Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

No entanto, em vez de simplesmente jogá-la fora, você decidiu amenizar seu prejuízo e vender, ou mesmo trocar, a bicicleta por algo que realmente vai usar. É aí que entra a OLX.

Fundada em 2006 como uma plataforma de classificados para a compra, venda e troca de bens e serviços, a OLX opera em mais de 40 países. Seus sites, como a LetGo ou OLX Índia, recebem uma média impressionante de 54 milhões de anúncios por mês, com 1,7 milhão de visualizações de página.

Adquirida em 2010 pela Naspers Classifieds, um investidor global de entretenimento e tecnologia, a OLX emprega 1.200 funcionários no mundo todo.

Uma pegada global desse tamanho tem complexas questões de diferenças culturais e suporte em vários idiomas a serem levadas em consideração. No passado, a OLX mantinha uma mistura de soluções internas de atendimento ao cliente.

Por exemplo, uma ferramenta personalizada de terceiros era usada para oferecer suporte a 14 países da região da América Latina. Como explicou Cynthia Toral, Gerente de produto da OLX Global, a manutenção dessas ferramentas era difícil.

Os processos de criação de notificações automatizadas e gatilhos para os agentes eram onerosos, então Toral começou a procurar uma solução unificada e robusta que pudesse ser implantada globalmente.

Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

Depois de estudar a Freshdesk e outros fornecedores, a OLX escolheu a solução omnichannel da Zendesk devido à sua configuração fácil e personalização com a API do Zendesk. Toral acreditou que os fluxos de trabalho estabelecidos no Zendesk Support ajudariam os gerentes de atendimento ao cliente a priorizarem o trabalho de suas equipes.

“Isso é algo incomum”, disse Toral, que está na OLX há mais de nove anos. “A Freshdesk, por exemplo, é flexível com a modificação do código da página de ajuda, mas não oferece configurações para o agente, algo que precisamos. Queremos oferecer o melhor suporte possível para satisfazer nossos usuários”.

Depois de implementar o Zendesk em setembro de 2014, a OLX aproveitou rapidamente seus recursos multimarca. Com mais de 90 sites globais para oferecer suporte, a OLX lançou 35 instâncias do Zendesk personalizadas para as diferentes regiões e, muitas vezes, segmentadas com o recurso Multimarca. “Começamos com 14 países da América Latina”, disse Toral.

Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

O Zendesk permite que a OLX se concentre facilmente no canal preferido de seus clientes em vez de usar uma abordagem engessada. “Depende das necessidades do mercado”, afirma Toral. “Na África do Sul, por exemplo, precisamos oferecer suporte por telefone, porque a demanda por ele nos mercados africanos supera o email. Todos têm um celular, mas nem todo mundo tem um endereço de email”.

Um canal cada vez mais popular em diversos mercados é o chat em tempo real e a OLX tem aproveitado o Zendesk para iniciar chats proativos de atendimento e evitar tickets. A OLX Índia, por exemplo, incorporou o Zendesk Chat em seu aplicativo para Android para exibir o widget do chat quando o cliente abandonar a página de publicação de um anúncio, e incentivá-lo a concluir a publicação.

“No fim das contas, queríamos convencer o usuário a publicar o anúncio”, disse Toral. Agora, a equipe consegue analisar o número de conversas que teve sobre a publicação de anúncios, bem como o número de anúncios publicados após essa interação proativa.

Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

A OLX também conseguiu reduzir em 40% o número de tickets globais recebidos criando artigos de autoatendimento específicos para cada mercado no Zendesk Guide. A empresa está sempre experimentando e testando a eficácia de diferentes abordagens.

A OLX também experimentou o preenchimento automático em formulários, as sugestões baseadas em campos em vez de texto, e está adicionando um pop-up com possíveis soluções do conteúdo mais relevante da Central de Ajuda para um site específico para ajudar seus usuários.

“Digamos que você queira recuperar sua senha. Exibiremos uma janela com uma sugestão dizendo ‘Clique aqui'”, explicou Toral. “Mensuramos o conteúdo sugerido em cada campo personalizado do formulário de contato e percebemos que tínhamos reduzido 30% dos tickets sobre perguntas frequentes”.

Com tantos sites em operação no mundo todo, a análise de dados da OLX tem sido extremamente desafiadora, mas absolutamente crucial. Para realizar esta tarefa, a OLX começou a utilizar a API do Zendesk.

“Estamos criando um painel da ‘Voz do cliente’ com os dados extraídos da API de todas as contas do Zendesk”, disse Toral. “Nele, teremos todos os motivos de contato selecionados pelos usuários.

