Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?

Rita Marques, responsável pelo OLX em Portugal, fala ao ECO em novidades que poderão estar relacionadas “com um serviço de entrega”.

OLX, é p’ró menino e p’rá menina. ? A música ficou no ouvido dos portugueses quando a campanha inundou as televisões, em 2013. A plataforma internacional de compra e venda de artigos em segunda mão apresentava-se ao país com uma abordagem irreverente, rompendo com a desconfiança e ignorância mais ou menos generalizada que ainda existia perante este tipo de serviço.

Como É Que O Olx Ganha Dinheiro? Como É Que O Olx Ganha Dinheiro? Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?
Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?
Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?
Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?

Hoje, o panorama é muito diferente. Com 1,1 milhões de visitas diárias (número avançado pela empresa), é um dos principais sites de classificados em Portugal e no mundo.

É detido, em primeira instância, pelo grupo Naspers e, por cá, é operado pela FixeAds.

O ECO conversou com a responsável pela plataforma, Rita Marques, que falou de crescimento, de novidades e de como as compras “por impulso” ainda são a galinha dos ovos de ouro do OLX.

Estamos a assistir a uma curva de consumo elevada e conseguimos perceber que voltamos a ter alguma tendência de compra por impulso e venda de seguida.

Como é que o OLX se tornou naquilo que é hoje?

Tudo começou com uma grande campanha de marketing, com a identificação de uma oportunidade de mercado que existia. Ao longo destes dois anos tivemos um investimento muito grande e conseguimos captar uma grande base de utilizadores.

A partir daí, o crescimento dá-se de forma orgânica. Todos os anos há dois momentos onde vemos um grande crescimento de consumo e de navegação mobile.

É no início do verão, por causa das campanhas das operadoras, e no Natal e pós-Natal, por causa da renovação do parque de smartphones.

Em 2016 tiveram um boom na aplicação. Vai estagnar?

Esperemos que não. Penso que não estagna, no sentido em que todos os anos nascem crianças e todos os anos temos novas camadas de adolescentes. Nos últimos anos, a percentagem de miúdos que vejo com doze, catorze, dezasseis anos a já terem um smartphone é cada vez maior.

Mas possivelmente não compram no OLX…

Não compram, mas podem ir lá ver coisas. Vemos que os miúdos já nascem techies. Nesse sentido vamos ter sempre margem de crescimento porque, todos os anos, vamos ter novos adopters do OLX pelos mais variados motivos.

O certo é que o mercado dos smartphones tem vindo a desacelerar

Eu não lhe chamaria um desaceleramento. Há é um alcance maior. É a maturidade do mercado e, portanto, a margem de crescimento que temos vai sendo cada vez mais reduzida até que haja uma nova tendência e, depois, sejam os smartwatches ou seja um outro dispositivo que possa surgir no nosso imaginário daqui a dez anos e que nós não sabemos.

“Vamos ter sempre margem de crescimento porque, todos os anos, vamos ter novos adopters do OLX.”

Os portugueses estão a comprar e a vender mais artigos em segunda mão, ou já o faziam dantes, de outras formas, sem ser através de plataformas como o OLX?

Sim, estão mais sensibilizados para isso. Estamos a assistir a uma curva de consumo elevada e conseguimos perceber que voltamos a ter alguma tendência de compra por impulso e venda de seguida. Comprei, usei, já não quero mais e vou vender a seguir. Isso nota-se.

É o consumismo?

É o consumismo. E nota-se em algumas categorias. Nota-se nos jogos eletrónicos: compro, chego ao final do nível e vendo, porque quero ir comprar outro. Acontece com moda e acontece muito com livros também.

Os livros são um item que é caro. Quando sai o último livro de José Rodrigues dos Santos, sai a 23 euros, na semana a seguir tenho o mesmo livro no OLX por dez ou 12 euros.

Há muita gente que vende e este era um fenómeno que eu não conhecia.

Que novidades estão previstas para breve?

Poderão haver novidades em relação à execução da transição em si.

Poderá ter a ver com a SIBS e o MB Way?

Poderá ter a ver com métodos de pagamento, poderá ter a ver com um serviço de entrega. Somos sensíveis ao que as pessoas nos dizem.

Há algumas novidades [previstas para breve]. Poderão haver novidades em relação à execução da transição em si.

Ainda há muita gente que não usa o OLX, por receio de que aconteça alguma coisa?

Acho que, hoje em dia, já não se coloca essa questão. Se me dissesse isso em 2013, eu concordaria. Hoje em dia não me parece. No momento em que se dá uma transação no OLX, há aqui um plim. Há aqui um bling nos olhos das pessoas.

Eu fico contente porque vendi uma coisa e fiz algum dinheiro com isso.

E o comprador ficou satisfeito porque conseguiu comprar este telefone por um ótimo preço e ainda tem a garantia! Para algumas pessoas, acaba por ser aditivo.

Mas não podemos ignorar que existem tentativas de fraude. Acontecem por vezes. É uma realidade

Sim, não vou negar. Mas acaba por ser também responsabilidade de quem está a fazer a transação. Nós damos todas as orientações para se fazer a transação de modo seguro.

Aconselhamos as pessoas a encontrarem-se pessoalmente, a não fazerem pré-pagamentos por transferência bancária, a poderem verificar se o produto está em bom estado ou não. Até porque quando há uma transação cara a cara, há sempre uma possibilidade de negociar.

