Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Por Danielly Ferreira
Atualizado em 29.01.20

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Foto: Reprodução / Tessa Rayanne

A gravidez sem dúvidas é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher. Apesar da ideia de ter um filho não ser o sonho de todas as mulheres, esse período é fortemente envolvido de um aspecto emocional e delicado, afinal a partir deste momento a mulher passa a carregar e ser responsável por outra vida.

A descoberta e o anúncio da gravidez para o papai, a família e os amigos é o primeiro passo para celebrar a nova vida que está chegando, por isso deve ser especial.

Com criatividade e carinho é possível caprichar nas ideias e tornar o anúncio da sua gravidez inesquecível para você e para quem você ama. Fotos divertidas, cartões, cópias do teste de gravidez. Não importa a forma, o importante é registar esse momento tão especial e único.

Confira 30 ideias legais e criativas para anunciar a sua gravidez para as pessoas que você gosta e guardar esse momento da forma como ele merece.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?
Veja também
7 dúvidas respondidas e cuidados com a pressão alta na gravidez

1. Distribuindo o ultrassom: diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras, portanto nada melhor que a primeira foto do seu bebê para anunciar a chegada de uma nova vida. Presentear seus familiares e amigos com cópias do ultrassom é uma das maneiras mais simples e clara de divulgar a todos a novidade.

Para tornar o momento mais especial, invista em um envelope bonito e crie um pouco de suspense antes de abrirem o mesmo, com a curiosidade aguçada a surpresa será ainda maior!

2. Cartão de Dia dos Pais: dar a notícia ao seu marido merece uma ideia especial, uma maneira de anunciar a gravidez é presenteá-lo com um cartão de Dia dos Pais, além da opção de comprar o cartão, você mesma pode produzi-lo, dando um toque pessoal ao presente. Ao entregar o cartão deixe que ele entenda a notícia sozinho, se possível registre o momento e a reação do futuro papai.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Foto: Reprodução / Ash and Matt

3. Contagem regressiva: novamente, o anúncio é feito através de imagens. Contar os dias que faltam até o nascimento é uma ideia simples e fácil de ser reproduzida.

A contagem regressiva pode ser feita de diferentes formas: um calendário para contagem (de 1 a 40, de acordo com as semanas gestacionais), plaquinhas com o número de semanas restantes, como achar melhor, o importante é criar, compartilhar e/ou fotografar o objeto de contagem e contar junto com a família e os amigos.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

4. Camisetas: estampar camisetas com alguma frase ou desenho divertido, também é uma forma simples de anunciar a gravidez.

A peça pode servir como presente para o futuro papai, vovô ou vovó, como uniforme para contagem da família (jogador 1, jogador 2 e jogador 3), pode conter a data prevista do nascimento ou frases como “em breve”, “nós estamos com fome”, “carregando” e outras ideias divertidas e fofas.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

5.

Equação matemática: fotografar o casal e os filhos (caso não seja o primeiro) com placas numeradas formando uma equação matemática que ao final resulta em um número a mais do que a soma real das pessoas presentes na foto é uma forma sutil e divertida de divulgar a espera de um novo membro na família. Além de servir como registro, a foto é uma ótima maneira de contar às pessoas mais próximas a novidade.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

6. Sapatinhos: uma representação visual bastante comum da gravidez são os pequeninos sapatos de bebê. Sozinhos ou combinados com os pés dos pais, sempre geram fotos delicadas e graciosas. Para renovar a ideia, invista em sapatos coloridos ou ainda que sejam iguais para todos os membros da família.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Foto: Reprodução / Balade en Roulotte

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Foto: Reprodução / Tina take my photo

7. Foto surpresa: com a febre das selfies registrar momentos cotidianos é uma mania compartilhada por muitos.

Uma forma criativa de anunciar a gravidez ao seu marido é convidá-lo para uma foto e, ao invés de falar “xis”, diga “estou grávida”, além de simples e fácil a ideia permite que você registre a reação do seu marido e futuro papai. O mesmo pode ser feito com os outros membros da família em uma foto coletiva.

