Como Consertar Um Fone De Ouvido Que Só Funciona Um Lado?

por Felipe Alencar Para o TechTudo

Alguns usuários que utilizam fone de ouvido podem passar algumas vezes por um problema incômodo: o aparelho só funcionar de um lado no PC. Ao conectar o acessório na entrada P2 do computador, o som só é emitido por uma das saídas do dispositivo e a outra fica completamente muda. 

Como melhorar a qualidade do som do seu fone de ouvido

Antes de se desfazer do fone, alguns testes podem ser interessantes para conferir onde está o problema. Às vezes, essa falha ocorre devido a uma configuração do Windows, ou basta desinstalar e instalar um novo driver para a placa de áudio. Veja as dicas de como resolver. 

Como Consertar Um Fone De Ouvido Que Só Funciona Um Lado?Resolva problema com fone de ouvido emitindo áudio em só um lado (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

1. Baixe o driver de áudio mais recente

Os drivers são pequenos programas responsáveis pela comunicação do software com o hardware. Sem eles, nenhum componente funciona corretamente. Assim, se o seu driver estiver com algum problema, instalar a versão mais recente pode solucionar. Prefira fazer o download dos arquivos no site oficial indicado pelo produto. Dessa forma, há um risco menor da sua máquina pegar vírus, por exemplo.

Se você não tem nenhuma placa de som dedicada instalada em sua máquina, o áudio é processado por uma placa embutida diretamente em sua placa-mãe. Assim, para baixar o driver de áudio mais recente, acesse o site da fabricante de sua placa-mãe e busque pelo modelo exato que está instalado em seu computador.

Depois disso, haverá uma seção ou aba chamada “Drivers” ou “Downloads”. Nesse página, procure pelo driver de áudio e instale em sua máquina. Fique atento apenas para qual versão do Windows o programa foi desenvolvido.

Se baixar um driver compatível com uma versão diferente do sistema operacional utilizado, o software nem sequer instalará. Outro quesito que merece atenção é a data de publicação do driver.

Sempre baixe aquele que tiver a data mais recente.

Como Consertar Um Fone De Ouvido Que Só Funciona Um Lado?Página para download de drivers da Gigabyte (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Como consertar fone de ouvido que só funciona um lado

  • Akiratek: A melhor assistência técnica em Porto Alegre

Poucas coisas irritam mais do que fone de ouvido que só funciona um lado, não é mesmo? Se você quer resolver de uma vez este problema, continue lendo aqui.

Como consertar fone de ouvido com mal contato

Existem algumas coisas que parecem que só acontecem para nos provocar. E fones de ouvido, certamente, entram no rol dos acessórios que mais dão dor de cabeça para os usuários.

Mas saiba que existem soluções simples que podem resolver este problema! 

Sabemos que fones de ouvido não são feitos dos materiais mais resistentes do universo. Logo, a rotatividade deste tipo de acessório é muito grande.

Mas tem um problema aí. Se você descartar seu fone toda vez que um lado der defeito, vai acumular um lixo desnecessário.

E aí, está acarretando em problemas para o meio ambiente. Sem dizer que vai acabar comprando outro, o que vai acarretar em problemas para seu bolso,

Então vamos aprender como consertar fone de ouvido que só funciona um lado. 

Lógico, que, se tiver maiores problemas, você vai precisar de um especialista para consertar seu celular. E a quem você pode recorrer? Veja a resposta a seguir.

  • Veja também outras Assistências técnicas:
  • Assistência técnica em Porto Alegre – Zona Norte
  • Assistência técnica em Porto Alegre – Zona Sul
  • Assistência técnica em Porto Alegre – Zona Leste
  • Assistência técnica em Canoas
  • Assistência técnica em Gravataí
  • Assistência técnica em Caxias
  • Assistência técnica em Santa Maria

Akiratek: a melhor assistência técnica do Brasil

  1. Uma das grandes assistência técnica especializada que você pode encontrar, quando seu smartphone der algum problema, é a AKIRATEK.
  2. Fundada em 1979, começou a consertar aparelhos eletrônicos Sony, e aos poucos foi ganhando confiança dos clientes e do mercado.

  3. Com comportamento sempre de vanguarda, ela é especializada em smartphones e tablets, tendo feito já mais de 50 mil atendimentos feitos, com 90 mil clientes só no Rio Grande do Sul.

  4. Com profissionais capacitados, atendimento ágil, e sempre buscando a inovação na manutenção das marcas internacionais, a AKIRATEK trabalha só com as melhores peças, dá garantias e é o atendimento mais rápido do mercado.

