Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

A argila é ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias. Ela é um componente de origem mineral, coletada diretamente do solo, composta por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água.

Benefícios da Argila

Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo. Conheça seus benefícios:

  • Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.
  • Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
  • Absorve toxinas e impurezas.
  • Promove a reconstituição dos tecidos.
  • Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
  • Estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação.
  • Elimina a oleosidade da pele e cabelo.
  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.
  • Suaviza e amacia a pele.

Tipos de Argila

Argila Verde

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.

Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

Argila Branca

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.

Seus benefícios são de clarear a pele, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

Argila Vermelha

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

A argila vermelha é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais belos e saudáveis.

Por ser rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células. Sem esses nutrientes, a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido. Fazer uma máscara dessa argila é ótimo para reduzir as linhas de expressão.

Argila Rosa

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.

Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.

Argila Cinza

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas.

Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.

Argila Preta

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas.

Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor. A argila preta também é muito usada para tratamentos capilares.

Como Usar a Argila

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

  • Importante: Antes da aplicação, a pele deve estar limpa e sem maquiagem.
  • Pegue Uma colher de sopa de argila em pó (são mais fáceis de encontrar a verde e a branca).
  • Adicione água mineral ou chá de camomila (temperatura pode ser morna), até obter uma consistência pastosa e grossa.
  • Aplique no rosto, evitando a região dos olhos e lábios. Se você usar a argila verde, vai sentir a pele repuxar e pinicar: isso é normal. Retire com água assim que secar. Você vai notar que a pele ficou vermelha, uma vez que a argila ativa a circulação.
  • Enxugue o rosto delicadamente e não use cremes ou maquiagem nas próximas duas horas.

Vídeo: Receitas com Argila para Pele

Caso tenha problemas na visualização, confira o vídeo no Youtube.

Como Comprar a Argila

A argila pode ser comprada em forma de cosmético ou em pó. Você encontra a argila em pó em casas de produtos naturais, supermercados e farmácia de manipulação. Para compras online eu recomendo a Zona Cerealista.

E você, costuma usar argila para deixar sua pele mais bonita?

Argila: conheça 6 tipos de tratamento

Quando me perguntam: “para que serve a argila?”, costumo responder: “estou pesquisando para o que ela não serve”.

  • A argila, apesar de ser algo simples, é muito rica e pode ser usada em emplastros e máscaras frias ou quentes, interna ou externamente no corpo.
  • A argiloterapia é uma técnica natural que funciona como mão de mãe: alivia e trata muitos desequilíbrios, como dores e cicatrizações em geral, bruxismo, constipação e problemas estéticos, dentre outros.
  • Além disso, em alguns casos, a argila é uma excelente alternativa aos remédios sintéticos, que sempre têm contraindicações e acabam por persistir em nossos corpos ou na natureza, muitas vezes por não serem biodegradáveis.

Mas vale reforçar que o tratamento é complementar e não substitui a avaliação médica. Converse sempre com seu profissional, antes de iniciar uma terapia alternativa.

O que é argila?

A argila é um grânulo que deixou de ser rocha, são as micropartículas dela. Por causa disso, pode voltar ao seu estado original na falta de água (desidratação), ou sofrendo compactação geológica, e assim por diante.

Um dado curioso é que as rochas dão origem às pedras semipreciosas ou preciosas. Por isso, as argilas têm tanta semelhança com a função dessas pedras, em termos de limpeza energética e, ao mesmo tempo, energização.

Um emplastro de argila não tem finalidade apenas no nível físico, mas atua em níveis mais sutis também.

Alguns casos de tratamento com argila

Certa vez ouvi de uma parteira que ela usava o tratamento com argila para interferir na posição do feto no útero.

Outro caso interessante foi de uma psicóloga conhecida. A filha dela, de um ano, estava com refluxo e já tinha tentado de tudo para resolver a questão, que interferia na alimentação, sono e disposição da pequena.

Mulheres de sua família indicaram a argila no tratamento e ela passou a aplicar um emplastro de argila roxa no abdômen da criança todos os dias, por cerca de 1 hora, logo após a menina ter dormido.

Um tempo depois, o refluxo estava totalmente curado. A mãe comentou que a menina começou a dormir e comer bem, voltou a ser uma criança alegre.

A argila também pode ser aplicada em casos de bruxismo e até câncer, como tratamento complementar. Há, ainda, casos de aplicação em animais de estimação para acalmar a dor, distúrbios gastrointestinais e alergias.

Argilas podem ter cores diferentes

A estrutura da argila parece com sanduíches, que contêm em suas camadas oligoelementos (também chamados de microminerais). Esta substância está presente em nós, seres vivos, mas em baixas concentrações.

