Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Existem várias maneiras de conseguir aumentar o espaço de armazenamento do seu PC atual. Seja no HD ou no SSD, saber como liberar espaço em disco no Windows 10 pode ser providencial na hora que chega aquele game novo com muitos GB para ser instalado.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?®GIPHY

Entre os métodos comuns e aqueles poucos conhecidos, há diversas maneiras de se fazer uma faxina no PC para obter espaço extra. Nesse artigo, vamos detalhar pelo menos cinco formas diferentes de conseguir mais espaço de armazenamento no seu computador. O seu sistema operacional vai agradecer pelo alívio.

Essa é uma das dicas que poucas pessoas sabem ou seguem. Sempre que o sistema operacional Windows é atualizado para uma nova versão, a cópia antiga continua salva no seu HD. Ela não fica lá para sempre, uma vez que ela serve para eventuais emergências em casos que você queira retornar à versão anterior.

Contudo, dá para livrar esse espaço manualmente de uma forma bem simples.:

Passo 01: pressione as teclas Windows + R e, na caixa de diálogo “Executar”, digite “cleanmgr”, sem as aspas. Depois, selecione a “Unidade C” e clique em “Limpar arquivos de sistema”.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Passo 02: agora é só escolher “Instalações anteriores do Windows” e “Arquivos de instalação temporários do Windows” e pronto.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

2. Desative o modo de hibernação

O modo de hibernação pode até ser útil, mas ele ocupa uma boa parcela da sua unidade de armazenamento. Isso porque para salvar o estado atual do sistema ele cria uma cópia fiel que utiliza muitos GB de espaço. Isso tudo somado pode comprometer o espaço em disco que você tem.

Passo 01: para desativar o modo de hibernação, acesse o Menu Iniciar e digite no campo de pesquisas. Depois, selecione a opção cmd clicando sobre ela com o botão direito do mouse.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Passo 02: no menu, escolha “Executar como administrador” e, na janela seguinte, digite o seguinte comando, sem as aspas: Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado? -h off”.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

3. Faça uma limpeza de disco

Com o passar do tempo, o sistema operacional acumula dezenas de arquivos inúteis, que acabam não sendo apagados nem mesmo com a desinstalação de programas. Para evitar problemas como esse, o próprio Windows conta com uma ferramenta para exclusão desse tipo de conteúdo.

Passo 01: Acesse meu computador e clique sobre a unidade que você deseja limpar (C).

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Passo 02: escolha “Propriedades”, depois “Geral” e, por fim, “Limpeza de disco”.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Além de fazer uma varredura no sistema excluindo arquivos temporários, posteriormente você pode apagar manualmente aqueles conteúdos que julgue irrelevantes.

4. Apague imagens duplicadas

Muitas vezes, por realizar diversos backups, acabamos tendo pastas duplicadas no computador, com cópias da mesma imagem em vários locais. Encontrar essas imagens manualmente é quase impossível, pois muitas não têm nem o mesmo nome. Para isso, uma ferramenta extra pode ser de grande auxílio.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

O app VisiPics pode ser baixado gratuitamente e permite que você faça uma varredura em todas as unidades de disco em busca de imagens e arquivos repetidos. Depois, é só selecionar todo o conteúdo duplicado e excluí-lo automaticamente – ou manualmente se você quiser checar as imagens com mais detalhes.

5. Use serviços de armazenamento na nuvem

O que é a Partição Reservada do Sistema, será que pode ser removida ?!

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?A partir do Windows 7 então seguindo para o Windows 8 e Windows 10 indiferente do idioma e compilação – 32bits ou 64bits – em toda nova instalação ele passou criar numa partição separada no mesmo disco rígido onde é instalado, um espaço em disco denominado “Sistema Reservado”. Mesmo assim ela não possui atribuída nenhuma letra de unidade, tornando-se invisível no gerenciador de arquivos, sendo vista somente ao utilizar o gerenciador de discos do Windows ou qualquer outro programa gerenciador de discos e partições.

Essa partição Reservada para o Sistema foi introduzida a partir do Windows 7 e assim versões anteriores não possuem essa funcionalidade. Nas versões Server apenas partindo da família 2008 R2 elas também são encontradas.