  5. Então vamos falar um pouco sobre estes acessórios que nos acompanham tanto, e que nos permitem ouvir nossas músicas e podcasts.
  6. E vamos ensinar como consertar fone de ouvido que só funciona um lado.

Mas antes, você já pensou em fones de ouvido wireless? Vamos fazer alguns comentários sobre esta nova tecnologia.

Fones de ouvidos wireless

Nós estamos falando aqui como consertar fone de ouvido que só funciona de um lado, e sabemos que geralmente eles quebram por causa do fio.

Eles enrolam, engancham e se emaranham, e acabam partindo. Mas, e com relação a fones wireless?

Um dos grandes benefícios destes fones é a conveniência. Ter um fio no caminho pode ser um incômodo constante enquanto você se movimenta, esteja você no trabalho, trabalhando, cozinhando ou até mesmo cuidando da sua rotina diária. 

  • Asus assistência técnica perto de você
  • Os verdadeiros fones de ouvido wireless ajudam a eliminar esse incômodo. 
  • Com o alcance cada vez maior do Bluetooth (a distância entre fones de ouvido wireless e seu dispositivo pode ser superior a 10 metros mantendo uma conexão clara) e modelos de fone de ouvido sem fio que possuem armazenamento de música portátil, você pode se sentir livre para se movimentar sem o celular. 

Outro fator é o acesso fácil. Como dissemos acima, Quantas vezes você teve que desemaranhar um cabo de fone de ouvido depois de estar no bolso, bolsa ou mochila? 

Muitas vezes, até mesmo certos fones de ouvido com fio cobertos de tecido fazem bagunças que são difíceis de serem desfeitas. 

Felizmente, esse não é um problema para fones de ouvido wireless. Se você não tem fios se enrolando em si mesmo, certamente você não vai ter fios se partindo também.

  1. Sem dizer que o emparelhamento do Bluetooth de seus fones de ouvido wireless com o seu dispositivo é fácil. 
  2. Como andar de bicicleta, uma vez que você aprende, pode fazê-lo facilmente com qualquer dispositivo. 
  3. O que fazer quando Wifi não conecta no celular?
  4. Para a maioria dos fones de ouvido wireless, assim que eles forem configurados e emparelhados com o dispositivo, serão sincronizados automaticamente na próxima vez que você precisar usá-los.

Como eles funcionam?

Como exatamente nós conseguimos a música do seu telefone para os seus ouvidos sem nada entre os dois? 

Embora a conectividade Bluetooth possa parecer um tipo de magia, na verdade é muito simples e direta. 

A tecnologia Bluetooth envia um sinal, como um walkie-talkie d antigamente ou um rádio. Seus fones de ouvido funcionam como uma antena de TV, pegando o sinal e tocando apropriadamente. 

Assim como um rádio ou TV, às vezes os fones de ouvido precisam ser ajustados nos ouvidos para captar melhor o sinal. Bastante simples, não?

E a qualidade musical? É boa?

  • O Bluetooth melhorou drasticamente desde a sua estreia e os fones sem fios podem agora receber áudio com qualidade de CD.
  •  Isso, quando combinado com isolamento de ruído e redução de eco e, em alguns modelos, cancelamento de ruído ativo, produziu excelente qualidade de som em fones de ouvido wireless. 
  • Existem algumas discrepâncias atuais entre as principais marcas de fones de ouvido sobre qual padrão de áudio deve ser usado:
  • O padrão da Qualcomm é o AptX HD;
  • A Sony está promovendo o LDAC;
  • Já a Apple defende a codificação Bluetooth AAC. 

A compatibilidade com o seu smartphone também pode ser impactante. Com o Bluetooth 5 aprimorado, muitos novos fones de ouvido lançados daqui para a frente terão melhor conectividade e qualidade.

Mas, se você não tem um fone wireless, ainda tem que saber se virar com os cabos. Então vamos aprender ensinar como consertar fone de ouvido que só funciona um lado.

  1. Com um dos lados dos fones de ouvido não funcionando, o problema pode estar no próprio fone, onde a eletricidade não flui adequadamente.
  2. Como arrumar entrada USB do celular?
  3. Normalmente você pode consertar isso com um ferro de solda e um pouco de solda. 
  4. Você vai precisar de:
  • Ferro de solda; 
  • Chave de fenda;
  • Um pouco de liga solda;
  • Ferro de solda
  • E, claro, um local que você esteja confortável trabalhando. 
  • Além disso, pegue uma esponja úmida para limpar o excesso de solda do ferro. 
  • Trabalhe em uma área bem ventilada, e não tenha vergonha de pedir ajuda se você não estiver acostumado a soldar.