Poderemos relacionar estas informações com a plataforma utilizada e até mesmo com a versão do aplicativo. Assim, poderemos criar um produto verdadeiramente melhor”.

Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

O objetivo geral é compartilhar informações entre países e regiões e comparar métricas de uma fonte central. Toral afirma que é um trabalho em andamento.

“Você precisa obter as informações do cliente, mas não pode sugerir ‘Vamos ler 200 mil tickets do mundo todo por mês para ver o que os clientes estão dizendo'”, disse ela.

“A única maneira inteligente de fazer isso é transferir parte do esforço para o lado do usuário, fazendo com que ele selecione o motivo do contato. Assim, com esses contatos e campos, conseguimos melhorar nossos relatórios”.

Para Toral, criar relatórios melhores e facilitar a vida dos agentes aumenta a satisfação dos clientes e o Zendesk é essencial para isso.

“Com uma ferramenta única e a integração total do Zendesk, temos uma visão fácil e clara do que estamos fazendo”, Toral disse.

“Queremos que nosso suporte terceirizado e fornecedores de controle de qualidade estejam todos integrados ao Zendesk, para reunirmos nossas informações em um só lugar”.

– Cynthia Toral Gerente de produto da OLX Global

Caiu em golpe no WhatsApp? Especialista ensina recuperar a conta

Está em circulação um novo golpe no WhatsApp que utiliza informações de sites de venda como OLX e Mercado Livre para clonar a conta do usuário e se passar por ele, pedindo dinheiro para amigos e família. O golpe é noticiado desde meados de outubro e já atingiu inúmeros brasileiros.

Os criminosos usam os números de telefones encontrados em sites de vendas, uma vez que essas plataformas normalmente pedem o contato para cadastro dos interessados nos anúncios.

Assim, os criminosos chamam as vítimas e falam que precisam de um código de confirmação que chegará via SMS para concluir o cadastro.

Na verdade, este número é o código de autenticador de duas etapas da vítima, que abre portas para a clonagem da conta.

publicidade

Os criminosos se passam pelas vítimas e entram em contato com amigos e familiares para pedir dinheiro. Isso ocorreu com Fabiano de Abreu, CEO da agência especializada em mídias sociais, MF Press Global, que recebeu uma mensagem de alguém que se passava por um cliente pedindo a transferência de R$ 1790:

Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx? Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

Mensagens trocadas entre Fabiano Abreu e o hacker, que se passava por um cliente – Captura de tela

Um caso parecido também aconteceu com o nutricionista Leone Gonçalves, em que após ser hackeado, teve inúmeros clientes contactados pelo criminoso, que se passava pelo profissional pedindo transferência do dinheiro.

Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

Leone Gonçalves foi hackeado e o criminoso contactou seus clientes – Captura de tela

“O hacker chama as pessoas que parecem ser amigos, conhecidos ou familiares mais próximos e se passa pela pessoa para pedir dinheiro usando uma escrita correta e poucas palavras, que sejam neutras o suficiente para não levantar suspeitas”, detalhou Abreu.

Para se proteger, o especialista explica que é necessário sempre ficar atento com o discurso da pessoa, percebendo se ele é similar com a linguagem do real dono da conta. “Eu sugiro que a pessoa ligue para o remetente da mensagem confirmando se é ele mesmo ou até enviar mensagens de outras redes sociais para confirmar que é ele mesmo”, detalha.

É interessante também ter o autenticador de duas etapas ativado e ficar atento ao receber e-mails suspeitos.

Foi hackeado? Aprenda a recuperar sua conta

Se você foi vítima do golpe, Abreu também ensina uma forma de recuperar sua conta. Abra seu WhatsApp no celular, clique no ícone de menu, selecione o WhatsApp Web, toque no botão “Sair de todas as sessões” e confirme clicando em “Sair”.

Se por algum motivo a remoção não der certo, o especialista afirma que será necessário desativar a conta. Para isso, envie um e-mail para [email protected] e copie esse texto no corpo do e-mail: “Lost/Stolen: Please deactivate my account”, indicando o número do celular com o código do país (+55) e o DDD para que a conta seja localizada.

Após o processo, a conta pode ser reativada dentro de 30 dias caso tenha sido encontrado um modo de recuperá-la. Caso o contrário, se nada for feito, todos os dados serão apagados.

Por fim, o especialista aconselha resetar e restaurar o celular com os padrões de fábrica após todos os procedimentos, para eliminar qualquer hipótese do invasor continuar utilizando a conta. 

