Como Descobrir O Que Quero Fazer Da Vida?

por Edson Castro

Como Descobrir O Que Quero Fazer Da Vida?

Quando eu tinha 17 anos tinha certeza absoluta do que queria fazer na minha vida.

Se você me perguntasse o que eu queria fazer, responderia com toda certeza do mundo, sem duvidar por um minuto daquela resposta. Hoje, 10 anos depois, a situação não poderia ser mais diferente.

Quantas vezes você não parou para se questionar “Não faço a menor ideia do que estou fazendo com a minha vida” e se sentiu mal com isso? Principalmente, depois de uns dois ou três anos formado na faculdade e sem a menor perspectiva de ser o próximo caso de sucesso na capa da Forbes.

Acontece cara. Nem todo mundo é uma estrela de cinema ou alcança o sucesso antes dos 40. Duvida?

Existe sucesso depois dos 30?

Harrison Ford tinha 33 anos quando interpretou Han Solo, em “Star Wars”, seu primeiro personagem de sucesso. Trinta e três anos para conseguir ser protagonista.

Sylvester Stallone só conseguiu emplacar o projeto de Rocky 1 aos 30 anos de idade, depois de ter trabalhado como segurança e ator pornô. O cara chegou até a vender o próprio cachorro para poder se sustentar.

No mundo das artes, Leonardo Da Vinci vendeu sua primeira obra só depois dos 30. Artistas como Vincent Van Gogh, Franz Schubert e Johann Sebastian Bach, só começaram a fazer sucesso depois de mortos.

 Na internet, os caras do Jovem Nerd demoraram mais de 5 anos para conseguirem viver as custas do próprio projeto e quase 10 para se tornarem um dos maiores cases de sucesso da internet brasileira.

Como Descobrir O Que Quero Fazer Da Vida?

Vivemos uma geração onde nossos astros e referências estão cada vez mais novos. Todo mundo quer ser o novo Felipe Neto, Justin Bieber, Bruna Vieira, Mark Zuckerberg, Steve Jobs e outros, que alcançaram a fama e fortuna logo cedo.

Ninguém sonha em trabalhar por anos para alcançar o sucesso. Vide que mais gente tenta a sorte na acumulada do fim de ano do que em um vestibular. Existe uma pressa de chegar ao sucesso logo, mas ninguém vê que eles são a exceção.

A maioria das pessoas conquista e alcança seus sonhos ao longo de muito trabalho duro, suor e lágrimas.

O que a gente quer da vida?

Como Descobrir O Que Quero Fazer Da Vida?

Isso sem contar a pressão para que a gente decida o que quer fazer da vida logo. Você mal completou 18 anos e saiu do colégio e tem que escolher uma carreira que vai seguir por resto da vida.

Nos jantares de família, tem sempre um parente que pergunta quando você vai largar a sacanagem e encontrar uma mulher pra você. Quando você está namorando todos cobram a data do casamento.

Vocês mal desceram do altar, já te alguém perguntando quando vem o primeiro filho. Somos empurrados como bonecos de pano de uma escolha para outra.

E muitas das vezes a pressa é nossa mesma. Não queremos ser deixados para trás. “Todos meus amigos estão na faculdade e eu não? Preciso passar logo nesse vestibular”. Pulamos de escolhas em escolhas para apenas seguir a corrente deixando de fora o que mais importa: O que a gente quer da vida.

Tenho pelo menos 5 amigos que terminaram a primeira faculdade e logo foram fazer outra, já que a primeira não era exatamente o que eles queriam.

Isso sem contar as pessoas que se formaram comigo que foram trabalhar em áreas que pouco tem a ver com a de sua graduação.

Assumir que você não sabe exatamente que rumo está tomando é entender que você está perdido. Melhor dar esse passo para trás para seguir em frente do que viver uma vida inteira no automático e se arrepender no leito de morte.

Uma história pessoal

Como Descobrir O Que Quero Fazer Da Vida?

Vou te contar uma história pessoal. Em 2013,  depois de quase quatro anos trabalhando em um dos maiores grupos de comunicação do país fui promovido para editor de um site grande. O salário era bom e toda minha família achava o cargo bonito. Eu odiava aquele emprego.

Ia trabalhar infeliz, passava oito horas por dia fazendo coisas as quais eu não acreditava, tendo que responder a superiores que já não agregavam mais nada a minha vida profissional.

Essa infelicidade passou para todas outras camadas da minha vida: pessoal , familiar, amorosa… Como um câncer. Depois de quase um ano de sofrimento, percebi que não era aquilo que me faria feliz e simplesmente larguei tudo.

