Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

  • Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?Um dos motivos que afetam a inicialização dos sistemas operacionais está relacionado aos programas iniciados em conjunto com ele, alguns deles como programas de proteção tem essa necessidade por monitorar eventos normalmente explorados por rotinas maliciosas que causam os mais variados aborrecimentos no uso do computador ou notebook, não somente eles porém de maneira simplificada utilizando o sistema operacional Windows para entender e também conhecer como manipular alguns desses programas de inicialização automática com a finalidade de tentar diminuir o tempo necessário para ter o ambiente disponível.
  • O Windows desde a primeira versão consolidada possui maneiras de gerenciar os programas que inicializam junto com ele, embora nesta época era necessário um conhecimento melhor de suas rotinas finalmente, com o avanço das edições surgiram programas que facilitavam essas alterações enquanto no Windows essas permissões avançaram pouco.
  • Mesmo assim, temos nele um recurso ainda pouco conhecido e por algumas vezes erroneamente explorado, conhecido como MSConfig.

Nas diversas abordagens do seu uso, incluindo da própria Microsoft em sua documentação, a explicação é mais direcionada na execução do sistema operacional em modo de segurança mas convenhamos, o modo de segurança é necessário quando justamente o Windows não consegue ser carregado corretamente então, como alterar essa maneira quando nem é possível o sistema operacional exibir a área de trabalho ?!

[ Conhecendo o ambiente MSCONFIG ]

Aqui vamos abordar um recurso pouco explorado nele, a ativação e desativação de programas que inicializam com o Windows, podendo ser utilizado tanto na versão mais recente quanto nas anteriores possivelmente até o Windows 95 para os mais curiosos.

Ele possui ainda mais recursos que deveriam ser explorados, com a devida cautela, entretanto como a intenção é simplificar sua abordagem vamos nos manter apenas neste recurso.

Considerando as versões mais antigas sugerimos o famoso caminho inicia » executar/pesquisar » msconfig.exe [ok] e para as mais recentes pelas teclas windows+R digitando em seguida msconfig.exe [ok], não esquecendo que deve ser executado com privilégios de administrador.

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

Assim que a janela do msconfig for aberta teremos dois caminhos distintos, quando a versão em execução for o Windows 7 avance até a aba Inicialização de Programas, conforme imagem abaixo.

Pesquise na lista de programas existentes aqueles que você deseja manter inativos junto com a inicialização do Windows, desmarque a seleção com 1 clique simples e finalmente clique em [ok], tenha atenção aos programas que decidiu desativar, nela são exibidos tanto os programas nativos do Windows quanto os instalados posteriormente e também, após aplicar as alterações clicando em [ok] será sugerido reiniciar o Windows para guardar as alterações, lembre-se de salvar suas atividades ou para facilitar o processo, encerrar os demais programas em execução caso decida reiniciar o sistema operacional.

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

Se estiver executando as versões mais atuais a exemplo do Windows 10, após avançar até a aba Inicializar verá a mensagem clicável Abrir o Gerenciador de Tarefas, após clicar nela será executado o Gerenciador de Tarefas e possivelmente em modo reduzido bastando clicar no botão (↓) Mais detalhes para visualizar nesta aba os programas inicializados junto com o Windows. Embora possa questionar por não ter sugerido já iniciar por ele, fazendo assim ficaria impossibilitado de acessar e conhecer as outras funcionalidades do msconfig daqui, numa situação em que precisaria aplicar alterações nelas antes de avançar para a Inicialização de Programas.

  1. Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?
  2. Nesta janela a ação é relativamente mais simples, depois de escolher os programas a serem desativados da inicialização automática, clique com o botão direito neles e selecione Desativar e, neste momento tem disponível mais opções sobre ele como na imagem abaixo, entretanto aqui ao desabilitar os programas não é solicitado pelo Windows reiniciar o computador, mesmo assim, por garantia salve todas as suas atividades e encerre todos os programas antes de voluntariamente reiniciar o sistema operacional.
  3. Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?
  4. Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

[ Ativando e Desativando programas inicializados com o Windows 10, depois da compilação abril/2018 ]

  • Como a Microsoft se empenha em transferir e centralizar todas as suas funcionalidades em seu novo ambiente de gerenciamento, aos que estiverem utilizando as versões mais recentes do Windows 10 a partir da atualização disponibilizada a partir de abril de 2018, temos mais uma maneira de gerenciar esses programas, agora o caminho é clicar no botão iniciar e digitar Configurações clicando nela em seguida, com o novo painel de controle aberto digite no campo de pesquisa Aplicativos de Inicialização e pronto, neste novo ambiente temos os mesmos programas existentes nas outras opções porém aqui resumidas, dos programas que começam junto com o Windows e novamente aqui outra dica, ao clicar em iniciar experimente digitar Inicialização para acessar diretamente essa funcionalidade, novamente aqui apresentando o caminho relativamente mais longo para também conhecer mais esse novo painel de controle finalizando com a última dica, experimente na versão do Windows que esteja executando o atalho ctrl + shift + esc e confirme se tem acesso direto ao gerenciador de inicialização, outra maneira mais otimizada de acessar essas configurações.
  • Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?
  • Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

