Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Por Danielly Ferreira
Atualizado em 29.01.20

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Tessa Rayanne

A gravidez sem dúvidas é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher. Apesar da ideia de ter um filho não ser o sonho de todas as mulheres, esse período é fortemente envolvido de um aspecto emocional e delicado, afinal a partir deste momento a mulher passa a carregar e ser responsável por outra vida.

A descoberta e o anúncio da gravidez para o papai, a família e os amigos é o primeiro passo para celebrar a nova vida que está chegando, por isso deve ser especial.

Com criatividade e carinho é possível caprichar nas ideias e tornar o anúncio da sua gravidez inesquecível para você e para quem você ama. Fotos divertidas, cartões, cópias do teste de gravidez. Não importa a forma, o importante é registar esse momento tão especial e único.

Confira 30 ideias legais e criativas para anunciar a sua gravidez para as pessoas que você gosta e guardar esse momento da forma como ele merece.

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?
Veja também
7 dúvidas respondidas e cuidados com a pressão alta na gravidez

1. Distribuindo o ultrassom: diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras, portanto nada melhor que a primeira foto do seu bebê para anunciar a chegada de uma nova vida. Presentear seus familiares e amigos com cópias do ultrassom é uma das maneiras mais simples e clara de divulgar a todos a novidade.

Para tornar o momento mais especial, invista em um envelope bonito e crie um pouco de suspense antes de abrirem o mesmo, com a curiosidade aguçada a surpresa será ainda maior!

2. Cartão de Dia dos Pais: dar a notícia ao seu marido merece uma ideia especial, uma maneira de anunciar a gravidez é presenteá-lo com um cartão de Dia dos Pais, além da opção de comprar o cartão, você mesma pode produzi-lo, dando um toque pessoal ao presente. Ao entregar o cartão deixe que ele entenda a notícia sozinho, se possível registre o momento e a reação do futuro papai.

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Ash and Matt

3. Contagem regressiva: novamente, o anúncio é feito através de imagens. Contar os dias que faltam até o nascimento é uma ideia simples e fácil de ser reproduzida.

A contagem regressiva pode ser feita de diferentes formas: um calendário para contagem (de 1 a 40, de acordo com as semanas gestacionais), plaquinhas com o número de semanas restantes, como achar melhor, o importante é criar, compartilhar e/ou fotografar o objeto de contagem e contar junto com a família e os amigos.

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

4. Camisetas: estampar camisetas com alguma frase ou desenho divertido, também é uma forma simples de anunciar a gravidez.

A peça pode servir como presente para o futuro papai, vovô ou vovó, como uniforme para contagem da família (jogador 1, jogador 2 e jogador 3), pode conter a data prevista do nascimento ou frases como “em breve”, “nós estamos com fome”, “carregando” e outras ideias divertidas e fofas.

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

5.

Equação matemática: fotografar o casal e os filhos (caso não seja o primeiro) com placas numeradas formando uma equação matemática que ao final resulta em um número a mais do que a soma real das pessoas presentes na foto é uma forma sutil e divertida de divulgar a espera de um novo membro na família. Além de servir como registro, a foto é uma ótima maneira de contar às pessoas mais próximas a novidade.

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

6. Sapatinhos: uma representação visual bastante comum da gravidez são os pequeninos sapatos de bebê. Sozinhos ou combinados com os pés dos pais, sempre geram fotos delicadas e graciosas. Para renovar a ideia, invista em sapatos coloridos ou ainda que sejam iguais para todos os membros da família.

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Balade en Roulotte

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Tina take my photo

7. Foto surpresa: com a febre das selfies registrar momentos cotidianos é uma mania compartilhada por muitos.

Uma forma criativa de anunciar a gravidez ao seu marido é convidá-lo para uma foto e, ao invés de falar “xis”, diga “estou grávida”, além de simples e fácil a ideia permite que você registre a reação do seu marido e futuro papai. O mesmo pode ser feito com os outros membros da família em uma foto coletiva.

8. Copos: uma outra foto que pode representar a chegada de um bebê é combinar duas xícaras e uma mamadeira, ou duas xícaras grandes e uma pequena. A ideia além de simples, é super fofa e fácil de ser reproduzida, basta escolher os copos ou xícaras, posicioná-los e fotografar. Para contar aos amigos e familiares é só fazer cópias e compartilhar a foto.

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Foto: Reprodução / Pinterest

9. Cadeira vazia: registrar um espaço vazio nas fotos em família é uma ótima forma de divulgar a mais nova vida. Além da cadeira vazia para representar a falta de um dos membros, a foto pode ganhar mais evidência ao adicionar sobre o lugar vazio a data do nascimento ou quanto tempo falta até a chegada do pequeno que ocupará esse lugar.

Foto: Reprodução / Under the Sycamore

10. Save the date: fotos registrando de alguma forma a data prevista para o nascimento de seu bebê, podem ser uma forma de contar aos familiares e envolvê-los na expectativa da chegada desse novo membro. Além disso, são uma ótima lembrança para o casal e para o próprio filho.