8. Copos: uma outra foto que pode representar a chegada de um bebê é combinar duas xícaras e uma mamadeira, ou duas xícaras grandes e uma pequena. A ideia além de simples, é super fofa e fácil de ser reproduzida, basta escolher os copos ou xícaras, posicioná-los e fotografar. Para contar aos amigos e familiares é só fazer cópias e compartilhar a foto.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

9. Cadeira vazia: registrar um espaço vazio nas fotos em família é uma ótima forma de divulgar a mais nova vida. Além da cadeira vazia para representar a falta de um dos membros, a foto pode ganhar mais evidência ao adicionar sobre o lugar vazio a data do nascimento ou quanto tempo falta até a chegada do pequeno que ocupará esse lugar.

Foto: Reprodução / Under the Sycamore

10. Save the date: fotos registrando de alguma forma a data prevista para o nascimento de seu bebê, podem ser uma forma de contar aos familiares e envolvê-los na expectativa da chegada desse novo membro. Além disso, são uma ótima lembrança para o casal e para o próprio filho.

11. Balões: outra maneira de anunciar sua gravidez é fazer o uso de elementos relacionados ao universo infantil. Um desses elementos são os balões.

É possível tanto escrever ao fundo dos balões alguma frase relacionada à gravidez ou a data prevista para o nascimento, como usar o recurso das cores azul e rosa para incitar a dúvida sobre o sexo do bebê e sutilmente dar a notícia a todos.

12. Escondido na comida: uma das ideias mais criativas para anunciar sua gravidez ao papai é escondendo essa mensagem na comida. Existem diferenças opções para isso: é possível escrever sobre o prato (ou xícara, copo, etc.

) de forma que fique encoberta pela comida, posicionar a mensagem nos talheres exigindo bastante atenção por parte do homem ou ainda escrever diretamente na comida. Uma outra alternativa também é inserir o recado em um biscoito da sorte.

Essa ideia também pode ser usada para divulgar a notícia para outros membros da família ou do círculo de amigos, basta convidá-los para comer em sua casa e esconder o recado na refeição de cada um.

Foto: Reprodução / Pinterest

13.

Mistura maluca de sabores: uma características da gravidez é a possibilidade de surgirem desejos peculiares, ilustrar essa situação em uma foto é uma forma bastante simples e criativa de anunciar aos outros sua gestação. Junte pratos que não costumam ser servidos juntos, tire a foto e a compartilhe seus amigos e familiares, pode demorar que eles entendam a mensagem, mas assim que descobrirem vai ser alegria na certa.

Foto: Reprodução / Two twenty one

14. Placas de contagem: Ao utilizar placas de contagem dos membros da família é possível divulgar a gravidez através de uma foto delicada. A ideia é fácil de ser reproduzida, basta escrever em algum suporte (quadro, papel) a ordem dos filhos e o último deve representar o novo membro da família, sendo posicionado a frente da barriga da mãe.

Veja também
Bombinha de tirar leite: o que é e quando o seu uso é indicado

Foto: Reprodução / Paint the moon

15. Use as redes sociais a seu favor:

Como contar aos meus pais que estou grávida – 11 passos

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Imagem: aipode805.blogspot.pt

Hoje em dia, com a grande variedade de métodos contraceptivos existente, e alguns sendo distribuídos gratuitamente, pode se dizer que não existe desculpa para engravidar sem querer.

No entanto essa situação pode acontecer até às mulheres mais cuidadosas e mesmo tomando a pílula anticoncepcional pelo que, após acontecer, surge a questão: como contar aos meus pais que estou grávida? Esse é um dos momentos mais difíceis de uma gravidez na adolescência, pois não se sabe como os pais irão reagir e lidar com a novidade. Para a ajudar nessa declaração importante da sua vida, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e descubra.

Passos a seguir:

1

Antes de mais, tenha a certeza que está grávida. Você não irá querer passar por todo o estresse psicológico de dar a notícia aos seus pais e preocupá-los se, afinal, você estava enganada. Faça dois ou três testes de gravidez e consulte um médico o quanto antes para realizar exames.

2

Agora que você tem a certeza, você terá de contar para seus pais, não existe escapatória possível pois é muito difícil disfarçar uma gravidez e, além disso, eles têm o direito de saber. E o melhor é não deixar para muito tarde, caso contrário eles irão se sentir enganados.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Imagem: vidaysalud.com

3

Uma das maiores dificuldades na hora de contar para os pais que está grávida é não saber como eles irão reagir. Você pode se preparar questionando seu pai ou sua mãe acerca da gravidez na adolescência, como se estivesse apenas tentando bater papo.

