Como E Quando Se Planta Batata Doce?

Como E Quando Se Planta Batata Doce?

Acho que toda a gente concorda que a batatas doce têm vindo a ganhar cada vez mais fãs um pouco por todo lado! Saborosa, saudável e nutritiva, há cada vez mais pessoas que optam por incluir este tipo de batata na sua alimentação!  Existem cada vez mais interessados em saber como plantar batata-doce e por essa razão este artigo pode ser muito útil.

Muitas das pessoas que têm uma horta já se aventuram na produção de batata-doce. No entanto, por não aplicarem os passos adequados, acabam por desistir a meio do percurso e acabam ou por não colher o suficiente ou por nem sequer chegar a colher nada.

Hoje, venho provar-vos que plantar batata doce é simples!  Conheça o meu guia passo-a-passo, que lhe vai garantir uma colheita fantástica.

Genericamente, existem três formas de plantar batata-doce:

  • (1) a partir da rama da planta adulta;
  • (2) a partir da semente;
  • (3)  a partir da germinação do próprio tubérculo. (Esta técnica é a mais usada para germinar a batata-doce, principalmente para quem pouco sabe sobre a cultura e quer uma maneira rápida e fácil para procurir rebentos de batata-doce. Para usar esta técnica precisa de uma batata-doce e de um copo com água. Coloque  a batata-doce num copo de água e cubra  apenas o tubérculo de forma parcial. Depois de alguns dias irá observar que a batata-doce criou raízes e rama, tal como mostra as imagens abaixo.

Sabia que uma batata-doce pode originar até 12 rebentos?

Como E Quando Se Planta Batata Doce?Fonte da imagem:Como PlantarComo E Quando Se Planta Batata Doce?Fonte da imagem:pinterest.com

  • Pode também semear a batata directamente na terra, tal como faz com a batata-semente normal. Se optar por este procedimento, pode consumir toda a batata e aproveitar só a parte de cima da batata onde foi cortada a rama tal como exemplifico nesta imagem (nunca experimentei este método, portanto não posso dar a minha opinião sobre o mesmo).

Quando fazer a plantação da batata-doce?

A época ideal para a plantação da batata-doce no hemisfério norte é entre o período de  Abril e Junho.

Se optar por produzir os seus próprios rebentos tal como indico acima, deve começar o seu cultivo em Novembro, comprando batatas-doces com uma boa superfície , lisas e sem buracos.

Se optar por plantar batata-doce em vasofure-o para melhorar a drenagem das plantas e cubra o solo com casca de pinheiro por exemplo, ajudando a combater o crescimento de infestantes e fomentando a retenção de calor.

Para plantar  batata-doce opte por um ângulo de 45° para os rebentos saírem do solo mas evite que estes toquem no solo. Os rebentos de batata-doce devem ter cerca de  18cm a 30 cm (como na figura abaixo), transfira-as para o solo.

Plantar batata-doce pode demorar entre 3 a 4 meses, podendo a  plantação  ocorrer 3 a 4 semanas depois da última geada, quando os solos já estão mais quentes/aquecidos.

Como E Quando Se Planta Batata Doce?Fonte da imagem:Assim que Faz

Quais os utensílios de que vai precisar para plantar batata-doce?

  • Rebentos de plantas de batata-doce
  • Enxada ou qualquer outro utensílio que permita abrir um “rego”;
  • Pode necessitar de calcário dolomítico, caso necessite de equilibrar o pH da solo
  • Húmus ou estrume (qualquer das duas opções é uma boa alternativa)
  • Regador
  • Balde

Como E Quando Se Planta Batata Doce?

Procedimento para plantar batata doce

  1. Proceda à preparação do solo que vai necessitar para instalar a sua cultura.

    Para tal,  limpe a superfície da terra o melhor possível e logo depois, cave  um “buraco” o melhor e mais profundo que conseguir;

  2. Depois do solo estar pronto para receber a cultura, espalhe o calcário dolomítico no solo anteriormente preparado( cuidado com os excessos!) e   cave novamente para permitir  misturar bem o calcário.
  3. Abra covas profundas com um  espaçamento de aproximadamente 50 cm entre “linhas de plantação” e  coloque uma quantidade significativa de húmus ou estrume no fundo da cova. Posteriormente, proceda à cobertura  desta cova  com terra.
  4. Coloque 1 rama de batata-doce por cova, certificando-se sempre que a rama desta não fique a tocar na terra para evitar problemas futuros;

Cuidados que se deve ter com a cultura da batata-doce

Neste tópico vou falar-lhe de alguns cuidados essenciais que deve ter em consideração  antes de decidir plantar batata doce. São eles: clima, luminosidadesoloregacontrolo de infestantes e cuidados na colheita.

