Como capturar tela num mac: 3 passos (com imagens)

O nosso Mac tem vários “segredos” escondidos que muitas vezes desconhecemos. Com o passar do tempo, acabamos por encontrar alguns deles, mas a verdade é que muitos ficam por descobrir mesmo após anos e anos de utilização de um computador Apple.

No entanto, nós aqui no Apptuts decidimos procurar por algumas das melhores dicas para Mac e resumimos todas elas neste artigo.

Juntamos vários truques, desde formas simples para capturar a tela passando por estratégias para navegar pelo seu Mac de forma mais rápida.

Mas antes de avançar para o nosso artigo, confira outros textos interessantes sobre Mac:

Vamos à lista!

1. Fazer a captura de imagem de forma mais rápida

Normalmente, quando queremos capturar uma imagem acabamos por capturar alguns elementos que não são úteis. Nessas situações, o melhor mesmo é utilizar a opção de tirar print screen apenas a uma parte da tela do Mac.

Para fazer isso, você precisa de pressionar 3 teclas ao mesmo tempo: Command + Shift + 4. Depois de fazer isso, veja como aparece uma mira no seu mouse.

De seguida, basta preencher o espaço com o mouse e largar, tal como aparece na imagem abaixo.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Quando largar, o Mac vai baixar diretamente essa imagem para a sua Secretária.

2. Subindo a sua Dock

Se você quiser ver a sua Dock, basta pressionar ao mesmo tempo as teclas Command + alt + D. Desta forma, ela ficará “fixa” no seu ambiente de trabalho. Quando quiser remove-la, basta seguir o mesmo processo.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Tal como acontece no Windows, no Mac você também pode alternar rapidamente entre as apps abertas utilizando o atalho Command + Tab. Com a Tab, você pode “viajar” entre as várias apps. Se quiser fechar a app selecionada, basta manter o Command + Tab e clicar no “Q”. Se quiser minimizar, troque o “Q” pelo “H”.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

4. Alternância rápida entre Apps (2)

Existe outra forma de você alternar entre as várias apps do Mac. Para isso, basta que pressione a tecla F3 do Mac que as várias apps abertas vão ser apresentadas no seu ambiente de trabalho. Veja como fica na imagem abaixo:

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Para selecionar a app que quer usar, basta clicar na janela correspondente. Para finalizar o processo, clique na app ou pressione F3 novamente.

5. Utilize o Spotlight como calculadora

Muitos usuários do Mac não sabem, mas o Spotlight permite que você faça cálculos matemáticos sem ter que usar a calculadora do Mac. Basta abrir o spotlight e depois fazer a sua conta. Na imagem abaixo, mostramos na prática como pode fazê-lo:

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

 6. Agrupar todos os elementos numa única pasta

Confesso que descobri esta opção há pouco tempo mas ela tem sido extremamente útil! No Mac, você pode agrupar vários elementos numa única pasta com apenas alguns cliques. Na verdade, só terá que seguir 2 passos. O primeiro é selecionar todos os elementos, como mostramos abaixo.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Depois, clique no botão direito do mouse e vá até à opção “Nova pasta com a seleção”.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Depois de clicar ai, todos os elementos que você selecionou vão se transformar numa nova pasta! Agora, só falta você modificar o nome dessa mesma pasta e tudo ficará organizado no seu Mac.

7. Apague arquivos de forma mais rápida

Para apagar os arquivos de forma mais rápida é muito simples. Basta selecionar o arquivo e depois clicar nas teclas Command + delete e o arquivo vai diretamente para a lixeira do seu Mac.

8. Grave a tela do seu Mac

Existem muitos aplicativos para gravar a tela do seu Mac, porém, muitos usuários esquecem-se que o próprio QuickTime Player (que vem integrado no Mac) permite que você faça essa gravação da tela! Para realizar essa tarfa, em primeiro lugar abra o aplicativo QuickTime Player e depois vá até ao menu superior onde diz “Nova Gravação do ecrã”

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Depois, basta clicar no botão vermelho.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Antes de começar a gravar, o app ainda pergunta se você quer gravar o ecrã inteiro ou se quer gravar apenas uma parte do ecrã. Para gravar apenas uma parte, terá que arrastar o mouse.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

A partir daí, aparecerá um ícone na sua barra de ferramentas do Mac indicando que você está a realizar a gravação.

