Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

Quando o Microondas não esquenta, ou seja, ele liga, conta o tempo(timer) mas não aquece a comida, os defeitos mais prováveis serão descritos à baixo.

Peças prováveis

  • Relê de potência da placa de controle (placa eletrônica) que fica atrás do painel.
  • Válvula Magnetron gasta
  • Mau contato nos terminais
  • Diodo de Alta tensão aberto
  • Capacitor de Alta tensão Aberto (quando o capacitor está em curto, queima o fusível)

Já recebi comentários no Youtube que as chaves da porta (micro chaves ou chaves micro switch) também pode apresentar esse defeito, mas eu discordo, pois se as chaves da porta, seja quais forem, se tivesse com defeito, o microondas não aceitaria a programação de contagem de tempo.

Veja a baixo as fotos dos componentes descritos acima:

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

  • Veja no vídeo à baixo como testar o relê de potência
  • Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?
  • Esse relê fica na placa eletrônica, tem microondas que tem 2 ou 3 relês, sendo:
  • 1 Relê de acionamento do circuito de alta tensão
  • 1 Relê de Acionamento do motor do prato, ventilador e Lampada
  • 1 Relê de acionamento da resistência do Grill (opcional) tem microondas que não tem Grill.

Veja na imagem à baixo uma placa eletrônica de Microondas

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

  1. Podemos notar na imagem acima que essa placa eletrônica tem 2 relês, 1 grande de potência que tem 2 terminais na parte de cima do relê, e 1 relê secundário ou relê de baixa potência, menor, localizado ao lado do relê de potência.
  2. Esse relê menor, não tem terminais na parte de cima.
  3. Tem placas que tem 3 reles, veja na imagem a baixo.

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

  • Na imagem acima temos 2 relês de potência com terminais na parte de cima e um relê de baixa potência(secundário) ao lado do relê maior.
  • Com dito acima, 1 relê de potência para acionar o circuito de alta tensão, 1 relê de potência para acionar a resistência do Grill, e 1 relê secundário para acionar ao mesmo tempo o motor do prato giratório e ventilador.
  • Quando o microondas não esquenta devemos testar o relê de potência relativo ao circuito de alta tensão, se o microondas tiver apenas 2 relês, o de potência é o maior com 2 terminais na parte de cima.

Verificando os terminais

Oxidação dos terminais no circuito de alta tensão, também pode apresentar esse defeito, para isso, desconecte os terminais passe uma lixa bem fininha e aperte um pouco com o alicate os terminais para que eles façam a conexão sem estar frouxos.

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

Diodo de alta tensão aberto

Diodo de alta tensão de microondas pode ser simples ou duplo, isso vai depender do microondas.

Você pode encontrar microondas com 1 ou com 2 diodos, veja a imagem à baixo:

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?1 – Diodo
Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?Diodo duplo

Para aprender como testar o diodo assistindo o vídeo à baixo

Capacitor de alta tensão também pode apresentar defeito

O capacitor de alta tensão, se tiver gasto, também pode apresentar esse defeito, veja no vídeo a baixo, como testa-lo.

Válvula Magnetro Gasta

  1. Não tem como testar com o multitester o estado da válvula magnetron se ela estiver esgotada, válvula cansada.
  2. Somente colocando outra que você saiba que esteja em bom estado para efetuar um teste.

  3. Caso você queira conhecer outros defeitos que a válvula pode apresentar, assista o vídeo à baixo

Outros defeitos

  • Os defeitos mais corriqueiros que o microondas apresenta em uma oficina, são os apresentados nas peças descritas acima, ou seja, o microondas não esquenta, liga, aciona o motor do prato, a lampada acende, o Timer conta o tempo, mas o microondas não esquenta.
  • Outros problemas podem estar causando esse defeito, como o circuito eletrônica que aciona o relê de potência, transformador de alta tensão aberto, esses dois problemas são raríssimos de apresentar, mas que devem ser verificados, caso não seja os componentes que descrevemos acima.
  • Deixem seus comentários à baixo.
  • Espero que tenha ajudado com esse artigo.
  • Sérgio Amaral – Instrutor do curso online do Clube do Técnico Reparador – Tempermaq
  • Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

Microondas não esquenta: Resolva rapidinho!

