Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

Bomba Para Puxar Água da Rua sem Pressão AutomaticamenteA Bomba Para Puxar Água da Rua sem Pressão Automaticamente é Ideal para levar a água que vem fraca da rua até a caixa ou levar a água da caixa que não tem pressão até a torneiraComo Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

  • Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?
  • Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?
  • Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?
  • Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

Marca: GloboDisponibilidade: Imediata Referência:

Funcionamento:

Água de rua: Ideal quando a água chega fraca até o jardim e não tem força para subir para caixa. Ver figura 102 • Quando a água movimentar para cima (subir) o sensor de fluxo liga a bomba.

• Quando a água parar de movimentar para cima (parar de subir) o sensor de fluxo desliga a bomba.

• O que faz a água parar de subir e a bomba desligar: 1- acabou água da rua, 2- a água da rua está com ar, 3- a caixa encheu e a BOIA fechou a água.

• Após o desligamento o painel espera 3 horas e dá um breve toque na bomba, se água subir novamente a bomba continua ligada, se não subir ela desliga. Isto é útil quando tem água na bomba, mas ela está parada sem pressão para subir. Também evita que a bomba trave por falta de uso.

Torneiras sem pressão: Ideal quando tem água na caixa, mas não tem pressão nas torneiras. Ver figura 307. • Quando abre a bomba liga e pressuriza toda rede. • Quando fecha as torneiras, a bomba desliga e novamente sua rede fica sem pressão.

• Não precisa de boia elétrica pois ela só funciona se tiver água.

Cisterna: Ideal quando se tem uma caixa embaixo e outra em cima. Ver figura 103. • A cada 3 horas (tempo ajustável) a bomba liga por 5 segundos, se a água subir ela permanece ligada, se não subir ela desliga.

• Não precisa de fios ou boia elétrica, se a água não sobe é porque a caixa de cima está cheia (boia fechada) ou acabou a água debaixo.

Conheça nossa automação conjugada com água da rua e cisterna direto nas torneiras, ver figura 308. Acesse Pressurizador automático de cisterna de poço e água da chuva.

Itens: • 01 painel bivolt automático patenteado pela Globo Resistências que liga ou desliga a bomba automaticamente. • 01 sensor de fluxo que detecta o movimento “entrante” da água e manda sinal para o painel da Globo Resistências.

• 01 bomba de 0,5 CV bivolt manual, silenciosa que joga até 2000L/H, distância máxima 500m, altura máxima 25 m, pressão máxima 30mca.

Observação: Não acompanha caixa metálica, mangueiras ou conexões.

Dúvidas frequentes: • Temos disponível a pronta entrega. • A utilização desta bomba não vai estourar o cano, pois a pressão máxima é 30mca e os tubos aguentam 60mca. • A bomba joga água até 25 metros de altura. • Não possuiu bloqueador de ar. A boia não vai deixar entrar ar e nem água.

Com a bomba ligando de três em três horas e utilizando a boia de alta vazão, a caixa ficará sempre cheia e, consequentemente, a conta de água vai diminuir. • A bomba não suga ar, somente água. • Quando tiver ar e água na rede, o fluxostato vai desligar a bomba por falta de fluxo contínuo.

• Quando a rede tiver muito ar, a bomba vai funcionar normalmente, pois o dia tem 24 horas e a bomba vai ligar 8 vezes no dia, em algum momento vai ter somente água e sua caixa vai encher. • Se estiver com pressão, a água sobe sem ligar a bomba? Sim e não. Se a caixa esvaziar só um pouquinho e água tiver com pressão ela sobe normalmente sem ligar a bomba, porque o fluxo é pequeno.

• Funciona com edícula ou no máximo 6 caixas, quando todas estiverem cheias, o fluxo para e a bomba desliga. • Funciona sem hidrômetro. • A Globo Resistências não realiza a instalação. • Funciona pressurizando as torneiras. Faça a instalação conforme a figura 307. • Funciona com cisterna. Faça a instalação conforme a figura 103.

• Só vai funcionar com torneira direto da rua, dentro de casa se for instalado o kit cisterna conjugado com água da rua, conforme a figura 308. • Funciona com válvula transferidora de pressão. • Se deixar a boia convencional, a caixa vai demorar mais para encher e a água da rua poderá acabar antes. • A bomba não trava.

• Adquirindo o kit que contém 01 uma bomba 1/2cv, 01 fluxostato e 01 painel inteligente, será necessário comprar as conexões de acordo com sua instalação. • Não é contra a lei, porém não se pode mexer no cavalete do hidrômetro. Se sua caixa estiver a menos de 10 metros de altura, é seu direito ter água sem faltar.