Em seguida, abra o fone de ouvido quebrado. Você pode precisar forçá-lo a abrir com a chave de fenda. Aqueça o ferro de solda.

Como carregar celular com a entrada quebrada

Procure por um fio desconectado. Se você encontrar um, remova qualquer solda existente do fio e sua conexão. Em seguida, solde-o novamente o fio que está solto no seu lugar.

Leia também:  Como É Que Os Neuronios Comunicam Entre Si?

Quando a solda esfriar, remonte o fone de ouvido. Você pode precisar colá-lo novamente se ele não se encaixar direito.

Método mais simples

  1. Antes mesmo de ficar mexendo no ferro de solda, vamos tentar uma solução mais simples.
  2. Vamos tentar usar uma fita adesiva para fazer o lado do fone que está ruim voltar a funcionar.

  3. Até porque, graças ao constante movimento, o fio interno costuma partir.

Pegue um pedaço de fita isolante.

Vá mexendo no plugue bem lentamente até você ouvir que o som sai dos dois fones.

Talvez você tenha que tirar um pouco do plugue no conector. Deixe-o nesta posição.

Então pegue a fita isolante e corte um pedaço que seja do tamanho certo da distância entre o plugue e o conector.

Coloque a fita isolante no plugue e coloque no conector. Você perceberá que ele ficará um pouquinho para fora, de uma forma que os dois fones funcionem de forma perfeita.

Pronto! Você conseguiu aprender como consertar fone de ouvido que só funciona um lado.

  • Leia também:
  • Assistência técnica LG
  • Assistência técnica Motoro em Porto Alegre
  • Assistência técnica Samsung
  • Assistência técnica no Carrefour
  • Celular travando saiba como resolver
  • Como limpar a tela do Celular
  • Assistência de celular Asus
  • Conserto de tela iPhone perto de mim

Tem problemas no celular maiores que este? Procure a AKIRATEK!

A AKIRATEK faz mais de 75 tipos de serviços, incluindo:

  • Trocas de tela;
  • Conserto de botões;
  • Reparos em placa lógica;
  • Aparelhos travados no logo;
  • Aplicação de películas;
  • Limpeza química;
  • Recuperação de aparelhos molhados

E muito mais. Com um serviço rápido, que é para você não ficar sem celular, com garantia e profissionais qualificados, a AKIRATEK vai te ajudar no que você precisa.

Você pode fazer um orçamento grátis no site e ficar tranquilo, porque a AKIRATEK vai cuidar muito bem do ser smartphone.

Como Consertar Fones de Ouvido

  1. 1

    Conheça as ferramentas necessárias. Dependendo do tipo de conserto necessário, você precisará ter e saber usar as seguintes ferramentas:

    • Solda e ferro de solda.
    • Faca ou tesoura.
    • Tubo termo retrátil.
    • Desencapador de fios.
    • Multímetro.
  2. 2

    Verifique se o problema está mesmo no fone. Conecte um outro fone de ouvido na entrada que estava tentando usar e veja se algum som sai. Caso não esteja recebendo nenhum sinal ainda assim, é provável que o problema esteja no dispositivo de áudio, não no fone.

    • Outra opção é testar o fone em outro dispositivo para ver se ele funciona.
  3. 3

    Tente identificar problemas nos cabos. Conecte o fone a uma entrada de áudio e dobre o cabo enquanto ouve. Caso ouça alguma coisa no fone, siga para o conserto do cabo.

  4. 4

    Empurre o conector. Caso só consiga ouvir alguma coisa no fone quando empurra ou manipula o conector, pule para o conserto do conector.

  5. 5

    Avalie a situação caso tenha um fone com cabo removível. Se tiver um fone desse tipo, normalmente bluetooth, tente utilizar o cabo dele em outro conjunto aparelho. Caso o segundo funcione normalmente, o problema provavelmente está no encaixe do ouvido original. Se for o caso, conserte os fones seguindo a documentação do aparelho e as técnicas de reparo recomendadas.

