Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

Ei, esse conteúdo fala sobre o ano de 2020 – clique aqui para ver as melhores datas para engravidar em 2021, ou continue lendo se preferir ????

Você já ouviu falar que a Lua pode influenciar na data da gestação, na data do parto ou no sexo do bebê? Justamente por isso, o calendário lunar 2020 da gravidez é um dos calendários de gestação mais populares entre as futuras mamães e atuais gestantes. 

Ele é originário de uma antiga crença que afirma que as chances de ficar grávida ou de dar à luz podem aumentar de acordo com a fase da Lua, assim como a fase da Lua em que o bebê foi concebido pode determinar se será um um menino ou uma menina.

Confira também: 

Quer saber mais detalhes sobre o calendário lunar 2020 da gravidez? Acompanhe!

O calendário lunar 2020 e a gravidez

Apesar do avanço da medicina no que se refere as possibilidade para engravidar, ainda assim é muito comum que as mulheres recorram a crenças e rituais, como a influência das fases da Lua, para tentar engravidar.

O mito mais antigo relacionado à Lua e à gravidez é que durante a Lua Cheia é mais fácil engravidar. Nessa teoria, não é necessário combinar seu ciclo menstrual com o ciclo lunar. Como a Lua muda de fase a cada 7 dias, basta tentar engravidar durante a Lua Cheia.

A lua e o sexo do bebê

Com a ajuda do calendário lunar 2020 da gravidez você também pode escolher o sexo do seu filho de acordo com a lunação. A crença afirma que as chances de engravidar de uma menina são muito maiores durante a Lua Crescente, enquanto para engravidar de um menino, as tentativas devem acontecer durante a Lua Minguante.

De acordo com esta antiga crença hindu as fases da Lua no momento da concepção estão influencia diretamente no sexo do bebê da seguinte forma: 

  • Se a ovulação ocorre em noites de Lua Cheia, as chances de engravidar de uma menina são muito maiores.
  • Se a ovulação ocorre em noites de Lua Nova, as chances de engravidar de um menino são muito maiores.
  • Nas fases de Lua Minguante ou Lua Crescente (também conhecidas como “fases de transição”), a relação entre as fases da Lua e o sexo do bebê seria menos certa. Mas ainda assim, há uma tendência de conceber uma meninas quando a ovulação ocorre com a Lua Crescente e um menino durante a Lua Minguante.

Agora que você já sabe como escolher o sexo do bebê, saiba mais como o calendário lunar 2020 da gravidez pode influenciar na data do parto.

O calendário lunar 2020 da gravidez e o parto

A provável data do parto (DPP) é a data estimada estimada para o nascimento do bebê. Para calcular esta data deve-se acrescentar 40 semanas ou 280 dias a partir da data da última menstruação da gestante.

No entanto, estudos afirmam que esta data é estimada e apenas 4% dos bebês nascem nesse mesmo dia. É normal que o parto ocorra nas proximidades, na semana anterior ou posterior, mas pode ocorrer da semana 37 a 42.

Exatamente por isso que muitas mulheres gestante recorrem ao calendário lunar 2020 da gravidez para estimar a data do parto. 

Como calcular o calendario lunar da gravidez?

Para fazer este cálculo, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Marque a fase da lua em que ocorreu sua última menstruação.
  • Depois, acesse o calendário lunar 2020 da gravidez.
  • Para saber em qual fase da Lua seu bebê nascerá, conte nove períodos completos do ciclo da Lua a partir da sua última menstruação.

Mas você sabia que além de saber a data você pode saber mais detalhes de parto de acordo com a fase da lua do calendário lunar 2020 para gravidez? Confira abaixo.

Como é o parto em cada fase da lua

Embora saibamos que os nascimentos ocorrem todos os dias, não importa em que fase a Lua esteja, existem estudos científicos que constatam que a fase da Lua interfere diretamente em como será o parto. De acordo estas estatísticas, estes partos acontecem da seguinte forma segundo a fase lunar do calendário lunar 2020 da gravidez:

  • Lua Nova: durante esta fase da lua, os nascimentos tendem a ser mais fáceis e rápidos. São os típicos partos em que a gestante chega correndo com a dilatação completa e não dá tempo nem para tirar a roupa para dar à luz. A bolsa geralmente se rompem sozinhas durante o trabalho de parto. São nascimentos explosivos que quase não dão tempo para a mãe refletir sobre o que está acontecendo.

Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre a influência da Lua Nova:

  • Lua Crescente: nascimentos acontecidos nesta fase da Lua costumam ser muito bonitos. Eles não são tão explosivos quanto na Lua Nova, mas a dilatação e o avanço geralmente são consistentes e dão à mãe tempo para integrar o fato de que o bebê vai nascer. Estes partos são como aqueles que vemos em livros, onde as fases do trabalho são como o esperado e a mãe está ciente de onde está, o que fazer e quanto resta para terminar.

Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre a influência da Lua Crescente:

  • Lua Cheia: esta é uma fase da Lua onde mais nascimentos ocorrem. Se a gestante está próximo da data do parto e a virada para a Lua Cheia acontece neste período, é muito provável que o bebê nasça nesta fase. Sobre o parto em si, pode acontecer de ser um pouco demorados, com rupturas prematuras da bolsa e algumas condições desfavoráveis. Isso obviamente faz com que os nascimentos sejam um pouco mais prolongado e trabalhoso.

Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre a influência da Lua Cheia:

  • Lua Minguante: nesta fase da Lua menos nascimentos acontecem. São partos que geralmente exigem mais paciência devido a situações de complicações, como por exemplo o bebê não vira e encaixar corretamente no momento do parto. A gestante deve trabalhar a paciência e não se desesperar para ajudar o beber a nascer. Nesta fase da Lua, mesmo em ocasiões em que o parto flui com facilidade, pode acontecer alguns imprevistos como o pai não não chegar a tempo ou a placenta levar um tempo maior para sair, por exemplo.

Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre o que fazer na Lua Minguante:

Pronto, agora que você já conhece todas as influências da lua nos aspectos da gravidez, confira abaixo os calendários lunares 2020 da gravidez de acordo com cada fase da lua e faça o cálculo de acordo com o seu interesse:

Calendário lunar 2020 da gravidez – Lua Nova

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?fases-da-lua-nova-2020

Saiba mais sobre As fases da Lua Nova em 2020 e o início de projetos.

Calendário lunar 2020 da gravidez – Lua Crescente

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?fases-da-lua-crescente-2020

Saiba mais sobre As fases da Lua Crescente em 2020 e o impulso para você alcançar seus sonhos.

Calendário lunar 2020 da gravidez – Lua Cheia

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?fases-da-lua-cheia-2020

Saiba mais sobre As fases da Lua Cheia em 2020 e o que fazer e não fazer nesse período.

Calendário lunar 2020 da gravidez – Lua Minguante

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?fases-da-lua-minguante-2020

Saiba mais sobre As fases da Lua Minguante em 2020 e a hora da faxina em nossas vidas.

Depois de conhecer o calendário lunar 2020 da gravidez e como ele pode influenciar sua vida, confira outros assuntos relacionados a Lua que podem te interessar:

Calendário Lunar 2020 na gravidez: Como calcular

  • O Calendário Lunar 2020 pode ser uma boa ajuda para quem está planejando ter um bebê e deseja se informar sobre o que a astrologia tem a dizer.
  • Com o uso desse calendário, a mãe pode se planejar, programando o período em que ocorrerá a concepção e pode também descobrir quando o parto deverá acontecer.
  • Tais informações, além de serem úteis para definir as melhores datas para engravidar e ter o bebê, ainda pode contribuir para que os pais entendam mais a respeito da personalidade da criança.
  • Por isso, entenda a seguir como funciona o calendário lunar, quais as razões para definir uma determinada fase da lua para a criança nascer e como fazer o cálculo da data do parto.

O que é Calendário Lunar?

O Calendário Lunar consiste em um método que foi desenvolvido há muitos anos com a finalidade de ajudar as mulheres que têm o desejo de que seus filhos nasçam em uma determinada fase da lua.

O motivo para que essas futuras mães prefiram dar à luz em uma fase lunar específica é porque, de acordo com a astrologia, a criança terá as características relacionadas à fase da lua em que veio ao mundo.

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

(Foto: biologiajhonyalcides)

Mesmo não tendo nenhuma comprovação científica que relacione o perfil da criança, existe a crença de que a sua personalidade no futuro será influenciada com o dia em que nasceu ou no período em que ocorreu a concepção.

Leia também:  Como Saber Qual O Curso Certo Pra Mim?

O ciclo lunar dura 29 dias, sendo esse período classificado por quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. De acordo com a astrologia, cada uma dessas fases tem a sua própria energia.

