Cla Para Que Serve E Como Tomar?

Se, eventualmente, te encontras num processo de perda de peso e eliminação de massa gorda, a ideia de comprar CLA ou Ácido Linoleico Conjugado já deve ter passado pela tua cabeça. 

O que é Ácido Linoleico Conjugado?

Este suplemento tem recebido muita atenção por parte da indústria do fitness e da nutrição desportiva, e a sua popularidade tem crescido entre os frequentadores de ginásio, bodybuilders e pessoas que procuram eliminar massa gorda. Talvez já tenhas ouvido falar, mas sabes em que é que realmente consiste e como é que está ligado à perda de peso? 

Do inglês Conjugated Linoleic Acid ou Ácido Linoleico Conjugado, é um ácido gordo polinsaturado pertencente à família “ómega”. O prefixo “conjugado” refere-se ao tipo de arranjo das ligações duplas na molécula deste ácido gordo, fazendo com que existam 28 formas diferentes de CLA, que diferem exatamente na organização dessas ligações. 

O CLA é um ómega-6 essencial muito comum, mas o facto de ser essencial implica que não pode ser sintetizado pelo organismo, devendo ser obtido através da dieta ou de suplementação.

 Pode encontrar-se em grandes quantidades nos óleos vegetais, na carne, nos laticínios e em vários outros alimentos.

 Por outras palavras, é tecnicamente uma gordura trans mas de ocorrência natural em muitos alimentos saudáveis. 

O CLA tem várias funções no organismo, sendo o seu consumo necessário para um metabolismo energético normal e para um estado nutricional saudável. Para além disso, alguns estudos mostraram que é capaz de reduzir a quantidade de alimentos ingeridos e estimular a perda de massa gorda, por degradação da gordura e inibição da sua produção. 

Cla Para Que Serve E Como Tomar?

Benefícios do CLA

1) Perda de peso e aumento da taxa metabólica 

O primeiro benefício, e a razão principal pela qual é conhecido, é a sua relação com a perda de peso. Mas é possível perder massa gorda ingerindo gordura? Sim, é possível. Especialmente quando os ácidos gordos essenciais são complementados com uma boa dieta e um bom plano de treino. 

Tem sido descrito que o ácido linoleico conjugado pode ajudar a aumentar a perda de peso e a diminuir a massa gorda, através de uma série de reações bioquímicas que atuam para aumentar a taxa metabólica basal (TMB).

 A taxa metabólica basal é a quantidade mínima de energia que o corpo precisa só para funcionar, sendo que o aumento da TMB simplesmente significa que os alimentos podem ser convertidos em energia a uma velocidade mais eficaz. 

Mas este efeito já foi comprovado? Este suplemento tem sido alvo de um enorme interesse científico ao longo das últimas décadas, o que significa que já foram realizados inúmeros estudos e ensaios.

 Inicialmente, o efeito foi extensamente estudado com vários animais diferentes, como no estudo de West et al (1998), no qual o seu efeito na massa gorda e no metabolismo da energia foi avaliado em ratos durante 6 semanas.

Neste estudo, foi administrado CLA em apenas metade dos ratos. 

Depois das 6 semanas, o estudo revelou que este suplemento reduziu significativamente a absorção de calorias, a taxa de crescimento e a formação de massa gorda corporal, independentemente da composição da dieta. Estas descobertas demonstram que o CLA aumenta a taxa metabólica em ratos, induzindo uma redução da massa gorda. 

Mas a ciência não parou por aqui. Surgem cada vez mais estudos em humanos, que revelam os seus benefícios emergentes. Por exemplo, uma meta análise de 18 estudos de Whigham et al (2007), concluiu que ingerir um suplemento diário de 3,2gr de CLA pode funcionar como um suplemento eficaz para a redução de massa gorda.

 Este efeito na perda de peso é especialmente prevalente em indivíduos com excesso de peso.

Num estudo que investigou a administração a longo prazo de suplementos ao longo de 2 anos em 134 indivíduos, foi relevado que o CLA pode diminuir a massa gorda, em pessoas com excesso de peso, e pode realmente ajudar a manter esta diminuição de peso inicial a longo prazo. 

Para além disso, o efeito do CLA também foi analisado em indivíduos saudáveis e que praticam exercício físico, por Wadstein et al (2001), num estudo randomizado duplo cego com participantes com peso e índice de massa corporal normais.

Este estudo confirmou que o ácido linoleico conjugadonão só poderia reduzir a massa gorda, em indivíduos com excesso de peso, mas também poderia reduzir eficazmente a massa gorda em indivíduos saudáveis que praticam exercício, tornando-o um bom suplemento a adicionar aos planos de treino. 

Cla Para Que Serve E Como Tomar?

2) Maior crescimento muscular 

Como já referido, através do aumento da taxa metabólica basal (TMB), este suplemento pode diminuir a percentagem de massa gorda. Contudo, apesar da diminuição na percentagem de massa gorda, muitas vezes não se observa uma diminuição no peso.

