Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Quem me acompanha lá no canal do Youtube, no Instagram ou no Facebook já está a par da novidade: eu e meu marido estamos esperando o nosso primeiro bebê! Essa foi uma notícia muito esperada por nós e que nos trouxe bastante felicidade. Mas antes disso, já tinha pesquisado várias vezes como contar a gravidez para o marido e para a família!

No dia fiquei tão emocionada que acabei fazendo uma surpresa fofa e simples na hora de anunciar para o meu marido, que vou detalhar abaixo. Mas achei que seria legal compartilhar com vocês também todos os jeitos criativos que encontrei de anunciar a gravidez!

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Para facilitar, separei o post da seguinte forma:

  • Como contei para o meu marido 
  • Outras ideias criativas para contar a gravidez para o marido
  • Como contei para a família 
  • Outras ideias criativas para contar a gravidez para a família
  • Frases para anunciar a gravidez 

Quando descobri que estava grávida, o Lucas, meu marido, estava prestes a chegar da academia. Não sei vocês, mas eu, assim que descobri, já fiquei ansiosa para contar para ele! Então, fiz a melhor surpresa que consegui com o pouco tempo que tive. E acho que o resultado ficou muito fofo!

Eu sabia que queria que o Lucas fosse a primeira pessoa a ficar sabendo da notícia, e também queria preparar uma surpresa. Não precisava ser algo muito elaborado, mas queria algo fofo e que pudesse surpreendê-lo de maneira positiva. 

Por isso, fui em uma loja aqui perto da nossa casa e comprei uma naninha. Procurei por um sapatinho, mas como a loja não tinha, achei que a naninha era uma opção bem linda! 

Na hora de criar a surpresa, escrevi uma mensagem no espelho do quarto com batom vermelho. Estava escrito assim: “Papai, estou chegando! 1+1=3”. Coloquei também no espelho a naninha e o teste de gravidez (com fita adesiva mesmo).

Quer conferir como foi a reação do meu marido e os outros detalhes de preparação da surpresa? Coloquei o vídeo abaixo para você assistir! É só dar o play! 

Outras ideias criativas para contar a gravidez para o marido

Apesar de ter feito uma surpresa mais rapidinha, na época que suspeitei que estava grávida pesquisei vários jeitos criativos de contar a novidade para o meu marido. E mesmo que eu não tenha usado essas ideias, achei que seria legal compartilhar com você. 

Assim você, futura mamãe, pode preparar ou se inspirar com uma ideia criativa e fofa de como anunciar sua gravidez!

Caixas de bombons com mensagem

Um jeito legal e fofo de anunciar para o marido que está grávida é montando uma caixa de bombons de letra com uma mensagem. Pode ser algo como “Papai, estou chegando”. 

Basta encontrar uma loja de chocolates que tenha bombons com letras e perguntar se eles conseguem montar a mensagem em uma caixa para você. É um jeito fofo de contar a novidade e perfeito se o seu marido for fã de chocolate!

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Body de bebê personalizado

Essa ideia precisa ser pensada com mais antecedência, mas é igualmente fofa: você pode comprar um body de bebê da cor de sua preferência, liso. E depois é só mandar estampar com uma mensagem contando a notícia! Se você encontrar uma loja na sua cidade de personalizados, melhor ainda!

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Quebra cabeças personalizado

Essa ideia é fofa e ainda que não seja simples de fazer em casa, é bem tranquila de encontrar. Basta você fazer uma imagem com a mensagem que quiser e ir em algum lugar que faz acessórios personalizados. 

Normalmente gráficas oferecem essa opção como sugestão de lembrancinha para festas. Algumas gráficas, inclusive, fazem a arte do quebra-cabeça para você por um preço adicional.

Se você quiser fazer em casa, vai precisar comprar um quebra cabeças liso e montar no computador a arte já com as linhas de recorte. Depois basta recortar nos tamanhos certos e colar em cima das peças.

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Pão no forno

Já ouvi alguém falar que “tem um pãozinho no forno” para dizer que está esperando um filho? Essa é a ideia: você pode colocar o teste de gravidez embrulhado em um pano e se quiser um post-it dizendo “Oi papai! Em 9 meses fico pronto e bem fofinho para você me apertar!”

Para levar o seu marido até a cozinha, finja que precisa de ajuda. E nem precisa inventar muito: diga que você fez uma receita diferente de pão para vocês comerem e pergunte se ele pode retirar do forno para você. Assim que ele abrir, vai encontrar o embrulho lá dentro e tenho certeza que vai se emocionar!

Quadro de giz DIY

Se você já possui um quadro de giz, a ideia é fácil: basta escrever a mensagem nele e deixar o anúncio da gravidez em algum lugar estratégico que o seu marido vá ver. Você também pode comprar um quadro pronto, se preferir.

