Como Dizer A Um Rapaz Que Não Gosto Dele Sem O Magoar?

Quando estamos tentando conquistar um homem que nos interessa costumamos sempre tomar cuidado com o que falamos. Tentamos parecer interessantes, simpáticas e manter a atenção dele com um bom papo. Porém, por um descuido, sem percebermos, acabamos falando alguma coisa que quebra totalmente o clima.

O pior é que ficamos sem saber o que motivou a mudança. São palavras tão simples que nunca imaginaríamos que pudessem esfriar o interesse de alguém. Não se preocupe, estou aqui para ajudar. Hoje você vai conhecer as 3 coisas que você nunca deve dizer a um homem para nunca mais cometer esses erros.

Vamos lá!

No texto de hoje vamos falar sobre:

  • Os homens têm o ego mais frágil do que parece
  • Acontece a qualquer momento
  • 3 coisas que você nunca deve dizer a um homem
  • O resultado
  • Somos tão diferentes assim?
  • Cuidado nunca é demais

Os homens têm o ego mais frágil do que parece

É um fato. Pode parecer que os homens não tem muita sensibilidade, mas a verdade é que eles têm um ego super frágil. Às vezes, coisas que não percebemos ferem os sentimentos e o orgulho deles. Isso acontece, principalmente quando o assunto é ligado à masculinidade. Esse é o tabu do universo masculino!

Acontece a qualquer momento

Talvez você estivesse falando sobre algo perfeitamente neutro, como um amigo seu que se casará em alguns meses. Ou talvez algo que você pensasse que ele goste. O fato é que podemos escorregar nas palavras a qualquer momento.

Seja como for, houve uma certa combinação de palavras trocadas que mudou o rumo na conversa, mas você não sabe quais as palavras exatamente. Você fica pensando, tentando descobrir o que você pode ter dito que esfriou a conversa.

Tudo estava indo tão bem, mas de repente o ar ficou frio. Fique calma, existe uma solução!

Como Dizer A Um Rapaz Que Não Gosto Dele Sem O Magoar?

3 coisas que você nunca deve dizer a um homem

Então, deixe-me ajudá-la a romper esse pequeno mistério mostrando as 3 coisas que você nunca deve dizer a um homem porque acabam com a atração. Algumas são até engraçadas, mas deixe sua mente aberta. Veja quais são.

1- “Isso é tão fofo”

Você está conhecendo um cara muito legal, com um bom papo, e é claro que você quer saber mais da vida dele. Então, você começa a fazer perguntas sobre temas como a família e o trabalho.

Ele delicadamente começa a contar para você sobre as funções que ele desempenha, o cargo dele, como é o dia a dia. Ou seja, uma conversa mais séria, sobre algo que é vital para ele.

Você, tentando ser simpática, solta um “que fofo” ou pior ainda, “que bonitinho”. Depois disso, fica um silêncio incômodo.

Uma resposta como essa pode matar rapidamente a atração que ele está sentindo. Você corre o risco dele te achar muito superficial, alguém que não consegue manter uma conversa mais profunda.

Tem homem que gosta de mulher assim, mas acredite: a maioria não. Ou então ele pode achar que você não o leva a sério e está ridicularizando algo que é importante para ele.

Nesse caso, o mal entendido pode até ser desfeito depois, mas, como vocês ainda não tem intimidade, será que outra oportunidade irá surgir?

2 – “Você é tão engraçado quando você dança!”

Essa é ainda pior que a anterior, porque dessa vez ele terá a certeza de que você está rindo dele. Lembra quando eu falei sobre o ego frágil de um homem? Pois então, com essa afirmação, você estará pisando e sapateando em cima dele. Não é divertido, não é legal e ainda pode criar um clima horroroso.

Para começar, os caras já têm dificuldade em dançar e fazer com que pareça legal. A maioria deles não gosta de fazer isso, justamente por medo de ser expor e de ser julgado.

Ele provavelmente fez um esforço para agradar você e dizendo que ele é engraçado quando dança, dá a impressão de que ele não pode agir espontaneamente e ser divertido ao seu redor. Quando você diz isso, ele se sente humilhado.

Então, para que não ocorra mal entendidos, se ele quiser dançar, apenas aproveite o momento e curta.

3- Isso é sério? Você só pode estar brincando!

Essa é uma das coisas que você nunca deve dizer a um homem. Imagina a situação: você está falando sobre um filme realmente popular, mas ele admitiu que ainda não viu.

Ou ainda, você conversa sobre um livro, que, na sua opinião, é um bestseller que muda a vida de quem lê.

Quando ele confessa que não conhece, não viu ou leu, você  o provoca de uma maneira bastante sarcástica sobre isso e solta algo como: “Isso é sério? Você só pode estar brincando! Não é possível.”