11. Balões: outra maneira de anunciar sua gravidez é fazer o uso de elementos relacionados ao universo infantil. Um desses elementos são os balões.

É possível tanto escrever ao fundo dos balões alguma frase relacionada à gravidez ou a data prevista para o nascimento, como usar o recurso das cores azul e rosa para incitar a dúvida sobre o sexo do bebê e sutilmente dar a notícia a todos.

12. Escondido na comida: uma das ideias mais criativas para anunciar sua gravidez ao papai é escondendo essa mensagem na comida. Existem diferenças opções para isso: é possível escrever sobre o prato (ou xícara, copo, etc.

) de forma que fique encoberta pela comida, posicionar a mensagem nos talheres exigindo bastante atenção por parte do homem ou ainda escrever diretamente na comida. Uma outra alternativa também é inserir o recado em um biscoito da sorte.

Essa ideia também pode ser usada para divulgar a notícia para outros membros da família ou do círculo de amigos, basta convidá-los para comer em sua casa e esconder o recado na refeição de cada um.

Foto: Reprodução / Pinterest

13.

Mistura maluca de sabores: uma características da gravidez é a possibilidade de surgirem desejos peculiares, ilustrar essa situação em uma foto é uma forma bastante simples e criativa de anunciar aos outros sua gestação. Junte pratos que não costumam ser servidos juntos, tire a foto e a compartilhe seus amigos e familiares, pode demorar que eles entendam a mensagem, mas assim que descobrirem vai ser alegria na certa.

Foto: Reprodução / Two twenty one

14. Placas de contagem: Ao utilizar placas de contagem dos membros da família é possível divulgar a gravidez através de uma foto delicada. A ideia é fácil de ser reproduzida, basta escrever em algum suporte (quadro, papel) a ordem dos filhos e o último deve representar o novo membro da família, sendo posicionado a frente da barriga da mãe.

Veja também
Bombinha de tirar leite: o que é e quando o seu uso é indicado

Foto: Reprodução / Paint the moon

15. Use as redes sociais a seu favor:

Como Contar a Gravidez – 13 Ideias Fofas e Criativas!

Quem me acompanha lá no canal do Youtube, no Instagram ou no Facebook já está a par da novidade: eu e meu marido estamos esperando o nosso primeiro bebê! Essa foi uma notícia muito esperada por nós e que nos trouxe bastante felicidade. Mas antes disso, já tinha pesquisado várias vezes como contar a gravidez para o marido e para a família!

No dia fiquei tão emocionada que acabei fazendo uma surpresa fofa e simples na hora de anunciar para o meu marido, que vou detalhar abaixo. Mas achei que seria legal compartilhar com vocês também todos os jeitos criativos que encontrei de anunciar a gravidez!

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Para facilitar, separei o post da seguinte forma:

  • Como contei para o meu marido 
  • Outras ideias criativas para contar a gravidez para o marido
  • Como contei para a família 
  • Outras ideias criativas para contar a gravidez para a família
  • Frases para anunciar a gravidez 

Quando descobri que estava grávida, o Lucas, meu marido, estava prestes a chegar da academia. Não sei vocês, mas eu, assim que descobri, já fiquei ansiosa para contar para ele! Então, fiz a melhor surpresa que consegui com o pouco tempo que tive. E acho que o resultado ficou muito fofo!

Eu sabia que queria que o Lucas fosse a primeira pessoa a ficar sabendo da notícia, e também queria preparar uma surpresa. Não precisava ser algo muito elaborado, mas queria algo fofo e que pudesse surpreendê-lo de maneira positiva. 

Por isso, fui em uma loja aqui perto da nossa casa e comprei uma naninha. Procurei por um sapatinho, mas como a loja não tinha, achei que a naninha era uma opção bem linda! 

Na hora de criar a surpresa, escrevi uma mensagem no espelho do quarto com batom vermelho. Estava escrito assim: “Papai, estou chegando! 1+1=3”. Coloquei também no espelho a naninha e o teste de gravidez (com fita adesiva mesmo).

Quer conferir como foi a reação do meu marido e os outros detalhes de preparação da surpresa? Coloquei o vídeo abaixo para você assistir! É só dar o play! 

Outras ideias criativas para contar a gravidez para o marido

Apesar de ter feito uma surpresa mais rapidinha, na época que suspeitei que estava grávida pesquisei vários jeitos criativos de contar a novidade para o meu marido. E mesmo que eu não tenha usado essas ideias, achei que seria legal compartilhar com você. 

Assim você, futura mamãe, pode preparar ou se inspirar com uma ideia criativa e fofa de como anunciar sua gravidez!

Caixas de bombons com mensagem

Um jeito legal e fofo de anunciar para o marido que está grávida é montando uma caixa de bombons de letra com uma mensagem. Pode ser algo como “Papai, estou chegando”. 