4

Nessa conversa provavelmente eles dirão “se acontecesse com você…” e explicarão como iriam reagir. Dependendo do tom da conversa e do que eles disserem você terá uma noção de como eles irão reagir, mas não é certo pois na hora eles podem mudar de atitude e opinião.

Leia também:  Pais Que Tem A Tortilha Como Um Dos Pratos Tipicos?

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Imagem: clickgratis.com.br

5

Pense para quem irão contar primeiro: para sua mãe, para seu pai ou para os dois ao mesmo tempo? Se você se sentir mais à vontade com sua mãe e achar que ela será mais compreensiva, talvez seja melhor contar para ela primeiro, mas pense bem nisso pois quando seu pai descobrir poderá ficar ainda mais magoado.

6

Não existe uma fórmula secreta que resulte melhor nesta situação de contar para os mais sobre uma gravidez inesperada. O melhor mesmo é contar o quanto antes e ser o mais honesta possível, admitindo que errou e que agora espera que eles a ajudem a enfrentar essa nova fase na sua vida.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Imagem: empiremam.com

7

Será boa ideia chamar o pai do bebê na hora de contar a novidade para seus pais. Além de fazer com que você se sinta mais confortável, mostrará que o garoto está do seu lado, uma questão que preocupa os pais que lidam a filha adolescente. Por outro lado ele que se prepare pois seu pai pode brigar com ele.

8

É possível que seus pais reajam mal, afinal eles ficarão tão chocados com essa novidade como você ficou quando descobriu. No entanto não leve muito sério as ameaças que eles possam fazer, pois à medida que a barriga crescer eles certamente mudarão de opinião e mostrarão apoio.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Imagem: projetot-amar.com

9

Pense que eles são seus pais, as pessoas que mais se preocupam com você em todo o mundo e que querem seu bem. Por essa razão confie neles mesmo que, num primeiro momento, fiquem bravos com a novidade. Lhes dê algum tempo para pensarem e aceitarem a gravidez.

10

Quando o ambiente estiver mais calmo, o que poderá levar horas, dias ou semanas, volte a conversar com eles sobre o assunto. Mostre como está nervosa, perdida, com muitas dúvidas e medo do que a espera, pelo que precisa do apoio deles.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Imagem: mamaes.net

11

Agora que a primeira fase mais difícil foi ultrapassada, você com certeza se sentirá ligeiramente mais tranquila em relação a essa gravidez. Daí em diante procure se manter o mais informada possível e tomar a decisão certa.

Dica: Confira também esse artigo para saber como contar que estou grávida de forma divertida!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como contar aos meus pais que estou grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Engravidar é uma responsabilidade muito grande, e você terá de lidar com ela com pés bem assentes no chão, sem agir por impulso nem fazer besteira.
  • Evite pedir conselhos para suas amigas acerca de como lidar com a gravidez e como contar para seus pais, pois elas podem incentivá-la a tomar decisões perigosas, tais como abortar.
  • Se você não se sentir muito à vontade com seus pais, conte primeiro para um outro familiar com quem se dê bem e lhe peça conselhos.
  • Em alguns casos poderá ser mais fácil se você contar para seus pais através de uma carta.

Como contar que estou grávida para meus pais

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Você descobriu que está grávida e, além do impacto que a notícia causa a si mesma – especialmente se foi inesperada -, você se depara com o momento em que precisará dividir a novidade com a família. Segundo a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, é preciso enfrentar o receio e dar a notícia. “Não convém esperar muito para fazer isso porque a mulher precisa iniciar o pré-natal o quanto antes para garantir a saúde do bebê”, explica.

Leia também:Ideias criativas para contar que está grávidaSemanas de gestação: como calcular de quanto tempo você está grávidaComo controlar a ansiedade na gravidez

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida? Thinkstock

Segundo a profissional, o momento e o melhor jeito de contar a notícia vai dependente do tipo de relação que a mulher tem com os pais: se ela se sentir à vontade com os dois, vale reuni-los para conversar.

“Especialmente em casos de gravidez não planejada, o casal  pode ‘dividir’ o impacto emocional ao receber a notícia.

Se a mulher não tem uma relação muito próxima com um dos dois, vale contar primeiro para o familiar com quem tem mais afinidade”, recomenda.

Os pais devem ser os primeiros a saber da gravidez?

