Como Calcular A Quantidade De Agua Que Devemos Beber Por Dia?

Acredita-se que todos os adultos precisam beber cerca de 2 litros de água por dia, no entanto essa quantidade é uma estimativa.

Isso porque a quantidade exata de água que cada pessoa necessita ingerir diariamente varia de acordo com o peso, idade, estação do ano e outros fatores, como prática de atividade física, por exemplo, já que durante o exercício se perde mais líquidos através do suor, sendo necessário consumir mais água.

A água corresponde a cerca de 60 a 70% da composição corporal total e é fundamental para o bom funcionamento do organismo, por isso a forma mais adequada para saber qual a necessidade diária de água é através de um cálculo que leva em consideração o peso e a idade da pessoa.

Como Calcular A Quantidade De Agua Que Devemos Beber Por Dia?

Na tabela a seguir está indicado como calcular a quantidade de água que deve ser consumida por dia de acordo com a idade e peso da pessoa:

Adultos Quantidade de água por kg
Jovem ativo até os 17 anos 40 ml por cada kg
18 a 55 anos 35 ml por cada kg
55 a 65 anos 30 ml por cada kg
Mais de 66 anos 25 ml  por cada kg

Pessoas que praticam atividade física precisam tomar ainda mais de cerca de 500 ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, principalmente se transpirar muito durante o treino.

A sede é o primeiro sintoma de desidratação, por isso, não é necessário esperar ter sede para beber água. Outros sinais de desidratação são boca seca e urina amarela-escuro e com cheiro forte. ​​Caso a pessoa apresente estes sintomas, é recomendado beber água, sais de reidratação oral, soro caseiro ou água de coco e se os sintomas persistirem, é aconselhada uma consulta médica.

Tomar muita água faz mal?

  • Tomar mais água do que o indicado para a idade e peso da pessoa pode ter efeitos negativos principalmente para quem tem doenças, como insuficiência renal ou cardíaca, já que nessas condições o organismo não consegue eliminar o excesso de água, podendo provocar inchaço no corpo todo, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, desequilíbrio dos minerais na corrente sanguínea e sobrecarga dos rins.
  • Além disso, pessoas que estão abaixo do peso ideal para idade e altura também não devem beber mais de 1,5 litros de água por dia, isso porque podem ficar com o sangue muito diluído, com uma baixa concentração de sódio, o que pode provocar tremores e confusão mental.
  • Por outro lado, o consumo de mais de 2 litros de água por dia por pessoas que não possuem doenças ou que estão no peso ideal para idade e altura não faz mal a saúde, o máximo que pode acontecer é aumento da frequência urinária.

Como Calcular A Quantidade De Agua Que Devemos Beber Por Dia?

Porque se deve beber água todos os dias?

Beber água ajuda a emagrecer, favorece a hidratação das fezes no caso de prisão de ventre, favorece a produção de enzimas e de saliva para a digestão, e melhora a aparência da pele. Além disso, a água é o principal constituinte do corpo humano, sendo importante para o metabolismo, já que todas as reações do organismo necessitam de água.

A água é vital para o controle da temperatura corporal, circulação sanguínea e a formação de urina, que é responsável pela eliminação de resíduos do corpo.

Apesar dos sucos, sopas e frutas conterem água, é muito importante beber água na sua forma natural, pois o corpo perde água ao respirarmos, pelas fezes, suor e pela urina, sendo necessária a sua reposição para manter o balanço de água no corpo.

Beber água em jejum faz bem para o organismo porque estimula o sistema gastrointestinal após um longo período de jejum, melhorando o funcionamento dos intestino. Conheça mais sobre os benefícios de beber água.

3 técnicas simples para beber mais água

Algumas técnicas para aumentar o consumo de água são:

1. Ter uma garrafa de pelo menos 2 litros

Uma excelente estratégia para aumentar o consumo de água durante o dia é ter uma garrafa de 2 litros por perto. Dessa forma, é possível controlar a quantidade de água que está sendo consumida durante o dia.

No caso da pessoa não gostar de beber água natural é possível colocar uma rodela de limão ou de laranja para dar outro sabor e, assim, aumentar a quantidade de água bebida diariamente.

2. Anotar a quantidade de água ingerida

Outra estratégia é ter um tipo de diário em que é feito o registro da hora e da quantidade de água que foi consumida, sendo essa uma forma consciente de saber o quanto se bebe durante o dia e, assim, aumentar o seu consumo para que atinja o requerimento de água diário.

3. Preparar águas saborizadas

Aromatizar ou saborizar a água com limão, pepino ou folhas de hortelã é uma excelente dica para quem tem dificuldade em beber água pura. Por isso, está é a técnica ideal para quem prefere beber refrigerantes quando tem sede, por exemplo.