Atenção, há uma nova burla OLX a circular

Os burlões tentarão enganar os vendedores com uma “versão alternativa” das Entregas OLX.

Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

Nesta altura do campeonato, muitas das pessoas que utilizam o OLX saberão que a plataforma tem uma parceria com os CTT, de modo a tornar as vendas/compras mais fáceis.

As Entregas OLX permitem duas modalidades: CTT Expresso E-Commerce, para entregar e fazer recolha num ponto CTT, e CTT Envios Online, que faz com que os CTT recolham uma encomenda na casa do vendedor e que a entreguem na casa do comprador.

Leia também:  Como Saber Quando Termina O Contrato Meo?

Para que isso seja possível, o vendedor terá de, no momento de publicar o anúncio, ativar a opção Entregas OLX. Depois, parte do comprador chegar a acordo com o vendedor para fazer o envio do produto através desta forma.

Neste caso, é o vendedor a tratar de tudo, recebendo os dados necessários para a entrega, pagando pelo serviço e, posteriormente, a definir se deixa a encomenda num ponto CTT ou espera que um funcionário daquela empresa recolha em casa.

Durante este processo, é necessário embalar bem o produto numa caixa adequada, imprimir a guia de transporte e colar na caixa, entre outros passos a seguir.

Essencialmente, esta é uma forma que evita que nos tenhamos de deslocar a uma estação dos CTT. Até aqui tudo certo. Ora, começou a circular uma burla que tenta enganar os vendedores. O vídeo de alerta foi divulgado pelo conhecido youtuber Hugo Medeiros.

O esquema é simples e está bem feito.

Essencialmente, alguém entra em contacto a perguntar se determinado produto está disponível e se pode fazer o respetivo envio do produto via Entregas OLX, referindo que quer pagar dessa forma.

Além disso, o burlão tenta tornar a coisa ainda mais verídica ao dizer que existe uma oferta especial, em que, se utilizarem esse serviço, a entrega custará somente 3€.

Tudo certo. O problema é, depois, o próximo passo. Neste caso, o comprador diz que existe uma nova forma de fazer a entrega, sendo ele próprio a preparar todos os detalhes, ao invés de ser o vendedor a tratar de todo o processo, como é habitual. E como é que convence o vendedor que tal é de confiar? Com a seguinte imagem:

Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

Atentem na linguagem. O texto nem é dos piores que já vimos, mas não está escrito de uma forma profissional. Os mais atentos irão também reparar que a palavra “link” aparece também escrita como “Link”, o que é de estranhar.

Além disso, o ponto 4 não faz qualquer sentido, muito menos as frases que dizem “O vendedor recebe 3 dias para enviar as mercadorias” ou “O correio embala as mercadorias por contra própria”. Mas lá está, muitos iriam cair na esparrela, não prestando atenção ao cuidado na escrita.

Finalmente, e após convencer o vendedor, este suposto comprador envia um link falso do OLX onde está incluído não só o valor acordado pelo produto, mas também dos respetivos portes de envio. Tudo isto para que insira os dados do cartão de crédito e para que, dessa forma, possa roubar dinheiro.

No caso do vídeo de Hugo Medeiros, o link era o seguinte: olx.pt.entregas.info/cash15089340. Se visitarem este link, irão reparar que ainda é possível fazer o pagamento ao burlão, uma vez que, se selecionarem a opção que diz “Obter fundos“, irá surgir uma página onde podem colocar o número do cartão, prazo de validade e CVC.

O mais curioso é que, nessa página, está um link onde diz “Ao clicar no botão „Obter fundos”, você concorda em concluir um acordo de compra usando o serviço online “transação de forma segura”. E adivinhem o que acontece se clicarem nesse link? São redirecionados para o site do OLX, não existindo qualquer documento que possam ler.

Além disso, atentem no português utilizado, que, novamente, não é o mais correto: “O comprador pagou pela sua compra, dinheiro será transferido para sua conta após a confirmação.”

Já se experimentarem retirar o /cash15089340 e visitarem somente o endereço olx.pt.entregas.info, irão reparar que esse site não existe. Aliás, este domínio foi criado no passado dia 22 de novembro… na Rússia. Ou seja, esta é uma nova forma de burla OLX.

Pensem connosco: não é, de todo, habitual, colocarem os vossos dados do cartão de crédito para receberem um pagamento, certo? Logo, porque é que o iriam fazer aqui?

Normalmente, ou dão o vosso IBAN, conta PayPal ou número de telemóvel para o respetivo pagamento MB Way, pelo que tudo isto não passa de um esquema para enganar os menos entendidos.