Eu precisei chegar ao fundo do poço para entender que aquela jornada não era a que eu queria seguir pelo resto da minha vida.

Hoje, trabalhando por conta própria, a dificuldade é conseguir manter um trabalho com sucesso suficiente para que eu possa ter uma renda fixa por mês e que eu viva confortavelmente. Se o site não der certo, o que eu vou fazer amanhã? Não tenho a menor ideia!

Um passo para trás

Como Descobrir O Que Quero Fazer Da Vida?

Envelhecer me deu a segurança de tentar me estabilizar no que eu vivo agora e parar de projetar minhas ansiedades para o futuro. Sonhar que serei um empresário bem sucedido, não significa que eu vá me tornar, a não ser que eu comece a trabalhar agora.

Por isso, traço metas de longo prazo mais curtas, menos ambiciosas mas mais fáceis de acertar. A única certeza que eu tenho é o que eu tenho agora.

O fundamental não é só focar no que minha família espera de mim, mas em o que eu quero para mim. Encontrar uma carreira que me permita ser eu mesmo e que respeite os valores que eu acredito.

Nenhum dinheiro no mundo consegue pagar a alegria de quando você está feliz com algo que está fazendo. Alguns, vão achar aquilo que você ama uma besteira ou uma perda de tempo. Paciência.

Por isso, se você não faz ideia do que está fazendo com a sua vida agora, tudo bem. Aproveite cada passo para trás que você dá para tomar impulso para ir pra frente. Ninguém tem plena noção do que vai fazer pelo resto da vida.

Paciência. Uma hora ou outra você descobre o que fazer da sua vida. Ou não. O que importa é que você seja feliz.

Texto inspirado em:It’s Okay Not To Know What To Do With Your Life (At Least, For Now)

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

o privilégio de não saber o que fazer da vida

Existe uma pressão tão grande para encontrarmos logo o que queremos fazer pro resto da vida que parece errado fazer as coisas só pelo prazer de fazer, de tentar, de curtir. Que medo é esse de perder tempo se estamos ganhando tanto por outro lado?

Por uma vida com menos objetivos e mais descobertas.

Como Descobrir O Que Quero Fazer Da Vida?

Eu sei que não saber o que fazer da vida pode ser muito angustiante. Somos impactados por tantas histórias de pessoas que juntaram profissão com o propósito de vida e foram viver felizes para sempre que parece obrigação encontrar a nossa vocação e arriscar tudo por pela.

A questão é que eu vejo muita gente sem ideia do que fazer da vida, mesmo já sabendo o que faz seus olhos brilharem. E vejo outras que gostam de tantas, mas tantas coisas ao mesmo tempo que não querem se dedicar a uma coisa só.

São pessoas do mundo, que preferem arrecadar experiências e histórias pra contar, preferem se dedicar a projetos pessoais, aprender, descobrir, viajar, amar.

Inclusive, essas são as pessoas mais interessantes que eu conheço, porque elas olham pro mundo com vontade de absorver tudo que ele tem para nos oferecer.

E eu sinto que existe uma pressão tão grande para encontrarmos logo o que queremos fazer pro resto da vida que parece errado fazer as coisas só pelo prazer de fazer, de tentar, de curtir.

Que medo é esse de perder tempo se estamos ganhando tanto por outro lado? Afinal, que obsessão é essa pela sucesso? Por que sentimos obrigação de ser o melhor em tudo que fazemos? Para mim, para obter sucesso em alguma coisa é preciso apenas concluí-la com prazer, nada mais.

Temos que ter em mente onde queremos estar daqui a 5 anos, mas nunca tivemos tanta oportunidade de fazer o que queremos. É um paradoxo. E fica difícil mesmo escolher um caminho só, traçar metas e alcançá-lo, porque escolher uma coisa, significa abdicar de todas as coisas.

E se você tiver certeza do que quer, beleza. Vai fundo, porque vai valer a pena abrir mão de todas as outras coisas.

Mas se você não tem tanta certeza assim, qual é o problema de aproveitar a vida com toda a intensidade, tentando viver tudo ao mesmo tempo, sem um objetivo?

Existem tantas formas de ser feliz e encontrar o propósito em coisas que a gente nem imagina. Às vezes o seu propósito é viajar mesmo, conhecer lugares e pessoas novas. Não é o que você mais gosta de fazer? Às vezes é tocar violão na sala, apresentar uma peça num pocket show.

Às vezes não tem nada a ver com arte. Sua parada pode ser resolver problemas, ajudar pessoas a se desenvolverem, estudar, ensinar, conectar, empreender.