Mas voltando à questão das fraudes, acaba por ser às vezes o facto de as pessoas não seguirem os nossos conselhos.

“No momento em que se dá uma transação no OLX, há aqui um plim. Há aqui um bling nos olhos das pessoas. (…) Para algumas, acaba por ser aditivo.”

Onde se gera a receita do OLX?

Dois pilares fundamentais: temos receitas que vêm da parte de advertising dentro do site — vendemos placements. Com um milhão e cem mil visitas por dia, conseguimos gerar muito tráfego.

E depois temos parcerias com algumas entidades que querem estar connosco e que fazem publicidade dentro do nosso site e a restante parte da rede que vendemos aos diferentes publishers que estão no mercado.

Depois, o segundo pilar do nosso revenue é aquilo que nós chamamos de “revenue do utilizador” e que advém, sobretudo, de destaques que as pessoas compram dentro do site: tenho o meu carro para vender, tenho alguma urgência, quero que seja visto por toda a gente e compro um destaque no OLX.

Quais são os próximos desafios para o OLX?

Continuar a crescer juntamente com as novas gerações e com aquilo que nos resta do market size, bem como acompanhar as tendências das camadas cada vez mais jovens. Não identifico uma dificuldade propriamente dita.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Modelo de Negócio da OLX – O Analista de Modelos de Negócios

O Modelo de Negócio da OLX é do tipo plataforma multilateral e funciona ao conectar vendedores e compradores de produtos novos e usados para fazerem negócios entre si.

No fundo, é como uma espécie de classificados moderno com grande foco na plataforma mobile, que representa mais de 60% do seu uso.

Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?

  • O grande diferencial do OLX está no foco em pessoas físicas, uma oportunidade de mercado deixada pelo líder neste segmento, o Mercado Livre, que resolveu focar em facilitar a vida dos pequenos varejistas que queriam vender online no modelo de marketplace.
  • a OLX apostou em baixar as barreiras para compra e venda de itens usados ao permitir anúncios gratuitos e grande facilidade de cadastro e postagem de fotos dos itens, bem como comunicação via chat entre comprador e vendedor, tudo isso via um aplicativo mobile muito fácil de usar.
  • Muitos dizem que o grande sucesso da empresa foi fruto do enorme investimento em publicidade televisiva, a famosa campanha do “Desapega”, que no Brasil contou com personagens populares como Compadre Washington do É o Tchan.
  • Em 2014, a empresa fundiu suas operações com a Bom Negócio, sua principal concorrente no mercado nacional, com quem travava uma batalha pesada nas propagandas de tv.

A OLX foi criada em 2006 e hoje, mais de 10 anos depois, opera em 45 países e fatura mais de 80 bilhões de dólares por ano (número de 2016). A empresa que hoje faz parte da holding Sul-Africana Naspers foi criada por Fabrice Grinda e Alec Oxenford como uma alternativa ao Craiglist para mercados fora dos Estados Unidos.

Business Model Canvas da OLX

O modelo canvas da OLX tem o seguinte desenho

Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?
Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?

Como a OLX Ganha Dinheiro

A OLX ganha dinheiro oferecendo a opção de colocar o seu anúncio em destaque, o que significa que ele aparece entre os primeiros lugares da busca ou listagem de anúncios, aumentando as chances de vender o item mais rapidamente.

Saiba como ganhar dinheiro com a compra e a venda de usados

Todo mundo tem em casa um móvel encostado, um som velho, um carrinho de bebê que já não é usado ou roupas que deixaram de comportar as curvas.

Às vésperas de um Natal de vacas magras, esses objetos podem garantir uma renda extra, atraindo muitos consumidores de olho em itens de segunda mão.

Redes sociais, sites de compra e venda e aplicativos impulsionam cada vez mais as negociações de usados, antes restritas a brechós e lojas físicas. Para ajudar quem quer negociar o que não utiliza mais, o EXTRA ensina o caminho das pedras.

A nutricionista Juliana Miranda, de 29 anos,conseguiu negociar os móveis da antiga casa pela internet. A propaganda, segunda ela, é muito importante para a venda.

— Tirava umas quatro fotos dos móveis em posições variadas e fazia descrições sobre marca, cor, modelo e tempo de uso. Minhas coisas realmente eram novas, mas todo mundo pedia desconto. Uma pessoa levou a TV e o ar-condicionado e dei um desconto maior. Só não consegui vender a cama e o sofá.

A precificação é uma das principais questões. Segundo o professor de Finanças da FGV Luiz Eduardo de Abreu, é preciso observar o preço de um produto novo que seja similar.

  • — Após levantar o preço do item novo, é preciso avaliar o estado de conservação do produto usado e o tempo de utilização — ensinou.
  • Para Andreis Oudshoorn, CEO da OLX no Brasil, o país tem um grande potencial de crescimento para esse mercado:
  • — Uma pesquisa do Ibope Conecta e da OXL mostrou que chega a 84% o percentual de internautas que têm itens sem uso em casa e estão potencialmente interessados em vendê-los.
  • Crise desacelera acerto
Leia também:  Como É Que Os Cfc Destroem O Ozono?