Fica o aviso. Caso recebam algum link do género, bloqueiem esse utilizador no imediato e reportem a situação ao OLX.

Telefone OLX: SAC, AJUDA, ATENDIMENTO, FAQ | Abri

  • Para você que está em busca de um número de telefone da OLX ou de alguma forma de falar com a central da empresa, neste artigo explicamos se a plataforma de anúncios classificados possui esse tipo de canal de atendimento e também listamos outras informações úteis para que você mantenha sua conta o mais segura possível; confira!
  • A seguir você verá:
  • Todos as formas de falar com a OLX e resolver o que você precisa!

1. Qual é o número de telefone da OLX?

  1. A OLX não possui um SAC por telefone, já que é uma empresa focada em anúncios classificados, onde usuários cadastram seus produtos novos ou usados (e também serviços) em busca de atrair compradores ou contratantes, e as negociações são realizadas diretamente entre vendedor e comprador.

  2. Porém, embora não exista nenhum número de telefone da OLX para falar com atendente, há outras formas de obter informações ou de buscar contato com a plataforma, e elas serão listadas no artigo.

  3. Já que a OLX não possui contato telefônico, se atente aos seguintes detalhes para evitar cair em golpes:
  • A OLX não liga para compradores ou vendedores
  • A OLX não envia mensagens pelo WhatsApp de vendedores ou compradores
  • A OLX não envia SMS para compradores nem vendedores
  • A OLX não solicita informações que deem acesso a conta do usuário
  • Tome cuidado com e-mails de promoções ou descontos envolvendo o nome da OLX

Caso receba qualquer tipo de abordagem suspeita das citadas acima (ou de algum outro tipo) se passando pela OLX, apenas ignore e não clique nos links ou informe dados sigilosos sobre sua conta.

2. Fale conosco da OLX

Para ter acesso ao fale conosco da OLX basta acessar a página ajuda.olx.com.br/fale-conosco. Nela, selecione o assunto que você deseja tratar: anúncios, meu cadastro, destaque/anúncio pago, pagamentos e plano profissional, OLX Pay, compra segura, chat, busca, favoritos e filtros, quero denunciar, meu perfil, imprensa, publicidade, elogios e agradecimentos.

Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

Ao escolher o tema que precisa de ajuda, clique nele, e assim você terá acesso a outros tópicos sobre o mesmo assunto. Selecione o que melhor se enquadra no que você busca e, caso não obtenha as informações que precisa, clique no botão “Quero falar com a OLX”, que fica no canto direito da resposta.

Ao clicar em quero falar com a OLX você será redirecionado até uma página de formulário que pedirá informações como nome, e-mail, por onde você está acessando a plataforma, entre outras. Preencha tudo corretamente, escreva sua mensagem (e adicione arquivos caso seja necessário); clique em enviar e, depois disso, aguarde a resposta da central da empresa em seu e-mail.

3. Como usar o chat da OLX?

Acessar o chat da OLX é muito simples, basta clicar em um anúncio de seu interesse e depois clicar no ícone de chat, onde você poderá tirar dúvidas diretamente com o anunciante.

No chat da OLX você poderá:

  • Tirar dúvidas variadas sobre o produto de seu interesse
  • Tentar negociar o valor do produto
  • Negociar a(s) forma(s) de pagamento
  • Saber se o anunciante aceita troca
  • Ver se o produto ainda está disponível
  • Marcar um local para se encontrar com o vendedor

Lembrando que, no chat da OLX você fala diretamente com o anunciante e não com algum funcionário da central da empresa.

4. Qual é o e-mail da OLX?

Outra forma de tentar falar com a OLX é através do e-mail [email protected] Ele é destinado a assuntos envolvendo a política de privacidade da plataforma, não sendo um canal de atendimento a vendedores e parceiros, porém, ainda assim, você pode enviar dúvidas e talvez obtenha algum retorno.

5. Central de ajuda OLX

Embora não possua um SAC, a OLX conta com uma central de ajuda (FAQ) bastante completa para dar suporte aos compradores e vendedores nas mais variadas dúvidas, e ela está disponível através da seguinte página: ajuda.olx.com.br/s.

