Ao Passar A Vida Eu Sei Que Nem Tudo Vai Ser Como Sonhei?

Perder a mãe, o pai, um filho, familiar ou amigo é algo que encabeça a lista dos maiores medos das pessoas. Isso porque lidar com a falta, com a interrupção de um relacionamento de tanto amor, não é uma dor para a qual nos preparamos.

“O luto é um processo normal e natural, resultante da formação e dos rompimentos de vínculos afetivos, e que ocorre o tempo todo na vida de um indivíduo. Faz parte do desenvolvimento humano e, apesar de ser uma experiência universal, é experimentado e vivido de forma muito particular e subjetiva”, diz a psicólogada ABRALE, Flavia Sayegh.

Em outras palavras, todos sabemos que enfrentar perdas faz parte da vida, mas só quando vivenciamos é que percebemos a forma profunda e pessoal como somos afetados.

Flavia defende que, quando o luto acontece, traz consigo uma série de reações, que podem mudar muito de uma pessoa para outra, mas tendo uma premissa em comum: preparar-se para construir uma nova realidade após a perda, que permite rever traços da identidade, das relações sociais e pessoais, de crenças e valores adquiridos durante toda a vida.

“Diante da morte de um ente querido, somos levados a repensar a vida, nossos afetos e nossos valores. E não há nada de errado nisso, pelo contrário, reconstruir-se após o luto é libertador”, afirma a psicóloga.

Ao Passar A Vida Eu Sei Que Nem Tudo Vai Ser Como Sonhei?RAIVA, TRISTEZA, REVOLTA, ALÍVIO, CULPA, MEDO, ANSIEDADE, IMPOTÊNCIA, DESESPERO

Esses são apenas alguns dos sentimentos vividos por quem passa pelo luto.

Como processo, durante muito tempo ele foi estudado e descrito a partir de fases, mas atualmente essas ideias foram aprimoradas, trazendo um novo e mais amplo conhecimento.

“É necessário considerar muitos aspectos quando se olha para o processo de luto, como a cultura em que o indivíduo está inserido, por exemplo.

Sem contar que, ainda que descritas, as fases não são consideradas estanques, não seguem uma ordem e podem se sobrepor.” Ainda assim, a psicóloga concorda que, de maneira geral, há alguns momentos-chave pelos quais uma pessoa de luto passa (veja quadro na página ao lado). E identificá-los, pura e simplesmente, já pode ser um alento.

Ao Passar A Vida Eu Sei Que Nem Tudo Vai Ser Como Sonhei?“VAMOS FALAR SOBRE O LUTO?”

A publicitária Mariane Maciel tinha 32 anos e uma relação de parceria e cumplicidade com sua mãe, Rachel, quando ela faleceu, aos 61 anos, três após o início da luta contra um câncer que começou no estômago e se espalhou.

Depois do luto, ela passou pelo processo de reconstruir conceitos e valores. “Para começar, aprendi que amar inclui também orar para que a pessoa se vá, por mais triste que isso seja. Então, quando a minha mãe morreu, eu já queria que ela partisse, porque estava muito debilitada e cansada, e agradeci por vê-la parar de sofrer.

Mas foi muito difícil, tive a sensação de ter me tornado um balão de hélio solto no ar, sem alguém segurando a corda. Como se sem ela eu fosse menos, menos bonita, menos talentosa, menos tudo. Mas com o tempo recuperei minha segurança, porque entendi que ela já havia me dado tudo, e que esse tudo estaria sempre dentro de mim.

Essa segurança veio não só de dentro, mas de uma atitude essencial para enfrentar o luto: falar dele.

“Ao passar pela situação, acabei estreitando laços com outras pessoas que já tinham tido essa experiência. Sentia vontade de falar e ouvir sobre a perda.

E percebi o bem que fazia, a mim e a todos que se dedicavam a isso”, conta Mariane, que resolveu ir além de seu próprio luto e criar um projeto.

Não é mais uma pergunta, é uma segurança

“No final de 2014, eu e mais seis amigas nos reunimos e decidimos que queríamos ajudar outras pessoas a passarem por esse processo.

