Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Tem tanta coisa que a gente quer falar e não consegue. É muito difícil dizer algo de maneira objetiva, até mesmo com as pessoas que mais amamos e temos mais proximidade. Então, às vezes, para passar a mensagem que queremos, precisamos usar de outros métodos que podem ser igualmente eficazes.

As indiretas são ótimas para atingir a pessoa que queremos e fazer com que elas fiquem mais espertas aos nossos sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Pensando nisso, selecionamos frases de indiretas para namorado. Envie e veja se ele consegue decifrar o que você quer dizer.

Frases de indiretas para namorado para ele ficar esperto

Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Nunca decepcione alguém que faria tudo por você.

Qualquer um pode te fazer sorrir. Mas nem todos podem te fazer feliz.

Quem eu amo nem sempre está junto a mim, mas está sempre no meu coração.

O motivo do meu sorriso tem nome, sobrenome e endereço.

Quando eu te chamo é porque estou sentindo sua falta, quando eu não chamo, é porque estou esperando você sentir a minha.

Antes de ferir um coração, certifique-se de que você não está dentro dele.

Tudo que mais quero é ficar deitado ao lado de um certo alguém sem se preocupar com as horas.

Se soubesses como eu gosto do teu cheiro, teu jeito de flor, não negavas um beijinho a quem anda perdido de amor.

Aquele momento que você está com muito sono, mas não quer ir dormir, porque você está falando com uma pessoa que ama muito.

Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Você nunca será bom o suficiente para todos, mas sempre será perfeito para aquela pessoa que te merece.

Você merece alguém insanamente, inexplicavelmente, perfeitamente e completamente apaixonado por você. Abre teus olhos, esse alguém sou eu.

Se você lesse mentes, entenderia porque não quero ficar longe de ti.

Prometo que cuidarei bem de seu coração!

Eu já sabia que ia acabar assim, mas você valia a pena o risco.

Sempre que sonho com você acordo com um sorriso estampado no rosto.

Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Meu ponto fraco tem nome, endereço e um sorriso lindo.

Apesar dar brigas, continuo te amando. Tudo com você é diferente!

Uma cigana que contou que meu destino é ser feliz ao seu lado.

Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.

O encontro dos nossos lábios foi uma das melhores coisas que me aconteceu!

Um amor verdadeiro supera qualquer dificuldade, e não acaba por qualquer besteira.

Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Tudo é mais simples ao lado da pessoa certa.

Quando estou com você, tudo fica mais bonito.

Um amor verdadeiro supera qualquer dificuldade, e não acaba por qualquer besteira.

Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Então vamos combinar assim: tenta não esquecer de mim, porque eu não paro de pensar em você.

Um prazer: trocar olhares com você.

Fique ao meu lado e eu prometo te fazer feliz!

Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Quando existe vontade, dá-se um jeito!

Nunca desista de alguém que você não consegue passar um dia sem pensar.

Reciprocidade! É isso que faz as coisas darem certo. Na atenção, no carinho, na lembrança, no amor…

Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Aquele teu abraço apertado tem som de eu te amo.

Infelizmente, para um relacionamento dar certo, é preciso muito mais do que um simples 'Eu te amo'.

Não é o amor que sustenta o relacionamento, é o modo de se relacionar que sustenta o amor!

Sabe por que não tem ratos embaixo da sua cama? Porque em cima dorme um gatinho.

Não existe cedo ou tarde, não existe tempo certo ou errado. As coisas acontecem quando tem que acontecer.

Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Ser fiel não é uma questão de escolha, é uma questão de caráter.

Namore uma pessoa que tenha maturidade suficiente pra resolver brigas conversando ao invés de virar a cara e ficar de birrinha pro seu lado.

O que vai fazer hoje? Nada? Que tal fazermos nada juntos?

Como Dizer Ao Namorado Que Não Da Mais?

Se você fosse uma música seria as melhores notas.

Tem um brigadeiro e um bejinho em cima da mesa. O brigadeiro rolou e caiu. E o beijinho, será que rola?

Mania de fechar os olhos antes de dormir e te desejar boa noite em pensamento: dorme bem, sonha comigo, te quero muito e te quero bem.

Frases selecionadas por Marianna Moreno.

Namoro Complicado

Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo.
Namorado é a mais difícil das conquistas.
Difícil porque namorado de verdade é muito raro.

Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia.

Artur da Távola

DO QUE RELACIONAMENTO TEM

Acho que relacionamentos são sempre complicados mesmo, entre altos e baixos a gente vai tentando mantê-lo equilibrado. Achamos que está tudo bem e de repente, num abrir e fechar de olhos, já está tudo virado do avesso. Não que a gente seja incapaz de reverter esse avesso, mas muitas vezes não nos damos ao trabalho.

Preferimos simplesmente acabar com o relacionamento invés de acabar com o problema. Não que eu julgue um relacionamento interminável, mas acredito que o fim de muitos poderia ser evitado se houvesse o diálogo. Digo o diálogo que é falado e não brigado.

Duas pessoas irritadas não conversam, só tentam explicar porque estão certas, menosprezando a razão da outra. O adequado seria cada membro da relação expor o que lhe incomoda no outro, daí então ficaria a critério desse outro estar disposto a mudar isso ou não.

