Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever?

Depois de fazer um currículo objetivo e com informações atualizadas, resta responder uma dúvida: o que escrever no e-mail ao enviar o currículo? Alguns cuidados devem ser tomados para o seu CV não virar SPAM.

Muitos empregadores solicitam que os candidatos enviem currículos por e-mail, no formato .PDF ou .DOC. Como o documento será encaminhado através de correio eletrônico, é muito importante que você se preocupe com o texto da mensagem que acompanha o anexo. 

O que escrever no e-mail ao enviar o currículo

Saber o que escrever no e-mail ao enviar o currículo é tão importante quanto montar um CV atualizado e livre de erros ortográficos. Confira algumas dicas:

Assunto

O assunto ou o título do seu e-mail será a primeira mensagem visualizada pelo recrutador. Por esse motivo, o importante é que esse campo vá direto ao ponto.

Muitas empresas, na hora de publicar a vaga, especificam qual título deve estar no assunto do e-mail.  No entanto, caso essa informação não apareça no anúncio de emprego, o recomendado é colocar a sigla “CV” ou a palavra “Currículo” na frente do seu nome. Veja o exemplo abaixo:

CV José Rondina– vaga para redator publicitário.

Saudação

Comprimentos informais devem ser evitados, como é o caso de “E aí” ou “Blz”. Além disso, saudações como “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” também não são apropriados, afinal, você não sabe qual horário o recrutador vai ler a mensagem. 

Na hora de fazer a sua saudação, o mais indicado é começar com os comprimentos “Prezado” ou “Olá”. Veja exemplos:

“Prezado (Nome do gerente de contratação)”“Olá, (Nome do gerente de contratação)”“Caro (Nome do gerente de contratação)”

Caso você não saiba o nome, a melhor alternativa é dirigir-se ao recrutador como “responsável pelo recrutamento”. Acrescente o (a) na frente do prezado, pois você não sabe se a leitura do currículo será feita por um homem ou uma mulher.

“Prezado(a) responsável pelo recrutamento”

Apresentação

A mensagem escrita no corpo do e-mail deve ser breve e informar apenas quem você é e quais materiais estão anexados. Conduza a sua escrita de forma direta e com objetividade.

Veja o exemplo abaixo:

“Meu nome é Lucas Rodrigues, sou publicitário formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mais de cinco anos de experiência no ramo. Gostaria de me candidatar ao cargo de diretor de arte, conforme oportunidade divulgada no portal Catho.com”

  • Caso você tenha o famoso QI (quem indica), exemplifique essa informação no meio do seu parágrafo, ficando da seguinte forma:

“Meu nome é Lucas Rodrigues, sou publicitário formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mais de cinco anos de experiência no ramo. Fui indicado à vaga por XXX e gostaria de me candidatar ao cargo de diretor de arte, conforme oportunidade divulgada no portal Catho.com”

Depois de se apresentar no primeiro parágrafo, é interessante usar o segundo parágrafo para incluir informações sobre  suas qualificações, mas cuidado com a redundância. 

Crie um texto bem resumido, que tenha a função de instigar o recrutador a ler o seu currículo. Não se prenda aos detalhes com relação aos dados profissionais, afinal, eles já constam no currículo. 

Use o corpo do e-mail para disponibilizar apenas informações relevantes, como links de portfólio ou qualquer outro dado relevante que ficou de fora do CV.

Conhecimento sobre a empresa

Demonstrar que você conhece a empresa para a qual está se candidatando é uma forma de garantir mais créditos na hora da seleção.  Contudo, tome cuidado para não criar uma situação forçada. Aborde um ponto de vista mais profissional e menos romantizado.

Exemplo:

Acompanho as campanhas publicitárias realizadas pela agência e acredito muito no trabalho desenvolvido. Seria uma honra fazer parte da equipe responsável por criar soluções que satisfazem o cliente e atingem o público-alvo. 

Agradecimento 

E por fim é hora de agradecer e se despedir. Para terminar bem esse e-mail, demonstre-se grato pela oportunidade de se candidatar e enfatize que você está disponível a responder qualquer dúvida referente ao seu currículo. Veja exemplos:

“Espero o seu contato para marcar uma entrevista. Obrigado pelo seu tempo.”“Muito obrigado pelo seu tempo e consideração”.“Obrigado pelo seu tempo e espero vê-lo em breve”.“Agradeço pela oportunidade de me candidatar à vaga e disponho-me para maiores explicações, caso haja alguma dúvida”.