Os oligoelementos são fundamentais para formação de enzimas vitais responsáveis por processos bioquímicos específicos, como a nossa digestão, o crescimento e a cicatrização.

Cada tipo de argila possui diferentes quantidades de oligoelementos específicos. Alguns deles são: Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês e Lítio.

Veja abaixo uma pequena lista de alguns oligoelementos encontrados nas argilas e suas funções:

  • Cobre: neutraliza os radicais livres, mantém os sistemas de defesa da pele e atua na formação de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele.

Promove a absorção do ferro, que é essencial para as hemácias, tecido conjuntivo, fibras nervosas e pigmentação da pele.

  • Selênio: combate os radicais livres. Também atua na produção de energia e é um potente antioxidante.
  • Silício: contribui para a formação de colágeno e elastina.
  • Zinco: reduz as linhas finas, normalizando a superfície da pele.

Também atua na cicatrização de ferimentos, reação imune e síntese de DNA, esta última essencial para promover o crescimento e a capacidade de reprodução.

  • Magnésio: atua em sinergia com o zinco para energizar e tonificar a pele.
  • Manganês: participa do metabolismo do colágeno e neutraliza os radicais livres.
  • Ferro: aumenta a circulação sanguínea, estimula a produção de hemoglobina, transporta e armazena o oxigênio. Componente de enzimas, produção de ossos e tendões.

A combinação de determinados oligoelementos dão origem a diferentes cores de argilas. Por isso, cada uma tem uma função diferente.

  1. Vale reforçar que as verdadeiras argilas coloridas são assim por conta da sua composição.
  2. No entanto, produtos de má qualidade podem ser tingidos, com o uso de corantes, o que diminui a qualidade da formulação.
  3. Com o tempo e a experiência, é possível identificar quando a argila é de boa procedência por sua textura, granulometria e resultado.

Mas, até que isso aconteça, o ideal é perguntar à empresa que embala o produto: como é extraída a argila e como é descontaminada. As que são descontaminadas com raios gama têm seu poder terapêutico reduzido. Evite-as.

Significados das diferentes cores de argilas

Atenção: Não utilize utensílios de metal ao preparar as misturas. Assim você preserva as propriedades da argila.

Branca

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

É a mais neutra das argilas, bactericida, analgésica e cicatrizante.

Como tem o PH muito próximo ao da pele, clareia e ajuda a remover o excesso de oleosidade deste órgão do corpo, sem ressecá-lo.

A concentração maior é de alumínio e magnésio. Não tem restrições.

Formas de uso: misturar a máscara de argila branca com um pouco de água mineral, de forma que fique pastosa e homogênea. Aplique na pele limpa uma camada de meio centímetro, por cerca de 15 minutos, duas vezes por semana. Enxágue com bastante água.

Leia também:  Como Esquecer Alguem Que Nunca Foi Seu?

Preta

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

  • É a que tem a maior concentração de matéria orgânica, isso explica a plasticidade que apresenta e o óleo que aparece em sua superfície.
  • Assim como a argila branca, é curinga em diversos tratamentos, como insônia e bruxismo, e não tem contraindicações para uso externo.
  • Também possui propriedade anti-estresse e anti-inflamatória.
  • Formas de uso: misturar a máscara relaxante de argila preta com água floral de Lavanda, de forma que fique pastosa e homogênea.

Aplique na pele uma camada de meio centímetro, por cerca de 15 minutos, antes de dormir, para evitar bruxismo ou insônia. Enxágue com bastante água.

Vermelha

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

  1. Essa argila é rica em óxido de ferro, cobre e silício.
  2. É a mais potente no quesito efeito tensor: a aplicação da máscara tem resultado de lifting e previne o envelhecimento da pele.
  3. Como acelera o metabolismo e estimula a circulação local, é comum – ao remover a máscara ou o emplastro – que fiquem vergões vermelhos na pele.

Ao contrário do que muitos pensam, isso não é resultado de alergia, mas sim da microcirculação da pele que foi ativada. De qualquer forma, seu uso não é indicado em peles sensíveis.

Formas de uso: misturar a máscara firmadora de argila vermelha com suco natural de uva, de forma que fique pastosa e homogênea.

Aplique na pele uma camada de meio centímetro, por cerca de 15 minutos, de 1 a 2 vezes por semana, para diminuir as rugas e ficar mais radiante, ou como tratamento para flacidez. Enxágue com bastante água.

Rosa

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

É a mistura da argila vermelha e rosa, portanto, combina as características e as propriedades de ambas.

É ideal para tratar a pele sensível, prevenindo o envelhecimento, sem ser tão estimulante quanto a argila vermelha.