Basta encontrar uma loja de chocolates que tenha bombons com letras e perguntar se eles conseguem montar a mensagem em uma caixa para você. É um jeito fofo de contar a novidade e perfeito se o seu marido for fã de chocolate!

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Body de bebê personalizado

Essa ideia precisa ser pensada com mais antecedência, mas é igualmente fofa: você pode comprar um body de bebê da cor de sua preferência, liso. E depois é só mandar estampar com uma mensagem contando a notícia! Se você encontrar uma loja na sua cidade de personalizados, melhor ainda!

Leia também:  Como Fazer Com Que O Cabelo Cresça?

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Quebra cabeças personalizado

Essa ideia é fofa e ainda que não seja simples de fazer em casa, é bem tranquila de encontrar. Basta você fazer uma imagem com a mensagem que quiser e ir em algum lugar que faz acessórios personalizados. 

Normalmente gráficas oferecem essa opção como sugestão de lembrancinha para festas. Algumas gráficas, inclusive, fazem a arte do quebra-cabeça para você por um preço adicional.

Se você quiser fazer em casa, vai precisar comprar um quebra cabeças liso e montar no computador a arte já com as linhas de recorte. Depois basta recortar nos tamanhos certos e colar em cima das peças.

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Pão no forno

Já ouvi alguém falar que “tem um pãozinho no forno” para dizer que está esperando um filho? Essa é a ideia: você pode colocar o teste de gravidez embrulhado em um pano e se quiser um post-it dizendo “Oi papai! Em 9 meses fico pronto e bem fofinho para você me apertar!”

Para levar o seu marido até a cozinha, finja que precisa de ajuda. E nem precisa inventar muito: diga que você fez uma receita diferente de pão para vocês comerem e pergunte se ele pode retirar do forno para você. Assim que ele abrir, vai encontrar o embrulho lá dentro e tenho certeza que vai se emocionar!

Quadro de giz DIY

Se você já possui um quadro de giz, a ideia é fácil: basta escrever a mensagem nele e deixar o anúncio da gravidez em algum lugar estratégico que o seu marido vá ver. Você também pode comprar um quadro pronto, se preferir.

Se quiser fazer o seu próprio quadro de giz é bem simples. Aqui no blog mesmo você encontra um tutorial de marcador de lugar de quadro negro que você pode adaptar e fazer um pouco maior. Mas se preferir, pode fazer com o fundo de MDF para parecer mais um quadro; sempre usando a tinta preta para metais. 

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Post-its espalhados pela casa

Outro jeito de surpreender com a notícia da gravidez, principalmente se o seu marido trabalha fora, é espalhar vários post-its pela casa. Você pode colocar como se fosse uma história ou um diálogo mesmo. 

Como “Seja bem vindo de volta” no primeiro, “tem alguém que quer muito te ver” no segundo… Até que o último pode estar colado na sua barriga, como se o bebê estivesse dizendo “Oi, papai!”

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Como contei para a família que estou grávida

Descobri que estava grávida em uma terça-feira. Queria ter contado naquela noite mesmo, mas por causa de alguns compromissos do trabalho tive que esperar até quarta-feira. Dá para imaginar o quão ansiosa eu estava, não é?

Como a minha sogra estava com sinusite na semana que descobri a gravidez, contamos primeiro para os meus pais, depois para os pais do Lucas e por fim para o meu irmão. 

Na quarta à noite, preparei um lanche para receber meus pais. Quando eles chegaram, o Lucas abriu a porta e eu fiquei logo atrás esperando com um quadro com o escrito “Oi vovó! Oi vovô! Estou chegando!”

Para os pais do Lucas e para a irmã dele, fomos até eles. Resolvi fazer uma surpresa para os meus sogros. Peguei uma caixa bonita e criei um presente falso: dentro dele estava escrita a mesma mensagem que escrevi para os meus pais em um papel; “Oi vovó! Oi vovô! Estou chegando!”

Nesse mesmo dia, fomos almoçar na casa da minha cunhada, a irmã do Lucas. Para contar para ela, usamos o mesmo presente falso, mas mudamos a mensagem. Escrevemos para o Rafael, nosso sobrinho: “Olá primão! Estou chegando!” e falamos que era um presente para ele.

Para contar para o meu irmão, precisei esperar a chegada do final de semana. Ele faz faculdade Medicina em uma cidadezinha próxima de BH, e nem sempre ele dorme por aqui. Nessa semana, inclusive, ele ficou todos os dias por lá. Por isso, encontramos com ele no sábado. 

Convidei ele e os meus pais para virem para cá. Como o meu irmão é alucinado com café, inventei que tinha ganhado uma jarra, mas que queria dar para ele. E dentro da caixa da jarra (que também era um presente falso) estava escrito “Oi titio! Estou chegando”. 

Quer conferir as reações das nossas famílias e como nos preparamos para cada uma dessas surpresas? Coloquei o vídeo abaixo para você assistir! É só dar o play!

