? Não perca mais tempo e envie hoje mesmo um e-mail solicitando mais informações. CLIQUE AQUI.

Crédito: AntonioGuillem / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento.

Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T.

Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

O que é mágoa? O que fazer quando alguém te magoou?

Quem nunca se sentiu atingido por alguém, de modo a se sentir ferido por muito tempo. Em alguns casos, essa sensação pode perdurar por anos, causando uma tristeza contínua no indivíduo. Entenda melhor o significado de mágoa e o que pode fazer para se livrar dela quando alguém te machuca.

O que é mágoa?

Mágoa é a reação provocada assim que outra pessoa nos ofende, decepciona ou pratica qualquer ação indelicada. Vendo algumas frases sobre mágoas, notamos que as pessoas enxergam como uma ferida aberta ao vento e sem cura. Porém, tudo depende da sua vontade em seguir em frente.

Quando alguém fala “você me magoou” significa que há uma mistura de sentimentos em ebulição. Em geral, dá origem para a raiva, o rancor e uma tristeza crescente, alimentando uma grande decepção. Em outros sentidos, pode indicar também que uma pessoas inveja algo que outra possui.

Sabendo melhor o significado de mágoa, tenha em mente o poder que ela tem sobre você. Isso porque pode ser bem difícil esquecer uma mágoa, dependendo do que ocorreu. Em alguns casos, a sensação pode durar por anos a fio, nos transformando em pessoas mais frias e/ou tristes.

O que a alimenta?

Existem vários fatores a serem analisados quando alguém magoa outra pessoa. É sabido que tudo se origina de situações negativas e dolorosas, a depender da sensibilidade do indivíduo. Tudo começa a partir da:

Traição

Ter a nossa confiança em alguém abalada é um golpe duro demais para ser aguentado quando não é esperado. Com isso, nos sentimos vulneráveis e sem qualquer apoio físico ou emocional para nos estabelecer.

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Raiva

Isso acaba por dar origem à raiva. Por hora, nada pior que alguém que te machucou de forma tão profunda.

Decepções

Depositar esperança em alguém e ver isso quebrado também nos machuca profundamente. Certamente já fez isso em algum momento de sua vida, seja pela confiança ou ingenuidade. É difícil para alguém esquecer uma decepção e poucos perdoam.

Tristeza

Ainda que se crie raiva, uma tristeza profunda toma conta de nós. Muitos não admitem, mas sentem em seu íntimo as consequências da ferida e se manifesta da forma como pode sobre ela. Daí pode surgir indiretas para quem te magoou, por exemplo.

Fofoca

Uma simples mentira enviada pelas costas pode destruir a vida de uma pessoa. São comuns os casos onde alguém é prejudicado, ainda que não tenha feito nada. A sensação de conspiração e os prejuízos podem deixar graves feridas.

Quando nós magoamos

Em determinado momento, por qualquer motivo, podemos ser a razão da mágoa de alguém. Querendo ou não, acabamos por ferir uma pessoa e atingir profundamente seus sentimentos. Como causadores do problema, talvez não tenhamos a real noção do que fizemos a ela.

Nem por isso que ela deixará de sentir o turbilhão de emoções que carrega dentro de si. A fim de começar uma reparação, devemos olhar para nós mesmos e entender o motivo de fazermos isso. Independente do que encontre, você terá de admitir a si mesmo e ao outro o quanto você errou e quer se redimir.

Leia Também:  15 filmes de Mitologia Grega

Comece por tentar desfazer o que fez, de modo a parar de alimentar a ferida. Mesmo que um pedido de desculpas seja honesto, você deve se empenhar em fazer bem mais que se desculpar. Faça o que estiver em seu alcance para que o outro perceba a sua vontade em fazer uma reparação.

E quando alguém nos magoa?

Neste ponto é difícil aceitar a nossa fragilidade e perceber que não temos controle sobre a vida. Entretanto, evite se culpar e acreditar que, em algum nível, você foi responsável pelo ataque do outro. Cada um sabe exatamente o que faz e pode se responsabilizar adequadamente por isso.

