Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

Uma das situações mais duras pelas quais um casal pode passar é uma infidelidade. O momento em que uma pessoa decide atraiçoar a confiança do outro pode ser um ponto complicado na vida em casal. Muitas pessoas optam por terminar o relacionamento e iniciar uma vida nova. No entanto, existe outra opção: superar uma traição, continuar o relacionamento e ultrapassar pelo momento difícil com paciência, trabalho e muita reflexão. Perdoar uma infidelidade é uma decisão complicada e nem sempre é a melhor ideia, depende da personalidade de cada um e da natureza da situação.

Você quer saber como superar uma traição e continuar o relacionamento? Então recomendamos que continue lendo este artigo de Psicologia-Online para descobrir os melhores conselhos para desenvolver a paciência e restaurar a confiança nessa pessoa que falhou em uma ocasião.

Antes de mais, e embora possa parecer óbvio, é essencial ter a decisão clara. Superar e perdoar uma traição implica estar disposto a realizar um trabalho mental duto. Graças aos estudos da psicologia sobre este campo, podemos saber o que fazer quando se descobre uma traição no casamento ou no namoro:

1. Mantenha uma distância temporal

Quer sejam dias, semanas ou meses. É importante tomar um tempo de reflexão para poder decidir adequadamente como lidar com a situação.

Cada pessoa segue o seu ritmo e necessita traçar o seu próprio caminho em direção ao crescimento individual e à superação emocional.

Se, ao descobrir uma traição do marido ou da esposa fingimos que não aconteceu nada, é possível que essa ferida nunca se cure totalmente.

2. Abra o canal de comunicação

Uma vez tomada a decisão de seguir em frente e perdoar uma infidelidade, é provável que a pessoa passe por uma etapa dolorosa na qual necessita processar tudo o que aconteceu.

Para continuar o relacionamento, é necessário expressar os sentimentos e inseguranças para, assim, reiniciar o relacionamento com uma base de sinceridade e comunicação.

Por muito que possa doer, é necessário falar sobre o ocorrido com essa pessoa.

3. Inicie uma etapa nova

Se queremos aprender a superar uma traição e continuar o relacionamento, é essencial retomá-lo com energias renovadas e sob uma nova perspectiva da relação. Depois de analisar a infidelidade e como você se sentiu em todo o processo, chega o momento de virar a página.

Superar uma traição não significa esquecer tudo o que aconteceu, mas sim perdoar a outra pessoa e estabelecer novas pautas para um relacionamento mais saudável. Ele ou ela te dirão o que querem nessa nova etapa.

Com tudo sobre a mesa, é possível chegar a construir algo sólido (sempre e quando existe um trato de sinceridade absoluta e confiança).

4. Não use a infidelidade como arma

Se você decidiu perdoar a traição, significa que deixou essa etapa para trás. Logo, é desnecessário e pouco adequado que você use a infidelidade quando já se superou a etapa de dor e desconfiança.

É normal que existam sequelas psicológicas tais com insegurança e medo que volte a acontecer. No entanto, usar a traição como arma psicológica numa discussão não ajuda a seguir em frente com o relacionamento.

Se você quer superar esse momento e construir algo forte e bonito, deve aprender a superar o rancor em relação à esposa, marido ou namorado(a).

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

Existem muitos tipos de infidelidade em casal. Na nossa cultura, a traição mais evidente implica contato sexual, beijos e outras expressões físicas de afeto com outra pessoa. No entanto, podemos até falar de traição emocional quando o nosso companheiro ou companheira começa a sentir emoções e a paquerar outra pessoa sem chegar nunca ao contato físico.

Onde se traçaria a linha entra a liberdade de nos relacionarmos com quem queremos e a infidelidade emocional? Essa é uma questão de cada casal e da sua dinâmica. O importante é não faltar ao respeito a essa pessoa que você ama.

Existem diferentes formar de amar ou de gostar de uma pessoa: relações abertas, poliamorosas (mais de duas pessoas), relações tradicionais… Cada uma delas exige uns cuidados e uma atenção diferentes e só as pessoas que vivem essas relações podem estabelecer claramente o que é traição ou não.

É possível superar uma traição assim?

Para saber como superar uma traição emocional é importante trabalhar desde o amor próprio e da autoestima. Trabalhar as habilidades sociais em casal é algo fundamental se queremos lutar e continuar o relacionamento.

Caso seja você quem sente que está sendo infiel emocionalmente, é necessário que, mesmo que não tenha acontecido nada físico, corte a paquera com a outra pessoa e fale abertamente com o seu companheiro(a) sobre os seus sentimentos. Reflita sobre por que cometeu uma traição emocional e onde queria chegar com os seus atos.

