Como Descobrir A Quem Pertence Ip?

Endereços de IP são códigos que identificam computadores conectados a redes privadas ou na web, permitindo, por exemplo, que a localização do usuário seja encontrada facilmente. Descobrir de onde é um dispositivo pode ser útil para quem suspeita de uma conexão ou até mesmo para quem é curioso.

Como descobrir o IP interno e externo do seu computador; entenda

Há várias formas de conferir a localização de um computador com número específico, incluindo a posição exata no mapa, com dados de latitude e longitude. Confira oito sites que oferecem busca de IPs gratuitamente e saiba o local de um PC.

Como Descobrir A Quem Pertence Ip?Descubra de onde é um IP, os códigos de computadores (Foto: Pond5)

IP Location

Como Descobrir A Quem Pertence Ip?IP Location mostra dados de localização em uma tabela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O IP Location exibe, no momento em que você acessa o site, a cidade e o país de localização, assim como pontos de latitude e longitude. Isso poderá ser usado por você para criar uma rota de navegação, ou encontrar a posição no mapa. Para pesquisar outro IP, basta digitar no campo em destaque e clicar em “Query”.

What Is My IP

Como Descobrir A Quem Pertence Ip?What Is My IP tem design mais refinado, e compara dois resultados de busca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O What Is My IP analisa o IP informado e reúne informações importantes como cidade, estado e país em uma tabela, junto com outros dados como fuso horário, latitude e longitude. O site também diz qual é o provedor de acesso e compara o resultado de dois rastreadores de IPs diferentes, caso você queira se certificar que os dados estão corretos.

IP Geolocator

Como Descobrir A Quem Pertence Ip?IP Geolocator é simples, mas conta com mapa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Investigação digital: procedimentos para rastreamento de IP

Com o avanço da tecnologia, criaram-se diversos dispositivos informáticos para interagir com o cotidiano dos seus usuários. Vivenciamos, assim, a quarta revolução industrial.

E e com ela surgiram os smartphones, smart tvs, gadgets, tablets, carros autônomos, casas inteligentes, entre outros produtos tecnológicos que conectam à internet.

Com isso, também, a maior experiência nos meios virtuais e, consequentemente, a necessidade de investigação digital.

É evidente que na última década, a internet deixou de ser um espaço virtual educativo e recreativo, para ascender em um ambiente comercial. Nesse sentido, as transações comerciais abrangeram o uso de cartões de crédito, débito e outras formas de compras utilizando páginas de pagamento online.

As redes sociais e comunicadores instantâneos também sofreram grande evolução tecnológica para manter um número relevante de usuários conectados e interagindo entre si.

Como Descobrir A Quem Pertence Ip?

  • Além disso, mais da metade da população mundial já conta com acesso à internet segundo o último relatório do ano de 2018 divulgado pelos serviços online Hootsuite e We Are Social.
  • As empresas pesquisadoras apontaram que cerca de 53% da população mundial (algo em torno de 7,6 bilhões de seres humanos) acessam à internet.
  • Dessa forma, para ter milhões de usuários conectados, criaram-se também alguns procedimentos para identificar de forma única os dispositivos informáticos conectados na internet, e consequentemente, seus usuários.

Como Descobrir A Quem Pertence Ip?

Como identificar usuários de redes rociais e computadores

Então como identificar esses bilhões de usuários conectados à internet? Para isso, é preciso entender um pouco da rede mundial de computadores.

Por se tratar, contudo, de um assunto técnico, extenso, teórico e complexo, vamos resenhar o conteúdo e direto ao ponto.

Endereço IP e endereço MAC

Inicialmente, duas coisas individualizam uma conexão à internet:

  • o endereço de IP(V4/V6) [1]  do computador; e
  • o endereço MAC [2] da placa de rede.

A conexão com à internet é estabelecida por meio de um dispositivo informático chamado de modem. Ou seja, um dispositivo ou programa que permite que um computador possa transmitir dados por meio do telefone ou cabo, por exemplo.

E o próprio modem também pode estar presente em um roteador, equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si. Nas conexões à internet, há quase sempre um roteador/modem que conecta a rede local à rede da internet. E desse modo, o modem faz a função de 2 em 1 (modem e roteador).

Nessa lógica, nem todo computador recebe um IP único para se conectar à internet. Geralmente, os computadores de usuários residenciais e coorporativos (empresas em geral) recebem um IP privado e os modens recebem um IP público.

