Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Por Danielly Ferreira
Atualizado em 29.01.20

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Tessa Rayanne

A gravidez sem dúvidas é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher. Apesar da ideia de ter um filho não ser o sonho de todas as mulheres, esse período é fortemente envolvido de um aspecto emocional e delicado, afinal a partir deste momento a mulher passa a carregar e ser responsável por outra vida.

A descoberta e o anúncio da gravidez para o papai, a família e os amigos é o primeiro passo para celebrar a nova vida que está chegando, por isso deve ser especial.

Com criatividade e carinho é possível caprichar nas ideias e tornar o anúncio da sua gravidez inesquecível para você e para quem você ama. Fotos divertidas, cartões, cópias do teste de gravidez. Não importa a forma, o importante é registar esse momento tão especial e único.

Confira 30 ideias legais e criativas para anunciar a sua gravidez para as pessoas que você gosta e guardar esse momento da forma como ele merece.

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?
Veja também
7 dúvidas respondidas e cuidados com a pressão alta na gravidez

1. Distribuindo o ultrassom: diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras, portanto nada melhor que a primeira foto do seu bebê para anunciar a chegada de uma nova vida. Presentear seus familiares e amigos com cópias do ultrassom é uma das maneiras mais simples e clara de divulgar a todos a novidade.

Para tornar o momento mais especial, invista em um envelope bonito e crie um pouco de suspense antes de abrirem o mesmo, com a curiosidade aguçada a surpresa será ainda maior!

2. Cartão de Dia dos Pais: dar a notícia ao seu marido merece uma ideia especial, uma maneira de anunciar a gravidez é presenteá-lo com um cartão de Dia dos Pais, além da opção de comprar o cartão, você mesma pode produzi-lo, dando um toque pessoal ao presente. Ao entregar o cartão deixe que ele entenda a notícia sozinho, se possível registre o momento e a reação do futuro papai.

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Ash and Matt

3. Contagem regressiva: novamente, o anúncio é feito através de imagens. Contar os dias que faltam até o nascimento é uma ideia simples e fácil de ser reproduzida.

A contagem regressiva pode ser feita de diferentes formas: um calendário para contagem (de 1 a 40, de acordo com as semanas gestacionais), plaquinhas com o número de semanas restantes, como achar melhor, o importante é criar, compartilhar e/ou fotografar o objeto de contagem e contar junto com a família e os amigos.

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

4. Camisetas: estampar camisetas com alguma frase ou desenho divertido, também é uma forma simples de anunciar a gravidez.

A peça pode servir como presente para o futuro papai, vovô ou vovó, como uniforme para contagem da família (jogador 1, jogador 2 e jogador 3), pode conter a data prevista do nascimento ou frases como “em breve”, “nós estamos com fome”, “carregando” e outras ideias divertidas e fofas.

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

5.

Equação matemática: fotografar o casal e os filhos (caso não seja o primeiro) com placas numeradas formando uma equação matemática que ao final resulta em um número a mais do que a soma real das pessoas presentes na foto é uma forma sutil e divertida de divulgar a espera de um novo membro na família. Além de servir como registro, a foto é uma ótima maneira de contar às pessoas mais próximas a novidade.

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

6. Sapatinhos: uma representação visual bastante comum da gravidez são os pequeninos sapatos de bebê. Sozinhos ou combinados com os pés dos pais, sempre geram fotos delicadas e graciosas. Para renovar a ideia, invista em sapatos coloridos ou ainda que sejam iguais para todos os membros da família.

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Balade en Roulotte

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Tina take my photo

7. Foto surpresa: com a febre das selfies registrar momentos cotidianos é uma mania compartilhada por muitos.

Uma forma criativa de anunciar a gravidez ao seu marido é convidá-lo para uma foto e, ao invés de falar “xis”, diga “estou grávida”, além de simples e fácil a ideia permite que você registre a reação do seu marido e futuro papai. O mesmo pode ser feito com os outros membros da família em uma foto coletiva.

8. Copos: uma outra foto que pode representar a chegada de um bebê é combinar duas xícaras e uma mamadeira, ou duas xícaras grandes e uma pequena. A ideia além de simples, é super fofa e fácil de ser reproduzida, basta escolher os copos ou xícaras, posicioná-los e fotografar. Para contar aos amigos e familiares é só fazer cópias e compartilhar a foto.

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

9. Cadeira vazia: registrar um espaço vazio nas fotos em família é uma ótima forma de divulgar a mais nova vida. Além da cadeira vazia para representar a falta de um dos membros, a foto pode ganhar mais evidência ao adicionar sobre o lugar vazio a data do nascimento ou quanto tempo falta até a chegada do pequeno que ocupará esse lugar.