Como É Que O Olx Ganha Dinheiro? Adriene vende uma peça para comprar outra roupa usada Foto: Arquivo pessoal

Apesar de ser uma opção econômica, o mercado de usados também sentiu os efeitos da crise. Segundo vendedores, hoje os consumidores demoram mais para fechar negócios e negociam mais descontos ou oferecem trocas.

— Embora os preços sejam mais em conta, ninguém está querendo gastar dinheiro realmente. Mas eu gosto de bazar e consigo garimpar boas peças. Antes, as pessoas tinham um pouco de preconceito. Agora, estão perdendo — disse a advogada Adriane Nunes Quintaes, de 55 anos.

Alguns aplicativos estão investindo no gerenciamento para ajudar os compradores e os vendedores com intermediação. O site Repassa.com adotou uma política que auxilia na hora de redigir o anúncio e que respeita os direitos do consumidor, incluindo a possibilidade de arrependimento.

— Nos preocupamos em dar segurança e garantia para o comprador. Só repassamos o dinheiro para o vendedor depois que comprador recebe o produto e se diz satisfeito — explicou Tadeu Almeida, fundador do Repassa.com.

Saiba mais

MercadoLivre

O MercadoLivre permite vender praticamente qualquer coisa sem ter que pagar pelo anúncio.

Enjoei

O Enjoei é uma forma de vender seus produtos. Apesar de não cobrar pelo anúncio, o site fica com 20% das vendas. E o comprador paga o frete.

Desapego

A ferramenta oferece diversas categorias, como homens, mulheres, crianças, novidades e promoções. O frete é de responsabilidade do vendedor, mas pode-se pedir reembolso após a entrega.

OLX

O OLX não cobra pelo anúncio de um produto, e anuncia, automaticamente, para vários estados do Brasil, o que aumenta as chances de venda. Diferentemente do MercadoLivre, funciona como um classificados e não media transações financeiras.

  1. Repassa.com
  2. É um brechó online em que o vendedor recebe 83% do valor da venda, menos R$ 1,99 de tarifa fixa.

Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?

`Se queremos os maiores é nosso papel ajudar o ecossistema`, diz CEO Brasil da OLX

Segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A OLX é uma startup argentina nascida em 2006, presente em mais de 100 países e com um serviço de classificados disponível em mais de 40 idiomas. Fundada por um argentino, Alec Oxenford, e um francês, Fabrice Grinda, hoje ela é operada por um grupo sul-africano, a Naspers, que também é dona do Buscapé e acionista da Editora Abril.

No Brasil ela chegou em 2010, mas se tornou mais conhecida de 2013 para cá, quando começou a investir pesado no marketing e levando o slogan “desapega” a milhões de pessoas, com o objetivo de instaurar uma cultura de compra e vendas de produtos usados.

Conversei com Marcos Leite, CEO da OLX no Brasil, em seu escritório, na sede da empresa em São Paulo. No papo, discorremos sobre marketing, startups, ecossistema, marketplaces e cultura do consumo. Isso tudo você confere logo abaixo:

Como é o Brasil na estrategia de vocês?

A OLX existe desde 2006, mas começou no Brasil há 4 anos no Brasil. E, desde o início, o mercado brasileiro cresceu rapidamente.

A Naspers viu que os classificados tinham uma oportunidade grande de mercado e percebeu como o Brasil tinha um terreno fértil para investir nisso, tornando o país um dos principais para a empresa.

O ano passado a gente cresceu 200%. O Brasil é o 2º maior mercado da OLX. A porcentagem de crescimento diminui no ano a ano, porque no começo é fácil crescer 1000% do zero, depois vai desacelerando, mas continua explodindo.

E como vocês se posicionam para conquistar o mercado?

A OLX sempre foi voltada a classificados. A grande ambição de seus fundadores é criar a maior plataforma de usados do mundo.

Em vários países emergentes, como o Brasil, queremos de fato mudar a forma de consumo e incentivar as pessoas esticarem o ciclo de vida dos objetos.

O mercado de usados não é um mercado de tranqueiras, é só um mercado de coisas que você não usa mais. As pessoas compram celular todos os anos, mas os usados sempre estão lá.

Isso quer dizer que, economicamente, o valor de usados é maior do que o valor de produtos novos. Na OLX a gente tem mais de 450 mil pessoas respondendo anúncios por dia. Isso dá o valor de RS$ 466 milhões em produtos por dia. É maior do que muitas indústrias.

A gente já viu em outros países como esse mercado é gigante. Basta olhar o Craiglist nos EUA, onde as pessoas entram diariamente para ver o que podem vender ou comprar.

E é isso o que vocês colocam no slogan do desapega…

Sim. E não estamos falando de um tipo de pessoa para desapegar, estamos falando de todos os tipos. Por isso uma das nossas campanhas mostra uma rainha, de poder aquisitivo alto, também desapegando.

Como foi chegar em um mercado onde já existiam players fortes de classificados, desde um Primeiramão até ao Mercado Livre?

O Primeiramão é um exemplo de classificado offline muito forte mas que não migrou bem para o online. Mas temos uma ótima relação com eles.

Já o MercadoLivre a gente não vê como um concorrente direto. Acredito que hoje o foco deles é mais em produtos novos, eles são um marketplace mesmo.

