Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

Como desinstalar um programa que não quer ser desinstalado? O procedimento, correto, para desinstalar um programa, é pelo painel de controle do Windows. No painel de controle, basta que você selecione, dentre os programas listados, qual você deseja desinstalar, e, em seguida, clique em desinstalar.

  • Neste Post, faremos, como exemplo, a desinstalação do navegador Mozilla Firefox, contudo, estes mesmos procedimentos, poderão ser aplicados no processo de desinstalação de qualquer programa instalado em seu computador.
  • Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?
  • Como desinstalar um programa que não quer ser desinstalado?

.Como desinstalar um programa que não quer ser desinstalado?

Desinstalando um programa

Para desinstalar um programa, siga os procedimentos abaixo:

1 – O programa a ser desinstalado não pode estar sendo executado durante a sua desinstalação. Este é o motivo pelo qual muitos processos de desinstalação, de programas, são frustados, uma vez que o programa pode continuar sendo executado, mesmo após ter sido fechado, ou mesmo, pode estar sendo iniciado junto com o Windows sem que você saiba.

Para saber se um programa está iniciando junto com o Windows, ou se ele continua sendo executado, mesmo após ter sido fechado, abra o gerenciador de tarefas do Windows. Para abrir o gerenciador de tarefas, pressione as teclas Alt + Cltrl + Del (o posicionamento das teclas em seus teclado pode estar diferente da imagem abaixo, contudo, as teclas a serem pressionadas serão as mesmas).

  1. Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?
  2. 2 – Nesta tela, clique em Iniciar Gerenciador de Tarefas;
  3. Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

3 – Na tela do Gerenciador de Tarefas do Windows, verifique se o programa que você deseja desinstalar está sendo executado. Caso ele, realmente, esteja sendo executado, selecione-o e clique no botão Finalizar Processo. Depois, na parte superior, direita, clique no X para fechar o Gerenciador de Tarefas do Windows;

  • Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?
  • Se o motivo pelo qual você não consegue desinstalar um programa, é porque ele continua sendo executado, mesmo após ter sido fechado, ou porque ele executa automaticamente junto com o Windows, você conseguirá, a partir de tê-lo fechado no gerenciador de tarefas, desinstalá-lo pelo painel de controles do Windows.
  • 4 – Agora, clique no botão iniciar;Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?
  • 5 – Em seguida, clique em Painel de Controle;Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?
  • 6 – Depois, dependendo da configuração de seu computador, poderão ser exibidas estas duas telas abaixo:
  • 6.1 – Caso seja exibida esta tela com apenas 8 ícones, clique em Programas;Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?
  • 6.2 – Caso seja exibida esta tela com vários ícones, clique em Programas e Recursos;Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

7 – Agora, na lista de programas exibida, clique sobre o programa que você deseja desinstalar, e, em seguida, clique em Desinstalar;  (Conforme mencionado, anteriormente, como exemplo, neste post, eu vou desinstalar o Mozilla Firefox, você deverá selecionar o programa que deseja desinstalar).

Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

8 – Após selecionar o programa e clicar em desinstalar, será aberta uma janela do assistente de desinstalação do respectivo programa que você deseja desinstalar. Na janela do assistente de desinstalação que foi aberta, clique em avançar.

  1. (Considerando que, neste post, eu estou desinstalado o Mozilla Firefox, foi aberta a janela do assistente de Desinstalação do Mozilla Firefox).Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?
  2. 9 – Clique em Desinstalar e aguarde até que o programa seja removido do computador;
  3. 10 – Clique em concluir para finalizar a desinstalação;

Pronto, a desinstalação foi concluída com sucesso! Agora será necessário apagar os arquivos que sobraram do processo de desinstalação.

Apagando os arquivos que sobraram na desinstalação.

A desinstalação de um programa não remove completamente os arquivos do computador. Logo, caso você instale novamente o programa que havia desinstalado, ele poderá apresentar os mesmos problemas que possuía antes de sua desinstalação.