Foto: Reprodução / Under the Sycamore

10. Save the date: fotos registrando de alguma forma a data prevista para o nascimento de seu bebê, podem ser uma forma de contar aos familiares e envolvê-los na expectativa da chegada desse novo membro. Além disso, são uma ótima lembrança para o casal e para o próprio filho.

11. Balões: outra maneira de anunciar sua gravidez é fazer o uso de elementos relacionados ao universo infantil. Um desses elementos são os balões.

É possível tanto escrever ao fundo dos balões alguma frase relacionada à gravidez ou a data prevista para o nascimento, como usar o recurso das cores azul e rosa para incitar a dúvida sobre o sexo do bebê e sutilmente dar a notícia a todos.

12. Escondido na comida: uma das ideias mais criativas para anunciar sua gravidez ao papai é escondendo essa mensagem na comida. Existem diferenças opções para isso: é possível escrever sobre o prato (ou xícara, copo, etc.

) de forma que fique encoberta pela comida, posicionar a mensagem nos talheres exigindo bastante atenção por parte do homem ou ainda escrever diretamente na comida. Uma outra alternativa também é inserir o recado em um biscoito da sorte.

Essa ideia também pode ser usada para divulgar a notícia para outros membros da família ou do círculo de amigos, basta convidá-los para comer em sua casa e esconder o recado na refeição de cada um.

Foto: Reprodução / Pinterest

13.

Mistura maluca de sabores: uma características da gravidez é a possibilidade de surgirem desejos peculiares, ilustrar essa situação em uma foto é uma forma bastante simples e criativa de anunciar aos outros sua gestação. Junte pratos que não costumam ser servidos juntos, tire a foto e a compartilhe seus amigos e familiares, pode demorar que eles entendam a mensagem, mas assim que descobrirem vai ser alegria na certa.

Foto: Reprodução / Two twenty one

14. Placas de contagem: Ao utilizar placas de contagem dos membros da família é possível divulgar a gravidez através de uma foto delicada. A ideia é fácil de ser reproduzida, basta escrever em algum suporte (quadro, papel) a ordem dos filhos e o último deve representar o novo membro da família, sendo posicionado a frente da barriga da mãe.

Veja também
Bombinha de tirar leite: o que é e quando o seu uso é indicado

Foto: Reprodução / Paint the moon

15. Use as redes sociais a seu favor:

Como contar que estou grávida para meus pais

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida?

Você descobriu que está grávida e, além do impacto que a notícia causa a si mesma – especialmente se foi inesperada -, você se depara com o momento em que precisará dividir a novidade com a família. Segundo a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, é preciso enfrentar o receio e dar a notícia. “Não convém esperar muito para fazer isso porque a mulher precisa iniciar o pré-natal o quanto antes para garantir a saúde do bebê”, explica.

Leia também:Ideias criativas para contar que está grávidaSemanas de gestação: como calcular de quanto tempo você está grávidaComo controlar a ansiedade na gravidez

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida? Thinkstock

Segundo a profissional, o momento e o melhor jeito de contar a notícia vai dependente do tipo de relação que a mulher tem com os pais: se ela se sentir à vontade com os dois, vale reuni-los para conversar.

“Especialmente em casos de gravidez não planejada, o casal  pode ‘dividir’ o impacto emocional ao receber a notícia.

Se a mulher não tem uma relação muito próxima com um dos dois, vale contar primeiro para o familiar com quem tem mais afinidade”, recomenda.

Os pais devem ser os primeiros a saber da gravidez?

Segundo a psicóloga, se a mulher tem uma boa relação com a família, sim. Caso contrário, ela pode procurar ajuda profissional no primeiro momento. “Se a mulher não sentir apoio dos pais, o ideal é que procure um médico o quanto antes para pedir orientações, inclusive, de como contar ao pai da criança, quais exames fazer, entre outras”, diz.

Como Dizer Aos Pais Que Estou Gravida? Thinkstock

Quando contar ao pai da criança?

Se a gravidez não foi planejada, a psicóloga recomenda que o pai da criança seja informado somente depois de a mulher contar aos próprios pais. “Existem casos em que o pai da criança acaba fugindo da responsabilidade quando recebe a notícia. Por isso, é importante que, com o apoio dos pais, a mulher procure o pai do bebê para contar que está grávida”, explica Carla.

Não sei quem é o pai e agora?

Segundo a profissional, nesse caso, a melhor solução é não mentir e nem omitir esse fato. “O único jeito é ser completamente sincera na hora de dar a notícia às pessoas em quem confia, quanto mais enrolar a história, mais difícil a situação fica”, pontua, “passado o impacto, os ânimos vão se acalmar e a família começa a se planejar em função do bebê que virá”, conclui.