Se tentarem e der certo, ótimo, faça isso sempre que houver algo que lhe incomode no seu parceiro, pois como bem visto ele está disposto a melhorar algo por você. E se não der, paciência, cabe a você decidir se consegue conviver com isso, ou não…

Talvez você prefira não tentar mais com tal pessoa, ir lidar com outro alguém, outros problemas… Você só precisa escolher quem vale o seu esforço. Porque você não pode se poupar de problemas conjugais, mas você pode poupar-se de por quem enfrentá-los.

Bruna Araújo

Eu não planejei esse momento e por isso ele pode te parecer meio imperfeito. Logo você que gosta de tudo tão certinho, ter que lidar com isso talvez seja difícil. Vou facilitar pra você ok. Dizer tudo o que tenho que dizer, sem um pingo de medo. Tem certeza disso? Preparada? Então tá. Nós chegamos ao fim. Não chora, por favor, não chora.

Isso é também muito difícil pra mim. Não tinha como continuar, não dava mais. Acredita em mim, vai ser melhor pra nós dois. Não diga isso. Eu nunca deixei de te amar e talvez nunca deixe. Mais é o fim. Ou melhor. É o começo. O início do resto de nossas vidas. Vou fazer as malas e voltar pra casa dos meus pais.

Eu sei que é estranho um cara de trinta anos que volta para a casa dos pais sozinho. Mais antes só do que mal acompanhado. Brincadeira. Eu sei que eu sou um idiota. Eu sei que isso faz você gostar ainda mais de mim. Vai ser melhor assim. Por que acabou? Essa é um pergunta difícil.

É difícil porque eu sei exatamente que a minha atitude de pôr fim nisso é o melhor a se fazer, embora eu não saiba bem o por que. O problema não é com você! Não diz isso! Você é linda! Nós dois erramos, acho que foi isso. Fomos ficando distantes um dos outro, até o momento em que nos tornamos dois estranhos morando na mesma casa.

Eu sei, nós fomos muito felizes aqui. Lembra daquela vez que eu te fiz uma surpresa de aniversário? Você chegou cansada do trabalho, louca pra descansar e eu tinha espalhado pétalas de rosas em todos os cantos da casa sonhando com uma noite romântica e você sonhando com um pouco de paz pra sonhar. Você fica linda assim.

Sorrindo com os olhos cheios de lágrimas. Não que eu goste de te ver chorar, mas isso transparece a sua inocência, tão doce, tão meiga e tão minha. Vai ser melhor assim. Você vai encontrar um cara melhor do que eu. Alguém que te valorize de verdade. Alguém que te dê todo o carinho que eu não dei.

Eu sei que você gosta de caras românticos, inteligentes e elegantes e é por isso que nós chegamos ao fim, eu sei que nunca vou corresponder as suas expectativas. Olha só como sou bonzinho, eu estou te poupando de ter que terminar comigo. Você não faria isso? Faria sim! Eu só me dei conta um pouco antes de algo que você vai entender daqui a algum tempo.

Não! Eu não estou me precipitando. Só estou antecipando algo que ia acontecer a qualquer momento. Você pode ficar com a cama, lá em casa ainda tem a minha cama de solteiro. Lá em casa? Na casa dos meus pais. Você pode ficar com o apartamento, tem alguns meses de aluguel já pagos, por mim tudo bem. Não me olha assim. Nós caminhamos pra isso. Juntos. Eu e você.

Mais nós podemos ser amigos? Eu não quero te perder. Vou fazer a malas agora e vou embora amanha de manha. Vou dormir no sofá da sala. Não fala isso, você é perfeita! O problemático sou eu. Você pensa em terminar a faculdade, casar, ter filhos e viver um futuro brilhante. Eu só quero fazer um mochilão sem destino e depois, sei lá, depois eu resolvo.

É disso que eu não gosto em você. Tudo programado, planejado e regido. Você sabe disso. Seu livro da vida já tem titulo, começo, meio e fim e capa dura e ilustração, já eu nem sei se quero fazer um livro, eu sou um monte de papel rabiscado e espalhado pelo chão.

Você vai encontrar alguém! Eu tenho certeza disso! Alguém melhor do que eu! Eu te amo, é por isso que vou ir embora, eu seria incapaz de fazer você feliz. Eu te amo tanto, é por isso que vou te deixar livre, porque eu te amo e te desejo um cara melhor do que eu, que escreva com você uma bela história de vida, que te dê lindos filhos e que te faça feliz, de um jeito que eu jamais faria.

Gabriel Hudson Souza

Leia também:  Como Reconquistar Um Amor Que Não Te Quer Mais?

Te amar foi sempre a parte mais fácil, difícil é aprender a viver sem você. Te amo mais que tudo, se eu pudesse seria parte de você. Seria seu coração e quem sabe assim você machucaria menos o meu.

Joseh Silva

AMOR CONFUSO O Amor é Simples
Ele acontece de repente
É Algo Tão Surpreendente
Ele Muda Seu Modo de Agir
Fazendo com Que em Alguns Momentos
Você Chega à Sorrir, Mas em Outros
Momentos… Ele Pode Até te Ferir !
O que Devo Fazer para te Minha Amada
Em meus Braços ? Para Poder Beija-lá e Abraça-lá, Mesmo que Seja um Simples Beijo no Rosto,
O Importante é Ter Seu Corpo tocando ao Meu
Quando Estou ao Seu Lado Meu Coração bate Mais Forte,
Minha Boca fica Seca e meus Olhos Brilham, Mas
Só o Destino Pode resolver essa Questão, Porque o que

Parece Amor, as Vezes é só uma Simples Paixão !

