Como Dormir Quando Se Tem Dor Nas Costas?

A melhor posição para dormir é de lado porque assim a coluna fica bem apoiada e numa linha contínua, o que combate a dor nas costas e evita lesões na coluna. Mas para que essa posição seja benéfica deve-se usar 2 travesseiros, um no pescoço e outro entre as pernas. 

Em média uma noite de sono dura de 6 a 8 horas, e por isso, é importante que durante esse período de descanso as articulações, especialmente da coluna, não sejam sobrecarregadas. Além disso, a posição de dormir influencia no ronco, no refluxo e favorece até mesmo as rugas.

Vantagens e desvantagens de cada posição

Como Dormir Quando Se Tem Dor Nas Costas?

Dormir de barriga para cima com um travesseiro apoiado favorece a anteriorização da cabeça, o que acaba favorecendo a postura corcunda. Além disso pode causar dor no fundo das costas porque a região lombar acaba sendo pressionada. Essa posição também favorece o ronco e a apnéia do sono porque a língua desliza para trás e dificulta a passagem do ar pela garganta.

Quando pode ser uma boa opção: se houver dor ou alterações no ombro, se está em tratamento com cremes antirrugas durante a noite, se possui alguma ferida no rosto.

Ao colocar uma almofada não só no pescoço, mas também nas costas, pode ser útil para ficar recostado, o que facilita a respiração, em caso de gripe, por exemplo.

Colocar uma travesseiro bem fininho sob o pescoço e uma almofada por baixo dos joelhos também ajuda a melhorar a posição da coluna.

2. Dormir de bruços

Dormir de bruços é uma das piores posições para o pescoço, porque para que esta se torne uma posição confortável a pessoa precisa apoiar a cabeça nas costas das mãos, e vira o pescoço para o lado. Além disso essa posição retifica toda a coluna, não respeitando sua curvatura natural, o que geralmente causa dores de coluna.

Quando pode ser uma boa opção: Ao colocar um travesseiro fino e macio em baixo do abdômen, a coluna ficar melhor apoiada, mas não é indicado dormir toda a noite nessa posição para proteger a coluna. Dormir de bruços pode ser indicado quando não é possível deitar de lado, devido a dores no quadril, por exemplo. 

  • Como Dormir Quando Se Tem Dor Nas Costas?
  • Esta é a melhor posição para proteger a coluna, mas para que realmente seja relaxante é bom colocar um travesseiro no pescoço e um outro fininho entre as pernas, com estes ajustes a coluna mantém sua curvatura natural e fica totalmente apoiada, não causando danos à coluna.
  • Além disso, quando se dorme para o lado esquerdo, os alimentos conseguem passar mais facilmente pelo intestino, o que favorece a digestão, além de melhorar a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema imunológico.

Quando pode ser mau: Dormir de lado com um travesseiro muito alto, sem travesseiro no pescoço ou entre as pernas também prejudica a coluna e por isso pode ser mau.

Também não é indicado que a grávida durma sobre o lado direito, optando por dormir sempre sobre o lado esquerdo porque assim o fluxo sanguíneo para o bebê continua fluindo de forma mais constante.

 A posição fetal, onde a pessoa deita-se de lado e fica toda encolhida também não a melhor opção porque os ombros ficam muito para frente, assim como a cabeça, e a pessoa tem mais possibilidade de ficar corcunda.

Cada pessoa está habituada a dormir de um jeito e não é problemático tentar outras posições, desde que se sinta confortável.

Variar as posições durante a noite também é uma boa possibilidade de acordar mais descansado e sem dor na coluna ou no pescoço, no entanto sempre que se sentir desconfortável deve mudar de posição, mas sempre tendo o cuidado de manter a coluna bem apoiada durante toda a noite, ou pelo menos, na maior parte da madrugada. 

Confira estas e outras dicas no vídeo seguinte, que ensina as melhores posições para dormir bem:

Como Dormir Quando Se Tem Dor Nas Costas?

O que evitar na hora de dormir

Pessoas com problemas num joelho, anca ou ombro devem evitar dormir para o lado da lesão. Para evitar dormir para esse lado inconscientemente durante a noite, pode-se colocar uma almofada do lado da lesão, para dificultar a mudança de posição para esse lado ou colocar um objeto no bolso do pijama, como uma bola por exemplo, do lado onde se localiza a lesão.