Leia também:  Como Saber Qual O Proximo Bau No Clash Royale?

Como contar para os meus pais que estou grávida?

Quando você está em um relacionamento e tem relações sexuais antes do casamento sem medir as consequências, uma gravidez indesejada pode acontecer. Nesses momentos de incerteza, muitas mulheres se perguntam: como contar para os meus pais que estou grávida?

A maturidade, na maioria das vezes, anda de acordo com a idade. No entanto, desde o início da adolescência, os pais devem ter as conversas necessárias com os filhos sobre o que é um namoro responsável. A ideia a ser transmitida é a de que todas as experiências da vida devem ser experimentadas no momento certo.

A adolescência e a sexualidade

O namoro é uma fase na qual os casais se conhecem e vivem o amor mais puro. Nela, há uma união íntima, a afinidade com a outra pessoa é descoberta e o respeito é cultivado.

Geralmente, o que acontece é que quando nos apressamos para viver situações ou ‘pulamos etapas’, sendo presas dos impulsos e irresponsáveis quanto aos atos cometidos, depois precisamos assumir com comprometimento e caráter as consequências disso.

Há muitas maneiras de expressar o amor entre os casais, não apenas através do sexo, que deve ser adiado até que ambos estejam totalmente preparados e também sejam responsáveis. Principalmente porque sempre há a possibilidade de trazer outro ser ao mundo.

Se o casal, e especialmente a mulher, não estiver preparado para assumir uma gravidez e as consequências dos atos não forem medidas, ambos deverão encarar a responsabilidade. Nesses casos, é essencial buscar apoio para levar a gravidez adiante.

Quando a decisão é tomada e se decide contar para os pais sobre a gravidez, a mulher deve saber que isso implica mais do que um encontro com eles. O normal é que a jovem esteja assustada e preocupada pela forma como eles vão reagir a essa notícia.

Provavelmente, eles vão se culpar pelo que aconteceu. Haverá ânimos exaltados, gritos e ofensas que podem ficar fora de controle. Certamente, essa situação nem sempre é igual. Tudo dependerá das crenças, dos valores e da personalidade de cada um.

É importante não se deixar levar pelo momento. Apenas a mulher conhece os seus pais e a situação em que vivem. Porém, o mais recomendável é que ela não fale sozinha com eles, ou seja, o ideal é que o seu parceiro sentimental a acompanhe.

Com as dicas a seguir, você poderá fazer com que esse momento seja muito mais fácil de lidar.

Manter a calma

Embora o momento seja de angústia e nervosismo, a jovem deve tentar se manter muito calma e pensar muito bem no que vai dizer. As palavras devem ser organizadas, sempre se lembrando de que uma notícia importante será comunicada para os pais.

Por outro lado, também não devemos exagerar. A futura mamãe não será nem a primeira nem a última pessoa a engravidar sem planejamento prévio ou no momento menos indicado.

“A mulher deve saber que isso implica mais do que um encontro com eles. O normal é que a jovem esteja assustada e preocupada pela forma como eles vão reagir a essa notícia.”

Encontre a hora e o lugar apropriados para conversar

Na medida do possível, os pais devem ser abordados quando estiverem menos sobrecarregados, tanto pelo trabalho quanto por uma situação específica. É necessário evitar piorar as coisas, por isso a mulher deve tentar encontrar o melhor momento para compartilhar a notícia.

Ao escolher um momento ruim para isso, a situação pode terminar em um drama completo. Nesse caso, tudo pode vir a se tornar um caos familiar. A mulher se sentiria como se o mundo estivesse desabando sobre ela. Por isso, devemos transmitir integridade e segurança para esperar receptividade da parte dos pais.

Porém, também não se deve esperar muito tempo. A gravidez ficará evidente rapidamente, seja pelo aspecto físico ou pelos sintomas que possam surgir.

Pedir apoio

Embora a situação seja muito difícil, é aconselhável pedir o apoio dos pais. Principalmente porque só eles podem ajudar a tomar a melhor decisão. Os pais sempre serão a melhor fonte de motivação. Diante das situações mais difíceis, somente a família pode proporcionar amor e compreensão e fortalecer os laços de união a partir disso.

Esperar e ser paciente

Ao enfrentar a difícil pergunta “Como contar para os meus pais que estou grávida?”, é provável que eles fiquem chocados e talvez desapontados com a notícia que acabaram de receber. Mas isso é normal.

Assim, após a conversa, devemos esperar até que os ânimos se acalmem e tudo volte ao normal. Depois disso, é hora de ouvir atentamente as propostas e os conselhos que eles tenham a oferecer. O mais provável é que eles ofereçam o seu apoio.