Na página de suporte da OLX você terá acesso a informações sobre:

  1. Minha conta (dúvidas variadas sobre contas)
  2. Anúncios (informações sobre os anúncios na plataforma)
  3. Chat (passo a passo de como usar corretamente o chat)
  4. Planos profissionais (informações sobre os planos profissionais e seus benefícios)
  5. OLX Pay (informações sobre a solução de pagamentos da OLX)
  6. Destaques (informações sobre anúncios destacados na plataforma)
  7. Pagamentos (respostas variadas sobre pagamentos)
  8. Dicas (dicas de como usar a plataforma e fazer os anúncios serem mais atrativos)
  9. Sobre OLX (informações sobre a plataforma)
  10. Regras (regras sobre vender e comprar na OLX)
  11. Segurança (dicas úteis para deixar sua conta mais segura e evitar cair em golpes)
  12. Clique no tópico que atenda as dúvidas sobre o tipo de informações que você busca e terá acesso a diversos artigos explicando sobre determinado tema.
Leia também:  Como Se Chama A Arvore Que Da Romã?

6. Redes sociais da OLX

Outra forma de buscar ajuda da central da OLX é através das redes sociais oficiais da plataforma. Embora elas não sejam um canal de atendimento ao cliente, é bem comum que funcionários da empresa tirem dúvidas e auxiliem as pessoas.

Através das redes sociais da OLX você poderá fazer perguntas relacionadas a plataforma e também reclamações, elogios e até mesmo tentar resolver algum problema, seja através dos comentários públicos ou mensagens privadas via inbox.

Atualmente, as melhores redes sociais da OLX para você entrar em contato são:

OLX: Telefone SAC 0800

Como É Que Posso Recuperar As Mensagens Do Olx?

Procurando pelo telefone de contato da OLX para falar com o atendente e resolver um problema? O canal de atendimento ao consumidor pode ser implementado de diversas formas tais como telefone, whatsapp, chat online, email e redes sociais. O importante é saber que todo cliente quer e tem o direito de ser bem atendido, seja lá qual for o produto ou serviço que estiver adquirindo. A melhor forma de entrar em contato com a OLX atualmente é através do site Reclame Aqui ou chat direto no aplicativo. Confira!

Presente em 45 países, a OLX é o maior site de compra e venda no mundo. O grupo lidera o mercado global de marketplace C2C e também as verticais de carros e imóveis. Todos os meses, mais de 100 milhões de pessoas geram 1.9 bilhões de visitas mensais nos sites. Isto reflete em 54 milhões de itens anunciados por mês.

A OLX estimula uma cultura de consumo consciente, conectando pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida. Maior representante da Economia Colaborativa no país, é líder no mercado de compra e venda online no Brasil.

Com quase meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês.

Canais de Contato da OLX

SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas prestadoras de serviços e vendedoras de produtos. O objetivo deste canal de comunicação  é resolver as demandas dos consumidores sobre dúvidas, reclamações, cancelamentos, etc.

O contado do cliente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser gratuito, isto é, o atendimento das solicitações dos consumidores não pode resultar em qualquer custo.

Quanto à qualidade do atendimento, o SAC deverá obedecer aos princípios da boa-fé, transparência, eficiência, celeridade e cordialidade, além disso, o atendente que lhe prestará o serviço deverá ser totalmente capacitado para lhe prestar o melhor atendimento possível.

Você também possui o direito de ter seu contato transferido do atendente do SAC para o setor competente da empresa, que seja devidamente capacitado a atender os seus questionamentos. Saiba agora todos os canais de contato da OLX:

Como Entrar em Contato com a OLX?

Você poderá falar com a OLX através do Fale Conosco. Selecione nesta página o assunto que você deseja tratar: anúncios, meu cadastro, destaque/anúncio pago, pagamentos e plano profissional, OLX Pay, compra segura, chat, busca, favoritos e filtros, quero denunciar, meu perfil, imprensa, publicidade, elogios e agradecimentos.

Ao escolher o tema, clique no mesmo, e assim você terá acesso a outros tópicos sobre o mesmo assunto. Selecione o que melhor se encaixa no que você busca e, caso não obtenha as informações que precisa, clique no botão “Quero falar com a OLX”, que fica no canto direito da resposta.

Ao clicar você será redirecionado até uma página de formulário de fale conosco.

Qual é o Chat da OLX?

Finalmente existe a opção de falar com o atendente da OLX via chat. A finalidade do Chat como uma ferramenta para maior clareza e agilidade para as transações relacionadas aos anúncios disponíveis na plataforma da OLX.

Ao oferecer o Chat, o objetivo da OLX não é a de fornecer essencialmente um serviço de comunicação entre os usuários.