Endereço privado x endereço público

Antes de explicar esse ponto, é preciso diferenciar o IP privado do IP público.

Os endereços de IP privados são aqueles que pertencem à rede local de computadores. Via de regra não conectam diretamente a internet, no entanto esse acesso é possível, embora seja necessário recorrer a mecanismos de NAT (Network Address Translation) que traduzem o endereço privado em um endereço público.

Já os endereços de IP públicos são os endereços que conectam os dispositivos informáticos à internet, normalmente por meio de um modem.

O IP privado é normalmente gerenciado pelo roteador, que concede a cada máquina da rede local um determinado endereço de IP, utilizando como identificação única o endereço MAC da placa de rede.

Os endereços privados não nos permitem acesso direto à Internet. No entanto, esse acesso é possível. Para isso, contudo, é necessário recorrer a mecanismos de CGNAT [3] que traduzem o nosso endereço privado para um endereço público.

Dessa forma, quando um computador faz uma requisição para acessar um website, primeiro a informação passa pelo roteador. Em seguida, converte-se o IP privado para acessar à internet por meio do IP público. E assim, quando a requisição retornar as informações para o modem, o roteador saberá para qual computador da rede local enviar os pacotes de dados.

Leia também:  Como Ver O Dinheiro Que Ganho No Youtube?

Investigação digital em crimes cibernéticos

Depois dessa sucinta introdução em redes de computadores, vamos adentrar, então, o assunto tema deste artigo sobre investigação digital, o rastreamento de IP.

Todo crime cometido por meio de computador deixa evidências. Em alguns cenários, entretanto, essas evidências são revestidas com uma roupagem antiforense. Ou seja, originam-se de métodos que visam prejudicar a análise técnica pericial, como, por exemplo, a criptografia e o uso de proxy.

Isto impede, dessa forma, que a investigação digital avance.

Os crimes mais comuns cometidos na internet são os de:

  • calúnia;
  • injúria;
  • difamação;
  • invasão de dispositivos informáticos;
  • divulgação de material confidencial;
  • divulgação de vídeos íntimos;
  • apologia ao crime;
  • perfil falso (falsa identidade);
  • racismo;
  • pedofilia;
  • pirataria;
  • furto de dados (furto); e
  • plágio.

Como rastrear a autoria do delito nos crimes digitais

  1. Para rastrear a origem e determinar a possível autoria do delito, precisamos, primeiro, obter o endereço de IP da aplicação e do suposto autor.

  2. Esses endereços, geralmente ficam registrados em um arquivo chamado de log de dados, um arquivo de texto gerado por um software para descrever eventos sobre o seu funcionamento, utilização por usuários ou interação com outros sistemas.
  3. A análise para descobrir o endereço de IP pode ser de forma direta ou indireta.

A forma indireta consiste, então, em acessar um arquivo que registra os dados automaticamente por programa de computador. Já a forma direta monitora em tempo real as requisições de acesso ao dispositivo informático transmitidas pela rede.

Cabe, portanto, ao perito em informática analisar o cenário e tomar a melhor decisão para a situação, seja ela atual ou iminente.

Servidor de dados

Evidentemente, se tratando da Internet, a aplicação estará hospedada em um servidor de dados. Um computador comum, contudo, também pode realizar o mesmo papel, e até mesmo se passar pelo servidor autêntico da aplicação.

Nesse sentido, vamos entender uma das diferenças entre os dois.

O computador que se passa por servidor de dados, estará conectado a internet por meio de um provedor. Para isso, é necessário a utilização do modem para realizar a conexão com à internet, que normalmente atribui um endereço de IP dinâmico. Ou seja, um número que se dá a um computador quando este se conecta à rede, mas que muda toda vez que há conexão.

Já o servidor de dados, utiliza um IP estático ou fixo, que se atribui permanentemente a um computador. Ou seja, seu IP não muda, exceto se tal ação for feita manualmente.

Afinal, se fosse dinâmico, mesmo com a utilização do serviço de DNS [4], poderia acontecer uma mudança de endereço de IP, e consequentemente, alteraria a rota e os pacotes de dados se perderiam ou chegariam em outro dispositivo informático.

Dessa forma, a checagem do endereço de IP público e do DNS da aplicação se faz necessária para revelar se a investigação digital está diante de um servidor real ou falso.

Além disso, diversos computadores pode utilizar um único endereço de IP. As operadoras de internet que quase não possuem mais endereço de IPV4 disponíveis, estão utilizando a tecnologia CGNAT.