[ Mais maneiras de gerenciar os programas inicializados com o Windows ]

Temos com a evolução do Windows uma melhora considerável no gerenciamento dos seus recursos, mesmo assim sempre haverá opções ou necessidades que não poderão ser atendidas por eles, intencional ou não isso mantém uma legião de desenvolvedores mais experientes do que é possível alterar no Windows além do que é disponibilizado pela própria Microsoft.

Depois de conhecer principalmente as maneiras e precauções sobre administrar esses programas que iniciam junto com o Windows e, principalmente para conseguir remover aqueles que foram inseridos sem conhecimento ou, após o desinstalador ter concluído sua remoção ainda permanecer resíduos do programa removido que estejam atrapalhando o bom funcionamento, conheça a seguir algumas sugestões de aplicativos que prometem exceder as possibilidades no gerenciamento de inicialização do Windows.

[ Nirsoft Whatin Startup ]

Neste pequeno aplicativo, além de exibir ainda mais detalhes do programa inicializado junto com o Windows permite incluir outros para serem iniciados junto com ele, é possível também abrir as configurações de um sistema operacional que não esteja em execução senão imagine que seu próprio Windows não consegue ser inicializado e você tem certeza da causa ser um programa parte da execução automática, com uma versão WindowsPE por exemplo é possível desativar o programa problemático para restabelecer a execução do Windows.

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

[ Shock StartUP ]

  1. Tendo objetivo similar no gerenciamento de programas inicializados com o Windows, permitindo excluir e incluir programa para serem iniciados junto com o sistema operacional e ainda que aparentemente descontinuado permanece compatível com ambas as compilações sendo 32bits e 64bis indiferente da versão em utilização.

  2. Nele um recurso interessante é a separação por perfil, isso por muitos programas ou até mesmo os mais experientes definirem aplicativos que devem ser inicializados para todos os perfis de usuário, o perfil de usuário em atividade ou segundo o aplicativo, para um perfil padrão do sistema.
  3. Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

[ Autoruns ]

  • Como parte integrante de um pacote de aplicativos conhecido como [ Windows Sysinternals ], possuindo uma numerosa quantidade de utilitários porém pouco didáticos e independentes que para os iniciantes se apresentará confuso, dependendo bastante da documentação online, por isso abordando aqui apenas o autoruns.
  • Ainda mais amplo quando comparado aos anteriores e mais outros existentes por aí, apresenta uma grande quantidade de abas possivelmente exibindo tudo o que em algum momento for executado com o Windows, podendo separar em dois grupos começando pelo Everything que como o próprio nome sugere, tudo executado junto com o Windows e as demais abas desmembrando em subgrupos o que estiver relacionado com a inicialização do sistema operacional.
  • Por ser muito abrangente e pouco didático, é um aplicativo que merece um pouco de estudo nas suas opções e documentação conhecer melhor seu potencial, podendo servir inclusive de ferramenta para remoção de entradas de registro e outros vínculos que em outros programas elas sequer estão disponíveis e por isso dificultando a renovação.

[ Conclusão ]

O Windows permanece como uma contínua caixa de surpresas, quanto mais se investiga sobre seu funcionamento mais descobertas são exploradas e com a popularização da internet, compartilhadas.

Embora não exista uma padronização nos incontáveis tutoriais disponíveis incluindo artigos audiovisuais, permitindo uma boa dose delas não serem adequadas para utilização ou não resultarem no desempenho ou melhorias esperadas, é fato que a curiosidade tem colaborado para mais usuários aprenderem a efetuar manutenções em seus aparelhos sem consultas regulares a técnicos de informática ou outros profissionais.

Acreditando poder colaborar com esse tipo de interesse, o artigo exposto apresenta de maneira simplificada e com poucos exemplos as possibilidades de aplicar pequenas alterações no funcionamento do sistema operacional que permita mantê-lo confiável e seguro sem a necessidade de grandes intervenções, amparado por uma pequena lista de softwares que sugerem facilitar essas interações, lembrando que alguns podem ser considerados como ameaças pela proximidade com áreas sensíveis do sistema, permitindo variar entre um ou outro dependendo do ambiente.