• Consumo aproximado de 1kWh a cada 1.000 litros bombeados.

Este produto foi desenvolvido e patenteado pela Globo Resistências. 

Cadastre-se e receba nossas novidades e promoções em seu email

Como reduzir a pressão de água da rua

É preciso haver alguma pressão no seu sistema de distribuição de água. A pressão permite a circulação de água em todos os canos da sua instalação e garante o bom funcionamento do chuveiro e das torneiras.

Mas tenha cuidado, se estiver muito forte, você está desperdiçando água e corre o risco de danificar seus dispositivos e componentes do seu sistema hidráulico, causando prejuízos e vazamentos de água.

Em alguns casos, podemos resolver o problema de pressão alta da água que chega da rua ou da caixa de água fechando um pouco o registro principal. No entanto, a instalação de um redutor de pressão pode ser necessária.

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

Pressão ideal no circuito de água doméstico

A água que flui através dos encanamentos é caracterizada por seu fluxo e pressão. O fluxo é a quantidade de água que sai de uma torneira em um determinado momento.

É expresso em litros por segundo ou minuto e depende estritamente do diâmetro dos canos. Já a pressão é a força com que a água sai da torneira. Ela comumente se expressa em bares.

Por isso, a pressão de água que chega da rua pode ser medida com um manômetro.

A pressão da água da rua permite que a água flua do serviço de abastecimento de água da sua cidade para sua casa. Além da gravidade, é sempre graças a pressão que a água chega até o chuveiro, em todas as suas torneiras, mangueiras de jardim e que possibilita que sua máquina de lavar roupa esteja cheia o suficiente para limpar a roupa suja na lavanderia.

Qual é a pressão de água ideal

Em geral, a pressão deve ser de 3 bar porque existem alguns riscos de ter muita pressão de água no sistema hidráulico. Portanto, uma pressão acima de 3 bar representa um desperdício de água e um risco para qualquer circuito de distribuição de água.

Desperdício de água: pressão e fluxo estão relacionados. Muita pressão pode causar um aumento de até 20% no consumo de água.

  • Uma pressão de 3 bar fornece uma vazão de cerca de 17 l / minuto;
  • Uma pressão de 4 bar fornece uma vazão de cerca de 20 l / minuto;
  • Uma pressão de 6 bar fornece uma vazão de cerca de 24 l / minuto.

Isso também gera um fluxo maior no encanamento, que além de um consumo excessivo de água, pode favorecer o aparecimento de vazamentos de água em registros, torneiras, emendas, junções, sifões, caixa de água e cotovelos.

Barulho e ruídos nos encanamentos: é uma espécie de batida que ressoa nos canos ao fechar uma torneira. Isso resulta de uma sobrepressão, a água em movimento sendo interrompida abruptamente. A onda de choque gerada pode danificar os tubos, enfraquecer soldas, emendas e juntas.

Desgaste prematuro das torneiras e registros: Pressão excessiva pode levar à liberação de depósitos de calcários nos tubos que acabam entupindo a passagem de água e danificam seus componentes hidráulicos.

Como medir a pressão da água do seu sistema de água doméstico?

Se você acha que a pressão da água que sai das torneiras é muito forte, consulte um encanador experiente e feche um pouco o registro principal até que ele forneça uma solução definitiva para o problema. Ele pode medir a pressão e dizer o que fazer.

Mas você também pode medir essa pressão com um testador de pressão. Você pode encontrar um manômetro para testar a pressão do encanamento da sua casa em casas para matérias de construção. O testador está equipado com um manômetro e uma ponta adaptável à torneira ou cano.

Como reduzir a pressão de água em casa?

Além de precisar aumentar a pressão de água da rua, muitas pessoas desejam aprender como fazer exatamente o oposto.

Se a medição da pressão de água que chega da rua mostrar que é muito forte (acima de 4 bar), você poderá precisar instalar um redutor de pressão de agua para hidrômetro.

O redutor de pressão é instalado no suprimento de água após o hidrômetro de água e o registro de retenção.

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

O produto também é indicado para ser instalado:

O aparelho de funcionamento simples reduz a pressão sem limitar o fluxo. É calibrado de fábrica em 3 bar ou ajustável. Pode incluir um manômetro para poder verificar a pressão na saída do dispositivo. Uma vez definida, a pressão permanece constante.

O regulador de pressão possui um funcionamento muito simples, a caixa de engrenagens inclui uma mola de ajuste e um diafragma flexível que controla uma válvula, que por sua vez, controla a passagem de água.

Leia também:  Como Fazer Com Que Ele Se Apaixone Por Mim?