Assim, o usuário deixa de ser individualizado na internet apenas pelo endereço de IP. E vale-se, desse modo, da individualização pela composição do endereço de IP, data e hora e pela porta utilizada.

Como descobrir o endereço IP de um contato no Skype | Internet

O Skype pode fornecer informações importantes sobre seus usuários como, por exemplo, o endereço IP dos mesmos. Por uma série de motivos, desde confirmar a identidade a saber a localização de alguém (algo muito útil em investigações), há meios de se conseguir tais dados tendo apenas o nome do usuário em questão.

Como Descobrir A Quem Pertence Ip?

Neste guia, nós ensinamos o que é preciso fazer para descobrir o endereço IP de um contato no Skype, com alguns passos bem simples.

Como descobrir um endereço IP com o nome de usuário do Skype

Para descobrir o endereço IP de qualquer contato no Skype, é preciso duas coisas: primeiro, a pessoa em questão precisa estar online na plataforma e, segundo, você precisa saber o nome de usuário (ou nome Skype) do mesmo. É com ele que faremos o rastreio do endereço eletrônico do indivíduo em questão.

Como Descobrir A Quem Pertence Ip?

  1. Abra o Skype e clique em Contatos;
  2. Selecione o contato que deseja saber o IP, clique com o botão direito do mouse e, depois, em Exibir Perfil;
  3. Em um iPhone ou celular Android, toque sobre o contato e, em seguida, novamente sobre o nome do mesmo;
  4. No submenu Perfil, o nome do usuário será exibido em Nome Skype. Anote-o;
  5. Acesse o site MostwantedHF;
  6. No campo User, entre com o nome de usuário do contato;
  7. Marque a caixa de Captcha, e clique em Resolve;
  8. Se o usuário estiver online, o site retornará o endereço IP do mesmo.

E pronto.

Com o IP em mãos, é possível saber de que lugar do mundo a pessoa se conectou para utilizar o Skype. Para isso, entre no site Localizar IP e consulte o endereço eletrônico. Ainda que não seja 100% preciso, ele informará a cidade em que ele está.

Há, no entanto, algumas coisas precisam ser consideraras: primeiro, o método não é garantido. Caso o usuário em questão utilize uma VPN para se conectar, o endereço IP não será o real.

Segundo, tais informações devem ser utilizadas com muito cuidado, já que são muito pessoais e, nas mãos erradas, podem causar danos a todos os envolvidos. Logo, só utilize este procedimento em último caso, e apenas se descobrir o endereço IP de alguém for extremamente necessário.

Leia também:  Como Saber Onde Esta A Minha Encomenda Ctt?

Como funciona a localização geográfica de um IP? | G1

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quintas-feiras.

Como Descobrir A Quem Pertence Ip?

>>> Localização de endereço IPRecebi um e-mail de uma estrangeira (Estados Unidos) e descobri o IP dela no cabeçalho, porém esses sites que informam a localidade disseram que o IP se refere à minha cidade e ao meu país (Brasil).Isso é possível? Eu converso com ela, mas nunca a vi. Ela diz que é dos EUA.Bruna

Isso seria muito difícil, Bruna. Explico.

O endereço IP pertence ao provedor de acesso. Isso significa que um norte-americano, onde os provedores são totalmente diferentes dos daqui, não teria um IP nem sequer parecido com o de um brasileiro.

É verdade que a localização exata de um endereço IP é bem difícil de determinar. Como o endereço IP pertence ao provedor de acesso, é o provedor que gerencia como eles são atribuídos.

Ou seja, se um provedor opera em muitas regiões, apontar a localização exata do IP torna-se uma “arte” que depende de uma observação de como aquele provedor gerencia sua rede – quais IPs a quais regiões.

O detalhe é que o próprio provedor pode ter exceções ou mudar a configuração dependendo da necessidade, o que diminui as chances de a localização estar correta. Se um provedor funciona em apenas uma cidade, a localização do endereço IP é mais óbvia.

O conjunto de técnicas fundamentadas na observação da atribuição dos endereços e nos registros públicos de atribuição é chamado de “GeoIP” ou “geolocalização por IP”. Cada serviço de localização pode se basear em dados diferentes e, portanto, podem divergir em alguns resultados.

Embora não seja uma ciência exata, um erro “grosseiro” como esse, errando o país, é muito incomum. A pessoa em questão precisaria tomar medidas intencionais para contatar você a partir de um endereço IP próximo.

