Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?

A maioria das fabricantes de smartphones com Android opta por colocar programas próprios no sistema, que visam melhorar a experiência de seus consumidores. Entretanto, alguns desses aplicativos são mal otimizados, causam lentidão e consomem espaço.

Outro grande problema, é que estes apps não podem ser removidos tão facilmente do aparelho como é feito para programas baixados pela Google Play. A seguir, confira como remover aplicativos de fábrica do celular sem precisar fazer root.

publicidade

Importante

O método mostrado abaixo é universal e foi testado em mais de um aparelho. Apesar disto, algumas versões mais antigas do Android e celulares de determinadas marcas possuem proteções contra ele. 

Mais um aviso necessário: remover aplicativos de fábrica podem violar a garantia do aparelho. Também, escolha com cautela os apps que deseja remover, pois alguns deles podem ser necessários para um bom funcionamento do sistema. Se você não sabe o que um aplicativo faz, evite removê-lo.

Preparando o aparelho

A parte principal deste tutorial é realizada no computador, mas é necessário fazer algumas etapas no celular antes de prosseguir para ele. Veja:

  1. Acesse a tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Sobre o dispositivo”. Dê 7 toques em “Número da versão”. Isso é necessário para ativar as opções de desenvolvedor do celular;
    Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?
  2. Volte ao menu principal das “Configurações do aparelho”, entre em “Opções do desenvolvedor” e habilite o item “Depuração USB”.
    Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?

No computador

Para começar no computador, será necessário realizar a instalação de alguns drivers adicionais e da ferramenta ADB. Seguem os passos:

  1. Realize o download dos drivers ADB por este link e instale-os;
  2. Então, faça o download das ferramentas ADB e extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta de fácil acesso. Se possível, crie uma pasta chamada “adb” na raiz do C:;
  3. Conecte o celular ao computador e deixe-o no modo de transferência de arquivos;
    Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?
  4. Abra o “Prompt de comando” como administrador pelo “Menu iniciar”;
    Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?
  5. Entre com o seguinte comando para acessar a pasta onde estão as ferramentas do ADB: cd c:adbplatform-tools;
    Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?
  6. Para ter certeza que o celular está sendo reconhecido como deve no computador, entre com o comando: adb devices. Caso apareça a palavra “unauthorized”, desbloqueie o celular e conceda a permissão para ser feita a depuração USB;
  7. Agora, inicie a ferramenta ADB com o comando: adb shell;
    Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?
  8. Para listar os aplicativos que vem instalados de fábrica no seu aparelho, entre com o comando: pm list packages | grep ‘nome da fabricante’. Se necessário, troque o nome da fabricante pelo aplicativo que deseja buscar;
    Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?
  9. Depois de encontrar o aplicativo que deseja remover na lista, é necessário entrar com este comando: pm uninstall -k nome do pacote.
    Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?

Caso você se depare com a mensagem “failure” após o último comando, pode ser necessário desabilitar os administradores do celular. Esta configuração é feita na tela de “Configurações do aparelho” na opção “Segurança”.

Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?

Feito! Agora o seu celular já não tem mais aquele aplicativo que não poderia ser desinstalado por padrão. Apesar disto, ao fazer um reset de fábrica do smartphone, os programas estarão de volta.

Saiba como desinstalar aplicativos que já vêm no seu celular

Ninguém merece ficar sem espaço no telefone, não é mesmo? Por isso, separamos uma única dica para ajudá-lo a desativar e desinstalar aplicativos que você instalou ou já vieram instalados quando comprou o celular. 

O jeito mais simples e rápido de desinstalar aplicativos é através da função Gerenciar Apps do dfndr security, aplicativo de segurança gratuito para Android.

  Ele mostra os aplicativos que estão ocupando muito espaço e aqueles que você quase não usa e permite que você remova cada um deles com um toque.

Para instalar grátis e usar o Gerenciar Apps, toque no botão abaixo.

Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?Para usar, também é fácil! É só abrir o dfndr security, ir em Ferramentas e tocar em Gerenciar Apps.