Quando puxa água, a pressão diminui, quando relaxa, empurra a membrana. Isso causa a abertura da válvula. Quando você fecha a válvula, a pressão no corpo do dispositivo causa o fechamento da válvula. A pressão é ajustada operando um parafuso que comprime a mola mais ou menos.

Redutor De Pressão Para Chuveiros

Se ao invés de precisar aumentar a pressão de água do chuveiro, você precise reduzi-la, pode simplesmente instalar um redutor de água para chuveiros. É uma peça plástica redutora de vazão para duchas e chuveiros, uma peça que vai instalada de fábrica na maioria dos chuveiros elétricos cuja sua funcionalidade é controlar a vazão de saída de água.

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

É uma peça plástica simples, com um ou alguns furos pequenos que ajuda a limitar a vazão de água, a peça é instalada na entrada de água do chuveiro, basta colocar a peça e reinstalar o chuveiro.

Redutor de vazão para torneiras

O redutor de vazão para torneiras, reduz a passagem de água. Existem muitas linhas de economizadores (arejadores e redutores de vazão de água para torneiras), que visam a preservação e economia. Para que servem os redutores de vazão ou reguladores de fluxo para torneiras?

Os reguladores de fluxo de água são instalados na base da torneira e como o nome sugere, possibilita regular o fluxo de água que sairá da torneira.

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

Além disso, há outro componente que pode ser instalado na torneira para economizar água e manter o conforto.

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

Essa peça é conhecida como arejador, ela possibilita misturar ar à água, diminuindo o fluxo e mantendo a sensação de volume e direcionando água suficiente para lavar louça.

Como aumentar a pressão do Chuveiro e Torneiras de Casa

No artigo de hoje vamos lhe ensinar a como aumentar a pressão do chuveiro e torneiras de casa com medidas simples e fáceis de serem postas em prática. Acompanhe e tenha mais pressão na hora de higienizar ou tomar um bom banho.

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

Para cada situação, existe uma solução diferente. Sendo assim, trouxemos 3 considerações que você pode pôr em pratica quando quiser aumentar a pressão do chuveiro, e uma dica praticamente infalível para aumentar a pressão das torneiras em sua casa. Veja como fazer:

1- Retire o redutor de água

No caso dos chuveiros, muitos vêm acompanhado com um redutor de água. Isso porque há quem receba água com uma pressão mais exacerbada e, o excesso pode acabar prejudicando o mecanismo do chuveiro.

Porém, se você tem notado uma baixa pressão na água na hora do banho, basta você abrir o seu chuveiro e retirar este redutor. Vale destacarmos se a água vem da rua, você não pode retirar o redutor, ok? Apenas em casos que a água vem da caixa da água. Veja, na imagem abaixo, como fazer:

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?Foto: Blog Sincenet

2- Usar chuveiro com pressurizador

Outra alternativa interessante de como aumentar a pressão no chuveiro em casa é comprando uma opção que já venha com um pressurizador embutido. Isso fará com que a água saia com muito mais pressão, promovendo momentos mais relaxantes e agradáveis durante o banho.

Além da opção de pressurizador, existem alguns modelos que apresentam o chamando “press plus”, que nada mais é do que um mecanismo que impulsiona a pressão da água.

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

Leia também: Como Instalar Caixa D’água – Passo a Passo

3- Comprar um pressurizador

Se você não quiser investir em um chuveiro novo, poderá apostar na compra de apenas um pressurizador de água. Esta, por sua vez, assemelha-se a um tipo de bomba que aumenta a pressão de água, proporcionando uma vazão maior durante o banho.

Este pressurizador poderá ser instalado diretamente na saída de água da rede, aumentando a pressão em todos os pontos de consumo de sua casa, e não necessariamente apenas no chuveiro. Assim, você já saberá como aumentar a pressão do chuveiro e torneiras de casa.

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

4- Desmonte a torneira

No caso da torneira, se a pressão estiver baixa, você pode remover a porca que prende a bica e levante esta última. É possível que você tenha que remover um colar de retenção antes de qualquer coisa.

Entretanto, se você estiver lidando com uma torneira de banheira com uma só manopla, será necessário encontrar um parafuso de cada lado abaixo da peça cromada. Ambos deverão estar bem apertados, antes que você remova a bica.

Assim, se houver uma arruela ou mola na base da bica, você deverá removê-la com cuidado, utilizando a sua chave de fenda. Depois é só enxaguar os sedimentos ou substituir, caso estejam quebrados.

Ou então, como mencionamos no tópico anterior, você poderá investir em um pressurizador de água, pois ele será posto não somente para dar pressão para o chuveiro, como também, para promover este resultado em qualquer torneira e abertura de água em sua casa.