Infelizmente não há receita pronta para se livrar dessa sensação, pois imagine eu te pedir para simplesmente perdoar alguém? Acha que consegue fazer isso? Se a resposta for não, tudo bem, porque você é humano e esse tipo de reação é comum.

No caso, você precisa encontrar formas para trabalhar essa dor a fim de seguir com sua vida. Tenha em mente que cada experiência, seja boa ou ruim, é uma oportunidade de crescimento. Tente entender de que maneira isso o ajuda a evoluir.

Não revide

Pense comigo: o que acontece se você jogar gasolina em um resquício de chama de um grande incêndio? Obviamente, a chama ganhará mais intensidade e tamanho e continuará a queimar de forma descontrolada. É exatamente o que vai acontecer se revidar a agressão: você perpetuará a dor que sente.

Por mais que o desejo por vingança pareça algo satisfatório, não será a resposta para o que sente. Certo, “o outro terá o que merece, mas você será curado e terá o que precisa? Sendo até grosseiro, é preciso vencer o desejo mesquinho de sair por cima e tentar ser melhor.

Portanto, escolha outras alternativas além de retribuir o mal que recebeu. Acredito que é bem melhor que isso e encontrará outros meios para se recuperar. Assim como o incêndio, certamente a vida crescerá em você novamente através de suas feridas.

Ajuda externa

Se a mágoa é grande demais para ser sustentada sozinha, procure a ajuda de alguém. Um terapeuta pode te ajudar a superar o trauma elaborando toda a história desse episódio. Sem contar que o ajudará a não ficar no lugar de vítima da situação, algo que também é prejudicial.

Com a ajuda dele pode trabalhar as emoções negativas que tem carregado consigo. O melhor de tudo é desabafá-las com alguém que não participou da situação. Assim poderá entender outras perspectivas imparciais e que te ajudem a olhar a situação como um todo.

Sem contar que o autoconhecimento obtido te ajudará a encontrar formas criativas e construtivas de trabalhar a sua dor.

O que fazer para esquecer uma mágoa?

Como dito linhas acima, não existe receita pronta para esquecer uma mágoa. O que pode fazer é experimentar, se expor mais um pouco para descobrir novas abordagens de cura. Se quiser se livrar dessa ferida, tente começar a:

Perdoar

Certo, falamos acima que não é fácil, mas precisa entender que o perdão afeta mais você que o agressor. Isso porque, ao perdoar, você está se permitindo se livrar dessa dor, a deixando ir embora. Além disso, não pode viver o resto de sua vida assombrado por essa ferida.

Tentar conversar

Se possível, tente ouvir a outra parte para entender os pontos que não interpreta sozinho. Certamente há mais coisas na entrelinhas que precisam ser expostas, trabalhadas e encerradas. Assim como o perdão, terá a oportunidade de trabalhar a si mesmo e expor o que sente.

Leia Também:  O que é um serial killer para a Psicanálise?

Evite visitar o passado

O erro comum de muitas pessoas é insistir em visitar a situação que causou a ferida, conseguindo apenas se machucar. Com o perdão o cenário acaba ficando para trás e passa a não mais interferir em sua vida. Pense em seu presente e no que quer de bom para si mesmo no futuro.

Malefícios de guardar mágoa

Poder superar uma mágoa traz muito benefícios para nós. Mas e quando não conseguimos? Podemos guardas toda aquela dor que sentimos, e o nosso corpo não é feito para guardas tais sentimentos. E isso pode abalar em várias áreas da nossa vida, desde o físico, emocional e social. Veja alguns sintomas:

  • físicos — úlcera, alergias, asma, e com decorrer do tempo, câncer;
  • psíquicos — irritabilidade, ansiedade e nervosismo;
  • sociais — queda de rendimento no trabalho ou na escola, isolamento, apatia e conflitos domésticos.