Daniel Machado

Quando recomeçamos um término de namoro é um pouco difícil, depois pensei que iria ficar bem, até fiquei no primeiro até o oitavo mês porque fazia de tudo para parar de pensar em você, mas a vida sempre prega uma peça para mostrar o quanto você amou passar anos de sua vida ao lado da pessoa que tirava sorriso seu só com um olhar, que você se sentia melhor só de ouvir a voz da pessoa quando estava nos piores dias da sua vida e você daria tudo para ganhar só mais um abraço de urso, um beijo, um olhar, uma conversa mas eu só queria que quando estávamos terminando você falasse que queria ficar comigo e que iria melhorar, não como sempre, você melhorava um mês e depois voltava tudo como era, estava meio monótono nosso namoro. Você pensa que estou bem, eu estou péssima, uso uma maldita máscara para mostrar a todos as minha volta que estou bem, que sou forte, que praticamente já te esqueci, mas é mentira, é difícil falar que amo você para todos, ninguém irá me entender, creio que nem você. Então eu vou morrendo por dentro e espero que você seja muito feliz em sua vida.

Desconhecido

  • Termino do namoro para ela
  • É, tá muito difícil, às vezes eu penso será que ele não fica triste em saber que eu tô sofrendo, doeu tanto quando ele disse que não dava mais pra gente ficar juntos, saber que ele me trocou por outra, que fico sem reação, a única coisa que eu faço é chorar, e é pior ainda quando ele nem vem se explicar, ele dá as costas e sai, e nesses dias que seguem eu não o vejo mais, a dor continua a mesma, e chega o tão não desejado dia, revê-lo na rua, ele mal olha nos meus olhos, ele tá estranho, mas ainda tem a mesma seriedade de sempre, eu queria que ele viesse até mim, dizer que aquilo foi loucura que ale ainda me quer, eu quero abraçá-lo, mas eu não posso, não depois de sair sem me dar explicações, sem me dizer porque não me ama mais, se é que algum dia existiu amor, mas mesmo depois de tudo, eu ainda o amo, e não é pouco, mas pena que não se pode amar por dois.

Susy Mendes

É fácil ser namorado(a)
dizer “eu te amo” ser perfeito(a)
Mas é difícil né ser a mesma pessoa de antes depois que termina! Mas também não precisa ser canalha,idiota…
Também não precisa chamar ela(e) de:rapariga,idiota,abestada…

simplesmente si terminar,terminou! foi bom ou não guarde as magoas,sejam amigos,não inimigos,”forte são as pessoas que terminam e continuam amigos!” por isso não seja infantil de agir desse jeito!
continuem amigos!sem xingamento,sem sentimentos…

Passado é passado viva o presente e o futuro que é o melhor que você faz!
“antes de namorar tenha certeza que ja ta na hora!

okay?”

Amanda Lewis

  1. Preciso falar de amor,
    aquele que vibra em mim,
    tão difícil encontrar palavras
    versos, cantos e afins !
    Nessa maniade serostra,
    nunca abrir o coração,
    um amor nem por àmostra,
    apenas dizê-lo em canção,
    Mas há felicidade em saber
    que posso em metáforas seguir,
    e numpoema escrever
  2. que é tão bom você existir !

Neusa Marilda Mucci

⁠Não te faças de difícil para quem amas, pois atrás de ti tem muitas pessoas com um coração maior do que o teu e darão valor àquilo que nunca soubeste que tinhas.

André Sousa

Quando um namoro acaba o mais difícil de se fazer é retomar a rotina, as vezes você terá algumas recaídas, você vai se lembrar de momentos maravilhosos que você passou, você vai querer que volte, tudo te fará lembrar dele, os dias, as horas, o sofá aonde vocês passavam horas conversando enfrente a tv, até mesmo uma comida, uma palavra, uma risada te fará lembrar de como era sua rotina com ele, mas isso não vai voltar, então o que te resta é continuar seguindo e construir uma nova rotina, a sua rotina.

Paolla Cristiny

O amor não acabou, mas é hora de terminar

Léo Santana

Caia no charme do gingado baiano desse grande cantor!

Sobrevivendo sem você

A vida não é mais a mesma sem o seu amor ao meu lado!

Horóscopo por e-mail

Previsões diárias, 100% grátis!

A dor que sentimos

O que um adeus faz com os sentimentos e o coração?

Kaká

Além de charmoso, o jogador esbanja talento e ideais

Veja 6 sinais de que você está forçando o relacionamento

Um relacionamento se baseia no interesse e sentimento mútuo. Quando a vontade de ficar junto parte apenas de um dos parceiros, o outro pode estar acomodado à situação e com pouco interesse na relação.

Se ele não diz nada sobre o futuro a dois, não faz declarações e não se importa em ficar longe, é melhor prestar atenção se você não está insistindo demais na relação.