Segundo a psicóloga, se a mulher tem uma boa relação com a família, sim. Caso contrário, ela pode procurar ajuda profissional no primeiro momento. “Se a mulher não sentir apoio dos pais, o ideal é que procure um médico o quanto antes para pedir orientações, inclusive, de como contar ao pai da criança, quais exames fazer, entre outras”, diz.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida? Thinkstock

Quando contar ao pai da criança?

Se a gravidez não foi planejada, a psicóloga recomenda que o pai da criança seja informado somente depois de a mulher contar aos próprios pais. “Existem casos em que o pai da criança acaba fugindo da responsabilidade quando recebe a notícia. Por isso, é importante que, com o apoio dos pais, a mulher procure o pai do bebê para contar que está grávida”, explica Carla.

Não sei quem é o pai e agora?

Segundo a profissional, nesse caso, a melhor solução é não mentir e nem omitir esse fato. “O único jeito é ser completamente sincera na hora de dar a notícia às pessoas em quem confia, quanto mais enrolar a história, mais difícil a situação fica”, pontua, “passado o impacto, os ânimos vão se acalmar e a família começa a se planejar em função do bebê que virá”, conclui.

8 maneiras divertidas de dizer ao seu parceiro que você está grávida | Familia

Surpreenda seu parceiro com essas ideias magníficas para anunciar a chegada do seu bebê.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Durante longos 10 anos, meu marido e eu tentávamos ter um filho; entre pesquisas médicas, chás naturais, massagens no ventre e medicina alternativa, finalmente recebi a notícia que tanto desejávamos.

Lembro-me que sempre que tinha uma suspeita ou a menstruação atrasava, o meu marido acompanhava-me ao laboratório médico para me fazer um teste de sangue e, assim, confirmar a notícia; no entanto, durante muito tempo tivemos desilusões. As minhas esperanças de me tornar mãe foram-se diluindo com o passar dos anos.

Numa ocasião, decidi visitar o médico por conta própria, sem avisar o meu marido, já que temia que outra vez nossos corações fossem partidos. Mas desta vez tudo foi diferente: o médico me disse que finalmente estava esperando um filho.

Os milagres existem

Ao escutar a notícia caí em prantos, não sabia se era de alegria, medo ou felicidade absoluta. Ao deixar o laboratório, dirigi-me para casa, e a primeira coisa que fiz foi dar graças a Deus, já que me tinha concedido o mais maravilhoso milagre.

Depois, sentei-me calmamente no sofá da minha casa para refletir sobre a notícia, e pensei em algumas maneiras de dizer ao meu marido que nosso sonho de ser pais estava por realizar-se em alguns meses. Eu queria anunciar minha gravidez da maneira mais original, especial e maravilhosa; é por isso que eu compartilho algumas ideias:

1. Um novo enfeite em sua sala

Com o passar dos dias, fiz um ultrassom para verificar se a minha gravidez estava normal. Os médicos me deram a famosa imagem do bebê em meu ventre. Foi então que me ocorreu fazer dessa pequena fotografia um belo quadro para pendurá-lo na sala.

Esperava que o meu marido chegasse em casa depois do trabalho para poder anunciar a grande notícia. No entanto, eu temia que ele não percebesse a nova decoração que tinha pendurado; talvez, porque ele é um tanto distraído. Por isso, imaginei também outras formas originais.

2. Quarto surpresa

A ideia é decorar apenas o seu quarto com balões coloridos em especial, brancos, azuis, rosas e amarelos; em alguns deles você pode colar a fotografia do ultrassom, pode até mesmo fazer um cartaz com um cartão e as cores, anunciando a grande notícia.

Outra forma original onde você pode usar balões, é escrever em cada um (com caneta) a notícia de que serão pais; você pode até mesmo anunciar o nome que você deseja colocar em seu filho (a), a data de sua chegada ou frases como, “você será um pai excelente”, “nós seremos pais”, etc.

Quando seu marido chegar, peça-lhe ajuda para inflar alguns, talvez você possa argumentar que precisa enchê-los para ajudar a decorar a festa de sua vizinha. No momento de inflá-los, ele se dará conta que os balões têm mensagens. Ao lê-las, se surpreenderá.

3. Jantar romântico

Para mimar seu marido e dar-lhe a grande notícia, você pode cozinhar sua comida favorita e planejar um jantar romântico; pode decorar com flores, velas e ambientar o lugar com alguma música relaxante.

A ideia é que ele não suspeite de nada até chegar o momento de servir o prato principal, já que previamente lhe terá adicionado uma pequena mensagem, ou a fotografia do ultrassom, ou os resultados médicos onde se anuncia a gravidez.

