Como Calcular Quando Nasce O Bebe?

Seus próximos passos

Consulte uma obstetra remotamenteNormalmente, há indicação o ideal de se fazer a primeira consulta presencial com exame físico entre a 6º e a 7ª semana de gravidez, assim já é possível ouvir batimento cardíaco e ver o embrião.

Mas fazer o exame Beta HCG antes da sua consulta presencial e já receber orientações e cuidados de uma obstetra é um cuidado que você merece ideal.

Você pode fazer essa primeira conversa de forma virtual com uma obstetra Theia, que irá fazer o pedido de exame para você, passar orientações e tirar as principais dúvidas.

Faça exame de sangue Beta HCG.A recomendação normalmente é de se fazer o exame de sangue BHCG quantitativo após receber um positivo em um teste de farmacia. O BHCG quantitativo é um exame de sangue capaz de detectar a quantidade do hormônio HCG no sangue e se há indícios de gravidez. Além disso, o exame também pode indicar se a gravidez está evoluindo conforme o esperado.

Este exame pode ser realizado na maioria dos laboratórios. Para cobertura de plano de saúde é preciso levar um pedido médico para fazer o exame. Se você for realizá-lo pagando particular não é necessário.

Comece a tomar ácido fólicoCaso já não esteja tomando, comece a tomar ácido fólico, 400 mcg por dia. O ácido fólico ajuda na formação do tubo neural (parte neurológica do embrião) e a evitar malformações dessa região.

Agende a primeira consulta presencial com sua obstetraA partir da 7ª semana de gravidez já é possível ouvir batimento cardíaco e ver o embrião pelo ultrassom, por isso sugerimos que você busque agendar sua primeira consulta presencial por volta deste período. A agenda das incríveis obstetras da Theia estão disponíveis no site theia.com.br ou nos aplicativos de Android e iOS.

Neste início do seu acompanhamento pré-natal, sua médica obstetra entenderá o seu histórico de saúde, verificará se tudo vai bem com a evolução do embrião e solicitará uma série de exames, além de te dar a carteira da gestante, que é um documento onde todas as anotações mais importantes da sua saúde e gravidez serão feitas e ficarão com você.

Cuidados importantes

Em sua primeira consulta obstétrica, você receberá toda orientação de cuidado. Até lá: , até lá importante observar estes principais cuidados:

Tenha cuidado com a alimentaçãoUma alimentação balanceada é muito importante na gestação. Dê atenção especial à ingestão de alguns alimentos e procure evitar: Além disso, é preciso cuidado especial com a ingestão de alguns alimentos que é melhor que sejam evitados:

Como Calcular Quando Nasce O Bebe?

  • • Ovo com gema mole;
  • • Carnes cruas ou mal passadas;
  • • Queijos não-pasteurizados (ex: os macios com crosta branca, como brie ou camembert) e queijos azuis, como o gorgonzola ou o roquefort.

Por qual motivo?Para evitar a infecção por algumas bactérias, fungos e protozoários que podem estar presentes nesses alimentos e podem ser prejudiciais ao desenvolvimento do bebê. Com isso, melhor evitar também comer peixes crus, principalmente quando você não souber a origem e condições de preparo.

• Canela e hibiscoPor qual motivo?Em excesso podem aumentar o risco de abortamento. Como não se sabe a dose segura, o ideal é evitar no primeiro trimestre.

• Comer verduras, legumes e frutas com casca fora de casa, onde você não sabe como foi o processo de lavagem.Por qual motivo?Verduras e frutas mal lavadas são um dos principais fatores de transmissão de toxoplasmose.

Quando contraída durante a gestação, a toxoplasmose pode ser muito prejudicial ao desenvolvimento do bebê. Portanto, atenção dobrada fora de casa.

Em casa sempre lave as frutas e verduras de forma segura com água corrente e solução com hipoclorito de sódio (água sanitária própria para alimentos) antes do consumo.

• Elimine cigarro e bebida alcoólicaO tabagismo é completamente contraindicado durante a gravidez, pois aumenta a chance de partos prematuros e prejudica o crescimento do bebê.