Mensagens sobre mágoa

Como dito anteriormente é necessário exercitar o perdão para poder superar uma mágoa. Entretanto, essa é uma prática bem difícil para todos, levando em consideração que tentar confiar novamente nem sempre é um caminho fácil. E ter algumas mensagens pode ajudar a refletir sobre o assunto e procurar nessas frases alguma inspiração. Veja algumas delas.

  • “A mágoa altera as estações e as horas de repouso, fazendo da noite dia e do dia noite.” — William Shakespeare
  • “Penso, com mágoa, que o relacionamento da gente sempre foi um tanto unilateral, sei lá, não quero ser injusto nem nada – apenas me ferem muito esses teus silêncios.” — Caio Fernando Abreu
  • “Por favor
    Deixe em paz meu coração
    Que ele é um pote até aqui de mágoa
    E qualquer desatenção, faça não
  • Pode ser a gota d’água.” — Chico Buarque
Leia também:  Como Alimentar Um Pardal Que Caiu Do Ninho?

Blog: Como perdoar e esquecer os erros de um grande amigo e seguir em frente? | Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional

Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?© Depositphotos.com / Syda_Productions O perdão não muda o que aconteceu, mas transforma o significado do ocorrido e impede que você nutra emoções negativas.

A Inteligência Emocional considera que existem três possibilidades para explicar o motivo de uma pessoa machucar um amigo: ela quis prejudicar o outro, o amigo interpretou incorretamente a ação da pessoa ou ela apenas cometeu um erro. Para qualquer uma das possibilidades, é possível encontrar respostas que podem ajudar a perdoar o ocorrido e esquecer a dor.

Por que é importante perdoar?

Embora não seja capaz de mudar o que já aconteceu, o perdão transforma o significado que você dá ao ocorrido. Carregar e nutrir emoções negativas — como raiva, mágoa e tristeza — gera desequilíbrios físicos e emocionais, desencadeando doenças que trazem ainda mais sofrimento e dor.

Perdoar alguém exige muito mais do que apenas deixar o orgulho de lado: é necessário saber olhar para o ser humano, enxergar o que existe por trás de seus comportamentos e se libertar de suas dores emocionais e das histórias que trazem sofrimento.

Como perdoar um grande amigo?

Perdoando alguém que quis prejudicar

A necessidade de prejudicar alguém está associada problemas emocionais relacionados à baixa autoestima, insegurança e complexo de inferioridade. Quem sofre desses distúrbios geralmente tem necessidade de inferiorizar os outros para se sentir melhor.

Caso seu amigo tenha feito algo para te prejudicar, portanto, é um sinal de que ele precisa de ajuda. Ainda que não seja fácil passar por cima de algumas dores, tente deixar as mágoas de lado e se colocar no lugar do seu amigo. Nesse processo, você poderá descobrir que este amigo tem sofrido muito e se sente incapaz. Saiba perdoar e ajuda-lo a se amar.

Perdoando alguém que foi mal interpretado

Sempre que algo externo acontece, acessamos memórias que despertam emoções positivas ou negativas. Você pode ter se sentido ofendido porque seu amigo falou ou fez uma coisa que disparou a lembrança e a dor de alguma situação vivida anteriormente, por mais que a intenção dele não tenha sido de te machucar.

Se você foi muito criticado durante a infância, por exemplo, pode se sentir magoado quando um amigo faz uma crítica construtiva. Quando não há intenção de magoar e, mesmo assim, você se sente ofendido, vale a pena tentar entender o motivo de esta situação ter gerado tanta dor.

Perdoando um erro

Os erros não são intencionais — caso fossem, seriam acertos. Caso seu amigo tenha errado, saiba que não foi proposital e perdoe. Talvez ele nem tenha percebido que fez alguma coisa errada, e isso não significa que ele queria te prejudicar.

