Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Primeiro, a placa-mãe do seu computador é o componente principal e é responsável por fazer com que todos os outros componentes se comuniquem.

É uma placa de circuito impresso à qual os componentes que compõem um computador estão conectados. Você também pode conhecê-lo como uma placa-mãe ou placa principal.

Mais cedo ou mais tarde, você precisará saber qual placa base possui, pois, com essas informações, é possível fazer atualizações nos aplicativos que você instalou e também executar outras ações, como, por exemplo, executar a expansão da memória do computador. Existem três maneiras de ver o que são:

Abrindo a CPU e vendo diretamente

Dessa forma, não o recomendo por dois motivos: o primeiro é que, a menos que você seja um técnico, nunca descubra seu computador ou poderá danificar qualquer peça, e o segundo é que, se você tiver algum selo ou etiqueta no momento da abertura do dispositivo, poderá perder Sua garantia

Programas

Instalar programas que jogam as informações para você, mas não é algo que eu recomendo, pois você pode instalar acidentalmente vírus e programas maliciosos.

Verificando você mesmo (recomendado)

Ao vê-lo no computador, é a opção mais segura e super simples, que eu recomendo quando você está dando os primeiros passos no mundo da computação. Você apenas tem que seguir os passos que eu mostro abaixo.

Conheça sua placa-mãe no Windows

Primeiro, veja se o seu computador possui um sistema operacional Windows 10 ou Mac OS; se for o Windows, siga as etapas mostradas abaixo:

Quando você já estiver conectado à sua conta do Windows, pressione as teclas Windows + R.

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Ao fazer isso, uma janela como esta será aberta:

Relacionado:  Como criar um índice no Word passo a passo?Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Na caixa, você escreverá: msinfo32 e pressione a tecla ENTER. Isso abrirá outra janela com as informações do sistema:

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Lá você verá não apenas os dados da placa-mãe instalada em seu computador (quem a fabricou, seu modelo, o nome que possui), mas também poderá ver qual processador possui, que tipo de Windows possui (qual versão) e especificações completas e detalhado de tudo que sua equipe tem.

Por exemplo, o modelo do computador, sua arquitetura (se for de 128 bits, 64 bits ou 32 bits). Isso pode ser útil quando você precisar instalar um aplicativo e escolher entre esses três.

Se você escolher outro que o seu computador possua, poderá gerar erros quando você estiver usando o aplicativo.

Conheça sua placa-mãe no Mac OS

Se você possui o Mac OS X, não precisa conhecer os detalhes da placa-mãe do seu computador, pois para fazer atualizações, você precisa apenas saber qual modelo de Mac você possui em sua casa.

No entanto, se você não souber qual modelo de Mac você possui, poderá acessar o perfil do sistema, que é um aplicativo que possui o Mac OS X. Ele contém as informações de hardware, software e tudo relacionado às redes conectadas ao nosso computador.

Para acessar o perfil do sistema, existem duas opções, mas vou falar sobre o mais rápido e fácil: vá para a barra de menus e clique no ícone da Apple, um submenu será exibido e você selecionará “Sobre este Mac” (Sobre este Mac, se estiver em inglês):

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Clicar em abrirá uma janela como a abaixo:

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Você clicará em “Mais informações …” (Mais informações …) e uma guia como esta será aberta:

Relacionado:  Sistema operacional ausente: o que significa e como corrigi-loComo Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Então, você clica em Relatório do sistema … e, finalmente, você terá o perfil do sistema aberto. No hardware, que é a primeira guia que é aberta por padrão, você pode ver o modelo do seu MAC.

Como verificar o número do modelo da sua motherboard no seu PC com Windows

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Se você precisa atualizar os drivers, verificar a compatibilidade do hardware ou se você está curioso, é mais fácil verificar o número do modelo da sua placa-mãe com esses truques simples do que abrir o seu caso para verificar a placa em si. Veja como verificar o número do modelo da sua placa-mãe no conforto do seu teclado.

Por que eu quero fazer isso?

Saber o número do modelo da sua placa-mãe é importante se você está pensando em atualizar seus drivers, comprar novo hardware ( você precisará da expansão adequada ou de slots de memória, por exemplo), ou apenas verificar os recursos da sua placa se estiver pensando em atualizar toda a sua sonda.