Formas de uso: misturar a máscara revitalizante de argila rosa com chá de hibisco, de forma que fique pastosa e homogênea. Aplique na pele uma camada de meio centímetro semanalmente, por cerca de 15 minutos, para a manutenção de uma pele viçosa.

Roxa

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

  • Rica em magnésio, atua na síntese de colágeno e melhora o tônus, a textura e a firmeza, revitalizando a pele cansada.
  • Potente, é a argila mais indicada para peles sensíveis, pois acalma esta região, inclusive quando estiver sofrendo pelo efeito alérgico de outro produto ou ingrediente.
  • Formas de uso: misturar a máscara calmante de argila roxa com água mineral, de forma que fique pastosa e homogênea.

Aplique no local irritado uma camada de meio centímetro. Em caso de erupções cutâneas, aplique a mistura apenas ao redor.

Mantenha por 15 minutos e remova cuidadosamente, reidratando a máscara com um pincel com água, para facilitar a remoção com a espátula.

Dourada

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

É rica em cobre e silício, tem efeito tensor imediato, já que os oligoelementos deste produto atuam no colágeno, clareiam e iluminam a pele.

Formas de uso: misturar a máscara de tratamento pós-sol de argila dourada com chá de camomila, de forma que fique pastosa e homogênea.

Aplique na pele uma camada de meio centímetro, por cerca de 15 minutos. Use 2 vezes por semana, para tratamento ou 1 vez por semana, para manutenção.

Então, agora é colocar a mão na argila e experimentar todas as maravilhas que ela pode fazer por você.

Saiba mais

Se quiser consumir de forma mais consciente todo tipo de produto de higiene e beleza, veja este “Guia de Consumo de Cosméticos Saudáveis para as Pessoas e o Planeta”.

Aqui você assiste um vídeo divertido, em que a Flora Maria, de 8 anos, entrevista sua mãe, a argiloterapeuta Vanessa Suany.

Olá, essa matéria foi útil para você?

Benefícios da Argiloterapia para o Corpo, Rosto e Cabelo

A Argiloterapia consiste num tratamento estético que utiliza produtos à base de argila para cuidar da pele e dos cabelos, existindo por isso 2 tipos de Argiloterapia, a que é realizada no rosto e corpo ou a que é realizada no cabelo. A Argiloterapia no rosto e corpo desinflama e desintoxica a pela, enquanto a Argiloterapia no cabelo remove as impurezas dos fios, deixando o cabelo macio, brilhoso e saudável. 

As máscaras com argila são consideradas as mais antigas preparações para fins cosméticos, sendo por isso usadas há muitas gerações no tratamento da beleza. As argilas têm uma forte capacidade de absorver e remover toxinas, metais pesados e impurezas, ao mesmo tempo que transferem para a pele diversos minerais e nutrientes benéficos.

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

Benefícios da Argiloterapia para o Corpo e para o Rosto

  • A Argiloterapia no rosto e corpo, também conhecida como argiloterapia corporal, consiste na aplicação de argila medicinal diretamente sobre a pele, para desinflamar, desintoxicar e melhorar a circulação sanguínea. 
  • Os tratamentos com argila são indicados para o tratamento da pele seca, acne ou de outros problemas de pele como psoríase, sendo também ideal para acabar com o cansaço, relaxar ou tratar a dor nas costas. 
  • Geralmente, estes tratamento deve ser feitos 1 vez por semana e a argila deve atuar sobre a pele durante 20 minutos.  

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

Benefícios da Argiloterapia para o Cabelo

A Argiloterapia no cabelo, também conhecida como argiloterapia capilar consiste na aplicação de produtos à base de argila nos fios e no couro cabeludo, de modo a aumentar a hidratação e o brilho dos fios. 

Esta técnica funciona como uma espécie de peeling, pois primeiro a argila irá remover todas as impurezas dos fios, raiz e couro cabeludo numa única aplicação, o que é ideal para o tratamento de problemas como queda de cabelo ou caspa. É recomendado que o tratamento seja feito pelo menos 1 vez por semana, durante 10 semanas seguidas. 

Depois das primeiras aplicações os cabelos podem parecer mais secos devido à retirada das impurezas, porém ao fim de algumas sessões o cabelo vai ficando progressivamente mais macio, brilhoso e saudável.