  1. Por essa razão, ao conhecer o que a astrologia tem a dizer sobre a relação da fase da lua com a personalidade da criança, torna-se possível fazer uma programação para que o bebê nasça no período lunar mais desejado.
  2. A seguir, confira as características mais comuns da personalidade dos bebês com base na fase lunar:
  3. Lua Nova

Os bebês nascidos durante a Lua Nova têm muita energia e são bastante curiosos. Essa fase lunar também está relacionada a pessoas criativas e que não se intimidam diante de um desafio.

  • Como a Lua Nova é considerada o melhor momento para começar novos projetos, a criança nascida nesse período está sempre buscando mudanças e novidades, não apresentando o hábito de deixar as coisas para depois.
  • Lua Crescente
  • A Lua Crescente é ótima para programar o parto, além de estar associada ao início e renovação.
  • Ao dar à luz nesse período lunar, o mais provável é que a criança tenha uma facilidade de aprendizado no decorrer da vida.

Ela também terá facilidade em fazer novos amigos e em finalizar as coisas que começa. Isso porque essa fase da lua carrega em si a marca do desenvolvimento e da evolução.

  1. Lua Cheia
  2. A criança que é regida pela Lua Cheia costuma ser bastante sentimental e, por isso, tem a tendência de tratar a todos com muita amabilidade.
  3. Donas de uma grande vontade de vencer, está sempre em busca de aventuras e tem uma capacidade bem desenvolvida quando se trata de convencer alguém a fazer o que ela quer.
  4. Lua Minguante

Segundo a astrologia, os bebês nascidos nessa fase da lua são movidos pela energia da superação. Isso faz com que elas sejam capazes de não se abalar em situações negativas, além de não se iludirem demais com as coisas positivas.

Outra característica é a facilidade de se organizar e ser comprometidos com aquilo que fazem, o que será muito útil nos estudos.

Agora que você já entendeu o que é o Calendário Lunar e como cada fase da lua pode ter uma influência diferente na personalidade do seu bebê, entenda no próximo tópico como ele age durante a gravidez.

Como funciona o calendário lunar na gravidez?

Durante cada uma das suas fases, a lua exerce reações diferentes por conta da sua força gravitacional, influenciando as marés, a menstruação e, até mesmo, a gestação.

Mesmo não existindo estudos científicos sobre a relação da lua com a gravidez, muitos médicos afirmam que na mudança da fase da lua há um número maior de partos.

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

(Foto: Eres Mamá)

O mesmo acontece durante a fase de Lua Cheia, fazendo com que ginecologistas e obstetras não entendam o motivo. Isso faz com que seja comum que alguns médicos acabem programando o parto tendo como base o calendário lunar.

Uma das possíveis causas que podem levar os nascimentos a acontecerem com maior frequência durante as mudanças da fase lunar pode estar relacionada à influência que a lua exerce nos elementos fluidos, como é o caso das marés.

Desse modo, a teoria é de que a lua também é capaz de influenciar o trabalho de parto atuando sobre o líquido amniótico. Isso faz com que, por exemplo, a mulher sinta mais cólicas e contrações na Lua Cheia.

Também há médicos que acreditam que o Calendário Lunar está relacionado aos ciclos menstruais da mulher que, em geral, são contados usado o sistema. Por esse motivo, a gestação segue o mesmo ciclo, sendo contados nove ou dez ciclos lunares na gravidez.

O método de contagem das luas é usado há muito tempo para prever quando a criança vai nascer. O cálculo e feito da seguinte maneira: o tempo médio de duração de uma gravidez normal é de 280 dias. Isso significa que são contados 10 ciclos lunares de 28 dias (o que corresponde a 40 semanas).

Menina ou menino

Outra curiosidade que tem relação com o Calendário Lunar é que pode ser possível programar ter uma menina ou um menino, dependendo da fase da lua em que houver a concepção.

Segundo essa crença, quando a fertilização acontece durante o período da Lua Crescente, há uma grande chance de nascer uma menina. Quando a concepção ocorre na Lua Minguante, a probabilidade de ter um menino é maior.

Aumento da fertilidade

Há também quem creia que as fases da lua podem ter relação com o aumento da fertilidade. Nesse caso, o ciclo menstrual da mulher deve estar de acordo com as fases lunares.