Qual a utilidade desta Partição Reservada pelo Sistema !?

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

A partição do sistema Reservado contém duas condições importantes:

O Gerenciador de Inicialização e o Informações para Configuração do Boot: Sempre que o computador é iniciado, o Gerenciador de Inicialização do Windws lê os dados de inicialização armazenados no BCD (Boot Configuration Data – Informações de Configuração de Inicialização). Desta maneira o computador inicia o carregador de inicialização fora da partição Reservada pelo Sistema, que por sua vez inicia o Windows a partir da unidade onde o sistema operacional está instalado.

Os arquivos de inicialização necessários para a Criptografia do Disco no BitLocker: Ao decidir criptografar o disco rígido com o BitLocker, os arquivos necessários para inicializar o computador estarão armazenados na partição Reservada pelo Sistema. Assim, o computador será iniciado na partição Reservada pelo Sistema sem criptografia e assim que decodificada utilizando a chave gerada pelo BitLocker, descriptografa a unidade principal e inicia o sistema Operacional Windows criptografada.

A partição Reservada pelo Sistema é fundamental quando pretende utilizar a criptografia do BitLocker na unidade onde o Windows está instalado, não podendo operar de outra maneira. Os arquivos de inicialização importantes também são armazenados nela por padrão, embora possam ser armazenados na partição principal do Windows se preferir.

Quando o Windows cria a Partição Reservada pelo Sistema

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

O espaço destinado para a Partição Reservada pelo Sistema é 100MB no Windows 7, 350MB de espaço no Windows 8 e Windows 8.1, 500MB de espaço no Windows 10. Essa partição é criada normalmente durante o processo de instalação do Windows, sendo definido no começo dos disco rígido, ficando ao lado da partição principal do sistema operacional.

A partição Reservada pelo Sistema pode ser excluída se não for utilizada ?!

Como é um espaço reservado durante a instalação do Windows, embora pouco ocupado e inicialmente sem utilidade não deve ser removido, ainda mais que até agora nem sabia de sua existência e nem tinha percebido sua necessidade.

O Windows por padrão oculta esta partição ao invés de atribuir uma letra à ela. A maioria das pessoas nunca perceberam que existe uma partição reservada pelo sistema até utilizar algum gerenciador de discos e partições além do nativo do Windows.

A partição reservada pelo sistema é obrigatória se pretende utilizar o BitLocker, se o Windows foi instalado de maneira personalizada então desconsiderando esta partição, na necessidade de utilizar o BitLocker toda a instalação deverá ser refeita.

Impedir que a partição do sistema reservado seja criada

Se realmente não tem interesse ou utilização para esta partição em sua unidade, por qualquer motivo, a atitude mais adequada é impedir que seja criado em primeiro lugar.

Ao invés de criar uma nova partição em todo o não ocupado dentro do instalador do Windows, opte por criar uma nova partição que ocupe todo o espaço não alocado, utilizando outra ferramenta de particionamento de disco antes de continuar a instalação do Windows.

Leia também:  Pessoas Que Nos Ensinam A Nao Ser Como Elas?

Após as telas iniciais do instalador do Windows, ao chegar no gerenciador de discos o instalador do Windows aceita não haver espaço para a partição reservada pelo sistema e instala o Windows numa única partição.

Mesmo assim considere mesmo não tendo criado esta partição reservada pelo sistema seja 100MB, 350MB ou 500MB que a partição teria tomado.

Os arquivos de inicialização serão armazenados na partição do principal do sistema.

Para isso, pode ser utilizado qualquer software de particionamento de disco seja gráfico ou texto, exceto o modo gráfico do próprio Windows. Na ausência deles existe uma dica, ainda no instalador gráfico do windows, para acessar o prompt de comando e por ele iniciar o gerenciador de discos em modo texto. Basta seguir os seguintes passos:

Comece pressionando as teclas swift+F10 pressione Shift, disponível após as telas de configuração prévia do Windows ou mesmo no gerenciador gráfico de discos para abrir uma janela de Prompt de Comando.