Se quiser fazer o seu próprio quadro de giz é bem simples. Aqui no blog mesmo você encontra um tutorial de marcador de lugar de quadro negro que você pode adaptar e fazer um pouco maior. Mas se preferir, pode fazer com o fundo de MDF para parecer mais um quadro; sempre usando a tinta preta para metais. 

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Post-its espalhados pela casa

Outro jeito de surpreender com a notícia da gravidez, principalmente se o seu marido trabalha fora, é espalhar vários post-its pela casa. Você pode colocar como se fosse uma história ou um diálogo mesmo. 

Como “Seja bem vindo de volta” no primeiro, “tem alguém que quer muito te ver” no segundo… Até que o último pode estar colado na sua barriga, como se o bebê estivesse dizendo “Oi, papai!”

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Como contei para a família que estou grávida

Descobri que estava grávida em uma terça-feira. Queria ter contado naquela noite mesmo, mas por causa de alguns compromissos do trabalho tive que esperar até quarta-feira. Dá para imaginar o quão ansiosa eu estava, não é?

Como a minha sogra estava com sinusite na semana que descobri a gravidez, contamos primeiro para os meus pais, depois para os pais do Lucas e por fim para o meu irmão. 

Na quarta à noite, preparei um lanche para receber meus pais. Quando eles chegaram, o Lucas abriu a porta e eu fiquei logo atrás esperando com um quadro com o escrito “Oi vovó! Oi vovô! Estou chegando!”

Para os pais do Lucas e para a irmã dele, fomos até eles. Resolvi fazer uma surpresa para os meus sogros. Peguei uma caixa bonita e criei um presente falso: dentro dele estava escrita a mesma mensagem que escrevi para os meus pais em um papel; “Oi vovó! Oi vovô! Estou chegando!”

Nesse mesmo dia, fomos almoçar na casa da minha cunhada, a irmã do Lucas. Para contar para ela, usamos o mesmo presente falso, mas mudamos a mensagem. Escrevemos para o Rafael, nosso sobrinho: “Olá primão! Estou chegando!” e falamos que era um presente para ele.

Para contar para o meu irmão, precisei esperar a chegada do final de semana. Ele faz faculdade Medicina em uma cidadezinha próxima de BH, e nem sempre ele dorme por aqui. Nessa semana, inclusive, ele ficou todos os dias por lá. Por isso, encontramos com ele no sábado. 

Convidei ele e os meus pais para virem para cá. Como o meu irmão é alucinado com café, inventei que tinha ganhado uma jarra, mas que queria dar para ele. E dentro da caixa da jarra (que também era um presente falso) estava escrito “Oi titio! Estou chegando”. 

Quer conferir as reações das nossas famílias e como nos preparamos para cada uma dessas surpresas? Coloquei o vídeo abaixo para você assistir! É só dar o play!

Outras ideias criativas para contar a gravidez para a família

Novo contato no grupo da família

Hoje em dia todo mundo tem um grupo da família no WhatsApp, não é mesmo? E mesmo que pareça um jeito mais impessoal de contar a novidade, você pode fazer isso de diversas formas legais.

Uma delas é criar um contato fake no seu celular com o nome que achar melhor.

Pode ser “futuro membro da família X” ou “Carregando…” e enviar o contato no grupo, seguido de uma foto do ultrassom ou do teste com resultado positivo.

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Vídeo com foto

Outro jeito legal é gravar um vídeo rapidinho de você e do seu marido um do lado do outro sentados convidando a família a conhecer o mais novo membro. Vocês podem falar “queríamos convidar vocês para um almoço para que vocês pudessem conhecer o mais novo membro da casa” e abaixar a câmera para mostrar a foto do ultrassom na sua barriga! 

Pão no forno

A mesma ideia que você usou para contar para o seu marido você pode usar para contar para a família. Nesse caso, fica ainda mais legal se no forno estiver uma foto do ultrassom e um post-it dizendo “Vovô/Vovó/Titia/Titio, estou chegando”. 

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Lugar à mesa

Outro jeito legal de contar para a família, é convidando eles para um almoço ou jantar e separando um lugar a mais na mesa. Se você quiser, pode inclusive colocar marcadores de lugar e em um deles escrever “Estou chegando!”

Promoção

Essa última ideia funciona muito bem para avôs e avós de primeira viagem. Assim como para pais, caso você queira usar a ideia para anunciar a gravidez para o seu marido.

E ela é bem simples: você vai escrever em um cartãozinho (daqueles que dobram): “Parabéns, você foi promovido(a)!” Na parte de trás, basta escrever o novo título.

Por exemplo: “De: mãe Para: vovó” ou “De: maridão Para: papai”.

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Frases para anunciar a gravidez

Aqui nesse post dei várias sugestões de jeitos criativos de contar a gravidez para o marido e para a família. Mas como a maioria deles precisam de mensagens para anunciar a novidade, resolvi separar também algumas sugestões de frases.

