Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Por Danielly Ferreira
Atualizado em 29.01.20

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Foto: Reprodução / Tessa Rayanne

A gravidez sem dúvidas é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher. Apesar da ideia de ter um filho não ser o sonho de todas as mulheres, esse período é fortemente envolvido de um aspecto emocional e delicado, afinal a partir deste momento a mulher passa a carregar e ser responsável por outra vida.

A descoberta e o anúncio da gravidez para o papai, a família e os amigos é o primeiro passo para celebrar a nova vida que está chegando, por isso deve ser especial.

Com criatividade e carinho é possível caprichar nas ideias e tornar o anúncio da sua gravidez inesquecível para você e para quem você ama. Fotos divertidas, cartões, cópias do teste de gravidez. Não importa a forma, o importante é registar esse momento tão especial e único.

Confira 30 ideias legais e criativas para anunciar a sua gravidez para as pessoas que você gosta e guardar esse momento da forma como ele merece.

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?
Veja também
7 dúvidas respondidas e cuidados com a pressão alta na gravidez

1. Distribuindo o ultrassom: diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras, portanto nada melhor que a primeira foto do seu bebê para anunciar a chegada de uma nova vida. Presentear seus familiares e amigos com cópias do ultrassom é uma das maneiras mais simples e clara de divulgar a todos a novidade.

Para tornar o momento mais especial, invista em um envelope bonito e crie um pouco de suspense antes de abrirem o mesmo, com a curiosidade aguçada a surpresa será ainda maior!

2. Cartão de Dia dos Pais: dar a notícia ao seu marido merece uma ideia especial, uma maneira de anunciar a gravidez é presenteá-lo com um cartão de Dia dos Pais, além da opção de comprar o cartão, você mesma pode produzi-lo, dando um toque pessoal ao presente. Ao entregar o cartão deixe que ele entenda a notícia sozinho, se possível registre o momento e a reação do futuro papai.

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Foto: Reprodução / Ash and Matt

3. Contagem regressiva: novamente, o anúncio é feito através de imagens. Contar os dias que faltam até o nascimento é uma ideia simples e fácil de ser reproduzida.

A contagem regressiva pode ser feita de diferentes formas: um calendário para contagem (de 1 a 40, de acordo com as semanas gestacionais), plaquinhas com o número de semanas restantes, como achar melhor, o importante é criar, compartilhar e/ou fotografar o objeto de contagem e contar junto com a família e os amigos.

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Foto: Reprodução / Pinterest

4. Camisetas: estampar camisetas com alguma frase ou desenho divertido, também é uma forma simples de anunciar a gravidez.

A peça pode servir como presente para o futuro papai, vovô ou vovó, como uniforme para contagem da família (jogador 1, jogador 2 e jogador 3), pode conter a data prevista do nascimento ou frases como “em breve”, “nós estamos com fome”, “carregando” e outras ideias divertidas e fofas.

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Foto: Reprodução / Pinterest

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Foto: Reprodução / Pinterest

5.

Equação matemática: fotografar o casal e os filhos (caso não seja o primeiro) com placas numeradas formando uma equação matemática que ao final resulta em um número a mais do que a soma real das pessoas presentes na foto é uma forma sutil e divertida de divulgar a espera de um novo membro na família. Além de servir como registro, a foto é uma ótima maneira de contar às pessoas mais próximas a novidade.

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Foto: Reprodução / Pinterest

6. Sapatinhos: uma representação visual bastante comum da gravidez são os pequeninos sapatos de bebê. Sozinhos ou combinados com os pés dos pais, sempre geram fotos delicadas e graciosas. Para renovar a ideia, invista em sapatos coloridos ou ainda que sejam iguais para todos os membros da família.

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Foto: Reprodução / Balade en Roulotte

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Foto: Reprodução / Tina take my photo

7. Foto surpresa: com a febre das selfies registrar momentos cotidianos é uma mania compartilhada por muitos.

Uma forma criativa de anunciar a gravidez ao seu marido é convidá-lo para uma foto e, ao invés de falar “xis”, diga “estou grávida”, além de simples e fácil a ideia permite que você registre a reação do seu marido e futuro papai. O mesmo pode ser feito com os outros membros da família em uma foto coletiva.