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

Conheça os diferentes tipos de Argila usados

Existem diferentes tipos de argila que podem ser utilizados nos tratamentos estéticos, e cada tipo apresenta os seus benefícios e propriedades específicas: 

  • Argila Branca: apresenta propriedades cicatrizantes e antisséptica, que promovem a regeneração, limpeza e cicatrização da pele. Este tipo de argila é especialmente indicado para o tratamento da acne ou para o clareamento da pele, melhorando também a circulação sanguínea. 
  • Argila Verde ou Cinza: são ricas em silício e zinco, o que faz com que apresentes propriedades adstringentes e purificadoras. Por esta razão, são especialmente indicadas para controlar a oleosidade, purificar a pele e tratamento do acne. Quando aplicadas no corpo, elas ajudam a melhorar a elasticidade da pele e a combater a celulite. 
  • Argila Vermelha: é rica em óxido de ferro, e por isso é especialmente indicada para o tratamento da vermelhidão e rubor facial. Apresenta propriedades tensoras, e uma ação que regula o fluxo sanguíneo e vascular. Quando aplicada no corpo, esta argila ajuda a reduzir a flacidez e a ativar a microcirculação. 
  • Argila amarela: é rica em silício e potássio, apresentando propriedades que remineralizam o colágeno da pele. Por esta razão, esta argila nutre a pele em profundidade, ajudando na reconstituição celular e combatendo o envelhecimento da pele. É ótima para remover impurezas e purificar a pele.  
  • Argila Roxa: é rica em magnésio, e por isso é ideal para melhorar o aspecto da pele, dando-lhe uma aparência mais jovem e radiante. Possui uma ação iônica, estimulante e nutritiva, sendo usada na eliminação de toxinas,  impurezas do corpo e para nutrição da pele. 

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

Algumas argilas também podem apresentar benefícios para o corpo ao serem ingeridas, como fortalecimento do sistema imunológico ou purificação do organismo.

Veja como usar a Argila Bentonita para fortalecer o sistema imunológico em 3 Formas de Usar a Argila Bentonita.

Porém é aconselhado que consulte o médico antes de iniciar um tratamento alternativo com argila, pois esta terapia é contraindicada em caso de prisão de ventre, hipertensão ou obstrução intestinal. 

Confira os incríveis benéficos da argila verde para a pele

O skincare é a nova febre do momento! Muitas mulheres sempre buscam incluir produtos eficazes nas suas rotinas de cuidados da pele, como: géis de limpeza, séruns, óleos, hidratantes e entre outros produtinhos milagrosos.

Mas ultimamente há uma nova moda surgindo no mundo da skincare, investir em produtos naturais e orgânicos. E a argila verde se tornou a queridinha do momento, já que esse mineral é poderosíssimo e traz efeitos incríveis para a nossa pele!

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

Mas para que serve a argila verde?

A argila verde tem diversos benefícios, pois sua ação anti-inflamatória garante uma profunda desintoxicação e limpeza, podendo ser utilizar em diversas partes do corpo!

O mais comum é ser usada como máscara fácil, porque a argila verde é ótima para combater a oleosidade da pele através da sua propriedade adstringente, retirando as impurezas e sebo dos poros, que geralmente ocasionam as espinhas e cravos. Ideal para quem tem pele acneicas e oleosa! Porém, nem todos casos de acne são causados apenas por oleosidade excessiva, portanto, consulte um profissional para analisar seu caso.

A argila verde também pode ser usada para desintoxicar o couro cabeludo, eliminado as indesejadas caspas e o excesso de sebo. Sem contar que ajuda a reduzir celulites e olheiras, pois sua ação anti-inflamatória promove a melhora da vascularização, que diminuiu a retenção de líquido!

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

Argila: Confira tudo sobre os tipos de argilas e seus benefícios

Então que tal tirar um tempo para você e fazer aquele mimo no rostinho? Aqui te mostramos como fazer uma máscara de argila verde em casa para dar aquela purificada na pele!

Leia também:  Como Escolher Um Batom Que Combine Comigo?

Como preparar a máscara de argila verde?

A receita é muito simples, você vai precisar apenas de uma colher de sobremesa de argila verde e água mineral. Coloque a argila em um recipiente e vá adicionando água até obter uma misturinha pastosa. Super fácil, né?

  • Argila branca: conheça os benefícios para a pele e os cabelos
  • Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?
  • Argila preta: benefícios e maneira de usar esta máscara facial

E como usar a argila verde?

Antes de iniciar a aplicação aconselhamos que lave o rosto, já que esse processo ajuda a tirar as impureza da pele e abrir os poros, possibilitando uma ação melhor da máscara!

Aplique a mistura no rosto espalhando bem e massageando suavemente a pele. Deixe a máscara agir por, no máximo, dez minutos. Logo após, exangue o rosto com água morna, faça movimentos circulares para facilitar a remoção da argila. Finalize passando um hidratante facial no rosto, garantimos que o resultado é incrível!