  • Digite diskpart na janela do prompt, seguido de [enter] assim como as próximas etapas.
  • Depois digite list disk
  • Localize o disco principal, geralmente de maior tamanho
  • Então digite select disk 0 [aqui é o disco principal identificado]
  • Agora digite create partition primary
  • Agora digite exatamente, FORMAT FS=NTFS LABEL=”MEUDISCO” QUICK

Aguarde sua conclusão e se tudo funcionou após a mensagem de sucesso basta digitar exit e continuar com a instalação, selecionando Selecione a partição que criada anteriormente para o instalador começar a cópia dos arquivos.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Removendo uma partição Reservada pelo Sistema, existente

Deixando aqui um momento de curiosidade ao assumir ser possível remover uma partição reservada pelo sistema após uma instalação do Windows. Mesmo assim não consiste simplesmente em apagar a partição reservada pelo sistema. Por conta dos arquivos de inicialização estarem armazenados nele, o Windows simplesmente deixará de inicializar corretamente ao simplesmente excluir esta partição.

Para excluir a partição reservada pelo sistema, primeiro é preciso mover os arquivos de inicialização da partição reservada pelo sistema para a unidade principal onde está instalado o Windows.

Um processo mais difícil do que parece pois envolve mexer com o Registro, copiando diversos arquivos entre partições, atualizando o armazenamento BCD e transformando o sistema principal na partição ativa.

No Windows 8 envolve também a desativação e, em seguida, reativação do Ambiente de Recuperação do Windows. Então por fim, remover a partição reservada pelo sistema e ampliar partição existente para recuperar o espaço.

Mesmo sendo – com relativa dificuldade – ser possível, inclusive com diversos guias na internet orientado como fazê-lo. A própria Microsoft não reconhece oficialmente essa técnica e tampouco a recomenta.

O espaço recuperado será pouco se comparado ao trabalho necessário para desfazer essa configuração, ao custo de potencialmente inutilizar o sistema operacional além de perder a capacidade de ativar a criptografia de unidade do BitLocker.

Para referência, abaixo uma justificada da negação à exclusão da partição reservada pelo sistema.

Utilizando o gerenciador de discos e partições opensource Gparted para apagar a partição reservada pelo sistema, em seguida reiniciamos o computador para observar como o Windows se comportaria ao ser inicializado sem ela.

Surgiu uma mensagem informando que os dados de configuração de inicialização estavam faltando, sendo necessário reparar o computador com a mídia de instalação do Windows.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

conclusão

Muitas das funcionalidades do Windows são conhecidas por pessoas mais envolvidas e gradativamente compartilhadas com os demais utilizadores do sistema, mesmo assim pode ocorrer de algumas dessas funcionalidades serem questionadas sem um embasamento técnico então sugerindo sua exclusão ou negligência.

Por essas razões os menos desativados e mais curiosos costumam aplicar alterações em seus sistemas com pouca referência confiável do que pode acontecer inclusive em caso de erros, por esta razão este artigo apresentou de maneira apenas introdutória as razões para a adoção dessas funcionalidades e também consequências na sua alteração sem o conhecimento adequado.

O que é a Partição Reservada do Sistema, será que pode ser removida ?!

Corrigido: a unidade onde o Windows está instalado está bloqueada

Win 8-64 bitUnidade SSD HyBrid com Intel Rapid StorageEstou executando o Windows 8 com um laptop HP (HP Pavilion dv6t-7000 Quad Edition) com uma unidade SSD hyBrid com Intel Rapid Storage (acelerador habilitado). Não parece possível recuperar de um problema com esta combinação.

Shift -F8 não funciona (há qualquer unidade de inicialização). O ponto de restauração não funciona (o reparo não consegue encontrar um ponto de restauração). O disco de recuperação não funciona. A unidade onde as janelas estão instaladas está bloqueada. Desbloqueie a unidade e tente novamente.

A MS pode resolver esse problema? Esta não é uma configuração incomum. Sim, você poderia desligar a aceleração e atualizar funcionaria, mas isso significa que você tem acesso ao Windows (o que eu não tinha).

A outra opção é desabilitar permanentemente a aceleração, mas então qual é o ponto de ter uma partição SSD?

Obrigado.

