Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?

Um usuário normal, que mantenha pelo menos duas ou três conversas por dia no WhatsApp, certamente terá recebido ao final da semana pelo menos uma dezena de imagens. O problema é que muitas delas vão parar na galeria e ficam visíveis sempre que você abre o app. Felizmente, existe um jeito de como ocultar fotos e vídeos do WhatsApp no celular.

Fique tranquilo, essa dica não envolve ativar o método de download manual de imagens e vídeos no WhatsApp. Embora ele seja propício para aqueles que querem economizar espaço, no final das contas ele gera um pouco mais de trabalho ao fazer com que o usuário tenha que baixar os conteúdos um a um para visualizá-los.

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?®GIPHY

Nesse artigo, vamos explicar como ocultar arquivos de imagem e de vídeo provenientes do WhatsApp, para que eles não se misturem às demais fotos da sua galeria.

Ocultando fotos e vídeos do WhatsApp da galeria

A dica que vamos apresentar funciona apenas se você tiver a versão Beta do WhatsApp.

Passo 01: Você precisa acessar a Play Store fazer um cadastro e concordar em se tornar um beta tester do aplicativo.

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?®WHATSAPP
Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?®WHATSAPP

Passo 02: Se você seguiu o passo acima, agora é só reinstalar o WhatsApp em versão beta e pronto. Você já está habilitado a testar essa e outras funções novas que eventualmente aparecem em primeira mão para os usuários beta.

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?®WHATSAPP
Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?®WHATSAPP

Passo 03: Agora, inicie o aplicativo e, na tela em que é exibida a sua lista de conversas, clique no ícone de três pontinhos, no canto superior direito da tela. No menu de contexto que será aberto, selecione a opção “Configurações”.

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?®WHATSAPP Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?®WHATSAPP

Passo 04: Na tela seguinte, toque sobre a opção “Conversas”. Dentro da nova tela, encontre o menu “Visibilidade de mídia”. Agora, vá até a opção “Mostrar mídia na galeria” e desmarque essa opção. Por padrão, ela está sempre marcada.

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?®WHATSAPP
Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?®WHATSAPP

E é isso. A partir de agora, todas as imagens e vídeos que você receber a partir do WhatsApp não vão mais aparecer na galeria de imagens por padrão. Para que elas apareçam por lá você vai precisar salvar a imagem ou o vídeo em questão. A simples exibição ao longo das suas conversas não é mais motivo para que essas imagens aleatórias lotem a galeria.

Como já mencionamos logo no início do texto, esse é um recurso que está disponível apenas para os usuários beta. Portanto, se você procurou por ele no seu celular e não encontrou, não desanime. É bem provável que nas próximas atualizações essa opção esteja disponível para todos no Android.

Porém, enquanto isso não acontece, é só seguir o passo a passo acima e garantir uma galeria mais limpa e apenas com os seus registros de câmera.

Como parar de salvar fotos do WhatsApp na galeria | Aplicativos e Software

Ao receber um arquivo de mídia em conversas no mensageiro, vídeos e fotos do WhatsApp são salvos na galeria do seu smartphone automaticamente.

Essa configuração vem ativada por padrão, mas é possível desativá-la para não encher o rolo da câmera do seu celular com imagens indesejáveis. Destaca-se que a aplicação só é válida para mídias enviadas após a desativação da função.

Arquivos recebidos anteriormente devem ser excluídos, de forma manual, diretamente na galeria.

É possível parar de salvar fotos do WhatsApp na galeria de forma geral ou aplicar essa configuração a grupos e conversas específicas. Veja o passo a passo em smartphones com Android e iPhone (iOS).

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?

Como parar de salvar fotos do WhatsApp na galeria (Imagem: Haberlernet/Flickr)

Como parar de salvar todas as mídias na galeria

iPhone (iOS)

  1. Abra o app do WhatsApp;
  2. Toque em “Ajustes” e, depois, em “Conversas”;
  3. Desative a opção “Salvar no rolo da câmera”.

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?

Desative a opção “Salvar no rolo da câmera” (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Android

  1. Abra o app do WhatsApp;
  2. Toque em “Mais opções” (menu de três pontos);
  3. Toque em “Configurações” e, depois, em “Conversas”;
  4. Desative a Visibilidade de mídia.