Outras ideias criativas para contar a gravidez para a família

Novo contato no grupo da família

Hoje em dia todo mundo tem um grupo da família no WhatsApp, não é mesmo? E mesmo que pareça um jeito mais impessoal de contar a novidade, você pode fazer isso de diversas formas legais.

Uma delas é criar um contato fake no seu celular com o nome que achar melhor.

Pode ser “futuro membro da família X” ou “Carregando…” e enviar o contato no grupo, seguido de uma foto do ultrassom ou do teste com resultado positivo.

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Vídeo com foto

Outro jeito legal é gravar um vídeo rapidinho de você e do seu marido um do lado do outro sentados convidando a família a conhecer o mais novo membro. Vocês podem falar “queríamos convidar vocês para um almoço para que vocês pudessem conhecer o mais novo membro da casa” e abaixar a câmera para mostrar a foto do ultrassom na sua barriga! 

Pão no forno

A mesma ideia que você usou para contar para o seu marido você pode usar para contar para a família. Nesse caso, fica ainda mais legal se no forno estiver uma foto do ultrassom e um post-it dizendo “Vovô/Vovó/Titia/Titio, estou chegando”. 

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Lugar à mesa

Outro jeito legal de contar para a família, é convidando eles para um almoço ou jantar e separando um lugar a mais na mesa. Se você quiser, pode inclusive colocar marcadores de lugar e em um deles escrever “Estou chegando!”

Promoção

Essa última ideia funciona muito bem para avôs e avós de primeira viagem. Assim como para pais, caso você queira usar a ideia para anunciar a gravidez para o seu marido.

E ela é bem simples: você vai escrever em um cartãozinho (daqueles que dobram): “Parabéns, você foi promovido(a)!” Na parte de trás, basta escrever o novo título.

Por exemplo: “De: mãe Para: vovó” ou “De: maridão Para: papai”.

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Frases para anunciar a gravidez

Aqui nesse post dei várias sugestões de jeitos criativos de contar a gravidez para o marido e para a família. Mas como a maioria deles precisam de mensagens para anunciar a novidade, resolvi separar também algumas sugestões de frases.

Abaixo você encontra sete ideias de frases curtas para estampar em camisas, escrever no quadro de giz ou onde quer que você queira. Para contar para os pais, sogros e outros parentes, basta trocar o “papai” pelo título da pessoa, como “Vovô”, “Vovó”, “Titia”, etc.

  1. “Papai, estou chegando!” 
  2. “1+1 = 3”
  3. “Tem um pãozinho no forno!”
  4. “Adivinha quem está chegando?”
  5. “Estou ansioso para te conhecer, papai!”
  6. “Alguém me disse que você e a mamãe queriam uma companhia… Daqui 9 meses chego, papai!”
  7. “Você tem mais um motivo para sorrir hoje: eu estou chegando, papai!”

Como Contar A Familia Que Estou Gravida?

Espero que você tenha gostado de conferir as dicas de como contar a gravidez para o marido e para a família! Independente de como você contar, tenho certeza que vai ser uma notícia muito feliz e responsável por muitos sorrisos entre vocês!

Eu sei que foi um dos momentos mais importantes, emocionantes e especiais da minha vida. E espero que seja assim para você também! 

Se quiser conferir mais conteúdos sobre maternidade e bebês, aqui no blog você encontra ideias de decoração de chá de bebê e lá no canal você consegue assistir também aos vídeos do chá de revelação e o meu diário de gravidez.

Beijos e até a próxima!

Mensagens para contar para o marido que está grávida

Cuidados dos bebês

Porquê a maternidade é uma caixinha de surpresas

Ser mãe é…

Traduza a maternidade com palavras emocionantes

Jean Racine

As frases de um dos maiores dramaturgos da França

Depressão pós-parto

Não é loucura, você não está sozinha !

Ser mãe é também errar

Qual mãe nunca achou ter errado com seu filho?

Sou adolescente e estou grávida. Como contar aos meus pais que estou grávida? | Portal Ligação Teen

Olá AmigoTeen, me chamo Natasha e meus pais são bem conservadores e agora tenho que dizer para eles que estou grávida. Tenho 17 anos e meu namorado 19, como posso contar para os meus pais que estou grávida?

Olá Natasha, como estão as coisas com você e com o baby? Bem, o que posso dizer sobre este assunto é que é uma situação bastante delicada, afinal você também deve estar aprendendo a lidar com ela, já que pela sua mensagem acredito que tenha sido uma gravidez inesperada. Mas sem dúvida nenhuma este é um momento em que você precisará de todo o apoio, de seu namorado e de sua família.

Você não disse o que seu namorado esta pensando sobre o assunto, então vou considerar que ele não esta te apoiando neste momento, e que você agora só pode contar de verdade com sua família.

 Primeiramente não se engane, você precisará ter bastante coragem para contar aos seus pais, e se mostrar bastante segura do que pretende fazer daqui para frente, e procurar principalmente não ficar discutindo o como isso aconteceu, afinal todos são adultos e sabem bem como foi.