1. Clima

A batata-doce adapta-se  melhor em climas tropicais ou subtropicais, com temperaturas acima de 20°C.

A temperatura ideal para a cultura da batata-doce está no intervalo  entre 24°C e 26°C.  Em locais mais frios com temperaturas mais baixas, aconselho a plantar batata-doce em estufas no entanto as  raízes tuberosas resultantes  geralmente são mais pequenas.

2. Qual o solo que a batata-doce prefere?

Para plantar batata-doce, o solo deve ter boa drenagem e ter textura  limo-argilosa.

Os regos devem ter 30 cm de largura e devem ter um espaçamento entre eles de 1 metro. No espaçamento entre plantas,deve-se considerar uma distância entre  24 a 35 cm.

3. Quantas vezes deve regar a sua cultura da batata-doce?

A batata-doce não exige muitos cuidados no que diz respeito à rega.  Tente regar a sua plantação de batata-doce sempre que possível, duas ou três vezes por semana. Os períodos mais secos e quentes são os mais críticos  e por essa razão nesses casos, a humidade profunda permitirá  um melhor rendimento quando for efectuada a  colheita.

  • Em suma, deve ter em atenção que o solo deve ser regado de forma a estar sempre húmido mas evite que  este  fique encharcado.
  • A cultura exige humidade nos períodos de enraizamento e crescimento, mas as regas devem ser espaçadas no período pré-colheita, para que a batata “atempe”.
  • Nas etapas iniciais a seguir a plantar batata-doce,  capriche mais na rega  para garantir que as plantas enraízem bem.

Como E Quando Se Planta Batata Doce?

4. Como fazer o controlo das infestantes?

O controlo das plantas infestantes deve ser feito o mais cedo possível, principalmente antes  das ramas de  batata-doce cobrirem o espaços entre as linhas de plantação.

Existem apenas dois herbicidas homologados para a cultura da batata-doce, cujas substâncias ativas são, para um, a cicloxidime e, para outro, a fluazifope-P-butilo, podendo ser adquiridos nas empresas que comercializam produtos  para a agricultura.

5. Pragas e doenças : como prevenir?

A cultura da batata-doce não tem muitos registos de pragas e doenças. A  cigarrinha verde e algumas viroses são os principais problemas fitossanitários.

Os problemas fitossanitários causados por  vírus diminuem a produtividade, podendo ser eliminados  com técnicas laboratoriais.

No que diz respeito a cigarrinha verde, Empoasca fabalis, provoca pontuações mais claras nas folhas da batata-doce , que podem  diminuir a capacidade fotossintética das suas folhas. No entanto, esta praga não é normalmente  combatida na região com produtos fitossanitários.

É importante referir que os únicos produtos fitossanitários homologados para a batata-doce são os  herbicidas tal como referido no tópico anterior.

Como E Quando Se Planta Batata Doce?

6. Colheita da batata-doce: cuidados essenciais

Para evitar problemas fitossanitários, recomenda-se  o tratamento com calda bordalesa (de 15 dias em 15 dias)  para prevenir o aparecimento de doenças e pragas.

A colheita deve ocorrer de 90 a 120 dias após a plantação. Um dos principais  sintomas de que as batatas doces estão prontas a ser colhidas é a cor amarelada da rama,  ao invés da cor  verde predominante.

A colheita deve  ser feita por teste, cavando algumas batatas de vários regos para verificar o calibre das batatas. Caso este tenha calibre médio, pode ser uma boa altura para fazer a colheita. Caso o topo das plantas esteja escuro faça a colheita o mais rapidamente possível evitar muitas perdas.

Como E Quando Se Planta Batata Doce?

Plantar batata-doce não é difícil, e não precisa de muitos conhecimentos agrícolas  para conseguir fazê-lo.

