Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

Só quem passou pelo término de um relacionamento sabe como é doloroso… O mix de emoções e a sensação de que nunca mais voltará a gostar de alguém novamente é comum na maioria dos casos.

Nós ficamos ali, olhando um para o outro, dizendo nada. Mas era o tipo de nada que significa tudo. Nos seus olhos, não havia nenhum sinal do que aconteceu entre nós e eu senti alguma coisa quebrar dentro de mim.

Jenny Han

Mas, há sempre uma luz no fim do túnel e, assim como tudo na vida, o seu “luto” um dia também terá um fim. Enquanto isso, confira algumas dicas de como superar o fim de uma relação da maneira mais “fácil” e “saudável” possível.

1. Fique um tempo sem contato com o/a ex

Para curar um “coração partido”, você precisa se isolar de todas as lembranças e referências do ex-companheiro ou companheira. Para isso, evite falar ou encontrar com a pessoa que deseja “esquecer”.

O mais terrível não é termos nosso coração partido (pois corações foram feitos para serem partidos), mas sim, transformar nossos corações em pedra.

Oscar Wilde

Sabemos que pode ser muito difícil, pois provavelmente vocês têm muitos amigos em comum, mas acredite que este é o primeiro grande passo rumo à sua “desintoxicação”. 

Não é engraçado como as memórias que você mais ama antes de uma separação, se tornam nos seus piores inimigos depois? Os pensamentos que você adorava lembrar, as memórias que você gostava de ver de cada ângulo possível – de repente é muito mais seguro guardá-las numa caixa, longe da luz do dia e jogar fora a chave. Não é um ato de amargura. É um ato de auto-preservação.

Ally Condie

Como já dizia a antiga máxima popular: “o que os olhos não veem, o coração não sente”.

Mensagem de fim de relacionamento

2. Cuide de você

Quando estamos num relacionamento por muito tempo, podemos “perder” ou “esquecer” a essência de quem somos como seres individuais para viver a vida de casal.

Bem, está na hora de (re)descobrir a sua identidade! Quem você é? O que te deixa feliz, triste, irritado? Quais as suas aspirações e desejos pessoais?

Se concentre em tentar se autoconhecer e invista em VOCÊ! Se inscreva na academia, mude de look, se matricule num curso que sempre sonhou em se especializar, enfim… as opções são inesgotáveis!

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

3. Escreva

Muitas coisas ficam por dizer no fim de um relacionamento, na maioria das vezes… Pensamentos, histórias, frases, ideias… Palavras que não foram ditas, mas que permanecem presas na sua cabeça. Liberte-as!

Escrever é uma ótima alternativa para te ajudar a descarregar toda a carga emocional que dificulta a superação do fim do relacionamento.

Ninguém precisa ler o que você escreve, não se preocupe. Encare isso apenas como uma terapia pessoal, ok?

4. Invista tempo e atenção num projeto

  • Foque toda a sua energia em algo que possa servir como uma “distração” para a montanha-russa de sentimentos que insistem em te tirar o sono.
  • Seja um projeto filantrópico, um curso de culinária oriental ou aulas de salsa, não importa, contanto que você tenha rotinas diárias e objetivos para atingir.
  • Esta também pode ser uma excelente oportunidade de pensar em dar um novo passo no seu trabalho, investindo toda a sua concentração e tempo na evolução da sua carreira.

5. Faça uma viagem

Se você tem um “pé de meia” guardado, aproveite para fazer aquela viagem que sempre sonhou!

Tire um tempo para conhecer novas culturas, viver aventuras diferentes e conhecer lugares inusitados. Além de ser uma excelente oportunidade de autoconhecimento e crescimento pessoal, também conhecerá muitas pessoas interessantes pelo caminho… quem sabe até mesmo um novo amor.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

6. Pense no SEU futuro

Remoer o passado pensando no que poderia ter feito para evitar o fim do relacionamento ou nutrir raiva e sentimento de vingança contra o/a ex não vai te ajudar a dar a volta por cima!

Como dito antes, se concentre nas coisas que fará DAQUI PARA FRENTE! Pense no SEU futuro, afinal de contas você ainda tem uma vida inteira pela frente!

Ser rejeitado por alguém não significa que você também deva se rejeitar a si mesmo ou que deva pensar que você é uma pessoa inferior. Não quer dizer que mais ninguém vai te amar nunca mais. Lembre-se que UMA pessoa te rejeitou em um determinado momento, e só doeu tanto porque para você a opinião daquela pessoa simbolizava a opinião de todo o mundo, de Deus.

Jocelyn Soriano

Muitos amores, decepções e mais amores ainda aparecerão, não se preocupe! 😉

7. O tempo cura tudo

E mesmo seguindo todas as nossas dicas, não esqueça: dê tempo ao tempo!

