Como Descobrir De Quem É Um Ip?

Endereços de IP são códigos que identificam computadores conectados a redes privadas ou na web, permitindo, por exemplo, que a localização do usuário seja encontrada facilmente. Descobrir de onde é um dispositivo pode ser útil para quem suspeita de uma conexão ou até mesmo para quem é curioso.

Como descobrir o IP interno e externo do seu computador; entenda

Há várias formas de conferir a localização de um computador com número específico, incluindo a posição exata no mapa, com dados de latitude e longitude. Confira oito sites que oferecem busca de IPs gratuitamente e saiba o local de um PC.

Como Descobrir De Quem É Um Ip?Descubra de onde é um IP, os códigos de computadores (Foto: Pond5)

IP Location

Como Descobrir De Quem É Um Ip?IP Location mostra dados de localização em uma tabela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O IP Location exibe, no momento em que você acessa o site, a cidade e o país de localização, assim como pontos de latitude e longitude. Isso poderá ser usado por você para criar uma rota de navegação, ou encontrar a posição no mapa. Para pesquisar outro IP, basta digitar no campo em destaque e clicar em “Query”.

What Is My IP

Como Descobrir De Quem É Um Ip?What Is My IP tem design mais refinado, e compara dois resultados de busca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O What Is My IP analisa o IP informado e reúne informações importantes como cidade, estado e país em uma tabela, junto com outros dados como fuso horário, latitude e longitude. O site também diz qual é o provedor de acesso e compara o resultado de dois rastreadores de IPs diferentes, caso você queira se certificar que os dados estão corretos.

IP Geolocator

Como Descobrir De Quem É Um Ip?IP Geolocator é simples, mas conta com mapa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Investigação digital: procedimentos para rastreamento de IP

Com o avanço da tecnologia, criaram-se diversos dispositivos informáticos para interagir com o cotidiano dos seus usuários. Vivenciamos, assim, a quarta revolução industrial.

E e com ela surgiram os smartphones, smart tvs, gadgets, tablets, carros autônomos, casas inteligentes, entre outros produtos tecnológicos que conectam à internet.

Com isso, também, a maior experiência nos meios virtuais e, consequentemente, a necessidade de investigação digital.

É evidente que na última década, a internet deixou de ser um espaço virtual educativo e recreativo, para ascender em um ambiente comercial. Nesse sentido, as transações comerciais abrangeram o uso de cartões de crédito, débito e outras formas de compras utilizando páginas de pagamento online.

As redes sociais e comunicadores instantâneos também sofreram grande evolução tecnológica para manter um número relevante de usuários conectados e interagindo entre si.

Como Descobrir De Quem É Um Ip?

  • Além disso, mais da metade da população mundial já conta com acesso à internet segundo o último relatório do ano de 2018 divulgado pelos serviços online Hootsuite e We Are Social.
  • As empresas pesquisadoras apontaram que cerca de 53% da população mundial (algo em torno de 7,6 bilhões de seres humanos) acessam à internet.
  • Dessa forma, para ter milhões de usuários conectados, criaram-se também alguns procedimentos para identificar de forma única os dispositivos informáticos conectados na internet, e consequentemente, seus usuários.

Como Descobrir De Quem É Um Ip?

Como identificar usuários de redes rociais e computadores

Então como identificar esses bilhões de usuários conectados à internet? Para isso, é preciso entender um pouco da rede mundial de computadores.

Por se tratar, contudo, de um assunto técnico, extenso, teórico e complexo, vamos resenhar o conteúdo e direto ao ponto.

Endereço IP e endereço MAC

Inicialmente, duas coisas individualizam uma conexão à internet:

  • o endereço de IP(V4/V6) [1]  do computador; e
  • o endereço MAC [2] da placa de rede.

A conexão com à internet é estabelecida por meio de um dispositivo informático chamado de modem. Ou seja, um dispositivo ou programa que permite que um computador possa transmitir dados por meio do telefone ou cabo, por exemplo.

E o próprio modem também pode estar presente em um roteador, equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si. Nas conexões à internet, há quase sempre um roteador/modem que conecta a rede local à rede da internet. E desse modo, o modem faz a função de 2 em 1 (modem e roteador).