Lembre-se que aprender a lidar com os erros e limitações é essencial para a construção de uma amizade duradoura. Em algumas situações, vale a pena abandonar a necessidade de estar certo e escolher a amizade.

Como devo reagir a alguém que me magoou?

Pergunta: Uma pessoa que eu costumava chamar de amiga fofocou sobre mim e eu estou muito magoada pelas suas ações. Eu disse a ela algo confidencial e ela contou aos meus outros amigos. Eu não posso nem mostrar a minha cara na igreja. Estou muito brava com essa pessoa. Eu não falo mais com ela e sei que é errado. Como posso lidar com a minha mágoa e raiva?

  • Resposta: Fofocas matam boas amizades. Como diz o Provérbio:
  • …mas (aquele) que renova a questão, afasta amigos íntimos (Provérbios 17:9).
  • Por baixo dos seus sentimentos feridos estão, provavelmente, outros sentimentos, como a tristeza pela perda da amizade, a vergonha por causa do segredo que sua amiga revelou e a raiva por ela ter sido insensível.

Mais sentimentos podem estar ecoando dentro do seu espírito e só você poderá identificá-los. Separe alguns momentos de oração para pedir ao Senhor para sondar o seu coração e escreva os seus sentimentos em uma carta a Ele.

Enumere as suas mágoas e não pare com os sentimentos que você tem sobre a sua amiga. Inclua esses sentimentos em relação a outras pessoas que te magoaram.

Você pode se surpreender com as linhas comuns que permeiam seus relacionamentos.

Ao elaborar a sua lista lembre-se de que o Senhor se preocupa com os seus sentimentos. Jesus também foi traído por seus amigos, por isso Ele entende a sua tristeza e pode te confortar. A Bíblia não nos condena por ter emoções.

Tenha cuidado, porém, para lidar com as suas emoções. Você pode recordar as palavras de Paulo:

Quando vocês ficarem irados, não pequem (Efésios 4:26).

A raiva não é tanto um problema, mas sim os atos pecaminosos que ela produz. Quando não resolvida, ela pode nos levar ao rancor, à maledicência, à censura e a toda uma lista de pecados. Portanto, a resposta para a raiva é resolvê-la o mais rápido possível, antes que ela comece a reger sua vida.

Esta imagem mental pode ajudá-lo a dar o primeiro passo na resolução de seus sentimentos. Imagine todos os sentimentos que você escreveu em sua carta ao Senhor como uma grande bola pesada. Agora que você tem essa bola emocional, o que deve fazer com ela? Bem, você pode tentar engoli-la (reprimi-la), mas isso vai te tornar emocional ou fisicamente doente.

Você poderia arremessá-la para outra pessoa (desabafar), mas isso iria prejudicar suas outras amizades. Você poderia fazer passes com ela, chutando-a para frente e para trás com alguém em que você confia (expressá-la). Falar sobre os sentimentos feridos é melhor do que não falar sobre eles.

Mas no final, você ainda vai voltar para casa levando essa bola tão pesada.

Então, o que você deve fazer com esta terrível bola da dor? Dê ao Senhor. Renda seus sentimentos a Ele em oração e entregue todos esses sentimentos para Ele.

Libertar as emoções negativas para o Senhor é a maneira mais saudável de lidar com elas. Pedro diz:

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. (1 Pedro 5:7).

Render sua mágoa e raiva ao Senhor significa reconhecer plenamente seus sentimentos, admitir sua incapacidade de lidar com eles, entregar o seu direito de vingança e confiar Nele para ser seu defensor. Eu uso a palavra rendição porque descreve melhor o nosso ato de entrega a Deus de algo que realmente pertence a Ele: o direito de ferir de volta. O Senhor diz:

Minha é a vingança, eu retribuirei (Romanos 12:19).

Ele quer que confiemos Nele para acertar as coisas e até mesmo a conta. Quando rendemos a nossa raiva, ainda podemos nos sentir magoados, mas essa dor não vai se manifestar em retaliação ativa ou passiva.