Como parar de salvar fotos de uma conversa do WhatsApp

Quem não deseja desativar o salvamento automático de fotos de forma geral, pode aplicar essa configuração a grupos ou conversas individuais específicas.

Leia também:  Como Saber A Quem Pertence Um Apartado?

iPhone (iOS)

  1. Abra o app do WhatsApp;
  2. Abra a conversa individual ou de grupo;
  3. Toque no nome do contato ou grupo;
  4. Toque em “Salvar no rolo da câmera”;
  5. Toque em “Nunca”.

Essa configuração também é útil para ativar o salvamento automático de mídias recebidas apenas por um contato específico, enquanto as outras conversas e grupos permanecem com a função desativada.

Se essa é a intenção, escolha a opção “sempre”, para salvar automaticamente vídeos e fotos enviados apenas por meio de uma conversa em especial.

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?

Ative/desative o salvamento automático de mídias (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Android

  1. Abra o app do WhatsApp;
  2. Abra uma conversa individual ou em grupo;
  3. Toque em “Mais opções” (Menu de três pontos);
  4. Toque no nome do contato ou do grupo;
  5. Toque em “Visibilidade de mídia” e, depois, em “Não”;
  6. Toque em “Ok” para confirmar.

Com informações de: WhatsApp¹ e WhatsApp²

Como não salvar as fotos do WhatsApp – 7 passos

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?

Imagem: alltechstep.com

Quando alguém lhe envia uma foto, vídeo ou áudio pelo WhatsApp, este conteúdo é automaticamente baixado e salvo no seu smartphone.

Mas se está com pouca memória no seu smartphone ou não quer simplesmente que o WhatsApp salve de forma automática todo o conteúdo mídia que lhe enviam, saiba que existe uma forma de desativar a função de salvar automaticamente. Continue lendo este artigo de umComo.com.

br e aprenda como não salvar as fotos do WhatsApp.

Passos a seguir:

1

Para não salvar as fotos do WhatsApp no Android, deverá abrir primeiro abrir o app e pressionar sobre os três traços. De seguida, clique em “Definições” e depois em “Conversas“.

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?

2

De seguida, clique em “Descargas automáticas” e depois em “Ao utilizar dados móveis”. Agora é só desmarcar todos os itens, imagem, áudio e vídeo e clicar em “Ok”. Deverá repetir este procedimento para as restantes opções “Ao utilizar uma ligação Wi-Fi” e “Ao utilizar roaming de dados”.

Como Deixar De Guardar As Imagens Que Me Enviam No Whatsapp?

3

No caso do sistema operacional iOS, para desativar a função automática de salvar fotos no WhatsApp deverá abrir o app e clicar em “Ajustes”. Depois deverá ir a “Ajustes de Conversa” e desativar a função de “Salvar Mídia Recebida“.

4

E caso pretenda desativar também o download automático de mídia no iOS, deverá clicar em “Download Automático de Mídia” na opção “Ajustes de conversa”. Depois deverá entrar em cada uma das opções, imagens, áudio e vídeo e desativar a função de download automático selecionado a opção “Nunca”.

5

Mas se você possui um dispositivo com Windows Phone, fique tranquilo que também é possível desativar a função automática de salvar fotos no WhatsApp. Basta abrir o app e clicar sobre o ícone dos três pontos no canto inferior direito da tela. Depois entre em “Configurações” e em “Opções de conversa“.

6

Na nova tela clique em “Download automático” e, de seguida selecione a opção “Nunca” para cada um dos itens, Imagens, Vídeo e Áudio. A partir de agora, as imagens, vídeos e ficheiros de áudio que receber no WhatsApp já não vão ser salvos automaticamente no seu dispositivo, permitindo-lhe assim liberar algum espaço.

Sugestão: As 18 MELHORES brincadeiras para WhatsApp

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não salvar as fotos do WhatsApp, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

WhatsApp: como impedir que arquivos sejam salvos automaticamente

Ao utilizar o WhatsApp, o seu smartphone vai criar uma pasta em que os arquivos mandados pelos seus amigos (como fotografias e vídeos) são salvos. Isso é feito automaticamente, de maneira que você pode acabar com uma quantidade de dados bastante grande ocupando espaço no seu aparelho e sem nem saber disso.