Se possível, deve-se optar por uma cama grande, principalmente para dormir em casal, porque possibilita mais espaço para se ajustar a postura e evitar travesseiros muito altos. Saiba qual o melhor colchão e travesseiro para dormir melhor.

Além disso, nunca se deve dormir sentado numa cadeira ou deitado num sofá, porque torna-se difícil dormir numa posição correta.

A rigidez do chão ou de um colchão duro poderá acentuar a contratura muscular do paciente, o que pode contribuir para agravar as dores nas costas.

Como Dormir Quando Se Tem Dor Nas Costas?

Se a dor for intensa, descansar por até dois dias pode ajudar. Tomar um analgésico também pode aliviar o desconforto.

Durante a crise, o repouso deve ser feito no próprio colchão. Uma das posições mais confortáveis é deitar-se de lado, com as pernas dobradas colocando um travesseiro entre elas.

Como Dormir Quando Se Tem Dor Nas Costas?

A dor nas costas está entre as
principais causas de afastamento e aposentadoria precoce em todo mundo. 

O problema pode ser ocasionado por motivos bem diferentes: articulações, músculos, ligamentos, nervos ou causas neurológicas.

A obesidade é um dos fatores que tem influenciado diretamente para o aumento dos casos de dores nas costas. Estar com excesso de peso pode contribuir para a sua piora e ser um fator de risco para o desencadeamento da dor da coluna.

Especialmente na região abdominal, o excesso de gordura desloca o centro de gravidade para frente, sobrecarregando a musculatura das costas. Entretanto, indivíduos magros não estão livres de apresentarem dor na coluna, o que é observado com freqüência.

Alguns fatores contribuem diretamente para as dores nas costas como o sedentarismo/ flacidez muscular e  colchão velho (trazendo tensão ou flacidez excessiva). 

Outras dicas simples podem aliviar e prevenir maiores transtornos:

  • Diminuir o peso corporal;
  • Alternar posições ao longo dia (a cada 2 horas mudar de posição, de sentado para em pé e vice-versa)
  • Manter atividades prazerosas, que aliviem o estresse do dia-a-dia;
  • Tente manter a posição correta para realizar tarefas – evite muita inclinação do tronco para frente;
  • Evite carregar objetos pesados nas costas (como mochilas);
  • Evite sapatos inadequados (muito baixo ou muito alto);
  • Exercícios físicos e alongamentos podem trazer alívios para as dores.

Alongamentos para prevenir dores nas costas

O tratamento vai depender diretamente da causa da dor nas costas, algumas possibilidades são compressas (frias ou quentes), massagem, acupuntura e fisioterapia. 

É recomendado procurar assistência médica com urgência caso a dor seja resultado de incidentes traumáticos e em casos de dor muito intensa. Lembrem-se sempre de consultar um profissional especializado para uma abordagem adequada.

Descubra qual a melhor posição para dormir com dor nas costas

Seja leve ou intensa, em pontadas ou constante, a dor nas costas é um problema que afeta  mais de 80% da população mundial e só perde para a dor de cabeça quando o assunto são visitas ao consultório médico.

Se durante o dia ela traz uma série de limitações – quem já tentou abaixar com rapidez para pegar algo que caiu no chão e se surpreendeu com a dificuldade sabe o que é isso -, à noite o incômodo torna-se ainda mais desagradável e pode acabar prejudicando o seu descanso.

Mas afinal, qual a melhor posição para dormir com dor nas costas e garantir noites de sono tranquilas? É o que você vai descobrir agora. Acompanhe a leitura!

Leia também:  Como Ver Quem Nao Segue No Instagram?

1. Com as costas apoiadas no colchão

Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão é considerada uma das melhores posições para quem sofre com dores na coluna.

Isso porque a medida proporciona uma distribuição adequada do peso do corpo, diminuindo os pontos de pressão e alinhando corretamente a cabeça, a coluna e o pescoço.

É importante que a cabeça e o pescoço estejam apoiados em um travesseiro que deixe a região alinhada com o tronco. Para garantir maior conforto, coloque também um pequeno travesseiro sob os joelhos e em qualquer outra lacuna formada entre o corpo e o colchão, como na parte inferior das costas.