8. Copos: uma outra foto que pode representar a chegada de um bebê é combinar duas xícaras e uma mamadeira, ou duas xícaras grandes e uma pequena. A ideia além de simples, é super fofa e fácil de ser reproduzida, basta escolher os copos ou xícaras, posicioná-los e fotografar. Para contar aos amigos e familiares é só fazer cópias e compartilhar a foto.

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Foto: Reprodução / Pinterest

9. Cadeira vazia: registrar um espaço vazio nas fotos em família é uma ótima forma de divulgar a mais nova vida. Além da cadeira vazia para representar a falta de um dos membros, a foto pode ganhar mais evidência ao adicionar sobre o lugar vazio a data do nascimento ou quanto tempo falta até a chegada do pequeno que ocupará esse lugar.

Foto: Reprodução / Under the Sycamore

10. Save the date: fotos registrando de alguma forma a data prevista para o nascimento de seu bebê, podem ser uma forma de contar aos familiares e envolvê-los na expectativa da chegada desse novo membro. Além disso, são uma ótima lembrança para o casal e para o próprio filho.

11. Balões: outra maneira de anunciar sua gravidez é fazer o uso de elementos relacionados ao universo infantil. Um desses elementos são os balões.

É possível tanto escrever ao fundo dos balões alguma frase relacionada à gravidez ou a data prevista para o nascimento, como usar o recurso das cores azul e rosa para incitar a dúvida sobre o sexo do bebê e sutilmente dar a notícia a todos.

12. Escondido na comida: uma das ideias mais criativas para anunciar sua gravidez ao papai é escondendo essa mensagem na comida. Existem diferenças opções para isso: é possível escrever sobre o prato (ou xícara, copo, etc.

) de forma que fique encoberta pela comida, posicionar a mensagem nos talheres exigindo bastante atenção por parte do homem ou ainda escrever diretamente na comida. Uma outra alternativa também é inserir o recado em um biscoito da sorte.

Essa ideia também pode ser usada para divulgar a notícia para outros membros da família ou do círculo de amigos, basta convidá-los para comer em sua casa e esconder o recado na refeição de cada um.

Foto: Reprodução / Pinterest

13.

Mistura maluca de sabores: uma características da gravidez é a possibilidade de surgirem desejos peculiares, ilustrar essa situação em uma foto é uma forma bastante simples e criativa de anunciar aos outros sua gestação. Junte pratos que não costumam ser servidos juntos, tire a foto e a compartilhe seus amigos e familiares, pode demorar que eles entendam a mensagem, mas assim que descobrirem vai ser alegria na certa.

Foto: Reprodução / Two twenty one

14. Placas de contagem: Ao utilizar placas de contagem dos membros da família é possível divulgar a gravidez através de uma foto delicada. A ideia é fácil de ser reproduzida, basta escrever em algum suporte (quadro, papel) a ordem dos filhos e o último deve representar o novo membro da família, sendo posicionado a frente da barriga da mãe.

Veja também
Bombinha de tirar leite: o que é e quando o seu uso é indicado

Foto: Reprodução / Paint the moon

15. Use as redes sociais a seu favor:

5 Ideias de como contar a Gravidez aos Avós

Logo que descobrem a gravidez, os futuros papais ficam ansiosos para dividir essa emoção com seus familiares, especialmente com os futuros avós. A maioria dos casais preferem aguardar passar o primeiro trimestre da gestação para informar a chegada de mais um membro as suas famílias.

Passado esse momento de euforia da descoberta, chegou a hora de compartilhar com os seus pais que eles serão avós, pela primeira vez ou mais uma vez!

Você já imaginou como vai ser esse grande momento? Separamos algumas ideias bem criativas para te ajudar!

1. Cartão especial

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Um cartão especial com o ultrassom. / Pinterest

2. Canecas personalizadas

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Pinterest

3. Body na caixinha

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Pinterest

4. Sapatinhos

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Pinterest

5. Mensagem secreta

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

“Um passarinho me contou que você vai ser avó.” / Pinterest

Querem já sentir o gostinho de como será esse momento? Assistam ao vídeo feito pela Lia, do Just Lia, contando sua gravidez para família:

Confira sobre:  Como fazer o bebê dormir?

São tantas ideias criativas para você fazer o anúncio especial, não é mesmo? Escolha a sua preferida e corre lá contar para todos a grande novidade… tem um bebê a caminho!

