Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada? Toey Toey/shutterstock

Elegantes ou básicas, peças de roupas brancas como vestidos, blusas de seda, camisas e até simples camisetas fazem parte do guarda-roupa de praticamente todo mundo. Elas são versáteis, combinam com tudo, mas normalmente sofrem com um problema comum: ficam amareladas com facilidade.

Se você descobriu que uma de suas roupas brancas ficou amarelada, saiba que não precisa descartar seu uso. Alguns truques simples de limpeza ajudam a tirar manchas e deixar as peças como novas.

Roupa branca manchada: como tirar marcas

Cândida

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada? Africa Studio / Shutterstock

A água sanitária é um dos produtos mais usados e eficazes para a remoção de manchas de roupas brancas. A cândida, no entanto, exige alguns cuidados, já que, apesar de poderosa, é um pouco agressiva e pode danificar peças mais delicadas.

Em roupas brancas amareladas mais resistentes, aplique água sanitária sobre a mancha de e esfregue suavemente com uma escova macia. Em seguida, lave normalmente a peça e deixe secar ao sol.

Adicionar um pouco de açúcar na água sanitária pode evitar que roupas mais delicadas fiquem danificadas. Em litro de água sanitária, coloque 1 xícara de açúcar e deixe a peça de molho na solução por cerca de 30 minutos. Em seguida, lave normalmente com água e sabão.

Alvejante com cloro

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada? horiyan/shutterstock

O produto que serve para higienizar ambientes também pode ser aplicado em roupas brancas, quando possui cloro em sua formulação. Ele ajuda a remover o amarelado e até mesmo eliminar o bolor das peças.

Vanish

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada? VIX

O produto, que possui versões em gel, barra, líquido, pó, além de ações específicas para roupas brancas, é um tira-manchas industrializado que ajuda a deixar as peças mais brancas e ainda eliminar o mofo, quando usado de acordo com as instruções propostas pelo fabricante.

Bicarbonato de sódio

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada? moprea/Shutterstock

O produto, que é um verdadeiro coringa na limpeza, também pode ser usado nas roupas brancas. Em 1 litro de água, adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e ferva a peça com mancha nesta solução. Em seguida, basta lavar a roupa normalmente.

Vinagre

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada? Michelle Lee Photography/shutterstock

O produto que você possui na cozinha ajuda a tirar o amarelado das roupas brancas e é especialmente poderoso na remoção de manchas de desodorantes. Em um recipiente com água, misture 1/4 de xícara de sabão líquido para roupas com 1/4 de xícara de vinagre. Deixe a peça de molho por 30 minutos antes de enxaguar e lavar normalmente.

Leite integral

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada? Valentyn Volkov/shutterstock

O alimento ajuda a tirar o amarelado de peças brancas mais delicadas, como de seda, por exemplo. Deixe a roupa de molho no leite integral cru por um dia. Depois, retire o leite e enxágue bem para que saia o cheiro. Deixe secar longe do sol e, em seguida, lave normalmente com água e sabão.

Água oxigenada

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada? VIX

O produto ajuda a tirar o amarelado de toalhas brancas com a seguinte mistura: 1/4 de xícara de sabão líquido para roupas com 3 colheres de água oxigenada em um recipiente com água. Deixe a peça de molho por 30 minutos na mistura e, depois, enxague.

Suco de limão

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada? Jeff Liang/shutterstock

Em um recipiente com água, misture 1/4 de xícara de sabão líquido para roupas, 1/4 de xícara de sal e suco de dois limões. Deixe a peça amarelada na mistura por 30 minutos antes de enxaguar e lavar normalmente em seguida.

Roupa branca amarelada: como evitar

As manchas amareladas em roupas brancas normalmente aparecem na região da axila e são causadas pela reação entre o suor e o desodorante que você usa. Isso porque, na transpiração, há uma proteína que, ao reagir com o cosmético, resulta em manchas. O efeito é mais comum em peças de algodão.

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada? DUANGJAN JITMART/shutterstock

A roupa branca ainda pode ficar amarelada e com manchas depois de muito tempo guardada, em ambientes sem luminosidade e pouco arejados. Arrumar regularmente o armário e tirar as peças para “respirar” são medidas simples que ajudam a evitar as manchas.