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

O microondas é um daqueles eletrodomésticos que, aos poucos, tem se tornado indispensável para muitas famílias. Versátil, pode ser usado tanto para aquecer um lanche rápido, como para preparar uma refeição mais elaborada. Por isso, quando o microondas não esquenta, com certeza vai causar algum aborrecimento.

Contudo, pode ser que o microondas não esquenta por conta de uso incorreto. Há alguns testes simples que você pode fazer em casa para encontrar a razão pelo qual o microondas não está funcionando. Preparado? Então vamos descobrir porque o microondas não esquenta e tentar solucionar esse problema.

Microondas não esquenta: O que fazer

Como você pode imaginar, o microondas não esquenta por vários motivos. A causa do problema pode ser desde um defeito complexo no magnetron, até uma falha na utilização do eletrodoméstico. Ou mesmo o desgaste natural dos componentes internos, causado pela utilização constante.

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

Preparamos uma lista de situações que podem causar este problema, e as prováveis soluções que irão ajudá-lo a decidir se você mesmo pode consertar o microondas não esquenta ou se vai precisar chamar um profissional.

Confira a alimentação de energiaPode parecer besteira, mas a primeira coisa a fazer é observar como está o fornecimento de energia para o seu microondas. Veja se o plugue está na tomada, ou se o disjuntor está devidamente armado.

Se o aparelho estava normal antes, mas agora o microondas não esquenta, pode ser que tenha dado defeito na tomada, um curto circuito por exemplo.

Se o microondas não esquenta mas acende o painel de controle, chega a fazer “bip” e outros sinais sonoros, pode ser que o aparelho esteja com energia, mas insuficiente para o seu funcionamento completo. A tensão da rede elétrica pode estar – temporariamente – inferior à necessária. É normal ocorrer a oscilação de tensão da rede, principalmente nos horários de pico.

Caso seu microondas está dividindo a tomada com outro eletro, também pode ser a causa. A recomendação dos fabricantes é que haja uma tomada destinada exclusivamente para o seu microondas.

Verifique se a porta fechaO microondas possui um dispositivo de segurança que não inicia o aquecimento enquanto a porta não estiver fechada. Por isso, verifique se a porta está fechando completamente. Alguns modelos possuem um alerta visual ou sonoro de que a porta está aberta.

As vezes o recipiente que usamos é um pouco grande, impedindo o fechamento da porta. Ou pode ser que haja algum obstáculo impedindo o fechamento da porta.

Em último caso, se você está certo de que a porta está sendo fechada corretamente, pode ser que o sensor de fechamento esteja com defeito.

O sensor de fechamento da porta é responsável por informar à central de processamento que a porta está fechada – e autoriza o funcionamento do motor.

Porta danificadaEntre as alternativas do micro ondas não esquentar, está a possibilidade da porta não estar vedando as ondas magnéticas de forma adequada. A causa pode estar na própria porta (amassada ou empenada), nas dobradiças e trincos (quebrados ou frouxos), ou nas juntas da porta e superfícies de vedação.

Importante: As fabricantes recomendam não usar o forno se a porta estiver danificada.

Essa é a potência adequada?Você coloca o alimento, liga o microondas e mesmo assim, a comida não aquece. Pode ser que o problema seja a baixa potência do aparelho, para o alimento que você deseja esquentar.

A temperatura e a quantidade de comida que você vai esquentar pode exigir mais potência de calor do seu microondas.

Um exemplo: O tempo necessário para esquentar duas xícaras de água é maior que o tempo para aquecer uma xícara apenas.

Aumente a potência do microondas, conforme instruções do manual do aparelho. Veja também se o microondas não está funcionando dentro de uma programação mais branda (como a opção ‘Descongelar’). Ou divida o volume de comida em duas ou três porções. Veja no final deste post algumas dicas para organizar os alimentos no micro ondas.

O alimento não foi descongeladoPode ser que o problema não esteja no micro ondas, mas no alimento. Quando aquecemos um alimento muito congelado, a parte de fora esquenta, mas o meio não, dando impressão que o microondas não esquenta. Observe se o alimento não está congelado, e aguarde o descongelamento antes de colocar no aparelho.

Coloque o alimento na posição corretaCertifique-se de colocar o alimento na posição correta. Se os alimentos estão mal distribuídos pelo interior do forno micro ondas, vai comprometer o desempenho do aparelho. Veja no final deste post algumas dicas para organizar os alimentos no micro ondas.