Na maioria dos casos, os pais apoiam as filhas ao enfrentar uma situação como essa. Certamente, não é algo simples. No começo, pode haver confusão, preocupação e desespero, mas depois tudo fluirá com calma e, acima de tudo, eles estarão ao lado delas para que tudo acabe bem.

Se você passar por essa situação, encha-se de garra e coragem. Dê aos seus pais o mesmo amor e compreensão que eles te dão. Deles, você só receberá apoio e consolo diante das dificuldades mais complexas.

Pode interessar a você…

Como Dizer a Seus Pais que Você está Grávida

Baixe em PDF
Baixe em PDF

Dizer a seus pais que você está grávida pode ser quase tão assustador quanto estar grávida.

Ao descobrir que está grávida, você pode estar se sentindo muito oprimida para descobrir uma maneira de contar aos seus pais.

Mas depois que seguir essas etapas, você estará no caminho certo para ter uma conversa aberta e honesta com seus pais e para descobrir o que fazer em seguida.

  1. 1

    Prepare o que você vai dizer. Embora seus pais possam ficar desapontados com sua notícia, não importa, você pode amenizar o baque falando da forma mais clara e madura possível. Aqui estão algumas coisas para se pensar:[1]

    • Prepare sua abertura. Não assuste seus pais dizendo, “Eu realmente tenho más notícias”. Em vez disso, diga, “Preciso conversar sobre um assunto delicado.”
    • Prepare-se para explicar a gravidez. Eles sabem que você está tendo relação sexual ou somente que tem um namorado?
    • Prepare-se para compartilhar seus sentimentos. Embora vá se sentir chateada e possa ter dificuldade para se comunicar, você deve adiar as lágrimas até o final da conversa, quando elas certamente virão. Você deve dizer que está chocada e triste por tê-los decepcionado (se for o caso), que está passando o momento mais difícil da sua vida e que gostaria muito do apoio deles.
    • Prepare-se para responder a quaisquer perguntas. Seus pais vão ter um monte de perguntas para você, então é melhor saber o que dizer pra não ser pega de surpresa.[2]
  2. 2

    Tente prever como seus pais vão reagir. Uma vez que descobrir como se comunicar melhor, como se sente e o que vai dizer, você precisará começar a pensar sobre como seus pais vão responder.

    [3]
    Isso vai depender de vários fatores, incluindo como eles reagiram a notícias difíceis no passado, se sua atividade sexual vai ser um choque completo para eles, e quais são os valores deles.

    Aqui estão algumas coisas a considerar:

    • Eles sabem que você é sexualmente ativa? Se você tem feito sexo por meses ou mesmo por anos e seus pais não fazem ideia disso, a notícia da gravidez será um choque ainda maior.
    • Quais são os valores deles? São liberais sobre sexo casual ou acham que você deveria permanecer virgem até se casar?
    • Como eles reagiram a notícias ruins no passado? Embora seja improvável que você já tenha dado uma notícia desse calibre, leve em consideração como seus pais já reagiram a notícias chocantes no passado. Como eles reagiram quando você lhes disse que não passou de ano ou que bateu o carro deles?
    • Se seus pais têm um histórico de reagir violentamente, você não deve dar a notícia sozinha. Encontre um parente confiável, que é mais aberto, para acompanhá-la ou até mesmo leve seus pais ao seu médico ou a um professor para dar a notícia.
    • Você ainda pode praticar a conversa com uma amiga íntima. Se você estiver grávida, é provável que já tenha falado com sua melhor amiga sobre isso, e ela pode não ter a menor ideia de como seus pais vão reagir. Mas, mesmo assim, ela pode ensaiar a conversa com você para deixá-la mais solta na hora do papo.[4]
  3. 3

    Escolha o momento certo para ter a conversa. Embora seja importante dar a notícia em tempo hábil, também é fundamental escolher o dia e o momento certos para melhorar seus resultados. Pense sempre no seguinte:[5]