Eu realmente não sei o que você espera que aconteça quando diz algo assim, mas é provável que ele se sinta constrangido ou pior ainda, diminuído na sua frente. Você poderia aproveitar essa oportunidade para criar uma conexão dizendo algo como: “devemos assistir juntos qualquer dia desses”.

Ou então: “eu posso te emprestar esse livro, acho que você vai gostar do enredo”. Quando você reage provocando de uma maneira sarcástica, só consegue fazê-lo sentir como um idiota. Esse tipo de coisa só deve ser dita quando há muita intimidade com alguém e ainda assim, correndo o risco de magoar.

Como Dizer A Um Rapaz Que Não Gosto Dele Sem O Magoar?

O resultado

As mulheres muitas vezes não percebem que, quando dizem essas três coisas, estão matando a atração de um homem por elas. Com certeza, quando você diz essas coisas a um homem que você está interessada, não pensa nas consequências. Pelo contrário, você pode ter pensado que está sendo interessante, provocando-o.

Provocações são poderosas ferramentas para flertar, mas somente quando são feitas da maneira certa e no momento certo. Então, novamente, tenha cuidado em dizer essas coisas, pois elas podem diminuir o interesse dele por você.

Somos tão diferentes assim?

Você pode estar pensando: “Nossa, mas que bobagem” ou “isso é um pouco demais”, mas será que somos tão diferentes assim dos homens? Pense bem: quantas vezes nos chateamos ou perdemos o encanto por alguém por uma frase fora de hora? Será que você nunca ficou decepcionada quando um cara que você achava interessante disse algo que, na sua opinião, era inadequado ou idiota? Até mesmo com homens que você já tenha intimidade, provavelmente já aconteceu alguma briga por algo que tenha sido falado.

Como Dizer A Um Rapaz Que Não Gosto Dele Sem O Magoar?

Cuidado nunca é demais

Se você estiver realmente interessada em alguém, não custa nada ter um pouco mais de cuidado com o que fala ou o modo como fala.

Ao tentar impressionar, você pode escorregar e falar uma das coisas que você nunca deve dizer a um homem. A solução? Ser você mesma ao tentar atrair um homem.

Quando não usamos artifícios e agimos naturalmente, a chance de falarmos algo inadequado diminui consideravelmente. Dessa forma, a chance de conquistá-lo será ainda maior.

Gostou do artigo “ 3 coisas que você nunca deve dizer a um homem”? Toda segunda-feira, quinta-feira e domingo tem vídeo novo no meu canal “Cátia Damasceno” no YouTube. Não perca nada e fique por dentro do divertido mundo feminino!

Super beijo!

Eu quero receber os e-mails e informações do Mulheres Bem Resolvidas.

Como dizer a uma pessoa que não gosta dela sem magoar tanto? | Yahoo Respostas

Tem uma garota na minha sala que quer porque quer a minha amizade. Estudamos na mesma escola por 4 anos e esse ano tive o infortúnio de ir para a mesma sala que ela.

O problema é que além de me encher o saco quando estou fazendo algo sozinha, tipo ler ou ouvir música na sala, principalmente no intervalo, ela faz questão de querer que eu fique amiguinha dela dizendo que sou depressiva, e fica, mesmo subjetivamente vamos dizer, querendo que eu vire otaku, sendo que curto um ou dois animes e pronto, preciso ser otaku? Não. Decidi abrir o jogo, falar logo que não gosto dela e queria que ela se afastasse de mim, mas não ficasse com ódio e talz. Simplesmente não quero ser amiga dela. Não a odeio, só quero que ela fique com a turma dela e me deixe no meu canto porque já tenho meus amigos. Gostaria que vocês me dessem dicas de como falar, opiniões sobre isso…por favor ;/