Veja como a cânfora pode ser uma forte aliada para a sua pele

Muito simples, não é? A argila verde é poderosíssima e tem diversos benefícios para a nossa beleza! Aproveite para conferir mais dicas no vídeo da Isa Mantini!

O PODER DA ARGILA NO ROSTO, CORPO E CABELO

Veja também:

Sempre ligada nas últimas tendências da moda, adora montar cada look como se fosse uma obra prima, enquanto assiste várias resenhas sobre produtinhos de skincare no Youtube!

Para que serve a argila verde? – Namu

13/02/20

Na pele, a argila verde funciona como um peeling natural. No couro cabeludo, ela realiza um verdadeiro detox capilar, promovendo limpeza profunda e deixando os fios de cabelo limpos e leves. Por oferecer estes e outros benefícios à pele, aos cabelos e demais partes do corpo, a argila verde tem sido considerada o tratamento estético do momento.

Quer conhecer mais benefícios desse tratamento natural? Então acompanhe o artigo que o NAMU preparou especialmente para você!

Argila verde: o que é?

Os tratamentos com argila estão em alta na indústria da beleza. Mais conhecidos como geoterapia, eles oferecem diversos benefícios à saúde. Embora existam 9 tipos de argila, a de coloração verde se destaca das demais.

Isso acontece porque ela é oriunda da decomposição e degradação de rochas vulcânicas. Ou seja, entre todos os tipos existentes, é a argila que possui a maior concentração de minerais. Entre eles estão o cálcio, o magnésio, o zinco, o potássio, o fósforo e o manganês.

A argila verde possui essa coloração devido a mais um de seus componentes, o óxido de ferro.

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

Para que serve?

A argila verde é utilizada para tratamentos em diversas partes do corpo, da pele ao couro cabeludo.

Pode ser utilizada, por exemplo, no combate à oleosidade da pele do rosto e do couro cabeludo. Além disso, também é extremamente eficaz no combate a problemas como olheiras e até mesmo celulites.

Como preparar?

A maneira mais eficiente de obter todos os benefícios da argila verde é transformá-la em uma pasta. Para isso, deve-se hidratar o pó da argila com água limpa.

Para que isso seja possível, separe um recipiente de vidro, cerâmica ou madeira. Como a argila verde tem o poder de puxar para si alguns elementos, o plástico e o metal devem ser evitados.

Com a ajuda de uma espátula, coloque a argila em pó no pote e hidrate-a com água filtrada. As medidas variam conforme a quantidade desejada, mas geralmente a proporção recomendada é de duas partes de argila para uma de água. A mistura deve ficar pastosa e lisa.

Como usar a argila verde

Conforme pontuamos anteriormente, a argila verde não oferece benefícios apenas à pele do rosto. Outras partes do corpo também podem se beneficiar com as propriedades terapêuticas da argila. Veja a seguir:

No rosto

Para utilizar a argila verde no rosto, aplique a pasta como uma espécie de máscara em toda a zona T. Porém, deve-se deixar um espaço em torno dos olhos e da boca, devido à sensibilidade dessas regiões.

Quanto ao tempo, este pode variar entre 20 e 30 minutos, mas é importante que a pasta esteja bem seca antes da retirada. Caso sinta um leve ardor ou vermelhidão, o recomendado é lavar o rosto apenas com água e aplicar um hidratante na sequência. Isso ajuda a acalmar a pele e a potencializar os efeitos da argila verde.

Já com relação à frequência de uso, ela deve ser aplicada uma vez na semana.

Aprenda a fazer uma máscara facial no curso Cosméticos Naturais e Veganos do NAMU.

No corpo

A argila verde também pode ser utilizada no tratamento de cicatrizes e hematomas. Além disso, ela também atua na renovação celular e no combate às celulites e dores musculares. Nesse caso, deve-se hidratar o pó da argila na proporção 1:1 (uma medida de argila para uma medida de água) e aplicar na área que deseja tratar.

Quando a argila estiver seca, retire-a. Por ser o corpo uma área menos sensível do que o rosto, pode-se aplicar a argila até 3 vezes na semana.

No couro cabeludo

Ela deve ser aplicada apenas na raiz dos cabelos, pois, se for aplicada em toda a extensão dos fios pode promover o ressecamento.

Durante a aplicação, o recomendado é não esfregar, para evitar o atrito e consequente quebra das fibras capilares. Deve-se deslizar os dedos suavemente, até que toda a extensão do couro cabeludo tenha recebido o produto.

O correto é fazer a aplicação com os fios úmidos, aguardar cerca de 20 minutos e remover a argila com a ajuda de shampoo.

