q

Jean Mello

Jornalista, especialista em Planejamento de Mídias Digitais (FGV) e Web Analytics (Google Academy).

Resenha do livro A Startup Enxuta

Startup, termo bastante utilizado no mundo. Essa é uma daquelas palavras que você precisa gastar um tempo considerável para atribuir sentidos, significados.

Ainda mais, existem algumas palavras que influenciam práticas, movimentos, contribuem para criações de novas ideias, compreensões que influenciam o mundo. Startup é uma delas.

Quantas ideias transformaram nossa maneira atual de viver que carregam este nome como escopo ou pano de fundo?

Não são apenas ideias valiosas, que muitas vezes se transformaram em empresas de mais de um bilhão de dólares como valor de mercado. Não apresento somente esta premissa neste texto.

Valor monetário não é relativo. É um fato, em qualquer lugar do mundo, ainda mais no mundo dos negócios.

Mas são as ideias que realmente atribuem valores aos empreendedores, aos clientes e aos grandes grupos que acreditam em ideias que são, aparentemente, mirabolantes em suas apresentações. Quer exemplos?

Um dia, a ideia de vender livros digitais pareceu esdrúxula, hoje é uma realidade; realizar transações bancárias por um aplicativo era algo fora da realidade e nem faz muito tempo; pensar no perfil de cada visitante de seu site, com dados precisos, com informações detalhadas, nem sempre foi uma realidade para quem empreende no universo digital. As ideias “digitais”, hoje em dia, podem influenciar de modo definitivo dinâmicas de cidades e de diferentes lugares do mundo.

Reflexões neste sentido são mais que necessárias. Como isso impacta em nossa maneira de simplesmente ser?

As formas de você saber o que é uma startup são bem variadas. Mas uma delas, sem dúvida, além de sua prática, é ler o livro A Startup Enxuta, de Eric Ries. Conceituações são ainda muito importantes e sempre serão. Não é diferente no universo do empreendedorismo digital.

Créditos da imagem: Rawpixel Ltd/Thinkstock

Ao ler A Startup Enxuta, você verá que não dá para fazer isso apenas uma vez. Um livro que, sem dúvida nenhuma, estimula estudos ainda mais profundos sobre o assunto.

É um livro referência porque muitos dos assuntos que lá são tratados, não estão fora da realidade. Não se trata de um mundo inalcançável, ao mesmo tempo, a publicação não vende ilusão.

O universo de quem empreende, criando ou atuando de forma criativa em uma startup não é nada simples, muitos são os desafios. Ainda mais quando os recursos, investimentos, não chegam à casa dos milhões, como vemos em alguns cases.

Mas o livro também te ajuda a entender bastante a importância de otimizar recursos. A Startup Enxuta é um livro que considera quem está começando.

O autor, Eric Ries, preocupa-se em oferecer soluções para que muitos encontrem alternativas realmente sólidas e não percam tanto tempo e dinheiro ao testar soluções que ainda não estão no mercado, ou estão em fase inicial para serem compradas por potenciais clientes.

É o desenvolvimento de um processo conceitual bastante pautado na inovação. Não é por acaso que as propostas contidas em A Startup Enxuta vêm ganhando a observação respeitosa de especialistas em diversos lugares do mundo.

Trata-se de um processo conceitual, que muitos chamariam de método, bastante pautado na realidade que diversas empresas enfrentam ao trabalhar com foco em tecnologias que precisam estar totalmente relacionadas com as necessidades dos potenciais clientes. Não dá para pensar em qualquer tipo de solução sem o feedback dos possíveis compradores ou investidores.

Como já ter esta certeza na fase de testes, antes mesmo do seu produto ir para o mercado? A Startup Enxuta é uma boa fonte de inspiração e de pesquisa para quem deseja saber melhor como funciona o universo das startups.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

*

CommentLuv badge

%d bloggers like this:
Read previous post:
Intocado no Festival Literário da Amazon

Por Jean Mello Tem livro que demora anos para ser publicado. Outros, de fato, surgem em apenas uma tacada. O...

Close