Você já rendeu a sua raiva sobre a sua amiga? Ou você está dependendo do seu direito de machucá-la por ter te machucado? Você pode estar no ponto em que você não quer magoá-la, mas ainda se sente ferida pelas suas palavras. Essa emoção não está errada.

Você ainda pode se sentir magoada, só não deixe que a dor se manifeste em vingança raivosa. O próximo passo é retribuir o mal com o bem.

Uma vez que você já não sente a necessidade de ter a sua própria vingança, você estará livre para demonstrar o amor de Cristo para com a outra pessoa. Ouça as palavras de Jesus:

Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica.

Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim.

E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral. Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta.

Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso. (Lucas 6:27-36 )

A palavra amável realmente pode derreter um coração endurecido. Nós encorajamos você a encontrar uma maneira de mostrar o amor à sua amiga, talvez através de um presente ou de um cartão. Você acha que ela seria receptiva a isso?

Finalmente, fale com a sua amiga sobre seus sentimentos e ouça-a a falar sobre os dela. Escutar não é o mesmo que concordar. Escutar é compreender os pensamentos do outro sobre um assunto e refletir sobre os seus sentimentos.

Depois de escutá-la, você pode dizer: “Você pensou que não tinha problema compartilhar o meu problema com os outros porque eles poderiam orar por mim”, ou “Você se sentiu magoada com a minha reação a você”. Isso não significa que a sua amiga esteja certa. Compartilhar os seus segredos sem pedir sua permissão estava errado.

Mas lembre, o seu objetivo não é determinar quem está certo e quem está errado, e sim apenas procurar entender um ao outro. A questão maior não é ganhar uma discussão. Ganhar uma discussão e perder um amigo não vale a pena. Você pode até mesmo dizer à sua amiga: “Nós discordamos sobre esta questão, mas tudo bem.

Eu ainda te amo e entendo seus sentimentos”. Desta forma, você pode reconhecer suas diferenças, ao invés de deixar suas diferenças causarem uma divisão entre vocês.

Depois de tomar estes passos, o perdão seguirá naturalmente. Felizmente, sua amiga vai lhe pedir para perdoá-la. Se não, você ainda pode perdoá-la, deixando de ir embora ofendida. Você vasculhou os seus sentimentos, você já comunicou claramente a ela. Agora… deixe-os ir embora.

Leia também:  O Que É O Paypal E Como Funciona?

Mensagens para um Amigo que o Magoou

Cerca de 31 mensagens para um Amigo que o Magoou

Reciprocidade O discípulo abeirou-se do orientador e queixou-se magoado:
– Instrutor amigo, o pior de tudo em meu aprendizado é adquirir a ciência do relacionamento. Creio estar lutando inutilmente contra a animosidade alheia… Auxilie-me, por favor. De que modo agir para viver com a intolerância e com o azedume dos outros?
O mentor refletiu, por alguns momentos, e esclareceu:

– Sim, a indagação é justa. Mas para que tenhamos uma resposta clara, é importante considerar que os outros, igualmente, precisam viver contigo.

Chico Xavier

Se um dia um amigo te magoar, não leve esse rancor para a eternidade, perdoe. Lembre-se: ele também é humano. Não o meça por um ato impensado, mas tente ver o que desencadeou essa mágoa. Talvez você não seja essa perfeição que acha que é.

Deoclides Carvalho

Por esses dias, um amigo me pediu desculpas por ter me magoado. Este fato gerou em mim dias de reflexão.

Creio que ninguém magoa ninguém, nos magoamos quando esperamos demais de alguém, quando esperamos atitudes que o outro deveria tomar, atitudes essas, que temos como certa pra nós, mas…

, e a vontade do outro não conta? Assim, estamos também aceitando não ter vontade própria e nos conformar em dizer sempre sim a tudo, tal qual cobramos dos outros.

