Como calibrar uma bateria de laptop em um macbook

Uma dúvida que surge frequentemente no nosso Consultório chega-nos dos proprietários dos MacBooks: como faço para a bateria do meu Mac não “viciar”?

Primeiro saiba que o seu MacBook tem uma bateria de iões de lítio. Estas baterias acumulam uma maior densidade de potência do que as baterias baseadas em níquel. Essa maior disponibilidade de armazenamento proporciona uma maior autonomia da bateria.

  • Assim, e em grosso modo, não tenha problemas, carregue a sua bateria do Mac sempre que for conveniente, tenha contudo em atenção aos ciclos de carga.
  • É sobre esse assunto que vamos falar agora!
  • Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

O que são Ciclos de Carga?

Bom, primeiro vamos perceber que pode recarregar a bateria do seu computador, que é de iões de lítio, sempre que for conveniente, sem ter de efectuar ciclos de carga ou descarga completos, como acontece com as baterias baseadas em níquel, de forma a conservar o máximo desempenho. Ao longo do tempo formam-se cristais nas baterias baseadas em níquel, que impedem que sejam totalmente carregadas, sendo necessário recorrer a uma inconveniente descarga total.

Um ciclo de carregamento significa utilizar toda a carga da bateria, mas não necessariamente de uma só vez. Cada vez que um ciclo de carregamento é completado, a capacidade da bateria é lentamente diminuída. No entanto, as baterias de computadores portáteis e outros gadgets podem ser sujeitas a muitos ciclos de carga até que passem a suportar apenas 80% da capacidade original da bateria.

Tal como acontece com outras baterias recarregáveis, pode eventualmente ter de substituir a sua bateria. O Watts é uma excelente ferramenta que guia passo-a-passo o utilizador por um processo importante: o de calibrar a bateria.

Calibre a Bateria com o Watts

Actualmente, as baterias não necessitam de serem totalmente descarregadas e carregadas até ao limite. Para que tenham uma maior longevidade devem estar permanentemente ligadas à corrente eléctrica, evitando os ciclos de carregamento.

Os ciclos são quem determina a “idade” ou utilização da bateria. Se uma bateria tiver de vida 1000 ciclos, esta, sempre que a descarrega e carrega, conta um ciclo… até ao final da sua vida útil.

Com o Watts podemos calibrar a bateria automaticamente e dispomos de um guia passo-a-passo para que esta tarefa seja executada.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

São instruções simples que poderá seguir sem ter de parar o que está a fazer. A aplicação irá seguir o consumo energético e irá dar indicações para sabermos em que ponto está a autonomia, salvaguardando o trabalho que estivermos a fazer.

  1. Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook
  2. Nas preferências terá uma janela com vários separadores, o primeiro, que vemos em cima, é o guia passo-a-passo, o segundo dá-nos informações sobre os ciclos que a bateria será capaz de fazer e os já realizados.
  3. Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook
  4. Dá-nos informações da carga da bateria e permite que sejam feitos pontos históricos para podermos seguir a vida útil da bateria do nosso computador.
  5. Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Este programa pode ficar colocado no arranque do seu MacBook para o ajudar a gerir melhor a bateria disponível e a utilização. É possível “afinar” o programa para nos ajudar a gerir melhor a autonomia e obtendo assim um rendimento prolongado.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

É importante calibrar a sua bateria. Para não se esquecer, Watts oferece uma agenda para calendarizar as acções de calibração.

Segundo a Apple, mensalmente deveremos, pelo menos uma vez, deixar a bateria descarregar totalmente e voltar a carregar:

É uma aplicação muito bem construída e sem dúvida uma “must have” no nosso Macbook.

Nota: A aplicação permite que a use 30 dias em modo teste, mas totalmente funcional. Findo esse prazo poderá adquirir a app.

  • Preço = 6.99 euros
  • Download:
  • Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Pode usar o notebook ligado na tomada? Vicia? Faz mal?

A dúvida muito comum é saber se posso usar o notebook ligado na tomada e se isso tem algum tipo de problema.