É claro que a gente respeita todos nossos concorrentes, mas a nossa maior ambição é criar esse mercado de usados de forma correta. O sinônimo de classificados hoje é “desapega”, e acho que já estamos muito bem posicionados.

Como vocês ganham dinheiro?

Hoje a gente ganha dinheiro vendendo destaques no site. Ele custa R$ 10 por semana. É um preço muito pequeno para você vender algo tão rapidamente. Também temos alguns tipos de anúncios no site. Mas o nosso foco é  ganhar o Brasil e criar essa economia de usados. Por isso  ainda estamos na fase de investimento e não somos lucrativos. A receita vem depois.

É claro que uma hora teremos que chegar ao break even, afinal no fim do dia somos um negócio ainda. Mas a Naspers acredita muito nesse mercado de classificados, então eles nos dão margem para focarmos nisso. A Naspers é mais uma operadora do que uma empresa de investimentos.

Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?

E vocês estudam outros modelos de monetização?

O modelo da OLX é de classificados grátis e isso não vai mudar. Tem alguns outros modelos de monetização que poderemos testar, mas essa nossa base de você anunciar e vender grátis será a mesma.

A sede da OLX é na Argentina, aqui do lado, como essa proximidade afeta a relação de vocês?

Depende se a gente está no período de copa ou não né (risos).

A relação funciona muito bem. A operação central da OLX fica na Argentina. Parte da nossa área de produtos, mobile, P&D também. E acho que temos um dos melhores times de mobile do mundo em Buenos Aires.

Falando em mobile, a OLX adota uma estratégia mobile-first?

Sim. Lançamos uma nova versão do aplicativo para Android recentemente e já temos muito uso. Além de ser mobile-first, somos Android-first. Hoje, 42% das vendas da OLX acontecem por dispositivos móveis.

Tanto a OLX quanto a Naspers realmente acreditam e apostam muito no mobile. Pra gente é a coisa mais importante. Se fala sobre o ano de mobile desde 2002, mas acredito que o ano de mobile começou em 2013, quando a indústria explodiu de vez.

É muito mais fácil usar nosso produto no celular do que na web. Você pode fazer tudo em alguns minutos no celular.  Nós mesmos testamos muito nosso produto, esse final de semana eu vendi dois móveis usando o mobile – em apenas 20 minutos eu anunciei e, em 1 hora a pessoa estava comprando na minha casa.

O marketing de vocês vende muito a ideia do mobile, como isso impactou o uso da plataforma?

Acelerou muito o crescimento mobile. Há um ano, 7% das nossas visitas vinham do mobile e hoje já são 42%.

A OLX quer estar onde o usuário estiver, então olhamos para todas as plataformas. Já estamos olhando para novas tendências, como os wearables – nossa área de inovação já pensa em como colocar nosso conceito de classificados lá.

Como funciona a área de inovação de vocês?

Inovação pode ser tudo. Mas a gente tenta trabalhar com forma realista, mesmo que a gente inventemos muita coisa, sempre pensamos no nosso objetivo principal: os classificados.

Vocês investem em startups?

A Nasper já investiu em várias startups em sua história. A OLX como grupo não investiu ainda, mas pode investir um dia se começar a ver startups que agreguem para o seu negócio.

Alec, nosso cofundador, também já investiu bastante como pessoa física. Ele é um dos grandes empreendedores latinos. Os funcionários da OLX, inclusive eu, viemos desse background empreendedor e com espírito de startup. Sempre teve essa ideia de que queremos impactar a vida das pessoas para melhor. Temos a Nasper, uma empresa grande por trás, mas acho que conseguimos operar com startup.

Vocês estudam a possibilidade de trabalhar com APIs abertas?

Essa mudança para mobile está acontecendo muito rápido e estamos analisando o quanto vale abrir nossa plataforma para outros players. Ainda não está na hora de abrir, mas quando estivermos mais consolidados, talvez.

Apesar disso, não somos uma empresa fechada, gostamos de ajudar a comunidade. Temos consciência de que, se queremos ser um dos maiores, é nosso papel ajudar o ecossistema de startups. Porém ainda estamos pensando em como fazer isso da forma correta.

Já há pessoas utilizando a OLX como fonte de renda?

Não temos os números mas temos cases de pessoas que vivem usando a plataforma. O legal disso é que nunca demos a ideia para as pessoas, elas viram o potencial da plataforma, já que elas podem ofertar, negociar e vender sem pagar nada lá. Afinal de contas, no fim do dia os Classificados são um marketplace C2C (consumidor para consumidor, na sigla em inglês).

Leia também:  Como Reconquistar O Namorado Que Pediu Um Tempo?

Sendo um marketplace, que tem que crescer nas duas pontas, hoje vocês se preocupam mais em aumentar a oferta ou a demanda?

Nosso foco hoje é trazer mais oferta, mais vendedores que acabam trazendo os compradores. Mas queremos que o comprador depois vire vendedor, etc. Isso acaba virando o network effect.

E, mesmo no mercado de classificados, as pessoas ainda são um pouco reticentes com compras online, como vocês driblam esse obstácuo?

O que ajuda na OLX é que você não precisa colocar o seu cartão de credito. Alem disso, o fato de ser de graça é um incentivo legal. Mas as pessoas ainda têm alguns medos e receios, por isso damos dicas de como tomar cuidado tanto para o vendedor quanto o comprador.