No dia a dia também é possível evitar que as roupas brancas fiquem amareladas, seguindo uma rotina de limpeza. Faça uma pré-lavagem na peça, esfregando sabão de coco. Enxágue e, usando uma escova com cerdas macias, aplique um pouco de pasta de bicarbonato de sódio misturado com água, enxaguando novamente antes da lavagem na máquina.

Como cuidar bem das suas roupas

Como deixar o branco das roupas mais branco

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Foto: Thinkstock

Roupas brancas são clássicas, chiques e nunca saem de moda, mas são muito difíceis de manter sempre limpas e tão brancas quanto quando são compradas. Existem algumas dicas para que as peças de roupas brancas fiquem sempre perfeitas, sem manchas amareladas ou encardidas.

A engenheira têxtil Magna Guedes já possuiu uma lavanderia e usava seus conhecimentos em tecido para trabalhar melhor para seus clientes.

“A primeira informação valiosa sobre o processo de lavar roupas brancas é que nunca deve se usar alvejantes que contenham cloro, estes realmente possuem o poder de tirar manchas, mas, devido aos componentes químicos, o tecido pode amarelar e ficar desgastado. Prefira os produtos oxigenados” explica.

  • Outra dica importante é sempre conferir as informações que estão na etiqueta das roupas, o fabricante deixa discriminado tudo o que é necessário para que a peça possa ser preservada, lavada e passada da maneira correta.
  • Em todas as receitas e dicas de como branquear a roupa é possível usar produtos que a grande maioria das pessoas possui em casa, por exemplo, o bicarbonato de sódio funciona como um detergente, ele ajuda a eliminar manchas mais difíceis e até diluir a gordura que fica no tecido e acaba encardindo com o tempo.
  • A água normalmente é usada quente ou morna, pois facilita o trabalho do sabão e do bicarbonato amolecendo as fibras do tecido e fazendo com que a sujeira se solte mais facilmente.
  • Outro item muito usado é o vinagre, que serve para branquear, amaciar, tirar odores das roupas, entre outras muitas coisas.

Um excelente alvejante natural é o sol, não há nada melhor para tirar mancha ou “desamarelar” do que ensaboar a peça com sabão neutro ou sabão de coco e colocar ao sol. Realmente clareia, mas com o tempo o sol pode danificar as fibras do tecido, então é preciso ter muito cuidado para não tornar essa prática um hábito.

Magna alerta que o anil foi muito usado para limpar a roupa branca, mas que ele só cria uma ilusão de branco, criando uma nuance azulada na cor, portanto, não é aconselhável o uso deste produto.

Confira as dicas do passo a passo que a engenheira têxtil dá para ajudar a lavar as roupas brancas e mantê-las sempre com o tom vibrante e bonito:

1. Separe as roupas

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Foto: Thinkstock

O primeiro passo para começar a lavar as roupas é separar as brancas das coloridas. As peças com cor podem soltar tinta e manchar as peças brancas, por isso precisam ser lavadas separadamente.

2. Retire as manchas

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Foto: Thinkstock

Antes mesmo de deixar as roupas de molho é bom verificar se não há nenhuma mancha, se houver, retire antes de deixar de molho. O certo é tirar a mancha assim que ela é feita, manchas secas se tornam mais resistentes e mais difíceis de retirar.

Existem diversos produtos pré-lavagem que retiram as manchas, mas em alguns casos nem os produtos especializados são o suficiente para limpar perfeitamente.

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?
Veja também
Como tirar mancha de roupa branca: 8 métodos caseiros e simples

Como a maioria das pessoas que usa branco todos os dias são profissionais da saúde, manchas de sangue são comuns e nesse caso a água oxigenada 10 volumes é excelente para tirar essas manchas, basta colocar um pouco sobre a mancha e deixar uns minutos.

Outro produto bom para tirar as manchas em geral é o álcool, solvente e desinfetante, este produto retira qualquer tipo de sujeira.

3. Deixe de molho

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Foto: Thinkstock

Não é bom esfregar muito nenhuma peça de roupa, com o uso e a frequência das lavagens a fibra do tecido começa a ficar desgastada. Por isso, antes de esfregar sua roupa branca, coloque-a de molho. Existem diversos truques de como deixar de molho para que a peça não fique amarelada nem encardida.