E, vem cá, será que você precisa mesmo transformar essa paixão em profissão? Enquanto não tem dinheiro envolvido, ninguém pode te dizer como fazer.

Leia também:  Frases Para Primos Que Sao Como Irmaos?

E tudo bem também se sua vocação e propósito mudam de tempos em tempos, afinal, como disse o Guimarães Rosa no livro Grande Sertão: Veredas – “O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.”

Pensando nisso, cheguei a conclusão de que quem não sabe o que fazer da vida tem o privilégio de não precisar viver com um objetivo e não há nenhuma inércia nisso, mas sim muito movimento. Você pode se dedicar a fazer uma coisa nova todos os dias.

Pode encontrar talentos e vontades escondidos, pode descobrir o propósito na própria descoberta, sem medo do fracasso e sem o peso de obter êxito. E é assim que você vai descobrir que as coisas que fazemos sem expectativas, imersos no processo, são as mais verdadeiras.

São as que realmente valem a pena.

8 passos para descobrir o que você quer fazer da vida

Corra atrás dos seus sonhos. Siga o seu próprio caminho. Faça o que você ama. Quantas vezes você já ouviu ou leu coisas assim? São ideias maravilhosas, mas não significam nada se você ainda não definiu os seus sonhos, não sabe o que quer fazer da vida, não encontrou o seu caminho ou não sabe ao certo o que você realmente ama.

Atrever-se a ter os seus próprios sonhos, a traçar o seu próprio caminho e a determinar o que você realmente ama é o primeiro passo. Mas a maioria das pessoas não sabe qual é a sua verdadeira paixão. E não dá pra você ir atrás de um sonho se você não sabe qual é.

Em muitos lugares você vai ler que para alcançar as suas metas é preciso disciplina, concentração e compromisso. Mas o problema é muito mais simples. Porque mesmo que seja difícil admiti-lo, a maioria das pessoas não triunfa na vida simplesmente porque não sabe o que fazer com ela.

A solução para ter uma vida de sucesso começa por determinar qual é a verdadeira paixão que lhe move. Como fazer isso? Você vai encontrar a resposta a seguir.

#1 – Desenvolva uma visão da sua vida para os próximos 5 anos

Seja qual for a sua situação, imagine que todos os seus sonhos tenham se tornado realidade nos últimos anos. Pegue lápis e papel ou abra um documento de texto no seu computador e escreva tudo o que lhe vier à cabeça com relação a como seria essa vida.

Escreva durante 10 minutos (use um timer) sobre aspectos como que horas você deverá acordar, quanto dinheiro deverá ganhar, como será o seu trabalho, com que tipo de gente você se relacionará, como será a sua casa, que carro você terá, o que irá comer, que tipo de vida irá levar e como você se sentirá.

Lembrando que não é um exercício sobre como você está agora, e sim sobre como você estaria se nos últimos anos os seus sonhos tivessem se tornado realidade.

#2 – Leia livros de autoajuda, tome nota e aplique as coisas importantes

A leitura de um bom livro de autoajuda é incrivelmente poderosa, sempre que você for capaz de adotar e colocar em prática as ideias encontradas nesse livro. Apenas ler não vai mudar nada para você se não aplicar os conselhos que encontrar ali.

De fato, também não vai servir de nada comprar o livro e deixá-lo sobre uma mesa esperando que algo aconteça. Isto que acabo de dizer parece ridículo? Você ficaria surpreso em saber da quantidade de gente que compra este tipo de livro e a única coisa que faz é ler a capa. Se um título é inspirador, imagine o que você poderá encontrar dentro dele.

#3 – Participe de atividades de voluntariado

Participar em trabalhos voluntários irá lhe permitir conhecer pessoas interessantes, motivadas e positivas. Além disso, ajudará você a descobrir em si mesmo aspectos que talvez não conhecia, e a encontrar sentido em coisas que antes você sequer havia pensado.

#4 – Comece essa paixão que já faz tempo que você deseja praticar

Com certeza, todos já quisemos fazer algo alguma vez, mas nem todos tivemos a coragem de fazê-lo. Os motivos podem ser vários, desde o clássico “não tenho tempo” ao “o que vão dizer” ou o “como eu vou fazer isto a esta altura da vida”.

Não demore mais e comece a fazê-lo hoje.  Se você se sente atraído por isso, é por alguma razão. Deixe de negar a si mesmo o direito de fazê-lo e comece já.

#5 – Siga um blog inspirador e tome uma atitude

Identifique um blog que você goste e que o inspire. Que tal AMenteEMaravilhosa.com? A seguir, leia vários artigos cujo título lhe inspire. Deixe-se levar pelas mensagens que lhe aparecerem na página principal e leia aquelas que chamem a sua atenção.