  6. 6

    Configure o multímetro. Caso ainda não tenha identificado o problema, é hora de usar um multímetro seguindo as instruções abaixo:

    • Configure o aparelho para testar continuidade, opção marcada por ))) ou algum símbolo parecido.
    • Conecte a ponta preta no buraco marcado por COM.
    • Conecte a ponta vermelha no buraco marcado por Ω, mA ou ))).
  7. 7

    Teste os fios com o multímetro. O aparelho vai apitar caso não haja nenhuma falha na fiação. Para fazer o teste:

    • Faça um corte próximo do conector do fone e outro próximo do receptor que vai no ouvido.
    • O fio de cobre normalmente tem uma camada de proteção transparente que precisa ser raspada com uma faca.[1]
    • Encoste o cabo preto do multímetro em um dos cortes que fez. No outro corte, encoste o cabo vermelho.
    • Aguarde uma resposta do multímetro. Se ele apitar, o problema está no conector ou no receptor do ouvido. Se ele não apitar, faça um corte no meio do cabo e repita o teste com as duas metades.
    • Faça um corte no meio do cabo e repita o teste. Continue até encontrar dois pontos espaçados por alguns centímetros que não façam o multímetro apitar.
    • Continue para o conserto do cabo.
  1. 1

    Teste o cabo. É preciso encontrar a falha na fiação do fone, portanto, coloque os receptores nos ouvidos e ligue o aparelho de áudio. Em seguida, dobre o cabo em um ângulo reto sobre um dedão. Deslize o dedão no comprimento do cabo e identifique o problema quando o som chiar ou cortar. Se o problema for próximo do conector, clique aqui para resolver a situação. Caso contrário, continue lendo abaixo.[2]

    • Use uma canetinha para marcar o ponto problemático.
    • Se já identificou a origem do problema com o multímetro, pule este passo.
  2. 2

    Remova o isolamento. Use um desencapador de fios ou uma faca ao redor do cabo para remover cerca de um 1 cm do invólucro dele. Depois, estenda o corte para os lados, até encontrar o fio quebrado. Esse é o ponto que precisa ser consertado.

    • Caso o cabo se pareça com dois cabos colados, então cada um deles vai ter um fio isolado (o sinal) e um fio desencapado (o aterrado).
    • Os fones da Apple, entre outros com cabos únicos, normalmente têm dois fios isolados (um para o sinal esquerdo, outro para o sinal direito) e um fio aterrado.
  3. 3

    Corte o cabo ao meio. Se o fio dentro estiver destruído, corte os lados dele para remover o problema. Nesse caso, é importante cortar a mesma quantidade dos fios da esquerda e da direita, pois comprimentos irregulares podem causar danos elétricos ao fone.[3]

    • Caso apenas um dos cabos esteja quebrado, pule para a solda, sem cortar nada. Você poupará tempo, mas saiba que o conserto será menos resistente.[4]
  4. 4

    Encaixe um tubo termo retrátil. Trata-se de um produto emborrachado bastante similar ao material do cabo do fone de ouvido. Deslize-o sobre o cabo e passe para o próximo Passo. Ao fim do conserto, coloque o tubo novamente no local aberto para protegê-lo.

    • Caso tenha feito vários cortes no cabo para identificar a fonte do problema, encaixe um tubo sobre cada um deles.
  5. 5

    Remende os fios. É preciso juntar todos os fios, conectando-os de acordo com a cor de isolamento (ou com a falta de isolamento). Nesse caso, você tem duas opções:[5]

    • A primeira opção é juntar as duas áreas expostas que deseja conectar. Coloque-as paralelas uma a outra, torcendo-as para conectá-las. O processo é rápido e fácil, mas o resultado é mais grosseiro.
    • A segunda opção é sobrepor as pontas dos cabos em linha e torcê-las em sentidos opostos. O processo é um pouco mais complicado, mas o resultado fica imperceptível.
  6. 6

    Solde as conexões. Use um ferro de solda para derreter uma pequena quantidade de solda sobre os fios. Repita em cada um dos remendos e deixe esfriar.

    • Se o cabo não tiver isolamento, ele provavelmente terá uma cobertura fina esmaltada. Lixe-a ou queime-a com o ferro de solda antes de começar. Tome cuidado para não inalar os vapores emanados.[6]
    • Depois que tudo esfriar, mantenha as pontas vermelha e branca separadas do fio de aterramento enrolando os dois pares com fita isolante.
  7. 7

    Leve o tubo termo retrátil para cima do remendo. Assim que o tubo estiver bem encaixado, use uma pistola de calor para encolhê-lo.

    • O tubo encolherá até cerca de ¼ do tamanho original, ficando bem firme sobre o cabo recém-consertado. Agora, o remendo ficará forte e protegido.
  1. 1

    Compre um novo conector. Essa peça pode ser encontrada na internet e em lojas de eletrônicos. Procure por um conector de metal com conexão estéreo e uma mola. É importante que ele tenha o mesmo tamanho do plugue original, que provavelmente é de 3,5 mm.[7]

  2. 2

    Remova o conector antigo. Use uma faca ou uma tesoura para cortar os últimos 2 cm de cabo, arrancando o conector.[8]

    • Alguns cabos têm conectores rosqueáveis, mas os problemas normalmente ficam na fiação interna. Por precaução, remova tudo.
  3. 3

    Desencape a ponta do cabo. Use um desencapador para remover cerca de 2 cm da proteção da fiação. Ao terminar, você deve ter três fios fininhos coloridos (dois de sinal e um de aterramento).