Pode ser difícil abrir mão de uma pessoa amada, mesmo sabendo que o sentimento não é correspondido, mas é o mais saudável a se fazer. O site

Fugir de conversas sérias é um dos sinais
Foto: Getty Images

Madame Noire

fez uma lista de seis sinais de que você está forçando um amor que não existe.

Você faz todo o planejamento: Todos os programas que vocês fazem é planejado por você e ele simplesmente aceita o convite. Se ele quiser te ver, deixe que ele faça os arranjos para isso.

Planejar tudo sempre pode fazer com que ele se acomode a nunca resolver as coisas por saber que você se encarregará disso.

Caso você dê espaço e ele não tome iniciativa para te encontrar, não force, pois o parceiro não está interessado.

Você sempre pergunta como ele se sente: Se você sente a necessidade de sempre questionar o parceiro sobre como ele se sente a seu respeito e ele costuma não dizer muitas coisas, talvez até para não ferir os seus sentimentos, pode ser que o amor entre vocês não seja mútuo. Quando você está insegura sobre o que o seu homem sente e ele nunca se importa em partilhar, não o obrigue a se declarar.

Ele nunca menciona o seu futuro: Você mencionou casamento. Ele não disse nada. Você mencionou ter filhos. Ele lhe olha com desprezo. Se ele nunca menciona um futuro com você, significa que não quer passar um longo tempo ao seu lado.

Ele foge de conversas sérias: A menos que você esteja namorando uma criança e não um homem adulto, as conversas sérias surgirão no relacionamento e o parceiro deve estar pronto para lidar com isso. Se toda vez que você começa a falar do futuro ou de como melhorar a relação ele muda de assunto, é melhor avaliar o relacionamento.

Você é quem sempre inicia o contato: Se não fosse por você, vocês se falariam pouquíssimas uma ou duas vezes por semana. Quando a iniciativa de ligar para dar bom dia ou boa noite nunca parte dele pode indicar que o parceiro não tem qualquer interesse na relação. Retornar as chamadas ou mensagens não é vontade de falar com você, mas apenas um gesto educado.

Ele diz mais “não” do que “sim”: Ninguém gosta de se sentir rejeitada, especialmente de uma pessoa amada. Se no relacionamento você passa constantemente por isso, talvez seja hora de reavaliar a situação.

  • 1 de 6
  • Você sempre pergunta como ele se sente: Se você sente a necessidade de sempre questionar o parceiro sobre como ele se sente a seu respeito e ele costuma não dizer muitas coisas, talvez até para não ferir os seus sentimentos, pode ser que o amor entre vocês não seja mútuo. Quando você está insegura sobre o que o seu homem sente e ele nunca se importa em partilhar, não o obrigue a se declarar
  • Foto: Getty Images

10 sinais que uma pessoa dá quando quer terminar uma relação

As pessoas costumam enviar pistas ao par quando estão com um pé fora do relacionamento. Algumas são óbvias, outras nem tanto. “A pessoa transmite suas intenções sem perceber na postura corporal, na expressão facial, em determinadas mudanças de atitude”, afirma a psicoterapeuta e terapeuta de casais Carmen Cerqueira Cesar, de São Paulo (SP). 

Mas não se precipite! “Muitas vezes, nossa interpretação vai de acordo com a fase que estamos vivendo”, avisa a coach de relacionamento Miria  Kutcher, Alguns sinais merecem atenção, mesmo que seja só para ter uma conversa e melhorar a relação. Veja:

1. Desinteresse pela sua rotina

A pessoa simplesmente para de perguntar como foi o seu dia, se está bem, se aquela reunião deu certo, se gostou do livro que acabou de ler, coisas assim. É um dos principais (e mais doídos) sintomas do distanciamento emocional do outro.

A pessoa fica mais calada e introspectiva, um indício forte de que pode estar ruminando pensamentos sobre o que vai fazer da vida –no caso, quando e se quer se separar.

3. Conversas não engatam

Você tenta puxar conversa, mas a pessoa é monossilábica ou encerra logo o papo. Os assuntos entre vocês parecem definhar.

4. Olho no olho é coisa rara

“Quando estamos num relacionamento com alguém temos muita necessidade de olhar no olho da pessoa e ‘viajar’ nesse olhar. Quando esse olho no olho começa a ficar mais curto ou passa a não existir, significa que cada um está indo por um caminho diferente”, diz Miria.

Leia também:  Como Conquistar Uma Amiga Mais Velha Do Que Eu?

5. Críticas começam a pipocar

Tudo o que você faz parece chatear o outro ser humano, que passa a se mostrar mais implicante. Em todo relacionamento “normal” sempre acontece de um dar bronquinhas no outro e vice-versa, mas, nesse caso, a irritação é mais evidente.

6. Falar no futuro vira um tabu

Segundo Carmen, as conversas sobre projetos de viagens, de trocar de carro, mudar de casa ou até mesmo sobre planos mais simples e imediatistas, como onde vão jantar no fim de semana, começam a escassear.

7. As brigas param

Parece contraditório, mas, de acordo com a psicóloga Marina Simas, quando as pessoas querem terminar, preferem não criar caso nem discutir. “Elas ficam indiferentes porque acham que não vale a pena gastar energia para fazer um acordo em uma relação que não vai durar muito”, explica ela, que atua como consultora de relacionamento do Match Group  LatAm.

