
Escrito por: MayankJ
Escrito em: November 21, 2017
Artigos ainda não publicados que você está usando para um trabalho, seja porque estão em processo de publicação, foram submetidos para um editor e estão esperando uma resposta ou ainda não foram submetidos para edição, requerem variações na maneira como são citados. A citação ainda assim é necessária, mas algumas informações são ajustadas na bibliografia.
Escreva o nome do autor. Digite o último nome primeiro e depois as inicias do primeiro e segundo nomes. Por exemplo, escreva Smith, J. M. para o nome do autor. Para mais de um autor, escreva os nomes de todos.
Step 2
Inclua o ano em que o trabalho não publicado foi escrito, seguido por um ponto. Para artigos não publicados que estão em processo de publicação, ao invés da data, escreva as palavras “em publicação”, para demonstrar que mesmo que ainda não tenha sido, em breve será um trabalho publicado.
Escreva o título do trabalho. Apenas a primeira palavra deve estar em letras maiúsculas, e depois coloque o título em itálico. Se o artigo possuir um subtítulo, escreva o título primeiro e coloque dois pontos. Depois do sinal, digite o subtítulo com a primeira letra em maiúsculo. Coloque um ponto depois do título e do subtítulo.
Step 4
Escreva “Artigo não publicado” ou “Manuscrito não publicado”. Para qualquer artigo de uma universidade, inclua o nome dela, cidade e estado. Se o nome da universidade inclui esses nomes, não é preciso incluí-los no final.
Qualquer trabalho em processo de publicação deve usar os dados dos editores. Se foi submetido, mas ainda não foi aceito, digite “submetido para publicação”, mas deixe de fora qualquer informação sobre o editor, uma vez que o artigo pode não ser aceito.
Coloque um ponto no final. Essa parte não é em itálico.
Estilo de citação MLA
Step 1
Escreva o último nome do autor, seguido do primeiro nome. Como em qualquer livro ou publicação no estilo da Associação da Língua Moderna da América (MLA), o trabalho não publicado inclui o nome completo do autor. Se ele colocar a inicial do segundo nome, escreva-a depois do primeiro, com um ponto.
Step 2
Escreva o título do trabalho entre aspas. Uma vez que o trabalho não foi publicado, o título não deve ser escrito em itálico. Em vez disso, coloque aspas para marcar o título. Coloque um ponto dentro das aspas finais.
Step 3
Escreva ou abrevie o tipo de trabalho. Por exemplo, uma dissertação não publicada é citada como “Diss.” para mostrar que a fonte é uma dissertação.
Step 4
Digite as informações da faculdade com a cidade e o estado. Se esses nomes são parte do nome da faculdade ou da universidade, não precisa digitá-los. Se o trabalho não tiver relação coma escola, como por exemplo um livro não publicado, não escreva qualquer informação relativa à cidade ou estado. Coloque uma vírgula depois da informação do estado.
Step 5
Escreva a data. É apropriado colocar a data que o trabalho foi escrito ou o dia da entrevista. Se a data específica é desconhecida, é aceitável colocar apenas o ano. Coloque um ponto depois da data.
Biblioteca UFPR Litoral
- Posso citar um documento não publicado? ????❓
- Ao citar um documento que ainda não foi publicado ou que está em fase de elaboração, indique entre parênteses, após a citação, a fase em que o documento se encontra, por exemplo:
- – no prelo – em fase de elaboração – não publicado – em fase de pré-publicação
- – submetido à publicação
- Na lista de referências, informe os dados sobre o documento e a fase em que se encontra, exemplo:
SEYFERTH, G. A liga pan-germânica e o perigo alemão no Brasil: análise sobre dois discursos étnicos irredutíveis. No prelo.