Nessa lógica, nem todo computador recebe um IP único para se conectar à internet. Geralmente, os computadores de usuários residenciais e coorporativos (empresas em geral) recebem um IP privado e os modens recebem um IP público.

Endereço privado x endereço público

Antes de explicar esse ponto, é preciso diferenciar o IP privado do IP público.

Os endereços de IP privados são aqueles que pertencem à rede local de computadores. Via de regra não conectam diretamente a internet, no entanto esse acesso é possível, embora seja necessário recorrer a mecanismos de NAT (Network Address Translation) que traduzem o endereço privado em um endereço público.

Já os endereços de IP públicos são os endereços que conectam os dispositivos informáticos à internet, normalmente por meio de um modem.

O IP privado é normalmente gerenciado pelo roteador, que concede a cada máquina da rede local um determinado endereço de IP, utilizando como identificação única o endereço MAC da placa de rede.

Os endereços privados não nos permitem acesso direto à Internet. No entanto, esse acesso é possível. Para isso, contudo, é necessário recorrer a mecanismos de CGNAT [3] que traduzem o nosso endereço privado para um endereço público.

Dessa forma, quando um computador faz uma requisição para acessar um website, primeiro a informação passa pelo roteador. Em seguida, converte-se o IP privado para acessar à internet por meio do IP público. E assim, quando a requisição retornar as informações para o modem, o roteador saberá para qual computador da rede local enviar os pacotes de dados.

Investigação digital em crimes cibernéticos

Depois dessa sucinta introdução em redes de computadores, vamos adentrar, então, o assunto tema deste artigo sobre investigação digital, o rastreamento de IP.

Todo crime cometido por meio de computador deixa evidências. Em alguns cenários, entretanto, essas evidências são revestidas com uma roupagem antiforense. Ou seja, originam-se de métodos que visam prejudicar a análise técnica pericial, como, por exemplo, a criptografia e o uso de proxy.

Isto impede, dessa forma, que a investigação digital avance.

Os crimes mais comuns cometidos na internet são os de:

  • calúnia;
  • injúria;
  • difamação;
  • invasão de dispositivos informáticos;
  • divulgação de material confidencial;
  • divulgação de vídeos íntimos;
  • apologia ao crime;
  • perfil falso (falsa identidade);
  • racismo;
  • pedofilia;
  • pirataria;
  • furto de dados (furto); e
  • plágio.
Leia também:  Como Lidar Com Pessoas Que Nao Gostam De Mim?

Como rastrear a autoria do delito nos crimes digitais

  1. Para rastrear a origem e determinar a possível autoria do delito, precisamos, primeiro, obter o endereço de IP da aplicação e do suposto autor.

  2. Esses endereços, geralmente ficam registrados em um arquivo chamado de log de dados, um arquivo de texto gerado por um software para descrever eventos sobre o seu funcionamento, utilização por usuários ou interação com outros sistemas.
  3. A análise para descobrir o endereço de IP pode ser de forma direta ou indireta.

A forma indireta consiste, então, em acessar um arquivo que registra os dados automaticamente por programa de computador. Já a forma direta monitora em tempo real as requisições de acesso ao dispositivo informático transmitidas pela rede.

Cabe, portanto, ao perito em informática analisar o cenário e tomar a melhor decisão para a situação, seja ela atual ou iminente.

Servidor de dados

Evidentemente, se tratando da Internet, a aplicação estará hospedada em um servidor de dados. Um computador comum, contudo, também pode realizar o mesmo papel, e até mesmo se passar pelo servidor autêntico da aplicação.

Nesse sentido, vamos entender uma das diferenças entre os dois.

O computador que se passa por servidor de dados, estará conectado a internet por meio de um provedor. Para isso, é necessário a utilização do modem para realizar a conexão com à internet, que normalmente atribui um endereço de IP dinâmico. Ou seja, um número que se dá a um computador quando este se conecta à rede, mas que muda toda vez que há conexão.

Já o servidor de dados, utiliza um IP estático ou fixo, que se atribui permanentemente a um computador. Ou seja, seu IP não muda, exceto se tal ação for feita manualmente.