Argila Verde Para Que Serve E Como Usar?

Benefícios da argila verde para a pele

Inúmeras são as vantagens do uso da argila verde. Veja a seguir:

Combate a oleosidade da pele

A argila verde contém zinco e silício, minerais que atuam no combate à oleosidade da pele. Por esse motivo, é o tratamento mais recomendado por pessoas que sofrem com cravos e espinhas, por exemplo.

Além de combater a oleosidade da pele, ela também atua como uma espécie de esfoliante, ajudando na renovação celular. Ainda, ajuda a fechar os poros. Dessa forma, a pele do rosto fica muito mais bonita e saudável.

Trata celulites

Por estimular a desintoxicação da pele, a argila verde também é extremamente eficaz contra a celulite. Seu poder anti-inflamatório atinge as camadas de gordura, dissipando-as pouco a pouco.

Ajuda a clarear a pele

Como a argila verde tem um alto poder de regeneração das células, ela também é muito útil no clareamento de manchas. Dessa forma, ela é uma tremenda aliada de quem deseja se livrar de marcas de sol ou de sardas escuras na região dos olhos.

Limpa o couro cabeludo

Sua ação adstringente mantém o couro cabeludo livre de problemas como a caspa e seborreia. E esse benefício estende-se aos fios, que ficam mais limpos, leves e bonitos.

Onde comprar

A argila verde é facilmente encontrada em farmácias ou em lojas de cosméticos naturais. Além destes locais, também é possível encontrá-la em lojas online. Cabe ressaltar que que ela também está disponível na forma de cremes e máscaras prontas, geralmente associada a outros ingredientes.

No entanto, os efeitos do produto são mais eficazes quando ela é utilizada de maneira natural. Ou seja, na forma de pó hidratado com água filtrada.

Quanto custa?

Devido a sua popularização, atualmente é possível adquirir 1kg de argila verde por cerca de R$ 15,00. Entretanto, esse valor pode ser maior ou menor, conforme a região do Brasil.

Argila verde: contraindicações

Apesar de ser um produto natural, a argila verde deve ser utilizada com cautela e responsabilidade.

Pessoas com pele seca devem evitá-la, já que sua ação poderá desidratar a pele. A mesma regra vale para cabelos ressecados, que podem ficar quebradiços e opacos.

Além disso, também não é recomendado utilizar a argila retirada diretamente da natureza. Nesses casos, ela pode estar contaminada com agrotóxicos, esgoto ou demais resíduos químicos mal descartados.

Se você gosta de cuidar de si mesma, vai adorar conhecer o Cosméticos naturais e veganos – Produtos para a pele do NAMU. Com ele, você vai aprender a preparar seus próprios cosméticos, a partir de ingredientes naturais, que não agridem a pele e não prejudicam o meio ambiente.

Durante as aulas, você aprenderá a fazer desodorantes, cremes hidratantes, esfoliantes, dentre outros. Quer fazer escolhas mais conscientes? Então conheça os cursos do NAMU.

Argila verde: o que é e como funciona no corpo?

Entenda como a argila verde pode ser usada na fisioterapia e estética. A argiloterapia é um tratamento utilizado em qualquer parte do rosto e corpo, as propriedades terapêuticas da argila variam com a cor.

A bíblia relata em João 9, que Jesus curou um cego passando lama em seus olhos, a terra sempre possuiu propriedades terapêuticas, de modo que a argiloterapia é um dos tratamentos mais antigos da humanidade, porém muitos desconhecem o poder da argila.

Separamos tudo o que você precisa saber sobre a argila.

Confira!!!

O que é argila verde?

A argila verde é a mais conhecida das argilas, é formada por:

  • Cálcio
  • Manganês
  • Alumínio
  • Cobre
  • Silício
  • Oxido de ferro associado com magnésio
  • Fósforo
  • Alumínio
  • Zinco
  • Cobre
  • Cobalto
  • Selênio
  • Molibdênio

Viu quantas propriedades? A cor verde dessa argila esta relacionada com óxido de ferro e os outros componentes.

Para que serve?

Os componentes da argila verde possuem muitos benefícios para saúde, sendo que as principais indicações são para: cicatrização da pele, diminuir oleosidade, tratar cabelos oleosos, aumentar a oxigenação dos tecidos, desintoxicar, diminuir dores no corpo e diminuir edemas.

Leia também:  Como Responder A Pergunta Porque Devemos Contrata-lo?

Outros propriedades da argila verde: bactericida, antisséptica, secativa e emoliente.

Para quem é indicado?

