Como Arranjar Um Telemovel Que Nao Liga?

Como Arranjar Um Telemovel Que Nao Liga?

 Estas são as principais razões para o Android não ligar mais:

  1. Personalização/Manipulação de software
  2. Bloqueio depois de actualizações de software
  3. Instalação de aplicações incompatíveis
  4. Bugs no software, glitches ou vírus
  5. Cartão de memória defeituoso

No caso 1), o problema costuma ser do próprio software. Se fez root ou a instalou uma ROM de uma fonte confiável, tente repetIr o processo novamente.

Quando o Android não liga após uma actualização (opção 2) é provável que se deva a um update interrompido ou que não terminou.

A causa 3) pode acontecer quando uma aplicação é incompatível com uma actualização de software. No pior dos cenários pode tratar-se de uma aplicação com software malicioso.

Suspeite da causa 4) quando o seu Android se desliga subitamente. Pode tratar-se apenas de um bug no software.

A causa 5) é pouco comum, e por este motivo tende a passar despercebida. Experimente remover o cartão e tentar ligar o telemóvel para perceber se há uma relação.

Opção #1. Remova A Bateria/Fique A Pressionar O Botão De Energia

• Se o seu telemóvel tem bateria amovível, retire-a

• Se o seu telemóvel não tem bateria amovível, continue a ler

Historicamente falando, esta tem sido a solução mais óbvia para este problema.

  1. • Retire a bateria
  2. • Espere 30-60 segundos
  3. • Volte a inseri-la
  4. • Tente ligar novamente

Se não pode remover a bateria do seu telemóvel, não desespere.

Fique a pressionar o botão de energia (ON/OFF) durante 10 segundos. Pelo menos. A minha sugestão pessoal? Aguente 30 segundos ou mais –  houve vários casos que reportaram só ter obtido resposta do telemóvel depois deste período de tempo.

Opção #2. Repita O Passo #1 Com O Telemóvel Ligado À Corrente

Telemóveis com 0% de bateria levam muito mais tempo a dar sinais de vida do que telemóveis com carga mínima. Esta opção é particularmente recomendada se não sabe com que nível de bateria deixou o seu telemóvel.

  1. • Deixe-o a carregar durante 1 hora
  2. • Volte a tentar a Opção #1 mais tarde

“In some cases, you may have to combine both methods – let the device charge for a bit, then long-press the power button for ten seconds. If your device isn't powering on, it's worth a try” (Nick Hoffman, MakeUseOf.com).

Este método pode ajudar a 'descongelar' um Android que se recuse a responder.

Quando um Android deixa totalmente de responder, isso não significa que não esteja ligado ou a correr. De facto, o que pode ocorrer é que o ecrã não ligue porque o sistema operativo bloqueou e deixou de responder aos botões. Quando fica a pressionar o botão de energia, obriga o telemóvel a 'cortar' a energia e a arrancar novamente.

Isto resolve o problema quando o sistema operativo bloqueia e deixa de responder.

Opção #3. Experimente Um Novo Cabo/Carregador Para O Telemóvel

Está na hora de testar um novo carregador. Em 2015 ofereci à minha mãe um tablet pelo Natal, daqueles baratos. Pouco tempo depois o tablet parecia não dar mais sinais de vida.

A minha primeira suspeita foi a bateria – mas como esta não era amovível, esgotei primeiro as opções #1 e #2. Só depois me lembrei de experimentar um novo carregador.

E sabe que mais? Funcionou.

Opção #4. Faça Factory Reset Em Modo De Recuperação

As Opções #1, #2 e #3 servem para quando o telemóvel não dá sinais de vida.

Mas a opção #4 aplica-se quando o telemóvel liga, mas não arranca. Ao optar por um Factory Reset em Modo de Recuperação vai limpar toda (literalmente toda) a informação do seu telemóvel. Eu olharia para isto como uma medida de último recurso.

Como fazer um Factory Reset em Modo de Recuperação:

  1. • Desligue o telemóvel
  2. • Ligue o telemóvel por uma destas combinações:
  3.     • Fique a carregar na tecla de Volume (Cima) + Volume (Baixo) + Power (ON/OFF)
  4.     • Fique a carregar na tecla de Volume (Cima) + Home + Power
  5.     • Fique a carregar na tecla Home + Power
  6.     • Fique a carregar na tecla Volume (Cima) + Câmara

O que fazer quando o seu smartphone ou tablet Android não liga?

Smartphones e tablets muitas vezes são nosso braço direito no dia a dia, mas eles são máquinas e também estão suscetíveis a problemas técnicos. Se você está tentando desesperadamente apertar o botão power do seu dispositivo Android, mas ele não liga de jeito nenhum, respire fundo e saiba que existem algumas maneiras de trazê-lo de volta à vida.

Em primeiro lugar, é importante saber que esse problema também pode ter sido causado por danos no hardware do aparelho e, nesse caso, o ideal é procurar uma assistência técnica autorizada para fazer uma análise mais detalhada. Porém, caso o problema esteja relacionado ao software, você pode seguir algumas dicas e tentar corrigi-lo. Veja o que fazer quando o seu telefone ou tablet Android não liga.

