Como É Que Se Faz Pudim?

Como É Que Se Faz Pudim?

Pudim de leite condensado (em inglês: sweet condensed milk flan ou Brazilian flan) é uma receita brasileira elaborada com leite condensado, leite integral e ovos que é cozida em banho-maria sobre uma calda de caramelo. Após o cozimento, a sobremesa é desenformada e invertida, ficando o caramelo na parte superior.

A receita do pudim de leite condensado é uma variação da receita de pudim de leite ou pudim de ovos, na qual o leite é parcialmente substituído pelo leite condensado.

Nos anos 40, o leite condensado popularizou-se como ingrediente para o preparo de doces e sobremesas, principalmente no Brasil.

A Nestlé divulgava a receita em propagandas publicadas em revistas, catálogos de culinária e na embalagem do leite Moça.

Como É Que Se Faz Pudim?

Receitas de pudim de Leite Moça (leite condensado) divulgadas pela Nestlé, nos anos 50, 60 e 80

A sobremesa venezuelana quesillo é similar ao pudim de leite condensado brasileiro. Esta sobremesa é preparada com leite condensado, leite integral, ovos e rum.

Como É Que Se Faz Pudim?

A sobremesa venezuelana quesillo é similar à receita brasileira

Ingredientes para o pudim de leite condensado

Esta sobremesa pertence à categoria de custard – preparação assada elaborada com um líquido, usualmente leite e/ou creme de leite, espessada com ovos.

O pudim de leite condensado é menos delicado que o pudim de leite, devido à adição do leite condensado que possui de 50 a 60% menos água que o leite, ou seja, a diluição dos ovos é menor, por isso a proporção de ovos para leite será de 2 ovos inteiros para 500 g de líquido (leite + leite condensado)

Leite condensado

O leite condensado é um leite adoçado que foi cozido para remover cerca de 60% do seu teor de água, por isso a sua textura é cremosa. Além disso, durante o seu processo de produção, ocorre a reação de Maillard que o escurece e cria um sabor complexo entre o toffee e o caramelo.

Como É Que Se Faz Pudim?

Leite condensado da marca Nestlé comercializado no Brasil (Leite Moça com 395 g) e em Portugal (370 g)

Leite integral 

O leite ultra-pasteurizado integral é o melhor para elaboração do pudim. O processo UHT esteriliza os alimentos, o que altera a estrutura proteica do leite, prevenindo a coagulação. Além disso, a gordura do leite integral permite que o leite seja mais estável no processo de cozimento.

Como É Que Se Faz Pudim?

Leite integral da marca Italac e da marca Mimosa

Receita de pudim de leite condensado

O método seco de caramelização requer atenção cuidadosa, pois o açúcar tende a escurecer rapidamente e de forma menos uniforme. É possível também preparar o caramelo pelo método úmido.

Como É Que Se Faz Pudim?Rendimento: 700 g (calcula-se em torno de uma fatia de 150 g por pessoa)