2. De lado, com um travesseiro entre os joelhos

  • Colocar um dos ombros e toda a lateral do corpo em contato direto com o colchão pode ajudar quem sofre com dores nas costas a ter noites de sono mais tranquilas.
  • Para evitar o surgimento de problemas posturais ou musculares, o ideal é alternar o lado de apoio do corpo a cada noite, evitando dormir virado sempre para o mesmo lado.
  • Também é importante não abrir mão de colocar um travesseiro entre os joelhos, já que a medida mantém os quadris, pelve e coluna alinhados.

3. De lado, em posição fetal

A posição costuma ser benéfica para quem sofre com dores nas costas provocadas por hérnias de disco. Isso porque dormir com os joelhos na direção do peito e o tronco levemente inclinado ajuda a abrir espaço entre as vértebras e amenizar as dores causadas pelo problema.

Assim como na posição anterior, é importante trocar de lado periodicamente para evitar problemas musculares ou quaisquer outros desconfortos.

4. De bruços, com um travesseiro sob o abdômen

Em geral, dormir de bruços é pouco recomendado para quem tem dor nas costas porque a posição pode adicionar pressão ao seu  pescoço.

No entanto, o problema pode ser revertido se você colocar um travesseiro sob o abdômen, o que alinha o corpo e  torna a posição confortável mesmo para quem sofre com dores nas costas.

O ideal é que o travesseiro seja posicionado abaixo da pélvis e da parte inferior do abdômen, aliviando a pressão na coluna. Nessa posição,a utilização de um travesseiro para apoiar a cabeça é opcional.

5. De bruços, com o rosto virado para baixo

Outro motivo pelo qual dormir de bruços costuma ser pouco recomendado é porque nessa posição a cabeça costuma ficar flexionada para um dos lados, aumentando o estresse sobre o pescoço, costas e ombros.

Para evitar o problema, coloque um travesseiro pequeno e firme ou uma toalha enrolada sob a testa, criando assim um espaço para respiração. Além disso, coloque um segundo travesseiro sob o estômago, garantindo um melhor alinhamento do corpo.

  1. —–
  2. Além de descobrir a melhor posição para dormir com dor nas costas, quem sofre com o problema deve ter atenção redobrada na escolha do colchão e do travesseiro.
  3. Levar em consideração seu biotipo, escolher o material mais adequado e só comprar produtos de marcas comprometidas com a alta qualidade de seus produtos e o bem-estar do seus clientes é essencial para garantir noites de sono muito mais tranquilas e maior disposição no dia a dia!

Gostou de entender melhor qual a melhor posição para dormir com dor nas costas? Então que tal descobrir agora mesmo como escolher a roupa de cama ideal para deixar suas noites de sono perfeitas?

Como Dormir Quando Se Tem Dor Nas Costas?

Oferecemos as melhores superfícies para repouso conscientizando os clientes sobre o impacto destas na qualidade do sono.

As posições que ajudam a aliviar as dores nas costas na hora de dormir

Mais ou menos 80% da população sofre ou já sofreu com dores nas costas pelo menos uma vez na vida. Talvez você esteja passando por esse problema agora mesmo, ou talvez queira apenas se prevenir para que isso não aconteça. De qualquer forma, saber que existe uma maneira de aliviar as dores nas costas na hora de dormir já é uma ótima notícia.

O Incrível.club fez um pequeno guia que vai mostrar para você diferentes posturas para dormir, cada uma adequada para um tipo de dor nas costas.

O que fazer?

Dormir de barriga para cima ajuda a distribuir o peso de maneira uniforme. Dessa forma, você exerce menos pressão em áreas como o pescoço e na parte superior das costas. Além disso, essa postura ajuda a linhar a coluna vertebral e os órgãos internos. O truque é colocar um travesseiro na cabeça e outro embaixo dos joelhos, o que ajuda a manter a curvatura natural da coluna vertebral.

O que fazer?

Se você só consegue dormir de barriga para baixo, é importante conhecer um truque: coloque umaalmofada embaixo da barriga, um pouco acima da região pélvica. Ela não deve ter mais do que 7,5 cm. Isso vai ajudar a diminuir a pressão sobre as costas. No entanto, se ainda assim você sentir um incômodo, tente eliminar o travesseiro da cabeça.

O que fazer?