Perfil do homem e da mulher infiel

Embora seja verdade que existem vários sinais e comportamentos que podem estar relacionados com a traição, não existe uma característica de personalidade que confirme a 100% se uma pessoa será infiel ou não. Se você tem dúvidas sobre isso, é importante que fale com o seu companheiro(a) e descubra se existem sinais de infidelidade no discurso dele(a).

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

É possível que você tenha decidido perdoar uma traição mas não seja capaz, quer seja pela dor provocada ou pela insegurança de que voltará a acontecer. É importante avaliar os benefícios e problemas que o fato de continuar com a pessoa pode causar e colocar tudo numa balança para tomar uma decisão racional.

Como perdoar uma traição

Em seguida, te oferecemos alguns conselhos para saber como reagir a uma traição:

  • Comunicação: como comentado anteriormente, falar abertamente com a pessoa que foi infiel pode voltar a formar a base de uma relação sincera e saudável.
  • Cortar a relação com o(a) amante: quer seja por infidelidade emocional ou física, a pessoa com quem existiu uma relação paralela não tem lugar nesse processo.
  • Terapia de casais: foi cientificamente demonstrado que os casais que sofreram crises no relacionamento foram capazes de superá-las melhor com terapia de casais.[1]
  • Crie memórias positivas [2]: deixar de ver a outra pessoa como malvada e infiel e observá-la como um ser humano que cometeu um grande erro pode ser muito útil para voltar a confiar e a criar experiências novas e positivas.

Como voltar a confiar

Também devemos avaliar como a outra pessoa se está comportando, se realmente se arrepende do que aconteceu e está fazendo mudanças positivas a favor da vossa relação ou se, pelo contrário, apresenta uma postura defensiva e mantém comportamentos semelhantes aos que levaram à traição.

Se, depois de refletir sobre tudo isso, você não se sente psicologicamente preparado(a) para continuar o relacionamento, deve tomar a decisão de terminar com essa pessoa e evitar que ela continue te prejudicando mentalmente.

Fortalecer as bases da autoestima é essencial para conseguir um bem-estar emocional correto, e é possível que, no seu caminho em direção ao crescimento pessoal, a pessoa que você considerava tão importante não esteja te acompanhando.

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

Para continuar o relacionamento após uma traição, é necessário saber quanto tempo podemos tardar em perdoar o ocorrido.

Embora seja verdade que cada pessoa passa por um processo individual, muitos especialistas coincidem em que não se perdoa uma traição de um dia para o outro.

É importante que exista um espaço de tempo onde seja possível refletir e processar emocionalmente todo o ocorrido.

Durante esse tempo, você pode decidir estar completamente só, rodeado de amigos e até mesmo (se a situação se propiciar) estar acompanhado pela pessoa que você ama de vez em quando.

Uma separação temporal também pode levar a encontros para ir falando dos vossos sentimentos e ver como se desenvolve o vínculo entre os dois.

Uma vez que você note que está preparado, pode retomar o relacionamento seguindo todos os conselhos mencionados nesse artigo.

Como superar uma traição e o fim do relacionamento

Se, depois de considerar todos esses fatores, você observa que não é possível continuar com a pessoa que traiu, você deve se focar em superar o fim do relacionamento e seguir em frente depois dessa experiência tão dolorosa.

Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar uma traição e continuar o relacionamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Terapia de casal.

Referências

  1. Gottman, J., Gottman, J. & DeClaire, J. (2006). Diez claves para transformar tu matrimonio: como reforzar las relaciones de pareja. Nueva York, Estados Unidos: Crown Publishers.
  2. Spring, J. A., & Spring, M. (1996). After the Affair: Healing the Pain and Rebulging Trust When a Partner Has Been Unfaithful. New York, United States: Harper Collins Pusblishers.

Como superar a dor de se perder alguém por causa de traição

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

“Terminei um relacionamento de uma forma muito ruim e sai muito ferido
por causa de traição e não quero mais pensar nessa pessoa, pois ainda gosto
muito dela e ela já está com outro. Como deixo de pensar nessa pessoa? O que
fazer?”

Recebemos a pergunta acima de um de nossos leitores e
sabemos que é muito difícil quando acontece uma traição no meio do casal. Esta
dor não tem limites e só o tempo consegue apaga-la. Antes de começar as dicas
em si, quero dizer para o nosso amigo que fez a pergunta que ele pode também
ler os 6 passos para tirar alguém da cabeça e a postagem sobre como esquecer alguém. Vamos às dicas.

Uma traição prova a infidelidade de uma pessoa e ninguém quer
passar por isso, mas, se você está passando agora por este momento difícil,
comece a repensar tudo que você tem feito com sua vida até aqui. Esta pessoa
que te traiu não te merece, não importa o quanto você goste dela, use este fato
para colocar a certeza de que você tem que se livrar deste sentimento.

Leia também:  Como Saber Onde Se Encontra Uma Encomenda?