O celular está descarregado?

Certifique-se que ele não está desligado por falta de carga na bateria. Sim, pode parecer brincadeira, mas às vezes passamos tanto tempo usando o aparelho para jogar, ver vídeos no YouTube, trocar mensagens e tirar selfies que, ao deixarmos o dispositivo de lado por alguns minutos, podemos nem perceber que a bateria acabou.

Se a bateria não está 100% descarregada, é possível que um indicador de bateria vazia apareça na tela quando você tenta ligá-lo. Mas se você deixar a bateria descarregar completamente, seu smartphone ou tablet não vai responder quando você pressionar o botão power.

Para resolver esse problema, basta conectar o aparelho em um carregador de parede e deixá-lo carregar. Nesse caso, não adianta tentar ligá-lo imediatamente, é preciso lembrar que muitas vezes o aparelho precisa de alguns minutos de carga até que possa ser ligado.

Deixe-o carregando por cerca de 15 minutos antes de tentar ligá-lo novamente e se o problema tiver sido causado pela bateria descarregada, ele voltará a funcionar normalmente.

Se isso não funcionar, tente conectar o dispositivo a outros acessórios, pois o cabo USB ou adaptador de tomada também podem apresentar desgastes e ocasionar problemas.

Além de utilizar outros acessórios, também não deixe de testar uma outra tomada.

Como Arranjar Um Telemovel Que Nao Liga?

Dispositivo congelado

Assim como os demais sistemas operacionais, o Android também está sujeito a congelamentos. Se isso acontecer com o seu tablet ou smartphone, é possível que o aparelho ligue, mas a tela não funcione porque o sistema operacional está congelado e não responde os comandos dos botões.

Para tentar resolver esse problema, é preciso apelar para um procedimento que corta inteiramente a energia do aparelho, forçando-o a encerrar o sistema e reinicializá-lo.

Em um aparelho com bateria removível, você pode retirar a bateria e aguardar cerca de dez segundos para colocá-la de volta – nesse momento, aproveite para conferir se a bateria está inchada ou com vazamentos, principalmente se o aparelho tiver sofrido alguma queda ou outro tipo de acidente; caso a resposta seja afirmativa, procure uma assistência técnica.

Porém, grande parte dos aparelhos modernos não possui bateria removível e para realizar essa interrupção será preciso pressionar longamente o botão power.

Alguns dispositivos podem responder após dez segundos pressionando ininterruptamente o botão de liga/desliga, enquanto outros podem precisar de mais tempo.

Lembre-se de não soltar o botão até que o aparelho responda e isso deve ser o suficiente para corrigir os congelamentos.

Faça um Factory Reset a partir do Modo de Recuperação

Em alguns casos, a inicialização do Android pode ser interrompida por algum motivo e o aparelho trave imediatamente. Para corrigir isso, ou outros problemas graves relacionados ao travamento, é preciso entrar no Modo de Recuperação do Android e executar um reset de fábrica.

Para fazer isso, você precisa desligar o aparelho e, em seguida, pressionar alguns botões ao mesmo tempo. A combinação exata de botões que você precisa usar depende do modelo do seu dispositivo e para descobrir qual é a correta para o seu aparelho realize uma pesquisa na web com o nome do seu aparelho mais “modo de recuperação” para descobrir quais botões darão acesso a essa ferramenta.

Moto X 1ª geração – Force o aparelho a reiniciar

Qual é a sua dúvida?

Meu aparelho está travado ou com a tela escura ou reiniciando sem parar ou não liga. O que posso fazer?

Tentei os procedimentos a cima e não deu certo ou não consigo acessar a tela inicial ou esqueci a minha senha de bloqueio ou continua travado. O que posso fazer?

Fiz o reset e ele está pedindo a minha conta de gmail. O que fazer?

O procedimento descrito não surtiu efeito algum e continuo com irregularidades em meu aparelho.

Nota: Caso o seu aparelho esteja com a tela trincada e não seja possível acessar as configurações, recomendamos que encaminhe para a assistência.

Caso você tenha feito o desbloqueio de bootloader/root as opções podem ser diferentes das apresentadas ou as configurações podem não funcionar. Desta forma sugerimos que encaminhe o aparelho a assistência.

  • Caso haja alguma dúvida ou divergência, peça a nossa ajuda clicando aqui. (Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 8 às 20hs e aos Sábados das 08 às 14hs)
  • Links Úteis:
  • Caso esteja com problemas de carregamento do aparelho, consulte o artigo:
  • Estou com problemas de carregamento em meu aparelho, o que fazer? 

Meu aparelho está travado ou com a tela escura ou reiniciando sem parar ou não liga. O que posso fazer?