    • Se encontrar dois fios de aterramento, será preciso soldá-los juntos mais tarde.
  4. 4

    Separe os fios por cor. Normalmente, o fio vermelho é do fone direito, o fio branco ou verde é do fone esquerdo e os fios pretos ou de cobre são de aterramento.

  5. 5

    Remova a cobertura de borracha das pontas dos fios. Você precisa liberar cerca de 1 cm das pontas deles.

    • Caso as pontas dos fios sejam esmaltadas, pule esse passo.
  6. 6

    Junte os fios com cores semelhantes e torça-os. Caso tenha dois fios de aterramento, torça as pontas deles juntas antes de soldá-las.

    • Caso os fios tenham cores distintas, torça pelo menos as pontas desgastadas deles, juntando-as.
  7. 7

    Remova o esmalte das pontas dos fios. Caso os fios tenham uma tampa esmaltada, é preciso queimá-la com o ferro de solda para expor as pontas de cobra deles.[9]

    • Pule esse passo caso as pontas de cobre estejam visíveis.
  8. 8

    Encaixe a luva do conector no cabo. Ela deve se encaixar, com a parte que será rosqueada no conector virada para baixo.

    • A base da entrada deve ter dois pinos salientes. Se ela tiver apenas um, sinal de que você tem um conector mono, não estéreo.
  9. 9

    Adicione uma gota de solda em cada cabo. Esse processo garantirá que os fios possam se conectar à entrada do headphone.

    • Deixe a solda esfriar completamente antes de seguir para o próximo passo.
  10. 10

    Conecte os fios soldados à entrada do fone de ouvido. Lixe as beiradas para facilitar a solda do metal e solde o pino ao receptáculo do fone. Para finalizar, aqueça o pino para derreter a solda. Repita o processo com os outros dois conectores.

  11. 11

    Monte o plugue do fone de ouvido novamente. Gire a luva do plugue para rosqueá-la novamente, apertando o máximo possível. Agora, teste o fone de ouvido e veja se deu tudo certo.

    • Se ainda estiver com problemas, é provável que os fios estejam encostando um no outro. Desrosqueie tudo e separe os fios.
  1. 1

    Saiba que o processo provavelmente não dará certo. Diferentemente de problemas nos fios ou nas entradas, os problemas nos receptores costumam ser muito complicados. A menos que não possa bancar um conserto profissional, é melhor levar o fone para uma assistência profissional.

  2. 2

    Desmonte os fones. O processo é diferente para cada modelo, portanto, faça uma pesquisa na internet para encontrar instruções específicas. Na dúvida, faça o seguinte:[10]

    • Procure por parafusos. É bem possível que você precise de uma chave de fenda específica.
    • Puxe a almofadinha do fone. Se ela sair, veja se há algum parafuso no local.[11]
    • Insira uma ferramenta plana na abertura na base do fone de ouvido. Use a ferramenta como alavanca para abrir o equipamento. É importante procurar instruções específicas para o seu modelo, pois isso pode acabar danificando o fone.
    • Alguns fones podem ser abertos com força, mas vai ser preciso selá-los novamente com borracha ao terminar o reparo. O problema normalmente está nos cabos.[12]
  3. 3

    Procure por fios soltos. Com sorte, o problema ficará bem na cara. Se houver algum cabo solto, dê um jeito de fixá-lo ao driver do headphone. Procure também por pequenos pinos de metal conectados aos cabos e solde-os novamente.

    • Caso haja mais de um fio solto, é preciso procurar um manual para descobrir onde vai cada um.
    • Tome cuidado para que os fios não encostem uns nos outros.
  4. 4

    Substitua o driver. É possível comprar uma peça nova na internet, mas isso costuma ser caso. Se acha que vale a pena, leve o fone e a peça para uma assistência técnica. É possível fazer o reparo por conta própria, mas os riscos de danos irreparáveis são altos:[13]

    • Corte a vedação de borracha ao redor do cone central usando um estilete.
    • Remova o driver cônico.
    • Instale a peça nova no mesmo encaixe, tomando cuidado para não encostar no diafragma fino.
    • Caso não pareça firme, adicione um pouco de cola às beiradas.
  • Não segure o ferro de solda no contato por muito tempo, pois ele pode derreter o plástico ou desgastar os contatos.
  • Se possível, pratique o conserto em fones baratos.
  • Se o revestimento do fone interno tiver saído, faça um novo com borracha de silicone.[14]
  • Tome cuidado para não se queimar com um ferro de solda.
  • Não inale os vapores da solda.
  • Nunca tente fazer um reparo do tipo a menos que conheça as ferramentas envolvidas. Na dúvida, peça ajuda de um profissional. É melhor prevenir do que remediar.