Quando você dorme de lado, você deixa a coluna em uma posição pouco natural, colocando uma pressão adicional na parte baixa das costas. É melhor flexionar levemente os joelhos e colocar uma almofada entre eles. Dessa forma, você diminui a tensão na parte baixa das costas e ajuda a manter a curvatura natural enquanto dorme.

O que fazer?

Se você sente dores na área lombar (parte inferior das costas), dormir em uma posição reclinada pode ajudar. Dessa forma, você consegue esticar a zona lombar e eliminar a tensão.

Coloque alguns travesseiros atrás das costas e do pescoço para criar o apoio suficiente, deixando assim as costas em uma curvatura natural.

Para maior comodidade, coloque outros travesseiros embaixo dos joelhos e dos pés.

O que fazer?

Se um dos seus discos intervertebrais se deslocar da posição natural, você vai sentir muita dor. Por isso, tente ficar na posição da imagem. Ela permite ampliar o espaço entre cada vértebra e ajuda a empurrar os discos para a posição original. Ao fazer isso (dobrar as pernas), você vai diminuir a pressão sobre as vértebras e os nervos, aliviando as dores nas costas.

Mudar a maneira de dormir nem sempre é fácil, mas a dificuldade aparece, sobretudo, nas primeiras noites. Quando você acordar sem dor e descansado (a), vai se sentir muito melhor e não vai querer pensar em dormir de outro jeito. Se você não tem certeza sobre qual dessas posições se adapta melhor às suas necessidades, crie um plano de ação.

Escolha algumas posturas da lista — as que parecem mais adequadas à sua situação — e tente todas elas durante os primeiros dias. Ao fazer isso, você vai conseguir encontrar a posição que melhor se encaixa às suas necessidades.

Você sente dores nas costas pela manhã? Já tentou mudar de posição na hora de dormir? Se você conhecer outros truques, compartilhe nos comentários.

Ilustrado por Xenia Shalagina exclusivo para Incrível.club

Você sabe qual é a melhor posição para dormir? Descubra agora

A dor nas costas tem sido um problema cada vez mais frequente na população e a posição em que dormimos tem efeitos diretos nesse quadro.

 Além disso, você sabia que a escolha correta do colchão e do travesseiro utilizados também podem influenciar na saúde da coluna. Pois é.

O assunto é tão importante que vamos falar sobre qual a melhor posição para dormir e o que todas as posições podem causar.

Dormir de lado

É considerada a melhor posição para dormir. A coluna fica mais alinhada, permitindo que tanto a cabeça quanto os pés fiquem na altura do coração, o que facilita muito a circulação.

Quem tem problemas de dores nas costas, quadris ou joelhos pode repousar desse jeito. Mas com um travesseiro entre os joelhos para dar mais suporte.

Para as gestantes, os médicos costumam recomendar dormir de lado por diminuir a pressão na parte inferior das costas, melhorando a circulação do sangue e beneficiando a mãe e o bebê. A posição também é recomendada para quem sofre com cardialgia.

Leia também:  Como Pedir Dinheiro A Quem Nos Deve?

Dormir de barriga para cima

Nessa situação, o corpo fica bastante reto, a coluna fica apoiada e as articulações conseguem relaxar de forma satisfatória, impedindo torções e dores.

Além disso, dormir assim é recomendado para aliviar os sintomas de quem tem refluxo. Também evita que o rosto fique prensado contra o travesseiro e provoque rugas.

Um dos recursos que podem ser utilizados é colocar o travesseiro bem baixinho. Para alinhar a cervical com o restante da coluna e evitar uma tensão na musculatura. Já os braços podem ficar ao longo do corpo, ou com as mãos pousadas levemente sobre o abdômen.

Mas, infelizmente, ficar de barriga para cima não é indicado para que tem o hábito de roncar, pois favorece a apneia.

Dormir de barriga para baixo

Essa é provavelmente a posição menos recomendada para a maioria das pessoas. Apesar de diminuir os roncos e auxiliar alguns casos de apneia do sono, dormir assim pode prejudicar a coluna, causar dores na parte inferior das costas, forçar a musculatura do pescoço para o lado, provocando torcicolos.

Para aliviar os sintomas, é recomendado usar travesseiro ou almofada na área próxima à barriga para manter a coluna em uma posição mais natural.