Caso a menstruação surja na Lua Nova e a ovulação durante o período de Lua Cheia, há maiores chances de concepção. Desse modo, esse seria o melhor período para os casais que estão tentando engravidar. Isso faz com que seja uma boa ideia aproveitar esse período no decorrer do ano.

Outro uso do Calendário Lunar para ampliar as chances de ter um bebê é manter relações durante a Lua Cheia, seja qual for o seu período menstrual em que a mulher esteja.

Calendário Lunar 2020

No Calendário Lunar 2020 é possível observar que cada fase da lua dura cerca de sete dias. Durante a ano, acontecem 12 ciclos completos, sendo cada um deles chamado de lunação.

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

Veja a seguir quando ocorrerá cada fase lunar em 2020:

Janeiro

  • 3 de janeiro: Lua Crescente
  • 10 de janeiro: Lua Cheia
  • 17 de janeiro: Lua Minguante
  • 24 da janeiro: Lua Nova

Fevereiro

  1. 1 de fevereiro: Lua Crescente
  2. 9 de fevereiro: Lua Cheia
  3. 15 de fevereiro: Lua Minguante
  4. 23 de fevereiro: Lua Nova

Março

  • 2 de março: Lua Crescente
  • 9 de março: Lua Cheia
  • 16 de março: Lua Minguante
  • 24 de março: Lua Nova

Abril

  1. 1 de abril: Lua Crescente
  2. 7 de abril: Lua Cheia
  3. 14 de abril: Lua Minguante
  4. 22 de abril: Lua Nova
  5. 30 de abril: Lua Crescente

Maio

  • 7 de maio: Lua Cheia
  • 14 de maio: Lua Minguante
  • 22 de maio: Lua Nova
  • 30 de maio: Lua Crescente

Junho

  1. 5 de junho: Lua Cheia
  2. 13 de junho: Lua Minguante
  3. 21 de junho: Lua Nova
  4. 28 de junho: Lua Crescente

Julho

  • 5 de julho: Lua Cheia
  • 12 de julho: Lua Minguante
  • 20 de julho: Lua Nova
  • 27 de julho: Lua Crescente

Agosto

  1. 3 de agosto: Lua Cheia
  2. 11 de agosto: Lua Minguante
  3. 18 de agosto: Lua Nova
  4. 25 de agosto: Lua Crescente

Setembro

  • 2 de setembro: Lua Cheia
  • 10 de setembro: Lua Minguante
  • 17 de setembro: Lua Nova
  • 23 de setembro: Lua Crescente

Outubro

  1. 1 de outubro: Lua Cheia
  2. 9 de outubro: Lua Minguante
  3. 16 de outubro: Lua Nova
  4. 23 de outubro: Lua Crescente
  5. 31 de outubro: Lua Cheia

Novembro

  • 8 de novembro: Lua Minguante
  • 15 de novembro: Lua Nova
  • 22 de novembro: Lua Crescente
  • 30 de novembro: Lua Cheia

Dezembro

  1. 7 de dezembro: Lua Minguante
  2. 14 de dezembro: Lua Nova
  3. 21 de dezembro: Lua Crescente
  4. 30 de dezembro: Lua Cheia

Como calcular a data do parto pelo Calendário Lunar?

Para que você possa fazer uso do Calendário Lunar 2020 e programar a data em que seu filho vai nascer, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Marque a fase da lua em que a menstruação apareceu pela última vez.
  2. Em seguida, conte 9 ciclos lunares usando o Calendário Lunar 2020.

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

(Foto: Astrología Infantil)

Ao seguir as dicas sobre o Calendário Lunar 2020 mostrado neste artigo, você vai ser capaz de programar melhor a gestação e a chegada do seu bebê. Além disso, poderá comprovar se as histórias do uso do calendário são verdadeiras ou apenas um mito. Afinal, não custa nada tentar!

Referências

gravidez.online/influencia-da-lua-no-parto

agravidez.com/calendario-lunar-2020.html

olharmaterno.com.br/calendario-lunar-na-gravidez

astrocentro.com.br/blog/lua/calendario-lunar-2019-para-gravidez

trocandofraldas.com.br/mudanca-de-lua-e-sua-influencia-para-o-parto

Avalie este conteúdo!

Calendário lunar: aprenda a calcular a data provável do seu parto

E se eu te contasse que tem como você “descobrir” a Data Provável do seu Parto (DPP) com o calendário lunar? Massa, né? Mas contar não é o suficiente, né? Afinal, muita gente deve saber que existe essa possibilidade. Só que hoje EUZINHA aqui vou te explicar como esse paranauê todo funciona, e como cê vai calcular a sua própria DPP!