Então nos magoamos não aceitando a vontade do outro, e passamos a ter pensamentos, sentimentos e até ações ruins, nos envenenando e ainda queremos que o outro morra. É o cúmulo do egoísmo e da dependência. Vamos pensar um pouco…

Rosangela Vitorino

Onde por o dilema :”AMIGO É PRA SEMPRE”? A angústia se predomina pela mágoa
dói muito saber que a amizade acabou
onde por o dilema:''Amigo é pra sempre”?
Todo o meu esfoeço construido desbou.

É como se ferisse algo dentro da gente
É como se faltasse uma parte de nós
não dá para traduzir em palavras simplesmente
o que fazer?sorrir?chorar?calar a voz? O mundo parece não ter mais seu rumo
o sofrimento nessa hora é algo afligidor
desabafo,conversa…

nada é mais alternativo
tudo o que há por dentro é mágoa sobre dor Por isso nunca espere muito de uma amizade
aguarde que ela por si mesma,se construa
amigo se põe em prova…a queda aperfeiçoa
Viva e aprenda…a vida continua!!

(Diego Ferreira)

Diego Ferreira

Fiquei magoado quando observei você com o meu melhor amigo, tiro lágrimas pra aliviar a dor que tanto sinto e perquei tanto força pra te amar de novo. Espero que sinta a minha falta tanto como eu sinto a sua.

Somachild

Se você é meu amigo e começa a namorar e some, não vou ficar magoada por você me considerar uma ameaça á sua instituiçao romântica, apenas, tenha a consciência, de que se um dia não der certo, e você voltar, nossa amizade vai partir do zero, como estranhos, enquanto avaliarei o merecimento de te colocar outra vez dentro do meu coração.

Rosa Katrina

talvez seja inevitável, mas magoa… seu amigo está magoado. você o consola nesses momentos difíceis. vira seu confidente. consegue fazer com que, aos poucos, ele volte com o ânimo de antes. passam momentos legais juntos e você se sente bem por estar fazendo bem a alguém. De repente, tudo muda.

esse seu amigo simplesmente te esquece e o troca por outra pessoa, como se você fosse um copo descartável de uma festa de aniversário qualquer. a pessoa fica fria, desinteressada… você é realmente descartado.

aí você começa a se culpar, achando que o erro está em você, mas não importa para onde você joga o erro: os fatos não mudam. então nada mais é o mesmo. ao invés de o amigo, agora você é apenas o telespectador dessa alegria. você vê seu amigo com outra pessoa… você se sente bem, claro.

conseguiu fazer seu amigo feliz novamente. mas a parte que mais magoa é a forma como as coisas mudam. … talvez seja inevitável, mas essas coisas magoam.

Aleex Zalache

  • O verdadeiro amigo não é aquele nos
    agrada dizendo a mentira mas sim aquele
    que nos magoa falando a verdade. porque
    ocultar a verdade a um amigo e trair a
  • sua confiança.

Ivo Tuapanda

Hoje é o dia do amigo
Quem realmente está contigo?
Muitos se afastam
Muitos te magoam Muitos não te amam Muitos te perdoam Amanheci pensando em você
Por isso eu comecei a escrever
Pra te dizer que eu te amo
Eu te amo tanto…

Nunca vou te esquecer Nos momentos de tristeza você me alegrou
Nos momentos de burrice você me alertou
Mesmo as vezes você estando em um dia ruim
Você veio me socorrer O verdadeiro amigo está contigo nos detalhes
Detalhes da vida de te fazer crescer
De te ajudar e te engrandecer Obrigado por tudo
Obrigado pelo simples fato de você existe na minha vida
Sem você eu talvez fosse uma causa perdida
Com tudo isso, eu só tenho a mesma convicção todo dia

É tão bom te ter na minha vida

Breno França Sir_Franca

Carta a quem me magoou – A mente é maravilhosa

Eu escrevo esta carta para você, mas você nunca a lerá. Você me fez mal, muito mal. Na natureza não há justiça, e eu continuo a sofrer. Mas hoje eu percebi que, de alguma forma, eu tenho que tirar de dentro de mim a profunda tristeza que sinto, e é isto o que eu vou fazer agora, nesta carta a quem me magoou.