Gerenciando programas que inicializam junto com o Windows

Windows 8: como configurar programas que inicializam com o sistema

O usuário do Windows 8 tem o poder de controlar quais programas ele deseja que sejam iniciados junto com o sistema. Em muitos casos, as pessoas querem fechar programas que demoram a ser carregados e acelerar o boot. Em outros, querem adicionar alguns para começarem a ser executados logo, evitando ter que ir ao seu diretório. Veja como fazer os dois processos no tutorial abaixo.

Leia também:  Paises Que Falam Ingles Como Segunda Lingua?

Como instalar a atualização Windows 8.1 Update no computador

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?Veja como alterar os programas que inicializam com o Windows 8 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Adicionar:

Passo 1. Aperte a tecla do Windows e a tecla “R” simultaneamente no seu teclado para abrir a janela “executar”. Nela, insira o comando “%AppData%MicrosoftWindowsStart MenuProgramsStartup” (sem aspas) e aperte Enter;

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?Comando abre a pasta (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Passo 2. Será aberta uma pasta comum, chamada “Startup”. Clique com o seu botão direito do mouse, vá em “Novo”, depois em “Atalho”. Ali, você irá selecionar o que deseja que inicie junto com o Windows.

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?Crie o atalho e pronto (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Remover:

Passo 1. Aperte as teclas “Ctrl”, “Alt” e “Del” simultaneamente. Na tela seguinte, vá em “Gerenciador de Tarefas. Clique na aba Inicializar;

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?Abra o Gerenciador de Tarefas (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Passo 2. Ali, você vê todos os processos e programas que se iniciam com o Windows. Para remover algum, é só clicar com o botão direito em cima dele e selecionar a opção “desabilitar”.

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?Configuração ajuda a aumentar velocidade do boot (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Como desativar programas que iniciam com o Windows 10 – Tecnoblog

Mesmo que o seu computador tenha poucos meses de uso, pode ser que ele demore mais do que o aceitável para iniciar completamente ou fique lento por longos minutos depois que você faz login no Windows 10.

Muitas vezes, essa morosidade toda tem como causa os programas que iniciam junto com o Windows, o sistema operacional. Felizmente, a maioria deles pode ser desativada sem causar problemas.

Saiba como nas próximas linhas.

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

Como ver os programas que iniciam com o Windows 10

Muitos softwares — muitos mesmo — são incluídos na lista de inicialização automática do Windows logo após terem sido instalados. Em vários programas, isso é realmente importante. É o caso dos antivírus: a ativação imediata garante que o sistema ficará protegido assim que o Windows estiver funcionando.

O problema é que a inicialização automática consome recursos da sua máquina. O computador precisa carregar não só o sistema operacional como também todos os softwares que estão na lista de inicialização, tarefa que frequentemente consome bastante memória RAM e processamento. É por isso que o Windows parece estar “pegando no tranco” logo após o computador ser ligado.

A boa notícia é que o Windows 10 informa quais aplicativos inicializam junto com o sistema e qual o impacto de cada um deles no desempenho do computador.

  1. Para ter essa informação, pressione as teclas Ctrl, Alt e Del ao mesmo tempo;
  2. Depois, clique em Gerenciador de Tarefas;
  3. Surgirá uma janela de mesmo nome;
  4. Nela, vá à aba Inicializar (se a aba não estiver aparecendo, clique no botão Mais Detalhes, na parte inferior da janela).

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

Gerenciador de Tarefas

Como desativar programas que iniciam com o Windows 10

Tal como o nome indica, a aba Inicializar mostra todos os softwares que inicializam junto com o Windows 10. Na coluna Impacto na inicialização, você descobre se o programa afeta muito ou pouco o desempenho do sistema logo após o computador ser ligado.

De modo geral, você não precisa se preocupar com programas com impacto Baixo, a não ser que eles sejam muito numerosos. Entretanto, é bom ficar atento aos programas com impacto Alto ou Médio. Esses realmente podem deixar a inicialização lenta.

Desabilitar Programas Que Iniciam com Windows 8 – Tutorial

Vários programas do Windows após instalados são automaticamente colocados para iniciar com o sistema mesmo que você não queira.

Esses programas acabam causando lentidão na inicialização, e ainda ficam consumindo recursos sem necessidade.

Agora no Windows 8 está muito mais fácil para administrar esses programas e escolher qual deles você quer deixar no boot do sistema e quais não. Confira agora como desabilitar programas que iniciam com Windows 8.

ATENÇÃO! Só desabilite o que tiver certeza que não vai interferir na estabilização do sistema nem no funcionamento do programa.