Ao tentar atualizar seu dispositivo ou apenas ligar o computador/laptop para descansar as janelas e pular os problemas, você pode se deparar com um erro dizendo que 'a unidade onde o Windows está instalado está bloqueada, desbloqueie a unidade e tente novamente' no Windows 10. Todos os dados relacionados ao Windows, isto é, mecanismo de inicialização, atualizações, arquivos de sistema, etc., são salvos na unidade que ajuda a inicializar o dispositivo, uma vez que é ligado. Caso a unidade esteja bloqueada, você não pode acessar a unidade e os dados do sistema. Isso significa que seu dispositivo não conseguirá carregar as janelas. Sem janelas (sem sistema operacional) significa que seu dispositivo não está mais funcional. Este artigo ajudará você a se livrar do erro, ou seja, a unidade onde o Windows está instalado está bloqueada.

Conforme mencionado acima o erro da 'unidade onde o Windows está instalado está bloqueado, desbloqueie a unidade e tente novamente', tem tudo a ver com a unidade onde você instalou o sistema operacional.

Se por algum meio esta unidade for bloqueada ou ficar inacessível, significa que seu dispositivo não pode acessar os arquivos do sistema para carregar o sistema operacional durante a inicialização, você não pode executar nenhum programa, de modo geral, seu dispositivo não está funcionando.

Este erro pode aparecer devido a um ataque de vírus ou malware corrompendo a unidade com um sistema operacional instalado. Ele também pode aparecer devido ao registro mestre de inicialização (MBR, em inglês) danificado, arquivos de sistema corrompidos, unidade corrompida, partições corrompidas e setores defeituosos na unidade com o sistema operacional instalado.

Todas essas situações levariam a uma potencial perda de dados. Este artigo fornece soluções de ponta para resolver o erro, ou seja, a unidade do Windows está bloqueada. Aqui estão os tópicos que seriam discutidos em detalhes.

'A unidade onde o windows está instalado está bloqueado, desbloqueie o drive e tente novamente' no windows 10 é o tipo de erro que não deixa nenhuma pista para trás.

Leia também:  Como Uma Mulher Sabe Que Vai Gozar?

Ele não contém nenhum código de erro para que você possa rastreá-lo para verificar o motivo exato do erro. Pode ser que seja qualquer coisa, como o agente de inicialização desabilitado ou um TPM limpo.

Aqui estão alguns dos motivos que podem atuar em segundo plano para que esse erro apareça na tela.

  1. O registro mestre de inicialização está danificado. Quando o dispositivo falha ao inicializar, ele não pode carregar o Windows. É porque a unidade que carrega os arquivos do sistema está bloqueada. Este MBR destina-se a executar o mecanismo de inicialização.
  2. Os arquivos de sistema do Windows estão corrompidos ou danificados. A corrupção de arquivos é um dos grandes problemas devido a ataques de vírus ou malware que podem corromper as partições ou toda a unidade.
  3. Os dados de configuração de inicialização estão danificados. É o tipo de dados que está relacionado aos parâmetros de configuração de inicialização. Caso o arquivo BCD ou os dados estejam corrompidos, o dispositivo não poderá executar o mecanismo de inicialização.
  4. Existem erros no disco. Claro, uma unidade corrompida não permitirá que você acesse os dados armazenados nela. A corrupção da unidade pode estar na forma de partição corrompida, setores defeituosos ou qualquer ataque de vírus ou malware. Tudo isso levará ao erro, ou seja, a unidade onde as janelas estão instaladas está bloqueada.

Outros motivos que contribuem para o erro podem ser o BitLocker desabilitado. Um agente sobrescrito também pode causar esse erro. O TPM (módulo de plataforma confiável) também aparece como um motivo potencial. É outro fator que suporta a execução de um programa de inicialização suave. Se as chaves TPM forem apagadas, o dispositivo falhará ao inicializar.

Parte 2: Corrigido: a unidade em que o Windows está instalado está bloqueada

Se você estiver familiarizado com a causa real por trás do erro de bloqueio de unidade do Windows, você deve encontrar a resposta sobre como resolver 'a unidade onde o Windows está instalado está bloqueado, desbloqueei a unidade e tentar novamente' no Windows 10. Nesta seção, estão listadas cinco soluções apropriadas para corrigir o problema. Aqui vamos nós!