E a resposta mais rápida é que os fabricantes já pensaram neste tipo de detalhe a muito tempo. O pessoal da bringIT fez o vídeo acima para responder as principais questões relacionados ao uso de notebook na tomada. Confere só.

Guia de perguntas comuns sobre Baterias de Notebook

As baterias são cercadas de mitos, então vamos a algumas perguntas e respostas rápidas. Lembrando que muitos destes itens são similares para outros eletrônicos, como tablets e smartphones, que tem um princípio similar.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Precisa tirar o carregador da tomada quando a bateria do notebook carregar 100%?

Não. Se você tem uma tomada a disposição e não precisa de mobilidade, é preferível manter o notebook conectado à tomada.

O conjunto bateria e notebooks do dias de hoje contam com dispositivos de controle de o armazenamento de carga, ao chega ao nível 100% de carga e ele vai parar de carregar (pois, por segurança ele poderia até explodir), assim ele evita danos na bateria e permite a energia do carregador ir direto para o notebook.

LEMBRE: A maioria dos portáteis tem os LEDs de carga de bateria que trocam de cor ou se a apagam para indicar a ação ou completa. Verifique no seu equipamento e no manual do usuário.

Mas em geral você pode sim usar o notebook ligado na tomada, sempre que quiser!

Toda bateria possui vida útil limitada pelo número de cargas. Portanto, utilizá-la sem real necessidade acarretará um desgaste desnecessário que contribuirá para o abreviamento de sua vida útil.

Precisa tirar a bateria do notebook para deixar ele ligado direto na tomada?

Não precisa, porém em alguns modelos é possível.

Atualmente, as baterias de íons de lítio não possuem o efeito memória – ou vício, como é popularmente conhecido. Esse fenômeno era comum nas antigas baterias de níquel cádmio, que precisavam ser totalmente descarregada antes de iniciar uma nova recarga.

Se o seu notebook permite funcionar sem a bateria conectada, e você quer dar um descanso pra ela, pode usar sim! Mas lembre: Manter a bateria no computador evita que você perca seu trabalho em casos de queda de energia.

Pode usar notebook na tomada 220V?

Para esta questão temos até um post especial para tratar do assunto aqui: carregar meu notebook na tomada 220V.

Mas uma resposta rápida é que praticamente todas as fontes/carregadores de notebook são do tipo BIVOLT, ou seja, aceitam tanto 110V quanto 220V.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

manter o notebook sempre ligado pode reduzir reduz a vida útil da bateria?

Se o computador estiver sempre conectado à tomada, não. A vida útil da bateria é medida por ciclos, que são número de vezes em que ela atinge de 0% a 100% de carga, ou seja, o número de carga e descarga. Se o computador permanece sempre ligado à rede elétrica sem que o nível de carga da bateria seja alterado, não terá nenhum desgaste na bateria.

Zerar a bateria estraga?

Sim.Tecnicamente baterias de lítio sofrem com níveis baixos de carga.

Então evite!
Quando o sistema operacional informa que o computador precisa ser conectado em uma tomada pois a bateria está sem carga, na verdade, a bateria ainda armazena uma quantidade mínima de energia para mantê-la funcional.

Se você deixar a bateria descarregada guardada por um longo período de tempo, essa carga mínima de funcionamento pode ser perdida. Se isso acontecer, a bateria acelera o seu nível de desgaste e pode prejudicar a ponto de ficar inutilizável.

 O que estraga baterias de notebook?

Aqui vão dicas para cuidar da sua bateria, coisas para NÃO se fazer! Entenda que baterias de lítio são instáveis e começam a perder eficiência a partir do momento que são produzidas. É claro que muitos fatores colaboram para uma maior degradação, conheça os inimigos das baterias:

  • Muitos Ciclos de carga e descarga: toda bateria tem um número máximo de vezes que pode ser carregada e descarregada.
  • Subir Nível de voltagem: quando maior o nível de carregamento medido em volts por célula, mais curta será a vida da bateria.
  • Altas temperaturas: ambientes com temperatura acima de 30ºC podem causar danos irreversíveis ao componente.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Quanta de energia gasta o carregador de notebook?

Isso depende muito do modelo, tamanho, capacidade de processamento e coisas do tipo.