  • Fecha a cara e fala que não ta muito bem e não quer conversar e vai se afastando, detalhe aos poucos até ela acustumar e deixar vc em paz.mas assim não tem jeito de ficar amiga dela? tipo tentar falar o que vc não gosta que ela faz e impor limites sem ter q desfazer uma amizade?amanhã ou depois vc pode precisar.vc que sabe, abraço t+
  • Como Dizer A Um Rapaz Que Não Gosto Dele Sem O Magoar?O Único jeito é magoando,, mas de uma maneeira que naum deixe marcas,, escreve em uma carta assim.. Querido (Nome da pessoa) seei que voce gosta de mim, mas ecu não gosto, não fique triste, em um namoro não adianta uma pessoa gostar mas a ooutra não, voce gosta de mim,, e quer namorar comigo,, mas naum adianta ecu não mando no coração, me desculpe,, se voce me ama de verdade seguirá com a sua vida e ecu seguirei com a miinha. Espero ter ajudado fofa
  • Cada um tem a sua fórmula própria para tocar a pessoa sem ferir! Eu fui muito grosso, uma vez que precisei despachar uma garota interessada em mim. Esta garota era irmã de uma moça que deixou marcas em mim, por decidir casar-se e deixar-me, porque eu era muito novo e não podia garantir os projetos que ela tinha para satisfazer a sua mãe, que queria ela casada urgente. Eu, encontrei-me a sós, com uma irmã dela mais jovem e mais bonita que ela. Então eu tive a oportunidade de namorar num lugar especial e não quis, ainda soltei os cachorros na velha e magoei a menina. Quando fui ao rancho, onde estava a minha rede e dormi pensando nela, e fazendo capricho para não aceitar nada, nem dela e nem de ninguém da família. Nós trabalhava-mos numa colheita de algodão, passava-mos semanas juntos, mas eu era inocente e puro. Perdi muitas oportunidades. Depois, aprendi a agradar mesmo com decisões graves, sobre o afastamento da interessada.
  • Até sinceridade magoa, quando a pessoa não está preparada para lidar com o que não quer ouvir….. seja sincero e fale o que pensa, mas sempre com respeito e bom senso…..—–.•:*¨`*:•. .•:*¨`*:•. – Pouca coisa é—::: …….. /,,,/ …….. ::: – necessária para–*: …….. (=“;“=) ……. :* – alegrar o dia de um amigo.—*•“ ….. (“)_(“) ….. “•* – Basta dar uma——*,. ……………. .,* – passadinha———*•, …….. ,•* – e dizer: Eu————-`°♥°´ – não esqueci de você!!!**♥ *.* Bєijiинσร αlєgяєร♥ *.*
  • Como Dizer A Um Rapaz Que Não Gosto Dele Sem O Magoar?
Leia também:  Como Saber Em Que Escola Meu Filho Foi Matriculado?

Como dizer a uma pessoa que você NÃO GOSTA dela – 20 Exemplos

Como Dizer A Um Rapaz Que Não Gosto Dele Sem O Magoar?

A assertividade é uma habilidade social que nos permite expressar nossos sentimentos e necessidades, mas tomando cuidado de não ofender o outro. Essa habilidade nos protege de nossos próprios direitos e, por sua vez, nos permite respeitar o dos demais.

Quem não se viu na situação de ter que dizer não a alguém e não saber como fazer. Como dizer a uma pessoa que você não gosta dela? É uma situação incômoda e pode ser difícil. Por isso, em Psicologia-Online, queremos oferecer 20 maneiras assertivas para dizer à essa pessoa: não gosto de você.

Te oferecemos uma série de técnicas que nos permitirão recusar um convite para sair de forma amável.

Técnica do sanduíche

Quando utilizamos essa técnica, o que fazemos é dar uma mensagem positiva antes e depois de expressar nossa recusa ao pedido proposto. O efeito que a técnica do sanduíche consegue é que a recusa seja mais suportável para quem a recebe, pois também ativamos os sentimentos positivos do outro.

  • Um exemplo seria: “Obrigada pelo convite para ir beber algo, ultimamente estou muito enrolada no trabalho e tenho pouco tempo, mas agradeço que você tenha pensado em mim”.

Técnica do disco arranhado

Essa técnica pode ser utilizada quando não é a primeira vez que precisamos recusar um encontro com essa pessoa. É que, de maneira assertiva, continuamos expressando nossa negativa sem ceder às insistências da outra pessoa e manter nossa resposta firme.

  • Um exemplo seria: “Agradeço o seu convite, mas, como já lhe disse anteriormente, acho que sair com você não é uma boa ideia, por favor, não insista mais”.

Técnica para processar a mudança

Essa técnica tenta desviar o foco de atenção para o que está acontecendo, como se estivéssemos olhando para a conversa como um observador externo. Pode ser útil também no caso que a pessoa esteja insistindo em se encontrar.

  • Um exemplo seria: “Faz várias semanas que vem insistindo, eu já disse não, por favor não fique me dizendo para nos encontrarmos”.

Propor alternativas

Caso a rejeição ao encontro seja apenas algo pontual, ou seja, queremos recusar uma proposta, mas pensamos que existem outras opções, podemos procurar e propor alternativas.

  • Por exemplo: ¨Lamento muito, nessa ocasião já tenho outros planos, mas que tal ficar para um dia da semana que vem”

Banco de névoa

O banco de névoa é uma técnica que consiste em expressar um acordo parcial sem mudar nossa decisão, ou seja, nossa negativa.

É uma técnica muito útil quando podemos perceber que nosso interlocutor pode ter uma reação negativa diante à rejeição.