Método 1. Repare seu computador com o disco de instalação do Windows

O disco de instalação do Windows contém um recurso, o 'reparar seu computador' que ajuda a resolver os problemas que interrompem o mecanismo de inicialização. Aqui estão as etapas a seguir:

Etapa 1: crie uma mídia inicializável. Seja um disco de instalação, por exemplo, unidade flash USB ou CD/DVD. Usar um disco de instalação é recomendado.

Etapa 2: inicie o processo conectando o disco de instalação ao seu dispositivo e execute o programa de inicialização a partir deste dispositivo.

Etapa 3: uma janela pop-up aparecerá na tela. Insira todos os detalhes necessários, ou seja, idioma, hora, moeda, teclado e método de entrada. Clique próximo para prosseguir.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Etapa 4: na próxima janela, selecione a opção de consertar seu computador.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Etapa 5: as próximas etapas são escolher a opção de solução de problemas e, em seguida, selecionar opções avançadas.

Etapa 6: na janela, selecione a opção de reparo de inicialização.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Assim que o mecanismo de reparo for executado, ele verificará e corrigirá o problema e resolverá o erro, ou seja, a unidade onde o Windows está instalado está bloqueada. Atualize seu dispositivo. Provavelmente, o erro seria resolvido. Se não for, em seguida, prossiga para a próxima solução.

Método 2. Corrigir arquivos relacionados à inicialização com a ferramenta Bootrec.exe

Como uma ferramenta de snap-in de solução de problemas, o Bootrec.exe pode ajudar a corrigir o problema. Ela resolverá o erro executando o prompt de comando. A ferramenta ajuda a reparar os problemas relacionados ao registro mestre de inicialização, setor de inicialização e dados de configuração de inicialização. Aqui estão as etapas a seguir:

Etapa 1: inicie o processo conectando ou inserindo a mídia inicializável do Windows e execute o programa de inicialização a partir dela.

Etapa 2: na próxima janela, selecione a preferência de idioma. Clique em próximo para continuar.

Etapa 3: agora execute o prompt de comando pressionando Shift + F10 simultaneamente.

Etapa 4: conforme a caixa de diálogo do prompt de comando é iniciada, digite bootrec.exe. Clique em Enter para iniciar o utilitário.

Etapa 5: agora digite os seguintes comandos para executar o processo e, por último, clique em Avançar para concluir a ação.

Como formatar uma unidade de estado sólido

A formatação (na verdade, reformatação) de uma unidade de estado sólido (SSD) é um processo simples e rápido de restaurar o disco para o estado de novo, sem uso. Se você quer vender ou doar seu disco antigo, o ideal é não só formatá-lo, mas sim apagar todos os dados com uma outra ação específica. 

Reformatar um disco apaga os dados armazenados para ajudar na praticidade, mas isso acontece de forma que os dados possam ser recuperados com alguns métodos sofisticados. Não se esqueça de salvar todos os arquivos do disco que quer formatar em outra unidade antes de iniciar esse processo. 

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Se você está acostumado a formatar discos rígidos (HDD), vai perceber que a formatação de um SSD é um pouco diferente. Os SSDs usam uma tecnologia diferente dos HDDs, por isso, cada um tem seu processo de formatação. 

É por esse motivo que é importante marcar a caixa Formatação rápida antes de iniciar a formatação do SSD. Se você não marcar a caixa, o computador vai realizar uma Formatação completa, que é segura para HDDs, mas faria o computador realizar um ciclo de leitura/gravação completo, o que pode encurtar a vida útil do SSD. 

Se o seu sistema operacional oferece suporte ao TRIM, caso você o ative, seu computador começará a gerenciar os dados salvos no seu SSD da forma correta.

A reformatação e o TRIM podem ser vistos como o processo de desfragmentação do disco rígido, porque, embora a tecnologia seja diferente, o processo atinge um resultado similar: remover arquivos salvos que não são mais necessários. É importante notar que as unidades de estado sólido não precisam de desfragmentação, o comando TRIM tem efeito similar à desfragmentação. 

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Ao reformatar um SSD, o processo enche as células com uns e zeros (1 e 0), substituindo os dados originais. Em seguida, o TRIM, um outro comando, informa ao controlador da unidade que as informações não são reais. Então, enquanto os dados fictícios estão lá, o SSD entende que há espaço disponível. 