Leia também:  Como Saber Qual É A Minha Missão Nessa Vida?

As saídas de ar estão obstruídasSe o seu micro ondas não é de encaixar, preste atenção às saídas de ar do aparelho.

Verifique se a ventilação do forno está sendo bloqueada: não cubra nem bloqueie as saídas de ar do aparelho. Lembre-se de respeitar as distâncias necessárias ao redor do micro ondas, conforme manual de instruções.

A maioria das fabricantes recomenda deixar pelo menos 10 centímetros de espaço de cada lado.

Utensílio inadequadoPode ser que você esteja usando um utensílio composto de material que não propicie a propagação adequada do calor no alimento.

Alguns materiais devem ser evitados, pois com eles o microondas não esquenta corretamente.

Utilize apenas recipientes fabricados com material recomendado para aquecimento no micro ondas, ou será necessário muito tempo para o aquecimento do aparelho fazer efeito.

Prato giratório não está girandoO funcionamento do prato giratório é fundamental para que o micro ondas possa aquecer os alimentos completamente. Dê uma conferida se o prato giratório está girando. Escrevemos um guia sobre este problema aqui no site; dê uma conferida depois.

E se não funcionar?

Amigo, se você chegou a esta parte do texto e ainda o seu microondas não aquece, o motivo deve ser mais sério do que imaginamos. Pode ser um fusível do aparelho que tenha queimado, ou mesmo o magnetron. Veja uma foto desta peça abaixo:

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

O magnetron é o componente principal do micro ondas, responsável por converter a energia elétrica nas ondas magnéticas que aquecem os alimentos. Quando ele tem problema, faz um ruído estranho, parecido com um zumbido. Esse é um dos sintomas de que a peça está com problema, e como consequência, o microondas não esquenta.

De qualquer forma, a nossa sugestão a essa altura é procurar ajuda da assistência técnica para que investiguem um possível defeito.

Para concluir, uma última dica de amigo: Resista à tentação de desmontar o seu aparelho e tentar solucionar o falha você mesmo, a não ser que você entenda o que está fazendo e tenha a prática, as ferramentas e espaço adequado. Assim, pelo menos, você evita converter uma falha simples – e barato – em algo maior ainda. Como dissemos, nesses casos é mais interessante procurar um técnico.

Dicas para usar o microondas

Talvez a forma como você esteja dispondo os alimentos não favoreça o funcionamento do aparelho, dando a impressão que o microondas não aquece.

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

Veja algumas dicas para fazer o cozimento no micro ondas da forma correta:

  • Todos os alimentos e recipientes devem ser posicionados, sempre, em cima do prato e não podem encostar nas paredes internas do aparelho.
  • Posição dos alimentos: procure sempre arrumar os alimentos em forma circular, deixando o centro vazio, formando um anel na borda do prato. Alguns alimentos precisam ser mexidos, virados ou reajeitados nos recipientes.
  • Os alimentos de tamanho médio ou grande devem ser virados de lado para acelerar o cozimento mais uniforme ou mexidos das bordas para o centro e vice e versa, uma ou duas vezes.
  • Cozimento lento: o uso de potências menores permite uma melhor distribuição do calor nos alimentos e faz com que os cremes mantenham a sua cremosidade e que as carnes mais duras amoleçam.
  • Uso de tampas: os alimentos cozidos com tampa no fogão (por exemplo, arroz) geralmente devem ser cozidos com tampa também no micro-ondas. Use a tampa também no micro-ondas. Use a tampa do recipiente ou improvise uma tampa com um prato. Isso retém o vapor e apressa o cozimento.
  • Uso de toalhas de papel: pode-se usar toalha de papel para absorver o vapor (por exemplo, pães, salgadinhos e frango, quando se deseja que eles fiquem sequinhos) ou para evitar respingos e absorver gorduras (por exemplo, de bacon ou de linguiça).

Resumindo

Quando o microondas não esquenta, você pode observar algumas coisas antes de chamar um técnico.

Confira se a porta está fechando, se há alimentação de energia, se a potência está correta, entre outras coisas. É comum este problema ser causado por falha numa peça chamada magnetron.

Apresentamos também algumas dicas de como utilizar o microondas de forma adequada para evitar falhas no aparelho.