Além disso, a água aromatizada adquire os benefícios do alimentos que foi adicionado e, por essa razão, pode ter vários benefícios desde aumentar o consumo de vitaminas, desintoxicar o organismo e ajudar no processo de perda de peso. Alguns exemplos de águas aromatizadas incluem:

Alimento aromatizador Como fazer Para que serve
Água de Limão ou Laranja Adicione 1 limão cortado em pedaços em 1 litro de água. Pode ainda acrescentar o suco de meio limão para ficar mais forte, se necessário. O limão e a laranja são ótimos para desintoxicar o organismo e eliminar toxinas. Além disso, contêm vitamina C que fortalece o sistema imune e a pele.
Água de Pepino Coloque 7 a 8 rodelas de pepina em 1 litro de água. Para dar mais sabor pode também utilizar algumas folhas de hortelã. O pepino ajuda a refrescar nos dias mais quentes, evitando a desidratação. Também evita a retenção de líquidos devido a sua ação diurética.
Água com Gengibre Deixe 4 a 5 rodelas de gengibre em 1 litro de água. Adicione 2 ou 3 rodelas de limão caso ache o sabor muito forte. O gengibre é uma raiz termogênica que aumenta o metabolismo e, por isso, é excelente para quem precisa emagrecer e queimar gordura.
Água de Berinjela Adicione uma berinjela cortada aos cubos em 1 litro de água. A berinjela tem antioxidantes que atrasam o envelhecimento das células, além disso é rica em fibras que ajudam a tratar a prisão de ventre.
Água com Camomila Cidreira Coloque 2 colheres de sopa da erva seca em 1 litro de água e coe antes de beber. Estas plantas possuem potente ação relaxante que diminuem o excesso de estresse e ansiedade.

O ideal é preparar a água saborizada na noite anterior para que ela adquira mais sabor e benefícios do alimentos que foi adicionado. Deve sempre coar a água antes de beber e pode colocar na geladeira para ficar mais fresca, especialmente nos dias de muito calor.

Veja outras dicas para beber mais água durante o dia:

Como Calcular A Quantidade De Agua Que Devemos Beber Por Dia?

Quantidade de água por dia: cálculo revela quanto VOCÊ deve beber

Como Calcular A Quantidade De Agua Que Devemos Beber Por Dia? thinkstock

Beber água parece ser um dos compromissos mais simples que você deve ter com sua saúde, mas errar no consumo e não alcançar a quantidade ideal de água por dia é mais comum do que parece. Você está bebendo o volume certo? Descubra a seguir.

Leia tambémFamosa emagrece com truque perigoso com água5 erros com a garrafinha de água que prejudicam a saúde8 motivos para não esquecer de beber água

Calcular quantidade de água por dia 

  • A nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, da academia Bio Ritmo, explica que o recomendado é que as mulheres bebam 2,7 litros de água por dia.
  • Um dos fatores que podem alterar essa medida é o peso, por isso, um cálculo foi criado para estimar o volume de água necessário para cada pessoa.
  • Essa conta matemática considera que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal, Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, por exemplo:

– 70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml.

Como Calcular A Quantidade De Agua Que Devemos Beber Por Dia? thinkstock

Quanta água beber por dia fazendo exercício físico 

Quem sua muito por fazer exercícios físicos ou morar em locais muito quentes precisa aumentar a ingestão de água. A quantidade de peso perdida com a sudorese pode ser medida diariamente ou antes e depois do treino. Cada meio quilo a menos na balança corresponde a 480 a 500 ml de suor e a mesma quantidade deve ser reposta com água.

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, quem faz exercícios deve tomar de 250 a 500 ml de água duas horas antes do exercício. Durante o exercício, o recomendado é tomar água logo no início e a cada 15 ou 20 minutos. O volume varia de acordo com a quantidade de suor e pode ser de 500 ml a 2 litros. 

Água demais faz mal? 

Pessoas saudáveis são capazes de excretar excesso de água sem causar desequilíbrio de minerais como sódio e potássio no corpo. Por esse motivo, não existe um limite máximo de consumo de água.

Como Calcular A Quantidade De Agua Que Devemos Beber Por Dia? thinkstock

No entanto, a chamada toxicidade aguda à água pode acontecer quando grandes quantidades de água são ingeridas em um curto de tempo.

Nesse caso, é excedida a velocidade com que o rim consegue filtrar, que é de 0,7 a 1 litro por hora.

Isso não quer dizer que você não pode beber mais de 700 ml de água por hora, pois grande parte da água que você bebe é usada em processos do corpo, como a produção de suor e volume sanguíneo.

Nesses casos, minerais importantes estarão em níveis menores que o considerado adequado e, sendo eles importantes para muitas funções corporais, vários problemas poderão surgir. Como exemplo: cãibras, alteração da pressão arterial, arritmias cardíacas a até parada cardíaca.

*Fontes: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva / National Research Council. Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate. Washington, DC: The National Academies Press, 2005.

Quanta água precisamos beber por dia? | Drauzio Varella

Como Calcular A Quantidade De Agua Que Devemos Beber Por Dia?

Embora digam que devemos tomar 2 litros diariamente, a verdade é que nossa quantidade necessária de água por dia varia muito. Conheça fatores que influenciam.

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para o transporte de nutrientes, para a regulação da temperatura corporal, entre outras funções. Mais de 60% do corpo de um ser humano adulto é composto de água.

Quem nunca ouviu dizer que precisamos tomar pelo menos dois litros de água por dia para que o organismo funcione bem? Mas será que essa é a quantidade adequada para todos os indivíduos? Como saber quanta água devemos ingerir por dia?