A finalidade do Chat é o fornecimento de uma ferramenta adicional para que o usuário interessado em um anúncio disponibilizado na plataforma possa buscar maiores esclarecimentos sobre a oferta, incrementando assim as informações do produto anunciado e dando ao usuário a possibilidade de buscar subsídios para realizar as transações com segurança (“Finalidade”). Você deverá utilizar o Chat exclusivamente para esta Finalidade. Esta é uma opção que está disponível para quem já tem cadastro no site. Para acessar o site da OLX clique neste link.

Qual é a Ouvidoria da OLX?

É muito comum que os consumidores não entendam a diferença entre SAC e Ouvidoria. O Serviço de Atendimento ao Consumidor é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas.

Já a ouvidoria funciona como um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa. O contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de contato do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado.

Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema do cliente, o mesmo deve entrar em contato com a ouvidoria.

Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos. A ouvidoria da OLX Pay funciona no telefone 0800-326-0939 de segunda à sexta, das 09h às 18h.

Quais são as Reclamações da OLX?

É importante lembrar que toda empresa possui problemas nos seus serviços e produtos, e com a OLX não seria diferente. Mas a empresa tenta superá-los de forma rápida para melhor atender seus clientes.

Sendo assim, a sua participação, de forma mais efetiva, relatando as problemas e sugerindo melhorias, é fundamental para que a empresa aperfeiçoe seus processos. Aconselhamos fazer sua reclamação nos canais listados acima.

Não obtendo resposta da OLX, sugerimos usar o site ReclameAqui.

O ReclameAqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas.

Trata-se de um site no qual consumidores fazem um cadastro de seus dados pessoais e podem enviar reclamações.

A política de privacidade do site não permite a identificação do consumidor na publicação das páginas, pois as reclamações feitas são indexadas por motores de busca e visíveis para consulta.

O acesso aos dados que foram cadastrados pelo consumidor ocorre apenas com a empresa envolvida, para facilitar a busca da resolução do problema.

Assim, é transmitida à empresa envolvida um e-mail com os detalhes, caso ela possua um cadastro para respostas no site.

Com os dados gerados, são obtidos rankings automatizados e o Reclame Aqui faz uma avaliação da empresa utilizando diversos critérios próprios. O status máximo de uma empresa no site é possuir o Selo RA 1000.

Você poderá também fazer sua reclamação via WhatsApp. Basta adicionar o número de WhatsApp (11) 97062-2753 e começar o processo que será respondido por meio de inteligência artificial.

Em poucos minutos, já será possível ter a reclamação completa pelo aplicativo. Depois de postar o texto da reclamação, o Whatsapp do ReclameAqui envia um link para o usuário validar a queixa no site.

Para quem ainda não é cadastrado, é importante preencher os dados para fazer parte dos consumidores que usam a plataforma.

As principais reclamações da OLX são qualidade do serviço, propaganda enganosa, dificuldade de cadastro, login e senha. Os serviços da OLX mais reclamados são acesso ao cadastro, navegabilidade, pagamentos e documentos. Os problemas da OLX mais comuns são problemas com anúncios, classificados, sites e portais. Confira a seguir algumas reclamações respondidas pela OLX:

Conta OLX bloqueada sem explicações

Minha conta da OLX de anos foi bloqueada indeterminadamente por acusações de estar infringindo as regras e políticas da empresa, porém não dão qualquer informação sobre qual anúncio infringiu as regras e as razões de ter infringido.

Resposta: Vale ressaltar que somente poderão ser publicados na OLX anúncios que estejam de acordo com os Termos de Uso e legislação vigente. Por isso, não é permitido anunciar determinados produtos/serviços na plataforma, mesmo que a veiculação e venda sejam liberadas em outros lugares.

Para ver estas regras na íntegra, clique aqui. De acordo com nossos termos de uso do site no item 5.3 – Suspensão e Exclusão da Conta: Sua conta poderá ser suspensa ou excluída pela OLX , sem aviso prévio, em caso de violação das nossas políticas internas.

Para ver os nossos Termos e Condições de Uso na íntegra, clique aqui.

Meu chat foi desativado na OLX

Pela segunda vez no mês, o nosso chat foi bloqueado novamente, alegando ter comportamento inadequado.

Resposta: O chat é uma ferramenta utilizada pelos usuários para negociação de seus produtos com segurança. Temos como política bloquear qualquer usuário que não utilize esta ferramenta de maneira adequada. Devido a infração dos Termos de Uso do Chat, não será possível utilizá-lo. Sugerimos a leitura dos termos no site.

Meu anúncio OLX foi removido

Leia também:  As Estrelas Como O Nosso Sol Quando Morrem Originam?