    • Não seja dramática. Se você disser, “eu tenho algo extremamente importante para dizer a vocês. Quando é um bom momento para conversarmos?”, seus pais provavelmente vão querer ter a conversa imediatamente, e você pode não estar preparada. Em vez disso, demonstre calma: “Quero conversar sobre um assunto com vocês. Quando é que podemos ter um tempinho?”
    • Escolha uma hora em que seus pais possam prestar atenção em você. Escolha uma ocasião em que seus pais estejam em casa e em que não pretendam sair para jantar, para pegar seu irmão no futebol ou para se divertir com os amigos mais tarde. De preferência, eles devem estar livres após a conversa. Assim, eles vão ter tempo pra digerir a notícia.
    • Escolha uma hora em que seus pais estejam relaxados. Se seus pais ficam geralmente muito estressados ou cansados quando voltam do trabalho, espere até depois do jantar, quando eles estiverem um pouco mais tranquilos, para ter a conversa. Se eles parecem estar sempre estressados durante a semana, converse no fim de semana. Um sábado pode funcionar melhor do que um domingo, porque domingo à noite, eles já podem estar preocupados com a semana de trabalho.[6]
    • Escolha uma hora que funcione para você. Embora você deva escolher o melhor momento possível para seus pais, não se esqueça de levar em consideração seus próprios sentimentos. Escolha um momento em que você não esteja muito cansada, depois de uma longa semana de estudo e quando não estiver preocupada com uma prova ou coisa do gênero.
    • Se quiser que alguém a acompanhe, não se esqueça de levar a agenda dessa pessoa em consideração. Não dificulte as coisas para ninguém que vá se envolver nessa delicada conversa.
    • Não enrole. Escolher um momento ideal ajudará a conversa a fluir da melhor forma possível, mas adiar a conversa por semanas, porque todo mundo está muito ocupado e estressado, só piora as coisas.
  1. 1

    Dê-lhes a notícia. Esta é a parte mais difícil do plano. Apesar de ter preparado o que você vai dizer antecipar a reação deles, e apesar de ter escolhido o melhor momento para conversar, a situação continuará sendo tensa.

    • Relaxe. Provavelmente você já imaginou a cena mil vezes. O que você precisa entender é que a conversa provavelmente não vai ser da maneira como imagina. Pare. A reação de seus pais provavelmente será bem melhor que a esperada por você. Relaxar só facilitará as coisas.[7]
    • Faça com que seus pais se sintam confortáveis. Embora não seja apropriado jogar conversa fora nesse momento, você pode sorrir, perguntar-lhes comoestão e tranquilizá-los antes de dar a notícia.
    • Diga, “Eu tenho algo muito difícil pra dizer a vocês. Estou grávida.” Fale com firmeza.[8]
    • Mantenha contato com os olhos e linguagem corporal aberta. Transmita tranquilidade e abertura ao diálogo o tempo todo.[9]
    • Conte como está se sentindo. Eles não conseguirão reagir imediatamente. Fale como você está se sentindo com a gravidez. Lembre-os de que está sendo muito difícil para você.
  2. 2

    Aproveite para ouvir. Quer eles estejam irritados, emocionados, confusos, magoados ou cheios de perguntas, seus pais precisarão de tempo para digerir a notícia. Vá com calma e ouça, sem interromper, o lado deles.

    • Tranquilize-os. Embora eles sejam adultos, acabaram de receber uma notícia pesada. Segure a barra durante esse período inicial.[10]

    • Responda às perguntas. Se estiver preparada, você deverá ser capaz de responder às perguntas de maneira honesta e calma.
    • Pergunte-lhes como se sentem. Dê-lhes algum tempo para deixar a ficha cair e, em seguida, pergunte aos seus pais como eles se sentem. Se eles não compartilharem seus sentimentos depois de você se abrir, a conversa não será fácil.
    • Não se aborreça se eles ficarem com raiva. Lembre-se: eles acabaram de descobrir algo que vai mudar suas vidas.[11]
  3. 3

    Discuta os próximos passos. Lidar com a gravidez é um processo bastante delicado. Todos precisarão estar devidamente informados e de cabeça fria para não agir de maneira impensada, especialmente se houver uma diferença de opiniões entre a família.

    • Você pode não ser capaz de discutir os próximos passos imediatamente na conversa. Seus pais podem precisar de algum tempo para esfriar a cabeça, do mesmo modo que você tem o direito de ter um momento para lidar com os próprios sentimentos.
    • Lembre-se de que embora esta crise seja provavelmente a coisa mais difícil pela qual você passou, todos ficarão mais fortes ao passar por essa fase.[12]
  • Seus pais devem amá-la, aconteça o que acontecer. Embora a conversa vá ser incrivelmente difícil, ela só deve reforçar o vínculo de vocês no final.
  • Você já apresentou o pai da criança aos seus pais? Antes de revelar a gravidez, é importante que seus pais conheçam seu parceiro. Trazer alguém que eles não conhecem para o meio da conversa vai tornar as coisas ainda mais difíceis.
  • Se seus pais têm um histórico de comportamento violento, não dê a notícia sozinha. Leve-os para ver o seu médico ou o conselheiro da sua escola.
Leia também:  Franchising O Que É Como Funciona?

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, 10 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação. Este artigo foi visualizado 111 097 vezes.