Bora então, mamãe?

Aprendendo a calcular a DPP pelo calendário lunar

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

Primeiro de tudo: o que é o calendário lunar?

Ele é um calendário que indica as datas com base nas fases da Lua e no movimento dela. Ele não tem compromisso algum com os movimentos da Terra em torno do Sol (que duram 24h para dar uma volta completa).

Funciona assim: no calendário lunar, o dia começa após o pôr-do-sol. Durante um ano, são contadas 12 lunações (um ciclo de fases completo – de uma lua nova à outra) que duram 29 dias e 12 horas cada. Ou seja: um mês, no calendário lunar, tem 29 dias. Um ano tem 354 ou 355 dias.

Leia também:  Como Fazer Com Que O Periodo Venha Mais Rapido?

E como ele influencia no meu parto?

A verdade é que a Lua não só é capaz de influenciar no parto (apesar dessa teoria não ter respaldo científico). Mas sim em vários outros aspectos de nossas vidas. Suas fases podem nos causar alterações na gravidez, no humor, nas nossas emoções e até mesmo nos cabelos.

Acontece que a Lua é o corpo celeste mais rápido do nosso Sistema Solar. Saca só: a cada 28 dias ela consegue dar uma volta completa em torno da Terra e, consequentemente, visitar a todos os signos do zodíaco. Suas fases se mudam a cada 2 dias e meio e todo esse movimento influencia, inclusive, nas angulações dos outros planetas.

Sendo assim, não é de se espantar que o homem se baseia nela para ter noção de algumas atividades da natureza, como a agricultura e o movimento das marés.

É aí que mora o pulo do gato: se a Lua é capaz de influenciar as marés, e o nosso corpo é constituído, em sua maioria, por água, fechou 2+2 e deu 4, né? Ainda mais no caso de gravidez, em que nosso corpo possui, além de tudo, o líquido amniótico.

Ok, entendi. E como calculo então o meu DPP com base no calendário lunar?

Beleza, chegamos, finalmente, na parte divertida desse texto! Vou colocar aqui o calendário lunar de 2021 para que vocês possam visualizar melhor o processo:

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

Uma gestação compreende 10 fases lunares (que são aproximadamente 280 dias ou dez meses LUNARES).

Tente se lembrar em qual fase lunar ocorreu sua última menstruação e conte mais 9 fases lunares completas e pronto, você terá o seu DPP. Lembrete: cada fase dura, aproximadamente, 7 dias.

Então, por exemplo, se o seu último dia menstruação caiu em uma lua cheia, conte 9 luas iguais a partir dele e descubra o seu DPP. 

A crença é de que os partos costumam acontecer na lua cheia, ou na virada de uma lua para a outra!

E, por fim.. é possível calcular o DPP sem ser por calendário lunar?

Sim! Tem como prevê-lo a partir da data da última menstruação ou do primeiro ultrassom. E aí, quem vai explicar isso pra você é a Júlia Falcão. Para saber como calcular com base nesses dois métodos é só clicar aqui.

E o calendário lunar do ano passado?

Tá na mão:

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

Calendário Lunar de 2020

  • Depois me conta se funcionou!
  • Imagem: Reprodução / Pexels
  • E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

Data do Parto

Saiba como calcular quando seu filho vai nascer Os métodos para você descobrir o dia mais provável em que seu filhote vai chegar.

Assim que a gravidez se confirma, surge a dúvida: “e quando chega o bebê?”. Mais do que satisfazer uma simples curiosidade, a previsão do dia do parto pode ser valiosa no acompanhamento da gravidez.

“Além de minimizar a ansiedade da mãe, ela permite identificar os casos em que o bebê passa do tempo”, explica o obstetra Jorge Banduki Netto, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

De causa desconhecida, o pós-datismo ocorre quando, após 40 semanas de gestação, não há sinais do parto.

Mais freqüente na primeira gravidez e em gestações tardias, ele exige acompanhamento assíduo, com monitoração fetal a cada dois ou três dias, pois envolve altos riscos de sofrimento fetal. Mas só acontece raramente. O mais comum é que, descontando pequenos atrasos ou adiantamentos, o bebê chegue mesmo por volta do dia marcado. Então, aprenda a calcular a data de nascimento de seu filho.