Dia 14/10 resolvi fazer um anúncio na OLX e paguei no cartão de crédito o valor de 37,00 reais ( se eu não me engano ) pra ter destaque e durante 5 dias o anúncio voltaria ao topo e teria selo de destaque. Quando foi hoje a tarde , dia 16/10 abri o aplicativo e percebi que a OLX EXCLUIU o meu anúncio mesmo depois de receber o meu pagamento.

  • Resposta: Seu anúncio foi removido, pois recebemos uma denúncia de que o produto/serviço, não está de acordo com nossas regras. Para saber mais sobre nossas regras acesse os links abaixo:
  • Enviamos a solicitação de estorno do valor cobrado para a administradora do seu cartão de crédito, mas o valor só vai aparecer na próxima fatura ou na seguinte, de acordo com norma da própria administradora.
  • Fui hackeado na OLX

Fiz um anúncio na OlX e recebi contato para verificar se era eu mesmo o dono do anúncio, e raquearam meu whatsapp.

Resposta: Sabemos que essa é uma questão que várias plataformas têm enfrentado, mas nós na OLX temos nos dedicado em alertar as pessoas que nunca compartilhem códigos de verificação. Nós nunca os solicitamos a nenhum usuário. Para que consiga resolver o problema com o seu número, sugerimos duas ações:

  1. Tente entrar em contato com a empresa de telefonia para desvincular o uso do WhatsApp no outro aparelho;
  2. Tente recuperar a sua conta em seu próprio telefone. Ao completar 5 tentativas de inserção do código, o WhatsApp disponível no outro aparelho será bloqueado.

Não recebi o dinheiro na venda pela OLX

Estou aguardando uma transferência de valor pra minha conta e até agora não recebi meu dinheiro.

Resposta: As transações de transferência para saque, nas carteiras OLX, acontecem em até 4 dias úteis. A partir do 5º dia, esse valor vai aparecer no extrato do seu banco. Se o saldo não aparecer, mesmo depois desse prazo, pedimos, por favor, que retorne a mensagem pra gente com as seguintes informações:

  • Número da agência, da conta e banco de sua transferência;
  • CPF do titular da conta.

Quais são os Contatos da OLX nas Redes Sociais?

Se as opções de contato apresentadas até aqui não funcionaram, a última tentativa seria entrar em contato com a OLX nas redes sociais. Seguem os links conhecidos:

Entenda o golpe que rouba conta de WhatsApp sem usar vírus

Marcos Lopes, 37, não estranhou quando recebeu uma mensagem em seu celular. Ele havia acabado de publicar um anúncio na OLX, plataforma de comércio online, para vender um relógio. O que aconteceu depois disso é que foi surreal: um WhatsApp clonado e R$ 500 a menos na conta de um amigo.

O especialista financeiro caiu em um golpe que têm crescido bastante ao longo de 2019: o roubo de contas de WhatsApp a partir de números de celular expostos em anúncios na internet. E após obter a posse da conta roubada, os criminosos fingem ser a vítima e pedem dinheiro para os contatos cadastrados.

“Quando coloquei o relógio para anunciar, deu questão de segundos e recebi um WhatsApp. A mensagem tinha uma foto da OLX [com o logo], bem redigida, dizendo que para ativar o meu anúncio eu teria que enviar um código de confirmação para eles”, lembrou Lopes.

Pouco tempo depois, o profissional recebeu um SMS com um número de seis dígitos. Não pensou duas vezes e compartilhou a informação com o responsável pela falsa mensagem. Mal sabia Lopes que o código na verdade era o número de autenticação exigido pelo WhatsApp para concluir a configuração do perfil em outro celular.

“Eu nem me liguei. A partir desse momento, minha conta bloqueou”, contou. Lopes recebeu uma mensagem informando que o seu número telefônico estava sendo usado em outro aparelho, e se deu conta de que o seu perfil havia sido roubado.

A conta só foi recuperada três horas depois, após o envio de um email para o suporte da empresa detalhando o acontecido.

Nesse meio tempo, cerca de 300 pessoas receberam mensagens falsas enviadas como se fossem de Lopes. Todas com pedidos de dinheiro emprestado. Uma delas foi tão convincente que um amigo da vítima transferiu R$ 500.

Criminoso tentou enganar os familiares de Marcos Lopes com falsa mensagem

Imagem: Arquivo pessoal

Uma situação parecida aconteceu com Hugo Matta, 30. Por sorte, ele desconfiou nos primeiros segundos. Era um sábado à noite, e do outro lado da linha uma voz tranquila dizia ser funcionário do Mercado Livre.