A argila é indicada para o tratamento de acne e oleosidade no cabelo, essas são indicações estética. Mas, para fins terapêuticos é aplicada em pacientes com pernas inchadas, desintoxicar o organismo, tratar acne e etc.

Há contraindicações no uso da argila verde?

Não existe nenhuma contraindicação para argila, ela só não pode ser utilizada sob os olhos, feridas abertas ou em pessoas com a pele sensível.

Onde pode ser utilizada?

Pode ser aplicada na face, barriga, pernas e braços.

A argila verde pode ser usada para tirar manchas?

A argila verde ajuda a clarear manchas de pele, é indicada principalmente para as manchas faciais. Também é eficiente para tratar manchas de espinhas e diminuir a inflamação causada pela acne.

Pode ser usada na barriga?

Sim pode, a argila na barriga consegue estimular a circulação sanguínea e linfática, também ocorre o processo de desintoxicação. Para fins estéticos também auxilia no protocolo de redução de medidas no abdômen.

Quantas vezes usar a argila verde?

Pode ser usada todos os dias, de preferência é um período que não tenha sol. Tente usar argila por pelo menos 30 dias seguidos.

Como preparar?

Em um pote coloque a argila e água fria ou quente, vá diluindo a argila na água, até ficar com a aparência de lama ou consistência de lodo.

Quando ela tiver em boa consistência, aplique na região a ser tratada, você pode usar luvas para não sujar sua mão, ou usar um pequeno pincel para espalhar a argila.

Dependendo da aplicação, pode ser colocar a argila no corpo inteiro, por isso algumas pessoas utilizam durante o banho. Elas literalmente passar argila no corpo inteiro durante o banho.

Outras pessoas preferem tomar banho de argila, veja:

A argila pode ser aplicada por 20 minutos na face, é importante comprar ela em lojas confiáveis para que as propriedades terapêuticas não sejam perdidas, existe muita argila no mercado que não é pura, essas são ineficientes para seu tratamento.

Confira nossas argilas na loja Shopfisio. Aproveite para usar esse CUPOM maravilhoso!!!

Argila verde: benefícios, preparo e como usar no rosto e corpo

Tratamentos com argila verde estão cada vez mais em alta, já que costumam ser acessíveis e podem desempenhar diversas funções estéticas ou terapêuticas. E engana-se quem acha que o tratamento é novidade: a geoterapia — como são chamadas as terapias com argila — já é usada pela humanidade desde 3 mil anos a.C..

As argilas são produtos minerais oriundos das rochas que trazem muitos benefícios para a saúde, em especial a do tipo verde, que contém grande quantidade de minerais, tais como: óxido de ferro, magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. Ela ainda tem pH neutro e possui ação absorvente e levemente abrasiva, de modo a proporcionar uma esfoliação natural à pele.

Para que serve argila verde?

A argila fornece benefícios a todo o corpo, pois limpa impurezas e toxinas, tem ação anti-inflamatória, incentiva o bom funcionamento da circulação sanguínea e também da linfática. Por esses fatores, é boa para tratar:

Celulite

Celulite nada mais é do que o enrijecimento das células devido ao acúmulo de gordura, líquido e toxinas. Com a aplicação da argila, os sistemas vascular e linfático são ativados, fazendo com que a gordura e a água tenham mais dificuldade para se concentrar.

Além disso, os benefícios da argila verde incluem a regeneração dos tecidos, de modo com que as células sejam estimuladas a se renovarem e funcionarem de maneira mais eficiente.

Clareamento da pele

As argilas possuem silício em sua composição, elemento que estimula a regeneração celular, pois promove uma espécie de abrasão que ajuda a cutis (epiderme) a ficar mais uniforme, o que pode ser ótimo para amenizar manchas.

Para espinhas

Além da capacidade de remover as células mortas, a argila auxilia a circulação sanguínea a funcionar corretamente e age como uma espécie de ímã que puxa as toxinas, limpando e desinflamando a pele. Como a acne é um processo inflamatório, é atenuada – ou até eliminada – com o uso constante da argila verde.

Para pele oleosa

A argila verde é benéfica para peles oleosas e com acne, pois ajuda a controlar a produção de sebo e desobstruir os poros. É rica em zinco, magnésio e silício, importantes para a produção de colágeno, o que resulta em uma pele mais vitalizada e viçosa.

Quais outros tipos de argila que existem?

Branca

É a argila mais neutra de todas e, portanto, pode ser usada para todos os tipos de pele. Ela faz um detox leve, além de acalmar a cutis e ter efeito cicatrizante.

Já esta argila no rosto é usada para clarear manchas, reduzir inflamações, controlar dermatites e promover limpeza.