Não tenha vergonha de desabafar com o melhor amigo, chorar ou passar o fim de semana vendo filmes românticos e comendo sorvete de pijamas na cama… Existe um limite daquilo que você poderá fazer para se sentir bem e o resto… Bem, o resto é com o tempo.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

8. Se afaste da tentação das redes sociais

Um dos mandamentos mais importantes do fim de um relacionamento: “não stalkeie”.

O hábito de checar as redes sociais de ex parece ser uma das maiores tentações quando chega o fim, e por quê? As razões podem ser várias: sensação de estar no controle, ciumes, saudade.

Não importa: a única coisa que você vai conseguir fazendo isso é se machucar. Se ajudar, bloqueie os perfis, afinal, não é vergonha nenhuma preservar a sua saúde mental.

9. Escute músicas felizes

Spotify, Youtube, Deezer são plataformas cheias de playlists de fossa, mas também outras incríveis que vão te ajudar a ficar pra cima. Coloque aquela música que te dá vontade de cantar e dançar, aquela playlist nostálgica que te faz lembrar os tempos bons da infância e adolescência: pode ser uma boa chance para descobrir novos artistas e bandas que você gosta.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

10. Faça uma lista dos motivos pelos quais terminou

Esta lição é clássica e ajuda muito. Sabe aquelas nuvenzinhas de dúvidas de “por que a gente acabou?”, “acho que fiz besteira”, “na verdade não era tão ruim assim”? Elas vão ficar rondando seus pensamentos por um tempo.

A solução prática é listar os motivos pelos quais a sua relação não deu certo: isso vai colocar sua cabeça no lugar de novo e te ajudar a ficar firme na sua decisão.

Nada de sofrer de perda de memória recente como a Dory!

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

11. Desacredite do “felizes para sempre”

Desde pequenos, somos inundados de filmes, músicas, livros que nos fazem acreditar no mito do “felizes para sempre”. A realidade não é essa.

Vivemos em um mundo com mais de 7 bilhões de pessoas e não há nada de mal em não viver com uma só pessoa durante toda a vida. Afinal: tudo que fazemos são tentativas.

Se não te deu certo dessa vez, abra seu coração para tentar novamente.

Amigos são MESMO para essas coisas. Não tenha vergonha nem medo de procurá-los para desabafar sobre o seu sofrimento. Uma conversa franca pode te ajudar a organizar seus sentimentos. Um passeio pode tornar seu dia melhor. Uma atividade em grupo pode fazer você relembrar que há muitas coisas boas na vida com as quais de ocupar.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.

Francis Bacon

13. Adote um bichinho de estimação

Diversos estudos científicos apontam para inúmeros benefícios do vínculo humano-animal. Se você já tem um bichinho: abuse da relação de vocês, leve-o para passear, troque carinho, converse. Se ainda não tem, pode ser uma boa oportunidade para ganhar um amigo, ajudar um animal em situação de abandono e ainda contribuir muito para a sua saúde física e mental.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

14. Não tente driblar tudo que sente

Não adianta tentar mentir para si o tempo todo: no fundo, no fundo, você sabe o que sente.

Pratique a honestidade e permita-se sentir o que é necessário: seja tristeza, raiva, ou qualquer outra coisa.

Fingir que está tudo bem não funciona a longo prazo, o melhor caminho é sempre olhar no seu espelho interno e dizer: “ok, agora somos nós dois, vamos resolver isso aqui.”. 

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

15. Trabalhe a questão da culpa

“Não é você, sou eu”. A chance é que seja um pouco dos dois. E mesmo que você acha que não tem culpa nenhuma, ou que tem toda a culpa, faça um esforço para equilibrar essa sensação.

Afinal: não vai ajudar em nada alimentar raiva do outro, e nem ser masoquista.

Em vez de gastar energia tentando encontrar um culpado, se esforce em mover-se para frente e entender que, agora que acabou, construir novas coisas é melhor que remoer as velhas.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

Não vamos tentar consertar a culpa do passado vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro.

John F. Kennedy

“Estar na pista para negócio” às vezes é só uma máscara que vai fazer você sentir-se ainda mais sozinha (o). Se encher de relações vazias e momentâneas não vai te ajudar a fechar feridas profundas.

Mais do que mostrar para todo mundo que você já superou, é preciso você respeitar a si e tirar o tempo que for preciso para organizar seus sentimentos.

Não ceda às pressões a menos que você realmente acredite que isso te fará bem (não um bem de momento, bem de verdade).

17. Crie estratégias rápidas para extravasar a dor

Bateu o desespero. Você quer voltar. Quer fazer diferente. Quer procurar ele/ela e dizer que ama. Ou quer dizer umas poucas e boas. Quer se vingar.