9. Retire a formatação

Quando você copia algo para um email ou mesmo para o Editor de texto do Mac, muitas vezes as suas frases vêem com as formatações anteriores, certo? Bom, existe uma forma muito rápida de se resolver esse problema. Copie o texto para um Editor de texto, por exemplo. Depois, selecione e pressione as teclas command + alt + shift. Com esse botões pressionados, clique na tecla “V”. Viu como toda a formatação desapareceu?

  • Confira o nosso exemplo:
  • Depois de copiar o texto, selecione tudo e depois pressione as teclas command + alt + shift seguido da tecla V. Veja como ficou o texto sem a formatação:

10. Utilize o dicionário de forma mais rápida

Não sabe o significado de uma palavra? O dicionário do Mac pode ser uma excelente ajuda. Para utilizá-lo de forma rápida, basta selecionar a palavra e depois clicar nos botões control + command + D. Veja como fica na imagem abaixo:

11. Unir todas as janelas abertas

Abrir várias janelas ao mesmo tempo é algo comum no dia-a-dia de alguém que passa várias horas por dia na frente do computador. Fechar todas essas janelas é, normalmente, uma tarefa que demora sempre alguns segundos. Ou melhor, era.

No Mac, existe a opção de unir todas as janelas numa só com um simples clique. Vá até uma dessas janelas e depois leve o mouse até ao menu superior, mais propriamente na opção “Janela”. Depois, escolha a opção agrupar todas as janelas.

  1. Confira o passo a passo logo abaixo:
  2. Passo 1
  3. Passo 2
  4. Passo 3 (janelas já unidas)

12. Elimine todas as suas interrupções

Por vezes, precisamos de mais foco quando estamos no Mac. E foi a pensar nisso que a Apple criou a opção de parar as notificações durante um período de tempo definido. Para fazer isso, terá que ir primeiro ao menu das notificações.

  • Depois, vá até ao botão que mostramos na imagem:

Basta clicar nele. Desta forma, você não receberá mais notificações e o botão passará a ter uma cor azul.

13. Aumente e diminua o seu volume de forma gradual

As opções para aumentar e diminuir o volume que estão no teclado do Mac são excelentes, mas se você é um pouco exigente com aquilo que escuta, certamente já quis ser mais eficaz nas modificações de volume. Nesse caso, tenho uma boa notícia para si: existe um atalho que vai permitir controlar ainda mais o seu volume!

Leia também:  Como aplicar maquiagem (para adolescentes) (com imagens)

Basta que pressione as opções Alt + Shift + o botão do volume (para aumentar ou diminuir) e verá como as modificações de volume acontecem de forma bem mais gradual! Veja na imagem abaixo como fica:

14. Aperte o espaço para ver os seus arquivos

Quer ver algo rapidamente sem ter que abrir o arquivo? Simples: pressione a tecla espaço com o arquivo selecionado.

E você, conhecia todas estas dicas? Conhece mais alguma? Veja também como fazer o Dicionário Aurélio no dicionário nativo do Mac e saiba também a melhorar suas apresentações do Keynote aprendendo como fazer aparecer duas imagens ao mesmo tempo!

3 Dicas para Organizar Suas Fotos no Mac – Passo a passo

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Aprenda como você pode organizar fotos no Mac…

Tirar fotos e registrar seus momentos preferidos é tudo de bom. Mas como os aparelhos de smartphones estão cada vez mais completos em termos de ferramentas, a captação de fotos é tanta que nem sempre conseguimos organizá-las.

E organizar suas fotos no Mac não precisa ser um desafio. Bastam algumas dicas para transferir as imagens do seu iPhone ou smartphone com segurança e rapidez, sem perder aqueles cliques mais memoráveis.

No tutorial de hoje, vamos te ensinar como organizar as suas fotos no Mac de uma vez por todas, de forma simples e intuitiva. Confira só!

Para quem preparamos este  material

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)Preparamos este material para ajudar pessoas que amam tirar fotos com o iPhone ou smartphone, sobretudo aqueles que precisar organizar fotos no Mac. Se você se identificou, leia até o final, com certeza isso fará muita diferença em sua vida : )

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

1.  Pré-importação

Antes de começar a organizar fotos no Mac é muito importante criar um processo de pré-importação. Você pode até estar se perguntando o que é pré-importação.