Por hora, vale dizer uma coisa: carregadores plugados na tomada sem conexão ao notebook (tipo esquecer o carregador na tomada sem o notebook) quase não gastam energia (0,05w a hora).

Apesar disso, existe um forte discurso contra esta prática, na medida em que ela representa realmente algum desperdício de energia.

Com o notebook plugado, o gasto também não costuma ser grande. Em média, ele é bem menor do que o gasto de um PC do tipo Desktop com configuração semelhante. É muito difícil dizer um número certo, já que isto vai variar de acordo com o modelo da bateria do notebook. As informações de consumo geralmente estão informadas nas etiquetas do carregador e abaixo do notebook, confere lá.

Leia também:  Como alterar o tamanho da fonte de kik: 5 passos

Por que a bateria do notebook não segura carga?

A vida útil da bateria deve estar no fim. Provavelmente ela já atingiu o número de ciclos (recarga e descarga) suportado – algum valor entre 300 e 400.

O tempo varia de acordo com o uso, mas as baterias não costumam durar mais do que dois anos funcionando com toda sua capacidade.

Passado alguns anos, o desgaste natural faz com que a bateria não aguente mais do que alguns minutos longe da tomada. Nesse caso, a solução é apenas uma: a substituição.

Pode jogar a bateria em lixo comum?

Não! Jamais faça isso. Qualquer bateria, pilha e afim precisam de descarte em locais corretos, pois contém muitos produtos químicos pesados. Confira o o manual do notebook. Nele, o fabricante é obrigado a especificar onde a bateria – e o computador – deve ser descartado.

Caso não possua mais o manual, essa informação também pode ser encontrada no site da empresa. O local de descarte geralmente é um centro de assistência técnica autorizada. Muitas cidades ou empresas como bancos tem locais para descartes de baterias, então aproveite.

Nunca desmonte uma bateria ou a descarte no lixo doméstico.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Posso comprar uma bateria de notebook paralela?

Só este esta bateria atende todas as especificações técnicas do equipamento e do fabricante.

Para descobrir esses detalhes, remova a bateria original do seu computador e observe as inscrições de tensão elétrica (voltagem) e a corrente elétrica, tanto de entrada quanto de saída, e compare com as especificações da bateria que pretende comprar.

A questão visual de fotos e imagens ajuda a identificar se o modelo encaixa corretamente. Se todos os detalhes baterem, a bateria é totalmente compatível. Caso contrário, melhor não arriscar.

Cuidado para não confundir “bateria pirata” com “paralela“. O termo pirata serve para quem se passa por original, colocando etiquetas e nomes como se fossem originais, mas não são.
Porém no mercado é mais comum encontrar versões paralelas. Que são peças similares, mas não usam a marca do fabricante de forma indevida, pois usam suas próprias identificações.

O procedimento de calibrar é relativamente simples, consiste em zerar e carregar em 100% a bateria a fim de mostrar o valor real de carga.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Quando a bateria é nova é recomendável fazer este passo por 3 vezes seguida. Para entender melhor e saber todos os detalhes, indicamos conferir o nossos posts especiais sobre o assunto aqui:

Conclusão

Depois de tantas dicas, o ideal mesmo é usar sem tantas preocupações, bastando evitar os detalhes que podem prejudicar a bateria, com zerar a carga ou usar em ambiente/equipamento muito quente.

Aproveite ao máximo a mobilidade que o recurso oferece. Mas lembre, ele não dura pra sempre, e eventualmente, você pode precisar trocar a bateria.

Fontes: TechTudo, Bbaterias, CanalTech e BlogBringIT

Como calibrar a bateria do MacBook

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Quer saber como calibrar a bateria do seu MacBook? Nós do blog das baterias mostramos à você como é fácil!

Mas primeiro, por que calibrar a bateria?