Depois de ler, anote as ideias que mais gostou e tome uma atitude. Se você se sente atraído por estes conteúdos, é por alguma razão. Você irá descobrir muitas coisas sobre si mesmo com este exercício.

#6 – Responda a pergunta “o que eu quero fazer”

Atreva-se a responder a esta pergunta, sem limites: O que eu quero fazer da minha vida. E não se reprima. Não se desculpe. Não valem respostas do tipo “eu gostaria de fazer isto mas não posso porque…”.

#7 – Identifique os seus medos

O que lhe assusta? Atreva-se a reconhecê-lo. Quando enfrentamos os nossos medos descobrimos coisas muito interessantes sobre a nossa personalidade. E, surpreendentemente, isto provoca em nós um grande sentimento de autoconfiança, a mesma que se produz quando você se atreve a contá-lo a um amigo.

Além disso, identificar esses medos também irá ajudá-lo a encontrar a sua razão de ser. É o primeiro passo para superar esses limites autoimpostos que nos intimidam.

#8 – Pense no que lhe acontece como uma forma de aprender

Seja o que for que lhe aconteça, bom ou ruim, sempre pense no que você pode tirar de lição disso e no que a forma como você enfrentou a situação diz sobre você mesmo.

Se você é capaz de aprender coisas em cada situação, cada vez terá mais clareza em relação ao que quer fazer da vida.

Se você não souber o que fazer com sua vida, leia isto

A vida é uma estrada cheia de curvas e caminhos para seguir, então sempre haverão momentos que você se encontrará em um beco sem saída, ou em uma encruzilhada, ou até mesmo, em um caminho que parece não conduzir a lugar algum, no entanto, é preciso fazer uma reavaliação de como você está seguindo esse trajeto.

Faça uma simulação e saiba qual o melhor plano Bradesco Saúde para você! Acesse e confira!

  • Não importa em que estágio da vida você está no momento, se você está infeliz com ela, ou se não tem certeza de como proceder, haverá a sensação de que você precisa reavaliar sua situação antes de continuar.
  • Abaixo, leia algumas dicas de como se reavaliar quando você simplesmente não sabe o que fazer:
  • Não esqueça que você não tem como adivinhar o futuro, entretanto, tudo que você aprende no presente faz parte de sua bagagem.

É fato que a vida é cheia de reviravoltas. Talvez hoje você goste de fazer pinturas e descubra que pode vendê-las. Em cinco anos você pode ser um pintor (a) de sucesso ou pode simplesmente descobrir que, devido a seu gosto estético e habilidades manuais pode ser uma excelente arquiteta ou decoradora de interiores.

Não importa o quão simples e singelo é o que você faz, toda experiência te aprimora como ser humano e te leva para etapas superiores.

A chave é ter a humildade para aprender, a flexibilidade para se adaptar a novas situações e a criatividade de aproveitar sua história anterior para seguir ou, pelo contrário, para saber exatamente o que você não quer mais fazer.

Tente ser confortável com o desconforto.

Há momentos em que nossa vida pode ser muito desconfortável. Às vezes não temos dinheiro suficiente para fazer todas as coisas que queremos ou mesmo que precisamos fazer. Aliás, o fato de não termos é justamente o que nos motiva a lutar para continuar.

Quanto nosso sonho está vinculado a um projeto pessoal, necessitaremos de muito tempo, dedicação, sacrifícios e economia para que os objetivos sejam alcançados. Entretanto, provavelmente será essa experiência adquirida no percurso a única capaz de fazer com que sejamos capazes de sustentar nosso próprio negócio.

Ou você nunca parou para se perguntar por que os herdeiros destroem os patrimônios tão facilmente? Exato, porque não foram eles que construíram.

A vida é incerta. Siga com ela.

A vida está acontecendo, mesmo que você não esteja vendo, coisas acontecem o tempo todo e, por mais que você não queira pensar sobre isso, tudo pode mudar brusca e inesperadamente.

Seja pela morte de alguém, seja pela perda de um emprego estável quando você já tem uma idade mais avançada, seja por causa de um desastre da natureza ou grave acidente. O fato é que você simplesmente não tem como ter a certeza que acha que tem sobre o seu futuro.

Nesse ponto é importante dizer, para lidar com mudanças tão sofridas e radicais, não seria mais fácil se você tivesse trilhado uma vida onde já se mudou e já se adaptou em diversas outras ocasiões? Uma demissão ou transferência de cidade, ao contrário do que se pensa, pode ser uma grande bênção em sua vida! Siga e aprenda com as mudanças que a vida impõe!