8. Ficar a sós é difícil

Tudo leva a crer que o par está mais interessado nos próprios hobbies e em compartilhar a vida com os amigos. Pode ser uma espécie de fuga da realidade: manter-se ocupado é uma forma de não encarar a incômoda verdade de que não quer mais ficar ao seu lado.

9. Falta de paciência para ir a eventos sociais e familiares juntos

“Quando a pessoa não deseja mais estar na relação, não tem mais paciência e nem deseja sentir que pertence àquele grupo de pessoas, principalmente quando o evento é na família do outro. É comum inventar mil desculpas para não comparecer”, fala Marina.

10. Sexo morno, beijos na boca cada vez mais raros

Podem ser sinais óbvios, mas na correria do dia a dia nem sempre há tempo, energia ou atenção para perceber que o sexo ficou burocrático, sem grandes emoções. E o beijo na boca vai ficando raro e sem muita emoção.

“Quando a pessoa opta pelo término, na maioria das vezes interrompe de alguma forma a entrega total que tinha antes e vai se posicionando de forma mais distante, sem paciência e com limites mais rígidos, fugindo do que resulta em intimidade”, explica Marina.

3 coisas que um homem faz quando não está mais a fim de você

Você desconfia que seu namorado não estar mais interessado em você? Muitas vezes pode ser apenas uma pequena insegurança besta, mas se você está em duvidas, fique de olho nos sinais que iremos lhe passar nesse artigo, é melhor ter a certeza do que ficar com dúvida.

Você começa a namorar um rapaz. No começo, tudo é legal, ele lhe procura toda hora, fala coisas bonitas para você, se declara toda hora, mas do nada muda totalmente com e fica lhe evitando, ou não demonstra ligar mais para você.

Isso pode ser sim um sinal de que ele não quer mais nada nesse Relacionamento, mas isso acontece em diversos casais como uma coisa normal.

Para você saber diferenciar as formas que ele tenta lhe evitar e ter a certeza que isso não é só invenção de sua cabeça, nesse artigo estão listadas três coisas que um homem geralmente faz quando quer ignorar uma mulher.

Fique alerta com esses sinais que mostraremos. Se o seu namorado estiver praticando todas essas ações, é um sinal de que ele não quer mais nada com você. Então, é melhor chamá-lo para conversar e ver o que está acontecendo. Confira os sinais:

1 – Está andando muito sumido

Geralmente, a maioria dos homens desaparece muito fácil. Colocando na linguagem popular, a maioria dos homens gosta de dar aquele famoso “me ache”, simplesmente desaparece e não fala nada para a mulher. É bem mais fácil chegar para a mulher e dizer que não quer mais que o relacionamento tenha uma continuidade.

Quando um homem não quer mais continuar a relação, ele para de interagir com a mulher e ainda a abandona, muitas vezes com medo de que essa relação se torne algo sério, isso assusta muitos homens. Então, se seu namorado ou pretendente está “desaparecido”, pode ser um sinal de que ele não quer ficar com você.

2 – Fica colocando obstáculos

Muitos homens, para não dizerem para a mulher que não querem mais ter relações com ela, ficam colocando obstáculos na relação. Se a mulher chama para sair, ele inventa muitas desculpas. Essa tática é muito usada pelo público masculino. Então, se isso ocorre com você, fique de olho, o seu namorado pode estar, sim, lhe enrolando.

A mãe sempre anda doente, os parentes nunca estão bem, os amigos estão sempre precisando de ajuda. Essas são algumas das desculpas que os homens geralmente inventam. Mas, na verdade, quem que ver outra pessoa, sempre arruma um jeito, não há obstáculos que vá impedir.

3 – Não lhe manda mais mensagens de bom dia

Visão | 20 sinais alarmantes de que a sua relação corre perigo

Estes são os 20 Sinais que precisa de conhecer para conseguir evitar, a tempo, a rotura e a separação.

1 – Sente-se sozinho ao lado do seu companheiro?

Este é um dos sinais mais reveladores de que algo não está bem. Não é natural duas pessoas que se amam sentirem-se sozinhas na presença do outro. Este sentimento de solidão, a maioria das vezes, origina-se na dificuldade em conversar, em expressar emoções, na falta de empatia, atenção, aceitação, interesse, partilha, ajuda e apoio.

Pior do que falar é não falar sobre esse sentimento de solidão, fazer de conta que não o sente e colocá-lo no sótão da sua mente. Se não quer andar escadas acima, escadas a baixo, a visitá-lo repetidamente, e a fazer de conta que está tudo bem quando não está, pense sobre o que a/o impede de dizer ao seu companheiro/a: “Sinto-me sozinho/a”! Do que tem medo? O que evita?

Poderá ter a surpresa de o seu companheiro/a lhe responder: “Eu também!” e uma porta há muito fechada se abrir e trazer alguma luz à vossa relação.

2 – Sente que a relação é pesada, custa respirar, já quase não riem, sente que não têm nada a ver um com o outro?

Uma relação de Amor não é uma cruz a carregar, um inferno, uma prisão, uma tortura, uma obrigação. Uma relação a dois é algo que faz bem aos dois, porque se não faz, o melhor é estar sozinho.