Calma: tenha na manga suas jogadas para quando estiver se sentindo impulsiva (o). Pode ser escutar uma música bem alto, fazer dez polichinelos, pedir S.O.S.

Leia também:  Tudo O Que Vejo Está Nítido Como Um Girassol Analise?

a algum amigo, riscar um papel, tomar um banho: qualquer coisa que te ajude a se acalmar e pensar melhor no que fazer em seguida.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.

William Shakespeare

18. Respire fundo, organize seus pensamentos e converse francamente

Um término turbulento sempre deixa aquela sensação de falta de resolução. Às vezes, faz esperar algum tempo e colocar tudo em pratos limpos.

Quando a cabeça esfriar, você já tiver pensado bastante sobre si e sobre a relação que acabou: chame o (a) seu ex para uma conversa franca, de preferência pessoalmente e coloque para fora, sem ofensas, tudo o que está te impedindo de seguir em frente.

Se conseguirem ser civilizados um com o outro será muito mais fácil partir para outra.

19. Passe o máximo de tempo possível ao ar livre

Quarto, computador, casa cheia de lembranças: nem sempre é uma boa escolha.

Você já viu a cara da rua hoje? Saiu para dar uma volta no quarteirão, bater papo com o vizinho, conhecer um lugar novo, sentar numa praça e não fazer nada? Ao ar livre podemos interagir com mais coisas e só o fato de estar em um ambiente diferente do que o de costume já vai fazer você se sentir melhor. Se mexa!

20. Revisite a dica número 10

Nada ajuda e você continua tendo pensamentos dolorosos recorrentes. OK: volte 10 casas e olhe novamente para a lista de motivos que levaram vocês a terminar. Ela ainda faz sentido? Provavelmente. Então é isso: você está no caminho certo, não se esqueça. Pode levar um tempo, mas tudo vai se encaixar!

Aproveite a vibe de “aprendizados para a vida” e confira as 10 lições que todo mundo aprende mais cedo ou mais tarde!

O passo a passo de como ajudar um amigo que acabou de terminar o namoro

A galera do Purebreak sabe que quando os relacionamentos chegam ao fim, eles nem sempre acabam bem. Às vezes os envolvidos ficam bem tristes por qualquer coisa e você precisa estar lá quando seu amigo chega dizendo que “a vida acabou”, “agora já era”, “a culpa foi minha” e essas coisas que falam no calor do momento.

É normal a gente não saber o que dizer quando vê seu BFF ali, todo triste e pra baixo com o fim do namoro. Mas fica tranquilo, porque nós fomos atrás das melhores dicas e te contamos tudo que você pode fazer/dizer para quem acabou de terminar um namoro.

Anota aí:

Faça com que ele fique confortável para desabafar o quanto quiser

Vocês podem conversar sobre tudo, mas talvez esse seja um momento delicado, então vá com calma e não insista no assunto se ele não quiser falar.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

Diga que ele nunca deve se culpar

Às vezes, as pessoas se culpam pelo fim do relacionamento e acham que se tivessem feito alguma coisinha diferente, ainda estariam namorando. Todos sabemos que quando algo chega ao fim, não tem essa de culpa, ambos tem responsabilidade sobre o que acontece.

Comam várias besteiras juntos

Quer forma melhor de tirar seu amigo da fossa do que levando ele pra comer um monte de besteira? Vocês vão passar momentos deliciosos juntos, ele vai se distrair e vão fazer a melhor coisa do mundo: comer!

Diga o quanto ele é maravilhoso e único

Seu amigo pode até saber que é lindo e incrível, mas faça questão de lembrá-lo disso. Quando um relacionamento chega ao fim, a gente se sente meio pra baixo e fica se achando feio, então mostre que ele é extraordinário de qualquer jeito!

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

Faça um spa day com ele

Faça ele se sentir ainda mais lindo e maravilhoso com um spa day. Pode ser em casa mesmo, pega uns cremes, umas rodelas de pepino, aquelas velas cheirosas e relaxem juntos enquanto conversam sobre coisas simples da vida.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

Vão curtir

Nada melhor que bons momentos, dançando muito e rindo de tudo em volta para fazê-lo esquecer, nem que por uns momentos, o fim de um namoro. Vocês podem arrastar os móveis da sala, colocar uma música legal e dançar juntos ou ir pra night e curtir muito numa balada.

Término de namoro: como ficar bem depois do fim

Terminar um relacionamento nunca é fácil porque significa que você está terminando algo que você construiu com alguém.

Você está finalizando uma fase da sua vida onde você teve alguém para compartilhar suas dúvidas, sua felicidade, seus medos e seus momentos difíceis. Por isso, é mais do que normal se sentir triste e passar por momentos de dor e solidão.