Tópicos relacionados

  • microondas não esquenta
  • microondas não funciona

acessado 9477 vezes

Como consertar micro-ondas: veja 5 reparos que você pode fazer | Triider

O aparelho não esquenta? A luz não acende? Estão saindo faíscas? Calma! Problemas em eletrodomésticos são muito mais comuns do que a gente imagina — e, muitas vezes, não conseguimos dar conta do recado sozinhos.

Mas, dependendo do defeito, é possível fazer o conserto por conta própria. Neste artigo, você vai descobrir como consertar micro-ondas com eficiência e agilidade. Porém, antes de tudo, já vamos dar a dica principal: proteja-se.

Coloque luvas antiestática e antichoque para descarregar o capacitor de alta-tensão do aparelho, assim você poderá fazer os eventuais reparos sem se colocar em risco. Vamos lá?

Quais são os defeitos mais comuns em micro-ondas?

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

Saber quais são os principais defeitos que o aparelho pode apresentar nos ajuda a identificá-los e, consequentemente, a fazer o conserto mais indicado conforme o caso. Por exemplo: o fato de a luz interna do micro-ondas não acender nem sempre significa um problema. Isso pode ser apenas a lâmpada queimada.

Já os quadros mais graves, como barulhos incomuns durante o funcionamento, podem sim indicar defeitos internos no eletrodoméstico. Se você está receoso quanto a esses sinais e não se sente seguro para averiguá-los sozinho, não se preocupe. Basta recorrer a uma assistência técnica de micro-ondas e deixar o serviço nas mãos de quem entende do assunto.

Como consertar micro-ondas?

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

Caso você tenha conhecimento sobre o aparelho e se sinta habilitado para fazer o conserto, pode colocar a mão na massa conforme as cinco dicas abaixo. Mas atenção: como citado no início deste artigo, jamais descuide de sua própria segurança.

1. Trocando o fusível

Tecnicamente, o fusível é um dispositivo de segurança que tem a função de cortar o fluxo de uma corrente elétrica quando ela é muito intensa. Esse corte é o que vai proteger a instalação de sofrer um curto-circuito. Portanto, caso o seu micro-ondas não esteja ligando, a primeira coisa que você deve verificar é o fusível.

Para encontrá-lo, retire o gabinete externo do equipamento e siga o cabo de alimentação da unidade, que levará ao invólucro de vidro que abriga o fusível. Remova a peça e, então, vá até uma loja de eletrônicos para comprar outra idêntica à original. Se você tiver o manual do aparelho, é muito provável que o tipo de fusível do seu micro-ondas também esteja descrito ali.

Adquirida a nova peça, basta realizar a troca normalmente, recolocando o gabinete e religando o aparelho para testar. Se, no momento em que você for verificar o fusível, ele estiver em perfeitas condições (com as lâminas intactas), o problema pode ser outro: o interruptor da porta.

Nesse caso, para testá-lo, é necessário retirar a capa protetora externa do eletrodoméstico e o painel frontal. Depois, verifique a mola e a trava do interruptor para ver se as peças estão encaixando perfeitamente na porta. Em caso negativo, substitua-as por modelos idênticos.

No entanto, se você não tiver certeza se esse é o defeito de fato, o melhor a fazer é recorrer a uma assistência técnica para identificar e tratar o problema com precisão e segurança. Inclusive, uma boa sugestão é aproveitar um aplicativo de prestação de serviços para resolver tudo de forma muito mais rápida e prática.

2. Verificando a plataforma giratória

Esse é outro problema bastante comum quando o assunto é o conserto de micro-ondas. Afinal, a plataforma giratória é uma das peças que mais dá defeito no equipamento. Contudo, antes de trocá-la, verifique se a guia está alinhada de forma correta ou se há restos de comida presos a ela, o que poderia comprometer seu funcionamento.

Realizar essa tarefa é bem simples: basta retirar a bandeja da plataforma e fazer a lavagem normalmente, com água morna e detergente neutro. Limpe também a parte interna do aparelho, com atenção especial à cavidade da plataforma giratória e às rodinhas nas quais ela se encaixa.

Recoloque a bandeja e teste o micro-ondas. Se ele realmente não estiver funcionando, pode ser que haja um problema interno no motor giratório. Nessa situação, caso você não tenha conhecimento sobre a peça, o melhor a ser feito é procurar por um profissional habilitado para auxiliá-lo.