Afinal, se fosse dinâmico, mesmo com a utilização do serviço de DNS [4], poderia acontecer uma mudança de endereço de IP, e consequentemente, alteraria a rota e os pacotes de dados se perderiam ou chegariam em outro dispositivo informático.

Dessa forma, a checagem do endereço de IP público e do DNS da aplicação se faz necessária para revelar se a investigação digital está diante de um servidor real ou falso.

Além disso, diversos computadores pode utilizar um único endereço de IP. As operadoras de internet que quase não possuem mais endereço de IPV4 disponíveis, estão utilizando a tecnologia CGNAT.

Assim, o usuário deixa de ser individualizado na internet apenas pelo endereço de IP. E vale-se, desse modo, da individualização pela composição do endereço de IP, data e hora e pela porta utilizada.

Como descobrir o endereço de IP em qualquer sistema operacional

Se você já precisou acessar a página de configuração do seu roteador para fazer algumas alterações de configuração, sabe que precisa do endereço de IP do seu roteador.

 Se você esqueceu qual é o endereço IP, veja como encontrá-lo. Neste artigo, mostraremos como encontrar o endereço IP no Windows, Linux, Mac OS X, nos dispositivos iOS e no Android.

Basta seguir os passos para o dispositivo que você está usando, e você encontrará o endereço.

A maioria dos roteadores vem com um endereço IP padrão, e credenciais de login que variam de um fabricante para outro. Se você nunca fez alterações em sua configuração de rede, provavelmente conseguirá acessar o painel de administração usando as informações padrão do modelo do seu roteador.

Depois de obter acesso à configuração do roteador, você pode alterar a exibição da rede e controlar quem pode acessá-la. Também poderá alterar o nome de usuário e a senha padrão, para garantir que ninguém mais possa alterar os protocolos de acesso.

Como encontrar o endereço IP no Windows

Você pode obter o endereço IP privado do seu computador Windows de várias maneiras. O jeito mais simples é clicando com o botão direito do mouse no ícone Rede, da bandeja do Sistema, ao lado do relógio do Windows, e escolher a opção Abrir a Central de Rede Compartilhamento.

  • Em seguida, clique no link Alterar as configurações do adaptador.

Selecione a rede que você está usando para se conectar à internet, e clique com o botão direito do mouse sobre ela. Agora, escolha a opção Status.

Em seguida, aparece uma caixa mostrando o status da conexão escolhida. Clique no botão Detalhes e procure a linha de endereço IPv4. A série de dígitos que aparece à sua direita é o endereço IP privado desse computador.

Método alternativo

Outra alternativa um pouco mais avançada para conhecer o IP do seu computador é usar o Prtompt de Comando do Windows.

Para isso, pressione a combinação de teclas Windows + R e digite o comando cmd.exe. Então o Prtompt de Comando do Windows é iniciado. 

Em seguida, digite o comando ipconfig. Como resultado, ele mostrará uma lista com os dados da sua conexão de rede. Localize na lista a placa de rede que você está usando e procure a entrada Endereço IPv4, que indicará o IP atribuído a esse computador.

Como encontrar o endereço IP no Mac OS X

A maneira mais fácil de recuperar um endereço IP de roteadores é através das Preferências do Sistema no OS X. Isso é muito parecido com o endereço IP do seu Mac, mas o IP do roteador está alguns passos adiante nos menus de preferência.

Você pode usar o método abaixo para todas as versões do Mac OSX, e funciona com roteadores de rede wi-fi e roteadores ethernet com fio:

  1. Abra as Preferências do Sistema no menu Apple
  2. Clique nas preferências “Rede” na seção “Internet e Wi-Fi
  3. Selecione “Wi-Fi” ou qualquer interface de rede que você está conectado, e clique no botão “Avançado” no canto inferior direito
  4. Clique na guia “TCP / IP” nas principais opções
  5. O endereço IP dos roteadores é o endereço numérico ao lado de “Roteador:” e será algo como: 192.168.1.1

Como encontrar o IP do roteador Wi-Fi no Mac OS X

As novas versões do OS X também mostram o IP do roteador incluído nos dados detalhados da rede mostrados ao clicar no menu Wi-Fi, pois ele se ajusta à solução de problemas, mas em versões anteriores do Mac OS X você não o encontrará e, felizmente, não é difícil clicar nas preferências do sistema para descobrir essas informações.