???? Como consertar fone de ouvido sem funcionar (com e sem soldar)

Por Adriano AoliAtualizado 10/04/2021

Seu telefone foi cadastrado com sucesso! Você passará a receber videos em breve. Caso algum dia não queira receber mais, basta solicitar.

Transcrição

Você sabia que em 99% das vezes é possível você consertar o seu fone de ouvido sem precisar de nada profissional em casa? Neste vídeo eu vou mostrar para você como consertar o seu fone de ouvido e provavelmente, do jeito que eu vou explicar, você não vai precisar de nenhuma ferramenta profissional ai na sua casa.

Eu não sei se você notou mas quando um fone de ouvido estraga, ele estraga justamente naquela posição onde dobra o fio, logo depois do plug que nós encaixamos no celular ou no notebook, aquele pedacinho de fio é muito frágil e acaba quebrando o fio.

Com isso o fone de ouvido pode parar de funcionar por completo ou então pode parar de funcionar apenas de um lado, apenas do outro, ou o microfone não funciona, então, geralmente basta você resolver o problema nesta região e tudo voltará ao normal.

Se você não tem algum alicate ai na sua casa, um alicate próprio para eletrônica você pode usar alicates de manicure ou até cortadores de unha. O importante é você remover toda esta proteção de plástico que existe em cima do plug e então localizar o pedaço exato em que isso aconteceu. Você vai precisar de área de fio para que você consiga trabalhar com mais tranquilidade.

Depois que você abrir e remover todo o plástico, você vai notar que existe outra camada de proteção dentro deste plug. Esta camada que dá o suporte para os fios, ela que prende e não deixa que os fios saiam do local, até porque esta outtra de fora, esta outra camada de fora, geralmente é um silicone de baixa qualidade apenas para ficar bonitinho.

Se você prestar atenção você verá que existem quatro fios dentro do plug do conector do fone de ouvido. Estes quatro fios são: um fio é comum, que seria a malha, geralmente ela tem a cor de cobre, são vários fios torcidos.

Esta malha vai para todos os lugares, ela vai para um lado do fone de ouvido, outro lado do fone de ouvido e também para o microfone, e também nós temos mais três fios, um fio vai para o lado direito, outro fio vai para o lado esquerdo e outro fio vai para o microfone.

Nós temos fios quatro fios dentro deste conector. Imagina você ter que resoldar estes qutro fios. O que eu sufiro para você? encontrar o local exato onde hoje a quebra do fio e consertar ali, ao invés de você ter que reparar o pino do plug do fone de ouvido.

É muito mais simples fazer deste jeito e você vai evitar um problemão ai na sua casa. Depois que você remover toda esta camada de plástico, vai ficar muito evidente onde quebrou o fio.

Neste fone de ouvido que eu estou testando e estou arrumando aqui, se você notar ele quebrou justanmente a malha, que é onde interliga tudo, então este fone de ouvido em específico ficou com tudo parado, ele parou de funcionar 100%.

O que nós vamos fazer? nós vamos abrir com muito cuidado este plástico dos dois fios, porque nós temos agora, um fio que vem do plug e outro pedaço de fio que vai para o fone de ouvido. Nós vamos abrir…

Imagine que você está fazendo um cirurgia, é mais ou menos isso! Então você vai abrir com muito cuidado e vai localizar o fio que está rompido. Este fio se você prestar atenção tem um esmalte que nós não conseguimos ver a olho nú, porém é um esmalte que é isolante, então mesmo se você emendar com as mãos este fio, não vai resolver! Você vai ligar e se decepcionar.

Este esmalte sai de duas maneiras: A primeira é raspando, você pegando uma faquinha, um estilete e raspando este fio, este esmalte sairá; e a segunda forma é com aquecimento.

Ou seja, se você dobra os fios, entrelaça eles, e coloca um fósforo ali, ou um isqueiro, ou alguma coisa que produza muito calor, este fio vai com esmalte queimado, ai você passa a mão novamente, passa uma lixa e você consegue trançar, ai sim funciona!

Como eu tenho ferro de solda aqui, eu vou soldar porque é muito mais rápido para mim! mais você ai pode fazer como eu falei. Terminada esta fase, veja que ficou feio, ficou estranho! Como a gente vai usar isso? É até perigoso tem um fio exposto.