  • Para apagar os arquivos que restaram de um programa após um processo de desinstalação, siga as etapa 11, 12,13, 14, 15 e 16 logo abaixo:
  • 11 – clique no botão iniciar;
  • 12 – Clique em Executar;
  • Caso o programa Executar não esteja visível na listagem do botão Iniciar de seu computador, basta Pressionar a tecla Windows + R para acessar o programa executar;
  • 13 –   No programa executar, digite o comando %appdata% e clique em OK;
  • 14 – Na janela que foi aberta, localize a(s) pasta(s) do programa que você desinstalou e exclua a(s) pasta(s); (No meu caso, deverei excluir a pasta Mozilla);
  • 15 – Acesse novamente o programa executar, e digite o comando %programfiles%  e clique em OK;
  • 16 – Na janela que foi aberta, localize a(s) pasta(s) do programa que você desinstalou e exclua a(s) pasta(s); (No meu caso, deverei excluir a pasta mozilla firefox e a pasta Mozilla Maintenance Service);

Pronto, os arquivos que restaram da desinstalação do programa já foram excluídos com sucesso! Caso o programa desinstalado ainda conste na lista de programas do Painel do controle, será necessário excluir o programa, de forma manual, pelo regedit.

Excluindo programas, de forma manual, pelo regedit

Os programas que estão instalados no Windows possuem um assistente que permite a sua desinstalação. No Painel de ControleTodos os Itens do Painel de ControleProgramas e Recursos é possível visualizar todos os programas que possuem um assistente de desinstalação, ou um recurso de desinstalação.

Leia também:  Como Tirar Nodoas Que Nao Saem?

 Contudo, apesar de possuírem um assistente de desinstalação, pode ser necessário remover manualmente o programa da lista do Painel de Controle, caso, após a sua desinstalação, a chave do registro  que é usada para exibir o nome do programa no Painel de Controle não seja removida corretamente.

Neste caso, apesar de o programa ter sido desinstalado, seu nome ainda continua aparecendo na lista de programas do Painel de Controle.

  1. Para excluir programas pelo regedit, siga os procedimentos abaixo:
  2. 1 – Clique no botão iniciar;
  3. 2 – Clique em Executar;
  4. Caso o programa Executar não esteja visível na listagem do botão Iniciar de seu computador, basta Pressionar a tecla Windows + R para acessar o programa executar;
  5. 3 – Em seguida digite regedit e clique em OK;
  6. 4 – Nesta tela do Controle de Conta de Usuário, clique em sim;
  7. 5 – Na tela do editor de registro, localize a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE; e clique duas vezes sobre ela;
  8. 6 – Na listagem exibida, clique duas vezes sobre a pasta Software;
  9. 7 – Na listagem exibida, clique duas vezes sobre a pasta Microsoft;
  10. 8 – Na listagem exibida, clique duas vezes sobre a pasta Windows;
  11. 9 – Na listagem exibida, clique duas vezes sobre a pasta CurrentVersion;
  12. 10 – Clique na pasta Uninstall com o botão direito do mouse, e clique em Exportar para fazer um backup antes de modificar o registro;
  13. 11 – Na tela Exportar arquivo de Registro, clique em Área de trabalho, informe um nome para o arquivo e clique em Salvar;
  14. 12 – Caso ocorra algum problema, durante a exclusão do registro do programa que deseja remover, basta clicar duas vezes sobre o backup salvo na área de trabalho, e restaurar o registro;
  15. 13 – Após fazer o backup, clique duas vezes sobre a pasta Uninstall;
  16. 14 – Na pasta Uninstall encontram-se todos os programas que estão sendo exibidos no Painel de Controle. Para saber qual programa cada chave representa, clique na chave, no lado esquerdo, e visualize, no lado direito, os seguintes valores:
  17. DisplayName – é como o nome do programa aparece no Painel de Controle; e
  18. UninstallString – é o programa que é usado para desinstalação deste programa;

15 – Localizar o programa que deseja excluir; (No meu caso, deverei excluir a pasta Mozilla Firefox 53.0.3 (x86 pt-BR) e a pasta MozillaMaintenanceService);

16 – Após localizar o programa que deseja excluir, clique com o botão direito do mouse na chave do programa e, em seguida, clique em Excluir; Repita o processo para todas as pastas associadas do programa que deseja desinstalar;

17 – Após ter excluído o programa desejado, verifique na relação de programas do Painel de controle se o programa excluído ainda permanece na relação.

Caso haja algum problema na relação de programas, clique duas vezes sobre o backup do registro que foi salvo na área de trabalho e restaure a lista de programas original no registro.

Se a lista de programas estiver correta, com a exclusão, somente, do programa desejado, você poderá excluir o backup salvo na área de trabalho.

Compartilhe o post Como desinstalar um programa que não quer ser desinstalado nas redes sociais. => https://goo.gl/5txHx4 E caso tenha ficado alguma dúvida, deixe-as no campo abaixo, juntamente com as sugestões e comentários.