Porém, você não pode se entregar. Levanta a cabeça princesa, para a coroa não cair. Veja agora, algumas dicas para você ficar bem após um término de namoro.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

  • Você vai sofrer
  • Superando o término de namoro
  • Dicas para ficar bem após o término de namoro
  • Sua atitude é o mais importante

Não há como adoçar a situação: um término de namoro pode parecer um golpe físico no nosso organismo (eles não chamam de “coração partido” à toa…). Por que? É normal sentir rejeição, tristeza, vazio, mágoa, raiva.

Esses sentimentos podem afetar sua saúde emocional de muitas maneiras, deixando você se sentindo esgotada de energia, deprimida e vulnerável. Você vai perdendo o interesse em sair com os amigos e te torna mais insegura sobre conhecer novas pessoas.

Resultado: sua autoestima vai por água abaixo!

Superando o término de namoro

Quando você termina um namoro, provavelmente fica ouvindo Adele repetidamente, chorando em sua (terceira) taça de vinho e comendo chocolates. Embora essa fase seja uma parte importante do luto por um relacionamento, há um ponto em que você percebe que precisa seguir em frente. O único problema? É mais fácil falar do que fazer…

Superar o término do namoro pode ser algo bem difícil, porém algumas estratégias simples e saudáveis ​​podem ajudar a aliviar a dor de uma separação e fazer com que você se sinta melhor consigo mesma para poder olhar para frente.

Dicas para ficar bem após o término de namoro

Pegue suas coisas de volta

Pegue tudo o que é seu e que está com ele, especialmente as chaves da sua casa.

Não porque você tem medo de sua segurança, mas porque você não quer acordar daqui a dois meses e pensar: “putz,ele ainda pode ter acesso direto à minha casa”.

É um sentimento inquietante, independentemente dos termos em que vocês se separaram. Se você ainda não se sente forte para enfrentá-lo, peça a um amigo em comum para fazer isso por você.

Evite as mídias sociais

Isso parece duro, mas me ouça: você não precisa checar a vida dele e ele não precisa checar a sua. Se o término for recente, qualquer curtida ou comentário pode te machucar. Se ele estiver indo bem, você se sentirá um lixo.

Se ele estiver triste, você também vai se sentir como lixo. Não há um bom resultado possível nesse cenário, então pare antes mesmo de começar.

Se a tentação se tornar grande demais e você sentir a necessidade de bloqueá-lo, dê a ele um educado aviso para sua própria sanidade e depois faça isso.

Corte a comunicação

Uma vez que você  conseguiu todas as suas coisas, disse tudo o que precisava ser dito, é melhor  fazer uma pausa na comunicação com seu ex, pelo menos por enquanto.

Acredite, é tentador recorrer a ele quando você estiver sofrendo, já que provavelmente se acostumou com isso no passado. Agora, porém, não é mais apropriado.

Seria legal ser amigos um dia, mas só o tempo dirá quais os limites devem ser estabelecidos. Não tem como isso acontecer imediatamente sem ficar muito tóxico.

Limpe a sua casa

Jogue fora aquelas tralhas que estão no seu armário, mas que você não se desfez por qualquer motivo. Isso não apenas torna seu local mais habitável e agradável, como também é uma experiência terapêutica. É uma metáfora para limpar o seu cérebro e o seu coração.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

Talvez seja algo superficial, mas pode ser muito eficiente. Há uma sensação de satisfação em ostentar lingeries novas e sexies ​​que este ser humano nunca viu e nunca verá. Experimente e me diga se estou errada.

Faça exercícios

Acompanhe um amigo para uma aula de ioga ou se inscreva em uma academia e prometa a si mesma ir algumas vezes por semana. As endorfinas liberadas durante as atividades físicas fazem você feliz. O exercício pode ajudar a evitar tendências depressivas ou ansiosas, sem mencionar o óbvio: você está solteira agora e provavelmente quer se manter em forma. Trabalhe isso.

Aproveite as coisas de que você gosta e deixou de lado por causa do seu ex

Agora é a hora de voltar a entrar em contato com todas as atividades, comida, música que você sempre adorou, mas deixou de lado porque seu ex não gostava muito. Talvez ele nunca gostou muito de você usando um esmalte vibrante.

Pinte cada unha de uma cor diferente e violentamente brilhante, só porque você pode! Ele odiava Grey’s Anatomy porque achava um dramalhão chato? Faça uma maratona com um balde de pipoca do lado e divirta-se sem ter alguém reclamando do seu lado.

Inove no visual (com moderação)

Fazer um corte de cabelo pós-término é uma das melhores sensações da vida. Só não exagere muito porque pode se arrepender mais tarde. Vá a um spa, faça massagens, mude a cor do cabelo, faça uma limpeza de pele. Você pode se mimar até certo ponto e se sentir tão elegante quanto você realmente é.