Após tirar as suas fotos ou acessá-las no seu iPhone ou outro smartphone, apague todas as fotos que não vai precisar. Veja bem, este processo é fundamental para a “boa saúde” da sua base de fotos.

Importante: Se você já tem muitas fotos salvas no seu iPhone, recomendo que você instale o app Gemini Photos, que vai fazer a leitura e higienização da suas fotos. Abra esta página no seu iPhone, depois clique aqui para ser direcionado(a) para o app correto. Baixe a versão de teste, que pode te ajudar em 7 dias.

Depois de verificar através app “Gemini” instalado no seu aparelho quais são as imagens vá para o passo 2. Elas não precisam estar organizadas inicialmente. Caso por algum motivo não tenha o aplicativo instalado no aparelho, baixe-o através deste link. Saiba mais sobre o aplicativo nesta página.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

2. Importação

Você pode utilizar o aplicativo Captura de Imagem para importar as suas fotos para o Mac de forma prática, neste tutorial com videoaula mostro como fazer.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Indico que faça este (ou outro procedimento parecido) pelo menos uma vez por semana. Assim, terá mais espaço no seu aparelho para novas imagens e evitará a perda dos seus cliques favoritos.

➡️ Veja também: Como retocar fotos com iPhone – Guia Prático

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

3. Como organizar fotos no Mac

A melhor forma de salvar e organizar as suas fotos no Mac é criar pastas e coleções dentro o App Fotos. Crie um álbum para colocar as suas fotos, clipes e vídeos preferidos.

O aplicativo Fotos para Mac permite criar álbuns inteligentes e organizara as suas fotos de forma dinâmica, com base em critérios determinados, e tudo automaticamente. Com esse app você poderá organizar fotos no Mac de forma prática e objetiva!

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)Ao abrir o aplicativo, você verá uma barra lateral onde estarão todos os seus álbuns. Basta selecionar um para ver seu conteúdo na janela à direita e navegar nas opções que aparecem entre seus álbuns e pastas, clicando duas vezes para abri-los.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Você pode ainda posicionar o cursor sobre o álbum e rolar ou deslizar para a esquerda ou para a direita para ver tudo o seu conteúdo com mais rapidez.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Como criar seus álbuns e organizar as suas fotos no Mac

Você sabia que há diferentes tipos de álbuns a sua disposição para organizar as suas fotos no Mac? Vejamos alguns deles:

Álbuns padrão: É a versão mais básica. Basta criar um álbum e nomear como preferir, adicionando nele as fotos e clipes de vídeo que desejar.

Lembre-se de que você pode incluir a mesma foto em vários álbuns e fazer a manutenção das suas imagens em qualquer momento.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Álbuns Inteligentes: É perfeito para quem possui muitas fotos e não quer perder tempo. Este tipo de álbum exibe fotos automaticamente com base no critério que você especificar.

  • Por exemplo, você pode criar um Álbum Inteligente e configurá-lo para incluir todas tiradas por um determinado aparelho ou em um determinado período – como o ano de 2017.
  • O aplicativo incluirá as fotos que atendam a estes critérios no Álbum Inteligente automaticamente sempre que importar novas fotos ou clipes.

Pastas: São perfeitas para organizar toda a sua coleção. Comportam os álbuns e podem ser nomeadas conforme o gênero das imagens. Por exemplo, pastas de trabalho, pastas de momentos com a família, pasta de viagem, etc.

O aplicativo Fotos possui outras funcionalidades para você organizar as suas do Mac, como o menu Fotos (com todas as fotos transferidas de outros dispositivos iOS), menu Memórias (com memórias criadas para você pelo Fotos, com marcação como favoritas), menu Favoritos (com suas fotos favoritas), menu Lugares (com as suas fotos como miniaturas em um mapa-múndi), menu Importações (fotos organizadas por ordem de importação), menu Itens Ocultos (suas imagens que não aparecem na fototeca), Apagados, Álbuns Compartilhados, Atividades (movimentações recentes em suas pastas), Tipos de Mídias (com albuns com outros tipos de arquivos – vídeos, selfies, longa exposição, etc.), Animados (com GIFs), entre outras opções.