  • Abraços e fique com Deus!
  • Dicas e Tutoriais Gratis
  • Inscreva-se no canal do Youtube Dicas e Tutoriais Grátis

Os 7 melhores desinstaladores para remover programas do Windows

O Windows conta com uma central própria de desinstalação de programas que normalmente permanece a mesma, apesar das inovações que o sistema apresenta de modo geral a cada atualização. Porém, para o benefício dos usuários do sistema operacional da Microsoft, há um número considerável de desinstaladores que podem suprir qualquer ausência nesse sentido.

Entretanto, ter muitas opções às vezes também pode trazer alguns problemas, como não saber qual a melhor. Dizer qual a melhor de todas é algo realmente difícil, mas nós preparamos uma lista com alguns dos principais softwares do gênero, incluindo aí um aplicativo online para você desinstalar mais de um programa de uma só vez no Windows.

Confira a nossa seleção:

1. Revo Uninstaller

Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

Provavelmente o grande nome dos desinstaladores, o Revo Uninstaller é um daqueles programas pagos cuja versão gratuita não deve quase nada para outros programas do gênero. A edição free do programa não apenas desinstala basicamente qualquer software instalado no Windows como também vasculha o sistema em busca de restos deixados por ele — além de criar um ponto de restauração antes de todo o processo iniciar.

Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

Outro nome clássico do gênero, o IObit Uninstaller também vasculha todo o Windows em busca dos restos deixados pelos programas — algo comum de acontecer e que, com o passar do tempo, ocupa espaço desnecessário no seu disco. Além disso, este aplicativo oferece um recurso para desinstalar vários programas de uma só vez e para destruir arquivos por completo, eliminando qualquer chance de recuperação.

Leia também:  Como Tapar Um Fecho De Calças Que Se Ve?

Faça o download no site oficial do programa

3. Advanced Uninstaller Pro

Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

Um pacote completo para gerenciar seu computador, o Advanced Uninstaller Pro é a opção mais indicada para quem quer um software capaz de realizar outras tarefas além da desinstalação. Um dos destaques do desinstalador é a avaliação que os usuários podem fazer sobre cada software que remove de suas máquinas, oferecendo, assim, um placar de uma a cinco estrelas para identificar se um programa é confiável ou suspeito.

Faça o download no site oficial do programa

4. Ashampoo Uninstaller

Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

Outra opção para quem quer remover programas sem deixar restos para trás, o Ashampoo Uninstaller traz a chancela de uma marca já bastante conhecida, responsável por diversos programas de qualidade oferecidos gratuitamente (ou não) na internet. Este programa limpa registro e rastros de softwares, além de ser capaz de identificar arquivos que já não são mais úteis, mas que ainda assim ocupam espaço no disco rígido.

Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

A quinta dica é o Wise Program Uninstaller, um programa que dispensa instalação e consegue remover basicamente qualquer coisa do seu computador, inclusive aqueles aplicativos que insistem em não sair. E, assim como todos os citados anteriormente nesta lista, ele também apaga os rastros do programa, limpa o registro e deixa tudo em perfeito funcionamento.

Faça o download no site oficial do programa

6. Ninite

Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

A mais diferente de todas as ferramentas citadas nesta lista é o Ninite. Ele serve para remover mais de um programa ao mesmo tempo no Windows, então você começa acessando o site oficial da ferramenta para selecionar quais softwares quer desinstalar — obviamente que ele não conta com todos os programas do mundo ali, mas a lista é extensa. Depois, baixa um programa específico para concluir o processo e não ter muito trabalho para remover diversos softwares de uma só vez.

Acesse a página oficial do aplicativo

7. CCleaner

Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

Talvez você não saiba, mas o CCleaner faz bem mais do que apenas livrar o seu computador de conteúdos desnecessários. Um dos recursos presentes no aplicativo de limpeza mais famoso do mundo é justamente o desinstalador, que apenas repete aquilo que o Windows já faz, mas não deixa de ser algo prático: você pode, por exemplo, fazer uma limpeza geral logo após desinstalar um programa, tudo sem trocar de janela.

Faça o download no site oficial do programa

Conhece algum ótimo programa que ficou fora da lista? Não deixe de registrar sua dica nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como desinstalar o Firefox do seu computador | Ajuda do Firefox

Este artigo descreve como desinstalar o Firefox nos sistemas operacionais aceitos. Se está pensando em desinstalar e reinstalar o Firefox porque está com problemas, primeiro leia o artigo Como diagnosticar e resolver problemas no Firefox.