  • A Apple indica que o usuário faça a calibragem do MacBook várias vezes no ano e, se o uso de maior frequência for direto na tomada, é indicado fazer mensalmente. Esse procedimento trás algumas vantagens, como por exemplo:
  • Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook
  • Contribuir para que a bateria apresente o máximo desempenho, ou seja, otimize sua autonomia, e;
  • Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook
  • Tenha precisão ao demonstrar os níveis de bateria e o tempo restante.
  • Os MacBooks mais recentes, nos quais as baterias não são integradas, já vêm de fábrica com as baterias pré-calibradas. Dessa forma, não é necessário o processo de calibragem, é o caso dos seguintes modelos:
  • Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Calibrando a bateria

Veja abaixo os passos para calibrar a bateria do seu Macbook:

  1. Conecte o cabo MagSafe e deixe na fonte de energia até a bateria carregar em 100%, note que o medidor de bateria passará da cor âmbar para verde.
  2. Retire o alimentador de energia e utilize totalmente a bateria. Para agilizar o processo, indicamos que execute alguma atividade que exija maior processamento.
  3. Em seguida o Mac entrará em modo Sleep.
  4. Coloque para carregar.
  5. Quando seu Mac estiver totalmente carregado, a calibragem estará pronta!

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! ????

Adicionar a favoritos link permanente.

Guía práctica para calibrar la batería de tu laptop

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Todas las computadoras cuentan con diferentes procesos para realizar la calibración, pero la mayoría de éstos son similares. Aquí te presentamos como realizar este proceso con computadoras HP, Compaq, y MacBook,  MacBook Pro y MacBook Air, de Apple, para que te des una idea.

HP y Compaq

1) Cuando enciendas tu computadora, mientras carga, presiona la tecla F6, te sugerimos que sea una vez que hayas visto el mensaje de bienvenida de la laptop. De inmediato aparecerán en la pantalla las dos opciones que puedes elegir, c= calibrar o s=saltar la calibración.

2) Después de oprimir C (calibración), la computadora empezará a realizar esta acción. Durante este proceso no debes utilizarla, te advertimos que es un poco largo (aproximadamente ocho horas), pero ten paciencia, los resultados serán buenos.

Durante el tiempo de calibración, tu laptop debe estar conectada a la corriente eléctrica, no olvides esto.

3) Al cabo del tiempo estimado de calibración, revisa que haya terminado el proceso, aparecerá el mensaje de “finalizado”, presiona ESC y de inmediato tu laptop se apagará y reiniciará. Entonces, la batería estara calibrada y lista.

Calibración desde Windows

  • a) Si no quieres hacer este proceso en el inicio, lo puedes hacer desde Windows, Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook una vez ubicado ahí, entra a los programas “Utilerías o Utilities”, y selecciona Optimizador de Batería.
  • b) Entonces, tu computadora iniciará el proceso (también es un poco largo) y una vez que lo termine, en la pantalla verás el mensaje que te indica las condiciones de tu batería.
  • La ventaja del proceso de calibración desde Windows es que puedes realizar tareas mientras se ejecuta, sólo debes estar pendiente de no desconectarla de la corriente y mantenerla prendida durante el tiempo que tome el proceso.

Ocasionalmente podrás ver este mensaje en el mismo espacio de Utilerías o Utilities, así verás cuál es el estado de tu batería y si la estás tratando bien.

MacBook, MacBook Pro, MacBook Air

1) Carga la batería en su totalidad, verifica que el indicador de LED que se encuentra en el enchufe, se ponga verde, pues esto indica la carga completa.

2) Después, permite que la batería descanse durante dos horas. Puedes usar la laptop durante ese tiempo, conectada a la corriente, por supuesto.

3) Pasadas esas dos horas, desconecta el equipo de la corriente y deja que empiece a operar con la batería. Puedes seguir utilizándolo, pero permanece al pendiente cuando el mensaje que exprese batería baja, aparezca.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook4) Guarda lo que hayas hecho, pero no te detengas, síguela usando. Aparecerá el mensaje de “batería baja”, mantente al pendiente y poco antes de que la batería se termine por completo, la laptop entrará en reposo. Apágala o déjala en reposo durante cinco horas, mínimo. No olvides guardar todo lo que hayas hecho antes que el modo de reposo se active.

5) Ahora, conecta la computadora nuevamente a la corriente y carga la batería en su totalidad. Listo.         

