q

Jean Mello

Jornalista, especialista em Planejamento de Mídias Digitais (FGV) e Web Analytics (Google Academy).

Nove perfis de literatura para seguir no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais notáveis da atualidade. O que faz dela uma ferramenta incrível é a experiência que ela te proporciona de interagir no mundo do outro através das imagens divulgadas.

Claro que não uma interação concreta, às vezes, até fica bastante no campo da abstração, da capacidade de imaginar e ser influenciado para viver o momento. É assim quando você segue perfis de pessoas que viajam o mundo e você fica com vontade de conhecer o lugar simplesmente ao interagir com as imagens; ou segue um perfil daquela pessoa que dá dica de comidas maravilhosas, intercalando com os lugares que ela visita, assim, você se sente motivado para fazer em sua casa mesmo ou ir até o lugar que ela recomendou e saborear aquele gostoso lanche.

Para mim, muitos perfis são inspiradores, principalmente alguns que sigo na área de literatura. É esta junção que farei neste texto, sabendo que não se trata de um ranking e sim de algumas páginas que me inspiram, inclusive em meu processo de escrita.

1 – Gosta de poesia? Então vai adorar seguir Mel Duarte. Poeta engajada na literatura, já publicou dois livros até o momento, sendo um deles traduzido para o espanhol. Qualquer dia escrevo uma resenha sobre Negra Nua Crua. Uma referência poética na atualidade.

 

2 – Fico sempre atualizado na página da Companhia das Letras para saber em primeira mão das novidades literárias lançadas e as que estão faz tempo no catálogo e precisam ser degustadas com a devida atenção. O bacana é que eles divulgam os livros de forma extremamente criativa, oferecendo uma experiência interessante para quem está no Instagram procurando boas dicas de livros.

View this post on Instagram

Depois do sucesso de "Histórias extraordinárias", outro clássico de Edgar Allan Poe ganhou edição super especial: "O corvo" reúne o poema mais assustador da literatura ocidental no original e nas traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa. Elas são acompanhadas de uma análise de Paulo Henriques Britto, que também traduz os três ensaios fundamentais de Poe que encerram o volume. Já disponível nos formatos físico e e-book. Capa e ilustrações de miolo de Kako Franco. #SocorroCompanhia: Não encontrou este livro? Mande um email para socorro@companhiadasletras.com.br ou uma mensagem para o WhatsApp (11) 94292-7189. #ocorvo #edgarallanpoe #theraven #poe #poesia #poema #literaturaestrangeira #terror #medo #machadodeassis #fernandopessoa #paulohenriquesbritto #bookstagram #companhiadasletras

A post shared by Companhia das Letras (@companhiadasletras) on

 

3 – Conhece a Livraria Bantu que fica em BH? Criada pela jornalista Etiene Martins, uma livraria totalmente voltada para literatura afro-brasileira. Mergulhe nessa cultura tão representativa ao povo brasileiro, mas pouco retratada em toda nossa história quando pensamos que os escritores e escritoras publicados no Brasil, na maioria, são brancos. Ao acompanhar o perfil da livraria no Instagram você ficará antenado sobre os importantes livros que representam a história e a valorização da cultura negra.

“A desigualdade e a falta de representatividade pode ser reparada em detalhes mínimos de nossas vidas – até mesmo nos livros que lemos, e nos livros que nos são oferecidos para comprarmos. Basta pensar honestamente um pouquinho para perceber normalmente a maioria absoluta de autores brancos tanto em nossas bibliotecas pessoais quanto, logicamente, em oferta nas livrarias. Foi pensando nessa torta realidade que a jornalista mineira Etiene Martins decidiu abrir a Bantu, uma livraria em Belo Horizonte que trabalha apenas com autores negros” (Redação Hypeness, sobre a livraria Bantu e a trajetória da jornalista Etiene Martins).