  • Veja também: Assista ao vídeo do dr. Drauzio Varella sobre o assunto
  • Na verdade, a quantidade de água a ser ingerida depende de uma série de fatores que vão desde a quantidade de exercício realizada até a temperatura do ambiente em que estamos.
  • A seguir, veja alguns fatores que influenciam e determinam a quantidade de água que devemos beber diariamente:
  • Nível de atividade física: Quem corre todos os dias necessita de mais água do que alguém que faz caminhadas três vezes por semana. Portanto, quanto mais intensa a atividade física realizada, maior a quantidade de água necessária. Também é importante tomar água durante e depois das atividades físicas.
  • Clima: Quem mora em cidades quentes precisa de mais água do que quem mora em locais mais frios. Também precisamos de mais água no verão, quando suamos mais e, portanto, perdemos mais água, do que no inverno.
  • Metabolismo: Quem tem um metabolismo mais acelerado necessita de mais água do quem tem o metabolismo mais lento.
  • Peso: Uma pessoa de 100 kg precisa de mais água que uma de 50 kg. Quanto maior o peso, maior a necessidade de água.
  • Dieta: Se você ingere muito sal, vai precisar de mais água do quem come mais frutas e verduras, que são ricas em água.
  • Estado geral: Algumas condições físicas interferem na necessidade de água. Se você tiver febre, por exemplo, deverá aumentar a ingestão de líquidos. A mesma dica vale para quem apresentar episódios de diarreia ou vômitos. Para repor o líquido perdido, opte por caldos e sopas em vez de líquidos açucarados. Algumas doenças, como insuficiência renal, por exemplo, exigem limitação da quantidade de água ingerida.
  • Consumo de álcool: Se for ingerir álcool, procure alternar a bebida alcóolica com água. A dica é tomar um copo de água depois de cada drinque,  já que o álcool ajuda a desidratar o organismo.
Leia também:  Como Saber Qual O Melhor Dns?

Para que não reste dúvidas, observe a frequência com que você urina e a cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara.

Se a urina estiver amarelo-escura e com odor forte e você estiver indo menos vezes do que costuma ao banheiro, é sinal de que está ingerindo pouca água. Tome dois copos de água para se hidratar.

Por outro lado, se estiver urinando muito e a urina estiver límpida, transparente, provavelmente você está ingerindo água em excesso. Tomar muita água, além da necessidade, pode causar diluição do sangue e, em casos extremos, do sódio no organismo.

Quanto de água devemos beber todos os dias: como calcular

Oito copos médios por dia. Meio litro a cada duas horas. Dois litros e meio de água por dia. Toda vez que você sentir sede. Você certamente já ouviu diversas recomendações de quanto de água devemos beber todos os dias para que o organismo funcione corretamente, mas se você for dar uma olhada com um pouco mais de atenção vai perceber que algumas delas são até conflitantes.

O grande problema é que essas dicas falam sobre um número geral, baseados para um biotipo específico, e acabam se difundindo como verdade universal para todos. Aí fica a dúvida: quanto de água devemos beber todos os dias?

Entenda o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias é mais simples do que parece. São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg são aconselháveis 3,5 litros diários.

Para idosos o valor também sofre algumas modificações. De acordo com nutricionistas, uma quantidade muito grande de água pode sobrecarregar os rins de pessoas com mais idade. Por isso, nesses casos, a recomendação é que o cálculo seja feito com 25 ml a 30 ml por kg de peso.

Em caso de temperaturas muito elevadas (que incentivam a transpiração) ou quando se teve episódios de diarreia ou vômito é interessante beber um pouco mais de água para repor essa perda de líquidos.

O mesmo acontece quando se pratica exercícios físicos. Nesses casos, além da quantidade diária de água é necessário acrescentar o que se foi perdido através do suor.

A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva afirma que uma maneira de você avaliar o quanto foi perdido de líquido é se pesando no início e no fim do exercício.

A cada meio quilo a menos que a balança acusar, significa que você suou entre 480 ml e 500 ml e isso deve ser bebido a mais naquele dia para recuperar o organismo. Mas não precisa ser tudo antes ou depois da atividade. Dilua entre antes, durante e depois.

Mas atenção! Esses valores são referentes apenas à quantidade necessária de água. Refrigerantes, chás e sucos não contam para este cálculo, pois possuem quantidades grandes de açúcar.

Existe quantidade excessiva de água?

Vendo cálculos assim e sabendo da importância da água para o organismo é fácil pensar que quanto mais água, melhor. Mas existe uma exceção para isso, que é quando ela ultrapassa muito a capacidade dos rins de filtrar água.

Por hora, nossos rins conseguem filtrar entre 800 ml e um litro de água. Ultrapassar muito esse valor por várias horas no mesmo dia pode causar um efeito chamado de hiponatremia, que é quando o sangue fica tão encharcado que começa a causar problemas para o organismo – dores de cabeça, fadiga e mal-estar.

Por causa disso, especialistas recomendam que não se ultrapasse 6 litros de água por dia para não correr esse risco.

Como Calcular A Quantidade De Agua Que Devemos Beber Por Dia?