Como funciona a OLX? Guia COMPLETO para criar anúncios

Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?

Quando falamos sobre vendas online, muita gente pensa no comércio eletrônico como a única alternativa da modalidade. No entanto, existem muitas outras formas de comercializar produtos pela internet. Dentro desse contexto, a OLX é uma das principais maneiras de anunciar e de vender itens novos ou usados. 

Você já ouviu falar na OLX? Trata-se de uma plataforma muito conhecida, que possibilita o cadastro de vendedores dos mais variados segmentos. Se você tem interesse no tema, continue lendo. A seguir, explicaremos em detalhes como funciona a OLX e apresentaremos algumas estratégias para vender na rede. 

O QUE É A OLX?

Antes de falarmos sobre o que você deve fazer para vender na plataforma, vamos explicar o que é a OLX. Pois bem, o canal de vendas foi criado lançado em 2006 para concorrer com a plataforma norte-americana Craigslist. Para ter uma ideia do sucesso, atualmente a OLX está presente em mais de 45 países, com escritórios em mais de 30 cidades.  

No Brasil, a OLX chegou no ano de 2010, quando se juntou com o portal Bom Negócio, que na época era seu principal concorrente. Em relação às vendas, a plataforma comporta uma série de segmentos, sendo conhecida pela sua diversificação. A partir dela é possível vender desde um novelo de lã até um apartamento – e não, não é exagero. 

COMO COMEÇOU O “DESAPEGA, DESAPEGA”?

A OLX é o maior site de classificados grátis do Brasil. Tudo começou em 2006, quando seus fundadores Fabrice Grinda e Alec Oxenford tiveram a ideia de proporcionar um espaço online livre e gratuito para aproximar as pessoas que queriam vender um produto ou um serviço daquelas que estavam em busca desses mesmos itens.

Devido à sua proposta, a OLX teve um rápido crescimento e se espalhou pelo mundo. Atualmente, está presente em 45 países e conta com mais de 5 mil funcionários. A razão do seu sucesso pode ser explicada pela visão de seus fundadores, que identificaram alguns gaps e viram nisso uma oportunidade de negócio. 

Eles perceberam que não existia uma integração entre sites de classificados com redes sociais e que havia falhas nas fotografias e na descrição dos produtos. Assim, buscaram desenvolver formas simples de anunciar online. Com o decorrer do tempo, a plataforma se aprimorou e passou a fornecer estratégias para gerar mais interesse e mais visualizações.

COMO FUNCIONA A OLX?

Mas, afinal, como funciona a OLX? A plataforma tem um funcionamento bem intuitivo, facilitando o cadastro de produtos ou de serviços na rede. Para divulgar um item na OLX, o vendedor deve se cadastrar no portal, incluir o item que deseja vender e esperar o contato de pessoas interessadas.

Para aumentar as possibilidades de venda, a OLX recomenda que os anúncios contenham fotografias de boa qualidade e uma descrição bem completa. Assim, há mais chances de o cliente decidir comprar o produto sem nem precisar tirar dúvidas com o vendedor. Além disso, boas imagens passam credibilidade. 

Em relação ao pagamento e à entrega, é válido destacar que eles são realizados por fora da plataforma. Ou seja, a OLX não dispõe de um intermediador de pagamento que recebe o valor da venda. Cabe ao vendedor combinar com o cliente se o dinheiro será transferido pelo banco ou pago no momento da entrega.

Da mesma forma, o envio também deve ser feito conforme o acordado entre as partes. Alguns vendedores entregam o produto em locais públicos, enquanto outros enviam a encomenda pelos Correios, principalmente quando se trata de uma região geográfica mais distante.

QUAIS AS VANTAGENS DE ANUNCIAR NA OLX?

Agora que já explicamos como funciona a OLX, vamos falar um pouco sobre as vantagens de anunciar na plataforma. Em primeiro lugar, a OLX atrai muitos vendedores e clientes porque utiliza uma linguagem simples e intuitiva, facilitando o uso do site. Além disso, a plataforma oferece uma série de filtros que facilitam a busca de produtos pelos usuários.

Falando nisso, aí está outro diferencial da OLX: a rede aceita qualquer tipo de anúncio e vende itens novos e usados. Apesar de trabalhar com uma gama de segmentos, a empresa conta com uma equipe que monitora os anúncios antes deles serem publicados, evitando práticas suspeitas ou ilegais. 

Um ponto que se mostra bastante vantajoso para os vendedores é que a plataforma não cobra nenhuma taxa para divulgar o produto. Desta forma, é possível vender o item e ficar com o pagamento de forma integral. Porém, se você quiser gerar mais acessos ao seu anúncio, existe uma forma de pagar para mantê-lo em destaque.

Por fim, outro ponto positivo da OLX é a facilidade de navegar a partir do aplicativo para celulares. Cada vez mais, os usuários acessam sites e redes sociais por meio de dispositivos móveis, e proporcionar uma modalidade de vendas focada nesse comportamento é um diferencial. 

COMO CONSIGO CRIAR ANÚNCIOS?