  • Chaleira para aquecer a água para o banho-maria
  • Espátula de silicone ou similar
  • Forma para pudim ou forma tubo com diâmetro de 18 cm
  • Forma retangular grande para o banho-maria
  • Panela média de aço inox com fundo reforçado para o caramelo (opcional)
  • Papel alumínio para cobrir a forma de pudim
  • Prato grande e plano para desenformar o pudim
  • Termômetro para o caramelo (opcional)
  • 90 g de açúcar branco – SE FIZER NA PANELA (1/2 xícara)
  • 45 g de açúcar branco – SE FIZER DIRETO NA FORMA (1/4 xícara)
  • 370 g de leite condensado (1 lata)
  • 240 g de leite integral/gordo (240 ml | 1 xícara)
  • 2 ovos
  • Prepare o caramelo – método seco: Coloque 90 g de açúcar (1/2 xícara) em uma panela de inox com fundo espesso e leve ao fogo médio para aquecer. Quando o açúcar ganhar uma coloração âmbar, gire a panela suavemente para garantir que o açúcar cozinhe uniformemente até o ponto de caramelo. Não é necessário mexer com uma colher ou espátula.Desligue o fogo e retire imediatamente da panela, pois o calor da panela continua o processo de caramelização.É possível preparar o caramelo diretamente na forma de pudim, mas este procedimento exige muita atenção, pois a forma de pudim não tem alças. Neste caso, reduza a quantidade de açúcar para 45 g (1/4 xícara).
  • Coloque o caramelo na forma de pudim: Com muita atenção, despeje o caramelo na forma de pudim e aguarde o resfriamento. Reserve.
  • Prepare o forno: Ligue o forno em 180°C e ajuste a grade para a posição do centro
  • Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Aqueça a água para o banho-maria, nesta receita utilizamos 1,5 litro de água, mas esta quantidade deve ser ajustada de acordo com a forma utilizada para o banho-maria.
  • Misture os ingredientes: Em uma tigela grande, adicione todos os ingredientes e misture delicadamente até que se forme uma mistura homogênea. A mistura delicada incorpora pouco ar na mistura, o que torna a textura do pudim lisa (sem furinhos).
  • Peneire a mistura: Peneire a mistura com uma peneira fina antes de colocá-la no forma com o caramelo. Este procedimento retira a pele da gema e a chalaza do ovo – fio branco que mantém a gema no meio do ovo.
  • Prepare o banho-maria: Coloque a forma de pudim em uma travessa e preencha com água quente. A água não deve ultrapassar ¾ da altura da forma e deve ser reposta, conforme evapora. Desta forma, impede que a preparação entre em ebulição e forme furinhos (em francês: nid d'abeilles).O banho-maria isola o pudim de leite condensado do calor direto do forno porque a água não excede 100°C.
  • Asse o pudim: Cubra a forma de pudim com um papel alumínio para evitar que se forme uma camada superior espessa. Em seguida, leve ao forno preaquecido em 180°C por 50m. O tempo de preparo pode variar bastante de acordo com o forno utilizado. Se a água do banho-maria estiver fria, o tempo de preparo sobe para cerca de 1h10m.
  • Refrigere o pudim: Retire o pudim do forno quando ainda tiver uma leve oscilação no centro, pois o calor residual continuará a cozinhá-lo até que resfrie. Após o resfriamento, leve para refrigerar por no mínimo 2 horas.
  • Desenforme o pudim: Coloque a forma de pudim sobre a chama do fogão por 10 segundos, de maneira que o caramelo aqueça ou coloque a forma por 10 segundos em uma travessa com 1 cm de água quente. Em seguida, passe uma faca fina por toda a lateral da forma para soltar o pudim. Por fim, coloque um prato plano sobre a forma e inverta o pudim que deve se soltar facilmente. Sirva gelado!
Leia também:  Como Saber Que Skins Tenho League Of Legends?

Ao cozinhar o açúcar, você está trabalhando com temperaturas muito altas e uma substância que é muito pegajosa e pode se grudar facilmente à pele. Aqui estão algumas dicas de segurança para trabalhar com caramelo.

  1. Mantenha uma tigela grande de água fria por perto. Se por acaso o açúcar espirrar na sua mão, mergulhe-a rapidamente na água fria
  2. Use uma panela maior do que você acha que precisa. Por exemplo, use uma panela com capacidade para 2,5 litros para 1 xícara de açúcar. Numa panela pequena o caramelo pode vazar, quando começar a borbulhar.
  3. Fique perto e mentalmente presente. Ao trabalhar com açúcar quente derretido, é melhor não se afastar ou se distrair com seu telefone, televisão, etc. O processo pode acontecer rapidamente, então continue a estar mentalmente presente e ciente do que está acontecendo.

Empratamento do pudim de leite condensado | Plating

O pudim de leite condensado preparado pelo chef Alex Atala, restaurante Dalva e Dito, tem um ninho de fios de caramelo e 300 g.

Como É Que Se Faz Pudim?

O pudim de leite condensado do restaurante A Casa do Porco é servido com chantilly de caramelo.

Como É Que Se Faz Pudim?

A doceria O Pudim prepara versões individuais em potinhos.

Como É Que Se Faz Pudim?

O flan de leche preparado pelo chef Paco Quirós do restaurante Primera, em Madrid, é considerado o melhor da Espanha. Esta receita inclui leite, leite condensado, creme de leite ou natas e ovos.

Como É Que Se Faz Pudim?

Quer aprender mais sobre culinária?

8 segredos para fazer o pudim perfeito

Pudim é uma daquelas sobremesas tradicionais que sempre dão às caras em almoços de família ou em restaurantes. É uma paixão nacional, sem dúvidas. Mas sempre está carregado de polêmicas. Afinal, você prefere com ou sem furinhos?

O Guia da Semana te trouxe 8 dicas para fazer o pudim perfeito. Tem dicas pra quem gosta de furinho e dicas pra quem não gosta. E, claro, dicas pra quem gosta do doce de qualquer jeito. Confira!