Gostou das dicas de como organizar as suas fotos no Mac? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais!

Leia também:  Como ajudar alguém com depressão (com imagens)

5 programas para gravar tela do PC e do Mac – Tecnoblog

Você tem um computador e gostaria de gravar a tela do PC ou do Mac para compartilhar na internet? Hoje em dia isso é bem fácil de se fazer: há opções tanto nativas de ambos sistemas (disponíveis ao final do texto), como uma série de aplicativos de terceiros com ferramentas simples (primeiras opções). Assim, você poderá gravar e exigir seu gameplay ou tutorial na tela do seu computador e mostrar para todos.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Listamos alguns programas populares e fáceis de se usar, para ambos sistemas e incluímos também dicas de como utilizar as soluções nativas de macOS e Windows 10.

1. Apowersoft Gravador de Tela Online (Windows e macOS)

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

O Gravador de Tela Online da Apowersoft é gratuito (diferente da versão para desktop) e é compatível tanto com o macOS quanto com o Windows. Para ser utilizado, no entanto, depende da instalação de um launcher. Mas, feito isso, é até bem prático.

Uma vez instalado, o Gravador de Tela da Apowersoft oferece controles simples para ajuste do tamanho de tela, resolução, uso de microfone e pasta onde os arquivos serão salvos, mas tem suas limitações: a marca d’água não pode ser removida, recurso reservado apenas à versão Pro (aquela, para desktop). Se utilizado sem uma conta VIP, também limita a gravação em apenas três minutos. Mas é útil em emergências.

2. Ezvid (Windows)

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

O Ezvid, exclusivo para Windows, é um gravador de tela com editor de vídeos embutido. O software possui um ponto positivo em relação ao demais, principalmente se você joga no PC: conta com um modo Gamer simplificado, voltado a facilitar a vida de quem deseja compartilhar seus gameplays na internet em canais como YouTube e Twitch.

O grande ponto negativo do Ezvid, no entanto é não disponibilizar as gravações em arquivo; no máximo, é possível enviar o vídeo direto para o YouTube.

3. Movavi Video Editor (Windows e macOS)

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

O Movavi Video Editor é uma ferramenta poderosa, com uma série de recursos de edição de vídeo e totalmente gratuita, e possui também a capacidade de gravar a tela do desktop. Embora pareça um pouco complexo, possui uma curva de aprendizado suave.

É possível gravar a tela do computador e editar vídeos diretamente na plataforma. Dispensa em muito a necessidade de adquirir a versão paga, graças à grande quantidade de recursos disponíveis de imediato. Compatível com Windows e macOS.

4. CamStudio (Windows)

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

O CamStudio é talvez um dos programas mais simples desta lista, e uma uma das ferramentas de código aberto mais conhecidas disponíveis para Windows.

É possível gravar facilmente a tela de seu computador e sobrepô-la com o vídeo de sua webcam, criando projetos ideiais para vídeos com comentários. No entanto, por ser um programa bastante antigo e espartano, recebeu poucas atualizações significativas ao longo dos anos. É capaz de salvar vídeos apenas em .avi ou .swf.

Ainda assim, é um dos mais fáceis de usar.

5. QuickTime Player (macOS)

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Para quem não possui um Mac compatível com o macOS Mojave, usar o QuickTime Player, o reprodutor de vídeo padrão da Apple desde sempre, é uma excelente pedida. Conta com ajustes simples de gravação de tela inteira, ou de apenas uma porção selecionada e permite o uso do microfone, para fazer narrações e comentários.

Utilizar o QuickTime Player como um gravador de tela é moleza:

  1. Abra o QuickTime Player;
  2. Clique em Arquivo e depois, em Nova Gravação de Tela;
  3. Clique na seta ao lado do botão de gravação e ajuste as opções, como ativar o microfone ou exibir os cliques do mouse na tela;
  4. Clique no botão de gravação e depois em qualquer parte da tela para grava-la;
  5. Para gravar uma parte da tela, segure e arraste o mouse para selecionar a área de interesse, e clique em Iniciar Gravação para começar;
  6. Clique no botão Parar na Barra de Menus ou aperte a combinação de teclas Command + Control + Esc (em um teclado não-Apple, tecla Windows + Ctrl + Esc).

E é isso. Para salvar o vídeo, clique em Arquivo e depois, em Salvar.