Leia também:  Como Ver Quem Esta Ligado A Minha Rede?

3. Substituindo o diodo de potência

Seu micro-ondas não está aquecendo como devia ou você percebeu um barulho estranho durante o funcionamento do aparelho? Esses podem ser sinais de defeito no diodo de potência. Estamos falando de nada mais do que o componente eletrônico por onde passa a corrente elétrica em uma única direção, enquanto o fluxo contrário é bloqueado.

Para trocá-lo, é preciso descarregar o capacitor do micro-ondas e substituir o diodo defeituoso por um novo. O encaixe é simples e feito por pressão, sem a necessidade de soldas. Mas não se esqueça: jamais pressione a peça com muita força no encaixe, pois isso pode ocasionar contratempos imediatos ou futuros nos conectores.

4. Conferindo o interior do aparelho

Quando se trata do conserto de micro-ondas, alguns defeitos são tão banais que, muitas vezes, nem precisamos de muito esforço para resolvê-los. Sabe quando você liga o equipamento e nota a presença de pequenas faíscas? Pois é. A gente se assusta e já vai logo pensando que o problema é grave, o que nem sempre é verdade.

Esse defeito pode aparecer simplesmente por conta de restos de comida que ficaram no interior do aparelho e continuam cozinhando entre um uso e outro. Isso vale também para aqueles respingos nas paredes do micro-ondas que, às vezes, nos esquecemos de limpar.

Portanto, fazer uma limpeza completa e regular é o primeiro passo para evitar tal tipo de problema. Se você leva uma rotina agitada e não sobra muito tempo para cuidar desses detalhes, não hesite em contratar uma diarista para ajudar naqueles dias de faxina completa. Com uma higienização regular, certamente a vida útil de seus eletrodomésticos será preservada.

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

5. Trocando a lâmpada

A troca de lâmpadas não tem segredo. Como dissemos no início deste artigo, esse nem é considerado propriamente um defeito. Se a peça queimou, mas o micro-ondas funciona normalmente, basta trocá-la para facilitar a usabilidade do aparelho. Para tanto, adquira uma nova lâmpada em uma loja especializada e siga o passo a passo abaixo:

  • desligue o micro-ondas da tomada ou a caixa de energia;
  • localize os parafusos no painel de ventilação e remova-os;
  • retire o painel e identifique a caixa de iluminação;
  • remova a tampa da caixa e realize a troca da lâmpada;
  • recoloque a tampa e os parafusos;
  • religue o micro-ondas na tomada e teste o aparelho normalmente.

Sem dúvida, trocar a lâmpada interna é o tipo de conserto de micro-ondas que qualquer um pode fazer.

Nas demais situações, reforçamos a necessidade de contar com um profissional habilitado caso você não esteja apto a fazer o reparo sozinho.

Hoje em dia, com os aplicativos de prestação de serviço, ficou fácil encontrar um profissional de qualidade muito mais rápido do que se imagina. Que tal?

Agora que você já viu como consertar micro-ondas, aproveite para saber mais sobre o como consertar de fogão e torne-se um expert em reparos domésticos!

O seu microondas não aquece a comida? Descubra de seguida a causa dessa avaria

Hoje em dia o micro-ondas é um aparelho encontrado em praticamente em qualquer cozinha. Desde o aquecimento desse pedaço de pizza na noite anterior até fazer receitas básicas em questão de minutos, o micro-ondas acaba por ser usado várias vezes ao dia para aquecer e preparar as mais diversas refeições.

Esta maravilha do mundo moderno caiu no gosto popular pelas suas vantagens e praticidade, como o menor gasto energético do que outros fornos (como o elétrico) e também para reduzir o risco de queimaduras, por exemplo.

Mas imagina que só queres fazer pipocas sem sujar demais, pôr o tempo necessário, ele liga e… nada acontece. Se estiver a passar pelo problema do micro-ondas trabalhar mas não aquecer, não se preocupe, normalmente a causa é fácil de detetar.

Separamos aqui algumas razões comuns pelas quais o micro-ondas não esquenta e como identificar o problema com o seu equipamento.
Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

O meu micro-ondas trabalha mas não aquece, e agora?