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?
Muitas pessoas são traídas e a pessoa volta e diz que não
vai mais fazer, mas isto não é verdade, pois a pessoa vai fazer de novo sim. A
única maneira da pessoa não repetir o erro é se ela mudar, mas isto não
acontece da noite pro dia, então não espere mudança assim de uma hora pra
outra, simplesmente ponha na sua cabeça que esta pessoa não é mais para você.

Como dissemos na postagem para tirar alguém da cabeça, o
primeiro passo é querer realmente esquecer. Amigo, você tem que realmente querer esquecer este alguém, pois, se você
não tiver colocado isto verdadeiramente dentro do seu coração, dificilmente vai
conseguir esquecê-la.

Uma outra coisa muito importante, para que você pare de
sofrer por essa moça que te traiu é se livrar de tudo que te traz lembranças
dela. Jogue fora as fotos, os presentes, os vídeos, as cartas, TUDO.

Se a pessoa já arrumou um outro alguém, então ela está
seguindo em frente com sua vida, e você também precisa seguir. Coloca na sua
mente que você precisa ter amor próprio,
senão vai ficar sofrendo em vão. E ficar chorando por amor não vale apena, você tem mesmo é que seguir com a sua vida
assim como a outra fez.

Um dos grandes motivos do sofrimento depois que se descobre
a traição é porque uma mágoa muito grande se apodera do coração. E o pior é que
esta mágoa não faz mal à pessoa que te traiu, somente à você. De modo que se
você quiser esquecer mesmo a traição que você sofreu, PERDOE.

Sim, eu sei que é muito difícil perdoar quem nos magoa, mas
a sensação de paz é indescritível. Você precisar jogar fora toda mágoa que você
sente por quem te magoou. É a melhor coisa que pode ser feita.

Ocupe sua cabeça com o que realmente é importante e logo você
esquecerá este alguém que só te fez mal e não vale nem 1 segundo dos seus pensamentos,
é isso que você tem que fazer.

Att,
Alan Ribeiro
*Você se sentiria feliz em compartilhar este artigo?

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

Somente clique no botão se você nunca foi feliz no amor!

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

Traição: como superar esse trauma?

A infidelidade causa, muitas vezes, um trauma. Veja como superar uma traição e se livrar do sofrimento.

Estar dentro de um relacionamento nos torna mais vulneráveis a uma série de coisas, entre elas, a traição. Quando confiamos em nosso parceiro isso pode ser um baque ainda maior, já que muitas vezes se espera lealdade e fidelidade de um relacionamento.

O que é traição para cada pessoa? Este é um conceito por vezes muito subjetivo, principalmente em uma era onde o virtual muitas vezes pode ser igualado ao real. Independente de qualquer entendimento, a verdade é que causa sofrimento e por que não dizer: trauma?

Em nosso artigo você vai saber mais como superar o trauma da traição.

1) Coloque todos os sentimentos pra fora

Tentar ser forte nessas horas não é uma das decisões mais inteligentes. Se você está sentindo raiva, demonstre isso em um espaço adequado, através de palavras. Deixar-se levar pelo impulso, pode trazer consequências irreversíveis, então não é o melhor caminho. Se você deseja chorar, chore. Se o seu desejo é se isolar do mundo por alguns dias, faça isso.

Siga o seu coração nesse momento. Qualquer superação, seja ela de término ou de traição só é feita quando conseguimos colocar tudo pra fora. Parece que a dor nunca mais vai passar, mas a partir do momento que ela é externada, ela vai passando.

2) Não se culpe

Se culpar nessas horas é comum. Ficamos sempre tentando achar onde erramos para que a traição acontecesse.

Mas independente dos seus erros, nada justifica uma traição, se essa era a regra básica do seu relacionamento. Todo mundo erra dentro de um relacionamento, por isso quando você refletir vai achar vários pontos. A questão é saber o que você tem de expectativas para estar a dois e o que o outro tem.

Até porque sempre podemos terminar quando algo não nos agrada ou se você considera que esse é um valor que não deveria ser tão importante em sua relação, talvez seja mais interessante buscar alguém que não se importe tanto .

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

3) Não pense que todo mundo vai fazer isso com você

Depois de uma traição ficamos mais desconfiados do que nunca. É natural. Mas levar isso pra sua vida e para os seus próximos relacionamentos vai te trazer muito sofrimento e até mesmo pode te impedir de ter um relacionamento incrível com alguém verdadeiramente especial.

Cada pessoa é única. Não é porque o ex te traiu mentindo, ou ficando com outra pessoa, que o atual vai te trair da mesma forma.