Novidade! O iBabysite está com o plano Basic gratuito para você criar a sua lista de presentes online para o chá de bebê. É rápido, fácil e seguro. Os seus convidados vão adorar te presentear sem sair de casa. Acesse o banner abaixo para criar o seu site e ganhar muitos presentes para o seu bebê.

Leia também:  Como Saber Qual O Meu Pc?

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

5 Ideias de como contar a Gravidez aos Avós was last modified: setembro 15th, 2018 by iBabysite revelaçãorevelar o sexo do bebe

As frases e situações que definem muito bem o que é ser avó ou avô

Ser avó ou avô é uma das coisas mais fantásticas que pode acontecer na vida de uma pessoa. Especialmente porque, em geral, a surpresa vem na terceira idade. Quando a vida parecia ter sossegado, SURPRESA! Um serzinho vem iluminar a casa.

Selecionamos algumas frases e situações que definem muito bem o que é ser avó / avô, esses seres maravilhosos e cheios de carinho que, como dizem, amam por dois!

1. Vovó coruja: cada abraço do seu neto vale por dez doses de um remédio

A idade chega para todos. Com ela, vem uma dorzinha aqui, um probleminha ali, mas tudo isso desaparece no abraço carinhoso de um neto. Depois de tantos anos e dedicação à família, um dos remédios mais poderosos que os avós podem tomar é poder fazer parte do crescimento dos seus netos.

E não é exagero dizer que o abraço faz bem para saúde: quando acontece, o cérebro humano libera uma substância chamada oxitocina, responsável por aliviar o estresse e atrasar o envelhecimento das células!

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Tornar-se avó é desfrutar de um dos poucos prazeres da vida, para os quais as consequências já foram pagas.

Robert Brault

2. Ser avó significa praticar o equilíbrio constantemente!

Cena mais comum na casa da avó é: crianças correndo. Se você não tiver o mínimo de equilíbrio, não consegue acompanhar. Se já for uma vovó ou vovô com mais idade, sabe que manter-se estável já não é mais uma tarefa tão simples. Quer melhor treinador para isso do que netos? ????

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Meus netos acreditam que sou a coisa mais antiga do mundo. E depois de duas ou três horas com eles, eu acredito também.

Gene Perret

3. Cada visita dos netos é um banho de vitalidade emocional

Aquele dia entediante, sem graça e silencioso é completamente transformado no momento em que os netos pisam na casa. Seja um ou vários, não há ambiente que permaneça calmo com a presença deles, simplesmente porque é impossível não acender o ânimo. Um sorriso, um abraço, um pedido especial: ter um neto é sinônimo de vitalidade emocional.

O que as crianças mais precisam são os essenciais que os avós proporcionam em abundância. Eles dão amor incondicional, bondade, paciência, humor, conforto, lições de vida. E, mais importante, comida boa.

Rudy Giuliani

A vinda de netos acaba por trazer lições que não eram esperadas. Coisas que você experimenta pela primeira vez, sensações novas, situações que nunca passou antes. No final, avós aprendem tanto quanto ou mais do que ensinam aos seus netos. É um ciclo lindo de aprendizagem que derruba qualquer choque de gerações.

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

E não é que o tempo seja mestre em nos ensinar o óbvio. Nós é que demoramos demais para o óbvio aprendermos!

Augusto Branco

5. Começa a praticar levantamento de peso na terceira idade

Quem disse que precisa ser super-jovem para fazer levantamento de peso? Qualquer vovó ou vovô que acompanha a energia de um neto levanta quilos e mais quilos de uma massa que nunca para no lugar. Na hora da consulta com o médico, já dá até para dizer que faz musculação!

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Uma hora com seus netos pode fazer você se sentir jovem novamente.
Qualquer coisa mais do que isso, e você começa a envelhecer rapidamente.

Gene Perret

6. Um neto é a melhor forma de registrar o passado e garantir o seu futuro

Essa frase soa complicada, mas na verdade é bem simples: contar histórias, além de exercitar a memória, é uma forma de registrar a lembrança da sua família. Ao mesmo tempo, quando o Legos dos avós passam aos netos, uma coisa linda acontece: eles permanecem para sempre no futuro da família. Nos gestos, costumes, ensinamentos. Está aí a beleza de perpetuar gerações ❤️

Nossos netos nos aceitam por nós mesmos, sem repreensão ou esforço para nos mudar, como ninguém em nossa vida inteira jamais fez, nem nossos pais, irmãos, esposas, amigos – e quase nunca nossos próprios filhos adultos.