Mesmo se não quiser cozinhar, você pode fazer uma reserva em seu restaurante favorito; mas não se esqueça de pedir ajuda aos garçons para que, no momento de desfrutar da deliciosa sobremesa, eles adicionem a mensagem escrita (previamente por você) “parabéns, você será pai”.

Leia também:  Quem O Que Quando Onde Como Porque?

4. Compras Surpresa

Todos os casais vão às compras, então você pode aproveitar a hora para anunciar sua gravidez. Só que, desta vez, vai convidar seu marido para ir ao corredor dos bebês e pedir-lhe para escolher o primeiro presente para o futuro bebé.

5. Um bolo

Um delicioso bolo nunca deve faltar em qualquer celebração, e claro, dizer ao seu marido que serão pais é motivo de celebração e festa. Então você pode fazer um bolo ou comprá-lo, certificando-se de que na decoração do bolo tenha a notícia escrita.

6. Sapatinhos

Uma das maneiras em que as pessoas interpretam a chegada de um bebê, é com a associação dos sapatinhos. Nem sequer é necessário dizê-lo por palavras, uma vez que a mensagem será perfeitamente clara. A ideia é que você compre os primeiros sapatos do seu bebê e coloque-os sobre o travesseiro do seu parceiro; quando forem para o quarto, ele se surpreenderá.

7. Animais de estimação como mensageiros

Quase todas as famílias têm um animal de estimação; você pode usar a simpatia, eloquência e doçura do seu cão ou felino para anunciar a gravidez. Basta colocar uma pequena placa com a mensagem de que serão pais, ou “bem-vindo à nossa família _____ (o nome do futuro bebê)”, ou, “parabéns, você será um ótimo pai”.

8. Uma grande família

Com a ajuda dos futuros avós (seus sogros e pais) e todos os seus entes queridos, você pode anunciar a notícia de sua gravidez. Faça uma grande festa surpresa com comida, bebida, música e bolo; tudo com ambiente de festa infantil. Você pode até mesmo contratar palhaços, mágicos e todos os tipos de entretenimento infantil. Tenho certeza que será um dia muito emotivo e divertido.

Viva e aproveite o maravilhoso milagre de suas vidas! Está em suas mãos fazer que essa notícia não passe despercebida e que seja um momento mágico e especial para você e seu cônjuge. Lembre-se, não é todo dia que uma gravidez é anunciada.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 8 formas divertidas de decirle a tu pareja que estás embarazada

Como Contar para os Pais Sobre uma Gravidez Inesperada

Sua menstruação está atrasada, você desconfia que esteja grávida? Comprou o teste e teve a confirmação? E agora como contar para as suas amigas, para o namorado e o pior ainda, como contar ao seus pais sobre a gravidez inesperada?

Será mais difícil lidar com uma gravidez indesejada sozinha, mesmo que você não esteja preparada para falar aos seus pais sobre isso, procure um adulto em que você confie para falar sobre o assunto.

Pode ser até uma professora que você possui afinidade, pois na hora em que você descobre que está grávida, um simples gesto irá fazer uma grande diferença. Nessas horas um ombro amigo é muito bem vindo.

Como Dizer Aos Pais Que Esta Gravida?

Procure contar o quanto antes aos seus pais sobre sua gravidez

Quando se descobre uma gravidez na adolescência é natural que a menina se sinta arrependida, mas ela não deve levar a culpa sozinha. A responsabilidade da prevenção não é apenas da garota, então agora não é um momento de lamentação e sim, de uma resolução. Tudo que você pode fazer é pensar com calma em suas atitudes para que nada de ruim aconteça com você ou o bebê que você está esperando.

Abordar o tema com a família não nada fácil de fazer (mesmo que sua família seja “liberal”). Ainda assim, o quanto antes você falar para eles, mais rápido você irá tirar o peso de suas costas.

Seus pais podem ficar chateados e não aceitar a notícia de uma forma natural, mas não se desanime, quando a sua barriga começar a crescer e você mais precisar de ajuda, a atitude deles certamente irá mudar e eles serão o seu maior apoio.

Esteja bem preparada para ouvir de tudo quando conversar com eles, pois esta situação não afeta só você, ela afeta toda a sua família. Então, é melhor contar no começo da gestação, do que deixá-los descobrirem quando ela já estiver em um estágio avançado.