Repare que na barra cinza localizada acima da lista dos aplicativos vem informando o total de apps que você tem instalado e quanto de espaço eles ocupam em seu celular. Você também pode tocar no botão de Filtro, ao lado do ícone de lupa, para ver quais são os apps que você menos usa. Em seguida, basta selecionar quais aplicativos você deseja desinstalar e tocar em Remover.

Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?

Uma nova mensagem aparecerá confirmando a exclusão. Depois é só ver quanto de espaço você ganhou sem esses apps e aproveitar!

Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?

É importante lembrar que, no caso exclusivo dos aplicativos que já vêm instalados no celular, o dfndr security desativa e remove todo o pacote de atualizações desses apps e faz com que você ganhe espaço para novas fotos, apps, etc. Os ícones continuam presentes no celular, mas eles estarão ocupando o mínimo possível de espaço.

Mais memória no celular: saiba onde ficam os aplicativos desativados

Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?

O smartphone atual evoluiu muito em relação a seu antecedente de poucos anos atrás. Sua capacidade de processamento é melhor, a tela é maior e a “câmera” tem vários sensores fotográficos. Porém, a memória de armazenamento não acompanhou tamanho progresso, e saber onde ficam os aplicativos desativados pode te ajudar nesse quesito.

Leia também:  Como Arranjar Iphone Que Caiu Na Agua?

O que acontece é que há muitos aplicativos disponíveis, com todo o tipo de finalidade, certo? Na Apple Store, por exemplo, são mais de 2 milhões de opções enquanto na Play Store esse número ultrapassa os 3,5 milhões. Desse jeito, fica fácil cair na tentação de baixar aplicativos inovadores para testar a funcionalidade das soluções.

Contudo, o acúmulo dessas aplicações pode ocasionar uma sobrecarga de armazenamento no seu aparelho, diminuindo, primeiro, o espaço que você pode dedicar a arquivos pessoais, como fotos e músicas. Depois, a tendência é que o seu dispositivo se torne mais lento quanto maior for o espaço ocupado.

Portanto, ir até o gerenciador de arquivos do seu sistema operacional, onde ficam os aplicativos desativados, permite deletar aqueles que já não encontram mais serventia. Além disso, é importante saber que há também um outro tipo de arquivo que consome sua memória de maneira desapercebida: ele se chama cache.

Neste post, vamos ensinar onde ficam os aplicativos desativados para que você faça uma limpa e libere espaço na sua memória. E também como limpar a memória cache daqueles que forem permanecer no aparelho! Além disso, ensinamos de quais apps é melhor manter o cache intocado.

Leia mais: Você sabe o que é um infoproduto? Descubra e ganhe dinheiro na web!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Onde ficam os aplicativos desativados

Os aplicativos, desativados ou não, residem juntos no mesmo lugar do seu aparelho. Por isso, é preciso localizar esse diretório no seu sistema operacional.

A pasta onde ficam seus aplicativos no Android

No Android, siga as instruções a seguir:

  1. Vá até as Configurações do seu aparelho;
  2. Entre em Aplicativos;
  3. Selecione um aplicativo que você não use;
  4. Clique no botão Desinstalar.

No caso de alguns aplicativos não apresentarem o botão Desinstalar, mas sim o botão Desativar, isso quer dizer que ele pode ser retornado ao padrão de fábrica, realizando uma espécie de “limpeza” do app.

Isso acontece com aplicativos pré-instalados pela fabricante, e, sem que se utilizem métodos mais “invasivos”, essa solução é suficiente para reduzir drasticamente o tamanho de armazenamento.

A pasta onde ficam seus aplicativos no iOS

Se você é cliente da Apple, então siga o seguinte caminho:

  1. Vá até osAjustes do seu aparelho;
  2. Selecione a entrada Geral;
  3. Entre em Armazenamento do iPhone;
  4. Então, selecione um aplicativo que você não utilize mais.

Na lista dada, você pode perceber que há duas opções:

  • Desinstalar App, o qual mantém seu dados daquele aplicativo, porém o deleta;
  • Apagar App, o qual apaga tanto aplicativo quanto seus dados.