Leia também:  Como Fica O Umbigo Do Bebe Depois Que Cai?

Supere as distrações.

Tenho 23 Anos e Não Sei O Que Fazer da Vida

Este texto foi escrito há mais de 4 anos. Foi a resposta resumida à pergunta de um leitor.

Desde então, se tornou muito popular porque milhares de pessoas no Brasil passam pelo mesmo problema. Por isso, resolvi criar um material dedicado para lhe ajudar a resolver esse desafio.

Será uma coletânea de tudo que já aprendemos na teoria e na prática; incluindo experiência adquirida desde que este texto foi escrito.

Para ser avisado quando este material for publicado, coloque seu email aqui para receber.

É muito comum a sensação de não saber o que fazer da vida. Muitas vezes entramos numa primeira carreira para só então descobrir que ou não amamos aquilo, ou não nos recompensa de maneira devida para criar uma vida saudável. Resultado: viramos escravos da rotina.

E se nosso trabalho pudesse nos servir e não o contrário? A pergunta de um leitor é pertinente a isso. Na íntegra:

  • Bom, estou com 23 anos e ainda não sei o que fazer da vida, qual profissão seguir
  • Me formei no Ensino Médio, me formei em um curso técnico em química porém não quero atuar nessa área, apenas gostava de estudar, enfim meu diploma está engavetado.
  • Depois comecei um outro curso técnico no qual parei e fiz cursinho pré vestibular durante 6 meses o qual também abandonei.

Mudei de cidade e decidi ser modelo. Viajei durante 1 ano e já morei em vários países, todos trabalhando como modelo. Aprendi a falar inglês por causa das viagens e vivi em várias culturas diferentes, achei fascinante.

  1. Estou de volta a casa dos meus pais em um sítio no interior pensando o que fazer da vida, não consigo me decidir e o medo de envelhecer e ser um fracasso toma conta de mim.
  2. Conheci o site dos estrategistas e me interessou bastante pois eu vivo muito no mundo das fantasias e acredito que isso leva ao fracasso, através do site posso ter uma visão mais realista das coisas.
  3. Mesmo assim não sei como descobrir questões importantes.
  4. Enfim, obrigado pela atenção.
  5. Opa, tudo bem?
  6. Legal conhecer um pouco mais sobre sua vida, você tem uma história muito bacana!

Primeiro, eu queria dizer que não precisa se sentir mal por ter 23 anos e não saber o que quer da vida. Isso é normal demais. O que você precisa é:

  1. Continuar procurando coisas que ama fazer e buscar fazê-las sempre;
  2. Arrumar uma maneira de se manter financeiramente enquanto faz isso;
  3. Acostumar-se com o fato de que não há respostas definitivas nem certezas na vida.

Certezas, na realidade, nos congelam.

O que tenho de mais valioso hoje é minha visão de mundo e infelizmente isso é algo que não posso compartilhar por inteiro. O que eu posso fazer é: compartilhar minhas fontes de conhecimento e discutir com você ao longo do caminho.

Eu sei que não parece muito, que uma resposta exata do que fazer seria muito mais atraente, mas isso não existe e, se minha experiência e a dos meus mentores servem de qualquer coisa, é que mudar a visão de mundo é o primeiro passo para conseguir resultados na vida.

Se você acha que eu posso ajudar (você mandou o email afinal de contas), vamos fazer assim.

Vou te recomendar 5 livros. Ia colocar uma lista de 20 (um mentor já me falou de 100, por exemplo), mas 5 está bom. Você lê e volta aqui para irmos discutindo cada um deles. Acredito que vão te ajudar a construir a vida que você deseja.

Não precisa ter um kindle para lê-los, você pode comprar na Amazon e ler no celular ou no próprio computador. Alguns são extremamente baratos (3 reais), outros possuem versão em PT se quiser comprar físico ou pegar emprestado.

Leia, faça anotações, pense em como aplicar cada tópico a sua vida e vai voltando para discutirmos. Visitar o arquivo do site, começando aqui é ótimo também.

  • Parabéns, esse é o primeiro passo para sair da matrix.
  • Abraço

Eu fiquei em dúvida se publicava esse texto ou não, afinal de contas, estou oferecendo mentoria para quem se comprometer a fazer o que eu sugiro. E isso vai consumir muito meu tempo.

Mas sabe o quê? Não faz muita diferença. 99.99% das pessoas lendo isso não vão agir sobre a sugestão. Todo mundo quer mudar de vida, mas ninguém quer realmente passar pelo processo de mudar de vida.