Abra o “Gerenciador de Tarefas”, para isso clique com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas do Windows 8 (a barra com o relógio) e selecione “Gerenciador de Tarefas”.

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

Clique na aba “Inicializar”, se a aba não estiver aparecendo, é só clicar em “Mais detalhes” no canto inferior esquerdo. Nesta tela você pode verificar todos os programas que iniciam com o Windows. Para desabilitar algum programa é só clicar com o botão direito do mouse em cima do mesmo e escolher “Desabilitar“.

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

Depois disso dentro da coluna “Status” aparecerá escrito “Desabilitado“. Quando terminar feche a janela clicando no x no canto superior direito (retângulo vermelho) e reinicie o Windows.

OBS: Nesta mesma janela além de desabilitar você pode pesquisar sobre o programa online clicando em “Pesquisar online”, isso é bom quando você não sabe à qual programa o nome que está aparecendo está relacionado. Assim não corre risco de desabilitar erradamente algum programa do sistema.

Como fazer para o Windows 8.1 iniciar direto na área de trabalho?

O Windows 8 e 8.1 representaram uma verdadeira evolução na forma como a Microsoft faz seus mais conhecido produto.

Apesar da inovação, os sistemas acabaram não sendo tão bem aceitos quanto os seus antecessores.

O motivo para que isso tenha acontecido é bem simples: as novidades desenvolvidas em Redmond acabaram gerando uma utilização diferente, truncada e até mesmo confusa para grande parte dos seus novos adeptos.

Um dos motivos que causam receio nas pessoas antes de experimentarem o sistema é a Tela Iniciar – aquela em que as pastilhas ficam organizadas, mostrando diversos recursos e programas. Por conta desse detalhe, muitos usuários confundiam a Área de Trabalho com a nova tela e não sabiam como proceder ao ligar o computador ou ao abrir um aplicativo, por exemplo.

No entanto, a Microsoft desenvolveu um recurso nativo para o Windows 8.1 que permite o usuário definir se deseja ir diretamente para a Área de Trabalho ou permanecer na Tela Iniciar do software.

Dessa maneira, quando um programa é fechado ou o seu computador é iniciado, a máquina vai ser direcionada automaticamente para a Área de Trabalho, dispensando a utilizado da Tela Iniciar sempre que possível – mas é lógico que você pode acessá-la quando for necessário.

Com isso, você não vai precisar mais ficar clicando na tile da Área de Trabalho ou no Botão Windows para ficar trocando de tela, adicionando praticidade na sua utilização.

Definindo as suas prioridades

Em primeiro lugar, o que você deve fazer é abrir a sua Charm Bar e pesquisar pelo termo “Barra de Tarefas e Navegação”. Assim que essa divisão de sistema aparecer, basta clicar nele.

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

Na nova janela que abrir, clique na aba “Navegação”. Em seguida, entre as opções de utilização que forem listadas, procure pela alternativa “Quando eu entrar ou fechar todos os aplicativos em uma tela, ir para a área de trabalho em vez de iniciar” e marque-a como válida.

Como Escolher Os Programas Que Iniciam Com O Windows 8?

Depois disso, confirme a operação e reinicie o seu computador para conferir que a operação surtiu efeito e está direcionando você para a Área de Trabalho automaticamente. Aproveite!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como configurar os programas que inicializam no Windows 8?

A velocidade de inicialização do Windows 8 (boot), pode ser considerada uma das grandes novidades do sistema. Ele inicia cerca de 40% mais rápido que seu antecessor, o Windows 7, o boot do Windows 8 é simplesmente rápido. Essa é uma melhoria que muitos usuários esperavam da próxima versão do Windows.

Porém, como passar dos tempos, vários programas são instalados no computador fazendo com que ele vá ficando mais pesado e não consiga realizar o boot de maneira tão rápida quanto antes. Isso acontece por que vários programas também se iniciam juntamente com o Windows, fazendo com que seu computador execute vários programas, além do próprio Windows, durante a inicialização do sistema.

Felizmente, para nós, usuários do Windows 8, escolher quais programas serão executados junto com a inicialização do Windows ficou mais fácil. Veja como é bem simples configurar para que os programas não sejam mais inicializados junto com o Windows.

Configurando os Programas

1º – Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas do Windows, e escolha a opção “Gerenciador de Tarefas”;

Abrindo o Gerenciador de Tarefas

2º – O gerenciador de tarefas se abrirá. Nas guias do programa, escolha a opção “Inicializar”. Pode acontecer do gerenciador de tarefas não estar aparecendo guias, pois esta no modo simples, para vê-las selecione a opção Mais detalhes, no canto inferior direito da janela;

Leia também:  Porque É Importante Evitar O Desperdício De Plástico? E Como Podemos Fazê-lo?