  • aparelhos travados no logo da Motorola;
  • aparelhos travados em algum aplicativo ou tela escura;
  • looping (reiniciando sem parar);
  • desliga e não liga mais
  1. Reiniciando o aparelho (Boot)
  2. No caso improvável de o seu Moto G 1ª geração ficar sem responder, experimente uma reinicialização forçada.
  3. Aviso: Não tente remover ou substituir a bateria, pois isso pode danificar a bateria e causar queimaduras e ferimentos.
  4. Para reiniciar o aparelho, pressione e segure o botão de ligar/desligar por  10 – 20 segundos
Leia também:  Como Escolher Um Batom Que Combine Comigo?

Como Arranjar Um Telemovel Que Nao Liga?

Notas:

  • As informações de seu aparelho não serão apagadas
  • Certifique-se de que o seu aparelho esteja carregado no mínimo 5%. Se sua bateria estiver em menos de 5% o aparelho pode não iniciar.
  • Se o aparelho estiver descarregado completamente ele deverá ser carregado por no mínimo 15 minutos, utilizando o carregador do kit.

Tentei os procedimentos a cima e não deu certo ou não consigo acessar a tela inicial ou esqueci a minha senha de bloqueio ou continua travado. O que posso fazer?

Após tentar os procedimentos a cima, a irregularidade não foi resolvida?

Tudo bem, neste caso sugerimos que tente fazer a restauração dos dados de fábrica. Este procedimento é indicado em :

  • caso esteja com dificuldade para acessar o menu do aparelho por exemplo: o aparelho esteja travado e reiniciar não tenha surtido efeito;
  • com senha de bloqueio;
  • em looping;

Fotos, vídeos,contatos aplicativos e tudo que estiver na memória interna será apagado. O que estiver salvo em seu cartão de memória NÃO será apagado (remova o cartão de memória).

Caso tenha feito o backup (salvo) os dados em sua conta de Gmail ANTERIORMENTE, os dados serão apagados do aparelho, porém logo após o reset o aparelho solicitará a sua conta de gmail e tendo acesso ao wi-fi, o aparelho sincronizará as informações.

Não posso perder os meus arquivos fazendo este procedimento de restauração, não tem outra alternativa?
Verifique se conectando o cabo usb você consegue acessar os arquivos do computador para conseguir salvá-los antes.

Você também pode acessar o site do Gmail e verificar se os contatos e fotos que tenham sido previamente sincronizados, estão salvos em Fotos ou Contatos. Ao entrar no site do Gmail na caixa de entrada após o login, vão ter 9 quadrados pequenos juntos na barra superior ao lado direito próximo a sua foto de perfil.

Clique e selecione: Contatos, Fotos ou o que desejar. Caso não consiga visualizar fotos/contatos, pode ser que os mesmos não tenham sido previamente sincronizados.

Resetando o aparelho (Reset desligado)

O procedimento de restauração de fábrica muda um pouco conforme o modelo do aparelho. Para saber o modelo de seu aparelho acesse:
Menu >>Configurar >>Sobre o telefone>>Número do modelo.
Siga os passos abaixo conforme o modelo de seu aparelho:

1ª ou 2ª geração dos seguintes aparelhos: Moto E, Moto G ou Moto X: 1. Desligue o aparelho
2. Mantenha o botão de volume – e o botão de ligar pressionados por alguns instantes
3. No menu em inglês,  aperte o botão de volume – para ir até a opção “Recovery” e dê um toque no botão de volume + para confirmar
4. Quando aparecer escrito “Nenhum Comando”: segure o botão de ligar e dê um toque no botão de volume +
5. Com o menu na tela aperte o botão de volume – para ir até a opção “Wipe Data / Factory Reset” aperte o botão de ligar para confirmar seleção
6. Utilize o botão de volume – para  até a opção “YES” e aperte o botão de ligar para confirmar
7. Quando o aparelho retornar a primeira tela de configuração, selecione “Reboot System Now” e confirme com o botão de ligar

3ª ou 4ª ou 5ª geração do Moto G, Moto Maxx, Moto X Style,Moto X Play, Moto X Force, Moto Z (todos)

1- Desligue o aparelho
2- Mantenha o botão de volume – e o botão de ligar pressionados por alguns segundos e solte
3- No menu em inglês,  aperte o botão de volume – até a opção “Recovery Mode” ou “Recovery” e dê um toque no botão de ligar para confirmar
4- Quando aparecer escrito “Nenhum Comando”: segure o botão de ligar e dê um toque na tecla de volume + e solte ambas
5- Com o menu na tela aperte o botão de volume – até a opção “Wipe Data / Factory Reset”aperte o botão de ligar para confirmar seleção
6- Utilize o botão de volume – até “User Data Only” e aperte o botão de ligar para confirmar seleção

7- Quando o aparelho retornar a primeira tela de configuração, selecione “Reboot System Now” e confirme com o botão de ligar

Continua com a irregularidade?