Primeiro, não se desespere. Na grande maioria dos casos, o aparelho não funciona corretamente devido a problemas que são fáceis de resolver. Eventualmente, pode haver uma falha técnica que requer assistência especializada. Existem duas falhas bastante comuns no micro-ondas: no magnetron e no sensor da porta. Mas o que quer dizer?

Magnetron danificado

Dentro de todos os fornos de micro-ondas, há uma válvula termiônica, chamada magnésio, capaz de transformar energia elétrica em ondas eletromagnéticas.

Quando este dispositivo é aquecido, emite elétrons que são desviados pelo campo magnético de dois ímanes.

O movimento rotacional dos elétrons é controlado de modo a que sejam emitidas ondas eletromagnéticas de 2450 MHz.

Após a sua geração, as ondas eletromagnéticas que saem do magnetron são refletidas por uma ventoinha metálica que as direciona para o interior do forno, que é metálico no interior, e é, portanto, capaz de proteger a passagem destes micro-ondas para o ambiente externo.

Quando as ondas eletromagnéticas formadas dentro do forno micro-ondas são absorvidas pelos alimentos deixados no interior, as moléculas de água ressoam com as ondas incidentes, aumentando a temperatura dos alimentos aproximadamente uniformemente, do lado de fora para dentro.

Com esta explicação, é possível compreender que esta não faz parte do aparelho. É essencial no funcionamento do seu aparelho.

Se o seu micro-ondas trabalha mas não aquece os alimentos, pode ser um problema com esta parte.

No entanto, o seu manuseamento requer cuidados extremos, uma vez que as ondas por ela emitidas são muito altas e perigosas e em contacto com a pele, podem queimar ou mesmo levar ao cancro.

Sensor da porta

Como explicamos, o magnetron do seu micro-ondas emite ondas radioativas. Por isso, dispõe de um sistema de segurança que impede o aquecimento enquanto a porta não está completamente fechada. Ou seja, pode ser que o problema do seu equipamento esteja bem ali.

O primeiro passo é verificar se o micro-ondas está a fechar corretamente. Identifica algum obstáculo que impeça a porta? Talvez a placa depositada seja muito grande? Ou a fechadura da porta não está a funcionar corretamente?

Se não encontrar problemas visíveis, uma hipótese é que há um defeito no sensor que deteta o fecho da porta. Sem receber sinal deste sensor, o motor não funciona e o micro-ondas não esquenta.

Além destes dois pontos, podem também ocorrer outros defeitos, tais como:

  • Aberturas de ar bloqueadas para que o micro-ondas funcione corretamente, é super importante que as suas saídas de ar estejam livres. São aquelas pequenas aberturas nas laterais da plataforma, sabes? Se tiver um objeto a cobrir ou a obstruir as tomadas, o vapor pode acumular-se no interior do aparelho e comprometer o aquecimento dos alimentos. Geralmente, o espaço necessário à volta do aparelho é indicado no manual de instruções. A maioria recomenda pelo menos 10 cm de distância.
  • Potência errada – assim como a tensão, a potência do micro-ondas deve ser adequada. Certos tipos de alimentos e porções mais volumosas precisam de mais foco de calor para aquecer. A dica é ajustar o nível de potência do equipamento, como mostram as instruções do manual, e verificar se o aquecimento acontece corretamente. Outro detalhe que pode dar a impressão de que o micro-ondas não aquece é o modo de programação — a opção “descongelar”, por exemplo, aquece muito mais lentamente do que os modos normais.

E agora, como reparar meu micro-ondas que não funciona?

Ao longo deste texto, citamos algumas causas possíveis para o seu micro-ondas não estar aquecendo alimentos. É importante lembrar que estamos a falar de um aparelho perigoso que, se não for utilizado e manuseado corretamente, pode causar graves danos à saúde da pessoa.

Por isso, ao lidar com este aparelho em particular, recomendamos que não tente reparar as falhas por si mesmo. A ReparaçãoSegura tem técnicos certificados, especializados em reparação de micro-ondas. Eles estão preparados para lidar com estes dispositivos com a máxima segurança para si e para a sua família.

Se tiver um problema com aparelhos, a nossa equipa pode ajudá-lo dentro de 48h. Somos especialistas na reparação de vários dispositivos e estamos em todo o país, prontos para ajudá-lo!