Para desinstalar o Firefox, faça o seguinte:

  1. Feche o Firefox (se estiver aberto):

    Clique no menu do Firefox e selecione .
    Clique no menu do Firefox no topo da tela e selecione .Clique no menu do Firefox e selecione .

  2. Abra a pasta Aplicativos no Finder.
  3. Arraste o aplicativo Firefox para a lixeira.

A desinstalação do Firefox está concluída.

Se o Firefox foi instalado através do gerenciador de pacotes da distribuição, deve ser desinstalado da mesma forma, Consulte detalhes em Instale o Firefox no Linux.
Se você baixou e instalou o pacote binário baixado da página de download do Firefox, simplesmente remova a pasta firefox de onde foi instalado.

Desinstalar o Firefox não remove seu perfil de usuário, que inclui informações pessoais, como favoritos, senhas e cookies. Se também quiser remover essas informações, apague a pasta que contém seu perfil do Firefox, que é armazenada em um local separado do programa.

Para desinstalar o Firefox, faça o seguinte:

Durante a desinstalação do Firefox, aparece a opção de restaurar o Firefox. Escolha esta opção caso esteja desinstalando o Firefox para corrigir um problema.

  1. Feche o Firefox (se estiver aberto):

    Clique no menu do Firefox e selecione .
    Clique no menu do Firefox no topo da tela e selecione .Clique no menu do Firefox e selecione .

  2. Clique no botão Iniciar do Windows e selecione .
  3. Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?
  4. No Painel de Controle clique em Adicionar ou Remover Programas.
  5. Na lista de programas instalados, selecione o Mozilla Firefox.
  6. Para começar a remoção, clique em Desinstalar na parte superior direita do painel do Mozilla Firefox.Se a tela de desinstalação não abrir, você pode executá-la manualmente abrindo o arquivo helper.exe, no diretório C:Arquivos de ProgramasMozilla Firefoxuninstallhelper.exe.
  7. Quando o assistente de desinstalação do Mozilla Firefox abrir, clique em Próximo.
  8. Clique em Desinstalar.
    • Se o Firefox estiver aberto, será preciso fechá-lo antes de prosseguir com a desinstalação. Se quiser remover o Firefox configurações e dados do usuário, marque a caixa que diz Remover os meus dados pessoais e personalizações do Firefox. Se você selecionar esta opção, o Firefox não irá preservar os seus favoritos, senhas salvas e outros dados se ele for instalado novamente.
  9. Clique em Concluir.
  10. Para apagar qualquer arquivo ou pasta que não tenha sido automaticamente apagado pelo Firefox, acesse o diretório C:Arquivos de ProgramasMozilla Firefox.
  1. Feche o Firefox (se estiver aberto):

    Clique no menu do Firefox e selecione .
    Clique no menu do Firefox no topo da tela e selecione .Clique no menu do Firefox e selecione .

  2. Clique no botão Iniciar do Windows ou pressione a tecla Windows .
  3. No menu Iniciar, clique em .
  4. Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?
  5. No Painel de Controle clique em Desinstalar um programa abaixo da opção Programas.
  6. Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?
  7. Na lista de programas instalados, seleciona Mozilla Firefox.
  8. Para iniciar a desinstalação, clique em Desinstalar no topo da tela.Se o assistente para remoção do Firefox não abrir, é possível abrí-lo manualmente, abrindo o arquivo helper.exe, que está por padrão em uma dessas pastas: C:Arquivos de ProgramasMozilla Firefoxuninstallhelper.exe C:Arquivos de Programas(x86)Mozilla Firefoxuninstallhelper.exe.
  9. No assistente de remoção do Mozilla Firefox, clique em Próximo
  10. Clique em Desinstalar
    • Se o Firefox estiver aberto, será preciso fechá-lo antes de prosseguir com a desinstalação.
  11. Clique em Concluir.
  12. Para apagar qualquer arquivo ou pasta que não tenha sido automaticamente apagado pelo Firefox, acesse o diretório C:Arquivos de ProgramasMozilla Firefox em Windows 32 bits ou C:Arquivos de Programas(x86)Mozilla Firefox em Windows 64 bits.
    • C:Program FilesMozilla Firefox
    • C:Program Files (x86)Mozilla Firefox
Leia também:  Como Se Chama Uma Pessoa Que Gosta De Aprender?

Feche o Firefox (se estiver aberto):

Clique no menu do Firefox e selecione .
Clique no menu do Firefox no topo da tela e selecione .Clique no menu do Firefox e selecione .