Lista de programas que iniciam junto ao Windows

3º – A lista com todos os programas que são inicializados junto com o Windows será exibida na janela. Para remover algum programa, basta selecioná-lo e clicar no botão “Desabilitar” no canto inferior direito da janela, assim como a imagem mostra.

Configurando os programas

Você também pode filtrar os programas por nome, fornecedor, status (habilitado ou desabilitado) e impacto na inicialização (baixo, médio, alto ou nenhum, para programas desabilitados).

Filtre o resultado pelo status para melhor ver qual programa está habilitado ou não, também recomendo que sempre que possível desative os programas cujo impacto na inicialização seja alto ou médio. Nesta mesma janela, você pode ver quanto tempo o boot do Windows demorou a acontecer.

Assim é possível verificar se houve uma melhora no tempo de inicialização do Windows (pode não estar disponível em todos os computadores).

Seguiu tudo direitinho e ainda não conseguiu? Deixe sua dúvida nos comentários!

Como Alterar os Programas que Iniciam com o Windows 7

  1. 1

    Abra a pasta Inicializar no menu “Iniciar” do Windows. Clique no botão “Iniciar” do Windows e selecione “Todos os programas”. Role a lista para encontrar a pasta “Inicializar”.

    • Clique com o botão direito do mouse na pasta “Inicializar” do menu e selecione “Abrir todos os usuários” para abrir a pasta para todos os usuários no computador.
    • Escolha “Explorar” para abrir a pasta para somente para o usuário conectado no momento.
  2. 2

    Crie um atalho para o programa ou arquivo que você deseja executar na inicialização. Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou ícone do programa e selecione “Criar atalho”.

    • O atalho será criado na mesma pasta que o programa original.
    • Itens de inicialização podem ser programas ou outros arquivos. Por exemplo, você pode selecionar um documento de texto para abrir na inicialização.
  3. 3

    Arraste ou recorte e cole o ícone de atalho para a pasta Inicializar. O programa agora será aberto na próxima vez em que você iniciar o computador.[1]

    • Para recortar e colar: clique com o botão direito do mouse no atalho na pasta original e selecione “Recortar” no menu. Em seguida, na pasta “Inicializar”, clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço em branco e selecione “Colar”.
    • Ou, realce o ícone de atalho e pressione Ctrl + x. Em seguida, com a pasta “Inicializar” ativa, pressione Ctrl + v.
  1. 1

    Clique no botão “Iniciar” do Windows e escreva “msconfig” na barra de busca. Clique em MSConfig nos resultados da pesquisa. Isso abre o console de configuração do sistema.

  2. 2

    Clique na guia “Inicialização de programas”. Ela dá a você uma visão dos programas instalados como opções de inicialização do seu computador.

    • Observe que nem todos os itens de inicialização aparecerão.
    • Você não possui a opção de adicionar itens à lista no MSConfig.
    • Para adicionar programas ou arquivos, use o método da pasta “Inicializar”.
  3. 3

    Marque as caixas dos aplicativos que quer iniciar quando ligar o computador. Desmarque as caixas daqueles que não quer mais inicializar.

  4. 4

    Clique em “Aplicar” para validar as alterações feitas aos itens de inicialização.

  5. 5

    Reinicie o computador para finalizar as mudanças. Uma janela pop-up perguntará se você deseja reiniciar o computador. Clique em “Reiniciar” para salvar as alterações.

    • Se você não reiniciar o computador, os programas de inicialização serão revertidos para suas configurações originais.
    • Quando você tiver desmarcado um item no MSConfig, o computador vai reiniciar no modo “Inicialização seletiva”. Essa opção pode ser vista sob a guia “geral” do MSconfig.
    • Se você posteriormente decidir escolher “Inicialização normal”, todos os itens desabilitados serão reativados.[2]
  1. 1

    Mude as configurações do programa em si para gerenciar suas opções de inicialização. Elas diferem de um programa para outro e exigem que você faça uma busca pela configuração de inicialização olhando em menus como “Opções”, “Preferências”, “Configurações” ou “Ferramentas”, ícones da bandeja do sistema e assim por diante.

    • Para descobrir como alterar as configurações de inicialização de um programa em particular, veja a “ajuda” do programa ou faça uma pesquisa na internet.
    • Por exemplo, o Skype, um programa de telefonia e bate-papo na internet, pode ser desativado da seguinte forma: “Ferramentas → Opções → Configurações gerais”; desmarque a opção “Iniciar o Skype quando eu iniciar o Windows”.
    • Como outro exemplo, o Dropbox, um programa de compartilhamento e armazenamento de arquivos, pode ser desativado pelo botão direito do mouse no ícone da bandeja do sistema (o ícone da barra de ferramentas do Windows, perto do relógio), clicando no ícone em forma de engrenagem e, em seguida, selecionando “Preferências…”
  2. 2

    Use o registro do seu computador para excluir itens de inicialização. Itens de inicialização podem ser excluídos manualmente pelo programa “regedit” do seu computador.