4) Perdoe

Para realmente perdoar o trauma da traição você deve passar por 4 passos:

  1. Precisa querer: escreva: “Eu quero perdoar… (o nome da pessoa) por… (o que te causa a dor)”. Pode ser que seja difícil e que você não tenha certeza se quer perdoar, mas escreva assim mesmo.
  2. Escreva os sentimentos tristes que a traição te causou: “Eu me senti… (com muita raiva, decepcionada, com vontade de me vingar, etc.). Aqui não tente ser politicamente correta, apenas escreva seu sentimentos honestamente.
  3. Os benefícios: escreva o que você percebe ou desconfia que irá sentir se conseguir perdoar e não mas sentir o que te causou a dor da traição (Paz? Alívio? Alegria de viver? Liberdade?). “Eu me sentirei…”. Os benefícios têm a ver com o contrário dos sentimentos que descreveu no passo dois.  Quanto mais práticos e significativos forem esses sentimentos, mais rapidamente você será capaz de perdoar.
  4. Afirmação do perdão: escreva “Eu terei… (mais paz, alegria, liberdade ou alívio).

E, por fim, escreva a frase usando tudo que aprendeu: eu perdoo (fulano)  e aceitos os benefícios (XXX) que o perdão traz” Diga isso em silêncio para você por pelo menos 3 vezes  a cada vez que pensar no ato que causou tanta dor.

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

Mas atenção, perdoar não significa que você tenha que esquecer, perdoar é se livrar do sofrimento que passou.

Perdoar é deixar que todos os sentimentos ruins que estão no seu coração saiam. Mas você deve fazer isso no seu tempo, há pessoas que conseguem perdoar na primeira semana, outras levam meses para digerir toda a situação.

O perdão é muito mais para você seguir em paz, do que para a pessoa, entende? Por isso  é importante para essa página de sua vida ser virada.

Muitas vezes, passar por uma situação de traição pode te fortalecer e fazer com que aprenda a gostar mais de si e se cuidar melhor.

5) Cuide de si

Se tem algo que acaba com qualquer autoestima é uma traição.

Sentimentos de rejeição, de menor importância, são os mais difíceis de serem absorvidos, principalmente se tiver que conviver com quem te traiu por mais tempo que gostaria.

Mas pode ser útil, para entender que o que você considera como lealdade e fidelidade é algo que tem muito valor para si e nem sempre outras pessoas estão preparadas a oferecer isso em um relacionamento.

Para superar esse trauma comece cuidando de você, retome seus interesses, cuide de sua aparência e todas as ações pertinentes para que sua autoestima seja resgatada.

Quando conseguimos fazer esse resgate, enxergamos também o nosso valor, tendo ainda mais certeza que a única pessoa que perdeu nessa história foi quem traiu.

As informações publicadas por MundoPsicologos.com não substituem em nenhum caso a relação entre o paciente e seu psicólogo. MundoPsicologos.com não faz apologia a nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.

Como Superar uma Traição e Seguir em Frente – 3 Passos para se Libertar e ser Feliz

Você foi ou está sendo traída? Quer saber como superar uma traição e seguir em frente? Neste artigo eu lhe mostro exatamente os passos que segui para deixar de sofrer.

Você pode em um primeiro momento ficar confusa ou achar que estou louca. Mas lhe garanto que isso irá funcionar com você como foi comigo.

Peço que me dê um voto de confiança mesmo assim e procure entender a técnica que passarei aqui, mostrando como superar uma traição e seguir em frente.

Peço também que depois de aprender coloque em prática e veja que realmente faz sentido. Prometa pelo menos que irá tentar, ok?!

Como Agir Diante de uma Traição?

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

A grande maioria das pessoas não sabem como agir diante de uma infidelidade no casamento. Quando perguntadas sobre o assunto dizem: – eu não consigo superar a traição.

  • Geralmente, elas não passaram por essa situação difícil, portanto, não sabem da importância de conseguir superar a traição e continuar com suas vidas.
  • Por falta de autoconhecimento e inteligência emocional, ficamos presas a dor de uma traição, sofrendo, e perdidas por não saber como lidar com isso.
  • Devemos terminar e sofrer, ou superar uma traição e continuar o relacionamento?

Essa resposta, somente quem está passando por essa situação pode dar. E vamos falar sobre isso mais adiante no artigo.

O que eu quero te revelar agora é a maneira mais eficaz que conheço para lidar e superar uma traição.

Como Superar uma Traição e Seguir em Frente

O que eu vou lhe contar nos seguintes parágrafos é muito poderoso. Aprendi a aplicar passo a passo estas etapas com o Método Superando a Traição.

Leia também:  Como Saber Qual É O Numero Da Conta No Cartão?

Confesso que tive dificuldades nas primeiras tentativas de superar uma traição e seguir em frente. Mas, com os passos que mostro mais adiante, tudo ficou mais fácil e finalmente saí da prisão de sofrimento que a traição me colocou.

Depois de superar a traição e perdoar, você poderá continuar o relacionamento ou esquecer esse amor e ser feliz novamente sozinha ou com um novo amor. É você quem escolhe.

Mas antes, quero te contar uma história que ilustra bem como funciona um relacionamento com falta de confiança e traição.