Leia mais: Segurança Residencial: 5 Dicas para elevar a segurança em casa

Não tenho pressão no chuveiro, o que fazer? Saiba como aumentar a pressão da água

A pressão da água depende da altura da coluna d’água, ou seja, a altura em que se encontra a caixa d’água em relação ao seu chuveiro. Quanto mais alta ela estiver, maior será a pressão que o chuveiro irá receber.

Saber identificar essa altura é importante para resolver o seu problema. Identifique no seu chuveiro qual é a altura da coluna d’água recomendada para um bom funcionamento e analise qual solução resolverá seu problema de falta de pressão.

Retirar o redutor de água

Verifique se no seu chuveiro há o redutor de água, uma peça que vai instalada em grande parte dos chuveiros elétricos cuja função é controlar a vazão de saída de água não permitindo que seja maior do que 10 litros por minuto. É uma peça plástica, parecida com uma peneira, a qual se encontra na entrada de água do chuveiro, basta retirar a peça e reinstalar o chuveiro.

Mas atenção, se a água vem da rua, é necessário manter o redutor, pois a pressão da água varia muito ao longo do dia. Lembrando que a partir de 8 MCA (metros de coluna d’água) o uso do redutor é obrigatório (em chuveiros da marca Lorenzetti).

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

Válvula alternadora de pressão

É uma solução barata e muito prática, mas que só se aplica para quem tem acesso ao abastecimento da rede pública. A válvula alternadora de pressão (você encontra aqui) garante a utilização da maior pressão disponível no sistema, alternando entre a rede pública e a caixa d’água.

Funciona da seguinte maneira: quando a pressão da água da rede pública for maior que a pressão interna da caixa d’água, automaticamente o êmbolo bloqueará a utilização de água da caixa e o fluxo de água será diretamente da rede.

Quando houver falta d’água da rede pública, automaticamente, o êmbolo será deslocado para o outro lado. A água da rede pública será bloqueada, permitindo a utilização do volume da própria caixa d’água.

O fluxo de água será através do volume de água da caixa, passando pela válvula e seguindo para saída d’água.

Veja o vídeo explicativo:

Compre a sua válvula alternadora de pressão aqui:

Como Aumentar A Pressão Da Agua Que Vem Da Rua?

Válvula Alternadora de Pressão

Comprar um chuveiro que já tenha pressurizador

Uma opção fácil para quem não quer se incomodar muito, é comprar um chuveiro que já tenha pressurizador, como o modelo Jet Turbo da Lorenzetti, que necessita de no mínimo 0,7 MCA e no máximo 2,5 MCA, ou o modelo Jet Master da Lorenzetti, que necessita no mínimo de 2,5 MCA e no máximo 40 MCA.

Outra opção é comprar um chuveiro que conte com a tecnologia Press Plus, que com apenas 1 MCA o chuveiro apresenta jatos de alta performance com vazão de 4,5 litros por minuto. Alguns modelos da Lorenzetti com essa tecnologia são Chuveiro Elétrico Acqua Star Ultra e Chuveiro Elétrico Acqua Storm Ultra que você encontra no site da Bela Metais.

Compre o seu chuveiro aqui:

Pressurizador de água

O pressurizador de água é semelhante a uma bomba que aumenta a pressão da água, proporcionando uma maior vazão durante o banho. Você pode fazer a instalação na saída de água da rede, aumentando a pressão também nos demais pontos de consumo ou então apenas no chuveiro.

O pressurizador Maxi Turbo Lorenzetti é uma solução econômica para problemas de pressão e volume de água, pode ser utilizado em qualquer ducha ou chuveiro elétrico aumentando o volume e a pressão de água. Deve ser instalado entre o chuveiro e a parede e necessita de apenas 0,7 MCA.

Os pressurizadores da Lorenzetti PL09, PL12 e PL20 possuem uma chave com posições: automático, manual e desligado. Quando na posição automático ele desligará ao fechar o registro de água.

Os pressurizadores PL09 e PL12 são indicados para todos os modelos de aquecedores a gás e para pressurização de máquina de lavar roupa, podendo ser instalado diretamente na entrada de água fria dos equipamentos que necessitam de mais vazão e pressão de água para funcionar, desde que sejam respeitadas as capacidades de funcionamento do produto.

Já o pressurizador PL20 é indicado para pressurizar a rede hidráulica e pressurizar duchas verticais, podendo ser instalado próximo a caixa d’água ou diretamente no aquecedor a gás. Note que devido ao peso do produto, você precisará fixa-lo na parede.