Este artigo que escrevi para si, tem as ideias básicas para saber o que fazer e se orientar no momento da plantação. Este artigo  simplifica bastante todo o processo desde a plantação à colheita e explica todos os passos  para saber  o que fazer na  hora de plantar batata-doce.

Agricultura e Mar Actual

Como E Quando Se Planta Batata Doce?

Como plantar batata-doce em vasos? Passo a passo completo

Quem é apaixonado por cultivar plantas adora ter uma horta em casa bem diversificada. São muitas espécies de frutas, vegetais, legumes e tubérculos disponíveis, entre elas a batata-doce. Já quem não tem tanto espaço, costuma querer saber como plantar batata-doce em vasos e lugares mais práticos.

Por isso, aqui você vai aprender mais sobre ela e descobrir como plantar e cuidar dessa planta, mesmo se não contar com uma área de plantio grande. Então, vamos às dicas de hoje para você começar o seu cultivo.

Características da batata-doce

Como E Quando Se Planta Batata Doce?Foto: Harvest to Table

A batata-doce pertence à espécie Ipomea batatas, sendo um tubérculo com origem em áreas quentes da América Latina. No Brasil, ela é chamada por diversos nomes como: jatica, jetica, batata-da-ilha ou batata-da-terra. Em países como o México, seu nome é camote ou camohtli. Na América Central, pode ser: boniato, papa dulce ou patata dulce.

A batata-doce faz parte da músicas infantis e, sim, espalha uma rama muito bonita, com flores em tons de violeta. Ela pode ser usada até mesmo como decoração em janelas de cozinha.

Essa batata faz parte das comidas saudáveis e muito nutritivas. Por isso, saber como plantar batata-doce em vasos vai garantir que você tenha sempre um alimento natural e livre de substâncias químicas prejudiciais.

Além do próprio tubérculo, as folhas cozidas são muito saborosas, ainda que o consumo não seja tão comum no Brasil.

Ela também é utilizada para dietas de emagrecimento e para a redução de colesterol, uma vez que é rica em potássio, fósforo, fibras e proteína. Como tem um índice glicêmico baixo, garante a saciedade por mais tempo. Agora, veja como fazer o plantio!

Como plantar batata-doce em vasos

Como E Quando Se Planta Batata Doce?

Para plantar batata-doce, você precisa de um vaso com, no mínimo, 30 centímetros de profundidade e também o tubérculo. Quando você for selecionar a batata, escolha uma que for mais velha, porque elas germinam com mais facilidade.

Instruções

Como E Quando Se Planta Batata Doce?Foto: The Spruce

  • Com a batata em mãos, corte suas extremidades e coloque em um copo com água;
  • Após uma semana, você vai notar o nascimento dos primeiros brotos e raízes;
  • Troque essa água de dois em dois dias;
  • Deixe a batata germinar por duas semanas;
  • Pegue seu vaso e coloque no fundo uma camada de palha;
  • Misture 80% de terra e 20% de areia, além de adubo;
  • Com esses três ingredientes você pode fazer algumas camadas no vaso;
  • Deixe a terra fofa e faça um buraco para acomodar a muda de sua batata-doce;
  • Agora, regue um pouco e deixe de 150 a 200 dias para colher as batatas.

Como E Quando Se Planta Batata Doce?Foto: The Spruce

Depois de aprender como plantar batata-doce em vasos, confira como manter a sua planta sempre bonita e viçosa.

Detalhes para o plantio de batata-doce

No Brasil, é possível plantar batata-doce durante todo o ano, contanto que não falte luz e água para a planta. Ela precisa de sol e calor, sem ser molhada em excesso.

Já o tipo de solo ideal é o mais leve, com favorecimento para a oxigenação da espécie e a progressão de suas raízes. Também é essencial manter uma boa adubação para o bom crescimento dos tubérculos.

A planta não exige tantos cuidados, porque é resistente e vigorosa. Então, no momento de fazer a rega prefira deixar sempre o solo mais úmido, sem nunca encharcar a sua batata-doce.

Para a colheita, escolha as épocas de calor, já que não é ideal plantar no inverno e nas temperaturas mais frias do ano. O plantio pode levar entre 3 e 4 meses.

Outras hortaliças podem ser plantadas em vasos, como é o caso do tomate cereja.