Comece com o pai ou a mãe, dependendo que quem você acha que poderia aceitar melhor a situação. se os dois são difíceis, pode servir contar para alguém da família e que essa pessoa te acompanhe no momento de contar para tua mãe ou teu pai. Lembre que os seus pais querem muito você e, embora possam se sentir muito tristes e até com raiva no começo, com certeza eles te apoiarão

Agora se seu namorado está ao seu lado e te apoia neste momento, o ideal é que vocês dois juntos contem aos seus pais e ele, seu namorado, demonstr que pretende assumir a criança e todo apoio financeiro e familiar para o novo ser que está para nascer. Isso deve dar mais segurança para os seus pais.

Leia também:  Como Saber Quando Desistir De Alguem?

Nem meu namorado e nem meus pais me apoiam com esta gravidez?

Bem, nesta situação, o melhor é que você procure um médico, particular ou pelo SUS e conte sua história. Ele irá te dar orientações, quais exames fazer, e onde mais procurar ajuda.

Se seus pais te expulsarem de casa, ou a convivencia em casa estiver impossível, veja se consegue pedir ajuda para um parente ou amiga, pelo menos até o nascimento do bebe.

Com certeza, por mais duros que seus pais sejam, a tendencia é eles começarem a se encantar pelo neto, a medida que a gravidez evolua.

É isso, aí. Espero que tenha ajudado.

Grávida? É hora de contar a novidade aos seus amigos e familiares

Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia “D”.

Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido.

Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para “estarem prontos”. Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.

Semana 41

Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia “D”.

Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido.

Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para “estarem prontos”. Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.

Quando isso vai acabar?

Você pode ter discutido com seu médico sobre a possibilidade de induzir o parto esta semana, mas normalmente deve haver uma série de coisas a ser consideradas para que isso seja feito, incluindo o seu próprio bem e o bem-estar do seu bebê.

Algumas mulheres estão tão sobrecarregadas com a excitação de estarem na semana 41 que é necessário induzir o parto, elas estão tão ansiosas que o estresse da espera pelo parto não é considerado bom para sua saúde mental e, portanto, é melhor iniciar o procedimento.

Outras mulheres têm um estado de tranquilidade de “esperar e ver”. Em suma, cada mulher tem sua própria maneira de lidar com os atrasos da gravidez.

As mudanças físicas desta semana

  • Na semana 41, seus exames pré-natais incluem a proposta de datas específicas ou a validação das datas propostas anteriormente. É possível que o médico te peça para fazer alguns CTG (Cardiotocografias) ou talvez um ultrassom. Eles podem medir a quantidade de líquido amniótico que envolve seu bebê, bem como seu tamanho e colocação na placenta.
  • É possível que o médico peça para você manter um registro do movimento e atividade do seu bebê durante esta semana, se houver uma mudança significativa ou seus movimentos diminuírem, você deve ir ao hospital.
  • Esta semana, você pode sentir pressão sobre o colo uterino, será uma sensação difícil de descrever, semelhante à dor de um teste de Papanicolau, e pode ir e vir, dependendo de quanta pressão exerce a cabeça do bebê. Além disso, seu colo uterino está amadurecendo agora, o que significa que está ficando mais fino e preparando-se para se dilatar. Durante o trabalho de parto, seu colo uterino deve dilatar-se 10 centímetros para permitir que a cabeça e o corpo do bebê saiam.
  • Você pode sentir um aumento de corrimento à medida que as células do colo uterino produzem uma substância branca e aquosa, algumas mulheres também produzem mucosa durante esta semana e, embora este não seja um verdadeiro sinal do parto, isso significa que algo está acontecendo.

As mudanças emocionais desta semana

  • Cada cãibra e cada dor pode ser um sinal de que chegou a hora e a espera acabou, ir para cama não permitirá que você descanse e você vai se perguntar se você vai acordar no meio da noite com a dor das contrações. Manter a calma na semana 41 é bastante difícil e parece impossível fazer planos, você sentirá que toda a sua vida depende de um grande evento.
  • Você tem todo o direito de se sentir frustrada, emocionada, ansiosa, exausta, inquieta, assustada, desconfortável e inquieta. Tente descansar, se quiser, e faça trabalhos simples que não exijam muita energia.
  • Tente consumir seu tempo com algum livro ou série, procure atividades que ajudem o tempo a passar mais rápido e a limpar a mente. Visite seus amigos, ou melhor, ainda, peça para que eles te visitem. Faça algo pela manhã e descanse um pouco à tarde, separe as atividades ao longo do dia.
  • Tente se imaginar no parto, imagine que está sendo forte e que está fazendo tudo o que seu corpo precisa para permitir que seu bebê nasça. Confie em seus médicos e tenha em mente a importância da sua saúde e a de seu bebê, isso deve ser o mais importante para todos.
  • Você pode ter visões ou sonhos estranhos sobre seu bebê esta semana, você pode sonhar que você já teve seu bebê ou que seu sexo não é o que você queria. Você pode se sentir mais cansada do que quando você foi dormir, sua imaginação pode voar quando há uma demora.