Algodão e linho: Em um balde coloque a peça de roupa e cubra com água quente. Acrescente um copo de álcool, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um copo de sabão em pó ou sabão de coco ralado. Deixe de molho por 2 horas e lave normalmente.

Leia também:  Como Pedir Um Desejo Que Se Realize?

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?
Veja também
Detergente caseiro: veja dicas para fazer o produto em casa

Seda: Deixe de molho no leite e depois lave com sabão de coco ou neutro, enxaguando bem. Evite colocar peças de tecidos delicados como a seda na máquina de lavar.

4. Lavar a roupa normalmente

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Foto: Thinkstock

Existe uma dica para lavagem de roupas brancas na máquina de lavar que é muito válida: Para cada cinco litros de água na máquina, coloque um copo de álcool, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e a medida usual de sabão. Essa receita garante que suas peças se mantenham por mais tempo com “caras de nova”.

Nunca lave suas roupas brancas com muito amaciante e sempre enxágue muito bem, se sobrarem resíduos do produto, as roupas podem ficar com manchas ou amareladas.

E por fim, para garantir a limpeza da roupa branca, coloque cada peça para secar pelo avesso. Assim você evita que os varais ou alguma sujeira do ar acabem manchando o tecido.

Como tirar mancha de roupa branca: principais truques • Jeff

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

O branco combina com tudo, mas o grande problema é que a roupa branca fica amarelada conforme o tempo. Por esse motivo, hoje em Mr Jeff, queremos oferecer alguns truques para você saber como tirar manchas da sua roupa branca e deixá-la impecável.

Como tirar mancha de roupa branca: a melhor solução profissional

Além de todos os truques anteriores, muitas vezes quando lavamos a roupa branca ou colorida em casa, elas não ficam como esperamos. Por isso, Mr Jeff, recomenda que você deixe suas peças de roupa à cargo dos melhores profissionais, que tratarão suas peças de uma maneira especial e com todos os cuidados necessários.

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Principais truques de como tirar mancha de roupa branca

Para começar, Mr Jeff te oferecerá algumas pautas básicas para tirar manchas de roupa branca, um resumo de técnicas que, ainda que óbvias, acabamos esquecendo ou ignorando, por isso nunca é demais lembra-las.

  • Separe de forma correta a roupa. As cores pastéis ou cinzas não são branco. Não misture outras cores com as peças brancas na mesma máquina, você deve realizar uma lavagem exclusiva com roupas brancas.
  • Na máquina de lavar, utilize água fria ao invés de água quente. A água fria penetra nos tecidos de uma forma diferente, nos ajudando a manter um branco perfeito. Isso ajudará a manter a sua roupa branca impecável além de contribuir com o meio ambiente.
  • Devemos prestar muita atenção no tecido que estamos lavando e sempre seguir as instruções de limpeza da peça. Desse modo podemos conservar a roupa em bom estado durante o maior tempo possível. Uma peça de algodão não se lava igual a uma peça de seda ou cashmere.
  • Troque o branqueador químico por bórax. O branqueador químico, caso não utilizado de maneira correta, pode deixar manchas amareladas nas peças. Por outro lado, o bórax é um branqueador que garante ótimos resultados e que não possui componentes químicos.

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Como tirar mancha de roupa branca

  • Ataque as manchas o antes possível. Esse truque é básico, se não tratamos de eliminar a mancha assim que ela atinge a roupa, teremos muita dificuldade mais tarde quando chegue o momento de colocar na máquina. Inclusive algumas manchas podem permanecer na peça, a danificando para sempre.
  • Outro truque para lavar roupa branca é evitar, na medida do possível, o uso de cândida. Com esse produto a roupa branca fica amarelada com o passar do tempo, é certo que ajuda com as manchas mais difíceis, mas se a sua roupa não estiver excessivamente manchada evite utiliza-la.
  • Não lave toalhas e lençóis juntos, já que a toalha pode soltar bolinhas de tecidos que podem ficar presas nos lençóis. Além disso pode incomodar na hora de dormir.