Aprenda a calcular a quantidade de água que deve tomar por dia

Foto: Divulgação Como Calcular A Quantidade De Agua Que Devemos Beber Por Dia? O recomendado é ingerir dois litros de água por dia. A quantidade pode ser superior em dias mais quentes, e em relação ao gasto hídrico de cada pessoa. 

O verão é uma das estações mais esperadas do ano e para aproveitar os dias mais ensolarados na praia é importante tomar alguns cuidados com a saúde. Aprenda a calcular a quantidade de água necessária para se manter hidratado e também quais os alimentos que podem se tornar aliados nesse período de temperaturas tão elevadas.

De acordo com a nutricionista do Sest Senat da Serra, Milena Lucena Girardi, durante o verão é de extrema importância se hidratar bem.

“Devido à alta temperatura, o organismo perde mais líquido, por isso é fundamental se hidratar tomando bastante água. Para se ter uma ideia, em média, uma pessoa deve consumir 35 ml de água multiplicado pelo seu peso.

Por exemplo: quem pesa 70 kg deve consumir 70×35 = 2,450 litros de água por dia ou média de 2,5 litros por dia”, aconselha.

Outra boa pedida para quem vai curtir a praia com a família é a ingestão de frutas da época como melão, melancia, pêssego, manga, abacaxi, mamão, laranja e ameixa. Além de possuírem alto teor de líquidos, são ricas em vitamina C, que ajuda na imunidade.

Já refrigerantes e bebidas alcoólicas são grandes vilões e merecem atenção especial. “Vale lembrar que eles não substituem a água. Muito pelo contrário.

Eles fazem o corpo desidratar com mais rapidez, principalmente nos dias de muito calor.

Por isso a hidratação da maneira correta é fundamental para prevenir doenças típicas do verão, tais como diarreia, dores pelo corpo, insolação e a desidratação de uma forma geral”.

A nutricionista reforça que é importante ficar atento à higiene e a conservação dos alimentos para evitar uma possível intoxicação. Segundo a profissional, o aumento da temperatura facilita a proliferação de bactérias podendo trazer sérios riscos à saúde.

“Devido ao calor, alguns alimentos tendem a ter uma proliferação de bactérias maior, podendo estragar com mais facilidade. Prefira levar uma bolsa térmica para guardar os alimentos. Opte por sanduíches sem maionese ou ovos e tomates.

Leve sucos de frutas, biscoitos de polvilho e alimentos pré-cozidos como batata doce, aipim e milho verde, todos são bem-vindos. Se for comprar quando estiver na praia, por exemplo, escolha água de coco e picolés de frutas naturais.

Evite salgados fritos ou assados, frutos do mar (camarão, ostras, entre outros) e chips, pois aumentam a desidratação. Também não coma doces em excesso”.  

Como calcular a quantidade ideal de água que se deve beber?

Embora a manutenção da hidratação seja algo muito importante, ainda existem pessoas que se esquecem de beber água. Se você faz parte desses esquecidos, fique tranquilo, pois daremos algumas dicas de como aumentar seu consumo hídrico de maneira simples e eficaz.

1 – Aposte em um aplicativo

Hoje em dia existe aplicativo para tudo, inclusive para aumentar o consumo de água. Esses aplicativos emitem alertas de tempos em tempos para que a pessoa não esqueça de se hidratar. Basta baixar, programar e se hidratar.

2 – Use canudos (reaproveitáveis)

Quando utilizamos um canudo para beber algo, a tendência é que se ingira uma maior quantidade. Por isso, ter uma garrafinha e um canudo sempre por perto, pode ajudar a aumentar o consumo de água. Ah, e para colaborar com o meio ambiente, é melhor apostar em um canudo e uma garrafinha que sejam reaproveitáveis.

3 – Saborize a água

Saborizar a água é uma ótima maneira de aumentar o seu consumo. adicionar ao interior da garrafa, pedaços de gengibre, folhas de hortelã, canela em pau, são ótimas formas de conferir sabor a água e consumi-la sem grandes dificuldades.

4 – Mantenha uma garrafinha sempre a vista

Essa é uma estratégia antiga, mas válida, pois manter uma garrafinha sempre a vista, faz com que a pessoa automaticamente beba água de maneira automática, sem perceber, se mantendo assim, hidratada.

Alimentos também ajudam na hidratação

Embora quando falamos de hidratação e frescor muitas pessoas já pensam automaticamente em água, é preciso dizer que através da alimentação também é possível manter o organismo hidratado. Para isso, basta adicionar à sua rotina os seguintes alimentos:

  •   Melancia;
  •   Morango;
  •   Abacaxi;
  •   Pepino;
  •   Tomate;
  •   Cenoura;
  •   Folhas verdes;
  •   Abobrinha;
  •   Framboesa;
  •   Pêssego;
  •   Banana;
  •   Laranja;
  •   Acerola;
  •   Limão;
  •   Maracujá;
  •   Grãos integrais;
  •   Leite;
  •   Ovos;
  •   Uva.

Água de qualidade é importante na hidratação

A qualidade é outro fato que deve ser levado em consideração na hora de escolher a água que será utilizada para consumo.

Escolher água mineral alcalina para hidratação, é primordial para saúde. A escolha desse tipo de água se dá pelo pH alcalino da água ser capaz de potencializar o processo de oxigenação sanguínea e celular propiciando o melhor funcionamento do organismo como um todo.