Mudanças do seu bebê esta semana

  • Você pode sentir que seu bebê está literalmente prestes a sair, especialmente se você já teve filhos. Tomara fosse tão simples. Seu bebê amadureceu, mas ainda não está pronto para sair.
  • Seu bebê já está bem desenvolvido e está mais do que pronto para respirar, comer, digerir, chorar e fazer todas as suas necessidades, caso ele decida chegar esta semana.

Como Contar à Família que Você Está Grávida

  1. 1

    Escolha um momento conveniente. Se for ter uma conversa séria com seus pais, é melhor fazê-lo quando todos estiverem calmos e concentrados. Caso não consiga se organizar, pergunte quando eles vão estar livres.[14]

    • Não se deixe impedir pela aparente falta de oportunidade. Você precisa contar para a família — e, se esperar até que tudo se encaixe por conta própria, pode ficar tarde demais e mais complicado de adiar o problema.[15]

    DICA DE ESPECIALISTA

    Klare Heston, LCSW

    Assistente Social Clínica Klare Heston é Assistente Social Clínica em Cleveland, Ohio. Com experiência em assessoria acadêmica e supervisão clínica, Klare recebeu seu título de Mestra em Assistência Social pela Virginia Commonwealth University em 1983. Possui um certificado de Pós-Graduação pelo Gestalt Institute of Cleveland, assim como titulação em Terapia Familiar, Supervisão, Meditação, Tratamento e Recuperação de Traumas.

    Klare Heston, LCSW Assistente Social Clínica

    A melhor maneira de falar sobre sua gravidez com seus pais depende de muitos fatores.

    A assistente social Klare Heston diz: “A melhor abordagem depende muito do que você está sentindo: está animada ou preocupada com a gravidez? Já estava aberta à gravidez ou não esperava por ela? Se as novidades não forem necessariamente alegres e claras, seja direta e lembre-se de que você precisa de amor, apoio e orientação. Se estiver animada, tente algo mais divertido e bonitinho, como dar um pijama de vovó.”

  2. 2

    Fale primeiro com a pessoa mais tranquila. Se achar que conversar com seus pais vai ser muito difícil, recorra a outro indivíduo de confiança — de preferência, que também faça parte da família. Esse indivíduo vai poder apoiar você no momento do anúncio.[16]

  3. 3

    Tenha uma boa noção de como a conversa pode se desenrolar. A situação vai ser um pouco mais complicada se você ainda for adolescente. Tente prever como seus pais vão reagir para se preparar mentalmente e manter o diálogo pacífico quando chegar a hora.[17]

    • Pense em como seus pais lidam com a questão do sexo. Se eles forem rígidos, podem ter reações muito mais negativas ao anúncio — em comparação a pais mais abertos, pelo menos.[18]
  4. 4

    Vá direto ao ponto, sem rodeios. Se ainda não tiver certeza de que está grávida, diga a eles quando foi a última vez que menstruou. Se já tiver feito um teste, diga que o resultado foi positivo.[19]

    • Fale algo como “Bem, o que eu preciso dizer é que estou grávida. Minha menstruação não desce há algum tempo, então resolvi fazer um teste e o resultado foi positivo”.
  5. 5

    Mantenha a calma. Mesmo que pais fiquem irritados ou gritem com você, não se exalte. Gritar de volta com eles só vai piorar a situação.[20]

    • Não tente interferir no que eles estão sentindo. Seus pais, assim como você, têm direito de se expressar — afinal, são humanos e precisam de tempo para assimilar informações novas.[21]
  6. 6

    Não tenha medo de falar sobre o que está sentindo. Não importa qual seja a reação dos seus pais, você também tem o direito de se expressar. Talvez esteja brava consigo mesma ou tenha medo, mas também esteja animada. Os pais são o nosso porto seguro, mesmo quando fazemos coisas erradas.[22]

    • Você pode dizer, por exemplo, “Eu sei que vocês estão chateados agora. Mas saibam que eu estou feliz, apesar de ter medo”.
  7. 7

    Espere até que todos se acalmem para discutir opções de ação. Se seus pais começarem a falar o que você vai fazer, como entregar o bebê para a adoção, peça que eles levem a sua opinião em consideração. Você mesma já deve ter uma ideia do que vai fazer, mas ainda assim é bom dar alguns dias à família para que todos se acalmem.[23]

  8. 8

    Lembre-se que você tem algumas opções se não quiser criar a criança. Seus pais podem ter conselhos para dar quanto às possibilidades de ação, mas, no fim das contas, por mais que o corpo seja seu, ainda há leis e regras a seguir. Faça algo lícito e que não ponha em risco a sua vida ou a da criança.[24]

    • No Brasil, o aborto é legalizado em alguns poucos casos, como gestações causadas por estupros. Estude bem suas opções antes de tomar qualquer atitude.

Como contar para os meus pais que estou grávida?