  • Sim, uma relação de Amor passa por todos os tipos de estrada, mas quando o “carro” não quer pegar e os dois começam a empurrá-lo todos os dias rua a baixo, e ficam logo exaustos para o dia todo, algo se passa.
  • Quando se pensa no outro e se respira como se estivesse em trabalho de parto e a dar à luz, só de pensar que vai ter de dizer o mesmo pela milésima vez pois ainda não entrou…
  • Quando já não riem, já não brincam, já não se divertem, já não se desafiam nem se “metem” um com o outro;
  • Quando tudo é demasiado sério, importante, racional, formal, mecanizado;

Quando olha para ele/ela e não consegue sentir um pingo de sintonia, de conexão, de cumplicidade, de afinidade e se pergunta “Quem és tu?” e “O que faço eu contigo?”,

Provavelmente chegou o momento de o descobrir!

3 – Já não sabe se a/o ama? Ou ama, mas esse amor fá-lo/a sofrer?

Um dos sinais que melhor evidenciam que algo pode não estar a correr bem, é começar a interrogar-se se ama o seu companheiro/a. É claro que essa dúvida pode surgir nas “melhores relações”, especialmente depois de calorosas discussões, mas ela dissipa-se rapidamente, porque os dois conhecem o caminho para encontrar o Amor que vive muito para além dos arrufos, desavenças e conflitos.

Se esta interrogação aterra no seu espírito como aviões no mais movimentado aeroporto, fique atento/a.

Se sente que continua a amar, mas que essa relação o faz sofrer, esse é também um sinal que não pode ignorar. Tente perceber e identificar a causa, ou causas, do seu desconforto.

O que o magoa e lhe faz mal? Será que está relacionado com a relação, com o comportamento do seu companheiro/a ou com algum acontecimento da sua vida pessoal? Será que o deve aceitar? Converse com uma pessoa da sua confiança.

  1. 4 – As conversas estão impregnadas de críticas e culpa e os silêncios são maiores?
  2. O “bolo” da discussão tem sempre os mesmo ingredientes: culpa, critica, generalização, acusação, ameaças… passados alguns segundos, se perguntar ao seu companheiro/a o que disse, não se lembra, mas você lembra-se!
  3. O registo da guerra está sempre na segunda pessoa do singular, isto é: Tu,tu,tu,tu… bastava que mudassem o registo para: Eu,eu,eu,eu… para tudo mudar.
  4. Se está a ver este filme, ou um outro cujo título é “Silêncio dói”, comece a pensar o que fazer, pois a continuar nessa sala de cinema, um destes dias, ou sai pela saída de emergência divórcio ou começa a somatizar de variadas formas e feitios.

5 – Tolerância: “0”. Compreensão: “0”, Empatia: “0”, Perdão: “0”.

Quatro sinais de que a relação precisa de ir à revisão. Não é o que faz com o seu carro? Então porque não faz com a sua relação? Sentem-se e tentem perceber porque se tratam assim e se fazem mal.

6 – Namoro: “extinto ou em vias de extinção”, Desculpas: muitas!

Se à palavra “namorar” associa passado e as desculpas para não namorarem se acumulam até ao teto, então provavelmente a vossa relação está a precisar de uma lufada de ar fresco e, a não acontecer, poderá, sim, correr perigo.

É assim tão difícil namorar? Se se esqueceu tente recordar um dos momentos mais bonitos quando os dois ainda namoravam. Que emoções sentiu… puxe pela criatividade, dê assas ao sonho e surpreenda quem ama. Deixar de o fazer pode significar o “nós” desaparecer.

7 – Está sempre à espera da próxima guerra e sente necessidade constante de se defender?

A sua relação é um desassossego? Nunca sabe quando a bomba vai explodir? Tem a artilharia pesada sempre pronta a disparar e os mísseis apontados ao inimigo?

  • Se assim é, você não tem uma relação, tem uma grande confusão na sua vida que só lhe faz mal.
  • Os dois precisam hastear a bandeira branca e encontrarem-se fora da zona de ataque, baixar defesas, perceber porque sentem necessidade de o fazer e escolher viver a relação e a vida de uma forma mais saudável, porque essa é destrutiva para os dois e destrói qualquer relação.
  • 8 – Sente tristeza, raiva, irritação, ansiedade, injustiça, frequentemente, e vontade de fugir só para ter paz?
Leia também:  Como Ver Os Veiculos Que Estao Em Meu Nome?

Só a voz dela/dele o irrita? As histórias, teorias e piadas são sempre as mesmas e fazem-no sentir desconfortável?

  1. Pensa coisas menos boas a respeito do seu companheiro?
  2. Quando ele/ela vai de viagem é uma maravilha?
  3. Sente imensa vontade de ter paz?
  4. Estas emoções já estão a comprometer a sua estabilidade e equilíbrio emocional, os resultados no seu trabalho e a sua saúde?

Tem dores de cabeça e de costas frequentes? Constipa-se muitas vezes? Dorme aos “soluços”?

Estes são sinais SOS. Não os ignore!

As suas emoções e o seu corpo estão a dizer-lhe que a relação pode estar em perigo. Converse com um amigo da sua confiança e/ou procure apoio.

9 – Existe falta de confiança, faltas de respeito, ou qualquer outro tipo de agressão?