Assinatura

Depois de agradecer, inclua “Atenciosamente” ou “Cordialmente”. Feito isso, finalize a mensagem com a assinatura. Inclua nome, sobrenome, endereço de e-mail, telefone e perfil no LinkedIn. Veja o exemplo abaixo:

José Luiz da Silva

(11)9985-1981

[email protected]

Linkedin: linkedin.com/in/joseluizdasilva

Dicas de como fazer e-mail para enviar currículo

  • Revise, revise e revise: Após redigir cada parágrafo com cuidado, releia o conteúdo e cuide da revisão. Essa etapa é essencial para corrigir erros ortográficos e de digitação. Peça para um amigo ler a mensagem, afinal, existem erros que o próprio autor não consegue visualizar. 
  • Não cole o CV no e-mail: Jamais “copie e cole” o seu currículo no corpo do e-mail. Quando isso é feito, o texto perde a formatação e fica desinteressante aos olhos do recrutador. Portanto, encaminhe o currículo na forma de anexo. O formato PDF é o predileto entre os empregadores.
  • Dê um nome ao arquivo do CV: Ao salvar o currículo no seu computador, lembre-se de dar um nome ao anexo. Pode ser o nome da vaga e da empresa. 
  • Use a carta de apresentação: Você pode copiar e colar a carta de apresentação no corpo do e-mail. No entanto, ao fazer isso, verifique se o texto apresenta apenas as realizações mais significativas de maneira breve.
  • Inclua palavras-chave no corpo do e-mail: na hora de escrever a mensagem, use termos que destacam habilidades técnicas. Já os adjetivos vazios devem ser evitados. 
  • Faça o teste: antes de encaminhar o currículo para o e-mail do empregador, tenha o cuidado de enviar a mensagem para si mesmo. Dessa forma, você tem como verificar se a formatação está adequada e se o anexo abre corretamente.

Exemplo texto para enviar currículo por email

Utilizando a estrutura abaixo, fica mais fácil saber o que escrever no e-mail ao enviar o currículo. Os campos sinalizados com colchetes ( [ ] ) devem ser personalizados com os seus dados. Confira:

Assunto: Posição de [nome da vaga] – Seu nome

  1. Prezado (a), [ nome do responsável pelo recrutamento]
  2. Estou muito interessado em me candidatar ao cargo de [nome do cargo] anunciado no [nome do site onde foi publicada a vaga]. 
  3. Como [seu trabalho de maior sucesso], com histórico comprovado de [realizações mensuráveis, relevantes e quantificadas], meu propósito é aprimorar minhas habilidades e usar os conhecimentos que possuo para ajudar [o nome da empresa] a ter sucesso [especifique planos do empregador]. 

Estou ansioso para conhecê-lo pessoalmente e compartilhar minhas ideias sobre [como você pode ajudar a empresa com os objetivos que ela possui?].

Anexei meu currículo. Se precisar de mais informações, entre em contato.

Muito obrigado pela sua consideração.

Atenciosamente,

[Seu nome] [endereço de e-mail] [número de telefone] [Perfil do LinkedIn]

Ainda tem dúvidas sobre o que escrever no e-mail ao enviar o currículo? Deixe um comentário.

Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever? ESTÁGIO

Inscrições seguem até o dia 3 de maio

Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever? ESTÁGIO

Os estagiários terão bolsa-auxílio de R$ 787,98

ESTÁGIO

Multinacional abre vagas para diversas áreas

Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever? Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever? Prontas para imprimir

Criamos várias lições para imprimir sobre uma das disciplinas mais adoradas pelas crianças.

Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever? 16ª OBMEP

As escolas que se inscreveram em 2020 estão mantidas no evento

Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever? ESTÁGIO

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de abril

Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever? PÓS-GRADUAÇÃO

Seleções estão abertas para diversas áreas de conhecimento

PÓS-GRADUAÇÃO

Neste ano, o programa oferece seis bolsas de estudo

COMO AVALIAR O CANDIDATO ATRAVÉS DA TELA?

A videoconferência se tornou uma importante ferramenta do trabalho remoto, inclusive no momento do recrutamento e seleção

VAGAS PARA PROFESSORES

Há vagas para várias unidades do estado de São Paulo

ESTÁGIO

Inscritos serão classificados de acordo com pontuação obtida em prova virtual

JOVEM APRENDIZ

As inscrições seguem até o dia 30 de abril

Reta final

Perguntas específicas são realizadas para comparar os candidatos mais de perto.