Por isso, fizemos a pergunta: Vamos falar sobre o luto? Montamos uma página na internet e convidamos as pessoas a falarem sobre suas experiências.

Em oito meses de pesquisa, recebemos mais de 170 histórias de pessoas que viveram o luto, entrevistamos especialistas no assunto, fizemos encontros com alguns participantes e gravamos um vídeo.”

Hoje, o Vamos falar sobre o luto ( www.vamosfalarsobreoluto.com.br) virou não uma pergunta, mas uma certeza.

“Vimos que o luto é realmente muito difícil, mas que é possível voltar a viver e ser feliz. O tabu dificulta bastante o processo que é natural.”

Ao Passar A Vida Eu Sei Que Nem Tudo Vai Ser Como Sonhei?LUTO ANTES DA MORTE

É possível se preparar para o luto com o doente ainda em vida? A psicóloga Flavia Sayegh diz que sim. “O processo de luto antecipatório não só é possível, como importante. Permite absorver a morte de forma gradual e, ao longo do tempo, a realidade da perda.”

Ela conta que há diversos estudos que apontam que intervenções realizadas com a família durante o processo de adoecimento grave de um paciente, por exemplo, podem prevenir o desenvolvimento de um possível luto complicado no futuro. “Isso porque ele dá às pessoas a possibilidade de resolver questões pendentes com o outro, sejam de ordem psíquica ou material. Com esse preparo, existe espaço para se organizar para mudanças e fazer planos para o futuro.”

Mariane reforça a ideia de que o luto é duro mesmo. “O momento da perda e o período seguinte a ela são muito complicados. Uma coisa é saber racionalmente que isso poderá ou irá acontecer, outra coisa é viver a situação.”

Ela conta que, durante o tratamento, o medo de perder sua mãe era constante, mas que toda a família sempre foi otimista.

“Lidávamos com a doença como se fosse apenas um obstáculo. Entendi que poderia de fato perdê-la alguns meses antes. Mas ainda assim era apenas uma ideia. Só depois que ela faleceu é que eu realmente compreendi o que seria a vida sem ela.”

A sua vida e a sua saúde o meu foco de atenção

A publicitária lembra que fez terapia no período em que sua mãe estava doente, mas que não chegou a falar especificamente do luto que poderia enfrentar. Da mesma forma, as conversas com sua mãe, mesmo perto da morte, não permeavam o assunto.

Leia também:  Como Saber Qual A Fonte De Alimentação Do Meu Pc?

“Eu fui muito companheira da minha mãe ‘no morrer’, rezávamos juntas, discutíamos o que seria fé, os mistérios da vida e da morte. Mas era ela, a sua vida e a sua saúde o meu foco de atenção, não o que viria depois. Ela às vezes me dava conselhos sobre o que fazer no futuro. E coisas práticas: ‘não deixe de ir ao Japão’.

Eu fui! ‘Aceite a proposta de trabalho da sua ex-chefe.’ Eu aceitei! Mas nunca falamos do luto. Deixei para vivê-lo quando viesse.”

Ao Passar A Vida Eu Sei Que Nem Tudo Vai Ser Como Sonhei?

A PESSOA AMADA MORRE E NÓS PRECISAMOS RENASCER

Respeitar o seu tempo, os seus limites e ir avançando, ainda que lentamente. Essa é a regra mais importante para quem está enfrentando a perda. “O luto é doloroso, sim. É preciso ter paciência para se adaptar à nova realidade e lidar com ela.

É essencial reconhecer suas necessidades e limites, e vivenciar esse processo de forma respeitosa consigo mesmo.

Dividir e consolar sua dor com pessoas próximas, com as quais você se sinta acolhido e à vontade, pode ser uma boa estratégia para passar por esse momento difícil”, afirma a psicóloga da ABRALE.

Buscar ajuda de maneira geral, se abrir com amigos ou parentes, faz a pessoa ver os seus sentimentos validados, respeitados e acolhidos, o que pode ajudar a avançar.

Mariane, como já contou, aceitou o conselho da mãe e voltou ao emprego anterior.