Como gravar a tela do computador com soluções nativas

Tanto o macOS quanto o Windows 10 contam com soluções próprias para gravar a tela de seu desktop, bastante simples de serem utilizadas e com vários recursos, que muitas vezes dispensam o uso de softwares mais elaborados. No caso do Windows 10, inclusive é possível transmitir sua tela online nativamente. Veja como funciona.

No macOS Mojave

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

A versão mais recente do macOS introduziu uma central de comandos completa para permitir a captura fácil da tela do sistema, seja na forma de imagens ou de um vídeo.

Os passos são bem simples:

  1. Aperte a combinação de teclas Shift + Command + 5 (em um teclado não-Apple, Shift + Tecla Windows + 5);
  2. Para gravar toda a tela, clique no botão Gravar Tela Inteira (circundado em vermelho na imagem acima) e depois, clique em qualquer área da tela;
  3. Para gravar apenas uma área selecionada, clique no botão Gravar Área Selecionada (circundado em azul), ajuste a região da tela que deseja capturar e clique em Gravar;
  4. Para interromper a gravação, clique no botão Parar.
  • E pronto.
  • No menu Opções, a ferramenta oferece ajustes como tempo de gravação, local onde o vídeo será salvo e possibilidade de ligar o microfone.
  • No Windows 10

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

O Windows 10 foi a primeira versão do sistema operacional da Microsoft a contar com uma solução nativa para gravação de tela, principalmente para permitir que gamers compartilhem seus gameplays facilmente. Entretanto, só funciona na janela ativa.

  1. Aperte a combinação de teclas Windows + G;
  2. O Windows perguntará se o que você quer gravar é um jogo;
  3. Clique na caixa ao lado de Sim, isso é um jogo para confirmar;
  4. O painel de controle oferece opções para ligar o microfone;
  5. Você também poderá até iniciar uma transmissão;
  6. Feitos os ajustes, clique no botão de gravação; para parar, clique no botão Parar.

E pronto.

As capturas serão salvas na sua pasta de Vídeos.

Como capturar captura de tela no Mac em cinco maneiras simples

Aug 08,2019 • Filed to: Dicas em Mac • Proven solutions

O Mac OS X facilitou a captura de tela da área de trabalho do seu computador ou de uma janela ativa. Você pode usar diferentes maneiras para capturar a captura de tela específica de acordo com sua necessidade.

Leia também:  Como aliviar a dor de garganta: 12 passos (com imagens)

Não importa se você está usando o Mavericks, Mountain Lion ou outras versões do sistema operacional Mac, aqui está um resumo de todos os métodos que você pode usar para realizar sua captura de tela no iMac, Macbook, Macbook Pro e Mac Air/mini.

Como tirar uma captura de tela em um Mac

  1. Capture toda sua tela com Command-Shift-3
  2. Faça uma captura de tela da área selecionada com Command-Control-Shift-3
  3. Capture uma parte da sua tela com Command-Shift-4
  4. Captura de tela da janela de aplicativo específico com a Command-Shift-4-Barra de espaço
  5. Use o Utilitário de Captura para capturar a tela no Mac OS X

1. Como capturar toda sua tela

A primeira escolha é sempre capturar a tela inteira no seu Mac. Capturar toda a tela no Mac permite capturar tudo exibido no computador.

Você precisa prestar atenção para que a exibição da sua tela seja exatamente o que você deseja para a imagem da captura de tela. Em seguida, pressione os botões de Command e Shift ao mesmo tempo e toque no botão número 3.

A captura de tela será salva automaticamente na área de trabalho do Mac.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

2. Como tirar uma captura área selecionada

Essa opção de capturar a tela da área selecionada não salva imediatamente um arquivo no seu Mac. Ela é salva na área de transferência. Você pode fazer isso pressionando Command-Control-Shit-3 ao mesmo tempo. Em seguida, cole em outro programa para que possa editar a captura para uso posterior.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

3. Como capturar uma parte da sua tela

Você pode capturar qualquer parte da tela no seu Mac com este método. Primeiro, verifique se a tela que você pretende capturar está acima de todas as outras telas exibidas no seu computador. Em seguida, pressione Command-Shift-4.

Depois disso, o cursor se transformará em uma pequena retícula em forma de cruz. Você pode clicar e arrastar para destacar a área da qual deseja tirar uma captura.