Se você quer liberar espaço momentaneamente, porém sabe que vai reinstalar o aplicativo mais tarde, selecione Desinstalar, porque essa opção, quando ele for reinstalado, fará o seu aplicativo voltar ao normal, como se nada tivesse acontecido. Com Apagar, seus arquivos desaparecerão permanentemente.

No iOS, aplicativos desativados podem ser excluídos automaticamente

Quer que o próprio sistema operacional de conta de identificar e deletar seus aplicativos que caem em desuso? A partir do iOS 11 isso é possível, e basta realizar o procedimento abaixo:

  1. Vá aos Ajustes;
  2. Entre em iTunes e App Store;
  3. Ative a opção Desinstalar Apps não Usados.

O que são e onde ficam os dados e o cache

Os arquivos cache são meios de otimizar a sua experiência como usuário. Isso, pois eles são temporários, e fazem com que seu celular acesse aquilo que você já viu ou visitou de maneira mais rápida. É como se eles fossem atalhos para você chegar a um determinado lugar dentro da máquina.

Porém, em caso de aplicativos menos utilizados – ou inclusive ociosos – eles se tornam dispensáveis, e neles pode haver uma memória significativa esperando somente que você realize essa limpeza. Quando se tornam muito abundantes, podem representar inclusive a maior parte do armazenamento de quem não dá bola pra esse tipo de ficheiro.

Os dados, por outro lado, são os arquivos que você faz download, por exemplo. No caso do Netflix, os dados podem representar um filme que você baixou para assistir offline. No caso do iPhone, é indicado inclusive qual o “arquivo” baixado”, o que facilita sua limpeza.

Observação: saiba os caches que você não deve limpar

Antes de ensinarmos a limpeza de cache, faremos uma ressalva bem importante. Alguns aplicativos devem ser tratados com um pouco mais de prudência, pois seus arquivos são/eram sempre armazenados como “arquivos temporários”. Ou seja, se você limpar o cache, precisará buscar por esses arquivos novamente caso o aplicativo não esteja em processo de deleção.

Em algumas aplicações de streaming de música como Spotify ou Deezer somente em atualizações mais recentes uma distinção entre arquivos do tipo resíduo e músicas foi feita. Porém, em versões antigas, as músicas são tratadas como cache, o que pode te levar a um problema: se limpá-los, e estiver usando uma versão desatualizada dessas aplicações, você perderá suas playlists.

Leia também:  Como Descobrir Quem São Meus Antepassados?

Se você fizer uso das versões atualizadas, não há com que se preocupar.

Como limpar o cache no Android

Em sistemas Android, faça o seguinte:

  1. Vá até as Configurações do seu aparelho;
  2. Entre em Aplicativos ou Gerenciar Aplicativos;
  3. Selecione um aplicativo específico;
  4. Clique no botão Limpar Cache.
    1. Limpar dados é, por exemplo, uma foto ou vídeo que resida naquele aplicativo, então tenha cuidado e não confunda os botões. Só limpe os Dados de aplicativos nos quais você não tenha arquivos pessoais.
      Apagar os dados do WhatsApp, por exemplo, significaria excluir suas fotos, vídeos e arquivos de mensagens.

No Android, você pode limpar todo o cache de uma vez só

Para limpar todo o cache de uma só vez, você deve lembrar que há versões de alguns aplicativos que armazenam seus arquivos principais como temporários.

  1. Abra as Configurações;
  2. Entre em Armazenamento e USB;
  3. Selecione a opção Armazenamento Interno;
  4. Espere que seu espaço seja calculado e exibido;
  5. Na lista seguinte, selecione Dados em Cache e verifique o espaço utilizado;
  6. Então, clique em Dados em Cache e na sequência em OK.

Como limpar cache e dados no iOS

Em dispositivos Apple, somente podem ser apagados os dados, pois o próprio sistema operacional dá conta de realizar essa manutenção em relação ao cache. Então, é preciso seguir o mesmo caminho para chegar onde ficam seus aplicativos desativados e verificar em quais você conta com dados deletáveis.