Isto acontece porque o ácido linoleico conjugado pode aumentar eficazmente o rácio de músculo/gordura, o que é vantajoso por várias razões: um aumento da massa muscular não só significa que queimas mais calorias para manteres a massa magra, mas também significa um aspeto físico muito mais tonificado. 

Cla Para Que Serve E Como Tomar?

3) Níveis sanguíneos de gordura e glicose mais baixos 

Apesar do seu benefício principal ser a redução de massa gorda, existem outros benefícios para a saúde associados a este suplemento. Por exemplo, foi demonstrado que também ajuda a reduzir a pressão sanguínea, a sensibilidade à insulina e os níveis de glicose no sangue, reduzindo o risco de ocorrência de algumas patologias. 

Kritchevsky et al (1994) descobriram que a administração de uma suplementação de 0,5g de CLA em coelhos induz uma redução significativa, quer do LDL (Low Density Lipoproteins) ou em português Lipoproteína de baixa intensidade, quer da gordura total. Adicionalmente, um exame posterior ao coração dos coelhos revelou diferenças quando comparado com o dos coelhos que não receberam essa mesma suplementação. 

Uma meta análise, realizada em humanos por Brown et al (2003), também concluiu que, como o CLA aumenta a utilização da gordura armazenada para produção de energia, pode ajudar a prevenir doenças e a atuar na defesa contra espécies reativas de oxigénio, através de mecanismos isómeros específicos que baixam a pressão sanguínea e a sensibilidade à insulina. 

4) Apoia as defesas do organismo 

Quando sujeito a dieta e a exercício físico regular, o organismo fica enfraquecido e mais suscetível a doenças, em particular nos momentos após o treino. Contudo, ingerir suplementos com CLA pode ajudar a melhorar as defesas do organismo, contra a ação de agentes patogénicos, prevenindo até aquelas constipações comuns que facilmente prejudicam o rendimento nos treinos. 

Efeitos Colaterais do CLA

Até à data não foram reportados quaisquer efeitos colaterais deste suplementodo.  Em casos extremamente raros, os suplementos de ácido linoleico conjugado podem causar náuseas ou distúrbios no estômago, embora estes efeitos possam ser diminuídos se for consumido durante as refeições. 

Fontes de CLA

Este suplemento pode ser encontrado em vários alimentos de consumo habitual, em particular produtos de origem animal, como carne ou lacticínios. 

Contudo, para usufruir de todos os benefícios, a quantidade consumida através da dieta nem sempre é suficiente, pelo que se indica o recurso a suplementação. 

Cla Para Que Serve E Como Tomar?

Quando, como e qual dose tomar de CLA ?

Existem várias doses diárias recomendadas, sendo que, para ajudar a reduzir a massa gorda, a dose recomendada fica entre 2 a 8g/dia. Os valores mínimos e máximos vão sempre variar com o peso corporal e o nível de atividade física e, por isso, a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda. 

Mensagem Final 

O CLA não é um suplemento milagroso pelo que, consumir este suplemento, não é uma garantia de perda de peso. Contudo, quando combinado com uma dieta alimentar equilibrada e variada e um plano de treino adequado e eficaz, pode atuar na redução da quantidade de massa gorda corporal e, ao mesmo tempo, suportar o crescimento muscular. 

CLA: suplemento que diminui o colesterol bom e aumenta triglicérides

Cla Para Que Serve E Como Tomar? Saiba tudo sobre o suplemento CLA – Foto: Getty Images

O ácido linoleico conjugado, CLA, é um tipo de ácido graxo (gordura) produzido pelas bactérias no intestino de animais ruminantes e que está presente em alimentos derivados desses animais como em carnes bovinas, cordeiro e laticínios. O CLA é uma gordura trans naturalmente produzida a partir da hidrogenação e isomerização do ácido linoleico por bactérias do intestino de animais ruminantes.

O óleo de cártamo é rico em ácido linoleico, mas contém quantidades muito pequenas de CLA. Para dar origem aos suplementos de CLA, esse óleo passa por processos industriais que transformam o ácido linoleico em CLA sintético.

O CLA possui diversos isômeros. O CLA natural dos ruminantes é composto 70% da versão c9,t11. Enquanto os suplementos sintéticos de uma mistura de c9, t11; t10,c12 e outros. Em geral, os prejuízos a saúdes relacionados com os suplementos de CLA são ligados ao isômero t10,c12. Porém, as mudanças na composição corporal e perda de gordura também são observadas com esse tipo de isômero.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Um artigo de revisão publicado em 2012 na European Journal of Nutrition concluiu que as evidências dos estudos clínicos mostram que a ingestão de CLA não tem efeitos relevantes na composição corporal em longo prazo. Esses efeitos de perda de gordura são mais observados em animais. Desta forma, as pesquisas realizadas até momento apontam que o suplemento de CLA não ajuda na queima de gorduras em seres humanos.