Abaixo você encontra sete ideias de frases curtas para estampar em camisas, escrever no quadro de giz ou onde quer que você queira. Para contar para os pais, sogros e outros parentes, basta trocar o “papai” pelo título da pessoa, como “Vovô”, “Vovó”, “Titia”, etc.

  1. “Papai, estou chegando!” 
  2. “1+1 = 3”
  3. “Tem um pãozinho no forno!”
  4. “Adivinha quem está chegando?”
  5. “Estou ansioso para te conhecer, papai!”
  6. “Alguém me disse que você e a mamãe queriam uma companhia… Daqui 9 meses chego, papai!”
  7. “Você tem mais um motivo para sorrir hoje: eu estou chegando, papai!”
Leia também:  Como Se Chama O Espaço Onde Vive A Família De Gibões Do Jardim Zoológico?

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Espero que você tenha gostado de conferir as dicas de como contar a gravidez para o marido e para a família! Independente de como você contar, tenho certeza que vai ser uma notícia muito feliz e responsável por muitos sorrisos entre vocês!

Eu sei que foi um dos momentos mais importantes, emocionantes e especiais da minha vida. E espero que seja assim para você também! 

Se quiser conferir mais conteúdos sobre maternidade e bebês, aqui no blog você encontra ideias de decoração de chá de bebê e lá no canal você consegue assistir também aos vídeos do chá de revelação e o meu diário de gravidez.

Beijos e até a próxima!

Como dizer ao meu namorado que estou grávida – 6 passos

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Imagem: donagiraffa.com

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes na vida de uma mulher, quer aconteça planejada ou não.

Você descobriu que está grávida e quer contar a grande novidade ao seu parceiro mas não sabe como? Isso é natural pois, afinal, essa será uma confissão que mudará a vida de vocês enquanto casal.

Para a ajudar nesta tarefa preparámos este artigo umComo.com.br, no qual lhe damos algumas dicas úteis acerca de como dizer ao meu namorado que estou grávida.

Passos a seguir:

1

Algumas vezes, despistar pode ser divertido. Imagine que um dia aparece em sua casa uma chupeta, uma mamadeira com leite ou uma camiseta de recém nascido. Ao encontrar esses objetos seu parceiro certamente ficará intrigado e lhe perguntará sobre deles. No momento que se aproximar e vir a sua cara, com certeza entenderá a mensagem que você lhe quer transmitir.

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Imagem: hidrosteril.com.br

2

Outra opção realmente divertida é adicionar à sua lista de compras normal algum produto básico para um bebê como, por exemplo, comida de bebê.

Pode ser muito divertido ver a cara de seu parceiro quando estiverem no supermercado e ele perguntar a você “Comida de bebê?” e você responder: “Sim, comida de bebê”.

Talvez seja um pouco arriscado dar esta notícia fora de casa, dado que terá alguns olhos alheios postos em vocês, por isso planeje bem a surpresa.

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Imagem: rosinhamonkees.com

3

Evidentemente a melhor forma de dizer ao seu namorado que você está grávida é apresentando-lhe o teste de gravidez.

Podemos deixá-lo sutilmente no banheiro, na cozinha, e há quem diga que a melhor forma de fazê-lo é embrulhando-a e entregando-a como presente ao futuro pai.

Seja como for, esta é a forma mais evidente de dar a notícia, que também se pode revelar muito divertida. No entanto não se precipite e certifique-se de que interpreta o teste de gravidez da forma correta.

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Imagem: mamaedeprimeiraviagem2010.blogspot.pt

4

Se você gosta de surpresas com estilo, pode dizer ao seu namorado que está grávida através de um vídeo. Você pode optar por selecionar as fotos de quando os dois eram jovens e criar uma montagem de imagens para ver como será o seu filho. Finalize o vídeo com a apresentação do teste de gravidez ou com um par de meias para acabar com as dúvidas do seu companheiro.

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Imagem: diariodamaricota.wordpress.com

5

Outra opção para dizer ao seu namorado que está grávida é esperar pelo seu aniversário ou pelo aniversário dos dois, contando que tenha que esperar um curto período de tempo e não 6 meses e fazer um presente um tanto especial. Este presente pode ser desde um manual para educar bebês, um sapatinho de bebê, uma camiseta de bebê com a banda de música favorita de seu parceiro ou inclusive o primeiro ultrassom do seu filho.

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Imagem: noticias.r7.com

6

Finalmente, e para pô-lo a prova, poderia começar a falar de você no plural. A princípio, pode parecer que você está louca, mas os olhares cúmplices que vocês trocam serão indicadores de que você está falando de mãe e filho.

Dica: Confira também esse artigo para saber como contar que estou grávida de forma divertida!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dizer ao meu namorado que estou grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

10 dicas para contar ao parceiro que está grávida (sem planejar)

Nem sempre é fácil para as mulheres informarem a seus parceiros a respeito da própria gravidez, ainda mais se não foi algo planejado, que não estava no plano do casal e principalmente quando não existe um casal, mas existe a gravidez. Muitos pensamentos negativos podem passar pela cabeça das mulheres nesse caso, que podem sentir-se desamparadas e com previsões negativas as respeito do futuro.