  1. Vá até os Ajustes do seu aparelho;
  2. Selecione a entrada Geral;
  3. Entre em Armazenamento do iPhone;
  4. Então, selecione um aplicativo.
  5. Aqui, aplicativos como Netflix, Amazon Prime, etc., por exemplo, permitem que você delete os conteúdos baixados no smartphone para assistir offline. No caso de aplicações mais utilizadas, como WhatsApp, o iOS não permite que você delete seus arquivos tal como é possível no Android. Esse papel é reservado ao sistema operacional.

Quer limpar seu cache na força bruta no iOS?

Existe uma alternativa meio “força bruta”, já que somente o iOS dá conta de limpar seu cache. Se você for à iTunes Store e fizer o download de um arquivo imenso, como um filme do tipo Senhor dos Anéis (9,7GB) e não houver espaço sobrando, o sistema limpará seu arquivos cache para que o filme tenha lugar no aparelho.

Ou seja, é usar a inteligência do próprio iOS contra ele mesmo para forçar uma operação.

Leia mais: Vendas no WhatsApp: 11 dicas para iniciar ou impulsionar seu negócio!

Onde ficam os aplicativos desativados: descobriu?

Entendeu os caminhos para chegar nos aplicativos desativados do seu celular? Faça isso periodicamente e poupe a memória do aparelho.

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?

Como deletar permanentemente apps no seu celular

Dicas Como Apagar Apps Que Ja Vem No Android?

Excluir apps sem uso é uma das ações que você deve fazer sempre no seu smartphone. Porém, falamos de deletar apps permanentemente e não apenas excluí-los da tela inicial, como muitas pessoas fazem.

Smartphones com maior capacidade de armazenamento, de certa forma, deixaram os usuários mais acomodados. Hoje, demora até que toda a capacidade de armazenamento seja preenchida de forma que só percebemos o quanto a memória está lotada quando ela está próxima de ficar cheia.

Neste artigo vamos aprender como excluir de uma vez por todas apps que não estão em uso no seu celular. Mais espaço de armazenamento livre resulta em um melhor desempenho geral do seu aparelho.

Como excluir aplicativos permanentemente no Android

Vamos explicar detalhadamente como excluir aplicativos permanentemente no Android. No iOS esse problema não ocorre porque todos os apps ficam aparentes. Já no Android, há diferença entre os apps instalados e os apps que são exibidos nas telas principais de navegação.

Método 1

A primeira forma de excluir apps permanentemente é também a mais simples. Ela está disponível apenas nos aparelhos que rodam as versões mais recentes do Android (algumas customizações do Android 8.0, além do Android 9.0 e 10).

Passo 01: Toque e segure sobre o ícone de um aplicativo que deseja desinstalar.

Passo 02: Basta tocar na opção “Desinstalar” para que ele seja apagado completamente.

Método 2

Esse segundo método funciona tanto nas versões mais antigas do sistema operacional Android quanto nas mais recentes. Recorra a ele caso o método 1 não esteja disponível no seu aparelho.

  • Passo 01: Abra o app de Configurações.
  • Passo 02: Role até encontrar a opção “Notificações de Aplicativos” e toque sobre ela.
  • Passo 03: Em seguida, escolha “Ver todos os aplicativos”.
  • Passo 04: Localize o app que deseja desinstalar permanentemente e toque sobre ele.
  • Passo 05: Por fim, toque em “Desinstalar”.
Leia também:  Como Arranjar Telemovel Que Caiu Na Agua?

Atenção: se você optar pela função “Desativar” o app somente será impedido de ser executado ou de usar os recursos do sistema. Porém, ele continuará instalado e ocupando espaço de armazenamento.

Método 3

Menos comum, o terceiro método de desinstalação permanente passa pela Play Store. Você pode acessar a loja oficial de aplicativos e solicitar a desinstalação da mesma maneira que você faz uma instalação.

  1. Passo 01: Acesse a Play Store.
  2. Passo 02: Localize o app que deseja desinstalar. 
  3. Passo 03: Agora, basta tocar na opção “Desinstalar” ao invés de “Instalar” e pronto.