Eu estou usando aqui termo retrátil, eu recomendo usar muito termo retrátil porque ele já está pronto. Você compra em qualquer casa de material elétrico! É muito barato mesmo! Geralmente você pode comprar até por metro.

Uma sugestão é quando você comprar você guardar uns pedacinhos ai na sua casa já cortados para quando você precisar.

Tem de vários diametros, existem bem fininhos como se fossem um macarrão ou um canudinho de suco, ou tem também os mais grossos. Neste caso eu estou usando o intermediário.

Ai nós colocamos ali, arrumamos bem, colocamos o termo retrátil na posição correta e depois aquecemos. O termo retrátil, quando é aquecido se retrai! Dai vem o nome.

Se você aquecer com fósforo ou com isqueiro ele vai se retrair e vai ficar preso. Ele vai apertar o fio. Olha que bacana!

Se você não tem ai na sua casa, passe fita isolante! A fita isolante vai ficar muito bacana também. Sem contar que é claro e evidente que você só vai fazer isso depois de testar né?! Então depois que você plugar no celular e funcionar ai sim você irá para a segunda etapa.

Eu estou colocando três camadas de termo retrátil para dar rigidez mecânica. O que é isso? Para garantir no tirar e colocar não saia novamente, não quebre novamente! Olha que coisa simples né?! Você pode colocar uma dose exagerada de fita isolante também para você recriar, basicamente falando, aquela parte onde colocamos a mão. E… está pronto!

Olha só, eu estou colocando o fone de ouvido com uma música que eu usei em um vídeo anterior meu, mostrando aqui no microfone aqui o fio saindo… e tudo funcionando! E… aqui está o fone! Veja só como ficou. Agora a gente uma boa área para segurar nele e plugar, e está novinho! Inclusive este fone de ouvido é da minha cunhada! Obrigado Rosane! já já eu devolvo para você! Tá?!

Eu quero também agradecer a você que já é inscrito aqui do canal, é muito bom contar com a a sua audiência! E é claro, se você não conseguir resolver deste jeito você terá que levar até algum técnico para ele consertar. Geralmente custa mais barato você pagar para alguém consertar do que comprar outro novo! Concorda?!

Então é isso! Eu espero que você tenha gostado deste vídeo! Se ficou qualquer dúvida deixe aqui nos comentários, vou ficar muito feliz em ajudar você! Um abraço e até mais!

Descrição

Como consertar fone de ouvido com e sem ferro de solda. Seu fone de ouvido parou de vez ou está funcionando apenas de um lado? Aprenda como consertar seu fone de ouvido com defeito de uma forma fácil e rápida. Veja passo-a-passo como eu consertei este fone de ouvido que estava totalmente inoperante e só funcionava quando o fio era balançado.

  • 00:00 – Introdução
  • 00:25 – Onde o fone de ouvido dá defeito?
  • 01:00 – Que alicate usar
  • 01:10 – Remover a primeira capa do fone
  • 01:46 – Para que serve cada fio do fone de ouvido
  • 02:45 – Onde quebrou o fio do fone de ouvido
  • 03:22 – Esmalte Isolante do fio do fone, como resolver
  • 04:08 – Como remover o esmalte e emendar
  • 04:26 – Acabamento com termo retrátil
  • 06:05 – Teste do fone de ouvido
  • 06:31 – Agradecimentos

Você sabia que em 99% das vezes é possível você consertar o seu fone de ouvido sem precisar de nada profissional em casa? Neste vídeo eu vou mostrar para você como consertar o seu fone de ouvido e provavelmente, do jeito que eu vou explicar, você não vai precisar de nenhuma ferramenta profissional ai na sua casa.

Eu não sei se você notou mas quando um fone de ouvido estraga, ele estraga justamente naquela posição onde dobra o fio, logo depois do plug que nós encaixamos no celular ou no notebook, aquele pedacinho de fio é muito frágil e acaba quebrando o fio.

Com isso o fone de ouvido pode parar de funcionar por completo ou então pode parar de funcionar apenas de um lado, apenas do outro, ou o microfone não funciona, então, geralmente basta você resolver o problema nesta região e tudo voltará ao normal.

Manutenção de eletrônicos: como consertar o fone de ouvido [vídeo]

É provável que não exista uma estatística para isso, mas é quase certo que todas as pessoas que utilizam gadgets já trocaram de fone ao menos uma vez na vida. Acontece que a aquisição de um novo fone de ouvido nem sempre é por mero desejo, porém, na maioria das vezes, é por uma necessidade decorrente de um defeito que apareceu no produto.