Nessa situação, caso a pessoa não esteja mentindo, você pode estar se engando sobre o IP que identificou na mensagem de e-mail. Inclusive, muitos provedores de e-mail não incluem o IP de origem da mensagem – por isso levanto a possibilidade de que o IP pode não estar correto.

Mas se você realmente capturou o IP correto, uma diferença grande como essa indica que a pessoa está mentindo ou tomando medidas específicas para se esconder de você.

E como uma pessoa pode esconder o IP dessa maneira?

Uma possibilidade é descobrir um provedor de internet discada em sua região e simplesmente fazer a conexão à internet por ligação telefônica. Não importa onde você está no mundo: se você discar para um número de um provedor de outro país, você vai pegar um IP daquele provedor e, portanto, daquele país.

Outra possibilidade (bem mais comum) é a de usar um servidor intermediário (proxy). A dificuldade nesse caso específico seria encontrar um serviço de proxy localizado no mesmo provedor que você ou em um provedor da sua cidade. É fácil localizar servidores proxy, mas achar um proxy de uma localidade ou provedor específico já não é tão simples.

Como descobrir meu IP interno? Saiba como nesta máteria

O IP é um termo bastante conhecido no ramo da informática, mas você sabe exatamente qual é o seu propósito? Confira mais detalhes e como descobrir o seu.

Uma das medidas de controle de dispositivos conectados a uma rede de internet é o endereço de IP.

A crescente demanda por tecnologia fez com que as máquinas passassem a ser identificadas com um número, algo como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no Brasil, um código de identificação único, que pode revelar o histórico sobre seu nascimento e o que você fez durante a vida.

O endereço de IP foi uma maneira encontrada pelos especialistas de identificar a quais redes as máquinas, também chamadas de Hosts, estão conectadas. O IP é responsável pelo roteamento e pela entrega dos pacotes em uma rede de internet.

Cada vez que você fica on-line, novos protocolos são gerados, modificando também o seu endereço de IP. Para identificar esse caminho, existem dois tipos de IP, o interno e o externo. 

Neste artigo, você vai descobrir o que é o IP e sua importância, além da diferença entre IP interno e externo. Vamos lá?  

O que é IP?

O endereço de IP, chamado originalmente de Internet Protocol, é um código identificador. A parte “endereço” refere-se a um número exclusivo, que é vinculado a todas as atividades on-line que você realiza. 

Por meio de uma combinação numérica, é possível descobrir qual é o aparelho usado e em qual rede ele está conectado. Essa conexão varia de acordo com os servidores que você acessa, fazendo com que o endereço de IP se torne dinâmico.

Qual é sua importância?

Como já mencionado no início deste artigo, o IP funciona como uma espécie de CPF das máquinas. A natureza única de um endereço IP significa que ele é usado ​​para mais que apenas comunicação, pois o endereço também pode ser utilizado para identificar um servidor. De modo geral, o endereço de IP garante segurança para seu próprio benefício 

Com ele, é possível identificar não somente a série e o modelo de um celular ou computador, por exemplo, mas também revelar informações sobre a rede de internet do qual o host está conectado. Isso significa que o IP também é capaz de localizar os dispositivos geograficamente.

Leia também:  O Que É O Uber E Como Funciona?

Este recurso é muito usado pela polícia para localizar objetos extraviados, inclusive, é uma informação necessária para preencher um boletim de ocorrência on-line.

Endereço externo x endereço interno

Os IPS são compostos por dois grupos de endereços: os internos e os externos. O IP interno é aquele que vai indicar a máquina que está sendo usada, enquanto o externo, o servidor de internet ao qual o equipamento está conectado.

As máquinas ficam agrupadas a algum dispositivo, como um roteador, por exemplo, mas a conexão é feita por meio de um servidor. Por isso, no endereço de IP, essas duas informações são unidas em um código.

Para descobrir a origem do IP, bem como saber qual é o endereço externo e interno, você não precisa ser um expert da informática. É possível conseguir essa informação pela internet, usando sites localizadores, que são ferramentas on-line. Algumas são totalmente gratuitas, e você não precisa de cadastro para usá-las.

Localizador de ip, reverse DNS e país de origem de um IP ou Domínio

Aqui pode saber a localização de qualquer endereço ip. Pode também colocar um nome de domínio que tentarei descobrir o país onde está atribuído.

Terá também a informação do proprietário do endereço de ip ou do domínio  que pesquisar, que é disponibilizada pelo Whois público do domínio. Existem vários truques para esconder a informação do proprietário do domínio por isso alguns domínios podem não retornar informações do dono real.