A pessoa pede para você ir ao cinema em uma sexta-feira à tarde e você não tem vontade; trata-se de expressar aprovação ao plano proposto, mas recusá-lo.

  • Por exemplo: “É possível que ir ao cinema na sexta-feira seja um bom plano, mas normalmente acabo muito cansada da semana inteira, então prefiro ficar em casa, mas agradeço”. Como podemos ver, concordamos que pode ser um bom plano, mas permanecemos firmes na decisão.

Valorize o esforço

Para muitas pessoas, marcar um encontro é um esforço, para isso é bom que o reconheçamos, embora a nossa resposta seja negativa.

  • Por exemplo: “Valorizo muito que tenha me convidado para jantar…mesmo assim, acho que é melhor não dar mais nenhum passo”.

Saiba mais sobre a comunicação assertiva nesse artigo.

Como Dizer A Um Rapaz Que Não Gosto Dele Sem O Magoar?

Se vemos que a outra pessoa não era o que esperávamos e existe necessidade de comunicar isso, devemos tentar fazer isso de maneira empática para que essa pessoa não sinta a rejeição de uma forma “áspera”, mas que ao mesmo tempo a mensagem seja clara. A seguir, encontramos uma lista de possíveis mensagens para enviar:

  • Acho que você é uma ótima pessoa, mas percebi que não encaixamos muito bem, penso que será melhor para nós dois pararmos de conversar.
  • Você parece uma pessoa muito interessante, mas estou em um ponto da minha vida que percebi que preciso de um tempo para mim.
  • Preferiria parar de falar, acho que você e eu não nos encaixamos bem e não quero fazer ninguém perder tempo. Espero que você entenda.
  • Percebi que não buscamos a mesma coisa, e acho que o melhor para ambos será pararmos por aqui, você merece alguém que te valorize.
  • É possível que ultimamente você tenha me notado mais distante, tenho pensado e não tenho certeza se vejo um futuro para nós, prefiro deixá-lo aqui antes de que vá mais adiante.
  • Achei que estava em um ponto da minha vida em que poderia conhecer alguém, mas percebi que não. Sinto muito.
  • Gostei do tempo que compartilhamos conversando, acho você uma pessoa muito agradável, mas acho que te vejo mais como um/a amigo/a do que como um cônjuge. Não sei se a mesma coisa também acontece com você.
  • Não quero que você leve a mal nada do que vou te dizer agora, mas ultimamente não sinto a mesma conexão que sentia com você no começo e não consigo encontrar maneiras de recuperá-la, não quero perder seu tempo, pois acho que você é uma pessoa que vale muito e merece alguém que demonstre isso dia a dia, pois hoje não posso te oferecer isso. Sinto muito.

Dependendo de como a pessoa reage atrás do telefone, podemos empregar a técnica de:

Procure as concordâncias

Trata-se de procurar se você concorda com alguma das opiniões que a outra pessoa deu, enfatizar estas, mas manter-se firme com sua opinião.

  • Um exemplo seria: “Entendo que essa mensagem pode ter feito você se sentir mal e você tem razão ao dizer que talvez eu pudesse ter usado outro meio, desculpe, não encontrei outra maneira melhor de comunicá-lo”.

Todos nós achamos desconfortável ter que dizer não em algum momento, para isso, a seguir estão uma série de maneiras de dar uma negativa de maneira educada.

Agradecer

Apesar de dizer não à proposta feita, pode ser bom agradecer à outra pessoa pelo gesto, se você agradece tudo fica bem.

  • Por exemplo: “Agradeço muito sua proposta, mas hoje tenho outro compromisso para atender”.

Tentar não dar desculpas

Aconteceu a todos nós que vimos claramente como nos deram uma desculpa para nos dizer não, e a verdade é que em muitas vezes você pensa: é melhor que me diga a verdade. Também é verdade que às vezes não estamos preparados para enfrentar a verdade.

A chave para que a pessoa não leve a mal a negativa sem desculpas está no sorriso e no olhar nos olhos da pessoa, pois permitirá que você mantenha a compostura adequada para a situação. Às vezes, é mais fácil não dar desculpas e ser mais direto/a por meio de telemática. Você pode fazer isso primeiro por e-mail ou WhatsApp e depois pessoalmente.

Incluir emoções

Adicionar palavras com conotação emocional como “lamento” ou “sinto muito” torna a negação mais fácil de aceitar para a outra pessoa. Se além do toque emocional também adicionarmos um “muito”, fica ainda mais fácil recusar a proposta sem ficar mal.

  • Por exemplo: “Muito obrigada por sua proposta, lamento muito não poder participar”.

Assertividade elementar

Trata-se de dar uma resposta curta, simples e concisa sobre nossa postura, dando uma pequena explicação do por que nossa resposta é negativa.