Quando você está em um relacionamento e tem relações sexuais antes do casamento sem medir as consequências, uma gravidez indesejada pode acontecer. Nesses momentos de incerteza, muitas mulheres se perguntam: como contar para os meus pais que estou grávida?

A maturidade, na maioria das vezes, anda de acordo com a idade. No entanto, desde o início da adolescência, os pais devem ter as conversas necessárias com os filhos sobre o que é um namoro responsável. A ideia a ser transmitida é a de que todas as experiências da vida devem ser experimentadas no momento certo.

A adolescência e a sexualidade

O namoro é uma fase na qual os casais se conhecem e vivem o amor mais puro. Nela, há uma união íntima, a afinidade com a outra pessoa é descoberta e o respeito é cultivado.

Geralmente, o que acontece é que quando nos apressamos para viver situações ou ‘pulamos etapas’, sendo presas dos impulsos e irresponsáveis quanto aos atos cometidos, depois precisamos assumir com comprometimento e caráter as consequências disso.

Há muitas maneiras de expressar o amor entre os casais, não apenas através do sexo, que deve ser adiado até que ambos estejam totalmente preparados e também sejam responsáveis. Principalmente porque sempre há a possibilidade de trazer outro ser ao mundo.

Se o casal, e especialmente a mulher, não estiver preparado para assumir uma gravidez e as consequências dos atos não forem medidas, ambos deverão encarar a responsabilidade. Nesses casos, é essencial buscar apoio para levar a gravidez adiante.

Quando a decisão é tomada e se decide contar para os pais sobre a gravidez, a mulher deve saber que isso implica mais do que um encontro com eles. O normal é que a jovem esteja assustada e preocupada pela forma como eles vão reagir a essa notícia.

Provavelmente, eles vão se culpar pelo que aconteceu. Haverá ânimos exaltados, gritos e ofensas que podem ficar fora de controle. Certamente, essa situação nem sempre é igual. Tudo dependerá das crenças, dos valores e da personalidade de cada um.

É importante não se deixar levar pelo momento. Apenas a mulher conhece os seus pais e a situação em que vivem. Porém, o mais recomendável é que ela não fale sozinha com eles, ou seja, o ideal é que o seu parceiro sentimental a acompanhe.

Com as dicas a seguir, você poderá fazer com que esse momento seja muito mais fácil de lidar.

Manter a calma

Embora o momento seja de angústia e nervosismo, a jovem deve tentar se manter muito calma e pensar muito bem no que vai dizer. As palavras devem ser organizadas, sempre se lembrando de que uma notícia importante será comunicada para os pais.

Por outro lado, também não devemos exagerar. A futura mamãe não será nem a primeira nem a última pessoa a engravidar sem planejamento prévio ou no momento menos indicado.

“A mulher deve saber que isso implica mais do que um encontro com eles. O normal é que a jovem esteja assustada e preocupada pela forma como eles vão reagir a essa notícia.”

Encontre a hora e o lugar apropriados para conversar

Na medida do possível, os pais devem ser abordados quando estiverem menos sobrecarregados, tanto pelo trabalho quanto por uma situação específica. É necessário evitar piorar as coisas, por isso a mulher deve tentar encontrar o melhor momento para compartilhar a notícia.

Ao escolher um momento ruim para isso, a situação pode terminar em um drama completo. Nesse caso, tudo pode vir a se tornar um caos familiar. A mulher se sentiria como se o mundo estivesse desabando sobre ela. Por isso, devemos transmitir integridade e segurança para esperar receptividade da parte dos pais.

Porém, também não se deve esperar muito tempo. A gravidez ficará evidente rapidamente, seja pelo aspecto físico ou pelos sintomas que possam surgir.

Pedir apoio

Embora a situação seja muito difícil, é aconselhável pedir o apoio dos pais. Principalmente porque só eles podem ajudar a tomar a melhor decisão. Os pais sempre serão a melhor fonte de motivação. Diante das situações mais difíceis, somente a família pode proporcionar amor e compreensão e fortalecer os laços de união a partir disso.

Esperar e ser paciente

Ao enfrentar a difícil pergunta “Como contar para os meus pais que estou grávida?”, é provável que eles fiquem chocados e talvez desapontados com a notícia que acabaram de receber. Mas isso é normal.

Assim, após a conversa, devemos esperar até que os ânimos se acalmem e tudo volte ao normal. Depois disso, é hora de ouvir atentamente as propostas e os conselhos que eles tenham a oferecer. O mais provável é que eles ofereçam o seu apoio.

Na maioria dos casos, os pais apoiam as filhas ao enfrentar uma situação como essa. Certamente, não é algo simples. No começo, pode haver confusão, preocupação e desespero, mas depois tudo fluirá com calma e, acima de tudo, eles estarão ao lado delas para que tudo acabe bem.

Se você passar por essa situação, encha-se de garra e coragem. Dê aos seus pais o mesmo amor e compreensão que eles te dão. Deles, você só receberá apoio e consolo diante das dificuldades mais complexas.