Categorias: Artigos em Destaque | Gravidez

Esta página foi acessada 111 097 vezes.

Sou adolescente e estou grávida. Como contar aos meus pais que estou grávida? | Portal Ligação Teen

Olá AmigoTeen, me chamo Natasha e meus pais são bem conservadores e agora tenho que dizer para eles que estou grávida. Tenho 17 anos e meu namorado 19, como posso contar para os meus pais que estou grávida?

Olá Natasha, como estão as coisas com você e com o baby? Bem, o que posso dizer sobre este assunto é que é uma situação bastante delicada, afinal você também deve estar aprendendo a lidar com ela, já que pela sua mensagem acredito que tenha sido uma gravidez inesperada. Mas sem dúvida nenhuma este é um momento em que você precisará de todo o apoio, de seu namorado e de sua família.

Você não disse o que seu namorado esta pensando sobre o assunto, então vou considerar que ele não esta te apoiando neste momento, e que você agora só pode contar de verdade com sua família.

 Primeiramente não se engane, você precisará ter bastante coragem para contar aos seus pais, e se mostrar bastante segura do que pretende fazer daqui para frente, e procurar principalmente não ficar discutindo o como isso aconteceu, afinal todos são adultos e sabem bem como foi.

Comece com o pai ou a mãe, dependendo que quem você acha que poderia aceitar melhor a situação. se os dois são difíceis, pode servir contar para alguém da família e que essa pessoa te acompanhe no momento de contar para tua mãe ou teu pai. Lembre que os seus pais querem muito você e, embora possam se sentir muito tristes e até com raiva no começo, com certeza eles te apoiarão

Agora se seu namorado está ao seu lado e te apoia neste momento, o ideal é que vocês dois juntos contem aos seus pais e ele, seu namorado, demonstr que pretende assumir a criança e todo apoio financeiro e familiar para o novo ser que está para nascer. Isso deve dar mais segurança para os seus pais.

Nem meu namorado e nem meus pais me apoiam com esta gravidez?

Bem, nesta situação, o melhor é que você procure um médico, particular ou pelo SUS e conte sua história. Ele irá te dar orientações, quais exames fazer, e onde mais procurar ajuda.

Se seus pais te expulsarem de casa, ou a convivencia em casa estiver impossível, veja se consegue pedir ajuda para um parente ou amiga, pelo menos até o nascimento do bebe.

Com certeza, por mais duros que seus pais sejam, a tendencia é eles começarem a se encantar pelo neto, a medida que a gravidez evolua.

É isso, aí. Espero que tenha ajudado.

Estou grávida, sou adolescente, como conto aos meus pais?

  • Estou grávida!
  • Estou grávida?
  • Você já fez o teste.
  • Você faz o teste novamente.

Você faz uma terceira vez e senta-se em algum lugar: o mundo passando a mil na sua mente. É uma inundação de emoções. Lágrimas brotam. Sorrisos. Lágrimas de novo. Um suspiro.

O fato: você, uma adolescente e grávida

Você não planejou isso. Você pensou que tinha tomado precauções, mas você está grávida. E agora?

Para alguns adolescentes este pode ser um momento feliz, mas para outros pode parecer como o mundo está prestes a acabar. O futuro que você pensou que estava se desenrolando antes vem gritando.

Uma multidão de emoções irá competir por atenção e, em seguida, você perceberá que há uma coisa que você precisa fazer. Um frio na espinha a envolve. As palavras param em sua garganta e você quer vomitar novamente.

“Como é que eu vou contar aos meus pais?”

Para muitos adolescentes, este parece ser um obstáculo intransponível, mas certo como a noite vem depois de um dia, isto é algo que a maioria terá de enfrentar.

Culpa e vergonha podem ser as emoções primárias que você sentiu neste momento, impulsionado por crenças irracionais como, “Eu não deveria estar grávida, e porque eu sou, eu fiz algo realmente errado e eu não sou boa” (culpa) ou “meus pais pensarão mal de mim. Eu deveria ter a aprovação deles, porque se eles pensam mal de mim isso significa que eu sou inútil “(vergonha).

Veja:

  1. Mãe: uma profissão de 24 horas e 7 dias
  2. Estas emoções podem então desencadear uma emoção secundária de ansiedade com base em pensamentos como: “Se eles pensam mal de mim, eu não poderei suportá-los;” “E se eles me rejeitarem, e eu não vou ser capaz de lidar com isso; “Este é o fim do mundo.

  3. A combinação destes pensamentos e sentimentos são potencialmente paralisantes para uma pessoa jovem e pode tornar o processo de conversar com os pais tão difícil que muitas vezes os pais não são informados até que se torne óbvio demais para esconder a gravidez.