Leia também:  Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

O pressurizador PL400P possui acionamento automático e é indicado para pressurizar água para aquecedores a gás além de sistemas hidráulicos domésticos, rurais, comerciais entre outros. Pode ser instalado próximo a caixa d’água, para aumentar a pressão da rede, ou ao sistema hidráulico rural para encher a caixa d’água.

Compre o seu pressurizador aqui:

Como aumentar a pressão da água? Chuveiro, máquina de lavar, toneira…

Já tomou um banho ou tentou lavar pratos com baixa pressão de água? E que tal esperar a máquina de lavar encher para poder lavar a roupa? É uma péssima experiência.

A baixa pressão de água é algo mais comum de ocorrer em apartamentos de cobertura ou térreo, casas sem caixa d’água, ou casas com caixas d’água muito baixas. Só que você não precisa viver com essa pressão baixa na sua casa ou apartamento. Existe mais de uma solução para este problema, nem sempre caras demais.

Chame um encanador/bombeiro hidráulico

Antes de sair tentando pressurizar a sua casa, chame um encanador/bombeiro hidráulico.

Uma boa empresa terá um engenheiro civil especializado em hidráulica para supervisionar o trabalho do bombeiro hidráulico, fazer o diagnóstico correto da baixa pressão de água na sua residência, e apontar a solução de menor custo. Pode parecer mais caro o serviço, mas no médio prazo sai mais barato, e é com certeza uma solução definitiva para o seu problema.

A água da mangueira não tem muita pressão? Tem que usar algum sistema para pressurizar essa água, mas não é tão difícil quanto parece. (Foto: leadwatermainreplacement.co.uk)

Verifique o medidor de água da rua

Toda verificação de pressão de água deve começar pela fonte inicial que, no caso, é o medidor que vem da rua. Verifique se ele está operando com plena força, e se ele está repondo a água da caixa d’água. Em apartamentos, verifique se todos os registros estão abertos e funcionando corretamente.

Tome cuidado ao abrir os registros depois de alguma obra ou troca de canos, por conta do ar acumulado. Se os canos estiverem ligados em eletrodomésticos, desligue e abra para sair todo o ar e água, antes de religar.

Verifique o regulador de pressão de água da casa ou apartamento

Cada casa/apartamento, geralmente tem um regulador de pressão em seu encanamento para garantir que a água não corra com muita pressão. Um regulador de pressão com medidor pode repassar também uma medida exata da pressão da água da residência. Se tiver mais de um regulador, dá pra saber em qual sistema a pressão está caindo, detectando vazamentos com facilidade.

Verificando canos, torneiras, e chuveiros para pressão da água

Você terá de fazer vários testes de pressão na casa para ver quais são os canos que são dependentes. Em alguns casos, a instalação de canos de forma errada (como canos da cozinha juntos aos canos do banheiro) podem acabar com a pressão da água. Esses testes também visam eliminar possíveis problemas de pressão que possam estar sendo causados por entupimentos nos encanamentos da casa.

Válvula alternadora de pressão para caixa dágua

Essa válvula é um sistema inteligente, que utiliza de uma válvula ligada à água da rede pública e ao encanamento de sua residência, e sua caixa de água. Com esse sistema, a válvula vai utilizar a água que estiver com maior pressão: sua caixa de água ou água que vem direto da rede.

Pressurizador de caixa dágua

É um sistema de pressurização ativo do encanamento da residência. Instalado na distribuição de água da caixa de água, o pressurizador pode funcionar por energia elétrica, solar, ou uma mistura dos dois.

Ele ira pressurizar a água que vai para o encanamento da residência. Cabe ressaltar que se a pressão for maior do que a que os canos da residência aguentarem, eles podem começar a vazar.

A instalação deve ser supervisionada e orientada por profissionais qualificados.

Como aumentar pressão na mangueira?

Na mangueira, o ideal é usar um pressurizador elétrico ou lavadoras de alta pressão. Estas podem ser configuradas para baixa pressão, mas mesmo assim, pressurizando a água.

Veja um pouco sobre o funcionamento de um pressurizador de água no vídeo abaixo:

Como aumentar a pressão no chuveiro?

Pressurizadores de chuveiro tem efeitos satisfatórios, desde que você tenha boas instalações elétricas na sua residência e o encanamento do chuveiro esteja na altura correta. Por exemplo, aqui na minha casa, a altura do chuveiro teve que ser reduzida para o pressurizador começar a funcionar.

  • Como aumentar a pressão na máquina de lavar?
  • O mesmo pressurizador que funciona para o chuveiro funciona para a máquina de lavar.
  • Como aumentar a pressão em torneiras?