Concentre-se em seus amigos

Agora é um bom momento para direcionar energia para promover amizades saudáveis. Encontre conforto nesses vínculos que não exigem que você depile certas áreas. Estas são as relações duradouras que valem a pena gastar tempo, pelo menos por enquanto.

Leia também:  Como Saber Que Ele Me Ama?

Não descarte esses convites para conversar sobre café, fazer suas unhas ou assistir a um filme – especialmente se for uma comédia. Por quê? Pesquisas mostram que pessoas que usam o humor para combater o estresse também se sentem menos solitárias  e mais positivas sobre si mesmas. Na verdade, esses passeios simples “aumentarão seus sentimentos de serem cuidados e apoiados”.

Evite devaneios nostálgicos ou românticos

É importante se sentir triste às vezes. É um sinal de que você é humana. Porém, NÃO se entregue a essa tristeza de forma permanente. Digamos que você e seu ex costumam escutar determinadas músicas. Coloque essa música em aposentadoria temporária.

Digamos que você descobriu uma camisa de flanela esquecida do seu ex e se sentiu tentada a enterrar seu rosto nela e soluçar. Literalmente jogue na lixeira. Sinta as coisas, mas não deixe a tristeza engolir você. Determine até onde seu sofrimento pode ir.

Defina um prazo para você

Você não pode evitar o processo de luto – confie em mim, isso só faz com que a dor volte em momentos inesperados. Porém, você pode evitar perder-se no sofrimento e voltar a ficar bem.

Prepare-se mentalmente para realmente avançar e parar de ficar remoendo a dor do passado. Continue dizendo a si mesma que você está bem e, eventualmente, isso será verdade. Concentre-se no seu futuro.

Concentre-se agora.

Trace metas

Uma ótima forma de tirar da cabeça o término do relacionamento é traçar metas. Quer emagrecer ou engordar 10 kg? Procure um nutricionista, peça ajuda e comece a correr atrás dos resultados.

Você também pode traçar outras metas como entrar em um determinado curso que você já estava de olho ou até mesmo entrar para uma universidade.

Você se sentirá mais útil e capacitada e terá coisas novas para preencher seu tempo.

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

Mesmo que o término do namoro doa, o importante é você ter em mente que esse sofrimento é passageiro. Faça tudo no seu tempo, o importante é manter uma atitude positiva, mesmo nos momentos em que você sente que está fraquejando. Um dia, pode ter certeza, você vai rir de tudo isso. Você pode usar essa experiência como um impulso para crescer e se tornar uma pessoa ainda melhor e mais forte.

Você já passou por um término assim? Conte aqui como fez para superar! Não deixe de sugerir o que quer ver aqui no blog.

Super beijo!

Eu quero receber os e-mails e informações do Mulheres Bem Resolvidas.

Por que terminar um relacionamento é tão difícil?

Como Animar Um Amigo Que Terminou O Namoro?

Não existe uma fórmula para curar a dor do fim de relacionamento. Nem uma maneira fácil de chegar ao ponto de conversar sobre o término. Isto porque é muito difícil colocarmos um ponto final em qualquer assunto em nossas vidas, e em uma relação não seria diferente.

A palavra “fim” já assusta em seu significado, pior é quando pensamos em: fim de namoro, fim de casamento ou fim de um relacionamento.

Na maioria das vezes o casal já tem ciência de que o sentimento acabou, mas não querem aceitar.

Muitos tentam contornar de alguma forma essa ideia de que o amor não existe mais, e passam a se afundar em mágoas, se culpando ou em memórias de bons tempos para tentar nutrir o sentimento.

Temos que lembrar que relacionamentos amorosos se sustentam em estado de comunhão, então se uma pessoa não está feliz, a outra também não se sentirá confortável. Mesmo que não diga por receio de perder a pessoa amada, ela sabe que não é um bom momento para os dois.

O comodismo também é um grande causador desse medo de terminar, afinal você pensa: “mas ele(a) é uma ótima pessoa, sempre nos demos bem, e se eu terminar agora posso não encontrar um outro alguém tão bom para mim”.

Está bom mesmo? Você se vê nesse relacionamento pelo resto de sua vida? Você quer realmente sentir essa angústia e dúvida por vários anos, isto é suportável para ti? São vários questionamentos a serem realizados antes de mais nada.

Sintomas do término de relacionamento

  • A tentativa de superar os problemas se tornam mais desgastantes do que proveitosas;
  • A sensação de que: “uma hora isso irá passar” induz a falta de diálogo e de cumplicidade entre o casal;
  • Surgem pensamentos de como poderia ser sua vida se não estivesse neste relacionamento;
  • Pequenos problemas ou histórias não são facilmente resolvidos e pior, nunca saem de sua cabeça. Se uma discussão surge, assuntos que eram para fazer parte do passado são novamente trazidos à tona, um sinal de que aquilo não foi perdoado ou compreendido.