Matta estava vendendo o seu carro e havia anunciado realmente na plataforma de comércio online. Mas o fato de a ligação ter sido às 21h de um fim de semana levantou o alerta. A recusa em fornecer os dados resultou em uma série de xingamentos por parte do falso funcionário e um estresse desnecessário. Foi por pouco.

“Fiquei meio desnorteado, sem entender. Levei um susto. Comecei a ser xingado pelo cara. Até pensei em ligar para ele de volta, mas desisti”, contou Matta.

Como o golpe funciona

Infelizmente, a tentativa de golpe não se restringe à OLX e ao Mercado Livre. Ela pode ocorrer em qualquer plataforma de compra online.

Quando um vendedor vai cadastrar um anúncio, ele precisa deixar geralmente um contato telefônico. Muitas vezes é o número do celular (e do WhatsApp) que acaba ficando disponível. É nessa hora que os criminosos começam a agir.

A tentativa de roubar contas de WhatsApp pode acontecer de duas formas: um primeiro contato do criminoso com a vítima por ligação telefônica, ou por mensagens diretas no WhatsApp.

Nos dois casos, um falso representante da empresa entra em contato com o vendedor e argumenta que alguns dados precisam ser atualizados para que o anúncio permaneça ativo. Ao final, é pedido para a vítima que ela informe naquele momento os dígitos de um código SMS de verificação que ela receberá em instantes.

Reprodução de duas falsas mensagens recebidas por usuários

Imagem: Kaspersky

Em posse do código SMS recebido, o criminoso consegue ativar ali na hora a conta do WhatsApp do vendedor em seu próprio aparelho. Ao fazer isso, automaticamente o usuário deixa de ter acesso às suas conversas.

Enquanto a vítima não recupera sua conta, o criminoso dispara mensagens para os contatos registrados pedindo dinheiro emprestado e se fazendo passar por ela.

Classificamos este golpe como engenharia social, pois usa uma falha no sistema e as emoções da vítima. A autenticação via SMS é algo massivamente disseminada no Brasil pelos bancos e a maioria das pessoas está acostumada.

Isso facilita o golpe, pois a vítima não presta atenção na mensagem completa que informa que o código é a ativação do programa de mensagens.

A vítima simplesmente reage à abordagem e acaba tendo sua conta roubadaFabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky

Em resposta a Tilt, a OLX não comentou o caso de Lopes. Mas reforçou que a publicação de anúncios não está condicionada ao envio de qualquer informação pessoal por telefone, WhatsApp, SMS e redes sociais.

Atualmente, a empresa permite que apenas pessoas logadas na plataforma tenham acesso ao chat de negociação. Em breve, uma validação via telefone será exigida e o usuário só conseguirá visualizar o número de telefone dos vendedores se estiver com o seu perfil conectado ao sistema.

[ATUALIZAÇÃO] Após a publicação da reportagem, o Mercado Livre enviou comunicado dizendo que orienta seus clientes a sempre realizarem os contatos logados à plataforma.

“Para garantir a segurança dos usuários, dados de contato como endereço de email e número de celular não devem ser informados a outros usuários diretamente antes da concretização da venda/compra do produto por meio da plataforma”, diz a empresa, que também orienta que esses dados não sejam trocados por email ou mensagens.

Como se proteger

A maior característica desse golpe é induzir as pessoas a fornecerem os códigos de ativação do WhatsApp. Por isso, a recomendação dos especialistas é: jamais compartilhe esse dado.

Desconfie se:

  • Receber ligações e mensagens de pessoas em nome dos sites de comércio online (de bancos e outras empresas também);
  • Fique ainda mais em alerta se neste contato for pedido para você instalar algum programa em seu aparelho, exigirem pagamento e/ou informações pessoais (senhas, documentos pessoais);
  • O uso de gírias, frases informais demais e erros de ortografia, no caso de mensagens de textos, também indicam que algo está errado;
  • Para aumentar a proteção, ative a verificação em duas etapas do WhatsApp (aprenda a configurar aqui). Ela funciona como uma camada a mais de segurança. Mesmo que uma pessoa obtenha o código de verificação, ela vai precisar inserir também uma senha de seis dígitos criado por você. Ou seja, só sabendo essa informação para conseguir roubar o seu perfil.

Nem Lopes e nem Matta procuraram a polícia para denunciar o golpe. Mas a recomendação é que de as vítimas façam o registro da ocorrência caiam em um golpe como esse.

Fontes consultadas: Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, e André Munhoz, country manager da Avast.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*