Refletindo sobre esse tema, elaborei algumas dicas que podem fazer com que esse momento de informar o parceiro sobre a gravidez, principalmente em situações controversa, fique menos ansiolítico, minimizando as consequências negativas. É importante lembrar que a forma como lidamos com o fato e conversamos sobre ele com o outro é muito importante, assim como também é importante preparar-se adequadamente para a situação. Dito isso, vamos às dicas.

1) Tenha certeza de que você está grávida

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Essa dica é muito importante, pois informar ao parceiro a respeito de uma falsa gravidez traz grandes consequências negativas para o relacionamento, principalmente porque pode criar expectativas no parceiro, e também em você mesma, que quando não atingidas podem mudar completamente a dinâmica da relação.

Essa notícia, dependendo de como está a situação no momento e o desejo de cada um em ter um filho, pode ser vista como negativa, tanto para a mulher quanto para o homem, criando assim um problema desnecessário no relacionamento (quando for um alarme falso). Por outro lado, o parceiro pode gostar da ideia e, após saber que não era realmente verdade, ele pode sentir-se completamente frustrado, afinal, começou a preparar-se para ter um filho.

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

É importante realizar um exame de sangue para ter a comprovação que você está realmente grávida. Leve em consideração os outros sintomas, como a falta da menstruação e até mesmo os teste de gravidez da farmácia, mas tenha em mente que eles não são completamente fidedignos, ou seja, eles têm maior probabilidade de dar um resultado falso.

2) Não crie expectativas antecipadamente

Ao ter certeza da gravidez, é imprescindível que você evite criar expectativas quanto a reação do parceiro ou sobre a opinião dele a respeito disso. Em algumas situações adversar, é comum que as mulheres comecem a acreditar que o parceiro irá perceber esse momento como negativo e que ele irá ficar insatisfeito com a gravidez e assim por diante.

Fazendo isso você estará apenas ficando cada vez mais ansiosas, e o pior de tudo é que essa ansiedade é gerada por pensamentos que podem não ser realmente verdade. Evitar esses pensamentos é uma forma de evitar também maiores conflitos internos.

3) Evite tomar decisões precipitadas

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

A gravidez envolve sempre duas pessoas. Nesse momento, existem duas pessoas que são responsáveis pelo que ocorreu, sendo também responsáveis por essa nova vida.

Portanto, a partir de agora é preciso livrar-se dos pensamentos individualistas e começar a pensar também no outro.

As decisões a partir de agora, principalmente as decisões que envolvem a gravidez e o bebê, precisam ser conversadas entre ambos os responsáveis, que terão que necessariamente entrar em um consenso do que fazer a partir de então.

Por isso, evite tomar qualquer decisão precipitada antes de contatar o parceiro e conversar com ele sobre a situação, fazendo também os planejamentos para o futuro. Lembrando que você não tem como saber qual será a reação dele sem contar para ele.

4) Caso não exista um relacionamento, não se desespere

Quando ocorre a gravidez mas não existe um relacionamento sério entre você e o pai da criança, isso não é um motivo para desespero.

Ter um bebê com essa pessoa não significa necessariamente que você terá uma relação amorosa com o pai da criança ou que vocês precisam casar ou morar juntos.

Isso significa que você irá se tornar mãe e ele pai e que ambos tem responsabilidade para com esse bebê.

A forma como vocês vão lidar com isso, se terão um relacionamento, se irão cria-lo separadamente e até mesmo com quem a criança irá ficar é uma decisão que vocês deverão fazer juntos e principalmente deverão experimentar de acordo com as novas experiências.

Esse não é um momento para importar-se com a opinião de outras pessoas que não são você e o pai da criança. É o momento para você pensar racionalmente e decidir junto com o mesmo quais serão seus planos para o futuro. Focar no seu bem estar e no bem estar da criança é o melhor que você pode fazer.

5) Você pode pedir ajuda para ele para descobrir se está grávida

Você não precisa necessariamente desvendar a fundo essa história sozinha. Ao perceber os primeiros sinais, você pode conversar com o possível pai do bebê, informando o que está acontecendo e principalmente conversando sobre as suas suspeitas para que ele te auxilie a realmente descobrir se há uma gravidez ou não.

Ele pode te levar para fazer o exame de sangue e pegar o resultado junto com você. Assim vocês passam a lidar juntos com a situação, onde cada um aceita a sua parcela de responsabilidade e ainda faz com que ambos sintam que precisam lidar com a situação juntos. Dessa forma, nem você nem ele vão sentir-se completamente carregados de responsabilidade e irão saber lidar melhor com a situação.