O Carcereiro e o Prisioneiro Dentro do Relacionamento

Todo mundo sabe que dentro de uma penitenciaria existem duas figuras basicamente, o prisioneiro e o carcereiro. O que talvez ninguém perceba é que ambos estão presos, um quanto o outro está trancado dentro da penitenciaria.

Há duas coisas que diferenciam os dois: primeiro são as grades que os separam. E segundo, é o motivo por estarem “presos”.

O prisioneiro cometeu um crime e o carcereiro tem a função de não deixar o outro escapar. Ambos ficam ali na prisão o tempo todo, sem sair.

Então, trazendo pra realidade dos relacionamentos, o papel de carcereiro é trancar a pessoa enchendo ela de culpa.

Você pode estar no papel de carcereiro, e pode até estar achando bom estar nesse papel. Mas perceba que está tão preso quanto o Prisioneiro, que lhe foi infiel.

Essa relação é como um ferro quente. Você está segurando a raiva de ter sido traída e quanto mais segura, a dor é maior.

Ai vem a pergunta: Tá bom eu como é que eu faço então para me libertar dessa prisão e curar a dor de uma traição? Vou dividir o processo em 3 etapas.

1- Perdoar ao Outro e a Si Mesmo

Pode estar passando pela sua cabeça agora  que é impossível perdoar quem te traiu. E é absolutamente normal esse sentimento. Essa primeira etapa é a mais importante.

Você vai precisar pensar muito no ocorrido, refletir, para entender como se sente à respeito. Tente não focar no ato de infidelidade em si, mas em como resolvê-lo sem sofrer ainda mais.

Ao entender como isso te afeta emocionalmente, você poderá tomar a melhor decisão de como lidar. Pode levar um tempo até ter clareza suficiente para decidir e começar o processo do perdão.

Afinal, a dor da traição é muito intensa e pode ser comparada a perda de um ente querido. Houve uma quebra de confiança e, sem dúvidas, isso é grave.

Mas por outro lado, se você não perdoar, você estará presa a esse sentimento ruim, tanto quanto a outra pessoa. E isso só te fará sofrer mais.

E perdoar não significa esquecer o erro, nem aceitar que foi correto. Perdoar a traição significa deixar de jogar na cara do outro o erro cometido. Abrir mão de atirar pedras, julgar e condenar.

É preciso também que perdoe a si mesma. Você não tem culpa do deslize do seu parceiro. E não há justificativa. Então não tem porque se sentir culpada por nada. Mesmo que ele tente te culpar, mas cabe a ele aceitar que errou e se arrepender.

2- Conecte-se com Amigos e Consigo Mesma

Como Esquecer Alguem Que Te Traiu?

Durante o processo de perdoar, e também após. É importante manter sua saúde mental ao máximo e a autoestima elevada.

A maioria de nós mulheres nos isolamos quando passamos por um momento triste. Criamos uma verdadeira barreira, isolando nossos amigos e familiares.

Pode ser muito difícil, podemos estar envergonhadas. Mas é importante ficar perto de pessoas que nos amam para superar a traição e seguir a vida.

São essas pessoas que vão nos afastar de sentimentos ruins como depressão, autopiedade e pensamentos destrutivos. Precisamos de toda a ajuda possível para levantar a autoestima.

Além disso, não podemos esquecer da pessoa mais importante em nossa vida. Nós mesmas.

Ocupe-se com atividades que lhe deem prazer. Foque naquilo que você é realmente boa fazendo. Faço as coisas que sempre teve vontade. Estimule sua liberdade e autossuficiência.

Quando sua mente estiver livre das pressões que te deixavam pra baixo, você estará renovada e pronta para seguir em frente.

3- Decida Continuar o Relacionamento ou Terminar

Este é o último passo do processo de superação da traição. Você já deve ter tido tempo de refletir e colocar as emoções em ordem. E já avaliou os prós e contras do relacionamento.

Com a mente tranquila e as emoções controladas, é hora de chamar o parceiro para conversar e limar as asperezas antes de decidir continuar o relacionamento ou terminar de vez.

É muito importante que a conversa seja franca, calma, sem acusações nem brigas. É o momento de falar, mas também escutar.

O dialogo deve ser aberto e cada um deve revelar suas mágoas, seus sentimentos, planos para o futuro, o que incomoda no relacionamento e também o que agrada a cada um.

Tentem fazer uma análise dos últimos meses de relacionamento em uma conversa franca e definitiva para decidir o continuar o relacionamento ou por fim nele.

Lembre-se que a base de um relacionamento saudável é a confiança. Veja se você está realmente disposta a voltar a confiar nele antes de tomar qualquer decisão.

Confira esse passo a passo completo e detalhado, e aprenda a superar a dor de ter sido traída de uma vez por todas.