Caso deseje você também pode fazer o reset com a nossa Ajuda ou nos procurar em caso de dúvidas. Se preferir, clique aqui para ver a lista de assistências. (Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 8 às 20hs e aos Sábados das 08 às 14hs)

  • Restaurando os dados de fábrica (Reset) – Aparelho LIGADO
  •  Se você quiser fazer uma restauração dos dados de fábrica para apagar todas as informações do aparelho, basta seguir os passos abaixo:
  • AVISO: Ao fazer a restauração de fábrica, tudo que estiver salvo somente na memória do aparelho será excluído e o aparelho voltará as configurações iniciais, igual a quando você o adquiriu.
  • Restaurando os dados de fábrica (Reset)
  1. Acesse o menu de aplicativos através do , 
  2. Toque em Configurar
  3. Desça e toque em Fazer backup e redefinir 
  4. (Dica: deixar a opção “Restauração Automática” ativa, permite que o aparelho faça a restauração de configurações,aplicativo e dados de backup caso os mesmos tenham sido salvos previamente)
  5. Toque de Restaurar Dados de Fábrica
  6. Toque em Resetar Telefone ou Ok

Continua com a irregularidade?

Se ainda sim a irregularidade persistir clique aqui para ver a lista de assistências.  Você também pode pedir a nossa ajuda clicando aqui. (Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 8 às 20hs e aos Sábados das 08 às 14hs)

Mesmo após o procedimento, não consigo acessar o menu do aparelho(trava/ficou parado na tela de wi-fi ou em outra tela). O que posso fazer?

 Se ainda sim a irregularidade persistir clique aqui para ver a lista de assistências. Ou peça a nossa ajuda clicando aqui. (Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 8 às 20hs e aos Sábados das 08 às 14hs)

Quando conecto o aparelho ao carregador, a tela pisca e os aplicativos ficam abrindo sozinhos (toque fantasma). O que posso fazer?

– Se estiver utilizando alguma película, tente remove-la.
As películas podem fazer com que o smartphone fique digitando “sozinho” caso estejam com ar ou líquido, ou caso estejam cobrindo algum sensor.
Neste caso, a solução é remover a película e observar se a irregularidade persiste.

  1. – Tela suja
  2. – Erro de software
  3. – Erro de hardware

Assim como a película pode provocar os toques, a tela suja também. É natural que a poeira e gordura fiquem no celular após um tempo.Para retirar totalmente a sujeira do smartphone utilize um pano de microfibra.
Desligue o aparelho para ver os pontos mais sujos e repita o procedimento caso haja necessidade.
Caso já tenha tentado os procedimentos anteriores,o que pode ser feito antes de enviar o celular para reparo, é restaurar as configurações de fábrica. O recurso tende a resolver problemas de software caso esta seja a causa.
Lembre-se de salvar os seus arquivos, como fotos e contatos, já que o procedimento volta aparelho para as configurações iniciais.
Se você chegou até aqui, é porque nenhum dos outros procedimentos funcionou.

Neste caso pode ser que o problema seja um erro de hardware.Neste caso é necessário é encaminhar o aparelho para a assistência técnica para descobrir a causa detalhada do toque.

Clique aqui para ver a lista de assistências.  Ou peça a nossa ajuda clicando aqui. (Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 8 às 20hs e aos Sábados das 08 às 14hs)

Fiz o reset e ele está pedindo a minha conta de gmail. O que fazer?

Corrija problemas de um dispositivo Android que não carrega ou não se liga

Utilize os passos nesta página para corrigir os seguintes problemas no telemóvel:

  • Não liga.
  • Apresenta um ecrã preto ou branco.
  • Liga, mas desliga-se logo de seguida.

Primeiro, experimente manter premido o botão ligar/desligar do telemóvel durante 5 a 7 segundos. Geralmente, esta ação reinicia o telemóvel.

Resolva problemas com o cabo, o carregador, a tomada e a capa

  1. Utilize o carregador e o cabo fornecidos com o telemóvel. Para verificar se estão a funcionar, experimente-os noutro dispositivo.
  2. Confirme que o cabo está devidamente ligado ao carregador e ao telemóvel.

    Verifique se não há nada a bloquear a porta do telemóvel, como poeira ou cotão.

  3. Ligue o carregador a uma tomada. Para verificar se a tomada está a funcionar, ligue outro dispositivo, como um candeeiro.

  4. Certifique-se de que os acessórios, como capas ou baterias externas, não cobrem os sensores nem tocam nos botões do telemóvel.

Resolva problemas com o carregamento da bateria

Ligue o telemóvel à alimentação com um cabo, um carregador e uma tomada em perfeito funcionamento.

  • Se vir um ícone de bateria, isso significa que o telemóvel está desligado e a carregar. Pode reiniciar de imediato.
  • Se vir uma luz vermelha, isso significa que a bateria está totalmente descarregada. Se a luz vermelha estiver intermitente, não tem energia suficiente para se ligar. Carregue o telemóvel, pelo menos, 30 minutos antes de o reiniciar.
  • Se não vir um ícone de bateria ou uma luz vermelha após ligar o seu telemóvel, o problema pode estar relacionado com o ecrã.