Ruth Goode

7. Você aprende que um sorriso é solução instantânea para qualquer estresse

A gente já disse que interagir com o neto faz bem para a saúde. O abraço libera oxitocina, correr atrás deles mantém o equilíbrio e as articulações em dia, cuidar deles diminui o risco de Alzheimer (segundo pesquisadores australianos), e simplesmente vê-los sorrir desmancha qualquer mau-humor. São pequenas máquinas de contentamento!

Como Dizer Aos Pais Que Vao Ser Avos?

Uma avó é alguém com prata no cabelo e ouro no coração.

Gravidez na adolescência: como dar a notícia aos pais?

Descobrir uma gravidez na adolescência pode ser uma tragédia para qualquer menina, principalmente pelo preconceito social que existe com mães jovens. Ao iniciar a criação de um filho antes dos 20 anos, as meninas estão sujeitas a enfrentar uma série de comentários desagradáveis de pessoas em volta e ter que lidar com o julgamento de conhecidos e desconhecidos.

Foto: Shutterstock

De fato, uma gravidez na adolescência não é nada fácil, seja pelo preconceito, por dificuldades financeiras e até mesmo por falta de maturidade. A menina vira mulher de uma hora para outra e passa a ter que lidar com responsabilidades que não existiam antes. Para as mães solteiras, o desafio é maior ainda sem a presença do pai da criança.

No entanto, ter um filho é uma grande alegria para qualquer família. Por mais que seja difícil dar a notícia e conquistar a aceitação das pessoas mais próximas, é comum que tudo mude após o nascimento da criança.

Os avós e outros parentes se apaixonam pelo pequeno e muitas das dificuldades acabam sendo superadas.

Veja um guia completo sobre como dar a notícia aos pais e passar pela fase mais difícil da gravidez, que é a descoberta:

Dar uma notícia forte e que vai mudar a vida de todo mundo não é o mesmo que contar que está namorando ou que foi reprovada em uma prova na escola. Você precisa se preparar psicologicamente para contar a novidade com muita maturidade e tentar causar o mínimo de preocupações nos seus pais.

Você está ciente das dificuldades, mas precisa ter coragem para enfrentar tudo a partir de agora e continuar vivendo cada dia de cabeça erguida. Tenha em mente que faz parte da sua responsabilidade agora tranquilizar as pessoas mais próximas e provar para todo mundo que não se trata de uma criança cuidando de outra.

Foto: Shutterstock

• Mantenha a calma e só fale depois que você mesma estiver aceitando a ideia da gravidez. Contar aos pais aos prantos só vai dificultar mais a situação.

• Não tenha pressa para contar imediatamente, aproveite as próximas semanas para fazer uma reflexão e pensar sobre as alterações que a sua vida terá a partir de agora.

• Conte para uma amiga, alguém que seja de confiança e possa ajudar na tarefa de se preparar. Conte com essa amiga também acompanhar nas primeiras consultas médicas.

• Encare como algo positivo. Imagine como será o seu filho e das alegrias que você terá em um futuro próximo.

É muito difícil saber como um pai ou uma mãe reagiria em uma situação dessas. Tudo vai depender dos princípios pessoais da sua família e da própria história de vida dos seus pais. Se a sua mãe também engravidou jovem, vai ser mais fácil dela aceitar do que uma mãe que casou virgem.

Os conceitos religiosos da família também podem contar muito na hora de se manifestar sobre este assunto. Seus pais podem querer ajudar você neste desafio ou podem querer que você aborte de alguma forma. Há muitas reações e elas não necessariamente correspondem a uma decisão final. Lembre-se de que é importante que os seus pais tenham um tempo também para processar a novidade.

Foto: Shutterstock

  • • Pense em todas as possibilidades de reações e em como responder aos questionamentos dos seus pais.
  • • Se eles reagirem mal, ignore qualquer frase dita no momento e diga que gostaria que eles refletissem sobre o assunto por um tempo.
  • • Lembre os seus pais que “como” e “porquê” aconteceu não é algo que deva ser discutido no momento, já que não irá mudar a situação.
Leia também:  Como Ver Quem Esta Ligado Ao Meu Router Nos?