6) Não precisa ser uma conversa ruim

  • Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?
  • No momento de contar sobre a gravidez para o pai da criança, principalmente em situações onde não existe um relacionamento ou não houve um planejamento prévio, isso não significa que precisa ser uma conversar ruim ou uma briga, assim como também não significa que você irá comunicar para ele de uma forma negativa ou sem importância.
  • É importante que você comunique ele, após realizar o exame de sangue, e tenha uma conversa sincera e verdadeira com ele, demonstrando a responsabilidade de ambos e deixando claro que vocês podem conversar juntos a respeito do que fazer a partir de então.
Leia também:  Como Fazer Ele Perceber Que Esta Me Perdendo?

Esse não é o momento para procurar culpados ou fazer cobranças. Você precisa mesmo é resolver com o pai do bebê como serão as coisas a partir de agora e quais serão seus planos. Provavelmente ambos terão que refletir um pouco sobre o assunto.

7) Esteja aberta à reação dele

Como já foi falado, não temos como saber qual será a reação dele, ele pode ficar feliz e contente com a notícia, ao mesmo tempo que pode ficar chateado (mesmo que momentaneamente) ou até mesmo frustrado consigo mesmo. Essas reações são completamente comuns, afinal você também ficou surpresa e também teve a sua reação.

É importante que você esteja aberta à reação dele e não o julgue pelos momentos iniciais de receber a notícia. Você precisa focar-se no que ele irá fazer após essa notícia e quais soluções vocês irão pensar juntos.

Ele pode sentir-se na obrigação de cuidar tanto de você quanto do bebê como ele pode também ficar conturbado e querer fugir da situação.

Então é preciso saber como lidar com a mesma e sempre lembrando que a responsabilidade é de vocês dois.

8) Você também pode confortá-lo

Como você está lidando com esse assunto a mais tempo que ele, afinal você descobriu antes e foi a fundo para saber a veracidade, você pode também estar mais apta para confortar e apoiar o pai da criança nesse momento. É muito provável que nesse momento você tenha mais raciocínio logico que ele e maior estabilidade emocional para lidar com a situação.

É claro que isso depende de cada um, mas é importante estar atenta a essas situações e principalmente a essas possibilidades.

9) A responsabilidade não é somente sua

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Ter em mente que a responsabilidade não é somente sua é também uma forma de tirar um grande peso de suas constas. Assim você sente que consegue lidar melhor com a situação.

Contar para o outro a respeito desse assunto é dividir o seu fardo, que também passa a ser fardo do outro.

Juntos, vocês conseguirão pensar melhor em todas as possibilidades do futuro, podendo fazer com que você sinta-se melhor com a situação, fazendo ainda com que você sinta que terá o outro para te auxiliar.

Evite culpar-se ou tentar lidar com a situação de maneira isolada. Isso fará apenas com que você sofra e tenha  mais conflitos do que o necessário.

10) Não transforme isso em um problema

A gravidez não é um problema, independe da situação. Ela é consequência de um ato seu e deve ser vista dessa forma.

Por mais que seja surpresa no início, você com certeza irá aprender a lidar com a situação e irá também aprender a lidar com essa nova fase de sua vida.

Conseguir modificar o pensamentos iniciais negativos é a melhor forma de ter forças para lidar com os próximos desafios da vida.

Assim você fica cada vez mais apta a tornar-se mãe e passa a ser um exemplo de vida para o outro ser. Conhecer mais a fundo sobre a gravidez, o parto e principalmente sobre os cuidados com a criança é também desenvolver-se como pessoa ser alguém melhor.

Tenha em mente que ocorrerá uma mudança significativa em sua vida e que provavelmente será uma mudança com consequências positivas. Independente da situação, saiba que você tem a capacidade de lidar com ela.

Como Contar para o Namorado Sobre uma Gravidez Inesperada?

Quando se descobre que está grávida, contar é o que se torna mais difícil afinal como contar ao seu namorado, marido ou parceiro?

Você acaba de descobrir que está gravida e agora tem que lidar não só com a pressão da descoberta, mas também com a pressão de contar ao seu companheiro sobre a gravidez indesejada.

Antes de qualquer coisa, você deve pensar no que quer fazer, claro que a decisão final não será só sua, mas saber que caminho tomar, facilita e muito a conversa.

Você deve pensar nas responsabilidades de ter um bebê, nos pontos bons e ruins.

Se você estiver com medo da reação de seu companheiro, procure uma amiga, uma pessoa em que confie para conversar, uma pessoa para te acolher faz toda a diferença na hora em que se descobre sobre uma gravidez não planejada.

Como Contar Ao Namorado Que Estou Grávida?

Seja aberta ao contar ao seu namorado, marido ou parceiro sobre uma gravidez indesejada

Só não espere muito, quanto mais você esperar menos tempo terá para tomar uma decisão de forma calma e unida sobre a gravidez. Será extremamente essencial vocês terem uma conversa calma para entender o que cada um sente e pensa sobre a gravidez ( também para decidir o rumo que vão tomar referente a esta situação).