As pesquisas ainda não comprovaram benefícios dos suplementos CLA para a saúde. Contudo, existem benefícios com o CLA natural de ruminantes que se alimentam de pasto. Um estudo que analisou a quantidade de 9c,11t-CLA na gordura subcutânea de seres humanos mostrou que a quantidade de 9c,11t-CLA foi associada com menor risco de infarto do miocárdio.

A presença desse tipo de CLA em seres humanos é afetada principalmente pela ingestão de laticínios de vacas alimentadas com pasto. Dessa forma o CLA presente nesse tipo de leite compensaria os efeitos adversos das gorduras saturadas contidas nos laticínios, em relação as doenças cardiovasculares. Além disso, o CLA natural pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 e de alguns tipos de câncer.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

O CLA está presente em carnes bovinas, de cordeiro e em laticínios. Principalmente nos animais alimentados com pasto, que podem ter até 5 vezes mais CLA comparado com animais alimentados com ração.

Os alimentos possuem uma quantidade pequena de CLA. Por exemplo, 1 copo de leite integral tem aproximadamente 34 mg de CLA e 100 g de carne moída, 90 mg. Além disso, o CLA dos alimentos provenientes de animais ruminantes poderiam ter efeito benéfico para a saúde.

Leia também:  Somos Como O Vinho Do Porto Quanto Mais Velho Melhor?

Aumenta a gordura no fígado: Até o momento só foi observado o aumento da gordura no fígado devido ao suplemento CLA em ratos. Uma hipótese do aumento do fígado em ratos usando suplemento de CLA está parcialmente relacionada com a sua ação no PPAR a, um receptor nuclear conhecido por controlar o metabolismo lipídico nesse órgão.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

  • Diminui o colesterol bom e aumenta os triglicérides: Um estudo publicado no The Journal of Nutrition mostrou que o suplemento de CLA aumenta os níveis de triglicérides e diminui os de colesterol bom, HDL, comparado com o azeite em mulheres pós-menopausa.
  • Piora a ação da insulina: O suplemento de CLA pode aumentar o stress oxidativo prejudicando a translocação do receptor GLUT-4, ou seja, o que irá piorar a ação da insulina.
  • Aumenta a inflamação do organismo: Os suplementos de CLA induzem a resposta inflamatória no tecido adiposo, aumentando a inflamação em todo o organismo.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Cla Para Que Serve E Como Tomar? O CLA diminui o colesterol bom – Foto: Getty Images

  1. Estresse oxidativo: Estudos mostram que o suplemento de CLA pode ter um efeito pró-oxidativo em humanos, favorecendo o estresse oxidativo.
  2. Outros problemas: Os suplementos de CLA ainda podem causar diarreia, dor de estômago, náusea e flatulência.
  3. Não há uma quantidade diária recomendada de CLA na dieta.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proíbe o consumo do CLA, pois não o considera seguro. Especialmente após diversas pesquisas apontarem os riscos que o CLA pode causar. A proibição vale para suplementos, ingredientes e alimentos que contenham o CLA.

Fabiana Honda, nutricionista da Patrícia Bertolucci Consultoria

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

CLA Suplemento Das Melhores Marcas | Como Tomar o CLA

Cla Para Que Serve E Como Tomar?

Sem tempo para ler, esculte!

Principais benefícios do suplemento CLA 

  • Ação anticatabólica
  • Baixa o mau colesterol 
  • Antioxidante bom para as células 
  • Facilita o ganho muscular
  • Ajuda a reduzir o percentual de gordura
  • Propriedades anticancerígena 
  • Ajuda no crescimento 
  • Melhora digestão 
  • Reduz o enrijecimento das arterias 
  • Ajuda na construção dos ossos
  • Importantes efeitos emagrecedor

Sobre o suplemento CLA

O cla é um tipo de gordura considerada saudável importante para variadas funções no organismo.
Mais eu destaque estar em sua capacidade em reduzir a o mau colesterol e emagrecer.
Também atua como um bloqueador da formação de novas gorduras lipogênese sendo um ótimo suplemento global.
Pois não só beneficia a boa forma como também a saúde pois tem uma forte ação antioxidante.

Ideal para manter as celulas protegidas dos radicais e com uma melhor taxa de atividade em suas funções.
O cla ganhou notoriedade no final dos 90 e vem sendo bastante recomendado por nutricionais e profissionais.
Como um suplemento e suporte para ajudar o corpo a metabolizar de maneira mais eficiente as gorduras existentes.

O cla não possui nenhum efeito estimulante sobre o sistema nervoso central podendo ser tomado a a noite inclusive.
Desta forma é ótima alternativa para pessoas que não podem usar termogênicos devido os estimulantes neles contido.
O uso do cla é mais popular para o emagrecimento mais seu uso é benéfico para saúde de em vários aspectos.

Um dos mais importantes os quais inclusive são destaques em pesquisas é sua possível propriedade anticancerígena.