As inscrições são gratuitas

Ver mais

O QUE ESCREVER NO CORPO DO EMAIL AO MANDAR UM CURRÍCULO

Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever?

Quando se está à procura de uma vaga de emprego é preciso muito cuidado com as informações colocadas no currículo, com a foto de apresentação, com a conexão com redes sociais profissionais. Mas ao enviar o seu currículo para a vaga pretendida, o que escrever no corpo do e-mail? Saiba que escrever o básico “Em anexo o meu currículo, obrigado” está fora de questão. Você corre o risco do seu anexo nem ser aberto.

Leia também:  Como Ligar Para Um Numero Que Me Bloqueou?

PASSO A PASSO

O e-mail que envia o currículo é o primeiro contato que a empresa tem com você. Portanto, ele deve passar uma impressão agradável para que o recrutador veja seu currículo com bons olhos. Confira dicas valiosas de como escrever as informações certas no corpo do e-mail.

1- TÍTULO

Coloque a palavra “CV” ou “currículo” no título do seu e-mail, assim você elimina chances de ser ignorado sem ao menos ter a mensagem aberta. É interessante que o título possua a palavra CV, o nome do candidato e também a vaga que quer atingir.

Por exemplo: CV José Santos – vaga para publicitário
Atenção ao que é exigido pela empresa antes de enviar o e-mail. Algumas delas fornecem um código que deve ser colocado no título para que seu e-mail não vá para a lixeira. Fique atento, pois, esse detalhe pode ser determinante.

Se não há nenhuma especificação, siga as indicações acima.

2- SAUDAÇÃO

É recomendável que você comece sempre um e-mail com uma saudação educada ao seu recrutador.

  Você pode escolher a saudação que preferir, algumas boas sugestões são, por exemplo: “Olá Carlos Pontes, ” ou “Prezada Maria Silveira, ”, que são saudações educadas e você não corre o risco de errar no pronome de tratamento.
Exemplos:
Algumas pessoas gostam de colocar “Dr.

” ou “Sra” na saudação, não há nada de mal nisso, mas como você não sabe como a pessoa gosta de ser tratada, o “Olá” ou “Prezado” são menos arriscados. Se você não sabe o nome do recrutador, diga apenas “Olá,”.

“Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite” também não é bom, pois você não sabe em qual horário do dia o seu recrutador vai ler o e-mail. Não é um erro grave, mas se puder evitar, melhor.

3- SUA APRESENTAÇÃO

No primeiro parágrafo é importante que você, de forma breve, apresente-se, diga qual a vaga você está se candidatando e como teve conhecimento da disponibilidade. Se tiver sido indicado por algum funcionário da própria empresa, mencione.

O famoso QI (quem indica) é eficaz como uma recomendação de alguém de confiança.
Exemplo:
“Meu nome é Alice Silva, sou publicitária formada pela Universidade de São Paulo e trabalho no ramo há dois anos.

Gostaria de me candidatar ao cargo de publicitária assistente conforme vaga divulgada no portal Vagas.com”

Se tiver indicação, diga: “ Fui indicado à vaga por Fulano e gostaria de me candidatar ao cargo”.

4- SUAS QUALIFICAÇÕES

No segundo parágrafo você deve, de forma objetiva, dizer por que você é qualificado para a vaga, como suas experiências profissionais anteriores podem contribuir para a empresa. É imprescindível que você estude a empresa a qual vai se candidatar antes de enviar o e-mail.

Exemplo:
“Trabalhei durante dois anos na empresa XXXX como produtora de conteúdos, gestoras de mídia sociais e também no planejamento de dados.

Portanto, possuo bagagem para desenvolver a parte de mídias online da empresa e contribuir na conquista do segundo prêmio de publicidade da ABP.”

5- VALORIZE A EMPRESA

É importante que você demonstre conhecimento da empresa a que está se candidatando, mas cuidado para não ficar “puxando saco”. Seja objetivo, evite adjetivos.

Exemplo:
“Gostaria de me juntar ao time da empresa XXXX por acreditar no trabalho que vem sendo desenvolvido, me identificar com o perfil dos projetos e por julgar que posso ser útil para a continuação do crescimento da empresa.”

6- AGRADECIMENTO E DESPEDIDA

Agradeça antecipadamente a oportunidade de se candidatar. Coloque-se à disposição para sanar qualquer dúvida que aparece sobre você ou seu currículo, despeça-se cordialmente e deixe seus contatos.