Reconhecer e expressar a intenção positiva

Trata-se de detectar e alimentar a intenção positiva da pessoa e expressá-la.

  • Um exemplo seria: “Sei que você me propôs porque nos momentos em que estivemos juntos nos divertimos”. Desse modo, quando a negativa vier depois, será mais fácil de aceitar.

Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dizer a uma pessoa que você não gosta dela, recomendamos que entre na nossa categoria de Sentimentos.

Bibliografia

  • Castanyer, O., Cañizares, O.(2017). Voy a ser asertiva. España: Conecta.
  • Caballo, V. E. (1983). Asertividad: definiciones y dimensiones. Estudios de psicología, 4(13), 51-62.

Como falar sem magoar as pessoas?

Outro dia li um post do consultor Noaldo Dantas que me chamou a atenção: “precisamos aprender a falar sem magoar as pessoas “. E isso me fez pensar e escrever sobre o assunto.

Leia também:  Como Saber Que Ele Já Não Gosta De Mim?

Minha reflexão se deu em função de um fato: não gostamos ou estamos acostumados a ouvir críticas, até mesmo as construtivas (por mais que alguns costumem dizer isso).

Partindo dessa constatação, as pessoas deveriam repensar a maneira que fazem o que eu chamo de “comentários sinceros”, porém desnecessários, do tipo: você está gordo, careca, abatido ou você não sabe nada, precisa mudar seu comportamento, entre outros tantos nesta linha.

Se a pessoa que está ouvindo seu comentário sincero estiver naquele momento com a autoestima baixa, a sua observação vai fazer a pessoa se sentir pior ainda.

O ponto em que quero chegar é como ser honesto sem ser duro? Como falar sobre assuntos indelicados e até desagradáveis? Aristóteles responde: “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre em tudo o que diz.

” Portanto, uma simples pausa e uma pergunta instantânea podem ajudar neste processo de resposta. Faça um breve, porém necessário questionamento interno.

Realmente eu devo/preciso falar isso? Se falar posso magoar os sentimentos da outra pessoa? Ou seja, na prática, se parou e demorou pra achar a resposta para essas perguntas simples, convenhamos, melhor não fazer o comentário.

Veja aqui um quadro que serve para pensar e decidir se deve comentar.

Bom, mas e a crítica construtiva? Não é o melhor caminho? Sim, eu concordo.

Gosto do termo e procuro praticar isso, mas tem que ficar atento e buscar o momento certo pra aplicar e, principalmente, de saber como falar, de olhar pela perspectiva correta e, sobretudo, se o interlocutor está propício e confortável para recebê-la.

O problema é que as pessoas exageram ou usam o termo “construtivo” para criticar, apontando os defeitos dos outros e o caminho não é este. Você pode falar o que quiser para uma pessoa, mas use as palavras certas no momento apropriado.

Falando sobre perspectivas, o grande problema da crítica está em quem critica e não em quem recebe, por isso é importante entender o ponto e tentar ser hábil se precisar fazer algum comentário positivo o negativo a alguém.

Essa é uma linha muito tênue, pois muita gente que se diz autêntica e, na prática, acaba magoando os outros sem necessidade com comentários que maquiados de motivadores ou críticas construtivas, mas que não passam de uma fala carregada nas entrelinhas de ofensas.

Qual é seu objetivo real? Ser sincero e autêntico não precisa estar atrelado a uma postura agressiva ou ignorante.

Como falar sem magoar então?

Fiz uma coletânea de dicas extraídas de diversos pensadores e minhas mesmo que podem te ajudar nessa tarefa de falar sem magoar as pessoas:

  • A franqueza normalmente é a forma mais educada e honrosa de se expressar, mas precisa ser assertivo para dizer o que precisa ser dito, no lugar certo e no momento certo, tudo isso de preferência com uma roupagem elegante;
  • Leve em consideração a personalidade da pessoa com quem você quer ser honesto e ajuste o seu tom de acordo com isso, ou seja, nunca exagere com uma pessoa tímida, por exemplo;
  • Peça sempre permissão para falar, prepare o ambiente e a pessoa para receber o que você vai comentar, mas não rodeie demais, não a deixe angustiada e concentre-se no problema e na solução, não somente na pessoa;
  • Comece pelos pontos positivos para minimizar a gravidade da crítica. Mas muito cuidado para não parecer o invejoso. Dizer uma verdade a alguém pode parecer exatamente isso;
  • Procure não parecer arrogante, não gesticule demais ou aponte o dedo, use o tom de voz baixo e calmo, use palavras que não venham a soar como pedradas ou pesadas demais para a pessoa. Até porque ninguém é perfeito, nem você;
  • Falar pessoalmente é sempre a melhor maneira. A sua linguagem corporal vai ajudar e muito. Falar por celular por exemplo, pode deixar interpretações equivocadas e a pessoa entender de uma forma negativa;
  • Clareza de pensamento, escolha cuidadosamente as palavras a serem ditas e o comprometimento de concentrar-se na solução;
  • Não fale às pressas, com indiretas, na frente de outras pessoas ou de muita gente;
  • Mantenha olhar positivo com a situação negativa. Passará a impressão que você está enxergando o todo, respeita a pessoa e suas virtudes;
  • Mostre empatia e carinho para passar a percepção de que você se interessa pelos problemas dela. Não seja rude. Existem outras formas de dizer algo a alguém sem magoar os seus sentimentos;
  • Não sei se me fiz entender. Muita atenção a como a informação é passada e não ao conteúdo dela em si. Essa deve ser a sua principal preocupação, como diz meu amigo comunicador Bob Floriano: “A comunicação não é o que você diz, mas o que as pessoas entendem.”

Claro que isso não é tudo, mas é muito importante ser sincero sem machucar os outros. Não controlamos as reações e sentimentos de outras pessoas, mas você pode sim controlar a forma que você diz e conduz uma conversa.

Em minha opinião, dar feedback às pessoas é um ato de amizade, que só é válido se você acreditar na possível mudança da outra pessoa e que ela irá usar a sua informação ou comentário para se tornar melhor. Fora isso, eu prefiro não falar nada. Às vezes, o silêncio é a arma mais poderosa que se pode usar.

Quando ele gosta de você mas você não sente o mesmo

Artigo escrito originalmente por Erin Davis, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.

Então tem um rapaz na sua vida e ele gosta de você mas você não sente o mesmo. Ele não é seu tipo. E aí? Aqui estão seis maneiras de rejeitar alguém de forma positiva.

  1. Fale com Deus antes de falar com ele

Antes de falar com o rapaz demonstrando interesse, leve a situação a Deus. Eu não suportava meu marido no começo. Eu pensei que ele não fazia meu tipo. Alguns anos depois, eu praticamente corri pelo corredor da igreja para ser sua esposa e agora, catorze anos depois de dizer “sim”, eu não consigo imaginar ninguém mais perfeito para mim.

O que mudou?

Honestamente, grande parte foi apenas maturidade. O que me atraia em um rapaz quando eu era uma adolescente não me animava mais, conforme eu cresci. Mas, também, olhando para trás eu consigo ver o Senhor amaciando meu coração e me ensinando a confiar que Ele cuidava da minha vida amorosa.

Eu não estou dizendo que isso ocorre 100% das vezes, mas é uma possibilidade que o rapaz que parece não ter nada a te oferecer agora seja um grande parceiro no futuro. Ao invés de automaticamente rejeitá-lo baseado no que você sente agora, ore por isso.

Aqui estão algumas coisas específicas para orar:

– Peça ao Senhor que te mostre que esse rapaz tem a imagem de Deus (Gn. 1:27) e que ele foi feito de modo especial e admirável (Sl. 139:14 – NVI).

– Peça ao Senhor que te ensine o que faz um bom marido para além do encantamento inicial.

– Peça ao Senhor que te ajude a estar mais preocupada em ser uma boa amiga e uma futura esposa do que em ter um rapaz perfeito

  1. Coloque todos os rapazes na categoria de “irmão”

Porque nós somos cristãos, nós estamos na família de Deus. Isso significa que qualquer namorado potencial que seja um cristão é também seu irmão em Cristo. Isso significa que eles merecem ser tratados com toda bondade e respeito que você ofereceria a alguém de sua própria família.

João 13:34-35 diz assim, “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.”

Baseado em como você rejeitar esse rapaz, as pessoas saberão se você é uma discípula de Cristo ou não.

Mesmo se você não quiser namorá-lo, lide com o coração dele com cuidado

Mesmo se você não quiser namorá-lo, lide com o coração dele com cuidado. Click To Tweet

  1. Se recuse a falar sobre isso pelas costas dele

Se coloque no lugar dele por um minuto. Imagine que você é quem gosta dele e o sentimento não é mútuo. Como você se sentiria se ele:

Falasse para todos os seus amigos o porquê de não gostar de você. Perguntasse para milhares de pessoas sobre como te rejeitar. Postasse com frequência em suas redes sociais sobre a menina que ele realmente gosta.

Ia ser péssimo, certo? Você não precisa falar sobre isso pelas costas dele para mandar mensagem de que não está interessada. Fale com Deus sobre isso e fale com o rapaz sobre isso. Corte e recuse a fofoca sobre a situação.