Se Decidir Continuar o Relacionamento

Caso decidam superar a traição e continuar o relacionamento, você precisará voltar a confiar. Façam um novo acordo de fidelidade se necessário. Deixe bem claro que você não está disposta a aceitar uma nova traição.

Você precisará superar também qualquer mágoa e não se permitir ficar lembrando e cobrando o deslize passado, e nenhum tipo de chantagem com o assunto.

Ambos terão que se adaptar e aprender a conviver novamente sem as marcas do passado, pensando somente no relacionamento e as coisas boas por viver no futuro, juntos.

É possível reconstruir o relacionamento depois de um deslize de infidelidade. E na maioria dos casos a convivência se torna melhor do que antes e os laços mais fortes.

Caso Decidam Terminar de Vez

Mesmo que a relação não continue, é preciso perdoar. Todos cometemos erros e se prender a esse sentimento só te fará sofrer.

Por mais dolorido que possa ser, você precisa seguir em frente.

Permita-se chorar, sentir tristeza ou ficar com raiva. Só não permita que nenhum desses sentimentos domine sua vida e te tragam mais sofrimento.

A vida continua e sempre há tempo de recomeçar e ser feliz novamente!

Assuma o Controle Total da sua Vida!

Eu também já fui magoada e sofri muito. Mas dei a volta por cima e consegui assumir o controle total da minha felicidade. Sem depender de ninguém.

Você pode estar achando tudo triste agora, sem luz no fim do túnel. Porém, eu te garanto que é possível deixar o sofrimento para trás e ser feliz.

Se você gostou dos 3 passos e quiser saber mais sobre Como Superar Definitivamente a Dor de Ter Sido Traída, confira este Método Simples e Certeiro e Assuma o Controle Total da Sua Vida!

Um abraço apertado e lembre-se: “tenha coragem e acredite nos seus sonhos, porque o mundo precisa que encontres a tua grandeza.”

Meu marido me traiu, e agora? Psicólogos revelam como superar a traição

“Socorro, o meu marido me traiu, o que eu faço?”. A traição é realmente devastadora, seja ela amorosa ou em qualquer tipo de relacionamento com amigos e família, e a dor surge porque quem foi traído sente-se rejeitado e com menos valia.

A traição em um casamento ou namoro envolve a decepção e a mágoa pois ela vem de uma pessoa que depositamos confiança e amor, e ver as coisas escorrem pelas mãos derruba a nossa autoestima e pode até criar traumas e medo de se envolver com outras pessoas novamente.

Meu marido me traiu, o que eu faço?

Para ajudar quem está com a cabeça à mil pensando “Como meu marido me traiu? Por que ele foi capaz de fazer isso?” ou até mesmo está passando por isso com um namorado, peguei dicas da conselheira matrimonial e autora do livro “Power of two Marriage”, Susan Heitler, de como superar uma traição e tirar essa fase de letra.

1) Aceite a situação

O primeiro passo para superar uma traição é aceitar o momento presente que você está vivendo. Os psicólogos garantem que ter clareza e aceitação dos fatos são os pontos fundamentais para que alguém se liberte do sofrimento e resolva qualquer problema da vida.

Toda vez que resistimos a acontecimentos e experiências dolorosas – sendo que isso não vai impedir que essa situação indesejada deixe de acontecer – nos mantemos presas ao problema, e além disso, o cérebro não consegue encontrar formas de solucionar a questão, tampouco tomar atitudes para seguir em frente.

Não importa mais como era o casamento ou namoro antes e nem os momentos bons que viveram, o que importa é o hoje. A tarefa inicial para superar uma traição é aceitar o que aconteceu sem se culpa. Tudo aquilo que você resiste, persiste. Por isso, aceite aquilo que já é. Aceite a realidade e o momento presente, desapegue e deixe ir.

2) Viva a dor e o luto

Quando se está magoada, a tendência é a de culpar, brigar, fugir ou ficar buscando explicações. Mas segundo especialistas, é vivenciando a dor que você irá superá-la.

3) Sinta-se grata

Eu sei que você deve estar pensando “Cami, meu marido me traiu e você quer que eu agradeça?”.

Pode parecer loucura, mas especialistas garantem que agir com gratidão por ter passado por determinados momentos difíceis faz com que inconscientemente transformemos a dor em algo positivo.

Em vez de ficar ruminando o que passou, faça um exercício e pense em tudo que pode aprender com esse momento e se pergunte “Quem garante que o que estou vivendo agora é realmente ruim? Por que não pode ser um grande aprendizado e mudança melhor para minha vida?”.

Foto: Reprodução Pinterest

Leia também:  Como Saber Que O Leite Subiu?

Como perdoar uma traição?

Segundo os especialistas em matrimônio, a infidelidade pode acabar com o relacionamento, porém não é necessariamente o fim da linha para um casal. Veja algumas dicas caso você queira perdoar a traição.