Não é legal escolher festas ou outros eventos para contar aos seus pais sobre a sua gravidez, por mais que você ache que dessa forma você estará protegida. Este tipo de conversa é melhor ter com calma e privacidade. E esteja totalmente ciente de suas responsabilidades a falar com eles, isto pode acalmá-los…

A rejeição inicial acontece em muitos casos, onde você deve estar preparada para ouvir alguns sermões de seus pais, e claro que eles estão cobertos de razão, afinal, se não foi planejada a gravidez, quer dizer que em algum ponto houve uma falha sua. Mas, com o tempo a família vai se acostumando com a idéia, é muito natural. Ao passo que a família tende a ficar do seu lado e te dar todo o apoio do mundo, e assim quando nascer o filho estarão babando em cima do novo netinho.

A dica que fica é, não enrole em contar. Se você teve 100% de certeza que está grávida, já encontre logo uma oportunidade de falar isso para a família.

Como Contar para os Pais Sobre uma Gravidez Inesperada

Gravidez na adolescência: como dar a notícia aos pais?

Descobrir uma gravidez na adolescência pode ser uma tragédia para qualquer menina, principalmente pelo preconceito social que existe com mães jovens. Ao iniciar a criação de um filho antes dos 20 anos, as meninas estão sujeitas a enfrentar uma série de comentários desagradáveis de pessoas em volta e ter que lidar com o julgamento de conhecidos e desconhecidos.

Foto: Shutterstock

De fato, uma gravidez na adolescência não é nada fácil, seja pelo preconceito, por dificuldades financeiras e até mesmo por falta de maturidade. A menina vira mulher de uma hora para outra e passa a ter que lidar com responsabilidades que não existiam antes. Para as mães solteiras, o desafio é maior ainda sem a presença do pai da criança.

No entanto, ter um filho é uma grande alegria para qualquer família. Por mais que seja difícil dar a notícia e conquistar a aceitação das pessoas mais próximas, é comum que tudo mude após o nascimento da criança.

Os avós e outros parentes se apaixonam pelo pequeno e muitas das dificuldades acabam sendo superadas.

Veja um guia completo sobre como dar a notícia aos pais e passar pela fase mais difícil da gravidez, que é a descoberta:

Dar uma notícia forte e que vai mudar a vida de todo mundo não é o mesmo que contar que está namorando ou que foi reprovada em uma prova na escola. Você precisa se preparar psicologicamente para contar a novidade com muita maturidade e tentar causar o mínimo de preocupações nos seus pais.

Você está ciente das dificuldades, mas precisa ter coragem para enfrentar tudo a partir de agora e continuar vivendo cada dia de cabeça erguida. Tenha em mente que faz parte da sua responsabilidade agora tranquilizar as pessoas mais próximas e provar para todo mundo que não se trata de uma criança cuidando de outra.

Foto: Shutterstock

• Mantenha a calma e só fale depois que você mesma estiver aceitando a ideia da gravidez. Contar aos pais aos prantos só vai dificultar mais a situação.

• Não tenha pressa para contar imediatamente, aproveite as próximas semanas para fazer uma reflexão e pensar sobre as alterações que a sua vida terá a partir de agora.

• Conte para uma amiga, alguém que seja de confiança e possa ajudar na tarefa de se preparar. Conte com essa amiga também acompanhar nas primeiras consultas médicas.

• Encare como algo positivo. Imagine como será o seu filho e das alegrias que você terá em um futuro próximo.

É muito difícil saber como um pai ou uma mãe reagiria em uma situação dessas. Tudo vai depender dos princípios pessoais da sua família e da própria história de vida dos seus pais. Se a sua mãe também engravidou jovem, vai ser mais fácil dela aceitar do que uma mãe que casou virgem.

Os conceitos religiosos da família também podem contar muito na hora de se manifestar sobre este assunto. Seus pais podem querer ajudar você neste desafio ou podem querer que você aborte de alguma forma. Há muitas reações e elas não necessariamente correspondem a uma decisão final. Lembre-se de que é importante que os seus pais tenham um tempo também para processar a novidade.

Foto: Shutterstock

  • • Pense em todas as possibilidades de reações e em como responder aos questionamentos dos seus pais.
  • • Se eles reagirem mal, ignore qualquer frase dita no momento e diga que gostaria que eles refletissem sobre o assunto por um tempo.
  • • Lembre os seus pais que “como” e “porquê” aconteceu não é algo que deva ser discutido no momento, já que não irá mudar a situação.