Galeria de fotos Sem furinhos Como É Que Se Faz Pudim? Como É Que Se Faz Pudim? Como É Que Se Faz Pudim? Foto: Shutterstock

A polêmica que envolve os furinhos do pudim divide opiniões. Tem quem ama, tem quem odeia. Se você está no time dos que não gostam, a dica é bater o pudim à mão com um fuê e assar em forno baixo a 180º. Mas para isso é preciso ter paciência… com o forno em temperatura baixa o pudim pode demorar até duas horas para ficar pronto.

Como É Que Se Faz Pudim? Como É Que Se Faz Pudim? Foto: Shutterstock

Agora, se você gosta mesmo é dos furinhos, então a receita fica ainda mais simples. Pode bater no liquidificador porque ele deixa entrar ar na massa, o que ajuda a criar os polêmicos furinhos. Além disso, pode assar em forno médio.

Como É Que Se Faz Pudim? Como É Que Se Faz Pudim? Foto: Shutterstock

Ao derreter o açúcar, preste atenção na cor da calda. Assim que ficar amarela pode desligar o fogo. Isso porque a panela quente continua cozinhando o açúcar. Se você esperar o ponto certo para desligar o fogo, a calda pode ficar amarga.

Como É Que Se Faz Pudim? Como É Que Se Faz Pudim? Foto: Shutterstock

Ao invés de usar extrato ou essência de baunilha, que tal utilizar a fava? A sua receita vai sair um pouco mais cara, é verdade, mas com certeza ficará muito mais gostosa.

Abra a fava de baunilha em dois e, com uma faca pequena, raspe as sementes. Acrescente elas ao leite e deixe por uma hora.

Se tiver tempo sobrando, pode deixar até de um dia para o outro para o sabor da baunilha ficar mais acentuado.

Como É Que Se Faz Pudim? Foto: Shutterstock

Não esqueça de assar o pudim em banho-maria. É esse truque que vai deixar a sua sobremesa cremosa. Ah, vale lembrar que a água do banho-maria tem que ficar na altura do creme do pudim. Assim ele não seca enquanto estiver no forno.

Foto: Shutterstock

Para que o pudim não fiquei queimadinho e mais seco na sua base, sempre cubra a forma com papel alumínio ao colocá-la no forno.

Foto: Shutterstock

Fez tudo certinho e o pudim está com uma cara ótima, mas ainda falta desenformar… O terror de todos os cozinheiros, pois é neste momento que tudo pode ir por água abaixo. Mas há dois segredinhos para desenformar o seu pudim sem quebrá-lo.

O primeiro, e mais importante, é só desenformar depois de gelado. Isso mesmo. Deixe ele na geladeira por pelo menos uma hora com forma e tudo. Depois disso, aqueça o fundo da forma rapidamente na boca do fogão só para que a calda derreta.

Você vai ver como ele vai sair inteirinho.

Foto: Shutterstock

O pudim é uma sobremesa bem simples de fazer, porém leva tempo. Tenha paciência e esqueça ele no forno. Com certeza você vai aproveitar muito mais essa delícia depois de ver que a receita saiu exatamente como você queria.

Atualizado em 11 Mai 2020.

Pudim de Leite Condensado: Receita Fácil para Fazer em Casa

A receita de pudim de leite condensado é provavelmente uma das mais procuradas, afinal de contas quem não quer saber como fazer pudim de leite condensado para sempre ter essa sobremesa deliciosa na geladeira, não é mesmo? E ao contrário do que você possa imaginar, como fazer pudim de leite condensado simples e gostoso é muito fácil e super rápido.

Leia também:  Porque Os Sucrilhos Tem Um Tigre Como Icon?

E pensando nisso, hoje resolvemos trazer para você uma deliciosa receita de pudim de leite condensado simples, rápido e gostoso para você fazer aí em casa usando poucos utensílios de cozinha. Então, acompanhe o post até o final para anotar a receita e algumas dicas adicionais para colocar em prática na cozinha.

Como É Que Se Faz Pudim?

1. Aprenda como fazer sua receita de pudim de leite condensado favorita – Foto: Jantinha de Hoje

Para fazer a receita de pudim de leite condensado você precisará de pouco ingredientes e utensílios de cozinha que você pode conferir abaixo.

Como É Que Se Faz Pudim?

2. Receita de pudim de leite condensado para saborear todos os dias – Foto: Receiteria

Agora que você já separou todos os ingredientes para a receita de pudim de leite condensado simples, vamos aprender o passo a passo de como fazer pudim de leite condensado. Confira a receita.