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Como tirar mancha de roupa branca

  • Coloque a roupa para secar o mais rápido possível, esse truque serve para qualquer tipo de roupa. É fundamental tirar a roupa da máquina de lavar o quanto antes para evitar que a peça agarre mal cheiro. Quando a roupa permanece muito tempo molhada, produz um mal cheiro que é difícil de eliminar.
  • O sol e os raios ultravioletas ajudam a branquear a roupa. Coloque a roupa para secar sempre durante o dia e em uma área externa, a ação do sol nas peças irá ajudar com o processo de branqueamento.

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Como tirar manchas de roupa branca: truques da vovó

A continuação destacamos truques caseiros dos quais nossas mães e avós utilizavam e que em muitos casos funcionam melhor. Talvez alguns de vocês saibam de memória, mas outros vão se surpreender!

  • O limão é um potente branqueador, coloque a roupa de molho com um suco de limão ou dois (em função da quantia de roupa que tenhamos) isso ajuda a branquear as peças. Também podemos colocar na lavadora meio limão dentro de uma meia para conseguir um efeito similar.
  • Outros elementos que ajudam a branquear a roupa, ainda que resultam mais fortes para as peças delicadas, são: água oxigenada, amoníaco, vinagre e o bicarbonato. Podemos utilizar a mesma técnica, colocando a roupa de molho com alguns desses componentes, ou coloca-los junto de uma meia dentro da máquina de lavar, sempre atento com a quantia que utilizamos para lavar roupa branca. Confira através do seguinte vídeo a forma correta e as proporções utilizadas para cada elemento
  • O bicarbonato é recomendado especialmente para atuar contra manchas específicas. Se você possui dificuldades com alguma mancha, esfregue a peça com um pouco de água e uma pequena colher de bicarbonato para que a mancha desapareça com mais facilidade.
  • A água oxigenada também é recomendada para desinfetar peças. Podemos utiliza-la, por exemplo, para limpar roupas íntimas na máquina de lavar.

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

Como tirar mancha de roupa branca

Outras publicações que podem ser do seu interesse:

  • Como tirar mancha de tinta da roupa: dicas e conselhos

Se você gostou do nosso post sobre Como tirar mancha de roupa branca, dê uma nota!

7 truques de como clarear roupa branca que você precisa testar

Como Branquear Roupa Branca Que Ficou Amarelada?

iStock

Por Nicole Dias
                               Em 11.08.20

Marcas de desodorante, sujeiras, encardidos que parecem eternos. Afinal, como clarear roupa branca? Existem diferentes receitas caseiras que prometem solucionar esse problema, seja para deixar panos de prato como novos ou para deixar as camisetas livres de manchas. Confira abaixo os tutoriais:

Como clarear roupa branca com vinagre

  1. Misture duas colheres de bicarbonato de sódio com duas colheres de vinagre branco;
  2. Aplique essa pastinha diretamente sobre a área manchada;
  3. Deixe agir por 30 minutos e depois lave a peça normalmente.

Não sabe como tirar o encardido de roupa branca, especialmente aquelas marcas de desodorante? Acompanhe os passos abaixo:

Esse truque de limpeza pode não funcionar com manchas mais antigas, mas vale a pena fazer o teste!

Como clarear roupa branca no micro-ondas

  1. Molhe a peça com água e esfregue com sabão para tirar o grosso da sujeira;
  2. Acrescente um pouco de água sanitária e sabão em pó nas peças e, depois, coloque-as em uma sacola plástica;
  3. Faça um laço na parte de cima da sacola, mas deixe um espaço para que o ar saia;
  4. Deixe no micro-ondas por 3 minutos, dê uma pausa para sair o ar e, depois, deixe por mais 2 minutos;
  5. Remova com cuidado as peças, que estarão quentes, e enxágue normalmente.

Que atire a primeira pedra quem nunca se pegou perguntando: “como faço para tirar o amarelado da roupa branca”? Aposte no poder do calor do micro-ondas. Play no vídeo:

Esse truque é ótimo para deixar seus panos de prato branquinhos de novo.

Como clarear roupa branca com álcool

  1. Em dois litros de água morna, misture meio copo de bicarbonato, meio copo de sabão líquido e meio copo de álcool;
  2. Deixe de molho por 6 horas em um recipiente fechado com tampa;
  3. Depois, lave tudo normalmente, seja na máquina ou no tanque.