“Estava com pessoas que já me conheciam, em um ambiente gostoso, onde podia ser eu mesma e viver todas as oscilações do luto. Fez muita diferença.”

É DIFÍCIL DE ACREDITAR, MAS O LUTO PASSA

Mariane hoje está a toda no trabalho, com o projeto e sua vida pessoal. “A gente diz que falar sobre o luto é um projeto para a vida. Sim, porque queremos que as pessoas vivam a dor, mas também reinventem suas vidas. Dá trabalho, mas é possível.” E mais: não tenha vergonha de vivenciar tudo o que sentir.

“Uma das lições mais bonitas que aprendi durante o projeto foi que quem amamos está sempre vivo dentro de nós. Então não fique aflito se alguém em luto falar sobre o filho que faleceu, ou sobre a esposa que perdeu.

Ninguém nunca vai esquecer alguém que amou muito! Na verdade, essas pessoas continuam aqui, presentes, mas estabelecemos novas relações com elas”, Mariane continua. E termina com mais uma bela mensagem:

“Faça um pacto com a vida. Isso significa se cuidar, cuidar da sua saúde, procurar coisas que o alegrem, novos hobbies, amigos. Você está vivo. Faça valer a pena!”

Ao Passar A Vida Eu Sei Que Nem Tudo Vai Ser Como Sonhei?AS FASES DO LUTO

Há momentos-chave durante o processo da perda:

CHOQUE: vivemos um entorpecimento, uma reação inicial à perda, quando pode ocorrer uma dificuldade de perceber as emoções. Não existe uma duração definida para este período, pode durar horas ou dias.

  • NEGAÇÃO: é comum haver um período de negar a perda, demonstrando uma certa resistência aos fatos reais e evitando pensar e falar sobre o assunto.
  • DESORGANIZAÇÃO E DESESPERO: é um momento vivido após o fim da negação, quando a realidade é aceita e uma sensação de incertezas se estabelece.
  • REORGANIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DA PERDA: é a volta por cima, o momento de ‘colocar a casa em ordem’ e reconstruir conceitos para recomeçar.

POSSO AJUDAR?

Dica para quem está ao redor de quem sofre: pergunte como a pessoa quer e pode ser ajudada.

Muitas vezes o que consideramos bom para nós pode ser diferente para o outro”, diz a psicóloga Flavia.

Mariane, que se sentiu acolhida, lembra de alguns sentimentos que lhe foram oferecidos. “Empatia, paciência, presença, carinho. Cada um vive esse momento de uma forma, não existe uma receita de luto.

Por isso, o melhor que alguém pode fazer é estar por perto de uma forma amorosa, por exemplo perguntando como pode ajudar. Sem se apressar, sem querer dar fórmulas prontas, sem recriminar.”

Você é tudo o que eu sempre Sonhei

Cerca de 81 frases e pensamentos: Você é tudo o que eu sempre Sonhei

Você De repente a dor
De esperar terminou
E o amor veio enfim
Eu que sempre sonhei
Mas não acreditei
Muito em mim Vi o tempo passar
O inverno chegar
Outra vez mas desta vez
Todo pranto sumiu
Um encanto surgiu
Meu amor Você é mais do que sei
É mais que pensei
É mais que esperava, baby Você
É algo assim
É tudo pra mim
É como eu sonhava, baby Sou feliz agora
Não não vá embora não Não, não vá embora, não

Vou morrer de saudades…

Tim Maia

Você foi um dia tudo aquilo que eu sempre sonhei,que eu sempre achei que precisasse,você foi um sonho que eu não gostaria de acordar,mas acordei!Acordei e voltei para essa mera realidade e vi que você não era totalmente perfeito, como nos meus sonhos,que você não era totalmente real,me decepcionei ao analisar detalhes,palavras,olhares.Aos poucos fui percebendo que o sonho sempre será um sonho e se depender de você nunca irá se tornar realidade,eu assumo que pensei por alguns instantes que poderia realmente dar certo,mas com o tempo a máscara cai,aquela personalidade perfeita passa a não ser tão perfeita assim e percebemos que somos opacos uns perante os outros.