Sugestão: as luzes e os ícones da bateria podem variar consoante o telemóvel. Para obter detalhes sobre o seu telemóvel, contacte o respetivo fabricante.

Resolva problemas com o ecrã

  1. Prima o botão ligar/desligar durante cerca de 30 segundos.
  2. Espere aproximadamente 2 minutos.
  3. Faça o telemóvel tocar.

    Pode telefonar para o mesmo a partir de outro telemóvel ou utilizar a funcionalidade Localizar o meu dispositivo. Saiba como. 

  4. Se o telemóvel tocar, Saiba como resolver problemas com o ecrã.

     Se não tocar, aceda aos passos avançados (abaixo).

Resolva problemas com passos avançados

Opção 1: resolva problemas ao ligar a um computador

  1. Desligue o cabo do carregador.
  2. Verifique se o computador está ativo e ligado a uma fonte de alimentação.
  3. Ligue o telemóvel à porta USB do computador com o cabo fornecido com o telemóvel.
  4. Aguarde entre 10 e 15 minutos.

  5. Desligue e volte a ligar o cabo do telemóvel dentro de 10 segundos.
  6. Após 1 minuto:
    • Se vir um ícone de bateria, isso significa que o telemóvel está desligado e a carregar.
    • Se vir uma luz vermelha, isso significa que a bateria está totalmente descarregada. Se a luz vermelha estiver intermitente, não tem energia suficiente para se ligar.
  7. Carregue o telemóvel durante, pelo menos, 30 minutos.
  8. Prima sem soltar o botão ligar/desligar até o telemóvel reiniciar. Pode ter de tocar em Reiniciar .

Sugestão: as luzes e os ícones da bateria podem variar consoante o telemóvel. Para obter detalhes sobre o seu telemóvel, contacte o respetivo fabricante.

Opção 2: resolva problemas com os botões do telemóvel

Com o telemóvel ligado à tomada, prima sem soltar o botão diminuir volume e o botão ligar/desligar em simultâneo durante, pelo menos, 20 segundos.

Se vir uma luz vermelha, isso significa que a bateria está totalmente descarregada

  1. Carregue o telemóvel durante, pelo menos, 30 minutos.
  2. Prima sem soltar o botão ligar/desligar durante alguns segundos.
  3. No ecrã, toque em Reiniciar .

Se vir um robô Android e a palavra “Start” com uma seta à volta:

  1. Prima o botão diminuir volume até ver a opção “Power off” (Desligar). Prima o botão ligar/desligar para selecionar essa opção.
  2. Carregue o telemóvel durante, pelo menos, 30 minutos.

     

  3. Prima sem soltar o botão ligar/desligar durante alguns segundos.
  4. No ecrã, toque em Reiniciar  ou prima sem soltar o botão ligar/desligar durante cerca de 30 segundos até o telemóvel reiniciar.

Artigos relacionados

Descubra como ressuscitar (quase) qualquer celular Android

Imagine que você está na faculdade ou no trabalho e precisa fazer uma anotação ou simplesmente responder uma mensagem importante no celular.

Bem neste momento, o aparelho resolve não funcionar; a tela não acende de jeito nenhum ou, se funciona, fica travada e não responde aos toques.

Já aconteceu isso com você? Se sim, fique calmo, porque pode ser que o problema tenha uma solução seja mais simples do que você imagina. Confira algumas dicas que podem te ajudar nestes momentos:  

Não se desespere 

Antes de tomar qualquer atitude, vamos ao básico: se a tela do celular não estiver acendendo, pegue o carregador mais próximo, conecte-o ao aparelho e aguarde um pouco para verificar se o celular está sendo carregado. Por mais boba que possa parecer, essa é uma dica que evita que você realize processos mais complexos caso o problema seja simplesmente uma bateria que não está segurando muito bem a carga.

Meu celular travou, e agora?

Os smartphones são dispositivos mais simples do que um computador, o que faz com que seja mais fácil de fazê-los voltar a funcionar no caso de um travamento inesperado. Antes de darmos as dicas, é importante ressaltar que não é garantido que essas técnicas irão resolver o problema aparelho – principalmente se ele tiver caído do bolso da mochila algumas vezes ou se tiver caído na piscina.  

Com isso em mente, vamos lá. Caso o celular tenha travado e não volte de jeito nenhum, espere um pouco; 5 minutos devem bastar para você verificar se ele irá voltar a funcionar por conta própria.  

Se mesmo assim ele continuar sem responder aos seus comandos, talvez seja o momento de forçar uma reinicialização utilizando os botões físicos do celular. No caso dos smartphones da Samsung, basta apertar e segurar o botão ligar/desligar e o botão de abaixar o volume. Se você utiliza algum aparelho da Motorola, segurar o botão de bloqueio deve fazer o smartphone ser reiniciado. 

E se o celular continuar sem funcionar?