Não cultive problemas e riscos em sua casa! Clique no banner aqui embaixo e nos ligue. Teremos o prazer de ajudá-lo!
Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

Leia também:  Como Lidar Com O Marido Quando Ele Bao Faz Caso?

Microondas não esquenta, o que pode ser? | Blog da Dufrio

por Dufrio Refrigeração • 30/04/2020

Você coloca sua refeição no microondas, aciona o tempo de aquecimento desejado, confere a luz interna, tudo parece certo… porém, surpresa! O microondas não esquenta. O que pode estar acontecendo?

Primeiramente, não se desespere. Na grande maioria dos casos, o eletrodoméstico não funciona adequadamente por causa de problemas fáceis de serem resolvidos. Eventualmente, pode acontecer alguma falha técnica que necessite de assistência especializada.

Veja os motivos mais comuns que fazem o microondas não esquentar e como identificar o problema do seu equipamento.

1. Problemas na tomada

Parece um problema muito simples, né? Mas falhas na tomada e na alimentação de energia podem fazer o microondas parar de esquentar.

Como Arranjar Microondas Que Nao Aquece?

A razão mais óbvia para o microondas não funcionar é estar desconectado da tomada. Porém, se o equipamento liga e o painel acende normalmente, pode ter havido mau contato ou curto-circuito.

Agora, se o aparelho está dividindo a tomada com outro eletrodoméstico, o motivo pode ser carga elétrica insuficiente. Nesse caso, é melhor reservar uma única tomada para cada equipamento.

Outro problema comum é comprar microondas com a voltagem errada: por exemplo, de 110V, para uma residência que possui rede 220V. O aparelho pode até ligar, mas não vai esquentar adequadamente.

Microondas ou fogão? Qual vale a pena manter atualizado?

2. Potência errada

Assim como a voltagem, a potência do microondas deve ser adequada. Determinados tipos de alimentos e porções mais volumosas precisam de mais calor incidindo para esquentar.

A dica é ajustar o nível de potência do equipamento, conforme consta nas instruções do manual, e verificar se o aquecimento acontece adequadamente.

Outro detalhe que pode dar a impressão de que o microondas não está esquentando é o modo de programação — a opção “descongelar”, por exemplo, esquenta bem mais lentamente do que os modos normais.

3. Falha na porta

A maioria dos microondas tem um sistema de segurança que impede o aquecimento enquanto a porta não está completamente fechada. Ou seja, pode ser que o problema do seu equipamento esteja justamente aí.

Então o primeiro passo é verificar se o microondas está fechando direitinho. Você identifica algum obstáculo barrando a porta? Talvez o prato depositado seja grande demais? Ou o travamento da porta não está funcionando corretamente?

Se você não encontrar nenhum problema visível, uma hipótese é de que haja defeito no sensor que detecta o fechamento da porta. Sem receber sinal desse sensor, o motor do microondas não funciona.

4. Saídas de ar obstruídas

Para que o microondas funcione corretamente, é super importante que suas saídas de ar estejam livres. São aquelas pequenas aberturas nas laterais do equipamento, sabe?

Se tiver algum objeto cobrindo ou obstruindo as saídas, o vapor pode acumular dentro do aparelho e comprometer o aquecimento dos alimentos.

Geralmente, o espaço necessário ao redor do aparelho está indicado no manual de instruções. A maioria recomenda pelo menos 10cm de distância.

Melhor marca de micro-ondas: Midea, LG, Electrolux ou Consul?

5. Defeito no aparelho

Caso as outras possíveis causas tenham sido eliminadas, pode ser que o motivo do seu microondas não esquentar seja algum defeito interno.

Aqui existem algumas possibilidades: por exemplo, interruptor, fusível ou magnetron queimado. Esse último é a principal peça do microondas, responsável por transformar a eletricidade em ondas magnéticas que aquecem os alimentos.

Se, além de não esquentar, seu aparelho também estiver emitindo um ruído estranho, é indício de que o magnetron pode mesmo ter estragado.

Conclusão

Esperamos ter te ajudado a entender o funcionamento do seu aparelho, e que o problema seja simples de resolver!

Mas se ainda assim você não conseguiu entender por que seu microondas não esquenta, procure a assistência técnica especializada para investigar mais a fundo. Boa sorte!