Então…

A menos que você tenha um problema de saúde, leve em conta o conforto que você sente em cada posição. Outras dicas para dormir melhor:

  • Experimente o colchão e o travesseiro antes de comprá-los.
  • Ao dormir, coloque o travesseiro sob a cabeça, e não sob os ombros.
  • Deve-se ter cuidado em relação ao tamanho do travesseiro, para que a coluna fique reta. Use um modelo que tenha a mesma altura do seu ombro, para a cabeça não ficar inclinada.
  • Evite travesseiro com muito enchimento.
  • Algumas pessoas preferem colchão duro e outras escolhem um macio. Para quem tem dor cervical, o ideal é um modelo mais duro, que mantém a curvatura da coluna alinhada.
  • Não deite em cima do ombro ou com o braço atrás da cabeça. Isso pode afetar músculos e nervos e diminuir o fluxo de sangue, que causa formigamentos dolorosos.

Se mesmo com as dicas de qual a melhor posição para dormir sua coluna continuar doendo, procure um centro especializado para diagnosticar a causa da sua dor e tratá-la.

Existe posição ideal para dormir? Veja vantagens e desvantagens de cada uma

É durante o sono que o corpo e a mente descansam e relaxam, portanto, o momento é de grande importância para o organismo.

Ficar sem dormir, dormir mal, dormir pouco e as posições de dormir podem impactar diretamente na saúde do indivíduo, ocasionando problemas cardiovasculares (como mostra um estudo), “dores no corpo, irritabilidade ou até tristeza”, aponta o médico reumatologista Leandro Parmigiani, do Hospital Edmundo Vasconcelos.

Mas existe uma posição ideal para dormir? Segundo o médico otorrinolaringologista Danilo Sguillar, diretor da ABMS (Associação Brasileira de Medicina do Sono), não dá para selecionar uma posição que seja benéfica para todo mundo.

“Existe a posição que é mais confortável para você. O importante é seguir as recomendações dos médicos para evitar sobrecargas na coluna e no pescoço” e evitar problemas como roncos e apneia.

Veja a seguir as vantagens e desvantagens de cada postura:

Posições de dormir: analise cada uma

Imagem: iStock

Dormir de bruçosDe acordo com o médico ortopedista Juliano Fratezi, membro da SBC (Sociedade Brasileira da Coluna), dormir de bruços pode ocasionar dores nas costas, porque força a extensão e as juntas da coluna. “Temos uma curvatura natural na coluna que se chama lordose lombar. É por isso que o banco do carro, por exemplo, não é reto. Ele tem aquela curva para acomodar a coluna”, explica.

Além disso, a posição dificulta a respiração já que, nela, a caixa torácica fica comprimida contra o colchão e o rosto de que ficar virado, o que força o pescoço e a face.

Portanto, não é uma posição ideal para dormir.

O que pode ser feito é colocar um travesseiro embaixo do quadril e da barriga para “aliviar a pressão na coluna e no pescoço, mas é a posição menos recomendada”, aconselha Sguillar.

Imagem: iStock

Dormir de costasNessa posição, a dor nas costas também pode estar presente. Isso porque a curvatura natural da coluna fica sem apoio. Pode, inclusive, agravar problemas de quem já tem dor na lombar.

Para quem dorme assim, Fratezi indica medidas para evitar dores: “utilizar um travesseiro baixo, que não force muito o pescoço, e, se possível, um rolinho embaixo dos joelhos, para facilitar o alinhamento dos quadris e diminuir o impacto na coluna lombar”.

Sem contar que a posição pode causar ou piorar roncos e apneias. De acordo com Sguillar, ela favorece o desabamento de estruturas como a base da língua e as amígdalas, fenômeno que pode gerar um maior estreitamento da faringe e, consequentemente, ocasionar obstrução e gerar ou agravar os quadros de quem ronca.

Imagem: iStock

Deitar de ladoSegundo Fratezi, essa é a posição que mais descansa a coluna, porque não força os discos nem as articulações. Entretanto, “ao dormir de lado, é necessário um travesseiro que apoie bem o espaço entre o ombro e a cervical para a cervical não ficar torta. Um travesseiro muito baixo ou um muito alto prejudicam a região”, aconselha.