“O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua. Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo.” (Pv. 11:12-13)

  1. Não o use para se sentir melhor sobre você mesma

Vamos ser sinceras. Faz bem se sentir querida, não é? Mesmo que o rapaz que goste de nós não seja alguém em quem temos interesse, a atenção é lisonjeira.

Por causa disso, nós somos tentadas a continuar a provocar a atenção dele mesmo se não tivermos intenção de começar um relacionamento.

Isso não é justo, e pode nos colocar em um jogo perigoso onde nós gravitamos ao redor de qualquer cara que nos mostre um pouco de atenção.

Leia também:  Como Alterar O Programa Que Abre Um Arquivo?

Então repita comigo…

“Eu não me importo se algum rapaz gosta ou não de mim. Meu valor vem de Deus.”

Recuse a si mesma tratar esse rapaz e seu coração como ioiôs. Se você gosta dele, deixe ele te conquistar. Se você não gosta dele, não envie mensagens e sinais confusos só para alimentar seu ego.

  1. Lide com isso face a face

Eu sei que conversas difíceis são mais fáceis de ter por mensagens de texto ou redes sociais, mas interpretações erradas podem ocorrer tão facilmente nesse contexto. Se você não está interessada em um rapaz, diga a ele pessoalmente.

Para ser uma pessoa que rejeita com graça, use Efésios 4:29 como seu guia.

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.”

Não dê rodeios. Se você não vê um relacionamento acontecendo, diga a verdade. Mas, também use a oportunidade para encorajá-lo (sem se insinuar). Você percebe que ele está firme na fé? Diga a ele. Você vê ele crescendo em Cristo? Diga a ele. Você ficou agradecida pela maneira que ele te elogiou e tentou te conquistar? Diga a ele. Dê graça e o encoraje.

Não estou a fim! Saiba como dizer "Não" para um pretendente

Sabe quando aquela pessoa quer sair com você e você não sabe como dizer “NÃO ESTOU A FIM”? Hoje você vai aprender como deve agir, e vai descobrir todas as maneiras para dizer não para um pretendente.

Afinal, existem aqueles momentos na vida em que você não está interessada em se envolver em um relacionamento ou até mesmo ficar com alguém. Você até sai e se diverte, mas está passando por uma fase em que tudo o que mais deseja é curtir os amigos e ficar na sua.

Foto: © Depositphotos

Aí acontece de você estar num barzinho ou numa balada e de repente aparecer aquele pretendente insistente. Ou então aquele amigo de longa data mudar de atitude e passar a deixar claro que está apaixonado.

E por mais que ele seja a pessoa mais interessante do mundo, não adianta, não rolou química e muito menos vontade de ficar com ele. Você não está a fim e ponto final. E agora, como fazer para deixar isso claro para um pretendente?

Saiba como dizer não para um pretendente:

• Coloque-se no lugar da outra pessoa

Antes de qualquer coisa imagine a situação de maneira invertida. Pense que é você quem está muito interessada naquele pretendente enquanto ele não quer nada.

Você gostaria que ele fosse sincero não é mesmo? Mas que ao mesmo tempo tivesse o devido cuidado para não magoar seus sentimentos ou soar muito estúpido.

Ao fazer isso você sabe quais técnicas evitar, por mais que esteja se sentindo incomodada com as investidas da pessoa. Estupidez e grosseria não são o caminho correto para dizer um “não”.

• Elogie antes de finalmente dizer “não”

Uma forma simpática e ao mesmo tempo delicada de dizer “não” a um pretendente é começar elogiando ele por algo que fez. Pode ser a abordagem, sua aparência ou até mesmo seu papo.

Em seguida complete a frase dizendo que infelizmente você não quer ou não pode ficar com ele e dê uma justificativa.

Foto: © Depositphotos

Você pode dizer: “Você tem um papo muito legal, mas não nos vejo como mais do que amigos, entende?” ou “Caramba, que técnica de paquera diferente! Mas acredito que não sou a garota certa para você!”

Tente também levar a situação numa boa, não faça cara feia e incentive a pessoa a procurar por outro alvo.

• Seja honesta e evite mentir

Essa dica é válida em qualquer momento, seja seu pretendente um amigo ou uma pessoa que se interessou por você em uma festa. O melhor é dizer a verdade.

• Leia também: Meu melhor amigo se declarou pra mim. O que fazer?

Mentir que está namorando ou que gosta de outra pessoa pode complicar a situação e fazer com que você se passe por alguém que foge das coisas. Já imaginou se você diz que está namorando e uma semana depois aparece na balada curtindo com as amigas?

Você não quer se envolver com aquela pessoa porque não rolou química? Experimente usar a técnica anterior e inclua um elogio antes de explicar suas razões.