Leia também:  Como Fazer Com Que As Borbulhas Desaparecem?

Além disso, a presença de minerais na água também é de suma importância. Alguns minerais como lítio, magnésio, cálcio e potássio são fundamentais para prevenir e até mesmo sanar determinados problemas de saúde, como ansiedade, hipertensão, arterial e osteoporose por exemplo.

Água mineral Treze Tílias deve ser a sua escolha

A Água Mineral Treze Tílias, é o exemplo da água que todos necessitam. Com uma série de produtos, e com um rigoroso controle de qualidade desde sua captação até o envase, essa água mineral alcalina propicia alto pH, além de grande concentração de minerais, sendo a escolha óbvia para sua saúde e de toda a sua família.

Agora que você já sabe tudo hidratação e como se manter hidratado de forma eficaz, que tal dividir esse conhecimento recém-adquirido? Para isso, basta compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

Calcule a quantidade de água ideal por dia para você! – Cânovas Blog

Manter o corpo hidratado é essencial para a sobrevivência humana. Porém, errar no consumo e não alcançar a quantidade desejável de água diária é mais simples do que se imagina.

 Sabendo disso, nós da Bebedouros Cânovas desenvolvemos uma calculadora baseada no peso corporal para mostrar o quanto de água por dia você precisa beber para manter o seu bem estar.

Alguns fatores também podem interferir na quantidade de água consumida diariamente. Destacamos aqui alguns deles:

  • Atividade física: Pessoas que praticam atividade física regularmente necessitam de mais água do que aqueles que são sedentários ou que praticam pouca atividade. A intensidade também afetará na quantidade de água a ser consumida. Lembrando que é importante se hidratar antes, durante e após a prática de exercícios.
  • Clima: Em cidades onde o clima é mais quente, o consumo de água tende a ser maior do que onde o clima é mais frio. Quem vive em regiões onde a temperatura é mais elevada perde mais água corporal e precisa de um consumo maior em comparação a quem não vive nessas áreas.
  • Saúde: Algumas doenças, como a febre, fazem com que você aumente a ingestão diária para controlar a temperatura corporal e evitar desidratação. Por outro lado, pessoas com problemas nos rins devem se atentar ao consumo excessivo, pois esta condição exige um limite de ingestão de água.
  • Idade: O índice de água existente em nosso organismo tende a diminuir com o passar do tempo. Conforme envelhecemos, o índice de água em nosso corpo, que antes era de quase 100%, pode chegar a 50%. Logo, para evitar complicações em pessoas de mais idade, devemos aumentar o consumo de água.

O consumo de água na medida certa é vital ao ser humano.

Entretanto, o excesso pode trazer malefícios à saúde, ocasionando a confusão mental e a diluição do sódio no organismo. Devemos lembrar que o consumo de grandes quantidades de água em um curto período de tempo também faz mal, pois os rins não irão conseguir filtra-la.

Assim como o excesso faz mal, a baixa ingestão de água também é prejudicial à saúde. A falta de hidratação pode levar a problemas como cansaço recorrente, intestino lento e comprometimento da função renal, entre outros.

Portanto, se faz necessário o controle da quantidade de água consumida diariamente para que problemas como os descritos acima não venham a ocorrer.

A qualidade da água é importante

Outro fator de extrema importância é a qualidade da água que esta sendo ingerida. Não só a água que consumida, mas também a que usamos para cozinhar os alimentos. Sendo assim, uma maneira de se atentar à procedência da água é verificar se o bebedouro que esta sendo utilizado possui o selo do INMETRO.

Então, a dica é: MANTENHA-SE HIDRATADO. E para isso acontecer, a Cânovas te oferece a melhor e mais completa linha de bebedouros e purificadores do mercado.

Quer calcular seu consumo de água diário? Saiba quanto líquido você deve tomar todos os dias

Todo mundo sabe que beber água todos os dias é algo fundamental para a saúde, certo? Mas não é todo mundo que se dispõe a realmente tomar a quantidade de líquido indicada.

Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que o ideal é ingerir 2 litros de água diariamente.

Mas sabia que as coisas não são tão simples assim? Para saber a quantidade de líquido que você precisa tomar todos os dias é necessário – acima de tudo – analisar o seu peso. Quer aprender a fazer isso? Dá uma conferida!

Cálculo deve ser feito de acordo com o peso de cada um

Para saber a quantidade de água exata que você precisa tomar por dia, a primeira coisa a se fazer é analisar o seu peso. O cálculo a ser feito é de 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Então vamos levar em consideração uma pessoa que pese 60 kg e não sabe quanta água ela precisa tomar por dia. A conta seria a seguinte:

60 x 0,035 = 2,1

Ou seja, qualquer pessoa que pese 60 kg deve consumir 2,1 litros de água por dia. Seguindo a mesma lógica, uma outra de 85 kg, por exemplo, precisa tomar 2,8 litros de água diariamente, e assim por diante. Bem simples, né? Basta fazer o cálculo de acordo com o seu peso que não tem erro!