Também não há qualquer comprovação de uma quantidade segura de bebida alcoólica que proteja a criança de qualquer risco.

Nossa sugestão, portanto, é de que bebida alcoólica não seja consumida durante a gestação.

• Diminua a ingestão de caféA recomendação da OMS é de até 2 doses de cafeína por dia. Lembrando que chá preto, chá verde, alguns refrigerantes e chocolate também contém cafeína.

• Não tome remédios sem falar com sua médicaMuitas medicações são contraindicadas na gestação.

Se você toma algum remédio de forma recorrente, fale com sua médica seu médico o quanto antes para saber se pode continuar tomando ou se vai ser necessário algum ajuste.

validar se pode seguir tomando ou se terão que ajustar. Nunca se automedique ou tome qualquer medicação sem falar com a especialista. seu médico.

• Cuidado com cosméticos e procedimentos estéticosMuitos cosméticos e procedimentos estéticos possuem elementos químicos que são prejudiciais à formação do bebê durante a gravidez. Separamos as principais orientações sobre este assunto:

• Pintar o cabelo:Não realizar procedimentos no primeiro trimestre.Evitar: amônia, chumbo e água oxigenada, principalmente nas raízes.

O que evitar em cremes e cosméticos:

  • Creme anti-age: não usar ácido glicólico; ácido salicílico;
  • Creme clareador de manchas: não usar hidroquinona;
  • Creme anti-acne: não usar vitamina A, retinol, tretinoína, do adapaleno e da isotretinoína;
  • Hidratantes corporais: não usar uréia acima de 3%
  • • Depilação:Somente com cera ou lâmina (não pode laser ou cremes depilatórios).
  • Esmaltes de unha não causam nenhum risco para a saúde do bebê.

Data provável do parto: quando o bebê vai nascer?

Uma forma mais simples para calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8.

Ou seja: para saber o dia, 12+7 = 19, e para saber o mês, 8+9 = 17, como o ano tem apenas 12 meses, o valor restante deve ser adicionado ao ano seguinte, sendo assim o resultado será 5. Desta forma, a data provável do parto seria no dia 19 de maio. 

Como Calcular Quando Nasce O Bebe?

No entanto, esta data é apenas um direcionamento para a gestante, e pode não mostrar exatamente quando o bebê irá nascer, pois a data usada para fazer o calculo conta o período de 40 semanas de gravidez, porém o bebê já está pronto para nascer desde a semana 37, e pode nascer até a semana 42. 

Leia também:  Como Parar De Tremer Quando Ficar Nervoso?

A calculadora a seguir mostra a data provável do parto de uma forma mais simples, e para isso basta inserir o dia e o mês do inicio do ultimo ciclo menstrual:

Como saber a data pelo ultrassom 

Caso não saiba a data da ultima menstruação ou queira confirmar com mais precisão sobre a data do parto, o obstetra pode usar o ultrassom, que permite observar os parâmetros do crescimento, e comparar estes dados com uma tabela que indica quais as características e tamanhos o bebê deve apresentar em cada semana de gestação. Além disso, como complemento, o médico pode fazer a medição da altura do útero e observar os movimentos do bebê e batimentos cardíacos, para confirmar a possível data do parto.

No entanto, caso a mulher opte pelo parto normal, a data, mesmo quando confirmada pelo ultrassom, pode variar um pouco, pois quem decide o momento do nascimento é o próprio bebê em conjunto com o corpo da mulher.

E por isso, a data serve apenas de parâmetro para o preparo para a mulher e família, porque mesmo a data indicada no ultrassom pode não ser a exata, já que o bebê pode nascer até a semana 42 sem nenhum risco de vida. Veja como preparar a mala da mãe e bebê para a maternidade.

Como saber a data pela concepção 

Caso tenha a certeza do dia da concepção, basta adicionar 280 dias e dividir por 7, que representa os dias da semana. O resultado será com quantas semanas provavelmente o bebê nascerá, em seguida basta verificar o dia e o mês após as semanas obtidas no resultado.