Se você se interessou pela possibilidade de vender pela OLX, siga em frente. Ao conectar os vendedores com os consumidores, o canal oferece boas possibilidades de venda. Para isso, porém, é necessário anunciar de maneira assertiva. A seguir, veja algumas dicas para vender na OLX:

  1. CRIE UMA CONTA – Para poder vender na OLX, você deverá criar uma conta. O cadastro é gratuito e os passos são bem intuitivos.
  2. CADASTRE O PRODUTO – Depois de ter criado uma conta, você deverá clicar no botão “inserir anúncio” e preencher o formulário sobre o item que quer vender.
  3. ESCOLHA A CATEGORIA – Após ter incluído todas as informações do produto, você deverá escolher em qual categoria o item se encaixa.  
  4. ADICIONE FOTOS – Agora é só adicionar várias fotos que mostrem o produto a partir de diferentes ângulos. Procure fotografar em uma escala real, para que o cliente tenha verdadeira noção sobre aquilo que está pensando em morar. 

Antes de publicar, você consegue visualizar como ficou o anúncio. Assim, será possível aprimorar alguns detalhes. Agora é só aguardar o contato do comprador. Você pode se comunicar com os consumidores, tirando dúvidas e fazendo com que a sua venda ou compra seja a mais segura e certa possível.

COMO FUNCIONA OS ANÚNCIOS DA OLX?

Além dos anúncios gratuitos da OLX, a plataforma também tem uma modalidade paga, que aumenta a visibilidade dos anúncios. Para aderir, o vendedor deve escolher a alternativa “destacar” ou “para o topo” e fazer o pagamento pelo serviço. A OLX possui algumas categorias de destaques. Conheça:

  • Básico – o anúncio fica no topo dos resultados no momento da contratação.
  • Prata – o anúncio fica três vezes no topo dos resultados em um período de sete dias.
  • Ouro – o anúncio fica no topo uma vez por dia durante cinco dias seguidos e também fica ativo na galeria por sete dias.
  • Diamante – o anúncio fica no topo uma vez por dia durante sete dias seguidos e fica ativo na galeria e na galeria Premium por sete dias. 

A escolha de cada modalidade depende do tipo de produto que vendedor trabalha. É claro que itens baratos e com pouca margem de lucro não justificam um investimento alto. Mas, produtos com um custo maior podem ser vendidos muito mais rápido com esse tipo de recurso.

QUANTO A OLX COBRA PARA ANUNCIAR?

Agora que você já entendeu como funciona o OLX, vamos explicar um pouco sobre como a OLX ganha dinheiro. Você já deve imaginar a resposta, não é mesmo? Pois é, a plataforma se sustenta a partir da promoção dos anúncios pagos. Desta forma, permite que um determinado produto seja vendido com muita agilidade.

E aqui vai uma curiosidade: a OLX tem um limite mensal de anúncios gratuitos permitidos. Caso ultrapasse esse número, o vendedor terá que recorrer a uma modalidade paga. Esse limite varia de produto para produto: no caso de celulares, o limite é 5, no caso de bijuterias e relógios, o limite é 20; e assim por diante.

Da mesma maneira, o custo dos anúncios também varia de acordo com o segmento. Por isso, o ideal é fazer uma pesquisa aprofundada sobre o seu setor. Para ter uma ideia, o plano profissional para anúncios diversos cobra R$ 99,90 para 15 anúncios por mês, R$ 169,90 para 30 anúncios por mês e R$ 399,90 para 250 anúncios por mês. 

DICAS PARA CRIAR ANÚNCIO NA OLX

Assim como algumas pessoas usam a OLX para vendas ocasionais, outras fazem da plataforma seu instrumento de trabalho. Independente do objetivo, recomenda-se recorrer a algumas estratégias para atrair os consumidores e aumentar as chances de venda. A seguir, confira como funciona a OLX para vender bem:

  • Preço – Quanto mais competitivo for o preço do seu produto, mais chances ele tem de se destacar. Na hora de definir, vale olhar para os anúncios dos concorrentes.
  • Imagens – Fotografias com boa qualidade passam credibilidade e despertam  o interesse dos consumidores. Explore os diferentes ângulos do produto.
  • Descrição completa – Quanto mais detalhada for a descrição do produto, maiores são as chances de o cliente comprar o item sem precisar falar com o vendedor.

Sem dúvidas, esses três tópicos são os principais pontos de contato entre o vendedor e o cliente. É preciso lembrar que o consumidor está do outro lado da tela e não sabe sobre a seriedade de quem vende o produto. Demonstrar responsabilidade a partir da riqueza de informações e de fotografias boas é uma estratégia de vendas essencial. 

Além disso, outra dica importante para vender bem na OLX é responder com agilidade. Nesse sentido, sempre que um cliente perguntar sobre determinado item, deve receber uma resposta rápida e precisa. E, por fim, a dica é sempre marcar de entregar o produto em locais públicos. Isso vale para a segurança de ambas as partes.

Leia também:  Como Saber Qual E O Meu Office?

Agora que você já sabe tudo sobre como funciona a OLX, que tal entender sobre as vendas em marketplaces? O Mercado Livre, por exemplo, também guarda boas oportunidades para os vendedores. Ao saber os detalhes desta modalidade de vendas, você poderá escolher com segurança sobre sua decisão. Boa leitura! 

Como ganhar dinheiro com OLX. Comprar e vender na internet com o… | by Carlos Lima | Medium

Mar 4, 2020·6 min read

Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?

Comprar e vender na internet com o passar dos anos tem sido cada vez mais simples.