Pode interessar a você…

10 ideias de fotos criativas e fofas para anunciar a gravidez

Depois da descoberta da gravidez e de todas as emoções que despertam com ela, chega aquele momento em que você pode sentir vontade de contar para amigos e familiares que vem um pequeno por aí.

E é claro que esse anúncio já é emocionante por si só, mas se você é uma daquelas pessoas que adoram soltar a criatividade, prepare-se! Selecionamos 10 ideias de fotos para as suas redes sociais.

Tem opção para quem já quer exibir a barriga, mostrar as roupinhas do pequeno, chamar os outros filhos para participar do anúncio ou até mesmo os bichinhos de estimação! Uma ideia mais fofa que a outra, confere só:

1. Inovando a foto do ultrassom

Compartilhar a imagem do bebê lá dentro do útero é um clássico, mas sempre é possível inovar com um pouquinho de criatividade. Essa futura mãe que espera gêmeos aproveitou o ultrassom para fazer uma composição super delicada com as roupinhas e os ursinhos dos pequenos – e, claro, colocando a barriga como protagonista da foto. Linda, né?

Chamar o futuro papai para o registro é outra ideia que você pode tentar! Olha só que delicadeza essa foto do casal mostrando as imagens do pequeno lá dentro da barriga:

2. Incluindo os irmãos

Se anunciar a chegada de mais um membro da família pode causar ciúmes nos mais velhos, que tal chamá-los para fazer parte desse anúncio tão especial? Nesta foto, os baixinhos exibem com a maior alegria as imagens de ultrassom do bebê. Um registro para toda a vida!

Essa também é a hora de exibir o mais novo título das crianças! Olha só essa lindeza com o body de irmã mais velha!

3. Contando o tempo

Outra forma divertida de anunciar a gravidez nas redes é fazer uma espécie de contagem regressiva para o nascimento do pequeno. O mais legal é que, com o passar das semanas, vocês podem ir atualizando a foto. Dá para ir riscando os números referentes às semanas ou então, com uma inspiração mais tecnológica, terminando de preencher a barrinha de carregamento.

4. Personalizando as roupinhas

Outra forma criativa de anunciar a gestação é personalizar um body do pequeno (ou algum outro item que você preferir) com o mês para qual está previsto o parto. Além de ser uma fofurice só, já começa a contagem regressiva para a chegada do baixinho!

E para os casais que estão cansados de responder quando vem um bebê por aí, esta também pode ser uma opção divertida:

“Agora vocês podem parar de nos perguntar quando vamos ter um bebê“. O que acha?

5. Simulando uma foto com a família completa

Para pais e mães que são loucos por viagem, que tal levar algum item do baixinho que está a caminho para fazer um registro lindo como este? Vale mochila, roupinha, chapeuzinho… O que a criatividade mandar! E imagina só quando, depois de alguns anos, vocês voltarem lá para refazer a foto?! Vai ser uma emoção e tanto!

6. Incluindo os bichinhos

Não é só porque você ainda não tem filhos que não pode fazer uma foto fofa, não é mesmo? Ainda mais se você já vive com um companheiro de quatro patas! Dá uma olhada nessa lindeza de cãozinho que foi promovido a irmão mais velho e guarda do pequeno que chega em Junho:

Continua após a publicidade

E esse, que não vê a hora de conhecer o bebê?

“Mamãe e papai vão me dar um humano”.

7. Preparando o enxoval

Se você quer fazer uma foto diferente, mas não quer ter muito trabalho, essa é uma ótima opção. Separe aquelas primeiras roupinhas que você já tem e pronto! Vale colocar dentro de um cesto, em cima da cama, ao lado do ultrassom, perto da sua barriga… Com certeza vai ser um anúncio emocionante!

8. Contando os pezinhos

Outra ideia simples e que nunca deixa de emocionar é colocar o sapatinho do bebê ao lado dos sapatos dos pais. Com os anos de nascimento de cada um, então, a foto fica ainda mais criativa, deixando claro que a família vai aumentar! Olha só:

9. Marcando a data do parto

Se você não tiver um calendário lindo em casa, não se preocupe! É só procurar no Pinterest uma folha do mês para o qual o seu encontro com o pequeno está previsto. Você pode até circular a data provável do parto, para ficar ainda mais emocionante! É provável que essa data mude até lá, mas assim seus amigos e familiares entram na contagem regressiva junto com você.

https://www.instagram.com/p/B7pGPOLhWMD/

10. Despedindo-se temporariamente da bebida preferida

A gestação é um período único na vida da mulher, mas a verdade é que ele vem com uma série de restrições, né? Porém, dá para encarar isso de forma divertida e até fazer desse momento um anúncio da gravidez. Olha só essa ideia:

“Não voltar a encher o copo até março de 2020. O vinho dela e o whiskey dele” – porque o pai também entra na dança! ????

Continua após a publicidade

  • Fotografia
  • Gravidez
  • Redes Sociais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*