Como É Que Se Faz Pudim?

3. Receita de pudim de leite condensado simples – Foto: Pinterest

É muito comum encontrar pessoas com dúvidas de como fazer pudim de leite condensado ou porque ele sempre queima, ou porque ele sempre quebra na hora de desenformar ou mesmo porque prefere a receita de pudim de leite condensando com furinho ou sem furinho.

E para te ajudar a eliminar de vez essas dúvidas e fazer aquela receita de pudim de leite condensado simples e gostosa do jeitinho que você gosta basta conferir nossas dicas de como fazer pudim de leite condensando abaixo.

Como É Que Se Faz Pudim?

4. Receita de pudim de leite condensado com furinhos – Foto: Receiteria

Se você é daqueles que ama um pudim de leite condensado com furinho bastas seguir a receita de pudim de leite condensando que passamos logo acima, batendo tudo no liquidificador, mas é importante assar em forno de médio para alto e ficar de olho para o pudim não queimar. 

Gosta do pudim de leite condensado bem lisinho? Então, deixe o eletrodoméstico de lado e mão na massa. A receita de pudim de leite condensado sem furinhos é a mesma que passamos acima, porém não há necessidade de usar o liquidificador, basta usar o fuê para bater bem a massa a mão e assar o pudim no fogão com forno em temperatura baixa.

Como É Que Se Faz Pudim?

5. Receita de pudim de leite condensado sem furinho – Foto: Kitchme

Muita gente reclama de ter que assar o pudim em banho-maria, porém essa etapa é muito importante para que o pudim fique bem cremoso. E se acontecer da água do banho-maria secar enquanto o pudim ainda não está pronto, basta colocar mais água na assadeira, mas lembre-se, precisa ser água quente.

Eu sei, o pudim de leite condensado simples é uma delícia, porém é preciso conter a ansiedade e esperar o pudim ficar gelado para depois desenformá-lo, caso contrário as chances dele quebrar são bem grandes. 

Por isso, após fazer a sua receita de pudim de leite condensado coloque-o na geladeira quando estiver morno e deixe gelar por pelo menos 2 horas. Então, aqueça a forma do pudim rapidamente no fogo baixo para que a calda derreta e utilize seu prato para doces ou sua boleira favorita para desenformar.

6. Tenha cuidado na hora de desenformar o pudim de leite condensado – Foto: Muito Chique

Viu como fazer pudim de leite condensado simples é fácil? Agora, basta seguir nossas dicas e receita e sempre ter seu pudim favorito em casa.

Pudim de Leite Condensado MOÇA

Como É Que Se Faz Pudim?

Receita de Pudim de Leite condensado MOÇA com calda de caramelo

  • Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado.
  • Junte a água quente e mexa com uma colher.
  • Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.
  • Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim

  1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje na forma reservada.
  2. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos.
  3. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas.
  4. Desenforme e sirva a seguir.

– É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
– Para que o seu pudim não forme furinhos, verifique se a temperatura do forno está regulada conforme indicação da receita. Leve a forma ao forno na grade superior, longe da chama.

Praticamente tudo! O pudim de leite condensado é uma sobremesa versátil que vai bem em qualquer situação.

É um verdadeiro coringa da culinária! Pode ser servido depois de uma refeição simples ou sofisticada, pode ser acompanhado de um cafézinho, e cai perfeitamente bem como lanche da tarde para ser saboreado até mesmo assistindo a um filme ou conversando com os amigos.

Já experimentou nosso tão almejado pudim? Ah, aquele sabor espetacular, aquela textura cremosa que todo mundo ama e aquela calda bem douradinha por cima! Que combinação! É uma perfeição sem defeitos! Prepare-se para ver o mundo sob uma perspectiva incrivelmente saborosa desse doce maravilhoso.

Tudo sobre a receita de Pudim de Leite Moça

Origem, história e curiosidades

Não se sabe ao certo quando e onde o pudim foi inventado.

Contudo, os britânicos reivindicam a autoria entre os longínquos séculos XV e XVII, como sendo um prato salgado (semelhante a um embutido de carne).

Leia também:  Como Se Chama Quem Gosta De Carne Crua?

Hoje, é conhecido por sua versão doce – o pudim de leite, que os ingleses também dizem ter sido criadores. Um exemplo é o tradicional Christmas Pudding – pudim de natal.

No entanto, há versões de que o pudim de leite teria sido inventado nas tradicionais docerias portuguesas. Lusitano ou britânico, fato é que o doce conquistou paladares mundo afora. Existe até loja especializada em pudim – as pudinharias.