???? Outras dicas para a normalização de seus trabalhos acadêmicos você encontra no Portal da Informação: http://www.portal.ufpr.br/normalizacao.html
???? Consulte também o “Manual de normalização de documentos científicos” da UFPR, disponível no acervo da Biblioteca (número de chamada: 001.42 M294 2015) e online: http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/45654
Rafael Nascimento
Como faço para citar um documento de uso restrito da empresa? (Não posso identificar a empresa)
Caio Vinícius Fernandes Rodrigues
Juliana De O. Pokorski
posso usar isso para teses e dissertações ainda nao defendidas?
Carlos Henrique Martins
Jyan França
Mariana Porto
Duda Ramos Pontes Werneck
Deise Ruiz
É visto com bons olhos se auto citar?
Biblioteca UFPR Litoral
Olá Deise! Isso depende muito da sua área de estudo, do motivo e da quantidade de autocitações 😉
Layon Cezar
Silviane Melo
Agradeço a essa page que tanto ajuda.
Alanne Oliveira
isso aplica-se a teses de doutorado ou somente a artigos em fase de publicação em revista?
Biblioteca UFPR Litoral
Olá Alanne! Isso pode aplicar-se também às teses. Mesmo assim, recomendamos que você verifique com o professor/orientador se essa citação será “aceita” ou “bem vista”, considerando que será um documento ao qual ninguém poderá ter acesso (por enquanto).
Bruno Albuquerque
João Lucas Elias
O que significa prelo.
Biblioteca UFPR Litoral
Olá João! “No prelo” significa que o material já está com a editora, sendo preparado para publicação, algo como “quase pronto para ser publicado”.
Vinícius Couzzi Mérida
Como citar fonte primária? Falo de documento encontrado em arquivos
Betina Ludwig Navarro
Aninha Mello
Sue Lam Rhâmidda
Gratidão !
Ronaldo Ramos Mafra
Como referenciar um artigo de trabalho de conclusão de curso que já foi defendido, mas ñ se encontra na biblioteca da Universidade?
Isabel Matos
a informação não bate com o exemplo.. Indique entre parenteses
Biblioteca UFPR Litoral
Olá Isabel! Indicamos entre parênteses somente na citação, mas não na referência. Exemplos de citação: “Uma datação da matéria orgânica contida nestes sedimentos […] indica que se tratam de sedimentos mais recentes que os da transgressão pós-glacial.” (ÂNGULO et al., 2004, submetido à publicação).
Недавняя публикация Страницы
Você se considera um leitor? Leu ao menos um livro nos últimos 3 meses?
- A doutoranda em teoria literária Claudia Regina Camargo, que atua como Técnica em Informática no SiBi UFPR, gostaria de sua colaboração para responder um questionário sobre hábitos de leitura.
- Se você se considera um leitor e leu ao menos um livro nos últimos 3 meses, por gentileza clique no link, é rapidinho: https://forms.gle/95qErEzsr2nnikLh7
- Obrigada!
Como fazer citação de artigos online e sites da internet?
Pela liberdade de acesso que temos às informações que vêm através da internet, alguém poderia pensar que não é necessário dar aos artigos e sites os devidos créditos nas referências bibliográficas da sua produção acadêmica.
Mas, não é bem assim. Todo material online citado, deve ser devidamente referenciado pelas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas. É isso mesmo, a ABNT tem normas para sistematizar as referências online: NBR 6023.
Caso não sejam feitas as referências, o seu trabalho corre o risco de ser considerado plágio, perdendo o caráter inédito e podendo mesmo gerar consequências bem desagradáveis.
Porém, isso não é motivo para deixar de utilizar artigos e sites da internet como fonte de pesquisa. Pelo contrário, basta que informe de maneira correta qual a origem da ideia e terá uma imensidão de informações enriquecedoras para citar.
Qualidade do material em artigos online e sites da internet
Observamos alguns aspectos que devem ser considerados quando você for fazer citação de uma fonte da internet no seu trabalho acadêmico.
Boas fontes de referência dão qualidade ao conteúdo do seu trabalho, sejam físicas como livros e revistas ou digitais como as veiculadas pela internet. Mas, nem tudo que está publicado na web serve para seu trabalho.