Conversar com o seu parceiro é muito importante, mas não se esqueça de ouvir também, preste muita atenção no que ele fala e também pense muito bem antes de falar. É essencial você analisar a situação dependendo do tipo de parceiro que você teve.

Você pode ter engravidado de seu marido, porém vocês não planejavam o filho no momento, mas nesse caso a situação é um pouco mais simples, já que vocês possuem uma família constituída e com isso a cabeça fica um pouco mais leve na hora da conversa. Mesmo assim, a conversa deve ser feita com todas as cartas na mesa, colocando todos os pontos sobre a criação de uma criança, desde fatores econômicos como a satisfação e felicidade do casal.

Se a situação é de se contar sobre a gravidez para um namorado, fale com muito cuidado. Exitem muitos casais que ainda não possuem a total certeza de ficarem juntos para sempre, e não é uma criança que vai levar a isso.

Se o casal se ama, deve discutir muito sobre a situação mas não é necessário se apressar para casar logo. Um filho não é um fator que obriga um casamento, mas independente disso os pais devem dar todo o amor para esse filho.

Se o casal sentir a firmeza na relação, amadurecimento, dai sim pode chegar a hora de oficializar a união.

O pior dos casos é quando se descobre que está grávida de um parceiro casual, alguem que não exista uma relação íntima, como se fosse uma aventura de uma noite que acabou tendo um final infeliz.

A mulher deve ser aberta e conversar com o parceiro sobre o acontecido.

Juntos ambos vão tomar a decisão, já que um não pertence a vida do outro, mas se resolverem levar a responsabilidade de serem pais, devem juntos dar toda a atenção do mundo ao futuro filho.

É comum que nestas conversas sobre gravidez inesperada o termo de “culpado” apareça. Seu companheiro pode falar que você “fez de propósito”, que “não tomou a pílula” ou até mesmo (em casos extremos) que “furou a camisinha”.

Buscar a “culpa” não leva a nada, afinal não há culpado, os dois são igualmente responsáveis pelos atos cometidos e agora ambos têm que tomar a responsabilidade e chegar a uma decisão sobre o que fazer a respeito da situação.

E se lembre de sempre, pensar muito e compreendam o que esta gravidez irá significar em suas vidas. Se ele te pedir em casamento, não faça isto só por causa da criança, muitas vezes isto só piora a situação! Não adianta enrolar e ficar escondendo, espere o momento certo e tenha uma conversa de cabeça aberta com o seu parceiro, namorado ou marido.

Como Contar para o Namorado Sobre uma Gravidez Inesperada?

Como Dizer ao seu Namorado que Você Está Grávida

  1. 1

    Reflita sobre seus sentimentos. Ao descobrir a gestação, é normal se sentir animada, assustada, surpresa ou ansiosa (ou tudo ao mesmo tempo); antes de compartilhar a notícia com seu namorado, leve os próprios sentimentos em consideração.[1]

    • Depois de superar o choque inicial, faça algumas perguntas a si própria. Por exemplo: “Como eu me sinto em relação a essa gravidez?”
    • Você também pode pensar: “Como isso mudará minha vida? E a vida do meu namorado?”
    • Tente prever a reação dele. É óbvio que você deseja que essa pessoa a apoie, mas será que ela se animará em ter um filho?
  2. 2

    Planeje o que dizer. Caso desconfie que a gestação será uma boa notícia para o namorado, será possível saber um pouco melhor como informá-lo. Tem certeza de que ele ficará feliz? Que tal se concentrar em fazer uma surpresa, algo divertido, como comprar um brinquedo de criança e dar para seu companheiro de presente? É uma maneira criativa de dar a notícia. [2]

    • É compreensível e normal ficar nervosa se não planejavam conceber um filho.
    • Dedique um tempo para pensar em relação aos objetivos da conversa. Por exemplo: você quer apenas apoio psicológico? Ou também suporte financeiro por parte dele?
    • Depois de esclarecer as metas, reflita também sobre a conversa. É algo muito importante, portanto, anote tudo para não se esquecer do que deseja falar.
    • É uma boa ideia treinar um pouco na frente do espelho. Fique parada na frente dele e diga: “Renato, estou grávida. Eu sei que é uma grande surpresa para você, mas me sinto felicíssima com isso.”
    • Esse “ensaio” na frente do espelho poderá deixá-la mais calma e confiante, além de ajudar a colocar seus próprios sentimentos no lugar.
  3. 3

    Escolha a hora certa. A conversa sobre sua gravidez é importantíssima, logo, é fundamental definir um momento em que poderão discutir sem nenhuma interferência ou pressa. Aborde o assunto quando ambos estiverem com tempo.[3]