Se você manteve a papelada que acompanha o computador (ou o indivíduo componentes, se você mesmo construiu), muitas vezes você pode fazer referência a isso. Mesmo assim, é melhor verificar se a documentação está correta. Em vez de abrir o gabinete e procurar o número do modelo na própria placa, use as ferramentas do Windows para verificar as coisas.

Verifique o número do modelo no prompt de comando (ou PowerShell)

  • Se você se sentir à vontade Prompt de comando (ou PowerShell, onde esses comandos também funcionam), você pode verificar facilmente uma variedade de estatísticas de placa-mãe e hardware usando a interface de linha de comando WMIC (Windows Management Instrumentation) – uma ferramenta de WMI poderosa da Microsoft.
  • Com o WMIC, você pode inserir a consultaplaca de basepara verificar as estatísticas da placa-mãe e usar modificadores adicionais comoobter Fabricante, Modelo, Nome, PartNumber, slotlayout, serialnumber ou poweredonpara obter informações mais detalhadas sobre a placa-mãe.
  • Por exemplo, vamos verificar o fabricante, o número do modelo e o número de série de uma placa-mãe usando o WMIC.

Abra o prompt de comando no Windows através do diálogo de execução (Windows + R ) ou pesquisando por “cmd” no menu Iniciar m enu-não precisa executar o Prompt de Comando como administrador. E, como mencionamos, você também pode usar o PowerShell aqui, se preferir. O comando funciona da mesma maneira em ambos os shells. Na linha de comando, digite o seguinte texto (observando que não há espaços entre os modificadores – apenas vírgulas) e pressione Enter:

wmic baseboard obter produto, fabricante, versão, número de sérieComo Descobrir Qual A Minha Motherboard?

As informações retornadas para a placa-mãe que estamos usando: o fabricante é Gigabyte, a placa é a Z170X-Gaming 7, e enquanto a ferramenta WMIC tentava verificar o número de série, a Gigabyte deixava aquele bit em particular por qualquer motivo. No entanto, a ferramenta WMIC funcionou exatamente como deveria, e sem abrir o caso ou usar ferramentas de terceiros, temos as informações básicas que estamos procurando.

Verifique o número do seu modelo com Speccy

Se você Prefiro uma maneira baseada em GUI para verificar o número do modelo da sua placa-mãe (assim como um método que produza mais informações rapidamente do que a ferramenta WMIC), você pode pegar a ferramenta gratuita Speccy. É um aplicativo útil para ter por perto.

Depois de baixar e instalar o Speccy, vá em frente e ligue-o.

Você pode ver o número do modelo da placa-mãe na página de resumo, juntamente com sua temperatura operacional atual (supondo que sua placa inclui isso). Você também pode ver detalhes básicos sobre outros componentes do sistema.

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Clique na guia “Motherboard” à esquerda para ver ainda mais informações sobre sua placa-mãe, incluindo detalhes sobre o chipset e voltagens, juntamente com os tipos de slots incluídos a placa e se eles estão ou não atualmente em uso.

Leia também:  Como Saber Que O Gato Gosta De Voce?

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?
Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Como copiar um arquivo para vários diretórios com um comando no Linux

Copiar um arquivo com a linha de comando do Linux é fácil. No entanto, e se você quiser copiar o mesmo arquivo para vários locais diferentes? Isso é fácil também, e mostraremos como fazer isso com um comando. Normalmente, para copiar um arquivo, você usaria o comando cp , vinculando ao arquivo de origem e ao destino.

(how-top)

Um simples tutorial: como saber qual placa-mãe, process

Ok, tenho que ser sincero: uma grande parte dos usuários do Adrenaline é composta de gente com muita experiência em mexer em computadores, e que já manjam muito tanto de hardware quanto de software. Mas esse não é o caso para todos e, querendo ou não, sempre dá para aprender algo novo, por mais que você saiba.

Pensando nisso, nós trazemos esse tutorial que ensina como ver as especificações do seu computador. Isso pode ser muito útil por vários motivos. Primeiro, você pode simplesmente querer descobrir se a sua máquina atende os requisitos mínimos ou recomendados de um título que você quer jogar.

