q

Jean Mello

Jornalista, especialista em Planejamento de Mídias Digitais (FGV) e Web Analytics (Google Academy).

A periferia pulsa!

Pouco mais de quinze minutos de vídeo resgatando o que as quebradas de São Paulo falam há muito tempo, mesmo com inúmeras coisas tentando abafar seu lado mais contestador. Lógico que pode soar como um grito apaixonado: a favela pulsa! Dá a impressão de que ainda está dormindo. Apenas parece, ela não conta com os holofotes da elite.

Estatísticas de pobreza vemos até em jornais tendenciosos. Raro é ter acesso, nesses veículos do dinheiro, a sugestões para combater o problema. Qualquer opinião que vá contra a hegemonia da informação é descartada ou jogada ao vento.

Pernicioso é não ver que a elite tem artifícios para fazer os culpados serem idolatrados. Oprimidos tornam-se perseguidos. Quem não deveria ser réu é forçado a estar nesse lugar. Menos para os endinheirados que escondem seus erros o tempo inteiro. Mas quando não dá e os escândalos vêm à tona, correm para pagar fiança ou em busca de algum furo na lei para que o problema não perdure. São permitidos a fazer assim, parece que as coisas estão arquitetadas para beneficiar quem não merece o mínimo de misericórdia.

É o que as mídias alternativas denunciam com maestria. Desde os blogs mais simples e, às vezes, escondidos nesse emaranhado de informações, até sites, jornais e revistas que são acessadas aos montes, mas, mesmo assim, guerreiam todos os dias para sobreviver. Um dos motivos me parece óbvio, não estão de mãos dadas com os donos do capital. Da mesma forma que esse documentário.Vai de leste a oeste, norte a sul, sem temer falar a verdade.

Parece que a capilaridade e a qualidade das informações que estão percorrendo a internet contribuem para que pessoas de lugares distantes se encontrem em suas semelhanças ou diferenças. Pode não ser fisicamente. De qualquer forma, ajuda a anunciar que o grito é de uma multidão e não apenas de um pequeno grupo. É em sinergia, e não fragmentado.

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.

*

CommentLuv badge

%d bloggers like this:
Read previous post:
Liberdade! Vamos lutar por ela?

Pensando na realidade brasileira que quase ninguém quer mostrar... Olhando para a falsa democracia racial – para muitos a população...

Close