Exemplo:
“Desde já agradeço pela oportunidade de me candidatar à vaga e coloco-me inteiramente à disposição para maiores explicações, caso seja necessário.
Desejo-lhe que tenha um ótimo dia.

Atenciosamente (ou Cordialmente)
Alice Silva
Telefone
Site/blog
Linkedin”

É importante que você dê ao recrutador mais de uma forma de contato, caso ele não consiga entrar em contato por alguma das vias que você apresentou.

Muitas pessoas deixam apenas o e-mail, mas se o recrutador ficar muito interessado e quiser falar com você de imediato – o telefone celular é a melhor forma.

Se ele tiver dúvidas e quiser conhecer mais sobre você antes de te contactar – o site e o Linkedin são excelentes ferramentas. Deixe-as disponíveis e esteja atento para responder o quanto antes.

DICAS MUITO IMPORTANTES

  • Cuidado com o seu e-mail. Se ele possui algum apelido ou pseudônimo (como [email protected] ou [email protected]) não o utilize. Faça outro mais profissional com o seu nome e sobrenome.
  • Fique atento à indicação de como enviar o seu CV. Muitas empresas estão com receio de abrir um documento em anexo. Na dúvida, os especialistas recomendam que você coloque o seu CV no corpo do e-mail para garantir que ele seja lido. Se você for indicado ou preferir mandar em anexo, mande em PDF e coloque o seu nome no arquivo como, por exemplo, Alice_Santos_CV.pdf para que fique mais fácil do recrutador encontrá-lo depois.
  • Revise o texto escrito no corpo do e-mail mais de uma vez. Se tiver dúvidas, pergunte a alguém que tenha melhor conhecimento em português que você. Mesmo se a pessoa não for melhor que você no português, há alguns erros que passam despercebidos por nós. Revise quantas vezes for necessário antes de enviar.

Fonte: http://www.e-konomista.com.br

————————————————————————————————————————————————–

Amplie suas chances de recolocação profissional, com dicas para elaborar um currículo que chame atenção dos recrutadores e orientações para se sair bem em uma entrevista de emprego online.

Baixe agora nosso ebook gratuito: “Orientação para currículo e entrevista online” Acesse – https://materiais.ibdec.net/curriculo-entrevista-online 

Visite nossa página de Vagas de Emprego – https://ibdec.net/vagas-de-emprego

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) é uma escola de cursos livres fundada em 2006 e que já formou mais de 17 mil alunos. Acreditamos que a Educação é a melhor ferramenta para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos e instituições.

Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar nas aulas aquilo que fará em sua atividade profissional, através de exercícios práticos, dinâmicos e reais.

Contamos com material didático próprio elaborado e revisado por profissionais experientes, com sólida formação acadêmica e conhecimento de mercado, proporcionando aos nossos alunos o contato com o que existe de mais atual e real em sua área.

Veja como enviar um currículo por e-mail em 6 passos

Entregar currículo presencialmente é, cada vez mais, coisa do passado. O envio do CV por e-mail é mais fácil, cômodo e rápido. Assim sendo, é possível atingir uma quantidade maior de vagas em menor tempo do que a forma presencial.

A maioria das empresas oferece este meio para recebimento de currículos e muitas já não disponibilizam outras formas. Por causa disso, a quantidade de candidatos concorrendo à mesma vaga tende a ser muito maior do que no passado.

Para que seu CV se destaque no meio de tantos outros, você deve enviá-lo de maneira adequada, levando em consideração os detalhes que aumentam a chance de ser selecionado.

A seguir, listamos 6 para você ser bem-sucedido no envio do currículo por e-mail:

1. Use um e-mail para fins profissionais

Para o envio de currículos, fique atento para nunca utilizar e-mails formados por apelidos, nomes engraçados ou de personagens. Por exemplo: [email protected], [email protected] ou [email protected]

A maioria das empresas segue o padrão de criar os e-mails com o primeiro e último nome. Siga esta mesma convenção na hora de criar o seu. Por exemplo, se o seu nome completo é: João Maria da Silva e Souza, procure criar o e-mail [email protected] Na impossibilidade de criar o e-mail desta maneira, acrescente hífen, underline ou números.

Fique atento também para a sua foto do perfil da conta de e-mail. Nunca utilize fotos onde você apareça muito despojado, como em festas ou em momentos íntimos. Prepare uma foto para fins profissionais.