    • Programe um momento para conversar com o namorado. Diga, por exemplo: “André, tem algo importante que gostaria de falar com você. Quando poderá conversar com calma, nos próximos dias?”
    • Independentemente de ser uma notícia boa ou ruim, é necessário permitir que o parceiro tenha tempo para “processar” essa informação. Não mande uma mensagem quando ele estiver saindo para a faculdade ou antes de vocês irem trabalhar.
    • Escolha um momento em que ambos estão descansados. Será ruim falar sobre esse assunto depois de um dia exaustivo de trabalho ou quando estiverem se aprontando para dormir.
  4. 4

    Fale de forma clara, deixando explícito sobre o que a conversa será. A gravidez envolve ambos, mas o corpo é seu; não tenha medo de dizer exatamente como se sente em relação a essa gestação. [4]

    • Por exemplo: para contar a ele de uma forma criativa e “bonitinha”, deixe claro que está animada com a vinda de um filho.
    • Uma boa opção é preparar um “chá de revelação” para o homem ficar sabendo da vinda do filho. Só não fique dando indiretas: diga logo o que o companheiro deverá saber.
    • Quando a gestação for inesperada, exprima seus sentimentos sem se acanhar. Fale, por exemplo: “Léo, descobri que estou grávida. É algo que me assustou e não sei como lidar com isso.”
  5. 5

    Tenha respeito à reação do namorado. Lembre-se de que você teve um tempo um pouco maior para compreender essa notícia importante; seu companheiro só descobrirá isso no momento que informar a ele. A primeira reação pode não ser aquilo que esperava.[5]

    • Mesmo se estavam tentando conceber, pode ser uma grande surpresa, para um homem, descobrir que será pai. Não se irrite se a reação inicial dele for de choque.
    • Dê um tempo para que a pessoa “compreenda” o que acabou de ouvir. Fale para o namorado dar um passeio no quarteirão se ele disser que precisa de uns minutos para colcoar a cabeça no lugar.
    • Cada um “processa” as informações de maneira diferente, e você deve saber disso. Diga que os sentimentos dele são válidos.
  6. 6

    Saiba como agir em caso de conflito. Quando a reação do parceiro não for positiva, é possível que o controle da situação seja perdido; talvez você fique desapontada por constatar que ele não apoia a gestação. Há algumas maneiras de lidar com a situação de maneira eficaz.[6]

    • Ouça as justificativas. Faça perguntas específicas ao namorado, como “Você nunca quis ter filhos, ou só não agora?”
    • Tente determinar a causa dessa reação. Diga, por exemplo: “Está preocupado que não teremos como sustentar um bebê?” Assim que entender qual o problema, vocês poderão se esforçar, juntos, para planejar o futuro.
    • Ao perceber que ele simplesmente não quer um filho de jeito nenhum — ao contrário de você —, será preciso expressar o que está sentindo. Diga algo como “Compreendo seus sentimentos, mas eu quero esse bebê e a escolha é minha, no final. A porta para continuarmos essa conversa estará aberta, saiba disso.”
    • Não se esqueça de que os hormônios podem fazer com que a mulher fique bastante emotiva durante a gestação. Dê a si mesma um pouco de tempo e espaço que considerar necessários para lidar com seus sentimentos.
    • Caso a reação inicial do namorado não seja a que desejava, você só ficará frustrada. Fale, por exemplo: “Eu entendo sua surpresa, e estou bem emocionada agora. Que tal pensarmos um pouco sobre isso e depois voltarmos a conversar?”
Leia também:  Como Fazer Com Que O Periodo Venha Mais Cedo?

Mensagens para contar para o marido que está grávida

Desafio da Maternidade

As histórias por trás da #DesafioDaMaternidade

Jennifer Garner

Veja o que pensa essa talentosa e versátil atriz americana

Frases da série Pose

Aprenda mais sobre a vida de pessoas LGBT

Meu bebê está chegando

Mensagens para mães comemorarem a chegada do bebê

Benedito Ruy Barbosa

Um colecionador de novelas de sucesso

Como contar sobre a gravidez para pais e namorado

Neste artigo

Por Carolina Schwartz Não importa agora saber como isso aconteceu, mas o fato é que você desconfia que está grávida e, de repente, foi tomada pelo medo de como vai fazer para contar para a família, o namorado e o resto do mundo que vem um bebezinho por aí.

Calma, não adianta entrar em pânico, nem achar que se não fizer nada tudo vai se resolver de algum jeito milagroso.

Como você já deve ter percebido com outros grandes acontecimentos da vida, há horas em que a gente tem que encarar um assunto de frente e arranjar forças para seguir adiante (mesmo que, muitas vezes, possa parecer que não vai dar).