Inclusive, uma citação de artigos da internet sem respaldo poderá desclassificar seu TCC, projeto ou artigo. Portanto, verificar e confirmar a credibilidade do site, ou mesmo do autor, quando for possível identificá-lo, é muito importante.
Como saber se artigos e sites têm valor para citação
A seguir fazemos algumas considerações que podem ser utilizadas como parâmetros para você determinar a relevância da publicação.
- Um artigo online que declara a autoria é mais indicado para citação do que o não tem autor definido. Porém, assim mesmo poderá ser feita a referência do artigo, se este for muito importante para sua composição, como você vai ver mais adiante.
- Um site que estiver mostrando as fontes de onde obteve a informação compartilhada tem maior probabilidade de ser um site sério, que cuida da parte acadêmica e por isso, mais recomendado.
- Ler os comentários de artigos e sites da internet também ajuda a determinar a qualidade das informações ali contidas.
- De acordo com a ABNT não é recomendado fazer referência de material que terá pouca duração nas redes. O mundo digital é muito dinâmico. Um trabalho que atesta um fato hoje, poderá negá-lo amanhã.
- Artigos publicados em sites de entidades de classe, como: Conselho Regional de Medicina (CRM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou de órgãos governamentais ligados à área do trabalho, tais como o IBAMA na área ambiental, a EMBRAPA na área agropecuária, o TRF na área jurídica, dentre muitos outros, geralmente têm uma comissão editorial que faz a checagem das informações antes de serem divulgadas indicando serem boas fontes.
- Exemplo de citação:
- A citação: Os principais estados produtores, atualmente, são Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, onde já existem olivais com produção comercial implantados (EMBRAPA, 2018).
- Exemplo de referência:
- A referência: EMBRAPA. Qualidade de azeites de oliva extra virgens produzidos no Brasil. Disponível em:http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092295. Acesso em: 8 de jun. 2018
- Exemplo de citação:
- Artigos em sites de Universidades também são submetidos à apreciação prévia de um grupo docente, que já qualifica a publicação como adequada para citação.
E assim, usando de bom senso e considerando a autenticidade, vá fazendo a seleção dos trabalhos de melhor qualidade para citação. Os artigos e sites que não atenderem aos seus critérios para serem citados diretamente poderão ainda servir de base para o seu aprendizado.
Recolher dados para compor a citação de artigos e sites
Antes da referência propriamente dita é preciso reunir o maior número de informações que a página oferecer no momento da consulta, tais como:
- Nome do autor
- Título do artigo, reportagem, entrevista, etc.
- Url do documento – copie o endereço eletrônico
- Data da publicação
- Hora do acesso – opcional
Fazendo referência da citação de sites e artigos segundo as normas ABNT
De acordo com a NBR 6023 da ABNT, a referência dos documentos online citados em trabalhos acadêmicos deverá ser feita da seguinte forma:
ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo. Ano. expressão Disponível em: . expressão Acesso em: Data de acesso com mês abreviado.
Exemplo:
NASCIMENTO, L. F. A Sociologia Digital: um desafio para o século XXI. Sociologias, Porto Alegre, ano 18, n 41, jan/abr 2016. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2018.
É preciso também que você procure se informar se há alguma regra específica para citação e de referência para sites e artigos online na instituição para a qual você vá fazer um TCC, submeter um projeto ou enviar um artigo. Se houver, você deverá seguir o indicado.
Como referenciar informações ausentes nas citações de artigos e sites
Na internet boa parte do material não apresenta as informações completas para fazer a referência. Mas, muitas vezes o artigo é bastante relevante para sua pesquisa. Como fazer, então?
Citação sem local de publicação
Prevendo esta situação a ABNT estipulou a sigla [S.l.], usada desta maneira, entre colchetes para indicar sine loco (sem local).