Micro-ondas liga mas não esquenta. Ihhh agora? | Facilita

Hoje em dia o micro-ondas é um eletrodoméstico quase que obrigatório em qualquer cozinha. De esquentar aquele pedaço de pizza da noite anterior a fazer receitas básicas em questões de minutos, o micro-ondas acaba sendo usado várias vezes ao dia para esquentar e preparar as mais diversas refeições.

Mas imagina só você querendo estourar uma pipoca sem fazer muita sujeira, coloca o tempo necessário, ele liga e… nada acontece. Se você está passando pelo problema do micro-ondas ligar mas não esquentar, não se preocupe, geralmente a causa é fácil de se detectar e vamos te ajudar nisso!

Por quê meu micro-ondas liga mas não esquenta?

Verifique as tomadas da sua casa

A nossa primeira dica parece ser brincadeira, mas muita gente comete esse erro. Se o seu micro-ondas liga mas não esquenta, pode ser que o eletrodoméstico e a tensão da sua casa não são compatíveis! Nesses casos, a melhor maneira de evitar esse problema é checar, antes da compra, a tensão necessária para o eletrodoméstico funcionar perfeitamente.

Ah, claro que o problema também pode estar na tomada que você está tentando usar. Em casos como este, é só testar em outra tomada que você tenha certeza que está funcionando.

Cheque a porta do micro-ondas

Geralmente os micro-ondas possuem uma trava de segurança que não o deixam funcionar com a porta aberta. Se o seu micro-ondas não esquenta, pode ser que o problema esteja justamente nessa medida de segurança.

Ou a porta não está se fechando completamente, talvez porque ter algo grande demais dentro do seu micro-ondas ou alguma coisa esteja atrapalhando o fechamento. Em outras situações, algum dispositivo interno não está identificando que a porta está totalmente fechada, por ela estar danificada, por exemplo.

Potência errada:

Além de verificar a voltagem, é necessário ficar atento a potência. Afinal, alguns alimentações e porções necessita de mais calor para poder esquentar. 

Por isso, sempre ajuste o nível de potência do equipamento de acordo com o manual de instruções do aparelho e depois verifique se o aquecimento acontece da maneira correta. 

Ah! às vezes, o problema também pode ser no modo de programação do aparelho, por exemplo, quando você coloca na opção “descongelar”, o aquecimento acontece mais lentamente e pode parecer que seu microondas não está esquentando. 

Saídas de ar obstruída:

Sabe aquelas pequenas aberturas que tem na lateral do seu aparelho? elas não estão ali a toa, afinal para o micro-ondas funcionar corretamente é necessário que a saída de ar esteja livre.

Dessa forma, é necessário verificar se não tem nenhum objeto obstruindo e impedindo a passagem do vapor, pois se isso acontecer o vapor pode acumular dentro do aparelho e consequentemente comprometer o aquecimento dos alimentos. 

É sempre bom ficar de olho no manual de instruções, lá explica qual é o espaço necessário que você precisa deixar ao redor do aparelho, geralmente o recomendado é de 10 cm.

Prato giratório com defeito:

Se o seu micro-ondas não esquenta, o problema pode estar no prato giratório, afinal o bom funcionamento do mesmo é essencial para o seu aparelho aquecer corretamente os alimentos. 

Problemas internos

Um pouco mais complicado de identificar que os demais sinais, um dos defeitos possíveis pode estar dentro do seu aparelho.

Se você já verificou todas as situações acima e mesmo assim o seu micro-ondas liga mas não esquenta, você provavelmente terá que pedir ajuda para um profissional especializado.

A causa do problema pode ser em um interruptor interno que pode ter queimado ou se danificado com o tempo e não está mais alimentando os componentes internos do seu micro-ondas ou então o fusível que pode ter queimado.

Em qualquer uma das situações, não pense duas vezes em pedir ajuda para a assistência autorizada da Consul. O profissional vai saber dizer qual a raiz do problema e indicar a melhor solução possível para você!

Utensílios errado:

Parece coisa boba, mas o recipiente que você vai esquentar o seu alimento é fundamental para que o aquecimento aconteça, afinal às vezes o utensílio que você está utilizando não propicia a propagação de calor necessária. 

Por isso, sempre fique de olho em qual material você está usando e se ele é recomendado para ser utilizado no micro-ondas. Para saber mais, confira aqui o que pode ir no micro-ondas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*