Vale destacar que, nesse cálculo, você não leva em conta o consumo de outros líquidos (como sucos, chás, refrigerantes ou café). Ou seja, o indivíduo de 60 kg deve tomar necessariamente 2,1 litros de água por dia, outras bebidas ficam de fora da conta (embora também ajudem a hidratar o corpo).

Leve sempre uma garrafa de água para os lugares

Você é desses que compra ou usa água do filtro? Se você quer controlar melhor a quantidade de líquido que toma por dia, a nossa dica é usar uma garrafa para fiscalizar o seu próprio consumo e se manter sempre hidratado.

Caso a garrafa tenha uma capacidade de 500 ml, por exemplo, organize-se para tomar ao menos quatro garrafas cheias por dia. Basta fazer o cálculo que ensinamos mais acima (de acordo com o seu peso) para tomar a quantidade certa.

Beber água demais pode ser prejudicial?

Engana-se quem pensa que, ao beber água demais, você está fazendo bem ao organismo. Como tudo na vida, tomar líquidos em excesso também pode ser prejudicial, pois causa um desequilíbrio no organismo. A nossa dica é tentar consumir o recomendado – de acordo com o cálculo relacionado ao seu peso – ou no máximo um pouco a mais. Assim não tem erro!

Quem pratica exercício deve se preocupar ainda mais em tomar água

Você sabia que, durante a prática de exercício físico, o nosso corpo costuma perder entre 1 e 2 litros de líquido? Por conta disso, é muito importante criar o hábito de tomar bastante água.

Uma boa dica, por exemplo, é tomar cerca de 500 ml uma ou duas horas antes de iniciar a atividade. Assim, você pode se exercitar de forma segura, sem correr o risco de desidratar durante o exercício.

Lembre-se também de tomar um pouco de água durante o treino, ok? Em pequenas quantidades e de forma espaçada. Fica a dica!

1, 2 ou 3 litros: aprenda a beber água na quantidade ideal

Juliana Crem

A água é a bebida mais consumida em todo o mundo. Barata e livre de calorias, ela é essencial para a manutenção da beleza e para o bom funcionamento do organismo.

Muita gente, no entanto, não sabe qual deve ser a quantidade correta de água a ser ingerida diariamente.

Afinal, este cálculo deve ser personalizado para que não aconteça um excesso, que poderia ser prejudicial à saúde.

Isabel Jereissati, nutricionista funcional e docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou que os alimentos também são boas fontes de água e devem ser levadas em conta.

“Quem come muitas verduras e frutas, por exemplo, pode necessitar da ingestão de menos água, enquanto aqueles que ingerem muito sal vão precisar de uma maior quantidade do líquido”, declarou, lembrando que cerca de 65% do nosso organismo é constituído de água.

A função deste líquido em nosso organismo é bem ampla. Segundo Luciana Carneiro, nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Associação para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), da capital fluminense, a água ajuda na filtração renal, na eliminação das toxinas da alimentação, além de hidratar pele, cabelo e intestino, melhorando seu funcionamento.

Nada de exageros Beber água demais pode fazer mal à saúde. Isabel contou que o excesso de líquido pode levar a um quadro de confusão mental e hiponatremia, que é a baixa concentração de sódio no sangue.

Para não errar a mão e saber quantos copos consumir, a nutricionista explicou que se deve levar em consideração a água presente nos alimentos e também dados pessoais, como idade, peso, nível de atividade física, clima, alimentação, função renal, grau de hidratação, “este é descoberto por meio de exame de bioimpedância, aparência da pele e cor da urina”, como explicou a nutricionista, entre outros exames. Também é possível fazer um cálculo simples: “um adulto saudável pode tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo, um indivíduo de 70 kg deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia”, ensinou a nutróloga.

Luciana também tranquiliza: “para acontecer uma sobrecarga renal ou um edema cerebral por excesso de água, no entanto, a pessoa precisa consumir cerca de sete litros por dia, algo muito além dos dois litros estipulados como padrão geral”.

Há pessoas que devem restringir o consumo de água devido à problemas de saúde. “Aqueles que sofrem de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca congestiva, e doenças renais, como insuficiência renal aguda, podem ser indicados a reduzir o consumo de líquidos para não sobrecarregar o coração, que bombeia o sangue, e o rim, que filtra o sangue”, orientou Isabel.

Por outro lado, idosos e crianças são mais suscetíveis à desidratação. Os mais velhos, por sentirem menos sede, terem que tomar diuréticos, falta de mobilidade, entre outros. Os pequenos são mais ativos e não têm controle da sede, dependendo de outra pessoa para ter acesso ao líquido.

Qual água escolher Isabel falou que, para o organismo, não há diferença entre a água mineral e a água filtrada, pois ambas possuem os mesmos eletrólitos como sódio, cálcio e potássio, em concentrações diferentes.

Luciana explicou que, apesar de a água mineral possuir pH alcalino e menos oligominerais, como o magnésio, a água filtrada, quando tratada, pode ser ingerida sem problemas, pois possui flúor e ajuda a prevenir as cáries.

Leia também:  Como Ver Todas As Pessoas Que Ja Segui No Instagram?

“É importante dar atenção aos alimentos e bebidas que nos fazem desidratar, como o café, o chá mate, refrigerantes de cola, embutidos, molho de soja e outros alimentos industrializados ricos em sódio”, concluiu Isabel.