Acontece bastante quanto ao local de publicação, visto que, nem sempre uma publicação online corresponde a sua versão impressa, sendo, portanto, difícil de determinar onde ela foi criada.
Exemplo:
GONÇALVES, Paula P. O autismo e a aprendizagem escolar. Só Pedagogia. [S.I.] 2013.Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2018.
Citação sem data de publicação
Também quando se refere à data dos posts, muitas vezes não consta como informação na página consultada. Neste caso, fazemos uma estimativa do ano da publicação seguido de ponto de interrogação e colocamos entre colchetes.
Exemplo:
Na citação: A hipertensão não tem cura, mas há alguns cuidados que podem evitar o seu agravo como evitar o ganho de peso. (OLIVEIRA, 2010?).
Na Referência: OLIVEIRA, Manuela G. Receitas para hipertensos. A nutricionista.com. [S.I.] [2010?]. Disponível em: Acesso em: 12 jun. 2018.
Citação de artigo sem autor
Quando o nome do autor do artigo é desconhecido ou não declarado você pode referenciar pelo nome do site.
Exemplo:
Na citação:Se você usar informações de um site para fins de pesquisa, é necessário citá-las corretamente em seu trabalho (WIKIHOW, 2015?).
Na referência:WIKIHOW. Como citar um site. [S.I] [2015?]. Disponível em: Acesso em: 12 jun. 2018.
Não esqueça que você poderá contar com a inestimável ajuda da FastFormat para criar automaticamente suas citações e referências bibliográficas segundo a ABNT, além de contar com as normas particulares de várias instituições de ensino e de pesquisa para textos e trabalhos acadêmicos.
Bom Trabalho!
Referências
Periódicos
São publicações regulares, como revistas, jornais e boletins informativos.
Autor, A., Autor B., & Autor C. (ano). Título do artigo. Título do Periódico, volume(número), páginas. |
• Artigo de periódico com DOI
Mascarenhas, A. O., Gonçalves-Dias, S. L. F., & Baptista, R. (2015). Elementos para discussão da escravidão contemporânea como prática de gestão. RAE-Revista de Administração de Empresas, 55(2), 175-187. doi:10.1590/S0034-759020150207 |
• Artigo de periódico com DOI, mais de sete autores
Wouters, M. W. J. M., Karim-Kos, H. E., Cessie, S. le., Wijnhoven, B. P. L., Stassen, L. P. S., Steup, W. H., … Tollenaar, R. A. E. M. (2009). Centralization of esophageal cancer surgery: Does it improve clinical outcome. Surgical Oncology, 16(7), 1789-1798. doi:10.1245/s10434-009-0458-9 |
o Deve-se citar os seis primeiros autores, seguidos de reticências e o nome do último autor. o No texto, citar Wouters et al., 2009.
- o Quando a referência tem até sete autores, deve-se citar todos os nomes.
- • Artigo de periódico sem DOI (quando o DOI está indisponível)
o Em caso de ausência do DOI e o acesso à referência foi por meio eletrônico, deve-se informar o URL da página inicial do periódico. o Não é preciso informar a data de acesso.
• Artigo de periódico com DOI, publicação eletrônica antecipada
Nyberg, D., & Wright, C. (2015). Performative and political: Corporate constructions of climate change risk. Organization. Advance online publication. doi:10.1177/1350508415572038 Nascimento, M., Oliveira, J., Teixeira, J., & Carrieri, A. (2014). Com que cor eu vou pro shopping que você me convidou? RAC-Revista de Administração Contemporânea. Publicação eletrônica antecipada. Recuperado de http://www.anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1 |
o Caso não conste o DOI em um artigo acessado eletronicamente, informe o URL da página inicial do periódico.
• Artigo em produção publicado em um arquivo pré-impresso
Pozzebon, M., Tello Rozas, S., & Delgado, N. (in press). Use and consequences of participatory GIS in a Mexican municipality: Applying a multilevel framework. RAE-Revista de Administração de Empresas. Retrieved from http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/use_and_consequences_of_participatory_gis_in_a_mexican_municipality_applying_a_multilevel_framework.pdf |
o O URL exato é usado porque o artigo está publicado informalmente e ainda não está indexado no site de um periódico.