Com a ajuda da educadora sexual Maria Helena Vilela, do Instituto Kaplan, em São Paulo, o BabyCenter montou uma lista de passos simples de seguir para que você viva este momento da forma mais saudável e equilibrada possível. Assim, se tiver mesmo um nenê, ele virá ao mundo bem e será recebido com muita alegria, mesmo que num primeiro momento a notícia pareça uma bomba. Para que passar nervoso e ficar ansiosa à toa? Se sua menstruação está atrasada e você acha que tem sintomas de gravidez, não perca mais tempo e compre um teste de farmácia para saber se realmente está esperando ou não um bebê. Depois de uns 15 dias da relação sexual sem proteção, esse tipo de teste costuma ser eficiente. Se der positivo, sim, você está grávida, não há dúvida. Se der negativo, é grande a chance de você não estar, mas se a menstruação não vier talvez você precise repetir o teste ou procurar um médico para fazer um exame de sangue — esse sim mais garantido em caso de incerteza. Ou seja, não fique sofrendo no escuro, que é o pior estado de espírito que você pode ter. Uma vez que você saiba que está grávida mesmo, é hora de contar para o seu namorado, parceiro, ficante ou quem quer que seja o pai do bebê (se você não tem certeza, leia nosso artigo sobre Como saber quem é o pai?). Ideal mesmo é você já ter falado com ele antes, mesmo quando estava só desconfiada.

Lembre-se, vocês fizeram essa criança juntos e a gravidez é de vocês dois. Mesmo que por algum motivo você tenha engravidado sem um dos dois querer, agora não tem jeito, e o bebê já está aí dentro, começando a se desenvolver.

É importante incluir o parceiro nas decisões e nas preocupações desde o começo, porque assim você vai se sentir mais fortalecida. Pense que ele pode querer saber da gravidez e ajudar você no que der. Não carregue essa notícia sozinha e nem saia por aí pedindo opinião de tudo quanto é amiga antes de falar com ele. Muita falação no seu ouvido só vai gerar mais confusão na sua cabeça.

É uma informação muito séria, por isso procure organizar na sua cabeça primeiro cada pedacinho. Decida antes quando vai contar, onde vai contar e o que vai dizer”, aconselha o especialista em relacionamentos Andew G. Marshall. “Quando você contar, pode ser que ele fique chocado, e gente chocada faz coisas bizarras, como falar tudo o que passa pela cabeça, incluindo muita bobagem”, alerta o especialista. Ou pode ser que ele nem acredite em você. Essas são reações normais diante de surpresas, então tente ser sensível e considerar que você mesma pode ter passado por emoções bem conflitantes desde que descobriu a gravidez. De acordo com Marshall, antes de pedir apoio ao namorado, procure pensar especificamente do que você gostaria. “O problema de pedir ajuda é que ela pode significar coisas muito diferentes para pessoas diferentes.” Considere, por exemplo, se o que você deseja é:

  • Apoio emocional: quer o namorado ao seu lado, com um ombro para rir, chorar e reclamar?
  • Apoio financeiro: quer que o namorado ajude com as despesas do parto e da criação do bebê?
  • Apoio prático: quer que o namorado participe dos cuidados diários e da criação do bebê?

Comunique com clareza suas expectativas. Se você acha que seus pais vão reagir mal, conte primeiro para um outro adulto em quem você confie bastante (pode ser uma tia, uma professora, alguém da sua rua, mãe de uma amiga, médica), porque assim, pelo menos, poderá receber uma orientação de como abordar seus pais. Só não peça para essa pessoa servir de pombo-correio e dar a notícia a seus pais por você. Se fizer isso, vai passar aos seus pais uma impressão de imaturidade — e você vai ter de encará-los de qualquer jeito depois. Você pode pedir para aquela pessoa mais velha com quem conversou para estar junto com você na hora em que for contar para seu pais sobre a gravidez, assim tem alguém a mais para segurar a barra, conter o choro ou até a raiva deles, que pode aparecer em uma situação dessas. Mas fale você. Seja direta, não faça rodeios. É como remédio ruim: fale de uma vez e pronto, o pior já terá passado. Se você é muito nova, essa vai ser uma notícia difícil de eles receberem, e você precisa entender que sua família vai precisar de um tempo para aceitar a enorme mudança nos projetos de vida que traçou para você.

Procure entender que, assim como foi estranho para você confirmar a gravidez, para seus pais vai ser difícil aceitar de cara. Mas saiba que, sabendo da notícia, eles tendem a reagir melhor à gravidez a cada dia que passa.

Atenção: É uma péssima ideia juntar a sua família e a do pai do bebê para dar a notícia ao mesmo tempo. Cada um fala com a sua família, do seu jeito. Reunir todo mundo em uma sala só vai exaltar os ânimos, levar a troca de acusações e gerar brigas. Depois, quando a notícia tiver sido digerida, as famílias podem se reunir para conversar. Finalmente, procure encarar esse papo o quanto antes, para que possa contar com o apoio de que tanto vai precisar de agora em diante e para que comece também o seu pré-natal médico logo.

É importante começar a tomar ácido fólico assim que souber da gravidez, e ir ao médico para receber as orientações necessárias.

Tire suas dúvidas sobre os enjoos e informe-se sobre os cuidados especiais na gravidez antes dos 20

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*