2. Salve o currículo em PDF

Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever?Como Salvar o CV em PDF

Vamos considerar que você utilizou o editor de textos MS Word para criar seu currículo. Uma vez concluído e gravado no formato .docx, você deve fazer o seguinte:

  • Clique em Arquivo
  • Depois em Salvar como
  • Dê um nome ao CV que o identifique facilmente, como por exemplo “Jose_Santos_CV”
  • Selecione para salvar em PDF
  • Procure deixar em um local acessível, como a área de trabalho.
Leia também:  Como Dizer Que Não Gosto Dele?

Não é adequado que você envie o currículo no formato .docx porque é um formato editável. O formato PDF garante somente a leitura, impedindo que o documento seja alterado.

3. Defina o assunto do e-mail

Muitas vezes, o assunto de uma mensagem pode definir se ela será lida ou não. Para garantir que a finalidade do seu e-mail seja corretamente identificada, coloque a palavra “Currículo” ou “CV” antes do seu nome.

Em seguida, insira o nome da vaga para qual você pretende se candidatar. Exemplo: CV José Santos – Vaga: Assistente Administrativo.

Preste atenção nisso! Algumas vagas pedem para incluir um código de referência, geralmente publicado no anúncio.

4. Crie um bom texto para o e-mail

Introdução

Se você souber o nome do recrutador, comece com um cumprimento do tipo “Caro Pedro” ou “Prezada Maria”. Caso você desconheça o nome do recrutador, use apenas “Caro(a)”, “Prezado(a)” ou simplesmente “Olá!”.

Evite o uso de saudações como “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”. Elas são mais adequadas para contatos pessoais. Apesar da boa intenção, no caso de envio de currículos, você não tem certeza se o destinatário irá ler o e-mail dentro do mesmo período.

Apresentação

Aproveite o primeiro parágrafo para fazer uma breve apresentação sobre quem é você. Cite o seu nome e posição profissional atual. Mencione também seu tempo de experiência e última formação acadêmica de uma maneira muito resumida.

Explique também porque você se interessou pela vaga em questão, indicando onde você viu o anúncio.

Lembre-se de que isto é apenas o e-mail onde você está enviando seu currículo anexo, procure não se empolgar e reescrever todo o CV no corpo do e-mail. Portanto, seja breve e otimize o seu tempo e o tempo do recrutador.

Agradecimentos

Demonstre sua expectativa por um futuro contato e coloque-se à disposição para maiores esclarecimentos. Indique que seu currículo segue anexo.

Agradeça pela oportunidade de concorrer pela vaga e se despeça de forma amistosa. Você pode usar: “Atenciosamente”, “Cordialmente”, “Grato(a)” ou “Saudações”.

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail

Prezado José,

Meu nome é Maria da Silva, sou auxiliar de recursos humanos com 3 anos de experiência. Estou cursando o último período em Gestão de Recursos Humanos pela universidade ABC.

Após encontrar a vaga para assistente de recursos humanos no site da empresa, fiquei muito empolgada por causa do meu grande interesse pela área de treinamento, onde sua empresa se destaca entre as líderes no mercado.

Envio meu currículo em anexo para avaliação.

Aguardo um contato de sua parte em breve. Estou à disposição para maiores esclarecimentos.

  • Grata pela oportunidade.
  • Cordialmente,
    Maria da Silva
  • (11) 999999999

Como enviar currículo por email: 5 passos para mandar o CV

Você deixou o seu currículo pronto em PDF. Escreveu uma carta de apresentação. Encontrou algumas vagas perfeitas. Mas, precisa saber como enviar o currículo por email.  Neste guia, você aprende:

  • Como enviar currículo por email;
  • Como formatar o email antes de enviar;
  • Como escrever formalmente, mas sem exagerar;
  • Dicas extras que vão aumentar suas chances de conseguir vagas para os empregos sonhados.

Quer poupar tempo e fazer o seu currículo em 5 minutos? Experimente o nosso gerador de currículos online. Ele é rápido, fácil, conveniente e 100% personalizável. Escolha dentre 18 modelos de currículos profissionais para preencher.

Modelo de currículo criado pelo nosso gerador de currículos. Descubra nosso criador de currículos.

Um dos nossos usuários, Nicolas, teve isso a dizer:

“Eu estava tendo dificuldade em deixar o meu currículo com apenas 1 página e em o deixar com uma aparência profissional. O gerador de currículos da Zety me ajudou muito!”