  4. Este adiamento pode causar complicações de como cada lado conversa e as escolhas potenciais que virão à sua frente.

Estou assumindo muitas coisas sobre o relacionamento que você tem com seus pais. Sei que nem todos os pais são iguais, e que cada caso é um caso que o seu é diferente.

Que não posso nem imaginar o que está se passando na sua cabeça no momento.

Em porto você está certa, mas se leu até aqui, quer dizer que um pouco, devo ter me aproximado da sua aflição.

Mas, aqui vão 10 dicas que poderão ajudar:

  1. Quanto mais você adiar para contar, mais difícil se tornará para todos vocês. Lembre-se, o tempo está passando e gravidez não para porque você está com medo.
  2. Se você não tem um grande relacionamento com seus pais, às vezes ajuda se você primeiro confiar em outras pessoas mais próximas, como um amigo, irmã, tia ou avó.

    Isto não só dá alguma prática em dizer às pessoas, mas também te dá um apoio. É importante não passar por isso sozinha.

  3. A rota mais simples é sempre a melhor, mas escolha um momento em que você sabe que terá tempo para falar sobre isso. Não diga de passagem e apressando-se, e não fale com raiva durante uma discussão. Converse.
  4. Sem rodeios.

    Seja clara, calma e direta, “Mamãe, papai, estou grávida.”

  5. É comum os pais ficarem com raiva e desapontados ao ouvir as suas notícias. Isso está ok. Permita a eles entenderem os sentimentos. É uma mudança tão grande quanto a sua. Lembra da música do Renato Russo: “São crianças, como você. O que você vai ser quando você crescer”.

  6. No choque do momento pode-se dizer coisas que você acha ofensiva. Não tome isso como pessoal. Mesmo os pais podem agir mal. Dê a eles o seu tempo.
  7. Palavras como “aborto” e “adoção” pode vir para cima. Este pode ser o que você também está pensando, mas é melhor esperar até que todos estejam mais calmos antes de falar sobre todas as opções.

    Lembrando que o aborto não é legalizado no Brasil e que isso é um grande risco a sua saúdo e mais várias discussões em torno do tema.

  8. Alguns pais podem tentar pressioná-lo a fazer algo que você não queira fazer. Mas lembre-se, você não tem que fazer qualquer coisa que você não está confortável.

    Em caso de dúvida, fale com um terceiro, como seu conselheiro da escola.

  9. Se possível, converse com seus pais com seu parceiro. Isto não só te dá um aliado, mas mostra um nível de maturidade de ambos.

  10. Finalmente, é o seu corpo e você vai ter que viver com todas as suas escolhas e consequências para o resto de sua vida, então pense com cuidado sobre o que é certo para você.

Em um momento como este você pode se surpreender com o quão bem os seus pais levam as suas novidades, e quanto eles se preocupam com você.

Por outro lado, nem todos os pais serão solidários. Se você se encontra em uma situação ruim depois de dizer a seus pais, não acho que você tem que fazer isso. Há um monte de apoio de profissionais lá fora.

A única coisa certa é que você tem que se apressar para tomar uma decisão.Uma boa metáfora para esta experiência é como arrancar um curativo.

Você pode sentir uma pequena dor intensa, mas então o curativo estará fora e você poderá seguir com a sua vida.

Seja corajosa. Vá falar.

Confira:

Primeiras providências depois de descobrir a gravidez

Como contar sobre a gravidez para pais e namorado

Neste artigo

Por Carolina Schwartz Não importa agora saber como isso aconteceu, mas o fato é que você desconfia que está grávida e, de repente, foi tomada pelo medo de como vai fazer para contar para a família, o namorado e o resto do mundo que vem um bebezinho por aí.

Calma, não adianta entrar em pânico, nem achar que se não fizer nada tudo vai se resolver de algum jeito milagroso.

Como você já deve ter percebido com outros grandes acontecimentos da vida, há horas em que a gente tem que encarar um assunto de frente e arranjar forças para seguir adiante (mesmo que, muitas vezes, possa parecer que não vai dar).