La calibración es un proceso que sugerimos realices cada tres meses, y si regularmente tienes tu laptop conectada a la corriente y usas poco la batería, lo conveniente sería cada mes. Así asegurarás un rendimiento bueno de la batería de tu laptop.

Leia também:  Como agir perto dos pais da sua namorada (com imagens)

 

Aprenda a calibrar a bateria do seu Mac e mantê-la funcionando bem

Quando o MacBook vai envelhecendo, a performance da bateria também acaba não sendo mais a mesma como no passado – e é assim com todo computador. Felizmente, nem tudo está perdido. Existe a opção de calibrar a bateria do Mac, dando uma sobrevida maior à ela e melhorando a performance do computador como um todo. Você sabe como fazer isso? É só seguir o passo a passo:

Se você tem um MacBook, ou um MacBook Pro, você deve calibrar a bateria de lítio-íon do seu notebook pelo menos uma vez ao mês. De acordo com a Apple, MacBooks, MacBooks Pro e Macbooks Air lançados depois da metade de 2009 já são pré-calibrados e não precisam passar por esse processo.

Outros laptops, por outro lado, podem se beneficiar da calibração. Isso acontece porque baterias tem microprocessadores internos que, com calibração própria irão permitir que você mantenha o display de bateria na tela do OS X fiel à realidade.

Além disso, a bateria também funcionará em sua eficiência máxima.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Para começar o processo de calibração, é necessário fazer um seguir um passo a passo que tomará algumas horas.

  • Coloque o adaptador de energia na tomada e carregue completamente a bateria do seu PowerBook até que o anel de luz ou LED no adaptador mude para a cor verde e o indicador na tela indique que a bateria esteja carregada completamente.
  • Deixe a bateria descansar com a carga completa por pelo menos duas horas. Você pode utilizar o computador enquanto isso, mas deve sempre deixá-lo conectado à tomada.
  • Desconecte o adaptador de energia com o computador ainda ligado e comece a utilizar o Mac somente à bateria. Quando a bateria ficar fraca, um aviso deve aparecer na tela.
  • Salve seus trabalhos. Continue utilizando o computador e quando a bateria estiver quase acabando, o computador irá entrar em modo sleep automaticamente.
  • Desligue o computador e deixe ele parado por cinco horas ou mais.
  • Conecte o adaptador de energia e deixe-o conectado até que a bateria esteja carregada completa novamente.

Depois desse processo, o seu Mac deverá ter uma noção muito melhor de quanta energia ainda está guardada nele nas próximas vezes que ficar com bateria baixa.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Além de calibrar a bateria do seu Mac, você pode monitar a saúde do mesmo para ter uma ideia das condições gerais da bateria. Existem vários aplicativos gratuitos que podem te ajudar nessa missão. Um muito bom é o BatteryHealth, que permanece no menu superior do computador.

Ao clicar nele, você verá um menu com diversas informações sobre o seu computador. Além de mostrar quantos ciclos o seu computador já teve (geralmente, novos notebooks funcionam bem por cerca de 1.

000 ciclos), você também pode conferir qual tipo de mídia gasta mais bateria, entre outras informações.

3 – Cuidando da bateria do seu MacBook

Agora que você sabe melhor como funciona a bateria do seu computador, existem algumas coisas que você pode fazer para ter um melhor uso dela e garantir um bom funcionamento por alguns anos.

Primeiro de tudo, é importante garantir que a energia esteja sempre percorrendo sua bateria. Se seu computador permanece sempre conectado à tomada, ele pode ter uma performance ruim já que a energia carregada na bateria nunca é utilizada.

O melhor a fazer é sempre alternar entre utilizar o MacBook plugado na tomada e rodando apenas à base de bateria, isso todos os dias. Não é necessário deixar a bateria acabar ou chegar até 5%, mas assegure-se que a bateria seja sempre utilizada.

Como falado anteriormente, modelos mais novos de notebooks funcionam bem por cerca de 1.000 ciclos de carregamento (modelos mais antigos tem boa performance por mais ou menos 500 ciclos).

Um segredo para aproveitar a bateria ao máximo, é utilizar cada ciclo de bateria da melhor maneira possível. Para isso, preste sempre atenção no brilho da tela.