Ler 5 livros? Uau, isso parece esforço demais pela possibilidade de viver uma vida expansiva e significativa. Tudo bem, de todo jeito, a oferta está aí de pé.

Descubra o que você quer fazer na vida

Num dia desses, estava conversando com um amigo que anda “meio” perdido. Está com mais de 30 anos e ainda não descobriu o que quer fazer na vida. Atrás de respostas, já rodou o mundo e foi até pesquisar no Google: “eu não sei o que fazer da minha vida”.

Assim como ele, muitos de nós passamos, repassamos e regressamos a este mesmo dilema. E parece que chega uma época em que só conseguimos nos sentir úteis ao mundo fazendo o que todo mundo faz. Namorando, casando, trabalhando, estudando… Vivemos numa sociedade onde só é feliz quem segue os “scripts” da vida. Um roteiro padronizado, limpo, reto e muito bem definido.

A boa notícia é que essa vida padronizada não existe. É uma grande mentira! Todo mundo sabe que não é assim que a banda toca. Não funciona assim pra você ou pra mim, nem pra ninguém. Por mais que existam pessoas que aparentemente vivam assim, não existe uma fórmula para todos. A maior mentira é enganar a si mesmo.

A vida é feita de fases com altos e baixos, caminhos retos e curvos, momentos de força e fraqueza, tempos felizes e tristes e roteiros padronizados e bagunçados.

Talvez seja este o maior dilema da sua vida. A certeza que eu tenho é que viver a vida é a melhor forma de descobrir as respostas. E não é garantido, assim como nada nessa vida.

Você já parou para pensar que uma coisa é você querer e outra coisa é você fazer? Já dizia o ditado “Quem quer fazer algo, sempre encontra uma maneira. E quem não quer fazer, sempre arruma uma desculpa!”.

E para descobrir, a primeira coisa é fazer!

O significado da palavra “Descobrir” é “tirar o que cobre algo”. Por isso, estou certo de que para descobrir o que você quer ser ou fazer, é preciso literalmente “tirar” tudo que cobre a sua vida.

É vivendo a vida que se descobre o que se gosta e o que não gosta; é vivendo a vida que você ganha experiência; é vivendo a vida que você prova e descobre as verdades e mentiras do mundo. É errando e acertando que você aprende.

É embarcando e desembarcando que você vive e descobre o sentido de uma chegada e de uma partida. É fazendo coisas que você nunca fez nessa vida que você descobre o que gosta.

É só pensar que uma simples atitude que você tomar hoje pode te ajudar a descobrir as respostas e ressignificar o todo.

Eu posso querer viajar o mundo, mas se eu nunca tomar a iniciativa de viajar será impossível realizar este sonho.Tudo na vida é atitude. Pode parecer uma comparação boba, mas é assim que funciona.

É o acúmulo de experiências que você tem na vida que irá fazer você descobrir e redescobrir as coisas que realmente lhe fazem feliz. Não tenha medo de experimentar, não tenha medo de errar, pois é vivendo a vida que você vai descobrir suas verdades.

Se você quiser receber as próximas atualizações, não esqueça de cadastrar seu e-mail na NEWSLETTER.

Um beijo e até o próximo post!
Kelly e Wallace

Você sabia que reservando com um nossos parceiros, além de garantir um ótimo preço e um serviço de muita qualidade, você também ajuda a manter o nosso blog no ar e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo para você! Reservando aqui, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso.

  1. 1.

    SEGURO DE VIAGEM – Para fazer seu seguro viagem e ter uma viagem tranquila utilize a Seguros Promo. Clique aqui e ganhe agpra ótimos descontos para comrpra do seu seguro viagem.

  2. 2.

    ALUGUEL DE CARRO – Quer alugar um carro, fazer seu próprio roteiro e ainda economizar? Utilize a Rentcars. Faça aqui sua consulta online e escolha a locadora que mais atender a sua necessidade.

  3. 3.

    HOSPEDAGEM – No Booking.com, você vai encontrar ótimas hospedagens por um bom preço. Nós usamos e recomendamos! Clique aqui e consulte as promoções de hoje.

  4. 4.

    ALUGUEL POR TEMPORADA – Descubra lugares incríveis com o Airbnb. Se você gosta de se sentir em casa quando viaja e ainda economizar, o Airbnb é a opção perfeita. Clique aqui, utilize o nosso vale desconto e ganhe R$ 100,00 na sua primeira hospedagem.

  5. 5.