Beber muita água pode fazer mal á saúde
Foto: Getty Images

  • 1 de 10
  • Muitos dos comportamentos compulsivos são moldados prioritariamente na infância
  • Foto: Getty Images

Descubra a quantidade de água ideal para você

Com certeza você já escutou que 2 litros (ou 8 copos) é a quantidade de água por dia que você precisa ingerir, não é mesmo?

Então, bate aquele desespero! Afinal, alcançar essa meta é difiícil, pois sua rotina é muito agitada e beber água acaba ficando sempre para depois.

Mas, será que todo mundo precisa da mesma quantidade de água por dia? Devo beber mesmo estes 2 litros que todo mundo fala?

Vem comigo para descobrir algumas coisinhas que você nem imaginava sobre este líquido tão importante para o nosso corpo.

Quantos litros de água devo beber por dia?

A resposta é: depende.

Existe um cálculo que ajuda a definir a quantidade de água ideal para o seu corpo. Porém, alguns outros fatores podem interferir nisso, sendo necessário fazer alguns ajustes.

De maneira geral, basta multiplicar o seu peso (em kg) pela quantidade (em ml) de água indicada na tabela abaixo.

Veja agora como calcular a quantidade de água que você deve ingerir diariamente para manter a sua saúde.

Idade Quantidade de água por kg
Até 17 anos 40 ml por cada kg
18 a 55 anos 35 ml por cada kg
55 a 65 anos 30 ml por cada kg
Mais de 66 anos 25 ml  por cada kg
  • Isso quer dizer que, uma pessoa com 30 anos e que pesa 50 kg deverá beber: 50 kg X 35 ml = 1,750 ml ou 1,7 litros de água por dia.
  • Porém, o seu estilo de vida será determinante para descobrir a quantidade ideal para o seu organismo.
  • Então, descubra quais são os fatores que fazem você precisar ingerir mais água do que o indicado na tabela.

Fatores que influenciam na quantidade diária de água

  • Clima: quem mora em cidades quentes precisa ingerir mais água do que as que moram em cidades frias. Além disso, as estações também são determinantes para calcular a quantidade de água que você deve beber por dia. No verão, como transpiramos mais, precisamos ingerir mais líquidos;
  • Atividade física: sempre que transpiramos, precisamos repor a água perdida. Quando praticamos atividade física, seja ela realizada em ambientes fechados ou ao ar livre, é importante reforçar a hidratação. Por isso, tome no mínimo 2,5 copos a mais de água por dia, para cada hora de atividade física praticada. Olha só o tanto de água que perdemos ao realizar algumas atividades:

Fonte: Programa Bem-estar

  • Condições fisiológicas: quando passamos por um quadro de vômito, diarréia ou febre, também precisamos reforçar a ingestão de água, uma vez que perdemos mais fluídos que o normal;
  • Ingestão de álcool: bebidas alcoólicas ajudam a desidratar o organismo. Por isso, sempre que optar por tomar aqueles “bons drinks”, reforce a hidratação e alterne um copo de bebida com um de água.

Além disso, mulheres que estejam grávidas ou amamentando, também precisam aumentar a quantidade de líquidos ingerida.

  • Grávidas: 2,3 L de água por dia (ou 10 copos de água por dia);
  • Amamentando: 3 L de água por dia (ou 13 copos de água por dia).

Riscos de tomar pouca ou muita água

Como tudo na vida, manter o equilíbrio é a chave para o bem-estar. Assim como beber pouca água pode ser ruim para a sua saúde, beber muita água também não irá te favorecer. Entenda o porquê.

Riscos de ingerir pouca água:

A água compõe mais de 60% do corpo de uma pessoa adulta e, todos os dias, em média, ela irá perder mais de 2 L de água apenas para mantê-lo em funcionamento.

Além disso, ela tem participação nas reações químicas do nosso corpo. Ajuda no transporte de nutrientes, de oxigênio e sais minerais, além de regular a temperatura e eliminar toxinas.

Porém, ela participa em diversas outras funções do nosso organismo, como na digestão, respiração, lubrificação de articulações, excreção e inclusive nos ossos.

Não vamos nem falar que a água ajuda a manter a saúde da pele, né? Hidrata o nosso maior órgão e deixa a gente com aquela aparência saudável.

Como dito, ela faz parte destes, mas de muito outros processos em nosso corpo. Por isso, uma pessoa não conseguería sobreviver sem ingerir água por mais de 7 dias, seja através da ingestão de líquidos ou do consumo de frutas ou vegetais.

Principais fontes que fazem a gente perder água

  • 58% pela urina;
  • 23% pelo suor;
  • 15% pela respiração;
  • 4% pelas fezes.

Ingerir pouca água também causa a desidratação e pode levar você a sentir alguns sintomas como: confusão mental, mudança de humor, aquecimento corporal, enxaqueca, etc.

Talvez, depois disso tudo, você já até esteja pensando em levantar e ir pegar um copo de água, não é verdade? Mas espere só mais um pouquinho, vou te dar um motivo ainda mais forte!