Você nem sempre precisa dela com o máximo de brilho, e fazer a tela funcionar assim pode drenar rapidamente a bateria.

Apps ociosos e conexões também podem prejudicar sua bateria, então feche aplicativos que você não esteja utilizando.

Apps sociais, iTunes, Messages, Dropbox, FaceTime e Skype frequentemente aceitam ligações externas, o que acaba com a bateria do seu Mac.

Para resolver isso, vá em System Preferences > Security & Privacy > Firewall > Firewall Options e escolha as aplicações que podem receber ligações com o firewall do OS X. Você também pode bloquear todas elas.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Se você também não precisa de conexão com a internet, desligar o wi-fi do Mac pode poupar muita bateria.

4 – Substituindo a bateria do MacBook

Se sua bateria não guarda muita carga mais, é chegada a hora de substituí-la. Mesmo você podendo encontrar diversos tutoriais na internet te ensinando este processo, o mais recomendado é levar seu Mac a uma assistência autorizada para que eles façam o serviço por você.

Agora que você conhece bem melhor como sua bateria funciona, você deve ser capaz de aproveitar muito melhor o seu MacBook.

Fonte: Make Use Of

Instrucciones para calibrar la batería de un Mac (MacBook Pro, MacBook Air, MacBook, etc…) paso a paso

Home » Mac » Instrucciones para calibrar la batería de un Mac (MacBook Pro, MacBook Air, MacBook, etc…) paso a paso

En algunas ocasiones es posible que tu MacBook no indique correctamente el porcentaje de energía disponible o marque incorrectamente el tiempo que tardará en cargarse por completo cuando está conectada al cargador.

Esto puede causar que el portátil se apague sin previo aviso mientras estás haciendo cualquier trabajo con todo lo que ello supone.

Este problema suele ocurrir cuando la batería necesita una calibración, un proceso sencillo, pero que poca gente realiza de manera habitual.

Cuando calibras la batería de tu Mac consigues que la lectura de la energía se normalice y por eso el indicador de porcentaje disponible vuelve a responder con normalidad. Teniendo esto en cuenta, es necesario calibrar la batería siempre y cuando el indicador de lecturas incorrectas y el equipo se apague cuando todavía indica que le queda autonomía.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Cómo calibrar la batería de MacBook

El proceso de calibrar la batería de un Mac es sencillo, aunque requiere de bastante tiempo. Para hacerlo lo único que necesitas, además del ordenador, es el cargador del mismo y unas cuantas horas.

Los pasos que debes seguir son:

  1. Carga la batería del MacBook, MacBook Pro, MacBook Air u otro modelo de Mac con batería hasta el 100 % y deja que se mantenga así entre, al menos, dos y tres horas. Puedes seguir utilizando el portátil, pero sin desenchufar el cargador.
  2. Desconecta el cargador del ordenador y mantenlo encendido hasta que entre en reposo por quedarse sin batería. Para acelerar este proceso puedes reproducir vídeos en alta definición, conectar accesorios que tomen energía del ordenador, etc, etc…
  3. Cuando el equipo entre en reposo déjalo al menos cinco horas sin utilizarlo y sin conectarlo a la corriente.
  4. Después de ese mínimo de cinco horas del punto anterior, conecta el equipo a la corriente y mantelo enchufado hasta que el indicador de batería vuelva a indicar que está al 100 %.

Como Calibrar uma Bateria de Laptop em um Macbook

Esto es todo, con estos cuatro pasos la batería de tu Mac habrá sido calibrada y el indicador de autonomía restante debería mostrar ahora datos más ajustados a la realidad.

En caso de que el ordenador siga apagándose repentinamente es posible que no sea un problema de calibrado, sino más bien de fin de vida de la batería, y sea necesario sustituirla por una nueva (las baterías tienen una vida útil que se mide en ciclos de carga y una vez superados el rendimiento cae en picado).

Quizá también te interese | Cómo calibrar la batería de un iPhone, iPad o iPod Touch

¿Ya conoces nuestro canal de Telegram? Únete pinchando aquí y recibe los contenidos de TodoAppleBlog directamente en tu móvil.