    • Consulte uma visão geral do processo em outros artigos.
    • Editar o registro do seu computador só deve ser feito como um último recurso e apenas se você souber exatamente o que está fazendo.[3]
  1. 1

    Evite apagar arquivos e programas indiscriminadamente. Deletar programas de inicialização sem saber o que são pode fazer com que alguns aplicativos não funcionem corretamente.

    • Antes de fazer mudanças, use a “Restauração do Sistema” para criar um “ponto de restauração” ao qual possa voltar se algo der errado.[4]
    • Muitos itens de inicialização têm nomes um pouco descritivos, mas outros são abreviações obscuras e têm funções difíceis de identificar.
  2. 2

    Use uma lista on-line de programas e processos ou faça uma pesquisa na internet para identificar o que cada coisa faz.

    • Esse método pode exigir algum tempo, já que exige que você busque cada arquivo ou processo individualmente.
    • Algumas listas úteis incluem:[5]
      • Process Library: vencedora do Top 100 sites clássicos da PCMAG, mais de 195 mil entradas.
      • Pacman’s Portal: uma base de dados de programas de inicialização contendo mais de 35 mil entradas.
  3. 3

    Use um programa para limpar automaticamente os itens de inicialização. Existem muitos programas grátis e populares que podem limpar itens de inicialização para você, incluindo itens no registro do sistema.

    • Esses programas costumam conter bancos de dados que são atualizados para incluir itens desnecessários que surgem frequentemente, assim como outras ferramentas para melhorar o desempenho do seu computador.[6]
      [7]

    • Como sempre, faça uma pesquisa ampla para encontrar programas respeitáveis e não danificar o seu computador.
    • Alguns programas populares incluem:
    • CCleaner
    • Virtuoza In Control
    • Should I remove it?

O que o utilitário Msconfig faz no Windows 8, 8.1 e 10 em seu PC Dell?

O artigo a seguir fornece informações sobre o que é o utilitário MSConfig, como usá-lo e para que usá-lo nos sistemas operacionais Windows 8, 8,1 e 10.

Sumário:

O que é MSConfig?

A configuração de sistema MSConfig é um utilitário projetado para solucionar problemas no processo de inicialização do Microsoft Windows. Ele pode desativar ou reativar o software, os drivers de dispositivo ou os serviços do Windows que são executados na inicialização, e pode alterar os parâmetros de inicialização.

O MSConfig é fácil de usar e ajuda a solucionar vários problemas de inicialização do Windows 8, 8,1 e 10.

Você pode facilmente modificar a forma como o sistema é inicializado (arquivos de inicialização), os serviços do sistema e os arquivos de inicialização de forma temporária ou permanente.

Isso torna o MSConfig um utilitário de solução de problemas extremamente útil. Ele pode ser usado para agilizar os tempos de inicialização e otimizar o que carrega onde e quando o sistema é inicializado.

Nota: houve uma série de alterações feitas entre o sistema operacional Windows 8, a atualização 8.1 e o Windows 10. No entanto, o MSConfig não é um deles. Siga este guia para os dois sistemas operacionais.

Voltar ao início

Como abrir o MSConfig

  1. No Windows 8, 8.1 e 10, você pode pressionar as teclas Windows + R juntas e uma caixa de execução será exibida.
    • Além disso, no Windows 8 e no 8.1, você pode pesquisar o msconfig na barra de botões.
    • Além disso, no Windows 10, a tecla Windows ou clicar no botão iniciar abre o menu iniciar e você pode digitar msconfig. O aplicativo será mostrado em uma lista.

 

  1. Digite MSConfig na caixa e, em seguida, pressione a tecla Enter no seu teclado.
  1. Isso inicia o utilitário de configuração do sistema da Microsoft.
  1. A janela MSConfig contém 5 guias:
    • Geral
    • Boot (Inicialização)
    • Serviços
    • Inicializar
    • Ferramentas

Voltar ao início

Como usar o MSConfig para diagnosticar problemas de boot

  • Problemas de inicialização: esses são os problemas em que o sistema está tendo problemas para carregar corretamente, está demorando muito para fazer boot ou está dando erros na tela à medida que ele é inicializado. Ele pode até mesmo ser uma combinação dos três. Primeiro, identificamos o problema, reduzimos a causa e, em seguida, o alteramos para resolver o problema.