Passo 3: escolha a abordagem certa

A maneira de falar pode influenciar na reação e fazer toda a diferença. Se você mostrar muita fragilidade, os seus pais ficarão mais preocupados do que se verem que você está aceitando a ideia e pronta para o novo desafio. Você provavelmente irá escutar vários conselhos dos seus pais e deve ouvir tudo atentamente, sem deixar que o assunto vire discussão.

Por mais que a reação seja negativa, a tendência é que tudo mude nos primeiros dias e, até o fim da gravidez, eles já estejam aceitando melhor a ideia de ter um neto. O importante é dar um tempo ao tempo e não tomar atitudes desesperadoras, como chorar e mostrar que não sabe o que fazer ou que não quer a criança.

Foto: Shutterstock

• Seja forte na hora de dar a notícia. Diga com serenidade que também ficou surpresa, mas a responsabilidade é sua e você irá enfrentar todas as dificuldades.

• Não responda detalhes sobre “como” aconteceu, apenas diga quem é o pai da criança e qual a sua reação atual com ele.

• Se você ouvir sermões sobre uso de camisinha, diga que entenda e dê razão aos seus pais. Não inicie brigas gratuitamente. (Previna-se: Conheça os principais métodos contraceptivos)

• Se o clima ficar pesado, retire-se do local e diga para os seus pais que volta a conversar quando os ânimos se acalmarem.

Como agir e o que falar?

É natural que você se preocupe com a reação das pessoas mais próximas. Não é nada legal ouvir julgamentos de que você não se cuidou, ou de ouvir ainda frases como “você acabou com o seu futuro”. Não deixe se influenciar pelo o que os outros pensam, o futuro de uma adolescente não pode ser condenado pelo nascimento de uma criança.

Deixe claro que a chegada do bebê não vai transformar você em uma dona de casa para o resto da vida. Mostre aos seus pais que você continua com planos para o futuro e que a vinda do bebê será uma benção para toda a família, já que é uma criança que irá alegrar a casa e transformar a rotina de forma positiva.

Foto: Shutterstock

Quanto mais tranquila e ciente você estiver sobre o seu futuro, mais fácil será para os seus pais aceitarem a ideia.

Por isso, prepare-se bem e dê a notícia com calma, sem tentar se justificar ou pedir desculpas.

Entenda também o lado dos seus pais e não se magoe se ouvir comentários desagradáveis na primeira conversa, pois é possível que eles reajam de forma emocional, falando coisas que não sentem de verdade.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição Dona Giraffa

• Meu namorado ejaculou na minha perna, posso estar grávida?

Como contar para os meus pais que estou grávida?

Quando você está em um relacionamento e tem relações sexuais antes do casamento sem medir as consequências, uma gravidez indesejada pode acontecer. Nesses momentos de incerteza, muitas mulheres se perguntam: como contar para os meus pais que estou grávida?

A maturidade, na maioria das vezes, anda de acordo com a idade. No entanto, desde o início da adolescência, os pais devem ter as conversas necessárias com os filhos sobre o que é um namoro responsável. A ideia a ser transmitida é a de que todas as experiências da vida devem ser experimentadas no momento certo.

A adolescência e a sexualidade

O namoro é uma fase na qual os casais se conhecem e vivem o amor mais puro. Nela, há uma união íntima, a afinidade com a outra pessoa é descoberta e o respeito é cultivado.

Geralmente, o que acontece é que quando nos apressamos para viver situações ou ‘pulamos etapas’, sendo presas dos impulsos e irresponsáveis quanto aos atos cometidos, depois precisamos assumir com comprometimento e caráter as consequências disso.

Há muitas maneiras de expressar o amor entre os casais, não apenas através do sexo, que deve ser adiado até que ambos estejam totalmente preparados e também sejam responsáveis. Principalmente porque sempre há a possibilidade de trazer outro ser ao mundo.

Se o casal, e especialmente a mulher, não estiver preparado para assumir uma gravidez e as consequências dos atos não forem medidas, ambos deverão encarar a responsabilidade. Nesses casos, é essencial buscar apoio para levar a gravidez adiante.