Agora se a razão de você não querer ficar com alguém é porque está num momento seu, de autoconhecimento, explique isso sem medos. “Estou numa fase mais voltada a mim mesma, entende?! Acredito que não é um bom momento para me permitir me envolver com alguém!”

• Ganhe um tempo para pensar

Se a proposta de seu pretendente for algo mais sério como um pedido de namoro, se permita ganhar um tempo para pensar.

Foto: © Depositphotos

Diga que você não esperava por algo assim tão repentinamente, que no momento está focada em outras prioridades e que gostaria de um tempo para pensar na proposta.

Cuidado para não usar isso como fuga. Você deve sim pensar no pedido de namoro e então, após pesar prós e contras dar uma resposta.

“Pensei no que você me disse e apesar de gostar muito da sua companhia, nesse momento quero me dedicar mais ao profissional ou aos estudos!”

• Cuidado para não manter um “talvez”

Ninguém gosta de magoar outra pessoa, essa é a verdade. Ainda assim manter um “talvez” não vai ajudar a resolver o problema.

Você pode até achar que ao não dizer nem “sim” e nem “não” o pretendente irá se cansar desse joguinho e se afastar naturalmente. Acontece que nem sempre as coisas são assim.

  • Se essa pessoa está realmente interessada em você ela dará mais valor a suas atitudes que podem vir a representar um “sim” do que aquelas que realmente dizem “não”.
  • • Leia também: 8 sinais de que você encontrou o amor da sua vida
  • Como resultado disso, se de repente você aparecer com outra pessoa, esse pretendente pode acabar muito magoado.

Então deixe bem claro que é “não”. Reforce que vocês são apenas amigos, incentive esse amigo a conhecer outras pessoas… Assim você deixa claro que não há chances de vocês serem algo a mais.

• Evite dar continuidade as conversas

Como dizer para alguém que você não gosta dele (romanticamente)

  • Você pode ser uma pessoa superquerida que não gosta de magoar ninguém e que respeita as diferenças entre grupos de pensamentos contrários, mas isso não significa que você queira namorar todo mundo.
  • Essa é uma situação comum no dia-a-dia: alguém demonstra interesse por você, você não sente o mesmo, mas ainda assim se vê presa em uma situação da qual não consegue sair, suspensa em um estado de confusão e desentendimento por não ter a capacidade de dizer claramente que simplesmente não gosta da pessoa, pelo menos não “desse jeito”.
  • Então, aqui vai: você pode dizer a verdade com todas as palavras; isso não é chato, desde que você aprenda a dar a notícia de forma respeitosa.

Muitas pessoas são ruins em confrontação. Nem toda ocasião exige uma abordagem franca, mas quando você precisa dizer a alguém que você não gosta dele, as coisas ficam muito mais complicadas se você evitar ser claro.

Se você não gosta de alguém romanticamente, é melhor dizer isso com todas as letras ou a pessoa vai encontrar todo e qualquer sinal de esperança na sua fala mal articulada.

Apesar de tais declarações parecerem duras, é possível se comunicar com clareza sem se transformar em um babaca sem noção. E, mais importante do que tudo: você magoa mais uma pessoa quando não é sincera sobre não gostar dela, do que dizendo logo a verdade.

[box]Diga: Eu não estou interessado em você romanticamente.

Não diga: Eu não acho que devemos sair ou não posso sair com você.[/box]

Quando você diz: “Eu acho que não podemos” ou “não posso”, isso passa uma mensagem passiva com uma motivação obscura. Assim, deixa em aberto a possibilidade de que um problema solucionável existe, e que seu pretendente romântico pode resolvê-lo.

Quando você diz que não está interessado, no entanto, você torna seus sentimentos claros. A pessoa ainda pode perguntar por que, mas contanto que você continue a fazer afirmações definitivas, não há muito que ela possa fazer para mudar a realidade que você apresenta.

Realmente, dizer “Eu não quero um relacionamento com você” pode ser um pouquinho cruel. Mas você pode suavizar sua afirmação com explicações adicionais. Por exemplo, depois de dizer claramente “Eu não estou interessado em você romanticamente”, acrescente “Eu ainda gosto de você, só não desejo um relacionamento romântico com você”.

Claro que a outra pessoa vai ficar chateada – ela estava a fim de alguém e o sentimento não é recíproco. Mas não é sua culpa.

O mais justo é dizer logo para a pessoa como você se sente, para que a dor dela cure mais rápido. Se você não deixar qualquer margem para interpretação, ela vai saber que precisa seguir em frente.

Ser vago impede as pessoas de conseguir tudo o que elas mais querem em relacionamentos fracassados: encerramento.

Em resumo: seja gentil, mas direto. [Gawker]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*