Os problemas são diversos, desde mau contato no conector até ruídos em um dos fones. Para contornar isso, a maioria absoluta opta pela compra de um novo fone, afinal, consertar um produto tão barato nem vale a pena. Entretanto, após adquirir dez fones e perceber que todos estragaram, o conserto torna-se uma opção tentadora, ainda mais que custa muito pouco.

Pensando nesses problemas constantes com fones, o Tecmundo entra em ação para dar dicas de como consertar o seu fone de ouvido. Em síntese, nossos tutoriais servem para quaisquer marcas, sendo possível, no entanto, que alguns modelos apresentem pequenas diferenças.

Lista de materiais

Nosso artigo resume-se a três tutoriais: a troca do pino do fone de ouvido, o conserto de um mau contato e o reparo dos cabos conectados aos alto-falantes. Para realizar os procedimentos, você vai precisar das seguintes ferramentas:

  • Alicate de corte ou alicate de bico com uma área especial para corte;
  • Estilete;
  • Lixa;
  • Ferro de solda;
  • Liga metálica à base de estanho;
  • Um conector p2 estéreo e;
  • Fita isolante.

Trocando o conector do fone de ouvido

  1. Use o alicate de corte para cortar o cabo perto do conector;Detalhe: procure não cortar muito próximo do plug, pois o mau contato pode estar na parte onde o cabo é maleável. Também não corte muito longe, afinal, não queremos diminuir o tamanho do cabo.
  2. Com muito cuidado, use o estilete para remover a capa protetora que cobre os fios;Nota: aplicar muita força pode acabar danificando os fios que estão abaixo da capa protetora.
  3. Dois fios (um para cada canal do fone) ficam à mostra. Retire a capa deles com o estilete;Nota: alguns modelos não possuem a capa protetora, por isso eles apresentam três (no caso de usar um terra em comum) ou quatro fios (cada canal com um fio-terra separado). Caso seu fone seja desse tipo, basta executar o próximo passo.
  4. Com a lixa, remova a proteção dos cabos que estão encapados;
  5. Ligue o ferro de solda à tomada;
  6. Pegue o conector novo e passe os fios através da capa;
  7. Agora torça um fio-terra no outro (se o seu fone só tiver um terra, não é necessário fazer isso);
  8. Utilize a liga metálica de estanho e o ferro de solda para grudar os fios no conector;Atenção: para ter certeza de que você não vai soldar os fios em ordem invertida, pode ser interessante abrir o conector antigo e verificar qual envia o sinal para cada canal.
  9. Solde o fio-terra no buraco do meio do conector;
  10. Rosqueie a capa do conector. Agora é só testar o fone.

Consertando um problema de mau contato

Neste segundo tutorial, vamos mostrar como é fácil trocar o cabo do fone de ouvido. Não recomendamos que seja efetuado o reparo em uma parte isolada do cabo, pois pode ser que exista mais de uma região com mau contato.

  1. Corte o cabo próximo dos fones;
  2. Use o estilete para remover a capa protetora do pedaço de cabo que ficou conectado ao fone;
  3. Dois fios ficam à mostra. Retire a capa deles com o estilete;
  4. Com a lixa, remova a proteção dos cabos que estão encapados;
  5. Ligue o ferro de solda à tomada;
  6. Pegue o cabo novo e solde as cores correspondentes;
  7. Utilize a fita isolante para encapar cada um dos remendos;
  8. Aplique a fita isolante para manter os fios juntos;
  9. Teste o seu fone de ouvido.

Arrumando defeitos nos contatos dos alto-falantes

Neste último passo a passo, mostramos como é simples efetuar um reparo nos contatos dos alto-falantes. Contudo, ressaltamos que alguns segredos do dispositivo devem ser descobertos por você, afinal, cada modelo possui características específicas.

  1. Ligue o ferro de solda à tomada;
  2. Abra o fone de ouvido;Atenção: não utilize muita força para isso. Certifique-se de que o produto não tem parafusos ou travas. Verifique como você o abriu, pois depois será preciso fechá-lo.
  3. Usando apenas o ferro de solda, aqueça os locais onde os cabos estão conectados. A solda no fone será derretida e os cabos, soltos;
  4. Puxe um pouco dos fios. Corte a parte que está com mau contato;
  5. Use a liga metálica para grudar o fio no alto-falante;
  6. Feche o fone de ouvido. Agora é só testar!

Este foi mais um tutorial do Tecmundo. Esperamos que você tenha conseguido solucionar o problema do seu fone de ouvido e possa aproveitar suas músicas prediletas. Tem algo a acrescentar? Compartilhe sua experiência e sua opinião conosco!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*