Esses são alguns sintomas de que o relacionamento não é mais como deveria ser. Mas porque mesmo sabendo disso ainda não conseguimos terminar?

Motivos pelos quais não aceitamos o fim do relacionamento

Sentimento de Pena: este é um dos principais e piores motivos que fazem as pessoas se prenderem mesmo sabendo que não há mais amor.

O receio de causar dor e tristeza a alguém que tanto te ama e faz tudo por você é tão grande que as palavras não saem, a coragem não surge.

Saiba que você não conseguirá se manter “para sempre” da mesma forma que era quando estava apaixonado, e se o seu parceiro realmente te ama, quando ele perceber que você não é “mais o mesmo”, a dor será igual – ou pior – do que se você fosse sincero.

O sentimento de perda será igual, e esse seu receio de causar tristeza à alguém que você respeita, ele também sentirá vendo que te causa tristeza mesmo estando ao teu lado, afinal a pessoa amada poderia ser mais feliz se não estivesse nesse relacionamento;

Medo de arrepender: não existe mais nada que sustente a relação, mas você imagina a pessoa que você amou com outro alguém e sente aquele misto de inveja e arrependimento, afinal, ela pode encontrar outra pessoa com quem dê certo antes de ti, e então estará diante da ideia de que você nunca encontrará alguém tão bom quanto seu ex. Perca o receio de errar, de perder algo. Você sofre do medo de não conseguir ser feliz após o término, mas esse relacionamento já te faz infeliz!

Comodidade: o casal fazia tudo a dois. As saídas, assistir algo, se divertir juntos. Organizam tarefas divididas entre os dois, também dividem alguns produtos, isso tudo faz com que a sensação de vazio tome conta quando você se imagina fora dessa rotina. Tudo não passa de acomodação, porque a dois tudo fica mais simples;

Os familiares e amigos: costumamos nos prender ao que os outros acharão e não evoluímos. Vocês têm vários amigos em comum e se dão bem com todos, inclusive com a família do parceiro(a)! Mas, afinal de contas, em sua vida o que é mais importante: o que você sente, ou o que os outros sentirão com relação a sua vida?

Status: em pleno século XXI e ainda tem gente que tem a ideia de que estar casado é sinal de superioridade em algo. Realmente em sua vida é mais importante uma aliança do que ser verdadeiramente feliz?

Questões Financeiras: se tratando de casais que já se amaram, a questão financeira está relacionada aos bens que adquiriram com muito esforço juntos.

Não é somente o problema de dividir, mas o de imaginar outra pessoa usufruindo daquilo que vocês dois lutaram para ter. Nesses momentos é melhor não pensar no que ficará para trás, mas sim em tudo que você irá construir.

Estes são alguns dos motivos que impedem que as pessoas se separem, as fazendo viver em um relacionamento triste e sem perspectivas de melhorias.

A melhor forma de terminar um relacionamento

Não existe uma mensagem de fim de relacionamento que você possa simplesmente entregar para a pessoa, nem um melhor canal de comunicação.

Muitas pessoas acham que o assunto deve ser tratado frente a frente, mas há quem não consiga conversar assim e acham mais fácil fazer uma carta, mensagem ou falar por telefone. O que importa é ser honesto, claro e direto.

Diga a pessoa o que realmente acontece, e que você quer o fim. Evite dizer qualquer coisa que deixe dúvidas, como: “eu acho…”, “melhor darmos um tempo”, “talvez”.

Seja claro e direto, sem rodeios, por mais que doa você não deixará dúvidas, e ninguém sofrerá pensando no “se”. Não prolongue a dor, nem para você, nem para o companheiro. Se houve amor, haverá tristeza, é natural. Mas são fases que passarão e virarão aprendizados.

Como superar o fim de um relacionamento

Primeiro: você será sim capaz de amar novamente. Outras pessoas interessantes surgirão em sua vida, tenha isso em mente. E não se esqueça dos seguintes pontos:

  • Não fique correndo atrás de ex, isso machuca vocês dois, coloque você também um ponto final em tudo;
  • Não tente encontrar “onde você errou”, pois não existe um real culpado e você só se tortura. Também não tente culpar o outro pelo fim;
  • Procure sempre investir em você, se ame mais e o tempo dará conta de todo restante.

Concentre-se no que te fará bem daqui para frente, imagine sentir aquela emoção gostosa de conhecer alguém novo mais uma vez. Simplesmente siga seu caminho, como aquela criança que se anima ao tentar dar os primeiros passos, mesmo sabendo que pode se machucar muito.

Não tenha medo do novo e supere seus medos, afinal você já foi forte para tantas coisas, e todo final só nos aponta a possibilidade de um novo começo.