O que é suplemento CLA ?

O cla é uma abreviação para ácido linoléico conjugado esse ácido forma uma tipo de gordura essencial.
A qual o corpo utiliza em processos de de construção muscular, digestão, queima minutarão dos ossos.

O cla vem sendo amplamente analisado pela sua possível ação em inibir a reprodução de células cancerígenas.
Na área nutricional é indicado como alternativa natural complementar contra alto colesterol redução de peso e cancer.

Os suplementos de cla em sua maioria são derivados de óleos vegetais como por exemplo do girassol.
Algumas das melhores marcas usam uma formula patenteada do cla a tonalin® maior fabricante de cla Americana.

O sucesso do cla se dar pela razão do mesmo ter mostrado em estudos reduzir o percentual de gordura durante exercícios.
Ou seja ao tomar o cla o corpo mostrou processar de maneira mais rápida as gordura durante a atividade física.

Outras pesquisas apontam que o suplemento de cla favorecem a mudanças metabólicas importantes para a redução da gordura.
Um estudo publicado no (The Journal of Nutrition) mostra que o cla reduziu a gordura de mulheres pós menopausa.

O tecido adiposo parece ser “quebrado” e mobilizado mais facilmente com a entrada do cla na dieta.

Para que serve o suplemento CLA ?

O cla serve para aumentar a taxa metabólica ligada a lipólise também a indícios que bloquei novas gorduras.
Ou seja ele atua de forma orquestrada em duas frentes ao mesmo tempo bloqueando e atacando as gorduras.
O cla tem como função básica ajuda no emagrecimento ou seja reduzir o percentual de gordura.

É bastante utilizado e estar na lista dos mais vendidos das lojas de suplementos para este sentido.
É utilizado também em vários tipos de dietas pois é altamente flexível com benefícios múltiplos a saúde.
Em pessoas obesas ou acima do peso tem ajudado bastante na retomada do metabolismo para maior queima de gordura.

Para atletas tem sido associado a um menor desgaste oxidativo aumentando a recuperação e até ajudando na hipertrofia.
Também é usado em terapias de antienvelhecimento pela sua alta atividade antioxidante na proteção celular.
O organismo não produz o cla sendo esse necessário ser obtido através da alimentação especialmente rica em ômega 3.

Pessoas com dietas pobres em carne, leite e peixes naturalmente tem menores níveis de cla no corpo.

A gordura que é tão condenada também tem seu lado positivo no caso as gorduras boas ácidos graxos essenciais.

Como o CLA protege a massa muscular ?

É bastante comum as vezes as pessoas se sentirem mais magras visualmente mais na balança não ter tido muita mudança.
Esse efeito estar associado ao poder do ela de preservar a massa muscular e se estiver treinando musculação.

Você irar sentir que a perda muscular será menor assim dando oportunidade para o organismo atuar mis fortemente na gordura.
Pois quando a taxa catabólica estar elevada pode ocorrer uma maior perda muscular que perda de gordura e isso é maléfico.

Esse efeito anti-catabólico do ela ainda é intrigante e acredita-se que por ele ser um tipo de gordura mesmo que do bem.
Ele tem a capacidade de “enganar” o metabolismo e ficar na linha de frente como fonte alternativa de energia para o corpo.

Dessa forma quando ocorre a necessidade o cla estar lá fazendo a barreira ideal para preservar os músculos do ataque catabólico.

Em quanto tempo o CLA faz efeito ?

O suplemento cla é considerado de tempo médio ele atua gradualmente conforme você vai usando ao longo do tempo.
O treinamento acelera seus efeitos pois naturalmente já estimula a remanejamento das gorduras pela maior taxa de metabolismo.

As pessoas que tomam cla começam a dar relatos de efeitos em até 3 semanas de uso aproximadamente 15 dias direto.
É importante dar uma ajuda ao suplemento via treinamento e com uma dieta melhor balanceada isso acelera os efeitos.

Exercícios aeróbicos como caminhadas, corridas são os que mais mobilizam as gorduras como fonte de energia.
Esse tipo de exercício também cria um melhor estado termogênico ideal para elevar a temperatura corporal e “derreter” a gordura.

Lembrando que cada pessoa tem sua própria bioquímica, genética e velocidade metabólica e isso é variável no tempo de efeito.

Podendo desta forma o suplemento cla ter um tempo diferente de ação para cada a pessoa a depender desses fatores.

Como tomar e qual dosagem diária do suplemento CLA ?

A dosagem diária do cla estar padronizada em todos os suplementos para 3000mg sendo cada softgels de 1000mg cada.
Os suplementos de cla são apresentado em cápsulas gelatinosas ou softgels não há cla em tabletes ou em cápsulas em pó.

O cla é apenas utilizado na forma de pó em algumas composições de ligadas a shakes e proteínas para ajudar a emagrecer.