View this post on Instagram

"Cristiane Sobral nos desnuda com uma poesia cheia de personalidade, cores, aromas, enredos, densos enredos e escreve como tribo. Conhecedora. Caminha sem solidão porque traz as hordas dos povos em diáspora inebriados e entrelaçados em sua narrativa ética, estética e caudalosa. Curiosa sua arte, lindo o seu tear, minha querida Cristiane! A voz de uma mulher negra é a voz que se nega ao silenciamento, a voz que se impõe à porta da Casa Grande e entra. Arrebenta a tranca e ainda tem que provar, a cada balcão, o que é, quem é, e porque o é. Cansa até. Como a poesia é feita do impacto entre a poeta ou o poeta e sua experiência de viver, está presente todo o tempo, nas escuridões de Terra Negra, a luta existencial de todas nós."

A post shared by Livraria Bantu (@livrariabantu) on

 

4 – Estimular a leitura desde a infância é indiscutivelmente algo extremamente positivo. Aguça a criatividade. É bonito ver o contato das crianças com os livros, a valorização das histórias, a riqueza das palavras e das ilustrações. Mais bonito ainda é perceber que existem crianças que mesmo antes de saber ler já sabem reconhecer e contar boas histórias, inclusive criando, fazendo suas respectivas versões dos enredos que mais gostam. Conheça o espaço físico da livraria infantil PanaPaná e verá que os livros e os brinquedos realmente são escolhidos a dedo. Como não seguir uma página que compartilha boas narrativas?

 

5 – Para quem conhece o espaço físico da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo, ao acompanhar as postagens no Instagram ficará com vontade de retornar. E óbvio, quem não conhece pode se organizar para dar um pulo lá. Eles intercalam em muitas das fotos a beleza do livro físico e, muitas vezes, a própria consistência com a experiência ainda única de você ir até a prateleira, folhear, sentir a textura e comprar. Segue lá e vá até o espaço físico da livraria. A experiência é única.

 

6 – Já a livraria Inspirando Sonhos direciona seu perfil no Instagram para levar o público a conhecer a trajetória de pessoas que são engajadas no universo da arte e da cultura. Entre também no site para conhecer o acervo de livros disponíveis, inclusive os livros publicados pela editora, e leia os conteúdos que estão no blog.

View this post on Instagram

Somos uma editora e uma livraria virtual. Publicamos livros em formato físico e digital e disponibilizamos para venda em nossa livraria e na Amazon. Realizamos este procedimento não apenas com os livros que publicamos, mas também com livros de outras editoras e autores independentes. Ao entrar em contato conosco viabilizamos esta parceria. Prestamos diferentes tipos de serviços: revisão de textos, editoração de livros e impulsionamos a divulgação do trabalho de diversos artistas nas mídias digitais, através da Assessoria de Imprensa. Temos atualmente por volta de 10 mil acessos por dia e 80 mil assinantes. Um dos nossos pilares consiste em trabalhar para dar ainda mais visibilidade na trajetória de pessoas e grupos engajados no universo da arte e da cultura. Fazemos isso realizando entrevistas e postando relatos. Em nosso blog temos diversos conteúdos que vão nessa linha. Quer construir uma parceria conosco anunciando a sua marca em nosso site ou contratando os serviços que prestamos? Escreva para contato@inspirandosonhos.awsapps.com Crédito da imagem: Jeremy Bishop

A post shared by Inspirando Sonhos (@inspirandosonhosoficial) on

 

7 – Você gosta de um bom livro de romance? A escritora Aline Bei é uma boa referência para estas temáticas. As fotos que ela posta são incríveis. Além de você poder adquirir o livro dela, O peso do pássaro morto, ainda poderá acompanhar os eventos que ela participa e quem sabe até ir a algum presencialmente.

 

8 – Ao seguir a Martins Fontes você vai encontrar não apenas dicas de livros, mas também de filmes. Uma visão de artes integradas. Fora que o espaço físico deles, também na Paulista, é magnífico.

 

9 – Já foi na Livraria da Vila na Fradique Coutinho? Poucos espaços são tão aconchegantes como aquele. Acolhedor tanto para crianças como aos adultos. E o interessante é que eles sabem transpor isso para o digital.

 

Quer saber mais sobre o Instagram? Clique aqui.

Imagem de destaque: Luke van Zyl

1 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

*

CommentLuv badge

%d bloggers like this:
Read previous post:
Livro Fim de tarde com download gratuito na Rakuten Kobo

Equipe Inspirando Sonhos Fim de tarde, um livro de relatos livres sobre questões caras para a humanidade. Tanto tempo passou...

Close