Você esperou e esperou, e nada do celular voltar. Depois, tentou reiniciar, e nem assim deu certo. Talvez seja o momento de forçar uma restauração de fábrica, para que o smartphone retorne às configurações que tinha quando foi comprado por você. 

Com o celular desligado, pressione e segure o botão de abaixar o volume. Depois, aperte e segure o botão de ligar/desligar até que o robô do Android seja mostrado na tela.

Então, é só usar os botões de volume para selecionar as opções na tela, entrando no modo de recuperação e, em seguida, na restauração de fábrica.

Após o processo ser finalizado, o celular voltará às configurações iniciais.

Se nada disso resolver seu problema, talvez seja a hora de fazer uma visita a alguma assistência técnica de confiança.

Meu celular não liga! Traga-o de volta forçando uma reinicialização

Estou testando um Xperia E4 e, logo no primeiro dia, tive um problema chato com ele: não ligava. Estava com bateria e o LED de notificações piscava esporadicamente, mas não ligava mais. Passei pelo mesmo perrengue quando testei o Xperia Z1, o que me leva a concluir que esse talvez seja um problema mais corriqueiro nos smartphones da Sony. Saiba como resolvê-lo.

Antes, um adendo: embora pareça mais frequente com aparelhos dessa marca, não é algo exclusivo dela. Todo smartphone está suscetível a congelar, travar… enfim, a se comportar mal.

Antigamente, quando algo assim acontecia bastava remover a bateria e recolocá-la. Hoje, com quase todas seladas, não removíveis, o que muda com esses travamentos críticos é a forma de resolvê-los.

Trata-se, pois, de um problema antigo com uma nova solução devido às circunstâncias.

Como proceder? Simples: segure os botões de liga/desliga e de diminuir o volume por cerca de 20 segundos. Depois, tente ligá-lo normalmente.

Vários fóruns e blogs explicam esse procedimento. Um dos mais completos, este aqui, oferece algumas dicas complementares. A mais importante diz que nem sempre o procedimento funciona de primeira, então vale repeti-lo algumas vezes. (No caso do Xperia E4, precisei fazer três vezes o comando até ele dar sinal de vida.)

Outra dica diz respeito ao comando em si. Pode ser que o correto seja botão liga/desliga e o de aumentar o volume. Se após algumas tentativas com o padrão não funcionar, vale a pena arriscar este. Tente variar também com o celular no carregador e fora dele.

Por fim, se nada disso tiver resolvido, conecte o smartphone Xperia ao computador usando o software fornecido pela Sony, o PC Companion. Também pode funcionar.

Todas as fabricantes oferecem atalhos do tipo, já que embora as baterias tenham deixado de ser removíveis, os sistemas, seja Android, iOS ou Windows, continuam congelando. Alguns, com pequenas variações.

No iPhone, por exemplo, o comando é segurar os botões Home e liga/desliga. Em outros, como o Moto G, é preciso segurar apenas o botão liga/desliga entre 7 e 10 segundos.

Consulte o site oficial ou o manual de instruções para descobrir o do seu aparelho.

PS: Alguns modelos, incluindo o Xperia E4, oferecem um botão físico escondido e de difícil acesso para forçar o desligamento. A documentação de suporte da Sony costuma indicar o local. Nesse caso, ele fica ao lado das entradas de chips e cartão de memória (imagem ao lado). Sua utilidade se dá num cenário diferente do descrito acima, já que ele serve para desligar o aparelho, ou seja, para o caso de algum app travar ou o sistema deixar de responder. Esse seria outro caminho a ser tentado.

Foto do topo: johncatral/Flickr.

Touchscreen travou? Veja o que fazer quando a tela do celular não responde ao toque

Hoje em dia, todo mundo praticamente tem um celular com tela sensível ao toque, que você utiliza para navegar entre os aplicativos, selecionar, clicar, etc.

Mas, o que fazer quando a tela do celular não responde ao toque? Embora você possa entrar em pânico e pensar que seu celular não tem mais utilidade, saiba que muitas vezes, um problema com o sistema operacional do smartphone, algum vírus ou mesmo aplicativo pode estar causando o problema. Aqui temos 7 soluções para você resolver este problema.

Atenção: Cuidado com tela trincada ou quebrada

Lembrando que geralmente é possível solucionar quando se trata de um problema relacionado à software. Entretanto, quando o problema é físico, ou seja, você trincou ou quebrou a tela do celular com um impacto, então é mais difícil resolver o problema sem ajuda de uma assistência técnica. Além disso, é perigoso tentar resolver se você não tem conhecimentos nem peças para isso.

Abir seu smartphone sem conhecimento técnico poderá comprometer outras peças e aumentar ainda mais seu prejuízo. Por isso, recomedo que se o seu smartphone está com um problema físico na tela, você procure uma assistência técnica autorizada para fazer a troca de peças necessária, e assim recuperar seu smartphone.

Teste a tela de toque no dispositivo Android

Um teste de diagnóstico da tela touch não solucionará o problema, mas ajudará a identificar quais áreas da tela estão sem resposta.