Você pode usar qualquer método para descobrir o endereço IP dos roteadores, embora obviamente usar o menu Wi-Fi só funcione para descobrir um IP de roteador se for uma rede sem fio, enquanto o método de Preferência de Sistema funciona independentemente de ser um roteador de rede com ou sem fio.

Leia também:  Como É Que Os Astronautas Fazem As Suas Necessidades?

Nota: o método acima recupera o IP dos roteadores em relação à LAN , não em relação à internet. Se você estiver procurando por um endereço IP externo como visto pela Internet, você pode obter isso digitando o seguinte na linha de comando: curl whatismyip.org

Como encontrar o endereço IP no Linux

  1. Tal como acontece com os seus homólogos, existem vários métodos para encontrar o endereço IP do seu computador em um sistema Linux.
  2. Para usuários menos experientes, será mais fácil e intuitivo fazer isso através de sua interface gráfica.

  3. Por exemplo, para encontrar o endereço IP privado do seu computador no Ubuntu, clique com o botão direito do mouse no ícone Conectar às redes, que você encontra no painel superior, e escolha a opção Informações de conexão.

Na caixa que aparece, na seção IPv4, você encontrará informações sobre a rede que está usando no momento. Entre essas informações, você encontrará o endereço IP do seu computador.

Método alternativo para Ubuntu

Outra maneira simples de saber qual é o endereço IP que foi atribuído ao seu computador é fazê-lo através do Terminal do Linux. Para isso, você só precisa usar um comando simples.

Inicie o terminal no seu Ubuntu. Você pode fazer isso pressionando a combinação de teclas Control + Alt + T simultaneamente. Em seguida, um terminal será iniciado.

Agora, simplesmente digite o comando ifconfig, e as informações de suas conexões de rede aparecerão.

Encontre a conexão que você está usando naquele momento e localize o parâmetro Direc.Inet:. Especifica o endereço IP que foi atribuído ao seu computador nessa rede.

Como encontrar o endereço IP no iOS

  • Dispositivos móveis, como qualquer tipo de dispositivo que se conecta a uma rede, também recebem um endereço IP dentro dessa rede. 
  • Comece acessando as Configurações e, no painel lateral Configurações, selecione a opção de conexão.
  • Se, por exemplo, você estiver usando uma rede Wi-Fi e quiser saber qual é o seu IP dentro dessa rede, toque na opção Wi-Fi.

Agora, na caixa central, toque na rede Wi-Fi à qual você está conectado para mostrar os detalhes da conexão.

Clique na guia DHCP e o endereço IP que foi atribuído ao seu dispositivo será exibido na primeira página.

Como encontrar o endereço IP no Android

Encontrar o endereço do IP em dispositivos com sistema operacional Android é tão simples quanto você viu nos dispositivos da Apple.

Acesse o menu Configurações e toque na opção Wi-Fi. Em seguida, abra o menu Opções, clicando no ícone com os três pontos no canto superior (este ícone pode variar dependendo da versão do Android usado, ou se o dispositivo tiver um botão de toque Opções) e escolha a entrada Configurações avançadas.

No final do menu Configurações avançadas de Wi-Fi, você encontrará informações sobre o endereço IP do seu dispositivo Android.

Localização de endereço de IP: entenda como pode ser feito o rastreamento e o que é mito

1 de 4
Dados de assinantes guardados pelo provedor são a fonte mais confiável para rastrear um endereço. — Foto: Altieres Rohr/G1

Dados de assinantes guardados pelo provedor são a fonte mais confiável para rastrear um endereço. — Foto: Altieres Rohr/G1

Este blog recebe muitas dúvidas relacionadas ao rastreamento de endereços de IP. Para quem usa a internet, é um assunto até muito relevante.

O blog vai hoje esclarecer diversos pontos, incluindo a relação do endereço de IP com a localização, pessoas, o endereço MAC e o nome da rede Wi-Fi.

Em situações concretas, essa questão aparece no caso da Júlia, que está recebendo mensagens indesejadas pelo WhatsApp e enviou uma série de dúvidas para saber se é possível rastrear a origem da comunicação.