Criar o meu currículo agora

Além do email, também é fundamental saber como escrever uma carta de apresentação. Para aprender como fazer uma, veja o nosso guia:

  • Como fazer uma carta de apresentação

Agora, vamos começar.

Como enviar currículo por email

  1. Escreva no título do email a vaga para qual você quer se candidatar;
  2. Redija um pequeno texto explicando que você quer se candidatar para vaga;
  3. Fale sobre a sua experiência, educação e como pretende ajudar a empresa;
  4. Encerre dizendo que o seu currículo está anexo na mensagem;
  5. Inclua uma assinatura com suas informações de contato;
  6. Siga as regras de como enviar um email formal.

Tenha muita calma nessa hora. Antes de sair escrevendo, é preciso entender algumas dicas. Elas valem mais para profissionais sem experiência. Mas, mesmo que você já tenha alguns anos no mercado, e já tenha tido vários empregos, a revisão é sempre bem-vinda.

Mas, existem vários fatores a se levam em conta. Já que você está utilizando o seu email para fins profissionais, deixe ele apresentável para tal ocasião. Isso significa duas coisas:

  • Use uma foto apropriada: a maioria dos serviços de email dão a opção de colocar uma imagem de perfil. Garanta que ela pode ser usada para uma situação profissional. Para ver como tirar a foto perfeita, veja o nosso guia Como tirar foto para o currículo.
  • Use um endereço apropriado: lembra daquele email que você criou aos 15 anos para fazer um MSN ou criar um Orkut? Talvez [email protected] não seja o mais apropriado para conseguir empregos. Se esse for o caso, crie uma outra conta. 

Dica valiosa: para tirar uma foto perfeita, de um jeito barato, vá até uma loja de fotografia. Diga o propósito da imagem e você conseguirá uma por menos de R$15.

Essas são duas dicas básicas, mas importantes. As primeiras impressões valem muito, em todos os campos da vida, incluindo o profissional. Tendo dito, isso veja mais um conceito importante.

Formatando o corpo do email

Atualmente, a maioria dos serviços desta natureza dão a possibilidade de formatar o seu texto da forma que você deseja. Você precisa escolher tipos de fontes, tamanho, alinhamento e outras coisas. Normalmente, o email já vem com um padrão definido, mas será que ele é o melhor? Faça o seguinte:

  • Use uma fonte legível, como Arial, Cambria ou Garamond;
  • Use tamanho 11;
  • Justifique o alinhamento.

Fácil, não é? Pois bem, agora chegou a hora de escrever um pouco.

Agora que você aprendeu a formatar o email, será que o seu currículo também está bem formatado? Descubra com o nosso guia: Como formatar o currículo.

2. Como mandar um currículo por email: escrevendo o assunto

Escolha um filme para assistir. Qual é a primeira coisa que você observa? O título! É ele que gera a curiosidade para saber mais. O mesmo ocorre na hora de mandar o currículo por email. O assunto da sua mensagem é responsável por gerar no recrutador a curiosidade para abrir-la. 

Seus futuros empregos podem depender de uma linha de texto. Muita responsabilidade, não é? Algumas vagas de emprego pedem especificamente para você usar um determinado assunto no email. Nesse caso, siga o padrão que foi pedido. Mas, se a vaga der a liberdade para você colocar o que quiser, inclua os seguintes elementos:

  • Algo que te destaque do resto;
  • Sua profissão;
  • Verbo de ação:
  • Nome da vaga de emprego;
  • Número de identificação da vaga (caso haja um).

Dois desse elementos necessitam de mais explicação:

  • Algo que te destaque do resto: ganhou algum prêmio, publicou algum livro, ou tem vários anos de experiência? Mencione qualquer coisa que te diferencie dos outros.
  • Verbo de ação: procura, busca, deseja, almeja e coisas do tipo.

Se você está enviando seu currículo pelo Gmail, temos um artigo dedicado para você: Como enviar currículo pelo Gmail.

Bom, depois da teoria, é hora de ver como isso fica na prática.

Exemplo de como escrever o assunto do email

Dica valiosa: lembre-se que o assunto do email deve ser curto. Na hora de dizer algo que te diferencia, limite-se à apenas um elemento.