Outras formas de plantar batata-doce

Além de saber como plantar batata-doce em vasos, você pode diversificar a sua horta. Então, é possível usar várias maneiras interessantes para fazer a sua plantação, veja só quais são.

Saco

Com um saco resistente de lona, algodão ou sintético, deixe a terra orgânica e com boa respiração. Feito isso, disponha de 2 a 3 batatas-doces germinadas, cubra suas raízes e regue.

Plantar batata-doce em sacos funciona bem, como mostra o vídeo da Horta do Ditian:

Balde

Essa forma é ótima para regiões frias e secas, já que a terra ficará em boa temperatura dentro do recipiente. Para isso, separe um balde plástico e faça furos em sua lateral. Agora, coloque a batata-doce e regue, sem deixar com excesso de água.

Jardim

Sua plantação também pode ficar em rebordos ou fileiras no jardim. Como a folhagem é muito atraente, elas vai criar um efeito incrível. Deixe cerca de 40 centímetros de espaço entre cada planta. Isso garante o crescimento de todas elas.

Palha

Você pode compor a palha com folhas secas, cobertura morta ou folhagem picotada. Então, é preciso apenas cobrir o solo com 3 a 4 centímetros de estrado e fazer o plantio. Essa técnica também combate o besouro-da-batata que prejudica sua planta.

Canteiro

Como E Quando Se Planta Batata Doce?

Monte um canteiro elevado, usando tábuas suficientes para suportar o peso do solo. Depois, enterre as batatas a 3 centímetros de profundidade. Além disso, deixe uma distância de 12 centímetros entre cada planta. Com o crescimento das mudas, coloque mais solo de cobertura, para completar o canteiro.

Como você viu, plantar batata-doce em vasos é muito simples, mesmo que você não entenda muito sobre agricultura. Então, não tenha receio de começar a sua plantação para garantir alimentos muito mais saudáveis direto de sua casa.

Se você gostou desse artigo, vai adorar descobrir como fazer horta em apartamento. Confira!

Como plantar batata-doce

Como E Quando Se Planta Batata Doce?
Batatas-doces – imagem original: Natalie Maynor –

Ipomoea batatas

A batata-doce é uma planta perene que tem sido cultivada na América Central e na América do sul por milhares de anos. Trepadeira cujos ramos podem atingir de 1 m até 5 ou 6 m, cada planta produz normalmente de 5 a 10 raízes de armazenamento, sendo que estas raízes tuberosas são doces e ricas em amido.

Estas raízes tuberosas podem ser consumidas cozidas ou assadas em diversos tipos de receitas doces ou salgadas. As folhas e as pontas dos ramos também podem ser consumidas cozidas ou refogadas, e são bastante nutritivas em comparação com outras verduras.

A batata-doce é um dos principais alimentos em regiões tropicais úmidas do mundo, sendo também muito utilizada na alimentação animal. Algumas cultivares são apreciadas como plantas ornamentais.

Há uma grande variação entre as cultivares de batata-doce, com raízes tuberosas mais arredondadas ou mais compridas, de menor ou maior tamanho, com a cor interna podendo ser branca, creme, laranja ou roxa e a externa podendo ser de vários tons de creme, amarelo, rosa ou roxo. Há também grande variação no sabor, com variedades mais ou menos doces.

Uma curiosidade sobre a batata-doce é que seu genoma contém genes de bactérias do gênero Agrobacterium, o que faz dela uma planta transgênica natural.

Como E Quando Se Planta Batata Doce?
As folhas e pontas dos ramos da batata-doce podem ser consumidas cozidas – imagem original: A Repository –

Clima

A batata-doce cresce melhor em clima tropical ou subtropical, com temperaturas acima de 20°C, sendo que a temperatura ideal para o cultivo situa-se entre 24°C e 26°C. Em locais com temperaturas baixas a batata-doce pode ser cultivada em estufas, porém as raízes tuberosas obtidas geralmente são menores.

Luminosidade

A batata-doce necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente.

A maioria dos cultivares é adaptada ao fotoperíodo de dias curtos, como é o caso dos dias nos trópicos, e raramente floresce em regiões onde o dia tem mais de 12 horas de luz solar.