Se você quer apagar dados para vender ou doar o disco, a “Limpeza segura” apaga todos os dados de um SSD, mas não reformata o disco nem executa uma limpeza permanente.

Para apagar os dados do SSD permanentemente de forma que não possam ser recuperados depois, acesse o site do fabricante para baixar o software necessário.

Para SSDs Crucial®, baixe a nossa ferramenta gratuita Crucial Storage Executive.

  • Para formatar ou reformatar sua unidade de estado sólido no Microsoft® Windows®, siga as instruções abaixo:
  • 1.     Clique em Iniciar ou no botão Windows, selecione Painel de Controle e Sistema e Segurança
  • 2.     Selecione Ferramentas administrativas e, em seguida, Gerenciamento do computador e Gerenciamento de disco
Leia também:  O Que Devo Considerar Como O Ultimo Dia Da Menstruação?

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

  1. 3.     Clique com o botão direito no disco que você quer formatar e selecione Formatar
  2. 4.     Na janela aberta, selecione o Sistema de arquivos (normalmente NTFS) e defina o Tamanho da unidade de alocação (normalmente 4096) e marque Realizar uma formatação rápida
  3. 5.     Clique em Ok
  4. Com seu disco recém-formatado, você pode instalar o sistema operacional ou começar pelos programas.

A unidade onde o Windows está instalado está bloqueada? Calma! | Aplicativos e Software

Uma atualização malsucedida do Windows pode corromper seus arquivos, e revelar a mensagem “a unidade onde o Windows está instalado está bloqueada“.

Isso quer dizer que o sistema está inacessível. Se este for o seu caso, não se desespere: é possível recuperar a unidade, utilizando ferramentas do sistema operacional.

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Unidade onde o Windows está instalado está bloqueada

  • O Windows utiliza uma unidade de recuperação para resolver problemas corriqueiros de sistema (por exemplo, causados por queda de energia), mas caso também seja corrompida, se torna incapaz de resolver o problema, e dessa forma, a unidade com o sistema se torna inacessível.
  • Quando você ligar o computador, ele vai exibir uma sequência de opções.
  • Faça o seguinte:
  1. Ao ligar, o computador exibirá a mensagem “preparando reparo automático”, e depois pedirá para o usuário escolher o layout do teclado.

    Escolha o tipo de teclado normalmente;

  2. Escolha a opção Soluções de problemas;

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

  1. Entre em Opções avançadas;
  2. Entre na opção Prompt de comando;
  3. Uma vez no prompt, digite o comando CHKDSK “unidade”: /r /f.Substitua o campo “unidade” pela letra da unidade em que o Windows está instalado (“C:“, “D:“, etc.). Remova as aspas;
  4. Caso o Windows peça para agendar a verificação para a próxima atualização, confirme e reinicie o computador.

Feito isso, o Windows fará uma verificação de disco na unidade que você especificou, e corrigirá possíveis erros que venha a encontrar.

Se o processo for bem sucedido, o Windows reiniciará normalmente após a verificação. Caso contrário, repita o procedimento até o passo 3, e então:

  1. Selecione a opção Restaurar o PC, e siga os procedimentos para restaurar o sistema;
  2. Reinicie o computador;
  3. Repita outra vez o processo até o passo 3, e desta vez, selecione Atualizar o computador;
  4. Atualize os arquivos de sistema, e reinicie o computador.

Caso a verificação não seja suficiente para restaurar a inicialização do Windows, mas tenha corrigido a unidade de restauração, você poderá restaurar o Windows e atualiza-lo através deste método adicional. Se tudo estiver bem com o disco rígido (sem danos físicos), seu Windows voltará ao normal e você poderá voltar a usar o computador.

Reparar Instalado Drive do Windows Bloqueado Erro Windows 10

Como Desbloquear A Unidade Onde O Windows Está Instalado?

Se você encontrar o erro ‘A unidade em que o Windows está instalado está bloqueada. Desbloqueie a unidade e tente novamente’, isso significa que a unidade está bloqueada e não pode ser usada. Portanto, você não poderá acessar nenhum dado disponível nessa unidade. Esse erro geralmente ocorre quando você está tentando atualizar o Windows, ao redefinir ou ao inicializar a partir de um disco de instalação do Windows.