Quando soltar o mouse, a captura de tela será salva automaticamente na área de trabalho.

Nota: Se você quiser ajustar a janela ou desistir, você pode pressionar “esc” para voltar e realizar uma nova captura.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

4. Como capturar uma janela de um aplicativo específico

Essa captura de tela pode ser a melhor opção para capturar uma janela inteira de um aplicativo específico aberto. Primeiro, pressione Command-Shift-4 ao mesmo tempo.

Em seguida, aperte a barra de espaço. O cursor se tornará uma pequena câmera. Mova-o para a tela que você deseja capturar e, em seguida, toque novamente na barra de espaço.

A janela inteira do seu aplicativo foi capturada e salva no Mac.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

5. Como capturar a tela no Mac OS X usando o Grab Utility

Quando usar o Grab utility para realizar capturas de tela, vá para Applications > Utilities > Grab. Para realizar a captura de tela, execute o Grab e escolha os modos no menu Capture . Existem 4 modos para você escolher: Seleção, Janela, Tela e Tela Temporizada.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Selection: Você pode capturar uma região específica da tela Window: Você pode capturar uma janela aberta de um aplicativo específico que clicar com o seu mouse no computador.

Screen: Você pode capturar toda a tela do seu Mac, incluindo tudo que estiver visível na tela. Timed Screen: Isso permite que você abra menus e submenus, caso necessário.

Após dez segundos, toda a tela será capturada.

Devido ao requisito de macOS High Sierra (macOS 10.13), os usuários de Mac não têm permissão para acessar a unidade de sistema integrada de nenhum aplicativo. Portanto, se você precisar restaurar dados perdidos do disco do sistema no macOS 10.13, “desative a Proteção de Integridade do Sistema” primeiro.

Como desativar a “proteção da integridade do sistema”? Por favor, siga os passos abaixo.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens) Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens) Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Windows 10: recurso nativo do sistema simplifica a captura de tela | G1

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Sobre a função

O “Print Screen” é um recurso quase tão antigo quanto o próprio sistema operacional Windows. A função que permite capturar imagens tela do PC conta até com uma tecla própria para simplificar a sua execução – geralmente identificada como “PrtSc”.

Para usar a tecla “PrtSc”, basta pressioná-la e escolher em qual programa a imagem será salva.

A versão atualizada desse recurso é invocada a partir da combinação das teclas “Windows (WinKey)” + “PrtSc”, após pressionadas simultaneamente a tela do PC piscará durante um segundo e a imagem obtida será salva na pasta “Imagens>Capturas de tela”.

Não é necessário recorrer a um programa e colar a captura para após salvá-la como imagem. É possível  obter a captura de tela apenas selecionando a janela que estiver ativa na área de trabalho, para isso basta combinar a tecla “Alt” + “PrtSc” e após colar num programa para edição de imagens.

  • No Windows 10 essa tarefa está mais simples, agora a seleção de imagem para corte pode ser feita com o OneNote 2016. O utilitário possuí um atalho incorporado no navegador de internet Microsoft Edge, para usá-lo siga os passos descritos abaixo: 
  • 1 – Abra o navegador de internet Microsoft Edge e acesse o site em que a captura da tela será obtida.
  • 2 – Clique no ícone em formato de “caneta” para habilitar o OneNote 2016.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

3 – Clique sobre o ícone em formato de “tesoura”. Será exibida uma área de seleção, mantenha o botão direito do mouse pressionado para marcar o trecho da tela que deverá ser copiado pelo utilitário, e solte-o para finalizar a captura.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

A captura da tela estará disponível na área de transferência da memória, e poderá ser salva num programa de edição de imagens, corpo da mensagem de um e-mail, documento de texto, planilha, apresentação, etc.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Se objetivo for salvar como anotação do OneNote 2016, basta clicar no ícone em formato de “disquete”.

Como Capturar Tela num Mac: 3 Passos (com Imagens)

Obter uma cópia da tela da área de trabalho ficou mais fácil de fazer, mesmo para os leitores que possuem pouca experiência com computadores. E usando as funcionalidades nativas do sistema, não será mais preciso fotografar para compartilhar uma imagem da tela do computador.

Imagem: Reprodução/G1

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*