Como E Quando Se Planta Batata Doce?
Batata-doce cultivada em um vaso – imagem original: Brendan Riley –

Solo

Plante a batata-doce em solo bem drenado, sem pedras e outros detritos, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo situa-se entre 5,5 e 6,5, mas a batata-doce é bastante tolerante quanto ao solo, devendo-se evitar apenas solos pedregosos, solos sujeitos a encharcamento e solos compactados.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Como E Quando Se Planta Batata Doce?
Batata-doce brotando – imagem original: Rachel Zack –

Plantio

A batata-doce pode ser cultivada a partir de ramas destacadas de plantas adultas, a partir das próprias batatas-doces brotadas ou a partir de suas sementes.

O método mais utilizado por quem já tem plantas de batata-doce na horta e vive em regiões tropicais ou subtropicais, é o plantio de ramas retiradas de suas plantas adultas mais vigorosas, com oito a dez entrenós (cada entrenó tem uma folha, portanto cada rama deve ter de 8 a 10 folhas já bem desenvolvidas). Cerca de metade da rama deve ser encoberta com terra, ficando a outra metade exposta. As ramas enraízam facilmente em solo úmido.

O plantio feito utilizando as batatas-doces é feito geralmente em regiões de inverno frio, onde as plantas não sobrevivem ao inverno, e por pessoas que estão iniciando suas plantações e não têm como obter ramas para o plantio. Normalmente são utilizadas batatas-doces pequenas para o plantio, que são enterradas a cerca de 5 cm de profundidade.

Opcionalmente, as batatas-doces podem ser deixadas em um recipiente parcialmente cobertas com água para brotarem antes do plantio. Uma maneira de aumentar a quantidade de mudas é fazer o plantio das batatas e esperar que as ramas atinjam de 30 a 50 cm, quando são cortadas na base e plantadas no local definitivo conforme descrito no parágrafo acima.

O plantio por sementes é menos comum, mas também dá bons resultados. Plante as sementes em pequenos vasos, saquinhos de plástico próprios para mudas ou copos feitos de papel jornal com 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro, e transplante quando as mudas atingem de 10 a 15 cm de altura.

As batatas-doces podem ser cultivadas em vasos, sacos e outros recipientes, desde que estes tenham pelo menos 35 cm de diâmetro e de profundidade.

Como E Quando Se Planta Batata Doce?
Cultivar de batata-doce de folhas roxas. A batata-doce também é cultivada como planta ornamental em jardins – imagem original: daryl_mitchell –

Tratos culturais

A retirada de plantas invasoras é necessária apenas no início do cultivo.

Apesar de poder ser uma trepadeira, o cultivo geralmente é rasteiro, sem tutoramento.

Amostra da diversidade de cores das batatas-doces – imagem original: Pdemchick –

Colheita

A colheita pode ocorrer de 100 dias a mais de 180 dias após o plantio, dependendo da cultivar utilizada, da forma de plantio e das condições de cultivo.

Em regiões de clima tropical ou subtropical as raízes tuberosas podem permanecer na terra até o momento em que se tornam necessárias, já que a planta é perene.

Em clima mais frio, a colheita precisa ocorrer antes da chegada das baixas temperaturas de inverno.

Como plantar batata-doce

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Utilidade da hortaliça vai além da cozinha, sendo usada para a produção de etanol (Foto: Thinkstock)

O momento não poderia ser mais propício para o plantio de batata-doce. Apesar de ser antiga conhecida nas refeições dos brasileiros, mais recentemente tem sido a hortaliça que todos querem no prato.

Fonte de energia liberada gradualmente no organismo, ela tornou-se base da dieta de atletas, esportistas amadores e de toda a população que reserva algum período do dia para se dedicar aos exercícios físicos.

O baixo índice glicêmico e a sensação de saciedade por tempo prolongado também fazem da batata-doce um alimento indicado para o consumo entre pessoas sedentárias, mais pesadas e portadoras de diabetes.

Na moda, a hortaliça ainda passou a ser ingrediente cobiçado por muitos chefs em receitas culinárias de grandes restaurantes.

Sua utilidade, no entanto, vai além da cozinha, despertando crescente interesse como insumo para a produção de etanol (álcool combustível). 

Batata-doce pode ser colhida em um período de 100 a 150 dias (Foto: Raphael Santos/Rede BioFORT)

As vantagens da cultura da batata-doce começam no plantio, atividade que pode ser exercida por produtores ainda pouco experientes na lida com a terra. De ciclo que pode variar de pouco mais de três a cinco meses, dependendo da variedade e das condições climáticas locais, o trato da hortaliça é considerado bastante fácil por aqueles que o conhecem.