• Artigo de revista
Callamard, A. (2015, Janeiro/Junho). O Brasil e a internet: Como construir uma governança global. GV-executivo, 14(1), 18-21. |
• Artigo de revista eletrônica
Brandão, M. M., Parente, J., & Oliveira, B. B. (2010). Percepção de crowding no varejo: Uma investigação exploratória no mercado brasileiro. RAE-eletrônica, 9(2). Recuperado de http://rae.fgv.br/rae-eletronica/ |
• Artigo de boletim informativo, sem autor
Muralha de D. Dinis. (2014, Abril). Secretaria-Geral – Ministério da Educação e Ciência. Recuperado de https://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/MuralhadeDDinis/programa/Paginas/geral.aspx |
o Neste caso é preciso inserir o URL exato devido à difícil localização de artigos específicos em boletins informativos o Trabalhos sem autoria devem ser listados em ordem alfabética pela primeira palavra do título (neste caso, “Muralha”).
o Na citação, utilize o título abreviado (ou inteiro caso seja curto) entre aspas para citação entre parênteses (“Muralha de D. Dinis”, 2014).
• Artigo de jornal
Schwartsman, H. (2014, Julho 30). Drogas e poder. Folha de São Paulo, São Paulo, p. A2. |
o Números de páginas devem ser precedidos com “p” (página única) ou “pp” (duas ou mais páginas).
• Artigo de jornal eletrônico
Rolli, C., & Fraga, E. (2015, 12 Abril). Busca por competitividade deve crescer e ampliar desemprego. Folha de São Paulo. Recuperado de http://www.folha.uol.com.br/ |
o Deve-se informar o URL da página inicial para evitar URLs inativos.
• Edição ou seção especial em periódico
Silva, J. F. (Ed.). (2007). Estudos em Estratégia [Edição especial]. RAE-Revista de Administração de Empresas, 47(4). Mendes-da-Silva, W., Costa, N. C., Barros, L. A., Armada, M. R., Norvilitis, J. M. (Eds.). (2015). Behavioral finance: Advances in the last decade [Seção especial]. RAE-Revista de Administração de Empresas, 55(1), 10-64. |
o Deve-se informar a paginação referente à seção especial. o Deve-se identificar os nomes dos editores da edição ou seção especial e o título dela.
o Caso não possua editores, o título da edição deve ser deslocado para o lugar do autor, antes do ano de publicação. A referência deve aparecer em ordem alfabética pela primeira palavra relevante do título.
No texto, abrevia-se o título entre aspas para citação entre parênteses.
- o Para citar artigos dentro de uma edição especial, basta seguir o formato apresentado para citação de artigos.
- Livros, obras de referência e capítulos de livros
- Inclui livros e obras de referência, como dicionários, enciclopédias, entre outras, sejam impressos ou publicados em meio eletrônico.