Passado x Futuro

Antes de decidir se vai perdoar a traição ou não, analise algumas coisas:

Você é capaz de iniciar uma nova relação, do zero, com o seu marido ou namorado? Perdoar não significa esquecer, mas você precisa estar segura de que NÃO irá jogar o ocorrido toda hora na cara dele e nem se tornar uma ciumenta obsessiva que não vai deixá-lo fazer nada sozinho. Imagina que terrível um relacionamento sem paz? Não irá durar nem um ano.

Mas se você refletiu e entendeu a traição, uma das maneiras de superar uma infidelidade é lembrar os motivos que possibilitaram a união, como a época do namoro, como foi o casamento, como eram naquela época. E depois, pensar sobre como seria o futuro ideal do casal, incluindo como seria a vida na terceira idade, os planos e viagens que seriam feitos.

Analise a situação

Quando um marido trai a esposa, ela fica furiosa com o parceiro, mas também tem sentimentos ruins de si mesma.

Não se culpe, em hipótese alguma, por uma atitude que foi de responsabilidade dele, mas entenda o que você está sentindo, como estava a sua relação, o que precisariam melhorar e mudar caso queiram ficar juntos.

Analise o que houve escrevendo os passos que possam ter levado à traição e ao lado o que teria feito diferente sobre cada passo. Assim se mantém alerta para o futuro e também é um termômetro para saber se dá para perdoar a traição.

Comprometa-se novamente

Tentar superar uma traição é difícil, mas impossível quando apenas uma parte quer. Se a decisão for a de manter a relação, é importante agir de acordo, comprometendo-se a salvar o casamento.

Busque ajuda profissional

A infidelidade não acontece por acaso. É necessário entender as necessidades não atendidas e como curar as feridas do relacionamento. Um profissional especializado em relacionamentos pode ajudar, pois se o casal soubesse como lidar com os problemas a dois, já o teriam feito antes da traição.

Admitir o erro

A parte que foi infiel precisa admitir abertamente que cometeu erros. Isso é fundamental no processo de reconstrução da confiança que foi quebrada.

Foto: Reprodução

Como superar a traição e esquecer o ex?

Se para você é inviável perdoar a traição, essa situação que parece ruim agora pode ser a chave para mudar a sua vida rumo a felicidade e com um novo amor muito mais sólido. Para esquecer um ex, os passos são:

1) Trate como um vício

Estudiosos descobriram que o amor desperta áreas do cérebro que correspondem a cocaína e cigarro, e por isso, quando alguém está encarando o luto amoroso, sente sintomas de abstinência.

Os especialistas recomendam que o término de um namoro ou separação sejam tratados como a superação de um vício, e assim, que você se mantenha longe de tudo o que te remete ao ex.

Dê um fim em fotos, presentes, recordações, cartas e claro, corte contato com ele.

É por isso que também é fundamental deletá-lo das redes sociais e não stalkear, afinal, se você quer acabar com o vício de cigarro, não pode deixar um maço em cima da mesa, certo? O raciocínio é o mesmo.

2. Tire o ex do patamar

Você precisa tirar a lente de “amor e relacionamento perfeito” que colocou após o término. Ao enxergá-lo sem projeções e idealizações, e lembrar das características reais do seu ex, você vai desconstruindo a saudade e a vontade de estar junto dele.

Faça uma lista com todos os aspectos negativos que tinham na relação – dos menores aos maiores – e recorra a essa anotação sempre que sentir falta da pessoa. Quando você manda para o cérebro essa mensagem real de alguém que não te fazia bem, vai estimulando o inconsciente a querer manter distanciamento.

Faça essa análise, crie a sua “lista da libertação” e se agarre com força na certeza de que ele não era tudo isso que você acha que ele é.

+ LEIA TAMBÉM: Guia completo e gratuito do Unidas Da Fossa com passos para superar o ex

3. Mantenha-se ocupada

Não adianta: o ócio é o maior aliado do sofrimento.

Tente ocupar a sua cabeça com outras coisas, se reaproxime de amigos que não via a tempos, faça cursos online, experimente receitas que sempre quis fazer e não tinha tempo, visite seus familiares, vá dar uma volta (mesmo que sozinha), busque novos hobbies, faça algum exercício físico, tente praticar meditação, leia algum livro, saia para jantar em lugares diferentes.

Para te dar ainda mais ânimo de encarar essa nova fase, que tal preparar uma lista com tudo o que você quer fazer antes de morrer? Sim, crie o seu bucket list e veja o que você pode começar a realizar já.

Que tal tirar do papel aquela ideia de voluntariado que você tanto adiou? Ou começar um blog para escrever de coisas que você ama? Se gosta de cozinhar, teste uma receita, venda para amigos e junte um dinheiro extra para fazer aquela viagem que tanto sonhou.