Também é o caso de outro leitor, que quer ajudar sua mãe a descobrir quem pode ter invadido a conta dela depois que o provedor da conta enviou um alerta informando um login de uma cidade diferente.

Como regra geral, o endereço de IP é um péssimo identificador, tanto de localização como de indivíduos específicos.

A maioria das informações úteis para rastrear uma mensagem vai depender de ordens da Justiça e da cooperação dos provedores de acesso e aplicação.

Além disso, você pode receber alertas falsos a respeito de “locais desconhecidos” devido a imprecisões nas ferramentas que estimam a localização de endereços de IP.

Se você quiser entender o tema o a fundo – e compreender a relação entre IMEI, IP, MAC e sua privacidade – veja abaixo como tudo isso funciona.

Afinal, o que é o endereço de IP?

“IP” é a sigla em inglês para “protocolo de internet”.

O endereço desse protocolo é um número atribuído a cada computador conectado a uma rede.

Não é muito diferente do número de telefone, e existem até endereços de IP que são semelhantes aos ramais da telefonia – eles só funcionam na internet por intermédio de uma “central”.

Endereços de IP que não funcionam na internet são tecnicamente chamados de “privados”, mas muitos usuários se referem a eles como “IPs falsos” – são “falsos” no sentido de que a internet verá apenas da central de acesso, que é “público”.

Essa configuração é comum em qualquer rede na qual vários dispositivos (celular, TV, computadores) são conectados à internet por um único endereço de IP.

Quando uma mesma rede Wi-Fi é compartilhada por várias pessoas, por exemplo, é possível que a internet apenas enxergue o endereço do roteador do dono da conexão. Para a internet, é como se todos os aparelhos conectados fossem um só.

Também é possível ter mais de um endereço de IP ao mesmo tempo. Isso é bastante comum no celular: se você estiver conectado ao Wi-Fi e à rede 3G ou 4G, cada conexão vai atribuir um endereço de IP ao seu celular. Como são duas redes diferentes, cada rede atribui um endereço.

Dessa forma, o endereço de IP é um número que estabelece a relação de um dispositivo e uma rede em que ele se conectou.

Não existe uma relação fixa entre endereço de IP e uma pessoa ou um local, mas sim ao provedor de internet que atribuiu aquele endereço.

2 de 4
Muitos serviços tentam estimar a localização para facilitar a visualização do histórico de acessos, mas dados são imprecisos. A Microsoft, por exemplo, coloca um mapa para ilustrar o local estimado do acesso. — Foto: Reprodução

Leia também:  Nao Trate Como Primeira Opção Quem Te Trata Como Segunda?

Muitos serviços tentam estimar a localização para facilitar a visualização do histórico de acessos, mas dados são imprecisos. A Microsoft, por exemplo, coloca um mapa para ilustrar o local estimado do acesso. — Foto: Reprodução

Como os endereços de IP são associados a cidades?

Como descobrir meu IP interno? Saiba como nesta máteria

O IP é um termo bastante conhecido no ramo da informática, mas você sabe exatamente qual é o seu propósito? Confira mais detalhes e como descobrir o seu.

Uma das medidas de controle de dispositivos conectados a uma rede de internet é o endereço de IP.

A crescente demanda por tecnologia fez com que as máquinas passassem a ser identificadas com um número, algo como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no Brasil, um código de identificação único, que pode revelar o histórico sobre seu nascimento e o que você fez durante a vida.

O endereço de IP foi uma maneira encontrada pelos especialistas de identificar a quais redes as máquinas, também chamadas de Hosts, estão conectadas. O IP é responsável pelo roteamento e pela entrega dos pacotes em uma rede de internet.

Cada vez que você fica on-line, novos protocolos são gerados, modificando também o seu endereço de IP. Para identificar esse caminho, existem dois tipos de IP, o interno e o externo. 

Neste artigo, você vai descobrir o que é o IP e sua importância, além da diferença entre IP interno e externo. Vamos lá?  

O que é IP?

O endereço de IP, chamado originalmente de Internet Protocol, é um código identificador. A parte “endereço” refere-se a um número exclusivo, que é vinculado a todas as atividades on-line que você realiza. 