Como reparar
instalado drive do Windows bloqueado erro Windows 10?

Solução 1: Executar reparo de inicialização

O reparo de
inicialização é um utilitário interno para reparar certos problemas de
inicialização. Ele pode reparar arquivos de sistema danificados, ajudando você
a inicializar em seu sistema. Para executar o reparo de inicialização, você
precisará de um disco de instalação do Windows.

  1. Insira o disco de instalação do Windows 10 e inicialize a partir dele
  2. Na tela de configuração do Windows, clique em Next
  3. Na próxima tela, clique em Repair Your Computer
  4. Você será levado para o Advanced Start up Options a partir do qual você precisa selecionar Troubleshoot Advanced Options
  5. No Advanced Options menu, selecione Start up Repair

Aguarde o Reparo de
Inicialização para concluir a reparação instalado drive do Windows bloqueado
erro Windows 10 e reinicie o seu computador. Em seguida, verifique se o
problema foi resolvido.

Solução 2: Execute o CHKDSK

O erro “A
unidade em que o Windows está instalado está bloqueado” também pode
ocorrer devido a corrupção no sistema de arquivos. Esse problema pode ser
reparado usando uma ferramenta chamada CHKDSK, que é novamente uma ferramenta
integrada no seu computador.

  1. Usando as mesmas instruções explicadas na Solução 1, vá para o Advanced Options menu
  2. No menu, selecione Command Prompt
  3. Quando o prompt de comando for aberto, digite o seguinte comando
  • ‘CHKDSK /f X:’ (onde ‘X’ é o
    nome da unidade que você deseja reparar)
  • Aguarde CHKDSK para
    reparar os erros do sistema de arquivos e reinicie o sistema.
  • Solução 3: Corrija os arquivos de inicialização

Uma das causas mais
comuns do erro “A unidade em que o Windows está instalado está
bloqueada” está corrompida nos arquivos de inicialização. Isso pode ser
corrigido reparando os arquivos de inicialização usando as instruções abaixo.

  1. Vou ao Advanced Options menu usando as mesmas instruções explicadas na Solução 1
  2. No menu, selecione Command Prompt
  3. No prompt de comando, digite os seguintes comandos e pressione Enter depois de cada um deles
  1. ‘/FixMbr’
  2. ‘/FixBoot’
  3. ‘/RebuildBcd’
  4. Após executar esses
    comandos, reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.
  5. Solução 4: Execute a verificação SFC

Se os arquivos do
sistema responsáveis pela inicialização do sistema estiverem danificados, a
verificação SFC poderá ser usada para reparar instalado drive do Windows
bloqueado erro Windows 10. Para executar a verificação SFC, basta ir ao prompt
de comando conforme explicado acima e digite o seguinte comando.

  • ‘sfc /scannow’
  • Após a conclusão da
    verificação, a corrupção nos arquivos do sistema deve ser corrigida e isso
    deve, no mínimo, ajudá-lo a iniciar o sistema no Modo de Segurança, através do
    qual é possível examinar mais detalhadamente o erro.
  • Solução 5: redefinir

Se essas soluções
não ajudarem a resolver o erro, faça backup dos dados na unidade e faça uma
redefinição. Para fazer backup de dados na unidade, conecte esse disco rígido
como um dispositivo externo a outra máquina e copie os arquivos. Depois que os
arquivos forem copiados e armazenados em backup, execute uma redefinição de
fábrica. Isso deve ajudá-lo a resolver o erro.

Recupere dados
usando o software de recuperação de dados Yodot

Se você perder arquivos após uma redefinição de fábrica
e nenhum backup estiver disponível, é possível recuperar os dados perdidos
usando o software de recuperação de dados Yodot. Consulte o link para obter
instruções sobre recuperação
disco rigido dados do Windows.

Se você deseja
saber sobre a qualidade dos arquivos recuperados, não se preocupe, porque foi
projetado para recuperar arquivos perfeitamente da mesma maneira que era
originalmente.

Esta ferramenta pode não apenas recuperar arquivos de HDDs regulares,
mas também pode executar recuperação
de SSD, Discos rígidos IDE e
SATA.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*