Essa dosagem de 3000mg diária é considerada segura e sem efeitos colaterais para maioria das pessoas que tomam cla.
Recomenda-se que para obter resultados mais rápidos seguir tomando as 3000mg ao dia durante todos os dias.
O cla é um suplemento que se pode toma-lo treinando ou não então caso não esteja fazendo atividade pode toma-lo.
Se você tem dúvida se só deve toma-lo em dias de treino a resposta é não, deve toma-lo diariamente.
Não já ciclos de uso do cla ele pode ser tomado por tempo indeterminado devido ter grau toxicológico zero.
É importante que se tem qualquer condição especial de saúde ou faça tratamentos informe a seu médico o uso do cla.

Leia também:  Como Saber Quem Fui Na Vida Passada?

Não se sabe se o cla pode interferir no efeito de medicação então na dúvida consulte seu médico sobre.

Quais os alimentos que contem CLA ?

Já ingerimos cla através da alimentação mais não o suficiente para obter os benefícios associados ao seu uso.
O cla estar presente em alimentos como, carne, leite, queijo e algumas sementes como do girassol também.
Alimentos lácteos em geral os derivados do leite são os mais ricos em concentrações de cla por porção.

Na sequencia uma outra boa fonte de ela é a carne bovina mais não todas as melhores são de fontes orgânicas.
Gados que se alimentam de pura grama orgânica são os que contem maior porcentagem de cla e de melhor qualidade.

O mesmo principio se aplicaria ao leite onde as vacas sendo aumentadas organicamente o leite é mais rico em cla.

Com quais suplementos posso tomar e combinar o CLA ?

O cla pode ser tomado e combinado com uma grande variedade de suplementos são composição é amigável e flexível.
Não causando deste forma nenhum tipo de conflito ou interferência em outros suplementos como bcaa, creatina e proteínas.

Uma boa combinação com cla pode ser com termogênicos enquanto o termogênico acelera o via termogênese e o cla via lipólise.
Formam uma boa dupla de ataque contra as gorduras podem toma-los inclusive no mesmo dia sem problemas.

O cla não causa impacto se tomado antes ou depois do treino não faz diferença em seu efeito se for antes ou depois.
Desta forma você pode encaixa-lo em seus horários de uso de maior conveniência de preferência tomar junto a refeições.

Uma dica de uso que damos é manhã, tarde e noite pois ai fica 1 após o café 1 após o almoço 1 após o jantar.

LIPO 6 CLA 90 Softgels – NUTREX

O LIPO 6 CLA é o produto perfeito para acompanhar aos processos de perda de peso e definição já que por uma parte contribui para manter o metabolismo activo e favorecer a perda de peso, e por outra contribui para manter a massa muscular. O seu princípio activo é o ácido linoléico conjugado (CLA) altamente concentrado procedente do óleo de cártamo.

Lipo 6 CLA. Características principais:

  • 1.000 mg de CLA Active Blend por cápsula.
  • Alta concentração de isómeros activos.
  • Sem estimulantes.
  • Cápsulas de gel fáceis de engolir e de rápida absorção.
  • 90 cápsulas por embalagem.

Lipo 6 CLA. Efeitos principais:

  • Favorece a eliminação das gorduras e evita a sua acumulação.
  • Previne o catabolismo muscular próprio dos processos de perda de peso e mantém a massa muscular.

Lipo 6 CLA. A ciência que está detrás:

Cada cápsula de Lipo 6 CLA contém 1,000 mg da combinação de ácidos gordos procedentes do óleo de cártamo com uma riqueza de 80% em ácido linoléico conjugado, para uma entrega diária eficaz de CLA.

O CLA ajuda a regular a composição corporal, favorece a eliminação de gordura, especialmente a subcutânea e contribui para manter a massa muscular. A massa muscular é metabolicamente mais activa e contribui por sua vez para manter o metabolismo activo e potenciar as perdas de gordura.

O CLA está presente em alimentos gordos como o queijo e a carne, é por isso que consumir grandes quantidades de CLA através dos alimentos resulta pouco útil, especialmente quando se quer perder peso. Por esta razão, o suplemento de CLA é uma alternativa fácil e simples de consumir este ácido gordo de grande qualidade.

Além disso, o Lipo 6 CLA não contém estimulantes, sendo apto para pessoas que não podem ou não querem tomar estimulantes.

Lipo 6 CLA. Objectivos principais:

  1. Definição muscular.

  2. Perda de peso.

    • Queima de gorduras.
    • Conservar a musculatura.

Quem pode tomar o Lipo 6 CLA?

  • Aquelas pessoas que querem perder massa gorda. Para obter melhores resultados recomenda-se combiná-lo com exercício e dieta hipocalórica.
  • Desportistas Fitness em processos de definição.
  • Pessoas em geral que querem obter benefícios dos efeitos do CLA, como por exemplo do seu efeito sobre o metabolismo lipídico ou conservação da massa muscular como podem ser as pessoas idosas ou aqueles que seguem um programa de perda de peso.