Você pode substituir o sabão líquido da misturinha por sabão de coco ralado. No vídeo abaixo, veja as explicações completas:

Trata-se de uma boa solução para meias ou panos de prato, por exemplo.

Como clarear roupa branca com água oxigenada

  1. Em uma bacia, misture uma colher (sopa) de sabão em pó, 2 colheres de água-oxigenada e 2 litros de água quente;
  2. Mexa bem para dissolver o sabão;
  3. Deixe as roupas de molho por 30 minutos e finalize a lavagem da forma usual.
Leia também:  Como Saber O Tipo De Sangue Que Tenho?

Sim, utilizando água e mais dois ingredientes, você faz uma misturinha poderosa para mandar os encardidos embora. Acompanhe:

Tenha cuidado se as suas peças brancas tiverem partes coloridas, que podem acabar manchadas em contato com produtos mais fortes.

Como clarear roupa branca fervendo

  1. Coloque água em uma panela grande e deixe ferver;
  2. Acrescente uma colher (sopa) de sabão em pó e uma de bicarbonato de sódio;
  3. Cozinhe as roupas sujas por 5 minutos;
  4. Desligue o fogo e deixe a água esfriar por completo;
  5. Faça a lavagem normal com sabão em pó.

Sabe aquelas receitas que nossas avós faziam antigamente? Pois é, elas davam – e ainda dão – resultado. Veja no passo a passo:

Viu só como o fogão não precisa ser usado apenas para fazer comida? Pode lavar roupa também!

Como clarear roupa branca com detergente de coco

  1. Derreta um sabão Vanish ralado em água morna;
  2. À parte, misture água, detergente de coco e álcool;
  3. Junte as duas misturas e acrescente água oxigenada;
  4. Armazene o líquido em uma garrafa e utilize na máquina de lavar, na parte de alvejante.

Muita gente procura dicas de como clarear roupa branca com Vanish, e aqui ele é um importante ingrediente – na sua versão em sabão. Veja no vídeo:

Seguindo as medidas apresentadas no vídeo, você conseguirá fazer mais de 5 litros de líquido branqueador e poderá utilizar várias vezes.

Como clarear roupa branca com açúcar

  1. Misture meio litro de água sanitária com um copo de açúcar, mexendo até dissolver;
  2. Acrescente meio litro de água;
  3. Coloque os panos de prato ou outras peças nessa mistura e deixe de molho por 20 minutos;
  4. Finalize lavando normalmente.
  • É impressionante ver a cor da água depois que os panos encardidos são tirados do molho. Confira:
  • Diferente de outras receitas caseiras, nessa a água pode ser usada na temperatura ambiente – não precisa estar aquecida.
  • Agora que você já sabe como clarear suas peças brancas favoritas, não deixe de conferir também nossas dicas de como tirar manchas de roupas.

8 dicas para tirar manchas e clarear roupas brancas | Facilita

As roupas brancas sempre precisam de um cuidado extra, principalmente na hora da lavagem. Por serem peças claras, muitas vezes as sujeiras e as manchas são mais difíceis de eliminar, e esse processo deve ser realizado de maneira correta para não correr o risco de perder a peça.

Mas, o que fazer quando a roupa branca está manchada ou amarelada? Como tirar o tom amarelo de um tecido branco ou o encardido típico de roupa guardada?

Ficou curioso para saber quais técnicas usar para branquear as roupas? Então, confira a lista que fizemos para te ajudar a economizar através de receitas caseiras para clarear roupas e tecidos.

Branca, branquíssima

Dica 1. Sabão em Pó + Bicarbonato de Sódio

Em um panela ferva água suficiente para cobrir as roupas brancas. Acrescente sabão em pó até a água ficar azul, insira 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe de molho por aproximadamente 6 horas. Após esse período, lave a roupa normalmente. Caso seja na lavadora utilize o ciclo longo.

Dica 2. Vinagre Branco

Um grande agente branqueador de roupas é o Vinagre Branco, principalmente aquelas roupas que estão amareladas. Coloque em um balde, 1 litro de água e 1 xícara de vinagre branco. Deixe de molho durante um tempo, e depois enxague. Para conservar mais tempo a roupa com aspecto branco estenda sempre no sol.