- • Livro – versão impressa
Williamson, P. J., Ramamurti, R., Fleury, A., & Fleury, M. T. L. (2013). The competitive advantage of emerging market multinationals. Cambridge: Cambridge. Fonseca, C. E. C., Meirelles, F., & Diniz, E. (2010). Tecnologia bancária no Brasil: Uma história de conquistas, uma visão de futuro. São Paulo, SP: Editora FGV. |
• Versão eletrônica de livro impresso
Carrieri, A. P., & Saraiva, L. A. S. (2007). Simbolismo organizacional no Brasil. Recuperado de http://www.amazon.com.br |
• Livro apenas em formato eletrônico
• Obra de referência
Razzolini Filho, E., & Zarpelon, M. I. (2005). Dicionário de administração de A a Z. Curitiba: Juruá. |
• Obra de referência não inglesa, título traduzido para o inglês
Academia Brasileira de Letras. (2009). Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa [Spelling Vocabulary of the Portuguese Language] (5th ed.). Rio de Janeiro, Brasil: ABL. |
• Capítulo de livro
Zietsma, C., & McKnight, B. (2009). Building the iron cage: Institutional creation work in the context of competing protoinstitutions. In T. Lawrence, R. Suddaby, & B. Leca (Eds.), Institutional work: Actors and agency in institutional studies of organizations (pp. 143-177). Cambridge, UK: Cambridge University Press. |
Relatórios técnicos e de pesquisa
Relatórios técnicos e de pesquisa descrevem pesquisa original e complementam a publicação formal. Neste tipo de trabalho, incluem-se recursos adicionais, detalhes, métodos de pesquisa e experimentos. As referências devem ser formatadas conforme padrão para livros.
• Autor corporativo, relatório governamental
Brasil. Secretaria de Estado de Planejamento, Governo de Mato Grosso. (2014). Relatório de ação governamental. Recuperado de http://www.repositorio.seplan.mt.gov.br/orcamento/gestao/rag/rag2014/RAG2014-SINTETICO.pdf |
• Relatório com indicação do autor, de organização não governamental
Singer, S. (Ed). (2011). The energy report – 100% renewable energy by 2050. Retrieved from World Wide Fund for Nature website: http://awsassets.wwf.ca/downloads/the_energy_report.pdf |
- • Relatório de arquivo institucional
- Encontros, congressos e simpósios
- Constituem-se de artigos apresentados que não foram publicados formalmente.
- • Contribuição em simpósio
Moori, R. G., Pescarmona, A., & Kimura, H. (2012, Agosto). Manufatura enxuta e desempenho de negócios. In M. A. de Vasconcellos (Coordenador geral), XV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. Simpósio organizado pela Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo, Brasil. |
• Resumo de trabalho apresentado em conferência, acessado eletronicamente
Boava, D. L. T., & Macedo, F. M. F. (2006, Setembro). Estudo sobre a essência do empreendimento. Artigo apresentado no Trigésimo Encontro da ANPAD, Salvador, BA. Resumo recuperado de http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/htm/enanpad2006-esoc-2015-resumo.html |
Teses de doutorado e dissertações de mestrado
Tratam de trabalhos que podem ser acessados em base de dados, arquivos institucionais e websites pessoais. Caso seja acessado por base de dados, deve-se incluir essa informação além do número do acesso ou do pedido na referência.
• Dissertação de mestrado obtida em uma base de dados comercial
Martinka, L. (2012). How social media communities impact consumer behavior (Master’s thesis). Available from ProQuest Dissertations and Theses database. (UMI 1510438) |
• Tese de doutorado obtida em uma base de dados institucional
Almeida, G. (2013). Valores, atitudes e intenção empreendedora: Um estudo com universitários brasileiros e cabo-verdianos (Tese de doutorado). Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/ |
• Tese de doutorado acessada pela internet
Saldanha, G. (2012). Uma filosofia da Ciência da Informação: Organização dos saberes, linguagem e transgramáticas (Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro). Recuperado de http://www.ppgci.ufrj.br/teses-e-dissertacoes/teses-doutorado.html# |
Resenhas e comentários de pares
São análises de livros, filmes e outros produtos de informação e entretenimento.
o Caso a análise não possua título, utilize o material entre colchetes como título. o Deve-se identificar entre colchetes o tipo de mídia analisada (livro, filme, programa de televisão, etc). o Em resenhas de livros, deve-se incluir os nomes dos autores após o título do livro, separados por vírgula.
- o Para filmes, DVDs ou outras mídias, deve-se incluir o ano de lançamento após o título, separado por vírgula.