    TRANSLADO E DESLOCAMENTO – A Uber é a melhor maneira de você chegar rápido ao seu destino. Econômica ou Premium, a Uber tem um estilo que cabe no seu bolso. Clique aqui e ganhe R$ 20 de desconto na sua primeira viagem.

  6. 6.

    INTERNET NO EXTERIOR  – Pague barato e tenha uma ótima conexão de internet no exterior utilizando o EasySIM4u. Clique aqui e ganhe um ótimo desconto na compra do seu chip.

Leia também:  Como Saber Qual O Meu Orixa?

Como descobrir o que fazer da vida?

Você prefere ouvir e baixar o áudio desse texto, em vez de ler? Utilize o player abaixo:

É irritante, inquietante e frustrante. As pessoas falam (como se fosse algo fácil): “corra atrás dos seus sonhos”, “siga sua paixão”. É óbvio que você correria atrás de seus sonhos e seguiria suas paixões – realmente faria isso. Só que tem um problema, na verdade um grande problema: você não faz ideia de qual seja esse sonho e essa tal paixão.

Quando descobrimos nossa paixão, podemos então segui-la com todas nossas forças. Todos nós temos uma paixão, o problema é que não sabemos qual é, ou seja, se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve, e qualquer caminho não serve para você!

Mesmo assim você lê blogs, livros e procura obter conselhos de qualquer felizardo que já tenha encontrado sua paixão.

Não tem nada a ver com foco, disciplina, força de vontade ou comprometimento. É muito mais simples do que isso…porém muito mais assustador…talvez você tenha que admitir…

…QUE VOCÊ NÃO FAZ IDEIA DO QUE VOCÊ QUER FAZER COM A SUA VIDA…

  • E então, qual é a solução?
  • É simples – Vá encontrar sua paixão!
  • Mas calma, eu não vou te deixar na mão.

MANEIRAS BEM ESPECÍFICAS PARA VOCÊ COMEÇAR O PROCESSO DE DESCOBRIR O QUE FAZER DA VIDA

CRIE UMA VISÃO DE SI MESMO DAQUI A 5 ANOS.

Você vai precisar de papel, caneta e um cronometro, que pode ser de celular. Defina o temporizador para 8 minutos. Imagine todos os seus sonhos se tornando realidade nos próximos 5 anos de sua vida.

Agora você tem tudo que sempre quis. Você vai escrever em detalhes como é sua vida.

Que horas você acorda? Quais atividades realiza? Com quem você sai? Quanto dinheiro você ganha? O que você come? Como você se sente? Anote tudo o que vem à mente.

LEIA LIVROS DE AUTOAJUDA E IMPLEMENTE UMA AÇÃO PRINCIPAL.

A leitura de um livro de autoajuda é incrivelmente poderosa. Mas essa dica vem com uma ressalva: Só se torna uma ferramenta poderosa, se você for capaz de adotar e implementar as ideias que você adquire através do livro.

Leia um livro inteiro (e não apenas o primeiro capítulo!) e se concentre em tirar uma ideia importante. Não 2, 5 ou 20! concentre-se em uma ideia e logo em seguida a implemente em sua vida. Se você ler 12 livros por ano e implementar uma ideia por livro você não vai se reconhecer daqui a um ano a partir de hoje.

Leia também: 5 livros de autoajuda criativos que você precisa conhecer.

SEJA VOLUNTÁRIO NA SUA COMUNIDADE.

Você sabe que as pessoas que são voluntárias são interessantes, motivadas e gostam de dar a volta por cima. Quanto mais você se cercar de pessoas positivas é muito provável que você comece a acreditar mais em suas próprias capacidades. Além disso, você pode ficar chocado com o quanto você gosta da atividade, e provavelmente fazer muitas descobertas.

COMECE O HOBBY QUE HÁ TEMPOS TEM VONTADE DE COMEÇAR.

Todos nós temos um hobby que há anos ficamos falando “eu vou começar a fazer isso” mas os anos vão se passando e nada acontece. Comece a fazer o quanto antes! Há uma razão para você se sentir atraído por esse hobby, basta correr para ele.

CONVERSE E QUESTIONE AS PESSOAS MAIS PRÓXIMAS A VOCÊ.

Envie um WhatsApp ou um email  para todas as pessoas que você ama e confia. (ou simplesmente puxe o assunto). O modelo a seguir funciona muito bem: 

“Querido amigo, estou tentando descobrir o que eu quero fazer com a minha vida, mas eu não sei bem por onde começar. Na sua opinião, no que eu seria incrível?

As pessoas próximas ao seu redor conseguem perceber suas forças e habilidades, porém como isso não faz parte de “uma conversa normal” nunca vem à tona. Apenas certifique-se de perguntar para as pessoas certas, que te apoiam, que sejam positivas e sobretudo te amam.