Com a ajuda da educadora sexual Maria Helena Vilela, do Instituto Kaplan, em São Paulo, o BabyCenter montou uma lista de passos simples de seguir para que você viva este momento da forma mais saudável e equilibrada possível. Assim, se tiver mesmo um nenê, ele virá ao mundo bem e será recebido com muita alegria, mesmo que num primeiro momento a notícia pareça uma bomba. Para que passar nervoso e ficar ansiosa à toa? Se sua menstruação está atrasada e você acha que tem sintomas de gravidez, não perca mais tempo e compre um teste de farmácia para saber se realmente está esperando ou não um bebê. Depois de uns 15 dias da relação sexual sem proteção, esse tipo de teste costuma ser eficiente. Se der positivo, sim, você está grávida, não há dúvida. Se der negativo, é grande a chance de você não estar, mas se a menstruação não vier talvez você precise repetir o teste ou procurar um médico para fazer um exame de sangue — esse sim mais garantido em caso de incerteza. Ou seja, não fique sofrendo no escuro, que é o pior estado de espírito que você pode ter. Uma vez que você saiba que está grávida mesmo, é hora de contar para o seu namorado, parceiro, ficante ou quem quer que seja o pai do bebê (se você não tem certeza, leia nosso artigo sobre Como saber quem é o pai?). Ideal mesmo é você já ter falado com ele antes, mesmo quando estava só desconfiada.

Lembre-se, vocês fizeram essa criança juntos e a gravidez é de vocês dois. Mesmo que por algum motivo você tenha engravidado sem um dos dois querer, agora não tem jeito, e o bebê já está aí dentro, começando a se desenvolver.

É importante incluir o parceiro nas decisões e nas preocupações desde o começo, porque assim você vai se sentir mais fortalecida. Pense que ele pode querer saber da gravidez e ajudar você no que der. Não carregue essa notícia sozinha e nem saia por aí pedindo opinião de tudo quanto é amiga antes de falar com ele. Muita falação no seu ouvido só vai gerar mais confusão na sua cabeça.

É uma informação muito séria, por isso procure organizar na sua cabeça primeiro cada pedacinho. Decida antes quando vai contar, onde vai contar e o que vai dizer”, aconselha o especialista em relacionamentos Andew G. Marshall. “Quando você contar, pode ser que ele fique chocado, e gente chocada faz coisas bizarras, como falar tudo o que passa pela cabeça, incluindo muita bobagem”, alerta o especialista. Ou pode ser que ele nem acredite em você. Essas são reações normais diante de surpresas, então tente ser sensível e considerar que você mesma pode ter passado por emoções bem conflitantes desde que descobriu a gravidez. De acordo com Marshall, antes de pedir apoio ao namorado, procure pensar especificamente do que você gostaria. “O problema de pedir ajuda é que ela pode significar coisas muito diferentes para pessoas diferentes.” Considere, por exemplo, se o que você deseja é:

  • Apoio emocional: quer o namorado ao seu lado, com um ombro para rir, chorar e reclamar?
  • Apoio financeiro: quer que o namorado ajude com as despesas do parto e da criação do bebê?
  • Apoio prático: quer que o namorado participe dos cuidados diários e da criação do bebê?

Comunique com clareza suas expectativas. Se você acha que seus pais vão reagir mal, conte primeiro para um outro adulto em quem você confie bastante (pode ser uma tia, uma professora, alguém da sua rua, mãe de uma amiga, médica), porque assim, pelo menos, poderá receber uma orientação de como abordar seus pais. Só não peça para essa pessoa servir de pombo-correio e dar a notícia a seus pais por você. Se fizer isso, vai passar aos seus pais uma impressão de imaturidade — e você vai ter de encará-los de qualquer jeito depois. Você pode pedir para aquela pessoa mais velha com quem conversou para estar junto com você na hora em que for contar para seu pais sobre a gravidez, assim tem alguém a mais para segurar a barra, conter o choro ou até a raiva deles, que pode aparecer em uma situação dessas. Mas fale você. Seja direta, não faça rodeios. É como remédio ruim: fale de uma vez e pronto, o pior já terá passado. Se você é muito nova, essa vai ser uma notícia difícil de eles receberem, e você precisa entender que sua família vai precisar de um tempo para aceitar a enorme mudança nos projetos de vida que traçou para você.

Procure entender que, assim como foi estranho para você confirmar a gravidez, para seus pais vai ser difícil aceitar de cara. Mas saiba que, sabendo da notícia, eles tendem a reagir melhor à gravidez a cada dia que passa.

Atenção: É uma péssima ideia juntar a sua família e a do pai do bebê para dar a notícia ao mesmo tempo. Cada um fala com a sua família, do seu jeito. Reunir todo mundo em uma sala só vai exaltar os ânimos, levar a troca de acusações e gerar brigas. Depois, quando a notícia tiver sido digerida, as famílias podem se reunir para conversar. Finalmente, procure encarar esse papo o quanto antes, para que possa contar com o apoio de que tanto vai precisar de agora em diante e para que comece também o seu pré-natal médico logo.

É importante começar a tomar ácido fólico assim que souber da gravidez, e ir ao médico para receber as orientações necessárias.

Tire suas dúvidas sobre os enjoos e informe-se sobre os cuidados especiais na gravidez antes dos 20

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*