Ambos foram criados pelo mesmo candidato, mas veja a diferença entre eles. O errado recebe esse nome, pois ele é genérico. O recrutador deve ter recebido 200 outros emails com o mesmo assunto. Esse número parece exagerado? Não é. De acordo a Glassdoor, vagas de emprego recebem, em média, 250 candidaturas.

Leia também:  Como Formatar Pen Drive Que Não Aparece?

E assim como escrever um assunto de email interessante é importante, fazer o mesmo no resumo profissional também é. Veja o nosso guia sobre como elaborar o seu Como fazer o resumo do currículo.

Ao fazer um currículo com o gerador de currículos da Zety, você só precisa arrastar e soltar os elementos que desejar (habilidades, experiências…). Existe até um corretor ortográfico para deixar seu currículo perfeito.

Como Enviar Um Curriculo Por Email O Que Escrever?

Ao terminar, o gerador de currículos da Zety avaliará o seu currículo e te dirá o que você precisa corrigir para fazer um currículo ainda melhor.

3. Os 7 passos para mandar um curriculo por email

Comemore. Você já deu o primeiro passo para o email perfeito: escreveu o assunto dele de forma que chama atenção. Mas, ainda não chegou a hora de escrever. Antes disso, é necessário entender algumas coisas. Veja essas dicas:

Qual o tamanho ideal para o corpo do email?

Às vezes, as pessoas se empolgam na hora de falarem delas mesmas. Não cometa esse erro. O recrutador tem centenas de currículos para ler. Se algo for muito longo, vai para o lixo. Infelizmente, essa é a realidade da situação. Tendo isso em mente, veja essa dica:

O mais curto o possível. Esse é o tamanho ideal de qualquer coisa que você escrever.

Mas, é necessário encontrar um equilíbrio. Ele precisa ser o mais curto possível, mas ainda tem que comunicar as informações necessárias e soar natural. Isso nos leva ao próximo ponto.

Formal ou informal? 

Saber o que falar não é o bastante. É importante saber como falar. Em geral, o melhor é usar um tom formal na hora de pensar no corpo do email. Mas, tome cuidado para não exagerar. O seu texto deve ser de fácil leitura. O recrutador precisa ser capaz de ler ele de primeira. Ou seja, não escreva como advogado. 

Algumas pessoas cometem o equívoco de usar palavras extremamente formais, no objetivo de impressionar com um vocabulário vasto. Isso é um grande erro. Se o recrutador precisar de um dicionário para ler o seu email, ele provavelmente vai ler duas frases, fechar e nunca mais abrir de novo. Ele simplesmente não tem tempo para isso.

O mesmo também vale ao contrário. Um texto informal demais será prejudicial. É importante encontrar um equilíbrio entre as duas coisas. Mas, isso não quer dizer que não existe espaço para a informalidade. 

Quando é aceitável ser informal?

Algumas empresas, principalmente startups, estimulam uma postura mais descontraída. Neste caso, se você quiser falar de maneira formal, podem te descartar, pensando que você não compartilha da cultura da empresa. É bom pesquisar o tipo de empresa para qual você vai se candidatar, para poder elaborar o seu email de forma que reflita a cultura dela.

Mas, no caso de dúvida, o melhor é apostar na segurança da formalidade, mas sem exageros. Agora, depois da teoria, é hora da prática.

Escrevendo o corpo do email

Para fazer isso, siga esses 6 passos:

  1. Se dirija ao recrutador pelo nome;
  2. No primeiro parágrafo, se apresente;
  3. No segundo, descreva o valor que você pretende agregar;
  4. Encerre a mensagem dizendo que está animado para uma entrevista;
  5. Adicione uma assinatura com as suas informações de contato;
  6. Coloque sua carta de apresentação e seu currículo pronto em PDF em anexo.

As informações de contato necessitam um pouco mais de explicação. Afinal, o que colocar exatamente? Coloque o seguinte:

  • Nome;
  • Profissão;
  • Telefone;
  • Link para o LinkedIn (caso tenha um);
  • Link para o portfólio (caso tenha um).

Dica valiosa: ao contrário do seu currículo, aqui não precisa do endereço de email. Como você mandou uma mensagem para o recrutador, ele já tem o seu endereço eletrônico.

Mas, ok. Depois dessas explicações, talvez ainda assim seja um pouco difícil pensar no que botar no corpo do email. Afinal, como falar sobre a sua experiência e suas habilidades de uma forma que vá persuadir o recrutador? E se você for um jovem recém-formado, sem vivências no mercado ou conquistas? O que escrever neste caso?