Existem torneiras com pressurizadores elétricos. Porém, instale apenas onde forem necessários, como torneiras de cozinhas e lavanderias, para economizar energia e água.

Se você mora em uma casa ou apartamento próprio, é uma boa ideia conversar com um engenheiro civil especializado em hidráulica para uma solução definitiva ao seu problema de baixa pressão de água.

Você tem mais sugestões de como aumentar a pressão de água em casas e apartamentos? Deixe nos comentários suas sugestões e dicas!

Assuntos

Pressão de água da Caixa D’água. Descubra como aumentar a pressão

Hoje vamos responder como aumentar a pressão da caixa d’água de uma residência ou unidade comercial. Durante o texto passaremos mais detalhes do que origina essa falta de força da água nas tubulações e indicar os equipamentos certos para resolver esse problema.

Quem tem um restaurante sabe que ter agilidade no momento de lavar os pratos e talheres faz a diferença no atendimento aos clientes. E imagine um estabelecimento desses com a água pingando nas torneiras da pia? É prejuízo na certa.

Dentro de casa temos um exemplo bem parecido: a água fraca na hora de tomar banho. Pensamos muitas vezes que o chuveiro está entupido. Nas duas situações a explicação mais provável é que a falta pressão da água. Ou seja, a água que vem da caixa d’água desce ou sobe com:

  • Menor pressão
  • Pouca velocidade
  • E vazão pequena

E antes de ir atrás respostas para pergunta como aumentar a pressão da caixa d’água, deve conferir alguns detalhes. Conhece-os a seguir.

Investigação das possíveis causas da falta de pressão em suas tubulações

Existem algumas recomendações prévias para fazer antes de sair quebrando paredes, ou até mesmo tirar sua caixa d’água do lugar. São observações simples que deve tomar para ter a certeza de qual é o real problema da distribuição de água dentro de seu estabelecimento ou residência.

Veja o check list que montamos para te ajudar:

  1. A análise do profissional – se a rede de tubulações de sua casa é complexa, ou não tem experiência em encanamentos, o correto é contratar um profissional idôneo para analisar o porquê de a água ser tão fraca nas torneiras. Os encanadores serão mais ágeis na identificação do problema, e logo vão recomendar a solução.
  2. Os vazamentos – conferir se nos tubos existem furos ou vazamento nas conexões, é um exame fácil de fazer, e em alguns casos, eles são os responsáveis pela falta de pressão.
  3. O reservatório não recebe água – será que a caixa d’água está sendo abastecida com o volume certo? É possível que a rede externa de distribuição esteja com problemas, e o reservatório não está enchendo o suficiente para mandar água para torneiras com a força necessária. Nesse caso, conferir como anda o medidor de água, por exemplo, é interessante.
  4. Regulador com problemas – se existe um regulador de pressão entre a caixa d’água e a tubulação interna do imóvel, é importante conferir se ele está intacto.

Esses são passos básicos que um bom profissional já fará de imediato. Porém, se depois dessa análise, nenhum desses forem os motivos da falta de pressão, é certo que o posicionamento da caixa d’água está comprometendo a chegada da água nas torneiras. E aí, precisará de um pressurizador para resolver isso.

Como faço para aumentar a pressão da caixa d’água com um pressurizador?

Depois de observar pontos básicos da parte hidráulica de um imóvel, e comprovar que a falta da pressão, vazão e velocidade está no posicionamento da caixa d’água, usar uma bomba pressurizadora será a solução.

O pressurizador é um equipamento que consegue dar a força necessária para a água chegar nas torneiras. Funciona por energia elétrica ou solar, e liga automaticamente quando abrir o chuveiro, por exemplo.

Pode ser instalado em caixas d’água que na parte de baixo ou de cima da casa, e se classificam nos seguintes tipos: com pressostato, com fluxostato e com inversor de frequência. Confira como cada um desses pode ser aproveitado e qual é o melhor modelo para a sua necessidade:

  • Pressurizador com pressostato – modelo indicado para reservatórios que estão localizados na parte baixa da casa. O pressostato serve para medir a pressão da rede hidráulica. Acionando o pressurizador toda vez que essa pressão cair. Esse modelo são máquinas robustas, que conseguem dar alta vazão. Também podem ser aproveitadas em sistemas de aquecimento de água.
  • Pressurizador com fluxostato – mais comum em residências que têm a caixa d’água suspensa, mas numa altura que não favorece a pressão, volume e velocidade. Toda vez que algum ponto hidráulico da casa for ligado e a água passar a circular o pressurizar liga para aumentar a pressão da casa. É uma ótima escolha para tubulações muito antigas, que também é uma das causas da água fraca na torneira.
  • Pressurizador com inversor de frequência – formato que une qualidade dos dois outros modelos de pressurizadores. Em muitos casos esse tipo de bomba pressurizadora se combina com um vaso de expansão, o que da mais segurança a distribuição de água pela casa.
Leia também:  Como Citar Artigo Que Ainda Não Foi Publicado?