Regra de Naëgelle. É a técnica mais conhecida. Precisa para mulheres com ciclo menstrual regular, ela serve de base para o Disco Gestacional (veja no quadro) e pode ser traduzida na fórmula “mais-sete-menos-três”.

Quer dizer: some 7 ao primeiro dia da última menstruação e recue 3 meses do mês em que ela ocorreu e obterá a data do parto.

Um exemplo: se a última menstruação aconteceu em 1� de junho, a conta é: 1 + 7 = 8 (dia 8) 6 – 3 = 3 (mês de março).

Dia 8 de março, portanto, é a data provável do parto do exemplo. Detalhe: o resultado tem uma variação de 3 dias a mais ou a menos. Na primeira gestação, costuma ser para mais.

Ultra-som. Realizado precocemente, é o único método confiável de determinar a idade gestacional de mulheres com ciclo menstrual irregular.

O ideal é fazê-lo entre seis e sete semanas de gestação, quando o embrião mede 10 mm da cabeça à nádega. Com pequenas variações, até 12 semanas o cálculo é exato.

Depois, conforme o feto evolui, a imprecisão aumenta. E, após a 20� semana, é acentuada.

Lua. Por tradição, também ela pode entrar nas contas. O princípio é que a gestação leva 280 dias, o mesmo que dez ciclos lunares completos. Então, se você concebeu na lua cheia, por exemplo, pode esperar o parto para a décima lua cheia depois daquela em que engravidou.

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

Calcule no Disco
Junto com sua CRESCER de setembro, você está recebendo um “Disco Gestacional”, igualzinho aos empregados pelos obstetras, para calcular a data do nascimento de seu filho. Usá-lo é muito fácil. Comprove. 1 Seu disco é formado por dois círculos sobrepostos. Mova o menor deles de modo a posicionar a setinha de “Primeiro dia da última menstruação” em direção ao dia correspondente no seu caso. 2 Verifique agora a data apontada pela setinha de “Data provável do parto”. Note que, independente do dia apontado, há no disco uma área em destaque. Ela corresponde a um desvio de duas semanas a mais ou a menos, considerado normal em qualquer gravidez. 3 Esse disco também pode ajudá-la a acompanhar a evolução de sua gravidez. Na parte da frente, quando ele está posicionado de modo a indicar a data do parto, você pode verificar também quando devem iniciar os movimentos fetais � seja ou não sua primeira gestação. E, no verso, há dados sobre o ganho de peso desejável para você e o bebê a cada semana.

Quando o Bebé vai nascer? Lua, Calculadora e Tabela para saber ao Certo!

Como saber quando o bebé vai nascer é uma das curiosidades de muitos pais, assim como saber quando o bebé vai nascer pela lua e data prevista para o parto que pode ser calculado através das luas.

É verdade, parece estranho mas é incrível como a lua consegue ter influência nas calculadoras da gravidez e nas datas previstas para os partos. O parto pode ser previsto e para saber quando nasce o bebé há calculadoras que podem ajudar.

Existem igualmente tabelas para saber quando o bebé vai nascer e a data prevista para o parto pode muito bem dar certo com essas tabelas.

Como é calculado o tempo de gravidez?

O tempo de gravidez é calculado segundo dois critérios: A idade gestacional cronológica que é definida com base no primeiro dia da sua última menstruação e a idade gestacional definitiva que é definida através da medição do comprimento crânio-caudal na 1ª ecografia da gravidez.

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

  • Em primeiro lugar para saber esta informação é muito importante que saiba a idade da sua gravidez e a data da sua última menstruação para contar as semanas num calendário.
  • Como converter semanas de gravidez em meses?
  • 1º mês: da 1ª à 4ª semana
  • 2º mês: da 5ª à 8ª semana
  • 3º mês: da 9ª à 12ª semana
  • 4º mês: da 13ª à 16ª semana
  • 5º mês: da 17ª à 21ª semana
  • 6º mês: da 22ª à 26ª semana
  • 7º mês: da 27ª à 30ª semana
  • 8º mês: da 31ª à 35ª semana
  • 9º mês: da 36ª à 40ª+ semana

Como calcular a data do parto através da calculadora de gravidez tradicional?

Para calcular a data provável do parto, acrescente 7 dias à data da última menstruação, subtraia 3 meses e depois some um ano.

Tome nota – O bebé pode nascer entre as 37 e as 42 semanas.

Como calcular a data do parto através do calendário lunar?