Tenha uma coisa em mente. Qualquer coisa que você fez e que tenha te permitido desenvolver competências relevantes para a vaga conta como experiência. Isso inclui:

  • Estágios;
  • Trabalhos freelance;
  • Trabalhos voluntários;
  • Projetos pessoais.

Então, não se preocupe. Você provavelmente tem mais experiência do que pensa. Mas, isso te traz de volta para a pergunta. O que escrever exatamente? Decidir isso é mais fácil do que você imagina. 

Basta olhar a descrição das vagas para as quais você vai se candidatar. Estude-as e veja quais são as principais qualificações, habilidades e palavras-chaves dos empregos. Coloque-as no seu e-mail. Por exemplo, veja a seguinte vaga para redator:

ATIVIDADES:

  • Criação de conteúdos para redes sociais dos clientes;
  • Criação de textos institucionais para anúncios, e-mail marketing;
  • Planejamento de ações de branding que extrapolam o digital ;
  • Produção de conteúdo in loco, com visitas periódicas ao cliente;
  • Agendamento de posts.

QUALIFICAÇÕES:

  • Experiência de 2 anos em criação de conteúdo para redes sociais;
  • Ensino Superior Completo em Publicidade / Jornalismo;
  • Redação publicitária;
  • Redação para web;
  • Desenvolvimento de estratégias para divulgação dos clientes;
  • Organização de agendamento de posts;

Currículo por e-mail: o que escrever para o recrutador?

Uma das formas mais eficientes de fazer com que seu currículo seja visto é por meio da internet. Além de sites especializados, como o Empregos.com.br, algumas empresas possuem um e-mail exclusivo para o recebimento de currículos referente às vagas abertas.

Nesses casos, muitos profissionais acabam anexando o currículo e enviando o e-mail sem qualquer apresentação. Muitas vezes, essas mensagens acabam no lixo eletrônico antes mesmo de ser visualizado pelo recrutador.

Leia também > Passo a passo de como criar e utilizar um currículo online

O clássico “anexo, segue o currículo para a vaga” já não tem efeito com quem monitora esses e-mails. Se você quer ser notado pelos recrutadores, acompanhe as dicas a seguir:

CAMPO: ASSUNTO
Algumas empresas pedem que seja especificado alguma informação no assunto do e-mail, por exemplo, a palavra currículo, o seu nome ou mesmo o cargo para o qual está se candidatando. Por isso, atente-se a esse detalhe. Caso a empresa não tenha nenhuma especificação, é comum manter apenas o seu nome e a vaga pretendida. Veja o exemplo:

CV Maria Luíza Sousa – auxiliar administrativa

CORPO: DO E-MAIL
Comece a mensagem com uma saudação simples, como “Olá” ou “Prezado(a)”. Evite “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, pois você não sabe em que momento o recrutador vai ler o seu e-mail.

No primeiro parágrafo, faça uma pequena apresentação sobre quem você é, seguido pela vaga pretendida e o porquê considera se adequar a ela – mencione sua formação profissional e experiências anteriores também.

Por fim, mencione interesses que sejam alinhados com os da empresa. Não confunda com “puxar saco” da organização. Diga, apenas, quais são os valores que você admira e como o seu perfil está alinhado para contribuir no desenvolvimento profissional de ambos.

Em seguida, agradeça a oportunidade e se despeça de forma sucinta e educada. Veja o exemplo:

Olá,

Meu nome é Maria Luíza Sousa, sou assistente administrativa com formação técnica em administração de empresas e tenho dois anos de experiência na área, em que dei suporte aos processos financeiros e operacionais e coordenei a logística empresarial

Atualmente, busco uma nova oportunidade no mercado para ampliar meus conhecimentos e experiências na área

Julgo ter o perfil adequado para atuar como auxiliar administrativa na empresa, uma das mais reconhecidas no mercado sustentável, devido ao meu interesse no tema e admiração pelos projetos e soluções desenvolvidas até então

Anexo, segue meu currículo completo para a sua avaliação. Desde já, agradeço a oportunidade e me coloco à disposição para outras informações

Atenciosamente,
Maria Luíza Sousa

Tel.: (xx) xxxxx-xxxx

DICA IMPORTANTE!
Use um e-mail formal para o envio do currículo, com seu nome e sobrenome. Evite e-mails com apelidos como “malu_fofa”, pois é inadequado para esses momentos.

Pronto para enviar seu currículo? Boa sorte! ????

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*