Por meio de uma combinação numérica, é possível descobrir qual é o aparelho usado e em qual rede ele está conectado. Essa conexão varia de acordo com os servidores que você acessa, fazendo com que o endereço de IP se torne dinâmico.

Qual é sua importância?

Como já mencionado no início deste artigo, o IP funciona como uma espécie de CPF das máquinas. A natureza única de um endereço IP significa que ele é usado ​​para mais que apenas comunicação, pois o endereço também pode ser utilizado para identificar um servidor. De modo geral, o endereço de IP garante segurança para seu próprio benefício 

Com ele, é possível identificar não somente a série e o modelo de um celular ou computador, por exemplo, mas também revelar informações sobre a rede de internet do qual o host está conectado. Isso significa que o IP também é capaz de localizar os dispositivos geograficamente.

Este recurso é muito usado pela polícia para localizar objetos extraviados, inclusive, é uma informação necessária para preencher um boletim de ocorrência on-line.

Endereço externo x endereço interno

Os IPS são compostos por dois grupos de endereços: os internos e os externos. O IP interno é aquele que vai indicar a máquina que está sendo usada, enquanto o externo, o servidor de internet ao qual o equipamento está conectado.

As máquinas ficam agrupadas a algum dispositivo, como um roteador, por exemplo, mas a conexão é feita por meio de um servidor. Por isso, no endereço de IP, essas duas informações são unidas em um código.

Para descobrir a origem do IP, bem como saber qual é o endereço externo e interno, você não precisa ser um expert da informática. É possível conseguir essa informação pela internet, usando sites localizadores, que são ferramentas on-line. Algumas são totalmente gratuitas, e você não precisa de cadastro para usá-las.

Como encontrar seu endereço IP no Windows e Mac

Os seres humanos usam endereços em linguagem de texto (como “mywebsite.com”) para se referir a sites. Os computadores armazenam tudo digitalmente, o que significa que a internet converte esses endereços que podem ser lidos por humanos em endereços de “protocolo da internet” (IP), que consistem em uma série de números.

Existem dois tipos de endereços IP: públicos (ou externos) e locais (ou internos). O endereço público é fornecido pelo seu provedor de internet e é como a internet reconhece sua rede. Cada dispositivo na sua rede local, inclusive seu computador, possui um endereço IP local exclusivo, geralmente atribuído pelo roteador na sua rede interna.

Você pode precisar de um endereço IP local para executar tarefas como configurar impressoras, ou resolver problemas técnicos na rede.

Se o seu problema não estiver na sua rede, se o problema estiver na internet, saber como encontrar seu endereço IP público é uma etapa importante de solução de problemas.

Por exemplo, pode ser necessário informar seu endereço IP público ao suporte técnico se você perder sua conexão com a internet, ou se desejar permitir a administração remota da sua rede.

(Vale a pena saber, embora não seja necessário para encontrar seus endereços IP, que toda a internet se baseia em uma série de padrões chamados TCP/IP. Se você tiver interesse, este artigo explica o que é TCP/IP).

Verifique seu endereço de IP público mesmo se achar que sabe qual é, pois ele pode ter mudado. Em alguns casos, o endereço IP atribuído pelo seu provedor de internet é “estático”, isto é, nunca muda.

Mas seu provedor de internet geralmente tem o direito de alterar seu endereço IP público por motivos comerciais próprios, e esse é o endereço IP “dinâmico”.

A diferença entre o endereçamento estático e dinâmico é o motivo de muitos problemas de conectividade.

Quando você for procurar seu endereço IP, pode ver duas versões diferentes, chamadas IPv4 e IPv6. O setor de TI está passando lentamente do IPv4 para o IPv6, mas em geral, você só precisa se preocupar com o IPv4. Se quiser saber mais, pode ler sobre as diferenças entre IPv4 e IPv6 e qual é a melhor.

Como encontrar seu endereço IP público

Existem várias maneiras simples de identificar seu endereço IP público. A maneira mais fácil de encontrar seu endereço IP é com uma ferramenta online gratuita, como o Verificador de IP da HMA. A ferramenta da HMA informa rapidamente o endereço IP, a localização, o provedor de internet e até a cor da sua calça (embora esse recurso nem sempre seja preciso).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*