IP : 88.214.236.20

Reverse DNS : 88.214.236.20Continente : EUPais : United Kingdom (GB)Cidade : –

Whois 88.214.236.20

% This is the RIPE Database query service.
% The objects are in RPSL format.
%
% The RIPE Database is subject to Terms and Conditions.
% See http://www.ripe.net/db/support/db-terms-conditions.pdf % Note: this output has been filtered.
% To receive output for a database update, use the “-B” flag. % Information related to '88.214.236.0 – 88.214.237.255' % Abuse contact for '88.214.236.0 – 88.214.237.255' is '[email protected]' inetnum: 88.214.236.0 – 88.214.237.255
netname: uaonline-ipipe-SD-ru-236-237
descr: iPipe SD block
country: RU
admin-c: ID5-RIPE
tech-c: ID5-RIPE
status: ASSIGNED PA
mnt-by: uaonline
mnt-routes: DN-MNT
created: 2012-12-28T08:47:39Z
last-modified: 2015-10-01T07:34:19Z
source: RIPE # Filtered role: IPIPE DBM
nic-hdl: ID5-RIPE
org: ORG-RIBC1-RIPE
address: Overoptic Systems LTD
address: 13 Freeland Park, Wareham Road
address: BH16 6FH Poole
address: UNITED KINGDOM
phone: +4401202806130
fax-no: +44.01202806130
abuse-mailbox: [email protected]
admin-c: EA2-RIPE
tech-c: EA2-RIPE
mnt-by: uaonline
created: 2009-05-11T15:35:56Z
last-modified: 2014-02-24T13:09:41Z
source: RIPE # Filtered

% Information related to '88.214.236.0/23AS12695'

route: 88.214.236.0/23
descr: iPipe network in Dinet
origin: AS12695
mnt-by: DN-MNT
created: 2015-09-30T11:59:08Z
last-modified: 2015-09-30T11:59:08Z
source: RIPE

% This query was served by the RIPE Database Query Service version 1.100 (BLAARKOP)

A localização é referente ao endereço ip ou domínio inserido, há serviços que evitam a obtenção exacta do IP, por exemplo se o site que está a consultar estiver a usar o Cloudflare ou qualquer outro serviço do género, o IP que obtém não é o real… é o IP desse serviço por onde passa para chegar ao site.

Devido ao RGDP alguns campos do registo Whois tiveram que ser adaptados ou censurados de forma a estarem de acordo com o RGPD, pelo que muitas vezes a informação obtida no Whois pode não ser a mais exata, existem também alguns serviços de Whois Privado que basicamente o que fazem é inserir no registo do domínio ou ip os dados da empresa fornecedora do serviço de privacidade.

Como encontrar os endereços de IP público e privado do seu computador

Um endereço de IP (Internet Protocol) é o código que identifica o seu computador entre os vários que estão conectados a uma rede.

No momento em que sua máquina entra em contato com outros PCs ou com redes, esse dado é trocado entre ambas as partes.

Dessa forma, pode ser que você precise saber qual é o seu endereço em determinadas situações — e é justamente isso que você vai aprender agora.

Localizando o seu endereço de IP privado

O endereço de IP privado é aquele que identifica o seu computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo conectado ao roteador da sua casa, por exemplo. Dessa forma, os aparelhos a ele conectados terão um endereço privado único que se comunica com outro IP, o público.

  • Para verificar seu endereço privado, clique no Menu Iniciar, selecione o “Painel de Controle” e clique em “Exibir o status e as tarefas de rede”.
  • Na área “Exibir redes ativas”, clique sobre o nome da sua conexão.
  • Na janela “Status de conexão de redes sem fio”, clique no botão “Detalhes”.
  • Depois, procure pelo item “Endereço IPv4”, que exibe o seu endereço de IP privado.

Outra forma de encontrar essa informação é acessar o Prompt de Comando do Windows. Para fazer isso, clique no Menu Iniciar e siga o caminho Todos os Programas > Acessórios > Prompt de Comando.

Com a tela aberta, digite o comando “ipconfig” e tecle Enter. Procure pela linha com o item “Endereço IPv4”, e lá está o seu endereço de IP privado mais uma vez.

Localizando seu endereço de IP público

Este endereço é aquele que pode ser alcançado diretamente da internet, ou seja, sem a intermediação de roteadores. Todos os dispositivos conectados à rede local da sua casa, por exemplo, comunicam-se com apenas um endereço de IP público.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*