PERGUNTE E RESPONDA INCANSAVELMENTE A PERGUNTA: “O QUE EU QUERO FAZER DA MINHA VIDA?”

Basta sentar e se perguntar “o que eu quero fazer da minha vida?” E não poupe nada. Não aceite desculpas. O mais provável é que você diga algo semelhante a isso:

“Bom.., eu gostaria de _____________, mas eu nunca poderia fazer isso porque __________.”

FAÇA COISAS QUE ASSUSTAM VOCÊ.

Escolha algo que te assusta e saia fazendo. Quando enfrentamos nossos medos, temos a oportunidade de aprender coisas imensas sobre nosso caráter. Fazer coisas que nos assustam é uma incrível ferramenta de construção de confiança. Além disso o motivo dessa coisa te assustar tanto é que lá no fundo a queremos mais que qualquer coisa no mundo.

PROCURE CONSTANTEMENTE POR “SITUAÇÕES EMBARAÇOSAS”

Você já participou de um evento social que não conhecia ninguém? O bacana sobre passar por situações embaraçosas é que isso nos permite uma maravilhosa oportunidade de aprender sobre nós mesmos.

Quando nos sentimos desconfortáveis, neste momento estamos muito conscientes de nós mesmos e aqueles que nos rodeiam. Basicamente acontece uma reflexão forçada, que sempre faz bem para o autoconhecimento.

MANTENHA O FOCO NA APRENDIZAGEM

Em cada situação, não importa o que aconteça, sempre se pergunte: o que eu posso aprender com isso? o que isso diz sobre mim? Imagine quanta clareza traria para a sua vida se você aprendesse algo novo cada vez que vivesse uma nova experiência?

Leia também: Conheça agora 7 perguntas poderosas para descobrir o que fazer da vida

Como descobrir o que fazer da vida

23 de março de 2018 • 10h42 • atualizada 23 de março de 2018

Quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher o que fazer no futuro? Traçar uma carreira, entrar no curso certo e achar um emprego que combine com a gente são algumas das preocupações mais comuns entre os jovens. A SOS sabe como isso funciona e vai te dar uma mãozinha para que você saiba escolher melhor o caminho. Confira:

Analise seus hobbies

Você já se perguntou sobre as atividades que mais gosta de fazer? Pode ser se dedicar a algum instrumento musical, construir coisas, manipular fotos no Photoshop ou até, quem sabe, estudar! Muitas coisas podem se tornar uma carreira.

Trabalhar com o que gostamos é essencial para nos sentirmos mais realizados e felizes. É por isso que você deve prestar atenção nos assuntos que mais te despertam interesse. A partir disso, busque por cursos e empregos próximos disso e dificilmente você irá errar.

Tente não ficar ansioso

Todo mundo passa pela mesma confusão na hora de traçar um rumo para o futuro. É praticamente inevitável ficar ansioso com o que está por vir, afinal, entramos em contato com várias informações sobre o assunto e algumas conversas podem acabar nos desanimando.

O segredo é manter a calma e se lembrar das coisas de que você gosta! Não leve os comentários sobre profissões tão a sério; algumas pessoas podem ter experiências negativas com determinadas áreas, mas isso não quer dizer que o mesmo acontecerá com você.

Projete-se no futuro

Depois de pensar bastante sobre as coisas que você mais gosta de fazer, chegou a hora de imaginar seu futuro. Como você se enxerga daqui a 10 ou 20 anos? O que você mais valoriza na sua vida pessoal e profissional?

Responder a essas perguntas é essencial, pois são diretamente relacioandas a características de áreas específicas.

Alguém que não gosta muito de escritórios talvez não se sinta tão à vontade trabalhando com direito, por exemplo.

E uma pessoa que prefere uma vida com rotinas definidas talvez tenha dificuldades em uma profissão que exija muita flexibilidade. Tire um tempinho para pensar sobre essas coisas.

Insira-se nas áreas de que você mais gosta

Cursos profissionalizantes são uma ótima oportunidade de experimentar um pouquinho das áreas com as quais você mais se identifica. Além de interagir diretamente com os objetos de estudo dos campos que mais te interessam, você ainda tem a oportunidade de conversar com pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe o que fazer, é só respirar fundo e analisar tudo com calma. Boa sorte!

Venha para a SOS!

A SOS tem vários cursos feitos para que você consiga ainda mais destaque no mercado de trabalho. Cadastre-se e receba um desconto especial na matrícula!

COMENTÁRIOSSeja o primeiro a deixar um comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*