Vamos te apresentar no próximo tópico modelos eficientes dessas máquinas.

Pressurizadores que aumentam o volume, vazão e pressão

Muitos associam que por se tratar de uma espécie de bomba d’água, o pressurizador faz barulho e gasta energia. Mas, isso não é assim. fabricantes do segmento investem pesado na produção de equipamentos com ótimo aproveitamento energético e silenciosos.

Separamos aqui modelos de pressurizadores que te ajudarão na dúvida de como aumentar a pressão da caixa d’água, são eles:

  • Bomba pressurizadora Rowa Mini RW12 – desenvolvida para atender demandas de residências. Dentre suas características o destaque fica para capacidade de vazão máxima 1.800 (l/h), pressão 9 M.C.A. e tem potência de 150 Cv. Esse pressurizador da Rowa funcionará com até 2 chuveiros abertos, por exemplo.
  • Bomba pressurizadora Rowa Tango Press 20E – máquina mais robusta do que o modelo anterior. Atenderá bem até 4 pontos de água abertos simultaneamente. Sua vazão é de 4.000 (l/h), pressão 19 M.C.A e potência de 0,5 Cv.
  • Bomba pressurizadora Grundfos Scala 2 – é uma das inovações da marca, e é das mais silenciosas do segmento. Consegue atender até 8 pontos na casa, e imóveis de 3 andares.

Tanto a Rowa quanto a Grundfos têm outros modelos de pressurizadores, os apresentados tem a vantagem do custo-benefício, e claro, da eficácia.

Mais dicas de como aumentar a pressão da água

A pressão da água pode está fraca em suas torneiras por pequenos detalhes, e rapidamente podem ser resolvidos. Entenda o que pode estar acontecendo e como resolver:

  • O arejador pode estar entupido – aquela peça que fica na saída da água na torneira (arejador) normalmente acumula sujeira. Retire e limpe.
  • O bocal do chuveiro acumula detritos – da mesma forma pode acontecer com aquela “peneira” (bocal) do chuveiro. Sempre desenrosque o bocal e limpe com uma escova para retirar os resíduos que veem com a água.
  • Vaso sanitário com vazamentos – observe se o vaso sanitário está com vazamentos. Esse é um dos vilões para pressão da água numa residência. Veja se será necessário troca o reparo da descarga.

Essas são algumas das respostas de como aumentar a pressão da caixa d’água. Até a próxima!

Bomba pressurizadora: como ela aumenta a pressão de água em sua casa

Você já teve a experiência de ir tomar banho, mas a água do chuveiro cair fraca e você acabar levando mais tempo do que esperava? Além de ser inconveniente, a sensação é bem desagradável, certo? Isso acontece, provavelmente, porque a sua rede hidráulica está com pouca pressão.

Esse é um problema que afeta não somente o banho, mas também outras atividades do dia a dia, como lavar roupas, lavar louças ou, simplesmente, regar o jardim. Contudo, saiba que existe uma solução muito simples para esse problema: a bomba pressurizadora.

Interessado? Continue lendo este post e entenda mais como essa bomba pode melhorar a qualidade da sua rede doméstica!

O que fazer quando a água está com pouca pressão?

A pressão é a força que age sobre a água. No sistema hidráulico doméstico, a força mais usual é a gravidade, que impulsiona a água para baixo. No entanto, essa energia depende de alguns fatores, e o principal deles é a altura.

Não é à toa que as caixas d’água são posicionadas no telhado. Quanto mais alto o tanque estiver, maior será a força da gravidade que impulsiona a água pelas tubulações da casa. Assim, com uma pressão maior, a água chega com mais força aos pontos de saída, como máquina de lavar, torneiras e chuveiro.

Mas então, o que fazer quando a água está fraca? Nesse caso, você pode tomar algumas ações para tentar encontrar a fonte do problema e resolvê-lo! Veja só:

Verifique se há água no reservatório

O problema pode ser bem simples: talvez o nível de água na caixa esteja baixo. Para checar isso, vá até o medidor hidráulico e certifique-se de que o fornecimento não foi interrompido, o que poderia impossibilitar o reabastecimento.

Não se esqueça de averiguar também se os registros estão abertos e funcionando adequadamente. Se esse não for o problema, prossiga para o próximo passo.