Para acessar a ferramenta de diagnóstico, é necessário inserir um código específico na discagem do telefone.

E os códigos diferem para dispositivos Android de diferentes fabricantes, modelos e versões de sistemas operacionais. Aqui estão alguns códigos que são comumente usados:

  • Motorola e Samsung mais atuais: *#0*#
  • Sony Xperia: *#*#7378423#*#*
  • Samsung mais antigos e outros Android: *#7353#
  • HTC: *#*#3424#*#*

Por exemplo, no meu Samsung Galaxy Note 9, com Android 10, usei o código *#0*#.

  • Abra a discagem de número do telefone;
  • Digite *#0*# (ou outro) para entrar no menu da ferramenta de diagnóstico;
  • Escolha TSP Dot Mode ou TSP Grid Mode, que são usados ​​para testar a tela de toque;
  • O TSP Dot Mode mostrará pequenos pontos à medida que você toca na tela, enquanto o TSP Grid Mode permite testar todos os pontos da tela na sobreposição de grade.

Se o seu problema não é esse, continue lendo este artigo para descobrir o que fazer quando a tela do celular não responde ao toque.

O que fazer quando a tela do celular não responde ao toque

1. Reinicie o dispositivo

Reinicie o dispositivo

Pode parecer bobagem, mas as vezes dá certo. E como é o método mais simples, vamos começar por ele. Desligue o smartphone e aguarde 10 segundos para reiniciá-lo novamente. Este procedimento também é chamado de ciclo de energia. Ele removerá quaisquer erros ou problemas menores de software. Na maioria dos casos, esta etapa resolverá uma parada do touch sem explicação.

2. Remova a película de vidro

Remova a película de vidro

Outra dica simples, mas nem sempre pensamos nisso. Em alguns casos, algumas películas de vidro causam problemas na sensibilidade da tela. Remova a película e retire a capa de proteção (case). Talvez isso possa funcionar para você.

3. Modo de segurança (Android) ou Modo DFU (iPhone)

Assim como no Windows, você também pode iniciar um celular Android ou iOS em modo de segurança (chamado modo DFU no iPhone). Isso pode combater a maioria dos erros. Quando um dispositivo inicializa em modo de segurança, ele desativa todos os aplicativos de terceiros, e somente os aplicativos do sistema operacional são executados.

Se no modo de segurança, o defeito no touchscreen desaparecer, isso significa que algum aplicativo estava causando esse problema. Agora você pode excluir os aplicativos externos um por um, até que o problema da tela seja corrigido.

Como iniciar o Android em Modo de Segurança?

Para reiniciar um Android em modo de segurança, pressione o botão liga/desliga no smartphone, e na tela, pressione e segure o ícone de desligar por alguns segundos, até que seja exibida a opção “Reiniciar em modo de segurança“.

Iniciar o Android em Modo de Segurança

Nota: Esse método funcionará em dispositivos com o Android Jellybean 4.1 ou superior.

Para aparelhos com uma versão mais antiga do Android, siga as etapas abaixo.

  • Pressione o botão liga/desliga até que ele seja reiniciado.
  • Depois que o aparelho reiniciar, solte o botão liga/desliga e pressione os dois botões de volume (para cima e para baixo) juntos, e ele abrirá no modo de segurança.

Como colocar um iPhone 7 ou anterior no modo DFU

  1. Conecte seu iPhone ao seu computador e abra o iTunes. Não importa se o seu iPhone está ligado ou desligado.
  2. Pressione e segure o botão liga/desliga e o botão Home (iPhone 6s e anteriores) ou o botão de diminuir volume (iPhone 7 ou superior) juntos por 8 segundos.

  3. Após 8 segundos, solte o botão Liga/Desliga, mas continue pressionando o botão Home ou o botão diminuir volume, até que o iTunes diga “O iTunes detectou um iPhone no modo de recuperação”.
  4. Solte o botão Home ou o botão de diminuir volume. A tela do seu iPhone ficará completamente preta se você entrar com sucesso no modo DFU.

    Se não for, tente novamente desde o começo.

  5. Restaure seu iPhone usando o iTunes.

Como colocar um iPhone 8 ou superior no modo DFU

  1. Para fazer o Modo DFU no iPhone X, 8 ou 8 Plus, pressione e solte rapidamente o botão Aumentar volume, pressione e solte rapidamente o botão de diminuir o volume e pressione e segure o botão lateral, até que a tela fique preta.
  2. Assim que a tela ficar preta, mantenha pressionado o botão de diminuir volume, enquanto continua pressionando o botão lateral.

  3. Após 5 segundos, solte o botão lateral, mas continue pressionando o botão de diminuir volume, até que o iPhone apareça no iTunes.
  4. Assim que aparecer no iTunes, solte o botão de volume.

Nota: Se o logotipo da Apple estiver aparecendo na tela, você pressionou o botão de diminuir o volume por muito tempo.

Inicie o processo desde o início e tente novamente.