Lipo 6 CLA. Como combinar:

O Lipo 6 CLA combina especialmente bem com produtos destinados à perda de gordura, como não contém estimulantes pode ser combinado com termogénicos, como por exemplo o Lipo 6x ou o Lipo 6 Unlimited.

Pode ser compaginado com termogénicos, substitutos de refeição, picolinato de crómio, inibidores do apetite, bloqueadores de nutrientes ou ácido alfa lipóico. Se consumir bloqueadores de gordura há que ter a precaução de consumi-los com suficiente espaço de tempo já que os bloqueadores reduzem a sua eficácia.

Durante os períodos de perda de peso, recomenda-se acompanhar o Lipo 6 CLA com produtos destinados a proteger a massa muscular como aminoácidos, isolados de soro de leite ou HMB.

Os praticantes de Fitness em período de definição devem acompanhar o Lipo 6 CLA com um produto pós-treino à base de proteínas, de preferência isolados.

Também pode-se consumir HMB, BCAAs ou KIC ao longo do dia ou caseína durante a noite

Uma alimentação saudável, conjugada com a prática regular de exercício físico, é o melhor caminho para controlar o peso e manter o corpo saudável e livre das gorduras indesejadas. Mas… por vezes é necessário uma ajuda extra…

Nem sempre o espelho nos devolve a imagem desejamos: a verdade é que o inverno abre a porta a alguns excessos que não ajudam a manutenção de um peso saudável – os dias frios convidam à ingestão de alimentos mais calóricos ao mesmo tempo que desincentivam a prática de atividade física. O resultado pode ser um acumular de gorduras e quilos que sobretudo, não é saudável.

O ideal teria sido prevenir, com uma alimentação mais equilibrada e com exercício físico, e estamos sempre a tempo de adotar esta “receita” mas, quando as roupas mais leves denunciam os excessos cometidos, podemos ter uma “ajuda” de suplementos específicos que aceleram a queima de gordura, ajudando a emagrecer sem gestos radicais.

Uma das alianças que se tem revelado eficaz abrange três substâncias: Ácido Linoleico Conjugado (CLA), Chá Verde e Carnitina.

O CLA é uma substância natural que existe na carne e nos lacticínios de alguns animais e que atua por inibição de uma enzima (lipoproteína lipase) que é responsável pelo armazenamento de gordura nas células gordas. Ao mesmo tempo, estimula a produção de outra enzima (palmitoil transferase) envolvida na combustão de gordura pelas células musculares.

O CLA tem, sobre as chamadas dietas radicais, a vantagem de não provocar perda de água e de massa muscular. Isto porque estimula a atividade das células musculares, eficientes na combustão de gordura e na sua transformação em energia.

Desta forma contribui para reduzir a massa gorda sem reduzir a massa muscular, o que é essencial para prevenir o conhecido efeito ioiô, em que o peso perdido é recuperado rapidamente. Por sua vez, o Chá Verde contém um flavonoide que estimula a conversão de gordura em energia nas células.

E a Carnitina é um aminoácido que ajuda no transporte de gordura do sangue até às células, para processamento dos ácidos gordos.

Combinadas sob a forma de suplemento, estas três substâncias são eficazes na ajuda da queima de gordura, quer durante o dia, quer durante a noite.

Apesar de serem de origem natural, os suplementos devem ser tomados com aconselhamento médico ou farmacêutico, para que seja possível avaliar o risco de interação com medicamentos ou outros produtos de saúde tomados em simultâneo.

Ácido Linoleico Conjugado CLA – Benefícios, Efeitos Colaterais, Como Tomar, Alimentos e Dicas

Muitas pesquisas são desenvolvidas todos os anos com o objetivo de identificar possíveis alimentos e substâncias que possam auxiliar na redução do risco de diversas doenças e no tratamento de problemas de saúde, como o colesterol alto, a obesidade, as doenças cardiovasculares, entre muitas outras.

  Continua Depois da Publicidade  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu muitos programas com o objetivo de fortificar os alimentos básicos com ingredientes que tenham potencial bioativo e que possam colaborar com a melhoria da saúde da população ao redor do mundo.

Conheça abaixo o ácido linoleico conjugado (CLA), saiba mais sobre seus benefícios, quais os alimentos que contêm este nutriente e aprenda como tomar no seu dia a dia.

Qual a importância das gorduras na alimentação?

O tratamento e a prevenção de doenças e da obesidade é uma luta constante para os profissionais da área de saúde. Da mesma forma, a indústria de alimentos e de medicamentos oferece muitas opções de novos produtos que possam auxiliar no processo de emagrecimento e de redução da gordura corporal.

Muitos estudos estão voltados para alguns tipos de gorduras que auxiliam na busca por estes resultados. Apesar de muitas vezes serem vistas como ruins dentro da alimentação, as gorduras são parte essencial da dieta e possuem inúmeros benefícios ao organismo.