Desconfio do rancor e da mágoa porque estes não são bons amigos, então não me querem bem. Além disso, o ressentimento e a mágoa levam ao medo, e este é o que precisamente necessita desaparecer. Não que eu sinta medo de você, temo sim ter que reviver o meu sofrimento e voltar a cair no mesmo erro.

Então, decidi que tenho que enfrentá-lo, cara a cara, e falar tudo o penso; se apenas em minha mente ou não, vou fazer valer esta oportunidade. Se eu diminuir este medo eu vou também diminuir todos os outros.

Eu queria voltar a confiar em você, sabe? Na verdade, não peço nada de extraordinário, mas se eu tivesse conhecido melhor as suas características, eu não teria permitido que você me machucasse tanto. Nunca vou esquecer quão insuportável é a dor que você me causou. Depois de tudo, o que tenho para lhe dizer é “muito obrigado”, por ter me ensinado algumas coisas.

“Quando você mantém algum ressentimento em relação a uma outra pessoa, você está se amarrando a essa pessoa ou situação, por uma ligação emocional que é mais forte que o aço. O perdão é a única forma de dissolver esse link e conseguir a liberdade” 

– Catherine Ponder –

Eu aprendi que você não pode dar a alguém algo ele não quer receber. Você permitiu-se o luxo de me deixar isso muito claro.

Sim, hoje eu percebo que você era tão ruim para mim que me impediu de progredir por muito tempo.

Como alguém disse uma vez: “o verdadeiro ódio é a abnegação, e o assassinato perfeito é sempre esquecido”. Eu não acho que atirar uma pedra para cima seja uma boa ideia, uma vez que ela pode cair na minha própria cabeça. Certamente isto não traz felicidade, e eu também não gostaria de acrescentar miséria à minha vida.

Dizem que sangrar não dói, que é prazeroso, que é como se você se dissolvesse em óleo e passasse a respirar profundamente. A dor na alma de algum modo anestesia e, muitas vezes, você não se torna ciente do que está assumindo para si até que seja tarde demais.

Talvez eu esteja escrevendo isso com lágrimas de sangue e pura dor, mas eu estou tomando o controle do leme, porque eu decidi ir mais longe e superar o que você me provocou.

Devo dizer-lhe que eu escrevo isto porque por trás da minha coragem há também uma grande tristeza, uma humilhação infinita e uma delicada decepção. Eu me sinto acima de um vulcão, enquanto minha vida está por um fio, então eu tenho que largar a carga pesada e apagar o que você me ocasionou por dentro.

Eu preciso de muito pouco para estar bem e é por isso que essa dor e essa mágoa têm que sair de mim. A partir de hoje eu não vou mais guardar rancor ou raiva, eu não quero coisas desnecessárias em meu coração. Toda experiência dolorosa está fechada dentro de uma semente de crescimento e de libertação.

A realidade é que hoje eu me perguntei se poderia fazer algo que valesse a pena, então eu decidi escrever esta carta a quem me magoou, você.

Ao contrário do que você possa pensar, esta carta não é para você, é para mim, porque eu preciso dela para liberar das minhas costas o peso deste fardo.

 Parei para pensar e decidi que eu não quero nada de negativo na minha vida, nenhuma mágoa, e eu percebi que aqui está você, tudo o que me fez, e a forma como eu me sinto.

Notei que libertar-me de você é o maior ato de amor próprio que eu poderia exercer. Hoje posso dizer que você está me fazendo um favor, porque agora, mais do que nunca, eu não quero que o meu corpo sirva de sepultura para a minha alma. Eu posso lidar com tudo o que está dentro de mim. Não tenho medo de viver, porque tudo o que tenho que fazer é que reaprender a ser feliz.

Imagens de Marc e Larissa Kulik

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*