Vermelha

Este tipo de argila é ideal para as peles que precisam de mais produção de colágeno, viço e brilho. Ela promove a renovação celular, hidratação e confere mais firmeza à pele madura.

Rosa

A argila rosa é a união da branca com a vermelha. É indicada para peles envelhecidas e sensíveis, pois não reduz a oleosidade e nem causa descamações. Também tem ação cicatrizante e antisséptica. No corpo, ajuda a combater a celulite e a flacidez.

Dourada

Tem benefícios muito parecidos aos da argila vermelha, mas sua ação é ainda mais potente contra a flacidez. Um diferencial da argila dourada está no efeito de eliminação de líquidos que causam inchaço, por isso é ótima para tratamentos estéticos que visam a redução de medidas.

Roxa

É ótima para acalmar peles com vermelhidão, alergias e irritações. A argila roxa não é abrasiva, trata peles sensíveis e também incentiva a produção de colágeno. Ela pode ser usada para combater a gordura localizada, melhorar o tônus muscular e dar mais firmeza à pele.

Preta

É boa para controlar a oleosidade, fazer uma esfoliação leve na pele e desintoxicar de metais pesados. A argila preta é anti-inflamatória, ativa a circulação e auxilia no tratamento de manchas. Se aplicada em cima da região com dores provenientes de sinusite, pode ser útil para o tratamento.

Rhassoul

É uma argila marroquina usada para limpar profundamente a pele ou os cabelos. Também possui toque delicado e antisséptico, de modo a controlar cravos e espinhas.

Como preparar?

Para preparar a máscara de argila verde — que é a maneira mais comum e eficiente de usá-la — é necessário usar materiais que preservem os efeitos terapêuticos e não ofereçam risco de contaminação.

Você precisará de uma espátula (ou colher) e recipiente de vidro, madeira ou cerâmica. Não use materiais de metal ou plástico, pois a argila funciona como um ímã que puxa partículas de material. É importante que tudo esteja muito limpo, inclusive as mãos.

No recipiente, coloque a argila em pó e a hidrate com água purificada. A quantidade varia de argila para argila, mas costuma ser 1 medida de água para 2 de argila. Mexa até obter uma textura pastosa e sem grumos.

Também é possível potencializar a argila com óleos essenciais, óleos vegetais e águas florais.

Como usar argila verde

No corpo

Prepare o emplastro como indicado e aplique uniformemente, com o auxílio de uma espátula ou pincel grosso, na região do corpo desejada, fazendo uma camada de, no mínimo, meio centímetro. Assim que secar, retire com água fria.

No rosto

Prepare a máscara como indicado e aplique na região do T, que compreende testa, nariz e queixo. Em seguida, aplique nas maçãs do rosto e nas bochechas. A camada também deve ter meio centímetro, pelo menos. Espere secar e retire com água fria.

Nos cabelos

Prepare o emplastro como indicado e aplique no couro cabeludo após ter lavado com um shampoo. Enxague e finalize com um condicionador.

Outras formas de uso

Muito mais do que estética, a argila verde é terapêutica e usadas no tratamento de muitas doenças. A geoterapia é muito comum da Medicina Tradicional Chinesa, tratando as doenças ligadas ao elemento fogo, como queimações, vermelhidão e inflamações. Ela costuma ser eficiente para:

Reverter o primeiro estágio da infecção urinária

Quando a bactéria da infecção urinária ainda pode ser eliminada sem o uso do antibiótico, pois é anti-inflamatória e purificante. Para isso, é necessário fazer um cataplasma de argila na vulva (parte externa da vagina) na mulher e esperar secar, lavando apenas com água para eliminar.

Desintoxicar

Funciona como um ímã de metais pesados, então pode ser usada para fazer limpezas profundas no corpo. É ideal para promover desintoxicações na axila devido ao alumínio dos desodorantes convencionais, retirar resquícios de maquiagem e controlar o mau cheiro nos pés.

Riscos

A argila verde não é capaz de causar danos à saúde, mas é importante restringir o uso na região abdominal de mulheres grávidas, pois ela tem ação estimulante e ativadora da circulação.

Também é desaconselhado o uso da argila verde em pessoas com pele muito seca e sensível.

Onde comprar

A argila verde pode ser adquirida em qualquer casa de produtos naturais. É importante comprar produtos certificados e purificados, pois é comum encontrar adulterações.

Preço médio

O preço da argila verde pode variar bastante de acordo com a qualidade e tamanho do produto. A média do mercado varia entre R$ 40 a R$ 80 o quilo*.

  • *Valores checados em agosto de 2018.
  • Fontes
  • Dermatologista Simone Neri, da Clínica Simone Neri – CRM 80.919

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*