Parece irreal mas é bem verdade e muitas mulheres ficam pasmas como é que bate certinho através do calendário lunar.

A mudança da lua tem influência no parto? Não está cientificamente comprovado mas mulheres que testam o calendário afirmam que sim. E este é um dos motivos pelo qual muitos bebés nascem antes do tempo.

Como calcular? Simples. Basta estar atenta à lua que está no primeiro dia da última menstruação e a partir daí contar 9 luas iguais à desse dia. Atenção que pode nascer 15 dias antes ou 15 dias depois!

Data provável do parto: quando o bebê vai nascer?

Uma forma mais simples para calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8.

Leia também:  Como E Que Elimina Encaminhamento De Chamadas?

Ou seja: para saber o dia, 12+7 = 19, e para saber o mês, 8+9 = 17, como o ano tem apenas 12 meses, o valor restante deve ser adicionado ao ano seguinte, sendo assim o resultado será 5. Desta forma, a data provável do parto seria no dia 19 de maio. 

Como Contar As Luas Para Saber Quando O Bebe Vai Nascer?

No entanto, esta data é apenas um direcionamento para a gestante, e pode não mostrar exatamente quando o bebê irá nascer, pois a data usada para fazer o calculo conta o período de 40 semanas de gravidez, porém o bebê já está pronto para nascer desde a semana 37, e pode nascer até a semana 42. 

A calculadora a seguir mostra a data provável do parto de uma forma mais simples, e para isso basta inserir o dia e o mês do inicio do ultimo ciclo menstrual:

Como saber a data pelo ultrassom 

Caso não saiba a data da ultima menstruação ou queira confirmar com mais precisão sobre a data do parto, o obstetra pode usar o ultrassom, que permite observar os parâmetros do crescimento, e comparar estes dados com uma tabela que indica quais as características e tamanhos o bebê deve apresentar em cada semana de gestação. Além disso, como complemento, o médico pode fazer a medição da altura do útero e observar os movimentos do bebê e batimentos cardíacos, para confirmar a possível data do parto.

No entanto, caso a mulher opte pelo parto normal, a data, mesmo quando confirmada pelo ultrassom, pode variar um pouco, pois quem decide o momento do nascimento é o próprio bebê em conjunto com o corpo da mulher.

E por isso, a data serve apenas de parâmetro para o preparo para a mulher e família, porque mesmo a data indicada no ultrassom pode não ser a exata, já que o bebê pode nascer até a semana 42 sem nenhum risco de vida. Veja como preparar a mala da mãe e bebê para a maternidade.

Como saber a data pela concepção 

Caso tenha a certeza do dia da concepção, basta adicionar 280 dias e dividir por 7, que representa os dias da semana. O resultado será com quantas semanas provavelmente o bebê nascerá, em seguida basta verificar o dia e o mês após as semanas obtidas no resultado.

Por exemplo: 12 de agosto + 280 dias / 7 = 41 semanas. Posteriormente, localizar 12 de agosto no calendário e considerar esse dia como a primeira semana e contar 41 semanas, o que significa que o bebê provavelmente nascerá em 19 de maio.

Fases da lua na gravidez e a data do parto: o que elas têm a ver?

Você já deve ter ouvido falar que as fases da lua na gravidez influenciam no parto. Será que isso é verdade ou não passa de um mito? Leia e saiba mais!

Aqui no Brasil e em muitos outros países, como Estados Unidos e Índia, existe uma crença popular de que a mudança de lua tem influência sobre o número de partos.

Não é raro que mulheres nas últimas semanas de gravidez ouçam que o bebê vai nascer na virada da lua. Mas, será que isso faz sentido ou é apenas mais um mito relacionado à gravidez?

Descubra se existem comprovações científicas de que o calendário lunar pode interferir no número de partos!

Qual é a origem desse mito?

Na antiga Babilônia, a lua era tida com um símbolo da vida e, por causa da relação com o ciclo menstrual feminino de 28 dias, os babilônios associaram a fertilidade feminina ao ciclo lunar, que também tem seu ciclo em 28 dias.

Desta forma, os antigos contabilizavam que: a cada troca de lua, uma semana da gravidez havia passado. A cada quatro semanas, havia se passado um mês da gestação. Logo, eles percebiam que as mulheres precisavam de 10 ciclos completos para parir. Ou seja, 10 ciclos, 40 semanas, 280 dias. Por esse motivo é que eles usavam as mudanças de lua para calcular a data de nascimento dos bebês.