Alyne Soares

MINHA ÚLTIMA CARTA PARA VOCÊ
Eu sempre sonhei com uma grande amor, alguém pra ficar ao meu lado, ser meu amigo e companheiro. O tempo passou, pensei que era você, mas isso só me fez sofrer porque tudo era apenas ilusão. Então eu resolvi acordar para a vida, eu não sou obrigada a me sacrificar por alguém que não me quer.

Tenho que ser mais forte, tenho que ser mulher. Não vou dizer que não foi bom amar você, mas eu mereço mais, eu preciso de algo a mais que um simples carinho, eu quero ser amada.
Eu sei que há muito tempo que não te procuro mais, eu perdi os ciúmes que eu sentia quando alguma outra pessoa chegava perto de você.

Leia também:  Como Ajudar Uma Amiga Que Terminou O Namoro?

Eu sei que nós nunca fomos de fato namorados e tampouco amigos de verdade, nossa relação se restringiu a papel e caneta eu escrevia o que sentia e te entregava, sem medo, porque do amor eu não posso ter medo.

Hoje parece que por falta de atitude talvez das duas partes posso sim dizer a verdade e que tudo aquilo que eu sentia antes por você não era verdadeiro, pois acabou, foi finito.

Já em você eu não sei o que se passa só sei que você leu o que eu sentia e não me deu crédito e isso me fez cansar sabe, eu sempre pensei que quando a gente ama a gente cuida do que é nosso, mas eu tentei cuidar de você e descobri que você nunca foi meu, assim como eu nunca fui sua. É triste admitir que a pessoa que a gente ama não nos corresponde, por incrível que pareça eu quero te agradecer por esse humilde desprezo, isso me fez crescer.

O interessante é que eu não guardo mágoa, muito menos estou triste por isso. Você me ensinou muito mais do que os conceitos da biologia, você me ensinou o que eu precisava aprender mesmo sem ter mencionado uma só palavra.

É incrível, mas você me libertou daquilo que me prendia a você.

É por isso que resolvi escrever essa carta hoje, pra te agradecer e dizer que continuo gostando de você, mas agora de uma maneira diferente, agora eu não te amo mais!

Pollyana da Nóbrega Mendes

Outro dia sonhei com voce
Voce estava linda e radiante como sempre
De longe te avistei pelo seu sorriso
Nao me lembro do local e nem do que se tratava
Mas lembro que havia uma multidao de gente
Voce veio correndo me abraçar e eu claro fui ao seu encontro
Sua alegria era tanta que eu nao Conseguia
Entender o porque,ai te perguntei
Qual o motivo de tanta alegria?
Voce virou e falou: voce
O que mais poderia ser!
Estava morrendo de saudades e Esperei muito por esse momento
Soltei um sorriso ironico de alegria por ouvir isso e
Me envolvi no seu abraço
Mas o pior veio em Seguida, uma batida de carro
Na frente de casa me fez despertar,ai deparei
Que tudo nao havia passado de sonho mesmo,

Pensei comigo mesmo,nem nos sonhos tenho alegria viu.

K J F M

  • Saiu agorinhaaaaaaa
    Junto com você encontrei,
    A paz que sempre sonhei
    A felicidade que jamais imaginei,
    O amor que sempre busquei
    O meu mundo cheio de ilusão,
    Que desperta no coração
    A caminho da realização,
    Agora o meu viver
    Se resume em te querer,
    Aconteça o que acontecer
    O que mais queria neste momento
    ,Era ter você para me dar alento
    E terminar com o sofrimento,
    De ter você só no pensamento
    Saudade sinto a todo instante,
    É tão difícil ter você distante
    Fico esperando o momento,
    De abraçar-te com todo sentimento.
  • Genelucia

Genelucia Dalpiaz

⁠Dormi na cama vazia, entrelaçando as pernas no travesseiro. Sonhei… Você que estava aqui comigo, em um abraço que nunca terminava. Era tão real que parecia estar acontecendo. Acordei…

apalpei a cama ainda com os olhos fechados e estava realmente vazia, assim me senti novamente vazio, uma solidão que parece não ter fim. Quero ter você aqui pra sempre… Entrelaçando pernas, dedos das mãos, corações, entrelaçando nossas vidas para sempre.