Quando a decisão é tomada e se decide contar para os pais sobre a gravidez, a mulher deve saber que isso implica mais do que um encontro com eles. O normal é que a jovem esteja assustada e preocupada pela forma como eles vão reagir a essa notícia.

Provavelmente, eles vão se culpar pelo que aconteceu. Haverá ânimos exaltados, gritos e ofensas que podem ficar fora de controle. Certamente, essa situação nem sempre é igual. Tudo dependerá das crenças, dos valores e da personalidade de cada um.

É importante não se deixar levar pelo momento. Apenas a mulher conhece os seus pais e a situação em que vivem. Porém, o mais recomendável é que ela não fale sozinha com eles, ou seja, o ideal é que o seu parceiro sentimental a acompanhe.

Com as dicas a seguir, você poderá fazer com que esse momento seja muito mais fácil de lidar.

Manter a calma

Embora o momento seja de angústia e nervosismo, a jovem deve tentar se manter muito calma e pensar muito bem no que vai dizer. As palavras devem ser organizadas, sempre se lembrando de que uma notícia importante será comunicada para os pais.

Por outro lado, também não devemos exagerar. A futura mamãe não será nem a primeira nem a última pessoa a engravidar sem planejamento prévio ou no momento menos indicado.

“A mulher deve saber que isso implica mais do que um encontro com eles. O normal é que a jovem esteja assustada e preocupada pela forma como eles vão reagir a essa notícia.”

Encontre a hora e o lugar apropriados para conversar

Na medida do possível, os pais devem ser abordados quando estiverem menos sobrecarregados, tanto pelo trabalho quanto por uma situação específica. É necessário evitar piorar as coisas, por isso a mulher deve tentar encontrar o melhor momento para compartilhar a notícia.

Ao escolher um momento ruim para isso, a situação pode terminar em um drama completo. Nesse caso, tudo pode vir a se tornar um caos familiar. A mulher se sentiria como se o mundo estivesse desabando sobre ela. Por isso, devemos transmitir integridade e segurança para esperar receptividade da parte dos pais.

Porém, também não se deve esperar muito tempo. A gravidez ficará evidente rapidamente, seja pelo aspecto físico ou pelos sintomas que possam surgir.

Pedir apoio

Embora a situação seja muito difícil, é aconselhável pedir o apoio dos pais. Principalmente porque só eles podem ajudar a tomar a melhor decisão. Os pais sempre serão a melhor fonte de motivação. Diante das situações mais difíceis, somente a família pode proporcionar amor e compreensão e fortalecer os laços de união a partir disso.

Esperar e ser paciente

Ao enfrentar a difícil pergunta “Como contar para os meus pais que estou grávida?”, é provável que eles fiquem chocados e talvez desapontados com a notícia que acabaram de receber. Mas isso é normal.

Assim, após a conversa, devemos esperar até que os ânimos se acalmem e tudo volte ao normal. Depois disso, é hora de ouvir atentamente as propostas e os conselhos que eles tenham a oferecer. O mais provável é que eles ofereçam o seu apoio.

Na maioria dos casos, os pais apoiam as filhas ao enfrentar uma situação como essa. Certamente, não é algo simples. No começo, pode haver confusão, preocupação e desespero, mas depois tudo fluirá com calma e, acima de tudo, eles estarão ao lado delas para que tudo acabe bem.

Se você passar por essa situação, encha-se de garra e coragem. Dê aos seus pais o mesmo amor e compreensão que eles te dão. Deles, você só receberá apoio e consolo diante das dificuldades mais complexas.

Pode interessar a você…

Como anunciar uma gravidez

por A Pipoca Mais Doce, em 15.03.13

Texto escrito a 16 de Janeiro

Ao grupo de amigos mais próximo:

Aproveitar o facto de ser passagem de ano para, à meia-noite, sugerir um brinde. “Um brinde aos dois… não, um brinde aos três!!!”. Convém ter os ouvidos preparados para o conjunto de gritos e guinchos que se podem seguir. Convém também não esquecer que é provável que já haja pessoas alcoolizadas, o que pode exacerbar as emoções e manifestações de alegria.

A uma amiga que nos enviou uma mensagem a dizer que o José Raposo e a Sara Barradas estão a pensar ter um filho:

Leia também:  Como Ver Todas As Pessoas Que Ja Segui No Instagram?