Por exemplo: 12 de agosto + 280 dias / 7 = 41 semanas. Posteriormente, localizar 12 de agosto no calendário e considerar esse dia como a primeira semana e contar 41 semanas, o que significa que o bebê provavelmente nascerá em 19 de maio.

Calculadora de gravidez e data provável para o parto – Mãe-Me-Quer

Como funciona a calculadora de gravidez?

A  calculadora de gravidez usa duas datas para determinar o dia provável em que engravidou: o primeiro dia do último período menstrual e a duração do ciclo.

Porquê o primeiro dia do último período menstrual? Como é praticamente impossível conseguir determinar o momento exato em que um espermatozoide fecunda o óvulo, e os dias do ciclo menstrual diferem muito de mulher para mulher, foi necessário encontrar um marco comum a todas elas, chegando-se ao primeiro dia do último ciclo.

Mas, para conseguir calcular o seu tempo de gravidez e quando se deu a conceção, também é preciso saber a data do seu período fértil. Por isso, é necessário conhecer a duração do ciclo menstrual.

Como usar a calculadora de gravidez para saber de quanto tempo está grávida?

Para determinar a data aproximada em que engravidou e estimar a data para o nascimento do seu bebé, a nossa calculadora de gravidez tem em consideração dois eventos: a data do primeiro dia da sua última menstruação e a duração do seu ciclo menstrual (que corresponde ao tempo que decorre entre o primeiro dia de um período até o dia anterior ao início do próximo).

Como Calcular Quando Nasce O Bebe?

Quanto tempo dura a gravidez?

Uma gravidez pode durar entre 37 a 42 semanas e apenas 4% dos bebés nascem na data prevista. Os restantes nascem algumas semanas antes ou depois (ver Quantas semanas dura a gravidez?).

Em média, o ovo fecundado precisa de 266 dias (38 semanas) para atingir o seu completo desenvolvimento. Não obstante, alguns fetos precisam de 280 (40 semanas) para se desenvolver enquanto outros apenas de 240 dias (34 semanas e três dias).

Está grávida? Parabéns!

Se descobriu que está grávida, deverá marcar a sua primeira consulta pré-concecional. Nesta, para além de outras questões, o medico irá usar um calendário para calcular a idade da sua gravidez (a chamada idade gestacional cronológica).

Na 1ª ecografia da gravidez (realizada entre as 11 e as 13 semanas+6 dias) o obstetra irá medir o embrião e fazer uma série de observações da sua estrutura anatómica, nomeadamente, do comprimento crânio-caudal. Com base nestas medidas e observações, irá ajustar, se necessário, o tempo de gravidez (a chamada idade gestacional definitiva).

Conceção e gravidez: os primeiros dias

Agora que já usou a calculadora de gravidez para saber quando vai nascer o seu bebé, conheça os primeiros sintomas da gravidez e saiba a partir de que data pode fazer um teste de gravidez de farmácia.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.

Calculadora da data prevista do parto | Windeln.de

Uma calculadora da data do parto é uma ferramenta online que está disponível em muitos sites sobre gravidez e bebés, e em lojas online que vendem artigos para bebés.

Com alguns cliques pode calcular a tão esperada data do parto! Introduza a data do primeiro dia da sua última menstruação e a duração média do ciclo, ou o dia de conceção, na calculadora de gravidez.

Posteriormente explicamos-lhe o porquê do resultado não ser totalmente exato na maioria dos casos e a importância de calcular a data do parto.

Cálculo com dois métodos

As calculadoras da data do parto podem-se referir a dois métodos diferentes para determinar a data de nascimento do bebé. No chamado método de conceção insere-se a data de conceção no computador.

No entanto, como muitos casais não conseguem dizer esta data com certeza, os médicos e obstetras calculam a data do parto a partir do primeiro dia da última menstruação. Neste caso, aplica-se a chamada regra de Naegele, que remonta ao ginecologista alemão Franz Naegele (1778-1851).

Esta fórmula calcula-se da seguinte maneira: primeiro dia da última menstruação + 7 dias – 3 meses + 1 ano = data do parto.