Contudo, esse pequeno problema pode ser contornado de maneira simples. Isso porque o aplicativo permite que você desabilite esse recurso automático. Sendo assim, você vai salvar apenas os arquivos que quiser manter no seu aparelho, resultando em uma organização bem mais eficiente de fotografias e vídeos.

Leia também:  Como Saber Quando Alguém Está Mentindo?

Pensando nisso, o Tecmundo preparou este tutorial, de modo que você pode conferir como fazer isso com o WhatsApp para os sistemas operacionais Android e iOS, respectivamente — e o método de trabalho é realmente simples.

Escolhendo apenas o que interessa

Android

Assim que você abrir o aplicativo no seu aparelho Android, toque no botão representado por três pontos e acesse a área de “Configurações” — o modo de acesso pode mudar dependendo do seu aparelho e da versão do seu sistema operacional.

Com isso, uma nova janela vai ser aberta, com diferentes alternativas de trabalho. Tudo o que você precisa fazer é tocar em “Download automático de mídia”. O próximo passo é tocar em “Quando utilizando rede de dados”.

Em seguida, no menu que surgir, desmarque todas as opções de arquivos que aparecer e confirme a operação. Depois disso, volte para o menu anterior, escolha “Quando conectado ao WiFi” e repita a operação descrita.

iOS

Ao pegar o seu aparelho iOS, abra o WhatsApp e toque na alternativa “Opções”, botão localizado no menu inferior da sua tela. Logo em seguida, escolha a divisão chamada “Ajustes de Conversa”.

Na nova janela que for aberta, há uma opção chamada “Salvar Mídia Recebida”, sendo que você deve desativá-la. Simples, não é mesmo?

como parar de salvar fotos e vídeos do WhatsApp no seu smartphone

Pouca gente sabe disso, mas é possível deixar de ver as fotos ou vídeos recebidos de grupos e contatos do WhatsApp em sua galeria de imagens! Apesar desses arquivos continuarem consumindo memória interna como afirma o próprio site oficial da rede, este processo esconde e mantém invisível os arquivos de mídia que te enviam, deixando sua galeria livre de mensagens de bom dia, memes que só seus tios acham engraçados e dezenas de fotos de família daquele churrasco que você não foi.

Para parar de salvar arquivos de mídia do WhatsApp é extremamente simples e você pode fazê-lo até pelo próprio smartphone. Tudo o que você vai precisar é instalar um gerenciador de arquivos no seu smartphone para criar um arquivo que, ao ser lido pelo WhatsApp, esconde as fotos e vídeos do seu smartphone.

Android 17 Nov

Android 13 Nov

No Android

Antes, é necessário ter um gerenciador de arquivos que possa criar arquivos aleatórios como o que vamos precisar. Existem poucos na Play Store que possam realizar este feito, mas o que eu utilizei foi o ES File Explorer, um dos mais populares da loja. Para baixá-lo, basta clicar aqui.

Segundo passo

Uma vez instalado, abra o aplicativo. Depois de passar pelas primeiras telas de introdução o app vai te levar à página inicial abaixo.

No canto superior esquerdo, toque no ícone de três barras horizontais ou, se preferir, arraste como dedo da lateral esquerda até o meio. Essas ações vão abrir um menu hambúrguer.

Após isso, toque em “Local” e depois na última opção: “Armazenamento Interno”.

Isso vai te levar às principais pastas do seu smartphone. Role até o fim da página e procure pela pasta de nome “WhatsApp”. Toque nela, depois na pasta 'Media” e por fim em “WhatsApp Images”. Nessa pasta você vai ver os memes, fotos e capturas de tela que todos os seus contatos te enviaram (a menos que você já tenha apagado).

Para criar o arquivo que vai esconder essas fotos toque nos três pontos do canto superior direito ao lado da lupa. Então selecione a primeira opção: “Novo”.