Depois, pode ser que você queira atualizar as peças do seu computador. Aí, é sempre bom saber que podem haver vários problemas de compatibilidade.

Por exemplo, processadores de Intel ou de AMD só são compatíveis com chipsets específicos, então é importante saber se sua placa-mãe suporta determinada CPU.

Além disso, a grande maior das placas-mãe só suporta memórias RAM DDR3 ou DDR4, raramente as duas ao mesmo tempo.

Se você acabou de formatar seu computador, é possível que esteja atrás de quais drivers baixar. É importante saber qual o modelo exato de sua placa-mãe, para ter certinho os drivers de rede, do processador e acesso a alguns outros recursos.

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Primeira ferramenta: CPU-Z

Link de download: cpuid.com
Na hora de ver as especificações da sua máquina, poucos programas são tão úteis quanto o CPU-Z. Ele tem tudo que você precisa e até mais.

Informações como o nome do seu processador, velocidade de clock, especificações e até mesmo a famigerada litografia.

O programa ainda vai além, dizendo qual a sua placa-mãe, qual versão da BIOS está instalada e mais.

Você ainda pode ver especificações de suas memórias e da placa de vídeo.

– Continua após a publicidade –

Um detalhe muito relevante é que o CPU-Z aponta se as suas memórias estão em dual-channel ou em single-channel.

Sempre recomendamos que, se for possível, você utilize dois ou mais módulos de memória em dual-channel (ou triple-channel, quad-channel, enfim).

Isso vai aumentar consideravelmente o desempenho da sua máquina. Ensinamos como deixá-las em dual-channel no vídeo!

Ainda aproveitamos o vídeo para apresentar para vocês o HWMonitor, que mostra a temperatura das suas peças e várias outras especificações importantes!

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Segunda ferramenta: Belarc Advisor

Link de download: belarc.com
Se o CPU-z não funcionar para você, uma alternativa é o Belarc Advisor.

Ele traz ainda mais detalhes, como a condição que está seu anti-vírus, benchmarks de segurança e até correções da Microsoft para o Windows que você ainda não possui. Para mais informações sobre este programa, clique aqui.

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Terceira ferramenta: Sys Spec

Link para donwload: alexnolan.net
O Sys Spec fica como uma terceira dica mesmo, para dar uma maior variedade de escolha. Ele não faz nada de muito especial que os outros já não façam, mas fica como alternativa.

– Continua após a publicidade –
Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Ferramentas do Windows

O próprio sistema operacional Windows já tem ferramentas próprias que mostram suas especificações, mesmo que elas não sejam tão completas quanto o CPU-Z, por exemplo.

No vídeo, nós mostramos o Diagnóstico de DirectX (DXDiag) e as Informações de Sistema (MSInfo).

Para quem preferir a opção “hacker dos anos 90”, a alternativa fica para o Prompt de Comando. Nele, temos dois códigos que você pode digitar.

Se quiser saber mais sobre sua placa-mãe, digite:

  • WMIC Baseboard Get Product, Manufacturer, Version
  • Se quer saber mais sobre seu processador, digite:
  • WMIC CPU Get Name, CurrentClockSpeed, MaxClockSpeed

Como descobrir o modelo da sua placa-mãe via prompt de comando?

por Felipe Alencar Para o TechTudo

Descobrir o modelo da placa-mãe instalada no seu computador é importante por diferentes motivos.

Em caso de upgrade de hardware, por exemplo, é necessário saber se o modelo é compatível com um novo processador, assim como na hora de revender o produto, se for o caso.

Uma maneira comum de fazer isso é por meio de programas como CPU-Z, mas há formas mais rápidas e nativas do Windows que não exigem a instalação de outro software na máquina. Confira a seguir como fazer isso pelo prompt de comando do Windows.

Black Friday 2020: veja cinco notebooks Core i5 que ficaram mais baratos

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo!