O fim desse relacionamento é, sem dúvidas, um divisor de águas na sua vida. Basta você vê-lo como uma oportunidade de evoluir. E também não se esqueça que novos amores surgirão, tire esse tempo para cuidar de você, se autoconhecer e evoluir.

4. Faça o Desafio Unidas Da Fossa

Não podia deixar o Desafio Unidas Da Fossa de fora. Se você é nova aqui, quero te explicar um pouquinho desse projeto.

Como o Unidas Da Fossa pode ajudar?

Eu tenho 7 ex-namorados e milhares de frustrações, vícios e traumas de relacionamentos. Minha vida amorosa sempre foi realmente muito complicada.

Por uma série e rejeições da infância, cresci extremamente controladora e sem nenhuma autoestima, e por isso, idealizava e projetava toda a minha felicidade em um namorado.

Por inseguranças e medos, eles nunca davam certo, e quando chegavam ao fim, eu literalmente sofria com toda a minha alma. Juro, eu só faltava morrer. Brinco que meu luto amoroso era um coma profundo.

Em 2017 tomei um pé na bunda inesperado.

Ao invés de repetir aqueles mesmos padrões de comportamentos – implorar para voltar, chorar, ficar sem dormir, não conseguir ir trabalhar, ter crises de ansiedade, não sair da cama, me viciar em stalkeá-los nas redes sociais e muitas outras coisas que eu não gosto nem de lembrar -, eu percebi que já tinha 30 anos e que precisava encarar as minhas feridas à fundo.

Enquanto eu não mergulhasse em mim, olhasse as minhas dores, me aceitasse, me acolhesse, me amasse e realmente curasse as minhas crenças limitantes, eu jamais teria uma vida amorosa próspera. Todos os meus relacionamentos teriam os mesmos perfis, os mesmos medos e acabariam iguais: cheios de dor.

Comecei uma busca incansável de terapias, psicólogos, autoconhecimento e muitos estudos. Ah! Vale contar que mesmo o amor não sendo meu amigo e tendo me decepcionado tanto, sempre foi muito presente. Há 12 anos sou investigadora e pesquisadora de Fim de Relacionamentos, Luto Amoroso, Separações, e também, de qual o impacto dessas situações na vida das mulheres.

E olhando as minhas feridas com compaixão, me desconstruindo e me entendendo com muita ajuda da minha terapeuta, eu descobri muitos buracos obscuros em mim.

Recordei de cenas de bullying na infância, de necessidade de aprovação, de medo da rejeição, além de milhares de outros episódios que já contei aqui no site, no canal e nas redes sociais. Eu finalmente pude entender de onde vinham cada um dos meus traumas que refletiam tão negativamente na minha vida afetiva.

Pude reconhecer meus erros e minhas falhas, e começar a minha dedicação em ser uma pessoa melhor. Mergulhar em mim foi muito importante e transformou a minha vida.

Qual é o Desafio?

Assim, resolvi criar o UNIDAS DA FOSSA, que hoje é a primeira plataforma digital focada em ajudar mulheres com problemas amorosos e que estejam passando por términos de namoro e divórcios. Aqui você encontra absolutamente tudo o que precisa para saber como superar o ex, como ter uma vida amorosa mais saudável, guias, técnicas, exercícios e muito mais para esquecer o ex e dar a volta por cima.

Dentre as minhas criações nesse projeto, fundei o Desafio Unidas Da Fossa, que é o primeiro desafio da internet para ajudar mulheres a superarem e esquecerem de vez os ex-namorados, ex-maridos ou ficantes e crushes que não foram para frente. E tudo isso em apenas 21 dias.

O Desafio é GRÁTIS e conta com 21 dias de reflexões, exercícios e muitas dicas de psicólogos, minhas e dos melhores coaches de relacionamentos. Ele já mudou a vida de mais de 5 mil mulheres, e agora quero que essa jornada transformadora e poderosa mude também a forma com que você enxerga a sua vida e que você se relaciona com o amor. Além de aumentar muito a sua autoestima!

Para participar, é só clicar aqui e fazer um dia de cada vez! Você também pode conversar comigo pelas redes sociais e contar como tem sido essa experiência. ????

Quer mais dicas para deixar o traidor no passado e recomeçar a vida?

  • Conheça AGORA os cursos e e-books aprovados pelas leitoras e seguidoras do UNIDAS DA FOSSA para:
  • Todos eles foram testados e tiveram 100% de resultados e sucesso!

Camila Oliveira, 32 anos, jornalista de comportamento, publicitária e apaixonada pelos assuntos de autoconhecimento, relacionamento e amor – mesmo sem muito êxito com ele até hoje.
Com 7 términos de namoros, 7 fossas e um pé na bunda inesperado, criei o Unidas Da Fossa para escrever e falar sobre o maior mistério da humanidade: a arte de morrer de amor e continuar vivendo!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*