Guia geral

A guia Geral do MSConfig oferece algumas opções básicas para inicializar seu PC. A opção padrão para o utilitário é a inicialização normal. As outras duas opções para iniciar o computador são inicialização de diagnóstico e inicialização seletiva.

Leia também:  Como Saber Que Uma Amiga Gosta De Mim?

Inicialização de diagnóstico:

inicia o Windows somente com serviços básicos e drivers. Com esse modo, você pode determinar se um arquivo de janela básico é o problema. Esse tipo de inicialização oferece um ambiente mínimo para a solução de problemas.

Inicialização seletiva:

permite que você escolha quais programas e serviços você deseja abrir e quais você deseja impedir de abrir na inicialização.

Se você acha que um dos programas da inicialização está causando um problema, pode desmarcar a opção Load Startup Items (Carregar itens da inicialização) para impedir que qualquer programa de inicialização seja iniciado. Ele é muito amplo para ajudar você a determinar qual programa está causando o problema, mas o ajudará a limitar o problema a uma determinada área.

Voltar ao início

Como usar o MSConfig para solucionar um problema de configuração

  • Problemas de configuração: esses são os problemas em que os novos comandos foram definidos ou os antigos foram modificados e tiveram um efeito adverso no sistema. Normalmente, pode ser resolvido encontrando-se o comando/configuração errado ou modificado e alterando-o para um que funcione ou revertendo-o para o estado original.

Opções na guia “inicialização”

Esta guia oferece várias opções para iniciar o computador. A parte superior da janela contém o arquivo de inicialização que o computador está usando no momento.

Se houver várias partições de inicialização no sistema, você verá cada uma delas listadas aqui.

Você pode alterar o intervalo de tempo de espera para o menu de inicialização e ver claramente quais comandos o Gerenciador de inicialização está usando para verificar se há algum problema.

Dois dos três botões fornecidos nesta janela são para fins de edição e ficam esmaecidos por padrão. Há duas opções ao lado da página:

Tornar todas as configurações de inicialização permanentes:

as alterações feitas na configuração do sistema não são controladas. Se você quiser fazer alterações posteriormente, terá que fazer isso manualmente. Use esse recurso com cuidado!

Nota: a seleção da inicialização normal na guia geral não funcionará se esse recurso for selecionado. Com essa configuração ativada, você deve reverter manualmente todas as alterações feitas. Campo Tempo de espera:

o uso do MSConfig pode fazer com que a tela de seleção do sistema operacional seja exibida por trinta segundos. Como resultado, trinta segundos são adicionados ao tempo de inicialização geral. Para impedir que a tela de seleção operacional apareça por trinta segundos na inicialização, altere para zero a linha de tempo limite no campo respectivo.

O único botão que não fica esmaecido na guia inicialização é o de Advanced Options (Opções avançadas). Ao clicar no botão Advanced Options (Opções avançadas), é exibida a caixa de diálogo em questão.

Na maioria dos casos, você provavelmente não precisará usar essas opções, mas elas podem ser úteis.

Por exemplo, se você suspeitar que um problema de inicialização está sendo causado por ter vários processadores, você pode limitar o número de processadores utilizados para fazer a inicialização do sistema, selecionando o número de processadores e especificando um número.

  Nota: o uso dessa opção não é aconselhado, a menos que você compreenda totalmente o que cada ação deve fazer e qual o efeito que você pode esperar ver.

Opções de inicialização

As funções mais valiosas na guia Inicialização são as opções. Você pode usar essas opções para diversas opções de solução de problemas.

Inicialização segura mínima:

Na inicialização, é aberta a interface gráfica do usuário do Windows Explorer no modo de segurança, executando apenas serviços críticos do sistema. A rede é desativada.

Shell alternativo de inicialização segura:

Na inicialização, é aberto o prompt de comando do Windows no modo de segurança, executando apenas serviços críticos do sistema. A rede e a interface gráfica do usuário são desativadas.

Reparo do Active Directory de inicialização segura:

Na inicialização, é aberta a interface gráfica do usuário do Windows no modo de segurança, executando os serviços críticos do sistema e o Active Directory.

Rede de inicialização segura:

Na inicialização, é aberta a interface gráfica do usuário do Windows no modo de segurança, executando apenas serviços críticos do sistema. O funcionamento em rede está ativado.

Nenhuma inicialização da GUI:

Não exibe a tela de boas-vindas do Windows ao iniciar.

Log de inicialização:

Armazena todas as informações do processo de inicialização no arquivo %SystemRoot%Ntbtlog.txt.