Cheque o regulador de pressão de água

O sistema hidráulico da sua casa ou apartamento tem um regulador de pressão para controlar a força da água? Em caso afirmativo, verifique se ele está funcionando.

Quando o sistema tem mais de um regulador, é mais fácil avaliar se há pontos de vazamentos. Assim, o conserto pode ser realizado mais rapidamente.

Analise as instalações

Se não for nenhum dos casos anteriores, talvez o problema seja mais complicado. Instalações hidráulicas mal planejadas podem resultar em perda de pressão da água. Quando a cozinha e o banheiro compartilham o mesmo encanamento, por exemplo, é comum a queda de força.

Instale equipamentos pressurizadores

Existem muitos problemas estruturais que podem causar a perda de pressão da água, como a altura insuficiente da caixa d’água. Em alguns casos, o reparo pode ser caro ou mesmo inviável, e talvez nem resolva o problema. Existem, no entanto, equipamentos que resolvem de modo imediato esse problema.

A válvula alternadora de pressão, por exemplo, é capaz de utilizar a força da água que vem da rua para injetar pressão nas tubulações da casa, selecionando o fluido que tiver mais força: da caixa ou da rua. Nesse caso, o equipamento dependerá da força da rua, podendo não ser viável para muitas residências e apartamentos, cujo o fornecimento público já é fraco.

Há também pressurizadores que funcionam em locais específicos, como chuveiro, máquinas de lavar, entre outros. Mas eles só resolvem a pressão do equipamento ao qual estão acoplados.

Assim, uma solução mais global e eficiente seria a bomba pressurizadora. Então, vejamos melhor como ela funciona!

Como funciona uma bomba pressurizadora?

A bomba pressurizadora é do tipo centrífuga — um tipo de bomba que utiliza energia centrífuga para gerar uma pressão de sucção e, com isso, impulsionar o fluido a uma alta velocidade.

Seu uso mais comum é o da pressurização da rede doméstica, ou seja, para aumentar a pressão da água nos mais diversos usos dentro de casa. O equipamento é instalado na linha de saída da alimentação da residência, para então pressurizar o fluxo de água por meio da liberação das válvulas de controle.

Assim, ao abrir o registro, a bomba pressurizadora liga automaticamente e, quando o registro é fechado, também desliga automaticamente. Isso funciona de forma totalmente automatizada, lendo-se o fluxo de água necessário no domicílio e pressurizando o volume demandado.

Na prática, ao ligar o chuveiro ou uma torneira, a bomba é acionada automaticamente, “empurrando” a água pelas tubulações e gerando a pressão necessária. Dessa forma, ela garante maior conforto e agilidade no uso do chuveiro, ao lavar louças, no uso do tanque, na descarga do banheiro, entre outras utilidades.

Os modelos de bombas pressurizadoras mais indicadas do mercado são a Schneider Solaris e a BPR, disponíveis em diferentes potências, conforme a necessidade de cada rede.

Antes de escolher o melhor modelo para a sua casa, no entanto, é importante considerar o tamanho do domicílio, bem como o volume de água consumido. A potência da bomba pressurizadora deve ser compatível ao número de banheiros e ao tamanho da cozinha, considerando ainda se há área externa ou jardins na casa.

Quais são as vantagens de utilizar uma bomba pressurizadora em casa?

Quando toda a rede domiciliar é pressurizada, há uma significativa economia de água, já que o seu consumo fica mais equilibrado. Além disso, como vimos, o uso das bombas contribui para o conforto e rapidez nas tarefas do dia a dia.

Também devemos lembrar que esse equipamento resolve rapidamente um problema cujo reparo demandaria muito tempo e recursos — como quando é necessário realizar mudanças estruturais ou até refazer todo o sistema hidráulico da casa. Seu tamanho é compacto, e ela opera de maneira silenciosa. Sem falar que a instalação é bem rápida e simplificada!

Ainda, a bomba pressurizadora funciona de modo autônomo. Dessa forma, dispensa-se qualquer intervenção para fazer o equipamento trabalhar. A manutenção também é muito simples: basta verificar vazamentos ou ruídos, que normalmente são sinal de problemas.

Enfim, chega de ter problemas com pressão no chuveiro, nas torneiras ou em outras saídas de água da casa! Instale uma bomba pressurizadora e faça as tarefas do dia a dia com maior conforto, agilidade e tranquilidade.

E agora, se gostou deste post e quiser uma ajuda para escolher a bomba ideal para as suas necessidades, entre em contato com a gente! Teremos muito prazer em ajudar você.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*