Leia também:  Como calcular cotações: 11 passos (com imagens)

Portáteis Apple: Calibrando a bateria do computador para obter melhor desempenho

A bateria possui um microprocessador interno que fornece uma estimativa da quantidade de energia à medida que a bateria é carregada e descarregada.

A bateria precisa ser recalibrada de vez em quando a fim de manter a exatidão do tempo restante de bateria e da porcentagem de exibição e para manter a bateria operando com o máximo de rendimento possível.

Você deve executar esse procedimento quando usar o computador pela primeira vez e em intervalos de alguns meses depois disto.

Se você normalmente deixa o computador portátil da Apple conectado à fonte de CA e raramente usa a carga da bateria, é recomendável executar esse processo uma vez ao mês. O site www.apple.com/br/batteries contém mais informações úteis sobre baterias e oferece um calendário do iCal para ajudá-lo a se lembrar de calibrar a bateria.

Observação: Se não tiver certeza do modelo do seu computador portátil, use estes links para identificar o iBook, o PowerBook, o MacBook, o MacBook Air ou o MacBook Pro.

Portáteis sem baterias integradas

As baterias dos atuais computadores portáteis da Apple são pré-calibradas e não requerem o procedimento de calibração descrito neste artigo. Esses computadores usam baterias que devem ser substituídas apenas por um Centro de Serviço Autorizado Apple.

MacBook  

  • MacBook (13 polegadas, final de 2009) e versões posteriores

MacBook Air

  • MacBook Air (todos os modelos)

MacBook Pro

  • MacBook Pro com tela Retina (todos os modelos)
  • MacBook Pro (13 polegadas, meados de 2009) e versões posteriores
  • MacBook Pro (15 polegadas, meados de 2009) e versões posteriores
  • MacBook Pro (17 polegadas, início de 2009) e versões posteriores

Portáteis com baterias removíveis

iBooks e PowerBook G4s, exceto o PowerBook G4 (Double-Layer SD de 15 polegadas)

  1. Conecte o carregador e carregue completamente a bateria do computador até que a luz indicadora da bateria se apague e a luz do plugue do carregador mude de âmbar para verde, o que indica que a bateria está totalmente carregada.
  2. Desconecte o carregador e utilize o iBook ou o PowerBook. Quando a bateria estiver acabando, será exibida uma caixa de diálogo na tela avisando que a bateria está com pouca carga. Continue a utilizar o computador até que ele entre em repouso. Nesse momento, a bateria está suficientemente descarregada para a calibração.
  3. Conecte o carregador e deixe-o conectado até que a bateria volte a ser totalmente carregada.

Para calibrar a bateria, é necessário carregá-la e descarregá-la totalmente apenas uma vez. Após esse procedimento, você pode conectar e desconectar o carregador a qualquer momento, não importando o nível de carga da bateria.

Dica: Quando a bateria chegar ao nível “vazio”, o computador entra no modo de repouso. Na verdade, a bateria retém uma carga reserva além do nível “vazio” para manter o computador em repouso por determinado período.

Após a bateria ser totalmente descarregada, o computador é desligado. Se isso acontecer, todos os arquivos abertos podem ser perdidos. Por isso, é importante conectar o carregador a uma tomada antes que o desligamento ocorra.

PowerBook G4 (SC de duas camadas e 15 polegadas), MacBook (todos os modelos) e MacBook Pro (todos os modelos) 

Devido ao lançamento de uma nova bateria para os computadores PowerBook G4 (Double-Layer SD de 15 polegadas) e todos os modelos do MacBook ou MacBook Pro, a calibração de bateria deles foi atualizada. Com esses computadores, siga as seguintes etapas para calibrar a bateria:

  1. Conecte o carregador e carregue completamente a bateria do PowerBook até que o anel claro ou o LED no plugue do carregador seja alterado para verde e o medidor da tela na barra de menu mostre que a bateria está totalmente carregada.
  2. Deixe a bateria no estado totalmente carregado por pelo menos duas horas. Você pode utilizar o computador nesse período, desde que o carregador esteja conectado.
  3. Desconecte da tomada da parede a fonte de energia com o computador ainda ligado e comece a operá-lo usando a energia da bateria. Você pode utilizar o computador nesse período. Quando a carga da bateria ficar baixa, a caixa de diálogo de aviso de carga baixa aparecerá na tela.
  4. Nesse momento, salve o que estiver fazendo. Continue usando o computador; quando a carga da bateria ficar muito baixa, o computador entrará em modo de repouso automaticamente.
  5. Desligue o computador e deixe que repouse por cinco horas ou mais.
  6. Conecte o carregador e deixe-o conectado até que a bateria volte a ser totalmente carregada.

Dica: Quando a bateria chegar ao nível “vazio”, o computador entra no modo de repouso. Na verdade, a bateria mantém uma carga reserva além do nível “vazio” para manter o computador em repouso por um determinado período. Após a bateria ser totalmente descarregada, o computador é desligado.

Quando isso ocorrer, com a função Safe sleep introduzida nos computadores PowerBook G4 (Double-Layer SD de 15 polegadas), o conteúdo da memória do computador é salvo na unidade de disco rígido.

Quando a energia for restaurada, o computador retorna ao estado pré-repouso utilizando a imagem Safe sleep armazenada no disco rígido.

Comprueba la batería de tu MacBook para ver si tienes que cambiarla | Tecnología

¿La batería de tu MacBook ya no es la que era? Si has notado que
la autonomía de tu portátil es más corta, es posible que necesites
cambiarla por una nueva. Te contamos cómo puedes comprobar
la salud de la batería de tu MacBook
de forma rápida y
fácil.

Después de conocer la noticia de que Apple
ralentiza el rendimiento de los iPhone con baterías gastadas,
muchos usuarios se han planteado cambiar este componente en su
smartphone. Sin embargo, en ocasiones no somos conscientes de que
las baterías de todos los dispositivos se degradan con el uso, por
lo que es recomendable revisar su estado y
cambiarla por una nueva cuando sea necesario.

Renueva tu MacBook al mejor precio en Amazon
España

Revisa los ciclos y el estado de la batería

Si tienes un ordenador portátil de Apple, uno
de los datos que tienes que tener en cuenta es el número de ciclos.
Un ciclo de batería se contabiliza cada vez que el componente se
carga por completo, independientemente del porcentaje de energía
gastado. 

La batería de tu MacBook admite un número de
ciclos limitado antes de empezar a degradarse. Para saber
cuántos has realizado hasta el momento, haz clic en el icono de la
manzana del menú superior, selecciona Acerca de este Mac y
luego pulsa en Informe del sistema. A continuación, busca
el apartado Alimentación en el epígrafe
Hardware los datos Información sobre el estado
> Número de ciclos.

Los límites de ciclos varían dependiendo del modelo. Para saber
cuál es el tuyo basta con que vayas a la pantalla inicial del menú
Acerca de este Mac. Una vez que conozcas el nombre de tu
modelo, en este enlace podrás ver el número máximo de ciclos que soporta tu
batería. En nuestro ejemplo, tenemos un MacBook Air (13
pulgadas, principios de 2014) con un límite de 1.000 ciclos.

Cómo calibrar la batería de tu
MacBook

Si te interesa conocer más detalles del estado de la
batería de tu MacBook
puedes utilizar MenuBar Stats 2, una aplicación que te señala el
estado de salud del componente, su edad, ciclos hasta el momento o
temperatura. Además, también te proporciona otra información útil
del sistema. 

7
trucos de macOS Sierra para sacar partido a tu MacBook

Si es necesario, cambia la batería

En caso de que la batería de tu portátil no goce de buena salud,
quizá haya llegado el momento de cambiarla. Si tu equipo
está cubierto por la garantía o protegido con
AppleCare y cumples los requisitos establecidos por la
compañía, la sustitución puede ser gratuita. 

Si no es tu caso y tienes que abonar la sustitución, el
precio de cambiar la batería de un MacBook variará
en función del modelo de tu equipo. Estos son los costes actuales
que se recogen en la página de soporte de Apple:

[Fuente: LifeHacker]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*