Os ciúmes doentios, a traição e a falta de confiança podem minar uma relação ao ponto de comprometer a sua existência. Não, não é normal andar a ver o telemóvel do companheiro/a, controlar a sua vida ao minuto, desconfiar se está a dizer a verdade, pensar repetidamente que o vai abandonar e trocar por outra pessoa…estas são situações que a continuarem podem fazer com que a relação acabe.

  • A propósito da onda de violência doméstica que assombra o nosso País, quanto a este tema, preciso escrever em letras bem grandes e a bold o seguinte:
  • HUMILHAR E CHAMAR NOMES É MUITO GRAVE!
  • DAR ENCONTRÕES E EMPURRÕES É MUITO GRAVE!
  • MANIPULAR E PRESSIONAR É MUITO GRAVE!
  • AMEAÇAR É MUITO GRAVE!
  • DAR ESTALOS E BATER É MUITO GRAVE!
  • Gastam-se milhões de euros em outdoors publicitários de bens materiais e campanhas políticas, porque não se pegam nestas e em muitas outras frases e se faz uma verdadeira sensibilização/informação/ consciencialização da gravidade destes comportamentos?
  • Sim, é imprescindível mudar a atitude por parte das autoridades, a reeducação dos agentes do Estado, rever a proteção à pessoa que denúncia, mais centros de abrigo, mais apoio às associações que trabalham incansavelmente estas problemáticas… mas parece-me que mais importante que tudo isso é:
  • CONSEGUIR QUE QUEM ESTEJA EM RISCO DE SER VITIMA ou o seja, O SAIBA, e se SAIBA PROTEGER DESDE O PRIMEIRO MINUTO, e isso só se consegue COM INFORMAÇÃO E CONSCIENCIALIZAÇÃO DA GRAVIDADE DESTAS SITUAÇÕES E COM A CRIAÇÃO DE MAIS INSTITUIÇÕES DE APOIO ÀS FAMILIAS PORTUGUESAS.
  • 10 – O “nós” e os afetos desvaneceram-se, a indiferença reina, não se sente valorizado e cuidado?

Nunca há tempo a dois, o interesse pelas necessidades do outro é quase inexistente, o foco está naquilo que está mal, os dois caminham no deserto dos afetos, a rotina tomou conta das suas vidas e o “nós” parece que se apagou sozinho.

Não se sentem nem queridos, nem cuidados, nem amados. Os dois, ou apenas um, sentem-se autênticos bombeiros a apagar fogos sem cessar, e pior que isso, é que nem se veem de mangueira na mão, nem valorizam.

Se estiver feito, não veem, se não estiver, apontam o erro!

Isto pode acabar em divórcio, cuidado!

11 – Passa a vida a retirar importância ao sucedido, a puxar “a carroça” sozinho, a andar atrás de quem não o vê… , já fez tudo e nada parece resultar?

Desvaloriza, nega, faz de conta, engole, digere mal, fica doente, mas continua a empurrar “a carroça” sozinho, a fazer tudo para agradar, para evitar discussão e conflitos, mas eles parecem estar fora do seu controlo. Pensa que a culpa é sua. Devia saber controlar melhor, ter mais ideias, fazer mais, desculpar mais, fechar mais a boca…

Escute: uma relação saudável são duas pessoas que assumem o compromisso de se fazerem bem, não é uma a viver um filme de terror e a outra a fazer a vida que quer.

Um destes dias essa “carroça” fica pesada demais e pode ir precipício abaixo. Que tal parar a “carroça” e começar a olhar para ela, tentando perceber que mercadoria é tão pesada e em troca do quê aceita carregá-la?

12 – Pensa muitas vezes: ”Isto está a fazer-me mal!”?

  1. A nossa intuição é um dos presentes mais maravilhosos que o nosso Criador nos deu.
  2. Sim, é verdade, por vezes é muito difícil escutá-la, porque ao fazê-lo somos como que forçados a tomar decisões que temos medo de tomar e a seguir caminhos estranhos e desconhecidos.
  3. Mas, continuar a pensar que uma situação lhe faz mal e nada fazer, não lhe parece no mínimo, um contrassenso?
  4. Se a sua intuição o está a fazer pensar isso, e a sentir angústia e ansiedade, é porque é preciso pensar porque está a acontecer.
  5. 13 – Sente-se atraído por outras pessoas?

Pensa noutras pessoas, fantasia com colegas de trabalho e sente necessidade de alimentar flirts ou conversas mais íntimas, procurando ter a atenção e valorização que o seu companheiro não lhe dá? Teve ou tem um amigo/amiga colorido, uma aventura com o vizinho/a do lado, ou está sempre nas redes sociais à procura de “algo”? Sempre o fez, ou apenas acontece desde que se afastaram?

Estas são situações que inevitavelmente colocam em perigo a relação, autênticos balões de oxigénio que podem explodir quando menos se espera.

14 – Não têm intimidade sexual?

Sim, existem casais que não têm intimidade sexual há uma eternidade. Isso é um sinal de alarme? Sim, é, a menos que os dois se sintam felizes e contentes com essa situação, o que é raro acontecer.

Sim, o estado da relação influencia a intimidade e a intimidade o estado da relação.

Quando a relação está fragilizada, na maioria dos casos, a intimidade está “hibernada”. Se isto se mantiver, pode levar à rutura. É preciso conversar!

15 – Não consegue superar o que aconteceu no passado?