Mas se realmente não for possível, que seja através de um sonho. E se for pra ser somente assim. Prefiro dormir eternamente, para que em minha vida você permaneça para sempre!

Bruno Baldez
Inserida por
bruno_baldez

Você já não é mais tudo aquilo que sempre sonhei. Aquele amor, virou pó, no filtro da minha memória. E agora não resta nem mais lembranças.
Não tenho raiva. Sem rancor. Sem mentir. Não vou mais chorar.

Eu só quero que você se lembre que eu tentei. E que foi tanto amor, que percebi que talvez nós dois, não existisse mais.

Eleen M.

Você é tudo que sempre sonhei, tudo que preciso… Você faz de mim a pessoa mais feliz do mundo apenas em Existir…
Apenas não…Porque também é a única perfeição na face da terra…

Te Amo!

Diogo Oliveira

Esta noite, sonhei com você! Posso até confessar, que estou sempre contigo a sonhar e, tudo de repente, começa a se transformar : meus olhos voltam a brilhar, sinto teu perfume no ar, nossa música começa a tocar e sinto o desejo de voltar a te amar.

Senôma Landy

Sei que você sempre foi tudo que sonhei e procurava no meu por que;
Meu impossível fora transpassado com o amor que envolvem-nos dando as certezas a razão que espera que a loucura cruzem nossos caminhos;

Julio Aukay

Sonhar com gato é bom? O que cada animal representa durante sono

Não é de hoje que os animais são tidos como símbolos de força, cura e contato com outros mundos e considerados até agentes do plano espiritual. Nada mais óbvio, então, que sonhos com bichos tragam mensagens ou carreguem significados que podem afetar a vida humana. E como saber o que isso quer dizer?

De acordo com o oraculista e sacerdote Wicca, Brendan Orin, do Astrocentro, temos acesso a todo um mundo interior de dúvidas e anseios durante o sono. É quando o “self jovem”, a parte mais lúdica do ser, comparável ao ID da psicologia moderna, se comunica através de símbolos e enigmas com o “self discursivo” (alterego, responsável pelo pensamento analítico e racional).

Leia também:  Como Saber Quem Viu As Minhas Histórias No Instagram?

O que vem no sono?

“Neste estado alterado de consciência, durante o sono pesado, temos visões e recebemos mensagens importantes, tanto do plano espiritual, como da natureza e da nossa própria sacralidade”, pontua. Por isso, sonhar com animais pode ter múltiplos significados.

Para Wicca

Na Wicca, a bruxaria moderna, por exemplo, entende-se que um sonho traz representações importantes para quem vive a experiência. “Significa que sonhar com cobras vermelhas pode significar uma coisa para mim, mas outra totalmente distinta para outra pessoa”, pontua Brendan.

Para indígenas norte-americanos

Outra visão, segundo Brendan, refere-se ao conceito de “animais totem”— ou “animais de poder” —, idealizado por indígenas norte-americanos. A crença desses povos diz que as almas humanas descendem das almas de animais. Assim, quando uma pessoa nasce, traz consigo uma centelha do bicho que será sua proteção durante toda a vida terrena.

“Há todo um trabalho e preparação na busca pelo animal de poder, mas geralmente as pessoas sabem quais animais são importantes na vida delas, quais se mostram de forma recorrente, mesmo que através de imagens, símbolos, filmes ou em referências da cultura pop”, comenta Brendan. A partir daí, é possível encontrar respostas para tudo o que se procura com a ajuda deste “guardião”.

Sonho com animais: como interpretar?

A recomendação do oraculista e sacerdote é que, ao sonhar com um animal, a pessoa faça notações assim que acordar. Depois, deve pesquisar sobre ele, a fim de criar os próprios significados.