Entre os muitos tipos de gorduras, os chamados ácidos graxos essenciais, que não são produzidos pelo corpo, fornecem energia para as funções vitais e atuam em muitos processos, auxiliando na melhoria do bem-estar físico e mental.

Os alimentos que contêm estes ácidos graxos essenciais são chamados de alimentos funcionais e podem trazer muitos benefícios à saúde.

Na categoria dos ácidos graxos, estão inseridos os famosos ômega 3 e ômega 6, que são consideradas gorduras saudáveis e que fazem parte do grupo dos ácidos graxos poli-insaturados. Estes nutrientes são considerados essenciais para a saúde e devem ser adquiridos através da alimentação ou através da adequada suplementação, pois não são produzidos pelo organismo.

Leia também:  Como Dizer A Familia Que Esta Gravida?

Veja mais:

  • Os melhores alimentos com ômega 3.
  • Alimentos ricos em ômega 6.

Portanto, existem duas principais famílias de ácidos graxos poli-insaturados: a família ômega 6, que é representada pelo ácido linoleico, e a família do ômega 3 que é representada pelo ácido alfa-linolênico. Estes, por sua vez, dão origem a outros ácidos graxos essenciais de cadeias mais longas.

  Continua Depois da Publicidade  

O que é o ácido linoleico conjugado?

Durante um estudo em 1985, pesquisadores demonstraram que existiam componentes presentes no extrato da carne bovina que eram capazes de inibir a progressão de um tumor em células epiteliais de camundongos.

Em 1987, utilizando-se de técnicas de espectrofotometria e cromatografia, estes pesquisadores conseguiram isolar e caracterizar estes componentes antimutagênicos na fração lipídica da carne, descobrindo quatro isômeros derivados do ácido linoleico.

O ácido linoleico conjugado é um ácido graxo, conhecido como Conjugated Linoleic Acid – CLA, em inglês. Este ácido graxo é originado a partir da reação de isomerização que ocorre durante o metabolismo do ácido linoleico nos animais ruminantes, sendo produzido por bactérias que vivem no interior do intestino destes animais.

Ele faz parte de um grupo de oito isômeros que são parecidos em estrutura com o ácido linoleico (que é conhecido como ômega 6), porém contendo em sua cadeia duplas ligações conjugadas e não separadas por um grupo metileno, como acontece no ácido linoleico. Os isômeros de ácido linoleico, porém, não são substitutos para este nutriente como ácido graxo essencial, apesar de sua estrutura parecida.

Os isômeros de ácido linoleico conjugado ocorrem naturalmente em diversos alimentos de origem animal em animais ruminantes, como o boi, o cordeiro e a vitela, incluindo carnes e os produtos lácteos. O CLA também pode ser encontrado de forma natural em diversos outros alimentos, como mariscos, perus e até mesmo em óleos vegetais, entre eles os óleos de girassol, de milho e de soja.

Quais os benefícios do ácido linoleico conjugado?

Existem muitos estudos sobre o ácido linoleico conjugado que mostram muitos benefícios deste ácido graxo.

Algumas pesquisas indicam que ele auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e também de diversos tipos de câncer, aumento da mineralização óssea, promove o metabolismo da glicose e da insulina de forma saudável, além de também ser importante na formação da massa muscular.

Além disso, o CLA também auxilia na redução dos níveis de triglicérides e do colesterol ruim (LDL), e estimula a oxidação das gorduras, promovendo a redução do tecido adiposo. Estudos mostraram que o CLA inibe a atividade da lipase lipoproteica, que é uma enzima responsável pela decomposição das gorduras que estão na corrente sanguínea e armazenamento das mesmas nas células de gordura.

Uma pesquisa apresentada pela American Journal of Clinical Nutrition com homens e mulheres que foram submetidos ao consumo de cápsulas de CLA, sem realizar mudanças nos hábitos de vida, mostrou que houve uma perda significativa de gordura com o consumo deste nutriente, reduzindo de 7 a 9% de gordura corporal.

Outro estudo realizado por um grupo de pesquisadores suecos, publicado no Nutrition Journal, em 2000, mostrou uma redução de 2,7 kg de gordura no grupo que utilizou o CLA em comparação com o grupo que não utilizou o suplemento.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao longo dos anos, os animais de pastagem livre passaram a ser criados em currais para engorda e, com esta mudança, passaram a ter uma alimentação mais baseada em grãos. Alguns estudos mostraram que houve uma redução de 75% na quantidade deste nutriente nos animais somente devido a esta mudança. Isto também causou uma redução deste nutriente na alimentação da população.

Pesquisadores nos Estados Unidos acreditam que a redução da quantidade de CLA disponível na alimentação pode estar vinculada ao aumento dos índices de doenças cardiovasculares, de alguns tipos de câncer, além de estar diretamente relacionado ao crescimento dos índices de excesso de peso e obesidade, pois este nutriente tem potencial para reduzir gordura corporal e também desenvolver a massa muscular.