As referências ao aplicativo em questão continuarão aparecendo na Biblioteca, na opção “Meus Aplicativos e Jogos”. Contudo, o mais importante é que o ele não estará mais ocupando espaço de armazenamento no seu aparelho.

Evite sobrecarregar seu smartphone

Embora em teoria não exista problema algum em utilizar a capacidade máxima de armazenamento de um celular, na prática não é assim que as coisas funcionam. O recomendável é que você sempre tenha um espaço razoável disponível para que o fato de ele estar sobrecarregado não prejudique o desempenho.

Quando a capacidade de armazenamento está no limite, apps podem deixar de ser atualizados automaticamente, impedindo que você receba atualizações de segurança. Além disso, uma simples foto em um momento especial pode se perder caso não exista um local disponível para que ela seja salva.

Portanto, crie o hábito de pelo menos uma vez a cada 30 dias fazer uma limpeza nos apps instalados. Se já faz mais de um mês que você não usa um aplicativo, então considere sua desinstalação. Agora, se já faz mais tempo do que isso – três meses, por exemplo – apague-o sem pensar duas vezes. Você sempre poderá baixá-lo novamente quando for preciso.

***

Mesmo mantendo a sua capacidade de armazenamento em dia, perdeu arquivos que eram importantes para você? Entre em contato com a CBL Tech, somo líderes mundial em recuperação de dados.

Como remover aplicativos nativos do Android

Sabemos que os smartphones vem com diversos aplicativos pré-instalados, as fabricantes assim como o próprio Google crê que você necessita destes apps para viver. Mas muitas vezes eles nem utilizados são, além de deixar seu telefone uma verdadeira bagunça.

Veja também: como mover aplicativos para o cartão de memória.

Os aplicativos nativos, por padrão não conseguimos remover, o máximo é forçar ele parar, mas não é o ideal. É pensando em lhe ajudar a organizar, liberar espaço e deixar seu smartphone rapidão que vamos lhe ensinar a remover os aplicativos nativos do seu Android.

Lembrando que, este é um procedimento complexo, se você não acha que se garante em resolver qualquer possível problema, é melhor então nem prosseguir.

Baixe o aplicativo Debloater. Instale no Windows. Agora conecte o smartphone ao computador usando um cabo USB. Para funcionar corretamente, precisamos ativar o modo de desenvolvedor no seu celular. Para isto, vamos aos passos:

1 – Abra as configurações. Vá até o menu Sobre o telefone. Procure o item Número da Versão. Clique umas 5 ou 6 vezes nele, até que a mensagem: Agora você é um desenvolvedor, apareça.

2 – Agora volte, e encontre o menu Opções de desenvolvedor, ou também Programador. Ative o modo de depuração, pelo item Depuração USB.

Pronto, agora este modo permite que você manuseie o celular como um administrador.

Com o modo de depuração ativo, você verá no Windows, ele instalar o driver do smartphone no PC. Aguarde até este processo terminar. Abra o Debloater no PC, aguarde ele ler os dados do smartphone. Caso fique parada a tela, veja no telefone se ele pediu para poder depurar. Permita que ele faça a instrução no celular.

Com o Debloater aberto, clique no botão Read Device Packages.

IMPORTANTE: Depois de lido, ele vai mostrar todos os pacotes que tem instalado. É neste momento que você deve selecionar o que quer remover. Cuide para não remover o que não deve. Revise todos os itens para ver se já não tem algo marcado.

Marque o que quiser remover, neste caso selecionei o pacote BR Apps. E então aperte em Apply.

Verá a tela de confirmação, depois de executado:

Veja também se desapareceu no seu smartphone.

Apaguei o que não devia, e agora?

Ops apaguei o que não devia. É, pode acontecer. Para isto, basta mandar ler novamente. E apertar o botão UnBlock All Packages. Ele não remove o aplicativo de fato do celular, mas bloqueia o app para não abrir mais, e omite ele das configurações do smartphone. Porém, continua a ocupar o espaço.

Pronto, agora você está com o aparelho limpo do jeito que deseja. Se ficou uma dúvida, comente abaixo. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*