Sguillar afirma que há estudos realizados com ratos que demonstram que a posição lateral o favorecimento do sistema de limpeza cerebral —chamado sistema glinfático —, que pode ajudar a evitar doenças como o Parkinson e o Alzheimer. Há ainda uma pesquisa que mostra que essa posição auxilia na redução da gravidade da apneia.

Sobre o lado a deitar, as evidências variam. Dormir do lado esquerdo pode ajudar na digestão, porque o estômago é virado para esse lado, por exemplo —tanto que outro estudo demonstrou que dormir do lado esquerdo diminui a chance de refluxo gastroesofágico.

Mas dormir para o lado direito, com as pernas um pouco flexionadas e um travesseiro no meio delas ajuda mais a coluna a “repousar”.

O que se sabe é que, para grávidas é melhor dormir do lado esquerdo, pois assim evita a compressão da veia cava Inferior, que é a responsável por levar o sangue ao coração e possibilita melhor oxigenação tanto para a mãe quanto para o bebê.

Imagem: iStock

Posição fetalÉ conhecida como a posição “antálgica”, ou seja, anti-dor. Não é indicada para dormir, mas um pouco de flexão na coluna não faz mal.

“Se a pessoa se sente bem assim, pode manter a posição”, aponta Fratezi.

Mas Parmigiani alerta que ela também pode ser prejudicial se feita por longos períodos, tanto para a coluna, porque acaba sendo um pouco forçada, quanto para a respiração, porque obstrui as vias.

Imagem: iStock

De conchinhaSegundo Parmigiani, o ato de abraçar aumenta os níveis de oxitocina, conhecido como o hormônio do amor. Ele promove relaxamento e bem-estar que auxiliam para uma boa noite de sono.

Neste caso, só tem que tomar cuidado porque o braço pode não aguentar muito tempo na mesma posição, com o peso do parceiro.

Isso porque pode ficar “amortecido” devido à pressão no conjunto de nervos chamado “plexo-braquial”.

É possível mudar a posição em que eu durmo?

Sguillar explica que a posição de dormir é um hábito e, portanto, pode sim ser alterada. É claro que requer uma readaptação que pode demorar —mas nem sempre, isso varia de uma pessoa para outra. Essa mudança normalmente é recomendada a quem tem problemas como apneia posicional, por exemplo, que só acontece devido à posição em que se dorme.

Leia também:  Como Desfazer Macumba Que Fizeram Para Mim?

Mas o corpo também sabe quando precisa mudar a posição de dormir devido a algum incômodo. “Dificilmente você desperta para mudar de lado. Quem tem artrose, problema de coluna ou hérnia de disco, às vezes fica em uma posição em que o corpo se cansa mais rápido, então sente uma dor ou incômodo e se mexe para ficar mais confortável”, explica Fratezi.

Mexer-se muito dormindo é sinal de alerta?

Imagem: iStock

Quem se mexe muito dormindo não está conseguindo achar uma posição confortável ou apresenta algum distúrbio do sono. De acordo com Parmigiani, “uma das doenças que promovem movimentos involuntários de forma constante é a síndrome das pernas inquietas, onde a pessoa sente necessidade de mexer para aliviar os sintomas de desconforto”.

Mas a pessoa também pode ter problemas de ansiedade e dificuldade respiratória noturna.

Se for uma situação que acontece com frequência, é importante procurar ajuda especializada para realizar um diagnóstico específico.

Algumas pessoas podem ter dificuldade de conseguir chegar no estágio profundo do sono e por isso acabar se mexendo muito. Então permanecem agitados, não descansam e podem ter dores musculares.

“São casos, geralmente, de pacientes que já acordam cansados, que relatam a sensação de que lutou a noite inteira”, relata Fratezi. Nesse caso, o ideal é procurar um especialista em sono para verificar o motivo do problema, que pode ter a ver com a alimentação, como consumo de café em excesso ou em horários inadequados, dormir com o estômago cheio ou até o sobrepeso.

Qual é a melhor posição na hora de dormir?

Parece bobagem, mas não é. Os especialistas do sono dizem que nem sempre a posição preferida para dormir é a mais correta, podendo ocasionar uma série de transtornos, como dor nas costas, no pescoço e até mesmo problemas estomacais ou gástricos.

O ideal é que uma boa noite de sono revigore o organismo e prepare o corpo para um novo dia. No caso de quem sente dores ou acorda se queixando de cansaço, uma das causas pode ser a posição na hora de dormir.