Passo 3: escolha a abordagem certa

A maneira de falar pode influenciar na reação e fazer toda a diferença. Se você mostrar muita fragilidade, os seus pais ficarão mais preocupados do que se verem que você está aceitando a ideia e pronta para o novo desafio. Você provavelmente irá escutar vários conselhos dos seus pais e deve ouvir tudo atentamente, sem deixar que o assunto vire discussão.

Leia também:  O Que Quem Quando Onde Como E Porque?

Por mais que a reação seja negativa, a tendência é que tudo mude nos primeiros dias e, até o fim da gravidez, eles já estejam aceitando melhor a ideia de ter um neto. O importante é dar um tempo ao tempo e não tomar atitudes desesperadoras, como chorar e mostrar que não sabe o que fazer ou que não quer a criança.

Foto: Shutterstock

• Seja forte na hora de dar a notícia. Diga com serenidade que também ficou surpresa, mas a responsabilidade é sua e você irá enfrentar todas as dificuldades.

• Não responda detalhes sobre “como” aconteceu, apenas diga quem é o pai da criança e qual a sua reação atual com ele.

• Se você ouvir sermões sobre uso de camisinha, diga que entenda e dê razão aos seus pais. Não inicie brigas gratuitamente. (Previna-se: Conheça os principais métodos contraceptivos)

• Se o clima ficar pesado, retire-se do local e diga para os seus pais que volta a conversar quando os ânimos se acalmarem.

Como agir e o que falar?

É natural que você se preocupe com a reação das pessoas mais próximas. Não é nada legal ouvir julgamentos de que você não se cuidou, ou de ouvir ainda frases como “você acabou com o seu futuro”. Não deixe se influenciar pelo o que os outros pensam, o futuro de uma adolescente não pode ser condenado pelo nascimento de uma criança.

Deixe claro que a chegada do bebê não vai transformar você em uma dona de casa para o resto da vida. Mostre aos seus pais que você continua com planos para o futuro e que a vinda do bebê será uma benção para toda a família, já que é uma criança que irá alegrar a casa e transformar a rotina de forma positiva.

Foto: Shutterstock

Quanto mais tranquila e ciente você estiver sobre o seu futuro, mais fácil será para os seus pais aceitarem a ideia.

Por isso, prepare-se bem e dê a notícia com calma, sem tentar se justificar ou pedir desculpas.

Entenda também o lado dos seus pais e não se magoe se ouvir comentários desagradáveis na primeira conversa, pois é possível que eles reajam de forma emocional, falando coisas que não sentem de verdade.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição Dona Giraffa

• Meu namorado ejaculou na minha perna, posso estar grávida?

Como contar sobre a gravidez para pais e namorado

Neste artigo

Por Carolina Schwartz Não importa agora saber como isso aconteceu, mas o fato é que você desconfia que está grávida e, de repente, foi tomada pelo medo de como vai fazer para contar para a família, o namorado e o resto do mundo que vem um bebezinho por aí.

Calma, não adianta entrar em pânico, nem achar que se não fizer nada tudo vai se resolver de algum jeito milagroso.

Como você já deve ter percebido com outros grandes acontecimentos da vida, há horas em que a gente tem que encarar um assunto de frente e arranjar forças para seguir adiante (mesmo que, muitas vezes, possa parecer que não vai dar).

Com a ajuda da educadora sexual Maria Helena Vilela, do Instituto Kaplan, em São Paulo, o BabyCenter montou uma lista de passos simples de seguir para que você viva este momento da forma mais saudável e equilibrada possível. Assim, se tiver mesmo um nenê, ele virá ao mundo bem e será recebido com muita alegria, mesmo que num primeiro momento a notícia pareça uma bomba. Para que passar nervoso e ficar ansiosa à toa? Se sua menstruação está atrasada e você acha que tem sintomas de gravidez, não perca mais tempo e compre um teste de farmácia para saber se realmente está esperando ou não um bebê. Depois de uns 15 dias da relação sexual sem proteção, esse tipo de teste costuma ser eficiente. Se der positivo, sim, você está grávida, não há dúvida. Se der negativo, é grande a chance de você não estar, mas se a menstruação não vier talvez você precise repetir o teste ou procurar um médico para fazer um exame de sangue — esse sim mais garantido em caso de incerteza. Ou seja, não fique sofrendo no escuro, que é o pior estado de espírito que você pode ter. Uma vez que você saiba que está grávida mesmo, é hora de contar para o seu namorado, parceiro, ficante ou quem quer que seja o pai do bebê (se você não tem certeza, leia nosso artigo sobre Como saber quem é o pai?). Ideal mesmo é você já ter falado com ele antes, mesmo quando estava só desconfiada.