Leia também:  Como Fazer Com Que Os Pelos Nao Crescem?

Não desperdice suas emoções gerando ódio, pois as situações que vocês passaram juntos não são para serem esquecidas, elas fazem sim parte de sua vida.

Todas elas contribuíram para a formação da pessoa que você é hoje, assim como tudo que você acumulou até aqui.

Sabedoria é a melhor coisa que podemos tirar de tudo que vivenciamos. Se você ainda não se sente capaz de superar o fim de relacionamento, ou não consegue se expressar para seu parceiro demonstrando que não está feliz, conte com a equipe da Telavita, nós estamos aqui para te ajudar a entender toda essa situação.

Como ajudar o amigo a superar o fim do namoro

Enfrentar o término de um relacionamento é uma tarefa bastante difícil para algumas pessoas.

Não é incomum se sentir desamparado e totalmente desinteressado pelas atividades rotineiras, além de uma tristeza imensa que machuca o peito.

Nesses momentos, muitos acabam buscando forças em um ombro amigo, o qual acaba recebendo uma responsabilidade muito grande, pois se não estiver preparado, além de não poder ajudar pode até mesmo acabar piorando a situação e provocando mais dor.

Quando as coisas dão errado, muitas pessoas recorrem à um ombro amigo. (Foto: divulgação)

Para saber como se comportar e quais atitudes tomar para resolver a situação de uma vez por todas, confira algumas dicas de como ajudar o amigo a superar o fim do namoro.

  • Ouça o que ele tem a dizer

Geralmente as pessoas que acabam de terminar um relacionamento precisam desabafar e colocar pra fora toda a dor que sentem. Nem todo mundo tem paciência para ouvir todas as lamúrias amorosas do amigo, mas nessas situações é preciso manter a calma e saber ouvir.

O recém-solteiro sempre irá querer contar todos os acontecimentos que levaram o fim do namoro, dando bastante ênfase nos erros cometidos pela outra parte. Um amigo de verdade deve ouvir todas as reclamações com atenção e dar sua opinião sobre o ocorrido, mostrando que se interessa pela dor do colega.

É importante prestar atenção e ouvir tudo o que a outra pessoa tem a dizer. (Foto: divulgação)

  • Mostre onde ele acertou e errou

Ao final de toda relação as pessoas costumam ficar imaginando o que poderiam ter feito de melhor para mudar e se culpam pelo fim da relação. Esse é um pensamento muitíssimo comum, mas nem sempre é o ideal.

O bom amigo tem a obrigação de ouvir o que o colega tem a dizer sobre o assunto, devendo expressar seu ponto de vista de uma forma clara e respeitando os sentimentos da pessoa magoada.

Apontar os acertos e erros cometidos é uma das formas de evitar o fim de uma relação futura.

  • Leve o amigo para espairecer

Ficar em casa, ouvindo todas as lamúrias do amigo sofredor, não é a melhor solução e pode precipitar sentimentos depressivos no colega sofredor.

Mesmo que o plano dele seja curtir a fossa, um bom amigo tentar levantar o astral do outro como, por exemplo, fazendo planos para curtir uma festa interessante, ir ao cinema, fazer comprar ou realizar qualquer outra atividade que não seja pensar na ex.

Levar o amigo para sair ajuda a espairecer. (Foto: divulgação)

Romper um namoro é um momento bastante delicado da vida, em que muitas pessoas contam apenas com o apoio de amigos para diminuir a dor e tentar sair da fossa. Vale a pena conhecer as dicas que um bom amigo deveria seguir para lidar com a situação e poder ajudar.

5 conselhos de amiga para superar um término

Deixando o passado pra lá

Não seria lindo se os términos fossem uma bela conversa em que os dois concordam que não está mais dando certo, dão um abraço e cada um segue seu caminho? Pena que a realidade nem sempre é tão agradável e as coisas tendem a acabar assim: você sozinha no quarto, às três da manhã, na sofrência, cantando Maiara e Maraísa e agarrada a um pote de Nutella.

Pode até parecer uma boa ideia guardar uma foto de vocês dois no fundo da gaveta de calcinhas (porque as do celular e computador suas amigas já fizeram você deletar) para aquelas noites mais solitárias em que seu acompanhante é o vinho, mas isso não passa de uma roubada. Então, como boas amigas que somos, vamos mandar aquele papo real e te ajudar nesse momento difícil. Porque chorar por homem está tããão fora de moda.

Términos são sempre horríveis, isso é um fato. E a única pessoa que você está tentando convencer de que está bem é você mesma, então pode parar por aí. Tentar manter os sentimentos só para si é uma solução a curtíssimo prazo.

Não vale a pena. Então, chore se sentir vontade, grite e xingue se quiser. Faça o que for para se sentir melhor. É um momento triste, não importa como foi o relacionamento e o término.