O cultivo da batata-doce pode ser feito a partir de uma batata ou de ramas, inclusive em vasos com pelo menos 15 litros de capacidade, volume que oferece espaço suficiente para o desenvolvimento do tubérculo. A planta é dotada de duas raízes, sendo a de reserva, ou tuberosa, a que tem apelo comercial. As funções de absorção de água e extração de nutrientes do solo são realizadas pela raiz absorvente.

Facilmente identificada pela espessura grande, pouca presença de raízes secundárias e por se originar dos nós, a raiz tuberosa tem como destino, sobretudo, o consumo in natura. Uma parte menor da produção é recrutada pela indústria de processamento de doces e para a elaboração de alimentos para animais. 

Encontrada na região da América Latina que vai da Península de Yucatán (México) até a Colômbia, a batata-doce tem crescimento rastejante, caule herbáceo e folhas largas, com formato, cor e recorte variáveis. Da fertilização das flores hermafroditas até a abertura espontânea do fruto, transcorrem seis semanas.

saiba mais

>>> INÍCIO Além de viveiristas com referência e que possuem material livre de vírus, as mudas de batata-doce podem ser compradas em laboratórios de institutos de pesquisa que realizam micropropagação da planta. O preço de cada exemplar no mercado oscila entre R$ 2,50 e R$ 5.

>>> AMBIENTE A batata-doce prefere regiões de clima temperado a quente, com temperaturas acima de 10 ºC. Locais onde mantém-se a média de 20 ºC por quatro meses são os maiores produtores da hortaliça.

A cultura se dá muito bem também onde as chuvas anuais variam de 750 a 1.000 milímetros ou são registrados de 500 a 600 milímetros durante o ciclo. Contudo, a batata-doce não gosta de solos sujeitos ao encharcamento.

>>> PROPAGAÇÃO Embora possa ser feita por meio de mudas, estacas, sementes e enraizamento de folhas ou cultura de tecidos, o uso de ramas é considerado técnica e economicamente o meio mais recomendado para propagar batata-doce.

Retire um ou dois pedaços por haste a partir da extremidade de lavouras com até 90 dias de plantio. Para a implantação de uma lavoura comercial, o produtor ainda pode obter novas plantas das batatas retirando ramas-semente ou estacas de uma cultura em desenvolvimento.

Nesse caso, armazene as raízes tuberosas ou batatas em local ventilado e fresco por alguns dias antes da multiplicação.

>>> PLANTIO Pode ser realizado em variados tipos de solos, pois a batata-doce desenvolve-se em solos franco-arenosos até em argilosos. Contudo, os solos mais leves, bem estruturados, com fertilidade média a alta, bem drenados, e com boa aeração produzem as raízes mais uniformes e de melhor aparência. 

Como plantar

>>> ESPAÇAMENTO O mais utilizado para o plantio da batata-doce varia de 80 a 100 centímetros entre leiras e de 25 a 40 centímetros entre plantas. Para solos mais férteis, no entanto, a recomendação é de espaçamentos menores. As ramas são plantadas em leiras de 20 a 40 centímetros de altura.

>>> ADUBAÇÃO Deve ser formulada com base em análise de solo. Em geral, os nutrientes minerais mais exigidos pela batata-doce são o K, N, P, Ca e Mg. A cultura também responde muito bem à adubação orgânica.

>>> CUIDADOS É necessário irrigar o plantio nos períodos secos. Para o controle de pragas e doenças, podem ser adotadas medidas como uso de material resistente e de mudas livres de vírus e rotação de cultura. Ressalte-se que para a cultura não há defensivos agrícolas registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

>>> PRODUÇÃO Como trata-se de uma cultura de ciclo curto, a batata- doce está pronta para ser colhida em um período de 100 a 150 dias após o início do plantio. Em áreas pequenas, é possível fazer manualmente a extração das raízes tuberosas da terra.