Passo 1.Use a combinação de teclas WinKey + R para abrir a ferramenta 'Executar' do Windows. Em seguida, digite 'cmd' (sem aspas) e aperte Enter;

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?Use o comando par descobrir o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. O prompt de comando será aberto. Trata-se de uma janela com fundo preto e letras brancas. Nele digite o seguinte: wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber. Essa é a ferramenta WMIC (Instrumentation Command-line). Ela serve justamente para mostrar o modelo de sua placa-mãe;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?Use o comando par descobrir o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Veja que na coluna 'Product' há o modelo e sua placa-mãe. Em nosso caso é uma Gigabyte Z77X-D3H.

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?Veja qual o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Pronto! Agora com essa informação em mãos você já pode procurar por peças compatíveis com o modelo da sua placa-mãe sem correr o risco de dar algum conflito ou incompatibilidade.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

  • Drekiel no meu aparece o seguinte —– mainboard – Alias não encontrado.
    é um notebook samsung rv410
  • Marcus Guimaraes no meu só aparece: lenovo lenovo
  • lucas Leite o meu aparece: Manufacturer Product SerialNumber Version
    Sony Corporation VAIO N/A N/A
  • Rogerio Silva Ok, muito obrigado, foi de grande valia….
  • Junior Lan excelente, muito obrigado, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Cronos aqui apareceu a mensagem invalid query
  • Leandro Guimarães Digitei o comando certinho e não apareceu os dados.
  • Luan Jesus Excelente
  • Márcio Faria up
  • Israel Samuel Muito Obrigado!!!
  • Eduardo Bertolucci Ótimo tutorial, ajuudou eeee muiiiiiito. Obrigado.
  • Fábio Gomes incrível, muito obrigado!
  • José Raul Não funcionou.
  • Antonio Xavier obrigado deu certo.
  • Edmilson Oliveira Obrigado funcionou perfeitamente
  • Andre Shigeru Obrigado.
  • José Ferreira Muito obrigado, com esse tutorial ficou fácil demais de descobrir.
  • Sergio Lima valeu mesmo…muito bom este tutorial se assim posso dizer.
  • Fabio Rose Foi muito útil, obrigado !
  • Emerson Vasconcellos Muito Obrigado meu caro !
  • Drekiel no meu aparece o seguinte —– mainboard – Alias não encontrado.
    é um notebook samsung rv410
  • Marcus Guimaraes no meu só aparece: lenovo lenovo
  • lucas Leite o meu aparece: Manufacturer Product SerialNumber Version
    Sony Corporation VAIO N/A N/A
  • Rogerio Silva Ok, muito obrigado, foi de grande valia….
  • Junior Lan excelente, muito obrigado, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Cronos aqui apareceu a mensagem invalid query
  • Leandro Guimarães Digitei o comando certinho e não apareceu os dados.
  • Luan Jesus Excelente
  • Márcio Faria up
  • Israel Samuel Muito Obrigado!!!
  • Eduardo Bertolucci Ótimo tutorial, ajuudou eeee muiiiiiito. Obrigado.
  • Fábio Gomes incrível, muito obrigado!
  • José Raul Não funcionou.
  • Antonio Xavier obrigado deu certo.
  • Edmilson Oliveira Obrigado funcionou perfeitamente
  • Andre Shigeru Obrigado.
  • José Ferreira Muito obrigado, com esse tutorial ficou fácil demais de descobrir.
  • Sergio Lima valeu mesmo…muito bom este tutorial se assim posso dizer.
  • Fabio Rose Foi muito útil, obrigado !
  • Emerson Vasconcellos Muito Obrigado meu caro !
Leia também:  Como Saber Quanto Gasta Um Aparelho?

Como identificar o modelo da placa mãe sem precisar abrir o computador?

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Cedo ou tarde você precisará saber o fabricante e o modelo exato de sua placa-mãe, especialmente se você estiver planejando fazer um upgrade no seu computador, já que a capacidade de upgrade do seu micro é determinada pelo modelo da placa-mãe. Além disso, você deverá ter esta informação quando for fazer um upgrade de BIOS ou o download do manual ou dos drivers da sua placa-mãe. Um upgrade de BIOS é necessário para fazer o seu computador reconhecer um novo processador; o manual é necessário para determinar a quantidade máxima de memória RAM que o seu computador é capaz de reconhecer, por exemplo..