Vídeo básico:

Na inicialização, é possível abrir a interface gráfica do usuário do Windows no modo VGA mínimo. Essa opção carrega drivers VGA padrão em vez de drivers de vídeo específicos ao hardware de vídeo no computador.

Informações de inicialização do sistema operacional:

Mostra os nomes de driver à medida que eles estão sendo carregados durante o processo de inicialização.

Número avançado de processadores:

Limita o número de processadores utilizados em um sistema multiprocessador. Se a caixa de seleção estiver selecionada, o sistema será inicializado usando apenas o número de processadores na lista suspensa.

Memória máxima avançada:

Especifica a quantidade máxima de memória física utilizada pelo sistema operacional para simular uma configuração de baixa memória. O valor na caixa de texto é megabytes (MB).

Trava PCI avançada:

Impede que o Windows realoque recursos de I/O e IRQ no barramento PCI. Os recursos de I/O e memória definidos pelo BIOS são preservados.

Depuração avançada:

Permite a depuração do modo kernel para o desenvolvimento do driver de dispositivo.

Configurações avançadas de depuração global:

Especifica as configurações de conexão do depurador neste computador para que um depurador de kernel se comunique com um host do depurador. A conexão do depurador entre o host e os computadores de destino pode ser serial, IEEE 1394 ou USB 2.0.

Porta de depuração avançada:

Especifica o uso de serial como o tipo de conexão e a porta serial. A porta padrão é COM 1.

Taxa de transmissão avançada:

Especifica a taxa de transmissão a ser usada quando a porta de depuração é selecionada e o tipo de conexão de depuração é serial. Essa configuração é opcional. Os valores válidos para baud são 9600, 19.200, 38.400, 57.600 e 115.200. A taxa de transmissão padrão é de 115.200 bps.

Canal avançado:

Especifica o uso do 1394 como o tipo de conexão de depuração e especifica o número do canal a ser usado. O valor do canal deve ser um número inteiro decimal entre 0 e 62, inclusive, e deve corresponder ao número de canal usado pelo computador host. O canal especificado não depende da porta 1394 física escolhida no adaptador. O valor padrão do canal é 0.

Nome de destino do USB avançado:

Especifica um valor da string de caracteres a ser usado quando o tipo de depuração é USB. Essa string pode ter qualquer valor.

Voltar ao início

Como usar um MSConfig para solucionar um problema de conflito

  • Problemas de conflito: são problemas como drivers, serviços ou atualizações que foram carregados e mudaram outro arquivo ou estão tentando usar os mesmos recursos de um arquivo ou dispositivo existente.  Para solucionar esses problemas, tentamos desativar arquivos e serviços diferentes temporariamente até identificarmos o conflito no momento em que for possível carregar outro arquivo que faça o mesmo trabalho ou atualize e reinstale os dois arquivos.

Como trabalhar com a guia Services (Serviços)

Nota: a qualquer momento, durante a solução de problemas de serviços usando o MSConfig, você sempre pode retornar às configurações padrão selecionando a inicialização normal.  

A guia Serviços do MSConfig lista os serviços e programas do Windows integrados que são iniciados quando o Windows 8, o 8.1 e o 10 são iniciados.

 Eles também podem ser executados periodicamente pelo próprio sistema operacional Windows. Tenha cuidado ao desativar os serviços, pois muitos são essenciais para a operação do computador. Ative ou desative programas ou serviços desde o início com a verificação ou desativação da caixa de seleção ao lado do nome do programa.

Isso é realmente útil quando você está solucionando problemas relacionados a serviços.

A maioria dos serviços no Windows 8, 8.1 e 10 foi projetada pela própria Microsoft. Para facilitar a localização de serviços de terceiros, você pode clicar no botão Hide All Microsoft Services (Ocultar todos os serviços da Microsoft).

  Nota: selecionar Disable all (Desativar tudo) não desativará alguns serviços seguros da Microsoft necessários para a inicialização do sistema operacional.

Solução de problemas usando a guia Startup (Inicialização)

Use esta guia para impedir que os itens na pasta de inicialização sejam iniciados ao fazer login. Agora, você terá um link que pode ser clicado no Gerenciador de tarefas do Windows 8, 8.1 e 10, que controla essa função.

A guia Inicialização do Gerenciador de tarefas mostra uma lista dos aplicativos de software que são abertos automaticamente depois que o Windows é iniciado e mostra o status de cada um. Desative aplicativos de software individuais: basta destacar o aplicativo e clicar em Disable (desativar).   Nota: se você desativar aplicativos que normalmente são executados na inicialização, alguns aplicativos relacionados podem ser iniciados mais lentamente ou não ser executados conforme o esperado.   Nota

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*