4. Verifique o uso da memória RAM

Não há como negar o fato de que a capacidade de resposta do touch depende muito da memória do dispositivo. Se a memória RAM do dispositivo está quase cheia, é possível ter problemas com o touchscreen. A memória RAM é usada durante a execução de aplicativos pesados, portanto, é necessário remover ou “forçar a parada” para liberar a memória.

No Android, abra as configurações > memória > Memória usada por aplicativos. Confira o quanto de RAM está sendo usado por todos os aplicativos. Você pode selecionar o aplicativo que você não está usando mais e, em mais configurações, selecione “forçar parada”.

Celular não liga, o que fazer?

Você liga seu telefone ou tablet Android pressionando um botão. Se esse botão não funcionar, seu dispositivo não está necessariamente quebrado, pois há maneiras de recuperá-lo.

Quando seu celular não liga mais o problema também pode ser causado por danos no hardware. Neste caso, só um técnico ou um conserto mais profundo vai resolver seu problema.

Mas se seu telefone ou tablet não estiver ligando por um problema de software, as etapas abaixo irão corrigir o problema.

Se a bateria do seu dispositivo Android estiver quase sem carga, você verá frequentemente um indicador de “bateria vazia” na tela quando você tentar ligá-lo. Mas, se você deixar a bateria morrer completamente, seu telefone ou tablet não responderão quando pressionar o botão Liga/Desliga.

Para resolver este problema, basta ligar o seu telefone ou tablet Android a um carregador de parede e deixá-lo carregar. Você não pode simplesmente conectá-lo e tentar ativá-lo imediatamente pois você precisará dar alguns minutos para carregar primeiro.

Conecte-o e deixe-o carregar por mais ou menos quinze minutos. Volte mais tarde e tente ligá-lo com o botão Liga/Desliga. Se o problema foi causado por uma bateria descarregada, ele deve inicializar normalmente.

Se não funcionar, tente ligar o dispositivo com um cabo e um carregador diferentes. O carregador ou o cabo podem ser quebrados e evitar que um dispositivo de bom estado seja carregado.

Meu celular não liga mais: remova a bateria ou pressione o botão de energia por mais tempo

Como outros sistemas operacionais, o Android às vezes pode travar e se recusar a responder. Se o Android estiver completamente travado, seu dispositivo pode ser ligado e colocado em execução mas a tela não liga porque o sistema operacional está travado e não responde a pressionamentos de botão.

Você precisará executar uma “reinicialização”, também conhecida como “ciclo de energia”, para corrigir esses tipos de travamento. Isso corta a energia do seu telefone ou tablet inteiramente, forçando-a a desligar e a inicializar novamente.

Em um telefone ou tablet com uma bateria removível, você pode remover a bateria, aguardar cerca de dez segundos e, em seguida, volte a ligar a bateria e inicializar.

Em um telefone ou tablet sem uma bateria removível, você precisará pressionar o botão de Liga/Desliga. Pressione o botão Liga/Desliga do dispositivo e mantenha-o pressionado.

Você só precisa manter o botão liga/desliga pressionado por dez segundos, mas você pode ter que segurá-lo durante trinta segundos ou mais.

Isso reduzirá a energia do seu telefone ou tablet e vai forçá-lo-á a reinicializar, corrigindo alguns travamentos.

Saiba o que fazer quando seu smartphone não liga e tente consertar o problema da melhor maneira possível. (Foto: The Droid Guy)

Meu celular não quer ligar: talvez seja a hora de retornar às configurações de fábrica

Em alguns casos, seu telefone ou tablet pode começar a inicializar, mas o sistema operacional Android pode falhar ou travar imediatamente.

Para corrigir isso, o Android pode inicializar diretamente em um menu de modo de recuperação, onde você pode executar uma reinicialização para as configurações de fábrica. Se o seu dispositivo estiver inicializando antes de travar ou experimentar outros problemas sérios, use o modo de recuperação para executar uma reinicialização para as configurações de fábrica.

Para fazer isso, primeiro você precisará desligar seu telefone ou tablet e, em seguida, inicializar pressionando vários botões ao mesmo tempo. A combinação exata de botões que você precisa depende do seu dispositivo.

Execute uma pesquisa na web para o nome do seu dispositivo e “modo de recuperação” para encontrar os botões que ele precisa.

Por exemplo, smartphones Samsung exigem que você mantenha os botões de Aumentar Volume + Home + Power ligados.

https://youtu.be/YbrZk2iNPOQ

Meu celular não liga mais: talvez seja hora de restaurar o firmware do seu dispositivo

Se o software do seu dispositivo estiver danificado, o processo de restauração para os padrões de fábrica pode não funcionar.

Talvez seja necessário restaurar o sistema operacional Android a partir de uma imagem fornecida pelo fabricante do dispositivo.

Por exemplo, isso pode ocorrer se você estiver mexendo com ROMs personalizadas ou, de outra forma, executando ajustes de baixo nível no software do sistema.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*