Mas o que é certo e o que é errado?

A maneira como nos deitamos para dormir pode causar um impacto negativo sobre a coluna, sobre as pernas e as articulações, ocasionando dores crônicas.

Determinadas posições também aumentam a pressão sobre o pescoço, ombros, quadris, joelhos e região lombar (parte inferior das costas), causando dores.

Na posição correta, é possível encontrar alívio para a coluna e, portanto, ter uma boa noite de sono.

Algumas posições são inadequadas tanto para ter uma boa noite de sono quanto por gerar prejuízos à saúde física, principalmente para a coluna. Citamos abaixo duas posições que podem gerar dor e outras patologias à coluna vertebral. São elas:

De barriga para cima

Aumenta a anteriorização da cabeça, o que acaba favorecendo a postura ‘corcunda’. Pode também causar dor lombar , já que a região da coluna lombar acaba sendo pressionada. É também uma posição considerada inadequada por favorecer o ronco e a apneia do sono, pois a língua desliza para trás, dificultando a passagem do ar pela garganta.

De bruços

É considerada uma das piores posições para o pescoço, já que geralmente a pessoa apoia a cabeça nas costas das mãos, virando o pescoço para o lado. Essa posição também não respeita a curvatura natural da coluna, provocando dores. Se um travesseiro fino e macio for colocado embaixo do abdômen, a coluna fica melhor apoiada, embora não seja recomendável durante toda a noite.

E qual é a posição ideal?

A posição de dormir pode influenciar no ronco, interferir no refluxo, nas dores nas costas e evitar lesões na coluna. Em média, uma boa noite de sono dura entre seis e nove horas, por isso é importante que nesse período o tempo seja bem aproveitado para o descanso das articulações, especialmente da coluna vertebral.

Dormir de lado é, sem dúvida, a melhor posição para se dormir, já que a coluna fica bem apoiada e segue uma linha contínua, evitando dores nas costas e lesões na coluna. No entanto, é importante utilizar dois travesseiros – um para o pescoço e o segundo para ser colocado entre as pernas.

Além de ficar atento à correta posição na hora de dormir, é importante observar se alguma dessas posições provoca algum incômodo ou dor. Priorizar um sono de qualidade contribui para uma vida mais saudável. A partir daí, as atividades a serem desempenhadas no decorrer do dia serão mais leves e sem intercorrências.

Comments

comments

Ortopedista do HCor indica qual a melhor posição para dormir | HCor

Se você já sofre com dores nas costas, dormir de barriga para baixo, por exemplo, pode agravar o incômodo.

“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo.

De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Confira qual a melhor posição para dormir:

Dormir de Barriga para baixo

A posição de bruços é a menos aconselhada por médicos e especialistas. Se por um lado, ela ajuda a aliviar o ronco, por outro, pode agravar outras condições médicas. Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores.

Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

Dormir de Barriga para cima

Algumas pessoas que dormem de costas podem sentir dor lombar, portanto, esta não é a melhor posição para quem já sofre com dores na região. Além do mais, ela pode provocar mais roncos e apneia do sono.

Se essa posição é sua preferida, escolha um travesseiro mais baixo, assim sua cabeça, pescoço e coluna criam alinhamento da coluna cervical, sendo menos provável que você sinta dores no pescoço. Melhor ainda se for usado um pequeno travesseiro ou rolinho em baixo dos joelhos. Isso ajuda a alinhar os quadris. A cabeça levemente elevada nessa posição também é a melhor para a azia.

Dormir de lado

Essa posição, em que o tronco e as pernas são relativamente esticados, ajuda a diminuir o refluxo ácido e, como a coluna está alongada, afasta as costas e a dor no pescoço. Para gestantes, o mais indicado é dormir virada para o lado esquerdo. Isso porque, além de melhora a circulação no corpo, impede que o feto e o útero sejam pressionados contra o fígado, que está do lado direito.

Além disso, dormir de lado diminui as chances de ronco, porque mantém as vias aéreas abertas. Por esse motivo, também é a melhor escolha para quem tem apneia do sono. Dormir de lado, no entanto, tem uma desvantagem: pode favorecer o aparecimento de rugas, porque metade do seu rosto empurra o travesseiro.

FONTE: Catraca Livre

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*