Descobrir essas informações não é tão óbvio, já que muitos fabricantes simplesmente não imprimem nas placas-mães seus nomes ou o nome do modelo da placa.

Além do mais, você pode querer verificar se a placa-mãe instalada em seu computador é realmente o modelo que você comprou. No entanto, se você abrir seu computador, a garantia será violada.

Sendo assim, você precisará aprender como descobrir estas informações sem abri-lo.

Como é possível saber qual é o fabricante da placa-mãe através de software? Dentro do BIOS do micro existe um número de série que inclui um código para o fabricante. O programa de identificação de hardware lê o número de série do BIOS e o decodifica para você.

Tem também a instalação do Windows no computador, normalmente ele reconhece todos os  drivers e já instala automaticamente. Mas o que fazer quando o Windows não tem o driver para os dispositivos da sua placa mãe? A melhor maneira é ir ao site do fabricante da placa e baixar o drivers diretamente de lá, mas aí surge uma nova pergunta: Qual o modelo da minha placa mãe?

Há algumas formas de se descobrir o modelo da placa. Uma forma é abrir o gabinete e procurar pela código que identifica o modelo :S. Outra, mais simples, é utilizar o programa CPU-Z.

Após descobrir o fabricante e o modelo da sua placa-mãe, talvez você queira saber qual é o site do fabricante e onde você pode fazer o download dos drivers, manual e da última versão do BIOS para o modelo da sua placa-mãe.

CPU-Z

O CPU-Z é um utilitário de identificação de processadores muito popular, que também pode ser usado para identificar o fabricante e o modelo da sua placa-mãe. Você pode fazer o download dele aqui.

Após instalar o CPU-Z, rode-o e clique em “Mainboard”. Na tela que vai aparecer, o CPU-Z fornecerá o fabricante e o modelo de sua placa-mãe, como mostra a Figura 1. Como você pode ver, nós temos uma placa-mãe Intel D975XBX2 do  computador.

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

  • Após descobrir o fabricante e o modelo da sua placa-mãe, talvez você queira saber qual é o site do fabricante e onde você pode fazer o download dos drivers, manual e da última versão do BIOS para o modelo da sua placa-mãe.
  • Com o CPU-Z é possível ver também informações sobre o processador e memória.
  • Download: CPU-Z 1.50

Como descobrir o modelo da placa mãe via Prompt de comando

Neste artigo vamos descobrir de forma rápida, fácil e sem instalar nenhum programa, como descobrir o modelo da placa mãe via Prompt de comando.

Então, às vezes precisamos saber o modelo exato da placa mãe instalada em nosso computador, seja para fazer algum upgrade de hardware, para anunciá-la em sites de vendas de usados ou apenas procurar algum driver ou manual do fabricante.

O método mais comum para conseguir essa informação é por meio de algum programa, tais como, Everest ou ainda melhor e mais recente, o CPU-Z, contudo, existem formas nativas e muito mais rápidas de descobrir modelo da placa mãe e isto não exige a instalação de softwares de terceiros.

Agora vou te ensinar como descobrir o modelo da placa mãe via Prompt de comando

Passo 1: Use a combinação de teclas Windows ou WinKey + R para abrir a ferramenta ‘Executar‘ do Windows. Em seguida, digite cmd e aperte Enter;

Passo 2: O Prompt de comando será aberto. Trata-se de uma janela com fundo preto e letras brancas.

  • Nele digite os seguintes comandos:
  • wmic bios get serialnumber
  • wmic baseboard get product, Manufacturer, version, serialnumber
  • Passo 3: Veja que na coluna ‘Manufacturer’ e ‘Product’ você tem as informações de qual o fabricante e o modelo da sua placa mãe.
  • No meu caso, estou usando um computador com uma placa mãe da Marca PCWARE do modelo IPMH110G.

Como Descobrir Qual A Minha Motherboard?

Também recomendo outros dois comandos:

– wmic csproduct list /format – esse comando lista detalhes do seu computador em forma de lista.

– wmic bios get serialnumber – esse comando exibe o número de série da placa mãe. Lembrando que alguns fabricantes esse comando pode não funcionar.