Entenda como você pode vender produtos que não usa mais e ganhar um dinheiro extra pela OLX!

Não consegue vender na OLX? Simples! Encontre a pessoa certa! Calma… Existe técnica para isso.

Construa uma fonte de renda contínua através da OLX

  • Neste curso você aprenderá a ser um revendedor de sucesso, usando técnicas de gatilhos mentais e persuasão para obter êxito e lucro em todas as negociações na OLX.
  • Você vai aprender a encontrar pessoas desesperadas por dinheiro que aceitarão qualquer proposta e da mesma forma revenderá pelo seu preço justo, encontrando rapidamente o “COMPRADOR CERTO”.
  • Tudo isso com técnicas de otimização de anúncios, para que seu produto venda RÁPIDO, deixando concorrentes comer poeira.
  • Venha ser um revendedor de sucesso e multiplique seu dinheiro na OLX!

Depoimentos de alunos do curso de Como ganhar dinheiro com OLX

  1. A OLX é um site de classificados para qualquer pessoa que queira vender ou comprar produtos, sejam eles novos ou usados.
  2. Veja em nosso site o nosso passo a passo de como ganhar dinheiro extra pela OLX.

  3. Hoje em dia há infinitas opções de como ganhar dinheiro extra pela internet, sendo que uma dessas opções está na venda de produtos novos e usados.

Na OLX, por exemplo, é possível vender desde itens novos a itens usados que não queremos mais.

Essa modalidade de dinheiro extra tem conquistado cada vez mais pessoas e contribuído para um melhor aproveitamento de produtos.

  • A empresa OLX funciona como um site de classificados, onde os usuários possuem a liberdade de anunciar tudo que desejam vender, podendo ser itens novos ou usados.
  • O site não se responsabiliza pelos anúncios realizados por seus usuários, por isso, todo conteúdo do site é de responsabilidade dos vendedores.
  • A plataforma possui um design simples e bastante intuitivo, o que é uma grande vantagem para quem não entende muito de internet.
  • Ganhar dinheiro com a venda de produtos na OLX é bastante simples e fácil, você só precisa identificar o que deseja vender e anunciar no site.
  • A maior dificuldade muitas vezes está em nos desfazermos de algo que é nosso, mesmo que esse item esteja esquecido em algum canto da casa.
  • Quem se propõe a ganhar dinheiro dessa forma têm uma frase bem gravada na mente: se não usa mais e está em bom estado, venda!

Como vender produtos na OLX

Veja o passo a passo de como ganhar dinheiro extra vendendo na OLX. Usaremos um exemplo simples, como um carro, mas você pode vender qualquer coisa, até mesmo serviços como faxina, bolos e salgados.

1. Inserir anúncio

O site em si é bastante simples e intuitivo. Abrindo na página inicial você verá um botão no canto superior direito escrito “Inserir anúncio”.

  1. 2. Escolha da categoria do anúncio
  2. Quando clicar a página mudará para um formulário onde você deve indicar em qual categoria seu produto se encaixa, por exemplo: “eletrônicos e celulares”, “imóveis” ou “veículos e barcos”.
  3. 3. Preenchimento das informações do anúncio
  4. Supondo que você esteja querendo vender seu carro, quando selecionar a categoria “Veículos e barco” abrirá uma série de lacunas para você especificar melhor o modelo, marca e ano do veículo.
  5. Observação: É importante que você preencha o maior número de campos possível porque assim você especifica melhor o que está vendendo e quem está interessado em comprar consegue achar seu anúncio mais rápido.
  6. 4. Título do anúncio
  7. O título faz toda a diferença, ao invés de escrever apenas “carro” prefira escrever algo como “Vendo Ford Fiesta 2013” assim todos que estiverem procurando por um “Ford Fiesta” acharão seu anúncio primeiro.
  8. 5. Descrição do anúncio

Tente descrever o máximo possível do produto na descrição, como se tem algum defeito, ou se está riscado, se possui multa ou até mesmo dizendo que está em perfeitas condições e com documentação em dia. Lembre-se: seja honesto, pois o comprador avaliará você e isso será importante quando quiser vender de novo pelo site.

6. Fotos do produto

Tente mostrar todos os detalhes. Os anúncios com fotos chamam mais atenção e os que tem fotos reais passam mais credibilidade, evite usar fotos de propagandas ou fotos tiradas da internet.

7. Informações do anunciante

Depois de preencher tudo sobre o produto é hora de preencher suas informações, neste caso estamos criando uma nova conta mas não é preciso criar uma nova toda vez que pretende anunciar algo. Depois que o cadastro é feito é só entrar por aqui.

Quando você finalmente criar sua conta seu anúncio será enviado para análise, para ver se o que você está vendendo se encaixa nas regras da empresa.

Pronto! Agora é só esperar os clientes entrarem em contato com você.

  • A OLX possui um chat online para facilitar a comunicação entre você e quem quer comprar, por isso fique atento e não deixe de responder.
  • Você pode criar quantos anúncios quiser desde que estes não sejam repetidos e respeitem as regras.
  • O OLX não cobra pelo anúncio de um produto, e anuncia, automaticamente, para vários estados do Brasil, o que aumenta as chances de venda.