Convidá-la para jantar lá em casa e, assim do nada, perguntar “sabes quem é que também vai ter um filho para além do José Raposo e da Sara Barradas? EU!”

Não é uma versão particularmente fofinha nem romântica. E corre-se o risco de, passado não sei quanto tempo, a amiga ainda nos continuar a dizer “eu não acredito que usaste o José Raposo para me anunciares a tua gravidez”

A uma amiga com quem se está a almoçar e nos pergunta “então e vocês, não estão a pensar ter filhos?”:

Desvalorizar a questão e responder “sim, se tudo correr bem lá para Agosto já cá está”. Em seguida, olhar para a cara de confusão dela e vê-la a fazer contas mentalmente. “Mas… então.. Agosto.. então mas estamos em Janeiro… espera… mas… ESTÁS GRÁVIDA?”

Aos pais:

Aproveitar o dia dos nossos anos para dizer “ah, eu também tenho um presente para vocês. Se tudo correr bem, lá para Agosto vão ser avós!!!!”. Tentarmos abstrair-nos do facto que, ao anunciarmos uma gravidez, estamos também a dizer aos nossos pais que temos uma vida sexual. Nada que eles já não soubessem, mas é sempre assim coiso assumir.

Aos sogros e restante família:

Aproveitar o nosso jantar de anos para mostrar os presentes que recebemos e, pelo meio, mostrar também o babygrow minúsculo que o marido nos ofertou. Esperar pelas reacções. Silêncio.

Sogra é a primeira a falar e pergunta “ah… é para o Manolo?”. Silêncio. Esperar por mais reacções. Finalmente, alguém pergunta : “estás grávida???”. Mais silêncio e incredulidade.

“A sério? Estás mesmo grávida? A sério? Estás mesmo

grávida?”. Confirmar e aguardar pelos festejos.

  • ——-
  • Adenda ao post:
  • Como anunciar às restantes amigas:
  • Organizar um jantar de mulheres no Dia dos Namorados (curiosamente, o dia em que se fez a ecografia dos três meses e em que se confirmou que estava tudo ok) e, entre um risotto e uma pasta, sugerir mais um brinde de Coca-Cola e anunciar a coisa.
  • Como anunciar a 50 mil pessoas ao mesmo tempo:

Ter um blog há nove anos e espetar lá com a notícia. Depois de, claro, se ter contado primeiro a todos os amigos e familiares que interessam.

Acho que no nosso caso correu tudo bem, mas isto de anunciar uma gravidez pode dar chatices. Conta-se primeiro aos pais ou aos sogros? E que amiga é escolhida para saber em primeiro lugar? E tem de ser pessoalmente ou dá só para enviar uma mensagem? Tanto quanto sei, acho que não há ninguém chateado connosco por só ter sabido depois deste ou daquele, mas isto nunca se sabe.

Há muita sensibilidade para gerir, por isso pensem bem no assunto antes de se porem com ideias de anunciar. Nós só contámos a meia dúzia de pessoas antes dos três meses, os restantes esperaram. Preferimos assim. Não por superstição ou coisa do género, mas porque ter de lidar com as expectativas e ansiedades dos outros nem sempre é agradável.

Mas há quem conte logo, ainda com poucas semanas de gravidez, e não tenha problema nenhum com isso. Eu acho que ambas as hipóteses são válidas. Achei melhor esperar porque, lá está, se a coisa corresse mal, não queria ter 67 mil pessoas a falarem do assunto.

Mas, a verdade, é que as coisas podem correr mal a qualquer altura, e acredito que aí também saiba bem ter algumas palavrinhas de apoio e compreensão. Basicamente, acho que cada um deve fazer o que achar melhor. Mas lá que é difícil aguentar três meses sem abrir a boca, isso é, vos garanto.

Como é que, durante três meses, se guarda um segredo que está a dominar completamente a nossa vida? E parece que quanto mais a pessoa quer esconder, mais se fala no assunto. A quantidade de conversas que eu tive sobre gravidez, já sabendo que estava grávida. Não é fácil!

Vou ser vovó! Descubra como participar da vida do seu neto desde já

As mulheres se dedicam à criação de seus filhos com outra energia, não é mesmo? Trabalhando fora ou não, elas educam seus filhos, participam da vida escolar, acompanham os primeiros amores, vitórias na carreira profissional, casamento e, quando seus corações já transbordam de orgulho, vem uma nova comemoração: vou ser vovó!