- • Resenha de livro
Costa, A. S. M. (2015). Historical turn: Em busca de um marco teórico crítico para estudos organizacionais. [Resenha do livro Organizations in time: History, Theory, Methods, de M. Bucheli & R. D. Wadhwani]. RAE-Revista de Administração de Empresas, 55(2), 232-233. doi:10.1590/S0034-759020150213 |
- Meios audiovisuais
- Incluem filmes, áudios e vídeos, mapas, ilustrações ou fotos.
- • Vídeo
- • Podcast
Moura, R. L. & Barros, G. L. (Produtores). (2012, 18 Outubro). Um conceito de renda ampliada em bases mensais para a economia brasileira e sua aplicação [Áudio podcast]. Recuperado de http://portalibre.fgv.br/ |
• Mapa acessado eletronicamente
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Cartógrafo). (2006). Logística de energia. Recuperado de ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_murais/logistica_energia_2006.pdf |
Software
Incluem dados e instrumentos que auxiliam pessoas na realização de pesquisas.
o Se o software possuir um proprietário de direitos, deve-se indicar seu nome como autor, caso contrário, considerar as referências como trabalhos sem autoria. o Após o título, informar o número da versão, se houver.
o Depois do título ou número da versão, indicar a fonte (programa de computador, linguagem, software, etc). Não utilizar ponto entre título e informações entre colchetes.
o Deve-se indicar a localidade e nome da instituição produtora do trabalho, se houver. Caso o programa possa ser baixado pela internet, indicar.
Trabalhos não publicados ou publicados informalmente
São trabalhos que não foram concluídos, foram submetidos para publicação, ou foram concluídos mas não submetidos para periódicos. Inclui-se ainda trabalhos disponíveis em sites pessoais ou institucionais, bases de dados eletrônicas ou arquivos de pré-impressão.
o Caso o trabalho esteja disponível em meio eletrônico, indicar essa informação no final da referência.
• Artigo não publicado
Autor, A., & Autor, B. (Ano). Título do artigo. Artigo não publicado ou Artigo submetido para publicação ou Artigo em preparação. |
o Não informar o periódico ou editora ao qual o artigo foi submetido. o Na citação, informe o ano do esboço pesquisado.
Documentos de arquivos e acervos
Incluem cartas, artigos não publicados, folhetos e panfletos, documentos institucionais e corporativos, bem como materiais não textuais, como fotografias e equipamentos que pertencem a um autor ou fazem parte de coleção institucional.
o Correspondências de coleções particulares devem ser listadas somente com autorização do colecionador.
o Caso cartas da mesma coleção sejam citadas, deve-se listar a coleção como um todo e nas citações, fornecer informações específicas (autor, destinatário e data) para cada carta.
o Colchetes devem ser utilizados para indicar informações que não aparecem no documento e pontos de interrogação em caso de incerteza sobre nomes e datas.
o Em entrevistas e relatos orais, o entrevistado deve identificado como autor. O nome do entrevistador deve ser incluído na descrição.
• Entrevista gravada disponível em acervo
Penha, A. M. (2010). Entrevista por M. C. Mariani e T. Franken [Gravação]. Adolfo Martins Penha (depoimento, 1977). Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. |
Redes sociais
Na internet existem diversas ferramentas para que as pessoas troquem conhecimento e participem de discussões sobre determinados assuntos.
o Deve-se indicar a data exata da postagem, seguida da linha de assunto da mensagem, conhecida como thread, e a descrição da mensagem entre colchetes após o título. o Deve-se incluir o URL da mensagem.
• Postagem em blog ou rede social
FGV/EAESP. (2015, 8 abril). Alta do dólar provoca mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros [Post da web]. Recuperado de http://eaesp.fgvsp.br/post/alta-do-dolar-provoca-mudancas-nos-habitos-de-consumo-dos-brasileiros |
o Para comentários em blog deve-se informar o nome um apelido (nickname) de quem fez o comentário no campo de autor e inserir “Re:” antes do título da postagem.
Atenção: Toda referência citada no texto deve ser incluída na lista de Referências e vice-versa. |
Faça um comentário