Escolha “Arquivo” e depois nomeie com o final “.nomedia“, sem as aspas. Antes do ponto você pode adicionar qualquer letra ou palavra, basta que o arquivo esteja finalizado como .nomedia. É isso que vai fazer com que as imagens não apareçam em sua galeira. No exemplo abaixo eu simplesmente escrevi “nome.nomedia”, mas você pode fazer do seu jeito.

Clique em OK e pronto. A partir de agora nenhuma foto que te enviarem será vista em sua galeria de fotos e você estará livre das irritantes imagens que se misturam às suas fotos.

Leia também:  Motivos Que Levaram O Papa Alexandre A Reconheceu Portugal Como Reino?

Depois de criado o arquivo você pode desinstalar o aplicativo de gerenciador e utilizar o smartphone normalmente. Mas se você se arrepender e quiser retirar o recurso será necessário que você instale novamente o aplicativo para apagar o arquivo criado anteriormente.

No iOS

Em seu iPhone o processo é extremamente mais simples. Em apenas três passos você pode deixar de ver as imagens na sua galeira:

  1. Abra o WhatsApp e toque em Ajustes;
  2. Então acesse o menu Conversas,
  3. Desative a opção Salvar no Rolo da Câmera.

Tão simples e prático que é um mistério essa mesma funcionalidade não estar disponível no Android, não é mesmo? Esperamos que o WhatApp decida adicionar esses simples passos no Android em breve.

E é isso! Agora você vai se ver livre dos memes chatos, fotos irritantes e de todas as mensagens de bom dia de seus parantes, ainda mais com o Natal e Ano-Novo chegando.

Como salvar fotos do WhatsApp na galeria do celular

No tutorial a seguir, confira como salvar foto do WhatsApp na galeria e configurar as opções de salvamento de mídia do aplicativo no seu celular. Os procedimentos foram realizados em um Moto G7 Play com Android 10 e em um iPhone XR rodando iOS 14.

1 de 7
Como não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria: tutorial ensina a gerenciar salvamento de mídia no celular — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Como não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria: tutorial ensina a gerenciar salvamento de mídia no celular — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como salvar fotos do WhatsApp na galeria

Passo 1. No Android, acesse as configurações do WhatsApp e toque em “Conversas”. Agora, habilite a opção “Visibilidade de mídia”;

2 de 7
“As fotos do WhatsApp não estão indo para galeria”: veja como salvar fotos no celular Android — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

“As fotos do WhatsApp não estão indo para galeria”: veja como salvar fotos no celular Android — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. No caso do iPhone, acesse a aba “Ajustes” e toque em “Conversas”. Por fim, habilite a opção “Salvar no Rolo da Câmera”.

3 de 7
“Vídeos do WhatsApp não aparecem na galeria”: ativando salvamento de mídia no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

“Vídeos do WhatsApp não aparecem na galeria”: ativando salvamento de mídia no iPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Como salvar fotos e vídeos de conversas específicas

Passo 1. No Android, para salvar a mídia recebida apenas em conversas específicas, abra o chat e toque sobre o nome do contato ou grupo, na parte superior da tela. Vá em “Visibilidade de mídia” e selecione “Sim”;

4 de 7
Ativando salvamento de mídia em uma conversa específica — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Ativando salvamento de mídia em uma conversa específica — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Usuários de iPhone devem acessar a conversa e tocar sobre o nome do contato ou grupo, na parte superior da tela. Em seguida, basta tocar em “Salvar no Rolo da Câmera” e selecionar “Sempre”.

5 de 7
Ativando salvamento de mídia em uma conversa específica — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Ativando salvamento de mídia em uma conversa específica — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Como não salvar fotos do WhatsApp na galeria

Passo 1. No Android, acesse as configurações do WhatsApp e toque em “Conversas”. Agora, desative a opção “Visibilidade de mídia”;

6 de 7
Desativando salvamento de fotos do WhatsApp na galeria do Android — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Desativando salvamento de fotos do WhatsApp na galeria do Android — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. No caso do iPhone, acesse a aba “Ajustes” e toque em “Conversas”. Por fim, desative a opção “Salvar no Rolo da Câmera”.

7 de 7
Desativando salvamento de fotos do WhatsApp na galeria do iPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Desativando salvamento de fotos do WhatsApp na galeria do iPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Como esconder as fotos do WhatsApp da galeria

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*