Lembre-se, vocês fizeram essa criança juntos e a gravidez é de vocês dois. Mesmo que por algum motivo você tenha engravidado sem um dos dois querer, agora não tem jeito, e o bebê já está aí dentro, começando a se desenvolver.

É importante incluir o parceiro nas decisões e nas preocupações desde o começo, porque assim você vai se sentir mais fortalecida. Pense que ele pode querer saber da gravidez e ajudar você no que der. Não carregue essa notícia sozinha e nem saia por aí pedindo opinião de tudo quanto é amiga antes de falar com ele. Muita falação no seu ouvido só vai gerar mais confusão na sua cabeça.

É uma informação muito séria, por isso procure organizar na sua cabeça primeiro cada pedacinho. Decida antes quando vai contar, onde vai contar e o que vai dizer”, aconselha o especialista em relacionamentos Andew G. Marshall. “Quando você contar, pode ser que ele fique chocado, e gente chocada faz coisas bizarras, como falar tudo o que passa pela cabeça, incluindo muita bobagem”, alerta o especialista. Ou pode ser que ele nem acredite em você. Essas são reações normais diante de surpresas, então tente ser sensível e considerar que você mesma pode ter passado por emoções bem conflitantes desde que descobriu a gravidez. De acordo com Marshall, antes de pedir apoio ao namorado, procure pensar especificamente do que você gostaria. “O problema de pedir ajuda é que ela pode significar coisas muito diferentes para pessoas diferentes.” Considere, por exemplo, se o que você deseja é:

  • Apoio emocional: quer o namorado ao seu lado, com um ombro para rir, chorar e reclamar?
  • Apoio financeiro: quer que o namorado ajude com as despesas do parto e da criação do bebê?
  • Apoio prático: quer que o namorado participe dos cuidados diários e da criação do bebê?

Comunique com clareza suas expectativas. Se você acha que seus pais vão reagir mal, conte primeiro para um outro adulto em quem você confie bastante (pode ser uma tia, uma professora, alguém da sua rua, mãe de uma amiga, médica), porque assim, pelo menos, poderá receber uma orientação de como abordar seus pais. Só não peça para essa pessoa servir de pombo-correio e dar a notícia a seus pais por você. Se fizer isso, vai passar aos seus pais uma impressão de imaturidade — e você vai ter de encará-los de qualquer jeito depois. Você pode pedir para aquela pessoa mais velha com quem conversou para estar junto com você na hora em que for contar para seu pais sobre a gravidez, assim tem alguém a mais para segurar a barra, conter o choro ou até a raiva deles, que pode aparecer em uma situação dessas. Mas fale você. Seja direta, não faça rodeios. É como remédio ruim: fale de uma vez e pronto, o pior já terá passado. Se você é muito nova, essa vai ser uma notícia difícil de eles receberem, e você precisa entender que sua família vai precisar de um tempo para aceitar a enorme mudança nos projetos de vida que traçou para você.

Procure entender que, assim como foi estranho para você confirmar a gravidez, para seus pais vai ser difícil aceitar de cara. Mas saiba que, sabendo da notícia, eles tendem a reagir melhor à gravidez a cada dia que passa.

Atenção: É uma péssima ideia juntar a sua família e a do pai do bebê para dar a notícia ao mesmo tempo. Cada um fala com a sua família, do seu jeito. Reunir todo mundo em uma sala só vai exaltar os ânimos, levar a troca de acusações e gerar brigas. Depois, quando a notícia tiver sido digerida, as famílias podem se reunir para conversar. Finalmente, procure encarar esse papo o quanto antes, para que possa contar com o apoio de que tanto vai precisar de agora em diante e para que comece também o seu pré-natal médico logo.

É importante começar a tomar ácido fólico assim que souber da gravidez, e ir ao médico para receber as orientações necessárias.

Tire suas dúvidas sobre os enjoos e informe-se sobre os cuidados especiais na gravidez antes dos 20

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*