Porém, a mulher grávida deve saber que a data calculada diz respeito a uma previsão do dia do parto. Como não há duas gestações iguais, podem ocorrer vários fatores que adiam ou antecipam, em alguns dias, a data de nascimento do bebé.

Apenas cerca de 4% dos bebés nascem no dia calculado.

Leia também:  Como Esquecer Uma Amiga Que Te Magoou?

Além disso, a data do parto é determinada pelo médico responsável como algo que faz parte do exame de prevenção: ao medir o comprimento crânio-caudal do bebé, no primeiro trimestre de gravidez, pode determinar-se a data prevista do seu nascimento.

Desenvolvimento, proteção da maternidade e outros fatores: a importância de calcular a data do parto

Os futuros pais mal podem esperar para saber a data de nascimento do bebé! Contudo, também é importante conhecer a data prevista do parto para acompanhar o desenvolvimento do bebé no útero, de acordo com a sua idade. Esta é a única forma que o médico tem para tomar medidas adequadas em caso de anomalias.

Assim sendo, a grávida fica a saber em que semana de gravidez se encontra e que exames de prevenção deve realizar. O cálculo da data do parto também pode determinar o período de proteção da maternidade e a licença parental, por isso é necessário ter conhecimento disto para solicitar as licenças correspondentes.

Resumo da calculadora da data do parto:

  • A calculadora da data do parto determina a data prevista de nascimento do bebé.
  • Funciona com a data de conceção ou com o primeiro dia da última menstruação.
  • O resultado não é único.
  • Apenas cerca de 4% dos bebés nascem na data calculada.
  • O cálculo é importante para fazer um seguimento adequado do desenvolvimento do bebé em cada etapa de gestação.

Calculadora gestacional: descubra em que semana da gravidez você está! – Kinedu Blog

novembro 4, 2020

• por: Kinedu

Ansiosa para descobrir em que semana da gravidez você está? Você só precisa inserir o primeiro dia da sua última menstruação (DUM) na calculadora gestacional!

A calculadora gestacional vai ajudar você a descobrir com quantas semanas de gravidez está e a provável data do parto. Apesar de muitas mamães ficarem confusas com esse cálculo, saiba que a contagem semanal é importante para acompanhar com mais precisão o desenvolvimento do bebê, visto que o feto passa por grandes mudanças em poucos dias.

Se você tiver dúvidas sobre a calculadora gestacional e como calcular usando a DPP ou a DUM, confira os tópicos a seguir!

O que é a calculadora gestacional e como ela funciona?

A calculadora gestacional é uma aplicação digital que usa a mesma fórmula que os médicos obstetras usam para saber em que semana da gravidez você está.

De maneira geral, tudo o que você precisa é saber a data da última menstruação (DUM) ou a data provável do parto (DPP).

Esse modelo foi inventado por Franz Naegele, um médico obstetra alemão e, por isso, recebe o nome de regra de Naegele.

Você pode até pensar: então, o tempo de gestação é contado a partir do dia em que eu ainda não estava grávida? Isso mesmo! O motivo é que se torna muito difícil saber a data da fecundação, uma vez que ela pode não coincidir com o dia da relação sexual.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Isto acontece porque o espermatozoide pode permanecer vivo dentro do canal vaginal por até 5 dias após a ejaculação. Se nesse meio tempo a mulher ovular, há a possibilidade de engravidar. Além disso, o óvulo também tem seu próprio tempo, sobrevivendo por até 24 horas após sua liberação.

Com sorte, entre ambos os períodos, temos uma margem de erro de até 6 dias para a data provável de fecundação. Dessa maneira, fica estabelecido que o primeiro dia da sua última menstruação também é o primeiro dia da sua gravidez.

Como fazer o cálculo com a data da última menstruação?

Para fazer essa conta com a calculadora gestacional, basta inserir a data do primeiro dia da sua última menstruação (DUM). Caso você não saiba com exatidão a DUM, pode utilizar uma data aproximada ou confirmá-la de acordo com a idade gestacional apontada pelos primeiros exames de ultrassom.

Como fazer o cálculo com a data provável do parto?