Para suprir a falta de água, seu corpo irá reabsorvê-la de alguma outra fonte, já que você não está ingerindo a quantidade suficiente. Mas, a verdade é que muitas vezes, será do seu intestino! SIM! Das suas fezes!

Como diz a nutricionista Ana carolina Lima “Depois não adianta reclamar que a pele e cabelo estão horríveis, se você não bebe água durante o dia. Por isso, capriche na sua hidratação diária!”.

Pausa para ir pegar um copo de água e voltar a ler o post!

Riscos de ingerir muita água:

Tudo em excesso faz mal, não é mesmo? No caso da água também não é diferente.

Isso porque, em casos extremos, você pode ter uma intoxicação por água. Esta situação irá gerar um desequilíbrio eletrolítico causando a diminuição da taxa de sódio no seu corpo.

Por incrível que pareça, isso provoca um efeito oposto e você irá desidratar. Estranho, né? Mas, este fenômeno é conhecido e é chamado de Hiponatremia.

Caso você esteja bebendo muito água, por estar praticando a algum tipo de exercício físico intenso, por exemplo, é recomendado tomar aquelas bebidas isotônicas. Elas ajudam a repor os sais minerais e a reequilibrar as taxas no sangue.

Como saber se estou tomando a quantidade correta de água por dia?

Bom, como disse, cada corpo é único e precisa de uma quantidade específica de água. Porém, além de fazer os cálculos e ajustá-lo conforme os fatores que influenciam na quantidade de água que se deve ingerir, o corpo te dá algumas dicas que te ajudarão a saber se você está com deficiência hídrica ou não. São elas:

  • Sede;
  • Boca e/ou olhos secos;
  • Lábios trincados;
  • Urina de cor escura e com cheiro forte;
  • Urinar menos de 4 vezes ao dia.

Qual o melhor horário para tomar água?

O ideal é dividir a quantidade de água que você deve tomar durante todo o dia para se manter hidratado. No entanto, existem alguns horários que podem te trazer alguns benefícios.

  • Tomar água em jejum pela manhã (experimente espremer um limão – veja aqui os benefícios disso) meia hora antes de tomar o seu café. Isso ajudará a hidratar o seu corpo, afinal você passou 8 horas dormindo e sem tomar água, e a eliminar as toxinas produzidas durante o sono;
  • Quando praticar atividade física. Beba antes para hidratar o seu corpo, durante para ajudar na circulação e dar mais energia e depois, para recuperar todo o suor perdido;
  • Quando bater aquele soninho no trabalho, experimente tomar um copo de água. Isso ajudará na sua concentração e seu chefe vai ficar mais feliz! rs

5 Dicas para ajudar você a tomar mais água

Mesmo depois de ler tudo isso, você ainda acha que não consegue beber a quantidade de água que precisa? Deixa eu te dar uma mãozinha!

  1. Deixe sua garrafinha de água sempre à vista, assim você não precisará ficar lembrando e terá ela sempre à mão;
  2. Existem copos milimetrados, como este aqui, que ajudam você a tomar água durante todo o dia. Invista neles!;
  3. Baixe aplicativos no celular para lembrar de tomar água. O “Beba Água”, para Androide o “Beber Água”, para IOS são gratuitos e te dão algumas estatísticas bem interessantes;.
  4. Faça variações, preparando águas saborizadas, chás ou mesmo beba água de coco;
  5. Nunca recuse água quando alguém te oferecer (menos de estranhos, tá gente?!).

Vou dar mais uma dica bônus! Se você é daqueles que adora um refrigerante e acha a água meio sem graça, experimente esta receita:

Prepare um chá mate e espere esfriar. Acrescente água com gás e umas gotinhas de limão. Tome bem geladinho e você terá a mesma sensação de estar bebendo um refri, só que bem mais saudável! Legal, né?

Experimenta e depois volte aqui pra me contar se não é um excelente substituto!

Água em garrafa de plástico faz mal?

Existem estudos que mostram que a quantidade de substâncias nocivas que se desprendem do plástico não afetam a nossa saúde. Porém, quando a garrafa de plástico de água é aquecida ou exposta o sol, existe a possibilidade de que estas substâncias contaminem a água. Por isso, nunca deixe sua garrafinha dentro do carro ou consuma esta água.

Outra boa prática é evitar reutilizar as garrafinhas de plástico. Mas você deve pensar: “Poxa, mas eu faço isso para ajudar a natureza”.

Neste caso, infelizmente a sua atitude não é tão benéfica. Isso porque as garrafas de plásticos são de uso único e precisam ser descartadas após utilizdas, conforme indicada pelos fabricantes.

O problema delas é a alta quantidades de bactérias que formam e que você acaba ingerindo, mesmo que lavando sempre.

Então, prefira as garrafas de vidro, elas são mais seguras para a sua saúde e também ajudam a produzir menos lixo. Como elas podem ser reutilizadas inúmeras vezes e podem ser recicladas, elas se tornam uma melhor opção.

Para concluir em uma única frase, “água é vida” (cafona, mas verdadeiro). Mas, aposto que você vai concordar: essa frase faz todo sentido agora, não é mesmo?

Se você tem um amigo ou um conhecido que não bebe muita água, compartilhe estas informações com ele.

Mas, antes, que tal mais um copinho de água?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*