É muito legal viver a emoção dos preparos e da chegada de um neto, e aquela história de que avó é uma mãe mais açucarada algumas vezes sobe à cabeça.

Mas apesar desse comportamento ser reflexo da intensidade do seu amor, é preciso saber como participar de forma saudável na gravidez de sua filha ou nora. Para isso, trouxemos algumas dicas neste post. Confira!

Pergunte para a futura mamãe como pode ajudar

Quando uma mulher engravida, sua agenda enche de novos compromissos: fazer o enxoval do bebê, preparar o chá de revelação, comparecer em todas as consultas de pré-natal, procurar informações e profissionais que vão ajudar no parto e nos primeiros cuidados.

Sem contar que suas obrigações anteriores não param, principalmente se ela tem outros filhos, não é mesmo? Dessa forma, as avós podem ajudar de várias maneiras, mas o ideal é perguntar em quais dessas atividades ela será mais útil.

Assim, a ajuda da avó vai trazer tranquilidade, permitir que a gestante descanse e sinta que tem uma rede de apoio carinhosa e eficiente.

Respeite as regras dos pais

Cada casal determina quais cuidados e educação são os melhores para seus filhos, e é preciso respeitar essa decisão. Regras para a visita do recém-nascido, por exemplo, sempre causam dúvidas em outros adultos que já viveram esse momento.

Também geram questionamentos as decisões dos pais em colocar o berço do bebê no quarto do casal, praticar a cama compartilhada com filhos mais velhos, dedicar a amamentação exclusiva, entre outros assuntos.

Aqui a dica é clara: respeite as regras e escolhas dos pais sem questionar ou transparecer seu desagrado. Mas claro, que você também pode e deve contribuir dando dicas da sua experiência.

Relembre técnicas que utilizou com seus filhos

A sabedoria de mães mais experientes é muito valiosa! Apesar da dica anterior dizer para não questionar as regras e escolhas dos pais, isso não quer dizer que você não possa compartilhar seus conhecimentos e técnicas que funcionaram com seus filhos.

Tente se lembrar como testava a temperatura do banho do bebê, massagens para acalmar e evitar cólicas, canções de ninar e receitas de papinhas saudáveis para quando o neto já estiver fazendo a introdução alimentar.

Prepare sua casa para as visitas do neto

A casa da vovó também pode ser preparada para a chegada do neto. Ter um quarto ou cantinho ajustado para receber as futuras visitas do bebê e seus pais vai evitar que eles tenham de fazer quase uma mudança antes de sair de casa!

Berço portátil, jogo de lençol, mantas, babinhas, toalha para banho, trocador, itens de higiene, algumas peças de roupa limpas, entre outras opções, vão dar o suporte necessário para seu visitante especial.

Saiba quais presentes serão úteis para o bebê

Nós sabemos que é tentador e que as avós querem encher seus netos de presentes e mimos. É claro que essa é uma demonstração de carinho, mas ela também deve ser feita pensando nas necessidades do bebê e da mãe para evitar desperdícios.

Para não errar na hora dos presentes, você pode perguntar à futura mamãe quais itens do enxoval ainda estão por comprar ou optar por peças coringas, como mantinhas, toalhas para banho, babinhas, babões, toalha fralda, jogos de lençol, fronhas, cobertores ou até kits básicos e completos da marca A lua dorme em pé, que têm cores suaves, bordados a mão e muito mais. Aliás, combinam com diferentes decorações dos quartos dos bebês. São itens que ficam fora das listas de chá de bebê, ou seja, escolhas certeiras! A opção de kits unissex são excelentes para o primeiro presente, quando acaba de descobrir que será vovó.

Depois que o sexo do bebê for revelado, vai ser possível investir em presentes mais específicos, como babadores rosas ou com motivos femininos. Vai ser uma delícia!

Poder dizer para todo mundo “vou ser vovó” é uma das alegrias da vida, uma renovação do amor que sempre emociona, do primeiro neto e todos os outros que virão depois. Por isso, curta bastante e, se quiser tornar esse momento ainda mais especial, escolha produtos feitos com carinho na A lua dorme em pé.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*