Dica 3. Sabão de Coco

Lave a roupa branca com sabão de coco. Depois coloque dentro de um saco plástico e deixe de molho por 24 horas, em seguida, lave a peça novamente somente com água. Caso esteja utilizando uma lavadora use o programa longo. Essa dica foi inspirada em um hábito antigo da época dos nossos avós, popularmente conhecido como “Quarar Roupa”.

Dica 4. Alvejante + Bicarbonato de Sódio

Em um balde coloque água morna, um pouco de alvejante (sem cloro) e uma colher de bicarbonato de sódio. Deixar de molho durante um período, depois esfregar e lavar separado de outras roupas. Essa é uma forma muito eficiente para desencardir a roupa branca.

Dica 5. Ciclo de Lavagem para Roupa Branca

Para finalizar a lavagem e te ajudar a poupar trabalho, verifique se a sua máquina tem um ciclo de lavagem específico para roupas brancas. Caso sua lavadora seja da Consul, pode ficar tranquilo, pois ela possui essa função.

Manchou, e agora?

Além de branquear a roupa, às vezes precisamos lidar com aquelas manchas inconvenientes que não saem de forma alguma. Por isso, separamos algumas técnicas caseiras que retiram manchas para sua roupa ficar mais branca e perfeita.

Dica 6. Pinho sol para manchas de vinho

Caiu vinho na roupa? Calma, coloque em um balde: um copo americano de desinfetante Pinho Sol e deixe de molho no sol, e depois lave. Essa técnica ainda deixa as roupas mais branquinhas.

Dica 7. Limão + Bicarbonato de sódio para marcas de suor

Sabe aquelas manchas de suor que ficam nas roupas brancas? Para tirá-las você pode colocar uma colherada de bicarbonato de sódio na área manchada e esfregar com metade de um limão. Deixar por cerca de 15 minutos e depois enxaguar com água morna. Se a sua opção é a máquina de lavar adicione uma xícara de bicarbonato de sódio ao sabão (da sua preferência).

Dica 8. Vinagre para eliminar o mofo

Manchas de mofo? Sim, roupas guardadas por muito tempo podem adquirir o que chamamos de bolor, que é muito perceptível nas peças brancas. Um dica para retirar essas manchas é o uso do vinagre.

Você pode deixar a peça de molho em um balde com água e vinagre durante 20 minutos e em seguida lavar a roupa normalmente.
Essa mesma dica é válida para as roupas de cama que estão guardadas a um tempo.

Essas são somente algumas técnicas para clarear, desencardir e tirar as manchas das roupas brancas que estão no armário. O essencial é achar uma dica que se adeque ao que sua peça mais precisa.

Além disso é importante saber o que significam os símbolos de lavagem na etiqueta. É lá que você encontra informações essenciais para lavar a roupa. Evite sempre que possível alvejantes com cloro, pois geralmente esse produto pode amarelar ainda mais a peça.

Como clarear roupa branca: passo a passo e dicas essenciais

Lavar roupa branca pode ser um desafio e tanto quando não se sabe muito bem o que fazer com ela. Afinal, precisa de alvejante? Deixa de molho? Lava com sabão de coco? Usa anil?

Calma! Não precisa queimar os seus neurônios para descobrir como clarear roupa branca. Todas as informações que você precisa estão aqui, nesse post. Vem ver.

Como clarear roupa branca: dicas e cuidados

Você já ouviu aquele ditado “melhor prevenir, do que remediar”, não é mesmo? No caso das roupas brancas, a prevenção tem tudo a ver com a lavagem correta.

Por isso, o primeiro cuidado que você deve ter é separar as peças brancas das peças coloridas e escuras. Isso porque as roupas coloridas podem soltar tinta e acabar manchando as peças mais claras.

E para evitar desperdício de tempo, água e energia, procure acumular um bom número de peças antes de fazer a lavagem, ok?

Feito isso, use os produtos adequados para a lavagem de roupas brancas. Evite, a todo custo, o uso de água sanitária e cloro nas roupas brancas. Isso porque a água sanitária (e o cloro) tende a amarelar as peças com o passar do tempo, sem contar que ela danifica as fibras do tecido, fazendo com que suas roupas se desgastem mais rapidamente.

Prefira usar sabão de coco para fazer a lavagem, única e exclusivamente.