Outra origem para este mito, é que, como a lua possui grande influência nas marés, na época de plantio nas lavouras e também nas colheitas sadias, acredita-se que a lua pode influenciar também no trabalho de parto.

Isso porque a lua exala muita energia, sendo isso que determina as marés altas e baixas, por exemplo.

E no caso da gestante, devida essa energia, há maior pressão no período da lua cheia, que faz com que o líquido amniótico seja pressionado e a mulher acabe entrando em trabalho de parto.

Mas afinal, existe realmente relação entre as fases da lua na gravidez e o parto?

Algumas mulheres – e talvez você seja uma delas – realmente acreditam que a gravidez pode ser afetada pela mudança de lua. Ela seria responsável por adiantar ou adiar o momento do parto, aumentando o número de nascimentos no dia em que ocorre a troca de lua.

Não há indícios que comprovam cientificamente que as fazes da lua na gravidez têm influência sobre o corpo humano. No entanto, em diversas pesquisas aplicadas, muitas mulheres afirmam que já sentiram interferências reais durante as trocas de lua!

Médicos afirmam que durante a lua cheia, as taxas de natalidade aumentam consideravelmente. Doulas e enfermeiras que auxiliam no trabalho de parto, presenciaram que a duração do parto também sofre influência de acordo com a fase da lua.

Além da taxa disso, foram observados outros sintomas de trabalho de parto que começaram a ocorrer pouco antes ou pouco depois da troca de lua. Entre eles, se intensificaram as cólicas, a perda do tampão mucoso, e até mesmo o rompimento da bolsa.

Enquanto não há comprovações científicas para estes “fenômenos” da natureza com o corpo humano, continua-se a pensar que este é apenas um mito. Porém, é um mito que passou a ser real para muitas e muitas mamães!

Por que as maternidades lotam na lua cheia?

Apesar da lua ter influência sobre as altas das marés, como já mencionamos anteriormente, não existe comprovação quanto à sua interferência na bolsa amniótica das gestantes.

Médicos afirmam que, por mais que não hajam comprovações científicas, existem correlações de que a lua interfere no organismo humano. Um exemplo disso, é as maternidades lotadas na lua cheia. Não se sabe ao certo se é pura coincidência ou uma interferência lunar.

Ainda de acordo com esses profissionais, os partos em cada fase da lua ocorrem assim:

  • Lua cheia: partos prematuros, inesperados e emergenciais;
  • Lua crescente: partos planejados, que ocorrem de forma tranquila;
  • Lua nova: partos tranquilos e mais rápidos;
  • Lua minguante: partos mais longos por causa da falta de dilatação.

No entanto, vale lembrar que por enquanto nada disso possui comprovação científica! Apesar de ser uma crença popular muito antiga, a suposta influência das fases da lua na gravidez e nos partos não passa de um mito.

Na opinião de muitos médicos obstetras e outros profissionais da área, geralmente as mulheres que se apegam a essa teoria durante a gravidez são as que desejam muito ter um parto normal.

Assim, há mulheres que acreditam mesmo que na mudança de lua são maiores as chances de entrar em trabalho de parto. Ou seja, mesmo sem estudos conclusivos, há gestantes que fizeram testes com a teoria e os resultados obtidos foram diferentes. 

Em alguns casos, o nascimento do bebê não coincidiu com a data de mudança da lua, mas em outros, sim!

Uma das gestantes que fez o teste conta, em uma reportagem sobre o assunto, que um dia antes de começar o trabalho de parto ela não tinha nenhum sintoma de que o bebê estaria prestes a nascer.  Com a mudança de lua e entrada da lua cheia no dia seguinte, o trabalho de parto teve início.

As fases da lua na gravidez não são comprovadas como indução ao parto

Enquanto a influência da lua sobre os partos e a forma como eles acontecem não for comprovada cientificamente, é mais sensato não se apegar a esse tipo de teoria.

O que de fato precisa ser considerado, pois tem importância fundamental para todas as mulheres durante gestação, é um bom acompanhamento médico pré-natal. Essa é a melhor forma da mulher garantir uma gravidez e um parto mais tranquilos, visto que estão sendo assessorados por uma equipe qualificada e preparada para bem atendê-los.

Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e continue acompanhando os artigos do blog. Você pode se cadastrar para receber os nossos conteúdos em primeira mão, diretamente na sua caixa de e-mail!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*