Mágoa e ressentimentos cristalizados podem levar à separação. Aqui o “faz de conta” também não resulta. Por mais que custe é preciso falar sobre o que doeu tanto, sob pena de o afastamento se tornar crónico.

16 – A sua família e amigos estão preocupados consigo?

Por vezes é muito difícil termos o distanciamento suficiente para perceber o que se passa connosco e com as nossas relações. A família e os amigos, porque nos conhecem bem, conseguem perceber melhor quando algo ou alguém nos faz bem ou menos bem. Escute-os e faça-lhes perguntas.

17 – Prefere ficar no trabalho até tarde, ou sair com amigos só para não a/o aturar.

Não ter vontade de ir para casa e de estar com o seu companheiro é outro dos grandes sinais. Não o descure!

Quando não nos sentimos bem, o natural é procurar a ajuda do nosso companheiro. Se evita estar com ele para se sentir melhor, então existe um problema a resolver. De nada vale fazer como a “avestruz”! Vai passar a vida a fugir para não ter de aturar? Não é mais fácil resolver e sentir outra vez vontade de voltar para casa? Não é a fugir que os problemas se resolvem.

  • 18 – Não existe mais um projeto de vida a dois.
  • Um projeto de vida a dois é um dos alicerces base de qualquer relação que se pretenda saudável e duradoura.
  • Se deixaram de sonhar, experienciar e criar a dois, de planear a dois, de se lançarem desafios e acreditarem ser possível concretizá-los, de saber gerir e resolver a dois, de sentirem que são uma equipa, e perderam a capacidade de se visualizarem juntos num futuro próximo ou longínquo, então o sinal está vermelho.
  • 19 – No trabalho, em casa, na rua, no trânsito… pensa constantemente: “isto não funciona”, “não quero isto para mim”, “se calhar o melhor é separarmo-nos”, “não posso fazer isto aos meus filhos”, “o que faço?”

Todos estes pensamentos são sinais vermelhos! Todas as emoções que está a sentir ao tê-los são alertas de que precisa de fazer algo. Não os ignore! Se o fizer a rutura emocional será inevitável ainda que a “fachada” se mantenha.

Os primeiros pensamentos sobre separação equivalem ao soar do primeiro alarme de que o “barco” está com sérios problemas e pode afundar. É preciso identificá-los e ver se é possível solucioná-los, antes de tomar a decisão de saltar do barco.

20 – Dá voltas e voltas à cabeça para encontrar solução, mas o fim parece inevitável?

A sua cabeça não para e a esperança de que ainda seja possível voltar a ter uma relação de afeto, cumplicidade, e partilha, assemelha-se a uma miragem. Investiu toda a sua energia e tempo, acreditou, criou mil ilusões, teve infinitas expectativas, mas o inevitável fim parece aproximar-se cada vez mais…

Sim, estes pensamentos surgem pouco antes do fim de uma relação, e são a “antecâmara” da separação. Para trás fica um longo processo, mais ou menos silencioso, mais ou menos percetível de sofrimento a dois, quando não a três, quatro ou cinco.

Todas as relações amorosas passam por crises, altos e baixos, curvas e contracurvas, momentos difíceis, outros maravilhosos, momentos de desafio, outros de tranquilidade, tempestades, ventos fortes e tsunamis, dias de céu azul resplandecentes e arco-íris deslumbrantes. O Amor é encantado, provado, exaltado, testado, apaixonado, desafiado. Hoje não é igual a ontem, nem será igual ao amanhã. Existirão sempre novos acontecimentos, situações, questões, duvidas, dilemas, bloqueios… planícies, desertos, montanhas, oásis.

Mas em qualquer sítio, a qualquer hora do dia ou da noite, os dois estão de mãos dadas. Mesmo quando sentem vontade de tirar a mão e ir dar uma volta sozinhos.

O respeito está lá. A admiração está lá. A confiança está lá. A aceitação está lá. A partilha está lá. O Amor mora lá!

Os 20 sinais aqui presentes são apenas algumas das situações que a repetirem-se no tempo, precedem a crónica de uma relação terminada. São os principais sinais de alarme a que deve estar atento.

Especialmente no que se refere à violência psicológica, verbal e física, preciso dizer-lhe o seguinte: Se já foi ou é vítima, ou alguma vez acontecer ser vítima de maus tratos, de qualquer género, confie no que a sua intuição lhe diz e, logo que acontecer a primeira vez, conte a uma pessoa de sua confiança, procure ajuda, afaste-se, proteja-se.

Quem inventou a crença de que quem ama deve aguentar tudo, era psicopata. Quem o ama não o violenta, e quem lhe faz mal tem de ser punido.

Se identificou alguns, ou muitos, destes 20 sinais na sua relação, converse com o seu companheiro. Se não descobriu nenhum, mas se mais tarde vierem a revelar-se, dê-lhes a devida atenção. Calar-se e deixar o tempo passar, apenas agrava a situação. Ignorar e negar o óbvio apenas o desgasta emocional e psicologicamente, quando não fisicamente.

  1. A sua vida é a sua maior bênção, um tesouro a ser cuidado com todo o seu Amor.
  2. O seu Afeto deve dá-lo a quem o respeitar e souber valorizar!
  3. O seu Amor é um presente grandioso para quem o conseguir VER!

www.margaridavieitez.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*