Sobre o Nosso Treinamento de como ganhar dinheiro com OLX

  1. Um Curso completamente dinâmico focado em OLX, onde terminava uma aula e literalmente não sabia o que aconteceria na próxima, mais ao longo do tempo aplicando as melhores práticas deu tudo certo.
  2. Eu estou comprometido para que você aprenda tudo isso junto comigo, esse treinamento é para você se qualificar no mundo dos negócios.

  3. Você será um verdadeiro profissional mesmo que já tem uma loja, que venda produtos físicos, queira expandir suas economias ou simplesmente queira vender suas coisas rapidamente, queira comprar produtos a preço de banana.
  4. Esse treinamento não é simples vídeo aulas que só ficam na teoria.

  5. Vou te mostrar tudo com exemplos práticos e reais de todas as minhas negociações e formas de ganhos.
  6. A nossa Metodologia vai realmente transformar a sua vida através da nossa visão de negócios dentro da OLX.

  7. Esse treinamento para quem quer aprimorar suas técnicas de negócios dentro do OLX e consequentemente transformar suas vidas, ganhando dinheiro extra e fazendo cada vez mais negócios lucrativos.

Módulos do curso como ganhar dinheiro com OLX

  • 01- SÃO MÓDULOS SIMPLES
  • Tudo está dividido em passos fáceis de seguir, mesmo que você não tenha nenhuma experiência com vendas ou OLX
  • 02- ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
  • Acesse seu treinamento a qualquer momento, pois pode ser visto em qualquer dispositivo e em qualquer navegador web moderno
  • 03- ELE NUNCA EXPIRA
  • Estude no seu próprio ritmo e na sua própria programação, sem pressa, pois seu acesso ao curso não tem prazo de validade.
  • 04- Tudo o Que Você Verá Neste Treinamento
  • O Curso está dividido em 9 módulos sequenciais super fáceis de acompanhar e praticar.
  • 05- Antes de Começar

Uma introdução ao mundo dos negócios online e como funciona a OLX. Você vai ser apresentado ao conceito e à metodologia do curso.

06- O Ambiente OLX

Direto ao ponto, sem rodeios! Vamos criar nossa conta na plataforma OLX e deixar o cadastro completo, com dicas e melhores práticas.

07- Seus Produtos

Você vai descobrir que tem dinheiro em casa parado. Juntos vamos escolher o que será vendido e tirar fotos incríveis para fazer dinheiro já.

08- Estratégia em Ação

Mão na massa! Esse é o módulo prático, no qual você acompanha o desempenho dos anúncios, negocia e controla tudo na planilha “mágica”.

09- Sua Loja OLX

Vamos começar os preparativos para inaugurar nossa Loja OLX. Com uma loja de nicho, você poderá ser muito mais facilmente encontrado.

10- Anúncios Pagos?

Pagar para vender? Você vai conhecer todos os prós e contras dos anúncios pagos. Quando vale a pena e como anunciar na galeria Premium.

11- Reta Final

Consolidando as técnicas aprendidas e aplicadas na estratégia do curso. Você vai aprender de perto como lidar com cada reação do cliente.

  1. 12- Produtos Digitais
  2. Vou te mostrar tudo o que você precisa saber para ser um vendedor de produtos digitais, ou seja, sem precisar sair de casa para vender.
  3. 12- Negociação Pura

Técnicas de Programação Neuro Linguística (PNL) e persuasão pura. Os gatilhos mentais para você sair ganhando em qualquer negociação.

Se Não Ficar Satisfeito Com O Treinamento, Receberá Seu Investimento De Volta.

Informações completa e perguntas frequentes sobre o curso você encontra em nosso site oficial Clicando Aqui.

Ganhar Dinheiro – OLX Portugal

  • All 9
  • Private 8
  • Business 1
Móveis » Sofás, Cadeirões e Poltronas
São Mamede De Infesta E Senhora Da Hora 16 Abr
Livros – Revistas » Dinheiros
Oeiras E São Julião Da Barra, Paço De Arcos E Caxias 4 Abr
Livros – Revistas » Dinheiros
Livros – Revistas » Gestão
Eiras E São Paulo De Frades 2 Abr
Livros – Revistas » Educação
Livros – Revistas » Dinheiros
São Domingos de Benfica 2 Abr
Livros – Revistas » Dinheiros
Livros – Revistas » Gestão
Carcavelos E Parede 1 Abr
Livros – Revistas » Outra não listada
Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela E Moure 30 Mar
  • ganhar dinheiro in category Gestão

aBi+OMZ/rDETrvY2SlLVLnI4aqzvsBi7HBb2Web4U9/OfDlPUXwX/Sd7HdYhXCXj8rMGbMxVUSz2Gfli0V53H1t0KJt0MKedJMGCgaHmuPLQzTissSv6loFyVHU0lo6He2zAnlfQpUDr4E1gtfiG2DKKOw/wzjNBJ2IeosbAGUUi4PyrCxe/J/e8dGA/e42o+DEe3ZrdweWmcZX3AK/4H66cqytw5YWpcFxGjFabNWyy8U1Fki0e82d4Y8dLQztnxXt3RfPo6uj2L3DnuSMLyQ==

Vantagens de efectuar o Login:

  • Contactos mais rápidos aos anúncios
  • Todas as mensagens visíveis num único lugar
  • Acesso a todas as funcionalidades da sua conta My OLX

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*