É o fim de uma jornada e isso merece uma enxurrada de sentimentos.

A maioria dos términos nos leva ao questionamento “o que foi que deu errado?”. Mesmo que seu ex te diga exatamente o que o levou àquela decisão, esse tipo de pensamento ainda insiste em aparecer.

Ficar acordada à noite imaginando o que você poderia ter feito de diferente em determinadas situações é umas das piores coisas que você pode fazer consigo mesma. O ideal é aceitar que acabou e seguir em frente.

Para isso, tente focar em coisas novas e divertidas como sair com os amigos ou tentar um hobby novo.

O único jeito de superar alguém é tentar viver sua vida normalmente sem lembranças constantes da pessoa. Sabe aquelas fotos de vocês dois, o urso de pelúcia que ele te deu e a camiseta dele que você usa para dormir? Pode dizer adeus a tudo isso.

Mas calma, não precisa ser para sempre. Pode ser só um “até logo”.

Aquele colar maravilhoso que ele te deu de presente de aniversário, por exemplo, pode ir tirar umas férias no fundo da caixinha de joias e só voltar para o seu pescoço quando seu coração disser que pode.

Agora que você está começando a superar o término, uma ótima pedida é um girls night out com as suas melhores amigas.

Chame a galera para um esquenta em casa com direito a drinques (ou qualquer bebida que você tenha no armário/geladeira), música animada e arrumem-se juntas.

Uma roupa bonita e uma bela maquiagem vão te trazer segurança para arrasar por aí. Só existe uma única regra para a noite: é PROIBIDO falar do ex!

Não se sinta frustrada caso não consiga aproveitar sua primeira saída com as amigas. É perfeitamente normal. Cada pessoa vai passar por momentos e sentir emoções diferentes, então não existe “receita” para seguir.

Se os conselhos das suas amigas não estão ajudando, então peça para mudarem de assunto e assuma o controle. Depende somente de você perceber seus sentimentos e saber quando está pronta para tentar coisas novas e seguir em frente. Não importa se a fossa durar um mês ou um ano. Foque em melhorar e continuar bem.

Ter um gato é melhor do que ter um namorado. E nós temos provas!10 programas para fazer em casa com as amigasPor que você deveria namorar… você mesma!

Veja 10 coisas para se fazer depois de terminar um relacionamento

Por pior que esteja o relacionamento, terminar abala qualquer um. Mas o fim não significa que sua vida deve parar. Muito pelo contrário. Para dar a volta por cima o mais rápido possível, a terapeuta Rachel A. Sussman dá dez dicas, listadas pelo site da revista americana Cosmopolitan. Confira.

Troque os lençóis Compre roupa de cama nova e se livre da energia ruim do quarto.

Exercite-se Melhore seu humor e relaxe com atividades físicas diferentes. Vale musculação, ioga, pilates. O seu corpo também agradece!

Invista na aparência Atualizar seu look pode ajudar a se sentir mais sexy e desejável.

Sinta-se mal com o rompimento, mas por 15 minutos “Obsessão sobre algo é realmente o caminho natural do nosso cérebro para lidar com a mudança”, disse a terapeuta Rachel. Então, permita-se “pirar” um pouco. No entanto, delimite quanto pode pensar sobre o assunto de uma maneira saudável. Assim, ganha controle sobre a situação.

Faça uma limpeza de 30 dias A ideia não tem relação alguma com dietas malucas. A meta é não manter contato com o ex por 30 dias. “Você vai superar isso mais rápido com contato zero. E está provando para si que pode viver sem ele”, disse a especialista.

Exclua-o Espioná-lo só piora a situação. Delete-o da sua vida na internet.

Deixe que seus amigos saibam o que precisa Fale para os seus amigos o que precisa. Eles podem querer marcar uma festa para solteiros e você talvez ainda não esteja preparada para isso.

Melhore seu ego Faça algo um pouco assustador ou que sempre desejou, como aprender a surfar ou pular de bungee jump. A atitude lhe trará confiança.

Divirta-se com um pet “Pesquisas mostram que a interação com animais pode ajudar a curar emocionalmente”, afirmou Rachel. Se você não tem um animal de estimação, seja voluntária em um abrigo de animais ou passeie com o cachorro de uma amiga. Que tal?

Viaje Fazer uma viagem que sempre sonhou é uma boa pedida, desde que não seja às pressas. É preciso dar um tempo para se sentir mal, antes que possa realmente desfrutar dessa fuga.

Chorar um pouco o fim do relacionamento é permitido, mas, depois disso, é preciso tomar atitude
Foto: Getty Images

  • 1 de 10
  • Troque os lençóis: compre roupa de cama nova e se livre da energia ruim do quarto
  • Foto: Getty Images

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*