Pronto! Agora com essa informação em mãos, você sabe como descobrir o modelo da placa mãe via Prompt de comando, com isso você já pode procurar por peças compatíveis com o modelo da sua placa mãe sem correr o risco de dar algum conflito ou incompatibilidade.

Como saber qual é minha Placa Mãe ? Entenda

Confira nosso guia com dicas de como descobrir qual é sua placa mãe.

“Como saber qual é minha placa mãe?”, essa pergunta vai fazer parte de algum momento na vida do usuário. Muitas vezes, para atualizar os drivers de hardware ou para comprar um novo hardware, é importante saber o essa informação do computador.

Felizmente, é possível descobrir essa informação sem precisar abrir o gabinete do computador.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Como descobrir qual é minha placa mãe?

Embora o hardware do computador, como a RAM e a placa de vídeo, seja fácil de identificar no resumo do sistema, descobrir qual é a placa mãe, nem sempre é fácil. No entanto, existem algumas maneiras.

Através do prompt de comando

Você pode verificar facilmente o modelo da e o número de série usando o prompt de comando do Windows. No Windows 10, selecione o campo de pesquisa na barra de tarefas, digite cmd e pressione Enter.

Leia também:  Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?

Outro método para abrir o Prompt de Comando é usar o atalho Executar Windows + R e digitar cmd na janela pop-up.

Você não precisará executar o Prompt de Comando como administrador. Assim que a janela de comando estiver aberta, você pode solicitar que o Windows Management Interface Command (WMIC) verifique o fabricante, modelo, nome e outros recursos.

  • Para fazer isso, basta inserir o seguinte diretamente no Prompt de Comando:
  • wmic baseboard get product,manufacturer,version,serialnumber
  • Lembre-se de não incluir espaços entre os modificadores, como produto e fabricante, separando-os apenas com uma vírgula.

As informações do sistema Windows também podem fornecer os detalhes da placa-mãe. No entanto, este método é imprevisível. Parece ser compatível com placas-mãe Gigabyte e MSI, mas não conseguiu identificar detalhes para placas-mãe da Asus, Dell e Razer em nossos testes.

Primeiro, inicie o Windows’ Run função usando Windows + R . Quando a janela Executar abrir, digite msinfo32 e pressione Enter. Isso abrirá a visão geral das Informações do sistema do Windows.

As informações devem ser especificadas ao lado de Fabricante da placa mãe, Produto e Versão da placa-base. Se os campos indicarem que as informações não estão disponíveis, você deve usar um dos outros métodos de verificação neste artigo.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Através do CPU-Z

Se o prompt de comando não puder recuperar as informações da placa mãe ou se você quiser uma visão geral mais completa de suas especificações, você pode usar CPU-Z. Este software gratuito fornecerá um amplo resumo dos componentes de hardware do seu PC.

Você pode baixar o programa no site da CPU-Z. Depois de instalar e iniciar o programa, ele analisará imediatamente seus componentes para identificá-los.

Para saber mais sobre sua placa mãe, basta selecionar a guia Placa  mãe. Desse modo, você verá informações como o fabricante da placa mãe, modelo, chipset e muito mais.

Como descobrir no Linux

  1. Se você não tem o Windows e usa o Linux, o processo para descobrir qual placa-mãe você tem é tão fácil quanto.
  2. Primeiro, abra o Terminal no Linux usando Ctrl + Alt + T .

     Em seguida, digite o seguinte comando:

  3. sudo dmidecode -t 2

Desse modo, você terá um resumo de sua placa mãe, incluindo sua marca, modelo e número de série. Se você estiver usando uma máquina virtual, o nome do produto identificará isso.

 No entanto, se você estiver executando o Ubuntu em seu computador real, verá as informações do modelo e do número de série.

Como descobrir os nomes e modelos de suas peças sem abrir o Computador

  • Muitas vezes quando compramos alguma peça de computador nova da internet ou até um computador completo já montado, gostamos de verificar se a peça que chegou é realmente a que foi comprada.
  • Se você comprou uma peça em específico o visual pode enganar e uma verificação mais profunda pode revelar se está tudo correto ou não, já se você comprou um computador já montado, abrir o mesmo pode resultar em perda da garantia.
  • Neste tutorial, iremos ensinar como verificar estas informações diretamente do Windows, sem precisar sair de sua confortável cadeira.