A data provável do parto (DPP) é o dia em que a grávida completa 40 semanas. Para saber em qual semana da gestação você está usando sua DPP, basta inseri-la na calculadora da gravidez. Assim, ela retornará com algumas informações, como:

  • com quantas semanas de gravidez você está;
  • informações importantes sobre o desenvolvimento do bebê nesta fase.

Por que confiar na data da calculadora gestacional Kinedu?

O cálculo feito é uma estimativa de acordo com as informações passadas, seja a DUM, seja o resultado de um exame. Há uma série de fatores, no entanto, que podem influenciar para que essa data seja diferente. Alguns deles são:

  • saúde da gestante;
  • saúde do bebê;
  • quantidade de bebês na mesma gravidez;
  • ritmo do desenvolvimento fetal;
  • intercorrências externas à gravidez;
  • outros fatores.

Não há uma fórmula mágica que possa dizer com exatidão a data de nascimento do seu bebê. Tudo o que pode ser feito é basear-se em técnicas, como a Regra de Naegele, para fazer esse cálculo aproximado. É importante dizer que os exames pré-natais ainda são necessários.

É por meio deles, inclusive, que, ao longo da gravidez, você descobrirá um dia mais preciso. Além disso, na prática, qualquer bebê nascido entre as 37ª e 42ª semanas é considerado “a termo”. Isso significa que o bebê nasceu dentro do esperado, ou seja, no momento certo.

Por que o cálculo é em semanas, e não em meses?

O desenvolvimento gestacional varia muito de uma semana para outra, e esse é o principal motivo da contagem não ser em meses. Se compararmos duas gestações do 7º mês, sendo que uma está na primeira semana e a outra na última, veremos muitas diferenças. Por exemplo:

  • na 28ª semana de gestação (primeira semana do 7º mês), o bebê tem cerca de 1 kg, medindo cerca de 37,6 cm, e pode ter ainda o lanugo ou ter formado os cabelos;
  • na 31ª semana de gestação (última semana do 7º mês), o bebê tem cerca de 1,5 kg, medindo cerca de 41,1 cm, e já tem unhas formadas, podendo até chupar os dedinhos.

Você pode compreender melhor seu tempo de gravidez assim:

  • a cada 7 dias após sua DUM, você completa mais 1 semana de gestação;
  • a cada 4 semanas após sua DUM, você completa mais 1 mês de gestação.
Leia também:  Como Sei Quanto Ganhei No Placard?

Gostou de usar a calculadora gestacional do Kinedu para descobrir em que semana da gravidez você está? Aproveite para baixar o nosso aplicativo e ficar por dentro do desenvolvimento do seu bebê!

Calcular a data prevista do parto

É uma das perguntas mais frequentes que as mulheres fazem quando descobrem que estão grávidas: quando é que vai nascer? Como é que se calcula a data do parto? A data prevista do parto é calculada com base na data do último ciclo menstrual e existem vários métodos.

Como calcular a data prevista do parto

Biologicamente falando, a gravidez começa com a fertilização do óvulo. Uma vez que a data de quando isto ocorre é variável e imprevisível, o início da gravidez é tradicionalmente assumida desde o primeiro dia da última menstruação. O método mais simples para calcular a data prevista do parto é adicionar 9 meses e 7 dias ao primeiro dia da sua última menstruação.

  • Com caneta e papel: calcular a data à mão é um método laboral mas muito pessoal. É assim que se calcula:
  • – Numa folha de papel quadrada, desenhe 40 retângulos verticais, cada um com sete quadrados e com dois quadrados entre cada um (os 40 retângulos correspondem às 40 semanas de gravidez, que equivalem a 280 dias ou 10 meses lunares, 28 dias);
  • – O primeiro quadrado do primeiro retângulo corresponde ao primeiro dia da última menstruação;
  • – A partir daqui, conte 40 semanas: o último dia dessas 40 semanas é a data provável do seu parto.
  • Pode utilizar este calendário especial como um calendário da gravidez pessoal, tirando notas dos momentos mais importantes durante os nove meses.
  • Como identificar a “janela” da ovulação.