Raio X

  • Solo: adapta-se a diversos tipos, dos franco-arenosos até os argilososClima: temperado para quente, acima de 10 ºCÁrea mínima: plantio pode ser feito em vasoColheita: de pouco mais de 3 até 5 meses após o plantioCusto: preço da muda varia de R$ 2,50 a R$ 5 a unidade 
  • *Sônia Maria Nalesso Marangoni Montes é pesquisadora do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento – Polo Apta – Alta Sorocabana, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • ONDE COMPRAR: em viveiristas idôneos produtores de mudas oriundas de material livre de vírus e em laboratórios de micropropagação, como o Instituto Osvaldo Cruz, tel. (18) 99784-1488 (falar com Elcio Rodrigo Rufino)

MAIS INFORMAÇÕES: detalhes sobre a cultura podem ser consultados no livro Cultura da batata-doce – Do plantio à comercialização, publicação da Apta disponível em www.fundag.br

Batata-doce: conheça as técnicas de cultivo

Batata-doce

Cada vez mais consumida em Portugal, é um alimento muito saudável que protege contra o cancro, arteriosclerose, doenças da pele, coração e olhos.

Ficha técnica (cultura da batata-doce):

  • Nomes comuns: Batata-doce; boniato; moniato; camote; aje; patati; camoli; Kumara .
  • Nome científico: Ipomea batatas Lam, Colvolvulus Batatas L , Batata edulis Choisy, (o nome Ipomea significa “parecido com um verme” e o nome batata foi dado pela tribo taino das Bahamas).
  • Origem: América do Sul e Central ou África.
  • Família: Convolvulaceae ou Convulvuláceas .
  • Características: Planta herbácea de caule tenro, trepadora (alastra-se no solo até 2-3 m). As folhas são alternas, numerosas em forma de coração de cor verde-escura, podendo ter manchas roxas, púrpuras ou vermelhas. Possui raízes ramificadas e fibrosas, algumas engrossam, dando origem a grandes tubérculos carnosos de forma, peso e cores diferentes, segundo a variedade. As flores são campaniformes grandes de cor roxa. A polinização é entomófila.

Factos históricos:

Cultivada por índios da América do Sul há milhares de anos (incas, maias e astecas), foi trazida na época dos Descobrimentos, espalhando-se pela Europa apenas no século XVI. Foi o cientista Humboldt que afirmou que a batata-doce estava entre os produtos trazidos para Espanha das Américas por Cristóvão Colombo.

O seu uso na alimentação surgiu no século XVII e é considerada uma das 12 culturas fundamentais, servindo de alimento aos povos mais carentes do planeta.

Os principais produtores são a China, a Índia, a Indonésia e Japão. Em Portugal, há a batata-doce de Aljezur (IGP), apreciada pela polpa doce, delicada e fina.

Ciclo biológico:

Permanente ou contínuo, em Portugal. Ciclo de 4-6 meses.

Variedades mais cultivadas:

Existem mais de 400 variedades que se podem classificar consoante a cor. Temos cultivares brancos, amarelos, roxos e vermelhos (mais doces e saborosas).

As mais conhecidas são: “Amarela de Málaga”, “Boniato” (vermelha) , “Copperskin” (laranja) “Rosada de Málaga”, “Mínima”, “Branca”, “Roxa da América”, “”Centennial”, “Catemaco”, “Dulce”, “Nemagold”, “Japanese”(pele branca), “White Maltese” (polpa branca seca), “Beauregard”, “Jewel”, “Gem”. Em Portugal, a variedade “Lira” (polpa amarela, de Aljezur) é a mais cultivada.

Parte utilizada:

Tubérculo que pode ter entre 200 g e 6 kg, mas costuma ter 100 a 400 g.

Condições ambientais

  1. Solo: Gosta de solos ligeiros, profundos, soltos (arenosos ou areno-argilosos), frescos, ricos em matéria orgânica, húmidos com boa drenagem e arejados. Prefere solos, com pH de 5,5-7.
  2. Zona climática: Temperado (com verão quente), tropical e subtropical.

  3. Temperaturas: ótimas: 24-27 ºC; minima: 10 ºC; máxima: 30 ºC.
  4. Paragem do desenvolvimento: 9 ºC.
  5. Exposição solar: A floração e tuberização gostam de dias curtos com pleno sol.
  6. Humidade relativa: Média-alta (80-85%).