  1. Na tela inicial, clique em Área de trabalho.
  2. Na área de trabalho, coloque o mouse sob o canto direito da tela para abrir o Charms.
  3. Clique em na opção .
  4. No Painel de Controle clique em Desinstalar um programa abaixo da opção Programas.
  5. Na lista de programas instalados, seleciona Mozilla Firefox.
  6. Para iniciar a desinstalação, clique em Desinstalar no topo da tela.Se o assistente para remoção do Firefox não abrir, é possível abrí-lo manualmente, abrindo o arquivo helper.exe, que está por padrão em uma dessas pastas: C:Arquivos de ProgramasMozilla Firefoxuninstallhelper.exe C:Arquivos de Programas(x86)Mozilla Firefoxuninstallhelper.exe.
  7. No assistente de remoção do Mozilla Firefox, clique em Próximo
  8. Clique em Desinstalar
    • Se o Firefox estiver aberto, será preciso fechá-lo antes de prosseguir com a desinstalação.
  9. Clique em Concluir.
  10. Para apagar qualquer arquivo ou pasta que não tenha sido automaticamente apagado pelo Firefox, acesse o diretório
    • C:Program FilesMozilla Firefox
    • C:Program Files (x86)Mozilla Firefox
  1. Feche o Firefox (se estiver aberto):

    Clique no menu do Firefox e selecione .
    Clique no menu do Firefox no topo da tela e selecione .Clique no menu do Firefox e selecione .

  2. Clique no botão Iniciar do Windows ou pressione a tecla Windows ).
  3. No menu Iniciar, selecione .
  4. Nas configurações, selecione , em seguida, .
  5. Na lista dos programas instalados aualmente, selecione Mozilla Firefox.
  6. Para iniciar a desinstalação, clique em Desinstalar.Se o Assistente de Desinstalação não for executado, você pode iniciar manualmente executando helper.exe, que está localizado por padrão em uma dessa pastas:C:Program FilesMozilla Firefoxuninstallhelper.exeC:Program Files (x86)Mozilla Firefoxuninstallhelper.exe
  7. No Assistente de Desinstalação do Mozilla Firefox que abrir, clique em Próximo.
  8. Clique no botão Desinstalar.
    • Se o Firefox ainda estiver aberto, você deve fechá-lo para prosegguir com a desinstalação.
  9. Clique em Finalizar.
  10. Para remover outros arquivos e pastas que não podem ser removidos pela desinstalação, você deve apagar manualmente a pasta de instalação do Firefox, que está localizada por padrão em uma dessas pastas:
    • C:Program FilesMozilla Firefox
    • C:Program Files (x86)Mozilla Firefox

O desinstalador não remove nenhum dado do usuário, como histórico ou favoritos. Se quiser remover completamente esses dados, deve apagar manualmente a pasta do Firefox que contém seu perfil do usuário:

  1. Clique em Inicair e selecione .
  2. digite %APPDATA% na caixa executar e clique OK.
  3. Abra a pasta Mozilla.
  4. Apague a pasta Firefox.
  1. Clique no botão Iniciar ou pressione a tecla Windows para abrir o Menu Iniciar.
  2. Digite %APPDATA% no campo de pesquisa e tecle Enter para abrir a pasta oculta Roaming.
  3. Abra a pasta Mozilla.
  4. Apague a pasta Firefox.
  1. Na tela inicial, clique em Área de trabalho.
  2. Na área de trabalho, coloque o mouse sob o canto direito da tela para abrir o Charms.
  3. Selecione o charm .
  4. Digite %APPDATA% no campo de pesquisa e pressione enter para abrir a pasta oculta Roaming.
  5. Abra a pasta Mozilla.
  6. Apague a pasta Firefox.
  1. Clique no botão Iniciar ou pressione a tecla Windows para abrir o Menu Iniciar.
  2. Digite %APPDATA% (ao começar a digitar, é iniciada uma pesquisa do Windows) e tecle Enter para abrir a pasta oculta Roaming.
  3. Abra a pasta Mozilla.
  4. Apague a pasta Firefox.

Você também pode pressionar a tecla Windows +R para abrir o diálogo Executar, digite %APPDATA%Mozilla e clique em OK para abrir a pasta Mozilla, em seguida apague a pasta Firefox.

Baseado em informações do artigo Uninstalling Firefox (mozillaZine KB)

Essas pessoas ajudaram a escrever este artigo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*