Mas antes de colocar a roupa na máquina ou no tanque é importante verificar se existe alguma mancha. Em caso positivo, faça a remoção manualmente. O procedimento para tirar mancha de roupa branca vai depender do tipo de mancha.

Por exemplo, manchas de gordura, como massa de tomate, óleo de fritura ou batom, devem ser removidas com detergente neutro e água morna. Já as manchas amareladas causadas pelo suor ou uso de desodorante, por exemplo, podem ser removidas com água oxigenada. Em ambos os casos, deixe o local da mancha por alguns minutos de molho e esfregue em seguida.

Na hora de lavar, leia a etiqueta da roupa e certifique-se que a peça pode ser lavada na máquina ou no tanquinho. Para o caso de roupas brancas delicadas, a recomendação é sempre fazer a lavagem à mão ou, no máximo, usando saquinhos protetores para máquina de lavar.

O momento da secagem também é importante para as roupas brancas. A dica aqui é virar a peça do avesso, assim caso alguma poeira ou sujeira entre em contato com a roupa, ela não ficará visível.

Leia também:  Como Sei Que A Pilula Do Dia Seguinte Fez Efeito?

Como clarear roupa branca com detalhes coloridos

As roupas brancas com estampa ou detalhes em outras cores devem receber uma atenção diferenciada na hora da lavagem e da remoção de manchas.

A primeira coisa que você deve fazer é saber se as partes coloridas da roupa soltam tinta. Faça o teste molhando apenas a área com cor e friccione uma esponja sobre o local.

Em seguida, verifique se algum resquício de tinta ficou impregnado na esponja. Em caso positivo, lave a peça separadamente das demais roupas brancas e não use alvejantes na peça.

Como clarear roupa branca amarelada

Coisa triste é ver aquela roupa branquinha ficando amarelada com o tempo. E isso pode acontecer, mesmo que você tome todos os cuidados mencionados acima.

Mas por sorte existem várias receitinhas caseiras que prometem acabar com o problema. Confira algumas delas:

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos maiores aliados da limpeza domestica, inclusive, no que diz respeito a lavagem de roupas.

Para clarear roupa branca amarelada experimente diluir meio copo de bicarbonato de sódio em um balde com água até a metade. Para potencializar o efeito, adicione meio copo de vinagre branco.

Mergulhe a roupa (que deve já deve estar lavada) e deixe-a de molho nessa mistura por cerca de duas horas. Retire-a do balde, enxague e coloque para secar como de costume.

O bicarbonato de sódio também pode ser usado para ajudar a remover manchas de colarinho, punhos e axilas. Nesse caso, a dica é fazer uma pastinha com o bicarbonato e esfregá-lo diretamente sobre as manchas secas. Deixe a mistura agir por aproximadamente uma hora. Esfregue mais um pouco se achar necessário, lavando e enxaguando em seguida como de costume.

Vinagre branco

O vinagre branco é outro ótimo agente clareador e que pode ser usado para reavivar o branco das roupas.

O procedimento é similar ao do bicarbonato. Ou seja, basta diluir meio copo de vinagre branco em um balde com água e mergulhar a roupa. Pode adicionar bicarbonato se desejar.

Em seguida, enxague e lave a roupa como de costume.

Outra opção é colocar o vinagre diretamente no dispenser da máquina de lavar. Mas, lembrando que, nesse caso, o resultado não é tão eficiente quanto na lavagem manual.

A melhor parte de usar vinagre é que ele atua como um multiuso, já que além de clarear as roupas, o produto ainda amacia e tira odores.

Limão

O limão possui a mesma ação branqueadora do vinagre e pode ser usado para clarear as peças brancas seguindo o mesmo passo a passo.

Para manchas encardidas, no entanto, recomenda-se o uso do bicarbonato em conjunto com o limão. Faça uma pastinha com os ingredientes e esfregue no local da mancha.

Água morna ou quente

A água morna ou quente funciona muito bem para remover manchas e clarear as roupas brancas, especialmente no caso de manchas mais difíceis. Isso porque as altas temperaturas abrem as fibras do tecido e, com isso, a sujeira sai com maior facilidade, deixando a sua roupa mais limpa com menos esforço.

Mas se a intenção for apenas branquear as peças, use a água quente junto com o bicarbonato de sódio. A dupla é tiro e queda.