  7. Precipitação: 200-550 mm/ano.
  8. Altitude: 0-1500 metros.

Plantação de batata-doce

Fertilização

  • Adubação: Estrume de ovelha, vaca e peru, bem decompostos.
  • Adubo verde: Colza, favas e mostarda.
  • Exigências nutritivas: 3:1:6 ou 1:2:2 (azoto: fósforo: potássio) mais boro.

Técnicas de cultivo

  • Preparação do solo: Fácil de preparar, deve ser feita uma lavoura entre os 20 e os 30 cm de profundidade e passagem cruzada com uma grade de discos, dependendo do estado do terreno. Preparar camalhões elevados arredondados, com altura média de 30 cm e 80-100 cm de largura.
  • Data de plantação/sementeira: abril-junho, assim que o tempo aqueça e beneficie das chuvas primaveris.
  • Tipo de plantação/sementeira: Colocamos uma batata num tabuleiro, parcialmente submersa, até surgirem os primeiros rebentos. Quando tiverem 15-30 cm, corta-se a batata de modo a que cada pedaço tenha um rebento (cada batata dá em média 15-20 ramas). Podemos retirar pedaços da rama da batata (20-30 cm ou 4-6 nós) e plantar (colocar o caule em água até surgirem as primeiras raízes). As ramas são plantadas inteiras em sulcos de 10-15 cm de profundidade, ficando 5-10 cm das pontas para fora da terra. O método da semente não é muito utilizado.
  • Tempo de germinação: De 10 a 17 dias.
  • Profundidade: 5-12 cm.
  • Compasso: 30-50 x 90-100 cm.
  • Transplantação: Quando os rebentos tiverem 20-30 cm de comprimento.
  • Rotação: A cada três anos. Com culturas como tomate, cebola, milho, trigo e arroz.
  • Consociações: Petúnias, calêndulas e nasturtium.
  • Amanhos: Sachas, corte da rama excessiva (quando tiver mais de 1,5 m), monda de ervas infestantes.
  • Regas: Só no verão, logo a seguir à plantação, gota a gota ou aspersão, cerca de 24-25 mm/semana.

Entomologia e patologia vegetal

  1. Pragas: Nemátodos, afídios, ácaros, mosca-branca, roscas, lesmas, brocas, alfinete, ratos e caracóis.
  2. Doenças: Esclerotina, botritis, ferrugem, antracnose, míldio, oídio e fusário, mosaico da batata etc.
  3. Acidentes: Sensíveis a geadas, encharcamento, salinidade, ventos fortes marítimos.

Colheita e utilização

  • Quando colher: Em outubro-novembro, assim que as folhas começam a ficar amarelas. Utilizando uma forquilha ou, de forma mecanizada, colhedores especiais para este tipo de cultura. Também pode escolher uma batata e fazer um corte: se ela cicatrizar e secar rapidamente, é sinal que está madura; se o “leite” continuar a correr, está verde. Deve estar pronta entre 100 e 180 dias consoante o clima e as cultivares. Depois de colhida, deixar 1-3 horas ao sol antes de armazenar.
  • Produção: 20-35t/ha /ano, em sequeiro, e 60-80t/ha/ano, em regadio. Numa horta caseira, chega a 1,5-2,5 kg por planta.
  • Condições de armazenamento: Antes, deve permanecer em local arejado com temperaturas de 30 ºC e humidade relativa (HR) alta, durante 6-8 dias (cura). Depois, colocar em locais fechados a 1314 ºC e HR de 80-85% durante 3-5 meses. Também se pode colocar em areia húmida e armazenar durante 1-2 meses.
  • Valor nutricional: Rica em proteínas (folhas), hidratos de carbono, fibras, sais minerais, vitamina C (as roxas e vermelhas tem maiores quantidades), A, B1 e caroteno.
  • Época de consumo: Outono-inverno
  • Usos: Assada, frita, cozida e em doces. As ramas podem ser refogadas ou cozinhadas. São utilizadas na alimentação animal quando se cultiva como forragem. Na indústria, pode ser aproveitada pelo amido, como corante e álcool.
  • Medicinal: Consumida regularmente, reduz os sinais de envelhecimento, protege contra o cancro, arteriosclerose, doenças da pele, coração e olhos.

Conselho de especialista:

Boa cultura para terrenos arenosos em zonas litorais da costa alentejana. Grande fonte de energia. Em Portugal, está na moda e é muito apreciada.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*