Ainda não existe uma quantidade suficiente de pesquisas que possam comprovar cientificamente que a suplementação de ácido linoleico conjugado realmente reduza o peso corporal, porém estudos mostram algum efeito positivo na redução do tecido adiposo para os grupos que utilizaram doses acima de 3 g de CLA por dia, reduzindo medidas especialmente na região abdominal no caso de homens obesos.

Como tomar o ácido linoleico conjugado e quais os efeitos colaterais?

O CLA pode ser encontrado em alimentos como as carnes de boi, o leite, os queijos, os iogurtes, os óleos vegetais, entre muitos outros, mas pode também ser consumido em forma de suplemento, sendo facilmente encontrado em lojas especializadas de produtos naturais.

O suplemento de ácido linoleico conjugado deve ser consumido antes das refeições, recomendando-se uma média de 15 a 20 minutos antes de cada refeição, com um copo de água. A dosagem recomendada de uso é sempre indicada pelo fabricante do suplemento na rotulagem, variando conforme o produto, porém, geralmente a dose diária é entre 3,0 e 6,0 g por dia.

  • Para melhorar os resultados com o uso deste produto, é importante que se faça uma alimentação saudável e também que se pratique atividades físicas.
  • O uso deste nutriente como suplemento é bastante seguro, porém em pesquisas e estudos sobre toxicidade, com o uso de doses elevadas de CLA, foram identificados alguns efeitos colaterais, apesar de estes serem bastante raros.
  • O uso deste nutriente de forma prolongada e em doses excessivas pode provocar sintomas de dores de estômago, diarreia, náuseas, flatulência, pode causar o aumento dos níveis de gordura no fígado, interferir de forma ruim na ação da insulina, além de gerar estresse oxidativo, provocando um aumento na produção dos radicais livres.

Atualmente, existe muita discussão a respeito deste nutriente e, embora seus efeitos fisiológicos tenham sido estudados, os mecanismos de ação deste ácido graxo no organismo ainda não foram completamente identificados e ainda são controversos. Desta forma, é necessária a busca por novas pesquisas e existe a necessidade de novas investigações sobre este nutriente.

Conclusão

O ácido linoleico conjugado (CLA) é um suplemento bastante utilizado e que possui inúmeros benefícios à saúde, ajudando no processo de emagrecimento, na melhoria do sistema cardiovascular e prevenindo diversas doenças. A utilização deste produto deve ser sempre feita em conjunto com uma alimentação saudável e com atividade física adequada.

  • Lawson, RE, Moss, AR & Givens, DI (2001) The role of dairy products in supplying conjugated linoleic acid to man’s diet: a review. Nutrition Research Reviews 14, 153-172.
  • Stanley, J & Hunter, K (2001) The wonder nutrient. Chemistry and Industry, 19th November, 729-731.
  • Conjugated linoleic acid and atherosclerosis in rabbits Lee K.N.; Kritchevsky D.; Pariza M.W. Food Research Institute, Dept. Food Microbiology/Toxicology, University of Wisconsin-Madison, 1925 Willow Drive, Madison, WI 53706 USA Atherosclerosis (Ireland), 1994, 108/1 (19-25).
  • Fritsche S, Rumsey TS, Yurawecz MP, Ku Y, Fritsche J. Influence of growth promoting implants on fatty acid composition including conjugated linoleic acid isomers in beef fat. Eur. Food Res. Technol. 212:621-629 (2001).
  • Kritchevsky D, Czarnecki SK. Conjugated linoleic acid (CLA) in health and disease. Chim. Oggi (Chemistry Today) 19(6):26-28 (2001).
  • Lawson, Moss, Givens. Role of dairy products in supplying conjugated linoleic acid to a man’s diet: a review. Nutr. Res. Rev 14: 153-172 (2001).
  • Cesano A, Visonneau S, Scimeca JA, et al. Opposite effects of linoleic acid and conjugated linoleic acid on human prostatic cancer in SCID mice. Anticancer Res 1998;18:1429-34.
  • Ferreira M, Krieder R, Wilson M. Effects of CLA supplementation during resistance training on body composition and strength. J Strength Conditioning Res 1998;11:280.
  • Lowery LM, Appicelli PA, Lemon PWR. Conjugated linoleic acid enhances muscle size and strength gains in novice bodybuilders. Med Sci Sports Exerc 1998;30:S182.
  • Gaullier JM, Halse J, Høye K, Kristiansen K, Fagertun H, Vik H, Gudmundsen O. Conjugated linoleic acid supplementation for 1 y reduces body fat mass in healthy overweight humans. American Journal of Clinical Nutrition. 2004 Jun;79(6):1118-25.
  • http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-826-CONJUGATED+LINOLEIC+ACID.aspx

Você já conhecia os benefícios do ácido linoleico conjugado para a saúde e boa forma? Já experimentou sua suplementação e obteve bons resultados? Comente abaixo!

(24 votos, média 3,13)Loading…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*