Softwares de Informações de Hardware

Felizmente opções de programas que consigam puxar toda essa informação para nós não faltam, há muitas alternativas tanto em opções pagas quanto a opções sem custo algum.

Irei mencionar ambos os tipos de Softwares, pagos e grátis, assim você pode decidir qual é o que se encaixa melhor para o seu uso.

CPU-Z

CPU-Z Wallpaper

O CPU-Z é um dos mais famosos e mais usados mundialmente, ele é simples e fácil de usar e mostra basicamente todas as principais informações de cada peça dentro de seu computador, assim como algumas informações adicionais, além de ser gratuito.

Tela inicial do CPU-Z

Ele consegue ler modelo, fabricante, versão, ano, especificação, voltagem, clock, velocidade, latência, frequência, cache, versão da Bios e mais algumas informações sobre seu computador.

Além dessas leituras, este Software também inclui ferramentas de Stress e Benchmark de CPU com Single e Multi Core tests, onde você pode verificar se seu Processador está tendo uma performance adequada e também dar uma olhada nas temperaturas com o Stress test.

Aba Bench no CPU-Z

Você pode baixar o CPU-Z diretamente do site da CPUID, onde você encontra várias versões disponíveis. Recomendamos que baixe a primeira opção já que é só clicar para instalar após baixar.

Opção recomendada está circulada

AIDA64 Extreme

AIDA64 Wallpaper

Conhecido por praticamente todos os entusiastas de computadores, o AIDA64 é um dos Softwares mais antigos e completos que temos e é pago, felizmente caso você queira só dar uma olhada, é possível usar o mesmo por 30 dias dentro de uma licença de testes, no entanto após este período você precisará pagar pelo programa.

O que existe conectado em seu computador o ele vai achar e trazer todas as informações possíveis, de seu monitor até seu teclado e mouse, assim como todas as outras peças dentro de seu gabinete.

Algumas informações do nosso computador

Além de todas essas informações – que não são poucas -, você tem ferramentas dentro do programa que permitem testar quase todas as peças de seu computador, ele consegue pôr stress na CPU, FPU, Memória, HD/SSD, Cache e GPUs, e se você quiser (não queira) tudo isso ao mesmo tempo. Caso queira acessar as mesmas, basta ir na aba ferramentas na barra superior.

Aba de ferramentas está circulada

Ferramenta de Stress do AIDA64

Também temos 3 tipos de Benchmark inclusos no Software, eles são de GPU (placa de vídeo integrada ou separada), Memória Ram/Cache e de HD/SSD. Estes Benchmarks são executados separadamente.

Benchmark de GPU

Benchmark de HD/SSD

Benchmark de memórias/cache

O AIDA64 ainda consegue criar relatórios em .TXT ou .HTML com todas as informações de seu computador.

Parte de um relatório gerado pelo AIDA64

Resumidamente, se você o que tem de bom e de melhor, o mais completo Software, AIDA64 Extreme é a opção que você procura.

O Download é feito diretamente da Aba de Downloads do site e a versão paga custa 39.95U$D para 3 computadores, com a IOF e o preço do dolar atual o valor gira em torno de 160R$.

GPU-Z

Página inicial (Screenshot feita usando a ferramenta inclusa)

Este programa é mais voltado para Placas de Vídeo e é basicamente uma versão extendida da aba Graphics do CPU-Z, mesmo não sendo do mesmo desenvolvedor.

Neste programa você tem todas as informações possíveis da sua placa de vídeo, você pode por exemplo verificar o ASIC Quality indo na aba Advanced e clicando em ASIC Quality (Quanto maior a porcentagem, mais fácil é de atingir Clocks mais altos com menos voltagem adicional na GPU).

Aba ASIC Quality

Ele também vem com a função de tirar uma Screenshot das informações mostradas no momento, muito útil quando se tenta bater recordes de Overclock em GPU (a primeira imagem mostrando o Software).

O GPU-Z pode ser baixado neste site e assim como o CPU-Z, é totalmente grátis.

Já conhecia estes programas? Quais outros programas você recomenda? Comentem aí!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*