Vale observar os animais na natureza e descobrir mais sobre vida, fisiologia, hábitos, curiosidades, entre outros detalhes, e entender o que eles podem significar para o sonhador. “Com o tempo, tudo isso se revelará mais simples do que parece e logo o dicionário pessoal de sonhos será muito rico e extenso”, garante Brendan.

É preciso observar, também, o comportamento do animal no sonho— se mantinha uma postura ameaçadora, se pedia carinho ou buscava comida, se estava se divertindo, quais cores tinha e sons que emitia e assim por diante.

“Tudo isso é necessário na hora de interpretar um sonho. Porém, o mais importante está dentro de cada pessoa. É preciso meditar, tentar compreender o que o subconsciente quer dizer com tal mensagem”, recomenda.

Significado gerais dos sonhos com animais

De acordo com Brendan Orin, há bichos que têm representatividade mítica e coletiva. Abaixo, ele explica o significado dos sonhos com alguns deles.

Abelha: trabalho, harmonia, comunidade. A abelha é um símbolo de sorte, de entrega e merecimento. Sonhar com esse inseto é aviso de uma fase doce e cheia de alegria e um recado para cuidar melhor das pessoas próximas.

Águia: visão, renascimento, poder e nobreza. Como sua força interior é poderosa, a ave está sempre relacionada a uma autoridade sagrada e superior.

Aranha: pode representar respeito, ancestralidade e aprendizado. Se for uma aranha terrestre, daquelas que não fazem teias, a dica é para ter cuidado com atitudes que podem causar problemas no futuro.

Borboleta: repleta de cores e mistérios, este inseto ensina sobre autoaceitação, autoestima e grandes metamorfoses da vida. Sonhar com com borboleta significa que, para as transformações acontecerem, é preciso acreditar, entregar e confiar que o tempo certo vai chegar.

Cachorro: lealdade, confiança, amizade, amor incondicional. O recado, ao sonhar com um cão, é que tudo vai ficar bem— basta ter fé e levar a vida de maneira tranquila. Se o animal estiver abandonado no sonho, talvez a pessoa esteja deixando algo importante de lado ou deveria dar mais atenção aos amigos (já que cada signo tem uma forma de lidar com suas parcerias).

Coruja: inteligência, sabedoria, sucesso acadêmico. Para alguém que quer começar um curso novo, sonhar com a ave indica que este é o momento mais adequado. Se está com dificuldades na vida acadêmica, o sonho indica que é preciso ser disciplinado para resolver a situação. Pode, ainda, trazer intuição e poderes psíquicos.

Gato: o felino possui uma incrível visão para tudo o que está oculto. Pode representar proteção e presença espirituais ou até mesmo uma maldição que precisa ser quebrada. Se no sonho ele estiver ronronando sobre você, a parte do corpo em que o bichano deitar pode precisar de atenção médica. Isso porque os gatos transmutam energias em geral, absorvendo a negatividade.

Leão: símbolo da realeza, o felino prenuncia sucesso, autoestima e a necessidade de saber impor a própria vontade, quando necessário.

Lobo: ancestralidade, poder, espiritualidade. O lobo está sempre atento ao que pode acontecer no futuro. Assim, a indicação é prestar atenção ao comportamento do animal durante o sonho.

Mariposa: segredos e revelações seguem a mariposa. Ainda tem conexão com a lua e os poderes femininos. Costuma avisar que nem tudo é o que parece ser.

Rato: traição, esquecimento de algo muito importante, revolta. O roedor também pode representar desenvolvimento, alegria e fartura, mas isso vai muito da cultura de quem sonha— se é alguém que considera o rato como um animal de estimação, vai associá-lo a algo feliz.

Sapo: apesar de bastante presente no imaginário popular como um ser maligno, o anfíbio geralmente representa dinheiro, um assunto que cada pessoa lida de um jeito, e abundância.

Serpente: pode prenunciar traição e a necessidade de manter sempre os olhos bem abertos, atenção e foco diante de qualquer tipo de perigo ou ameaça. Além disso, é símbolo de poder feminino.

Urso: espiritualidade, contato com o mundo espiritual e vitalidade. O urso também remete à saúde, já que se trata de um animal forte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*