Quer saber quais foram os dias que (provavelmente) ovulou? Descubra com um simples quiz e leia “como calcular isto e quais os sintomas da ovulação”.

O ultrassom confirma

A idade gestacional do feto, e de acordo com a data estimada de nascimento, são confirmados através do ultrassom.

A data é calculada através do scan do ultrassom que é realizada durante o primeiro trimestre da gravidez, e que se baseia no tamanho do feto.

Se a idade sugerida pelo ultrassom diferir dos 7 dias da idade gestacional, a gravidez deverá ser revista, tendo isto em conta. Depois disto, o ultrassom é utilizado para monitorizar o crescimento do feto.

A data de nascimento é uma estimativa, mas não é exata!

Quanto mais regular for o ciclo menstrual, mais fiável será a data estimada. Por exemplo, se uma futura mãe tem um ciclo menstrual curto, menos de 28 dias, o nascimento vai ocorrer provavelmente mais cedo.

Se o ciclo for mais de 28 dias, é provável que o bebe nasça mais tarde. Contudo, apenas 5% dos bebes nascem efetivamente no dia planeado.

A gravidez é considerada completa entre a semana 37 e 47 da gestação.

Dado que não é possível ter a certeza sobre a data de nascimento, isto não deixa de ser muito importante, uma vez que possibilita que a futura mamã acompanhe o crescimento do bebé, prepare o nascimento e tenha a certeza que será feliz e positivo.

Calcular data de nascimento através da lua

De acordo com uma crença popular, a lua tem uma influência no parto. Muitos consideram que os dias de lua cheia são os mais favoráveis quando se trata do nascimento de uma criança. Contudo, enquanto as fases da lua têm comprovado que influenciam as marés, não existe nenhuma base científica entre o movimento da lua e a gravidez.

Como Saber o Dia que Engravidei? Calculadora do Dia da Concepção

Basta colocar a data do primeiro dia da última menstruação para calcular quando pode ter acontecido a ovulação. O sistema utiliza um ciclo menstrual de 28 dias para fazer as estimativas. Se o seu ciclo menstrual é muito diferente o resultado não será confiável.

É possível saber o dia exato da fecundação?

Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso.

Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.

Já o óvulo é viável por cerca de 24 horas, então é possível engravidar até um dia depois da ovulação.

Além disso, as mulheres ovulam APROXIMADAMENTE 14 dias depois da menstruação, quando o ciclo é de 28 dias. Se o ciclo for maior ou menos a ovulação poderá ocorrer antes ou depois. Por isso é difícil dizer o dia exato da fecundação, mas é possível ter uma idéia.

Para ser o mais preciso possível, utilize na nossa calculado o mesmo método que o seu médico utiliza para calcular sua idade gestacional, seja a data da última menstruação, data provável do parto ou a idade gestacional estimada pelo seu primeiro exame de ultrassom.

Quanto tempo após a relação ocorre a concepção?

Entre a relação sexual e a concepção existe um intervalo de cerca de 24 horas. Ou seja, o espermatozóide pode levar cerca de 1 dia até encontrar o óvulo e fecundá-lo.

Como descobrir a data da concepção pelo ultrassom?

Sabendo a idade gestacional, basta subtrair duas semanas e você terá o número de semanas em que ocorreu a concepção. Para não precisar fazer os cálculos de cabeça coloque apenas a data em que o exame foi realizado e a idade gestacional estimada em nossa calculadora. Recomendamos que leia também nosso post sobre como se calcula a idade gestacional.

Como saber quem é o pai do meu filho?

Se você teve relação com duas pessoas diferentes durante o seu período fértil, não é possível determinar clinicamente com precisão quem é o pai da criança. Para os casos de dúvida converse com o seu médico sobre o teste de paternidade que poderá ser realizado após o nascimento da criança.

O teste de paternidade pode ser feito durante a gravidez?

A coleta de material para o teste de paternidade pode colocar em risco o seu bebê. Seguindo o parecer do CREMESP recomendamos que a coleta seja feita apenas após o nascimento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*