E o termo não ficou fora do meio musical: tem banda que não resistiu e usou pudding em letra de música.

Sim, é unanimidade: pudim é bom demais! Portanto, pegue seu caderninho de anotações e embarque com a gente nas variedades do pudim de leite!

Variações da Receita

Além do cativante e delicioso Pudim de Leite Moça, vale a pena se aventurar nas variações da receita:

Dicas especiais

Pudim com ou sem furinhos?

Você prefere pudim com ou sem furinhos? Sem dúvidas, ambos são incrivelmente gostosos. O que muda é a textura e o visual. Um fica aerado, furadinho, e o outro fica lisinho, denso. O segredo é… a temperatura:

  • Pudim sem Furinhos: leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, pelo tempo indicado na receita.
  • Pudim com Furinhos: leve ao forno alto (220°C), em banho-maria, pelo tempo indicado na receita.

Teste os dois e descubra qual o jeitinho de que você mais gosta!

Deu Ruim no Pudim de Leite

Se por acaso, numa hipótese quase improvável, o resultado final do seu pudim não ficar lá essas coisas, Receitas Nestlé preparou um vídeo bem divertido, explicando passo a passo de como fazer certo. Tudo para dar bom no seu pudim e todo mundo querer repetir mais um pedaço!

Ah, não esquece de conferir a nossa foodlist Só Quero Pudim, com as melhores receitas do doce que é um dos mais queridinhos do Brasil. Para você continuar arrasando na cozinha!

Dúvidas comuns sobre Pudim de Leite

  • Sim. O modo de preparo do pudim é o mesmo e o resultado final é igual a uma forma tradicional.
  • A prática de se colocar papel alumínio para assar o pudim serve para reter o calor concentrado na forma e também não expor a parte superior, evitando formar uma película.
  • Além do tempo correto de forno (pode haver pequenas variações de tempo de forno para forno) é essencial respeitar a proporção dos ingredientes e o tempo de geladeira indicado. Ao contrário de bolos, o pudim deve ser desenformado depois de frio.
  • É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal. Além disso, evitamos que a calda queime e fique amarga.

Pudim de Pão – São Vicente

  • 4 pães de sal dormidos picados (preferencialmente do tipo francês)
  • 3 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 copos de leite líquido integral (pode usar a lata de leite condensado como medida)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colherzinha de chá de essência de baunilha (opcional)
  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água
  • Leite para amolecer os pães

Primeiro faça a calda de açúcar derretido. Se você já é acostumada a fazer, pode seguir seu jeitinho, existem várias formas.  Mas nossa dica é fazer na própria forma do pudim com furo central de 19cm de diâmetro. Se queremos praticidade, temos que começar por sujar menos prato e economizar água, não é mesmo?

Coloque a forma de pudim em fogo baixo, com uma xícara de açúcar dentro, deixe o açúcar derreter um pouco, quando estiver douradinho, acrescente ½ xícara de água quente e mexa delicadamente com uma colher de pau.

Deixe derreter o açúcar até formar uma calda mais grossinha com cor de caramelo, mexa sempre que necessário. Cuidado para não queimar a calda, porque compromete o sabor.

Depois espalhe a calda por toda a forma, em todos os cantinhos e reserve.

  • VAMOS AO PUDIM?
  • Preaqueça o forno a 180º.
  • Corte os pães em pedaços pequenos, coloque um pouco de leite no prato, a quantidade que dê para ensopar os pães, e deixe uns três minutinhos.

No liquidificador, coloque todos os ingredientes, o leite condensado, os ovos, dois copos de leite integral, uma colher de manteiga, essência de baunilha, e os pães já amolecidos. Bata bem, até formar um creme homogêneo.

Despeje o creme dentro da forma de pudim caramelizada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido, em banho-maria, por aproximadamente 1h30 minutos. É importantíssimo fazer em banho-maria, para assar de modo uniforme. Para ver se está bom, é só espetar um palitinho e ele sair limpinho.

Quando estiver pronto, deixe esfriar e leve à geladeira por 5h, antes de servir.

DICAS ESPERTAS:

  • Se desejar, pode acrescentar duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado e bater com todos os ingredientes no liquidificador.
  • Asse o pudim na grade superior do forno, longe da chama, para evitar a formação de furinhos.
  • Para um toque gourmet, sirva com morangos cortadinhos. O colorido também fica lindo!
  • Acrescente uma pitadinha de canela e cravo em pó, para dar um plus na receita.
  • Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*