Água oxigenada

  • A água oxigenada pode ser usada para remoção daqueles amarelados difíceis de sair, como os de desodorante, por exemplo.
  • Nesse caso, basta aplicar água oxigenada (volume 20 ou 30) diretamente sobre a mancha, aguardar cerca de meia hora e enxaguar em seguida.
  • Caso a mancha persista, repita o procedimento.

Alvejante e bicarbonato

Outra boa dica para clarear roupas brancas amareladas é a mistura entre alvejante (sem cloro) com bicarbonato de sódio.

Coloque a roupa branca de molho nessa mistura e aguarde por cerca de uma hora. Enxague e lave como de costume.

Anil

Essa é uma dica de vó! O anil, vendido em pedra ou liquido, é usado há muito tempo para branquear as roupas. Mas atenção: o anil pode criar uma falsa sensação de brancura, uma vez que ele confere a peça um tom de branco azulado.

Por isso, seu uso é recomendado apenas esporadicamente. No dia a dia mantenha os cuidados com a peça branca para garantir a brancura real.

Coloque a roupa pra quarar

Essa dica também é bem antiguinha e consiste, basicamente, em colocar a roupa exposta ao sol.

Para isso, você deve ensaboar a peça com sabão de coco e deixá-la aberta dentro de uma bacia. Em seguida, procure um lugar da casa com incidência direta de sol e coloque a bacia com a roupa por lá. Esse processo é o que nossas avós chamavam de “quarar”.

O sol é um agente clareador natural e junto do sabão ajudam a deixar as peças mais branquinhas.

E então qual dessas técnicas de clarear roupa branca você vai adotar na sua vida?

Manchas amareladas em roupas brancas têm solução! Aprenda a se livrar delas

Tudo bem que a roupa branca é linda e que algumas peças só ficam realmente bonitas quando aparecem com essa cor. Mas, ao pensar na facilidade com que elas se sujam e ficam com manchas amarelas, não dá nem vontade de adicionar esse tom no armário só para poupar trabalho.

No entanto, como quase tudo na vida tem solução, uma boa notícia: sabe aquela camisa ou vestido que você amava e acabou tendo que deixar largado em um cantinho do guarda-roupa por causa do encardido que não saiu por nada? Então, já pode pensar em uma ocasião para usá-los. Isso porque separamos alguns truques infalíveis que vão ajudar a deixar a sua peça novinha em folha!

Exposição ao sol ajuda a remover manchas mais amenas das roupas brancas

Um truque simples – e que não vai te custar nada – para eliminar manchas amarelas das roupas brancas é o seguinte: contar com a ajuda do sol. Calma, a gente te explica! Enquanto os raios solares causam manchas na pele, seu efeito é totalmente contrário nos tecidos – já que a exposição a eles ajuda a clarear tons claros que estão encardidos.

Para fazer isso, é só lavar a roupa normalmente e, depois, colocá-la no varal virada para a parte em que o sol bate por mais tempo. Simples assim!

Dica extra: Para um melhor resultado, deixe para tentar esse truque em dias extremamente ensolarados.

Água quente e sabão azul ou de coco tiram as manchas insistentes

Se a sua mancha é mais insistente ou você apenas quer um método alternativo, anote aí a dica: lave a roupa com água quente e, depois, esfregue bem a parte que está comprometida com algum produto – como o sabão azul ou de coco em barra. Já se não tiver em casa use a alternativa caseira: bicarbonato de sódio e algumas gotinhas de vinagre.

O passo a passo é o seguinte: enxágue a peça de roupa com água quente e, depois, use o produto de sua preferência. Se for vinagre, antes de ir para o próximo passo aplique algumas gotinhas diretamente na área afetada e deixe agir por alguns minutos.

Agora, esfregue bem a área mais amarelada até perceber que o tecido está clareando. Por fim, faça um último enxágue com a água em temperatura fria.

Se o dia estiver ensolarado, pode até aproveitar a dica anterior e colocar a roupa para secar no sol para garantir que a mancha seja removida de uma maneira ainda mais eficaz. Outra sugestão é quarar a roupa – isto é, deixá-la de molho exposta ao sol.

Só não se esqueça de lavar antes a área afetada com o sabão da sua escolha, ok? A sua peça branca vai ficar parecendo novinha, você vai ver!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*