Como calibrar o monitor do computador

Como Calibrar o Monitor do Computador

Tempo de leitura: 3 minutos

Com alguns passos simples de configuração é possível ajustar a precisão de exibição das cores da tela do seu notebook ou monitor do seu desktop. A melhor maneira para fazer isso é calibrar a tela. Quer saber como fazer isso? Nós do blog bringIT explicamos para você!          

Calibrar a tela do notebook é muito útil, principalmente ao mexer com gráficos ou editar imagens e também para quem assiste a muitos vídeos e joga utilizando o notebook. Talvez você não saiba, mas é possível fazer a calibragem pelo próprio sistema operacional do equipamento.

Passo a passo para calibragem de tela

Tutorial compatível com as versões do Windows mais atuais (7, 8 e 10)

  1. Acesse o Painel de Controle.
  2. Clique  em Aparência e Personalização.Como Calibrar o Monitor do Computador
  3. Selecione a opção Vídeo. Como Calibrar o Monitor do Computador
  4. No canto superior esquerdo da tela, clique na opção Calibrar cor. Lembrando que é preciso ter acesso “administrador”, para efetuar a calibragem da tela.Como Calibrar o Monitor do Computador
  5. Será aberta uma nova janela. Você vai clicar em Avançar, até aparecer a tela conforme exibida abaixo. Nela, será demonstrado como deve ficar a gama – é ela que define a relação matemática entre os valores das cores: azul, vermelho e verde, que são enviadas à tela do seu notebook/desktop e a quantidade de luz emitida. Após ser configurada, nas próximas telas, clique em Avançar. Como Calibrar o Monitor do Computador
  6. É indicado que você configure os círculos de maneira que eles fiquem pouco visíveis, como exemplifica a imagem abaixo.Como Calibrar o Monitor do Computador
  7. Clique em Avançar, até chegar na opção de Ajustar o brilho. Caso esteja  calibrando a tela de um desktop, utilize os botões de brilho do monitor. Na grande maioria, o botão fica na lateral ou na parte debaixo do monitor. No caso de notebooks, existem teclas de atalho para ajustar o brilho. Verifique no manual do seu aparelho qual é a combinação correspondente. Para auxiliar o usuário, existe um X no fundo preto nas imagens abaixo e, o ideal, é que seja dificílimo de percebê-lo. Mas, cuidado para não deixar com pouco brilho, pois é importante que possa ser  percebido, uma diferença entre o terno e o fundo da imagem, como é o caso da foto do meio. Ao final do ajuste, clique em Avançar.Como Calibrar o Monitor do Computador
  8. Em seguida, será configurado o Contraste da tela. Assim como no brilho, se você estiver calibrando a tela de um desktop, é utilizado o botão que fica no monitor. A medida ideal é ter o máximo de contraste possível mas, que ainda sim, mantenha os detalhes da imagem e a camisa da foto não fique totalmente branca. A imagem do meio, na ilustração abaixo, está com contraste ideal. Após fazer os ajustes, clique em Avançar.Como Calibrar o Monitor do Computador
  9. Neste momento, será feita a Configuração de cores. É muito importante que a barra exiba vários tons de cinza, como no exemplo da imagem abaixo. Finalizados os ajustes, clique em Avançar.Como Calibrar o Monitor do Computador
  10. Na próxima janela, o sistema vai exibir a calibragem anterior e a que acabou de ser feita. Escolha qual for da sua preferência, clique em Concluir e pronto! A sua tela está calibrada!

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! ????

Como Calibrar o Monitor do Computador

Leitura focada

Aprenda a calibrar o monitor do PC para ter cores mais precisas

Ajustar o monitor é importante sempre que você trabalha com qualquer demanda gráfica: afinal, design, fotografia e vídeo dependem de cores nítidas. Por isso, preparamos um guia completo que ensina a realizar o procedimento por meio de um software que já vem no Windows.

  • Vamos por partes:
  • 1) Começando
  • Abra o Painel de Controle, no menu iniciar, e procure “Vídeo”. Dentro deste menu, escolha a opção “Calibrar Cor”

Como Calibrar o Monitor do Computador

2) Ajuste de gama

Em seguida clique em avançar, duas vezes, até chegar a esta tela:

Como Calibrar o Monitor do Computador

A tela exemplifica como deve ficar a “gama” do seu monitor, que será ajustada na próxima tela.

Como Calibrar o Monitor do Computador

  1. Ajuste a gama de forma que os círculos internos fiquem pouco visíveis, como demonstrado no meio da imagem anterior.
  2. 3) Ajuste de Brilho
  3. Escolha avançar duas vezes até chegar a esta tela:

Como Calibrar o Monitor do Computador

Dê avançar de novo e utilize os controles do seu monitor (os botões ao lado ou embaixo) para modificar o brilho. É importante que seja quase impossível visualizar o X à esquerda do homem abaixo, mas que ainda se possa diferenciar o paletó preto do fundo escuro.

Como Calibrar o Monitor do Computador

4) Ajuste de Contraste

Com mais um avançar, você vai chegar a esta tela:

Como Calibrar o Monitor do Computador
Ao clicar mais uma vez em avançar, você se depara com uma foto grande. Ajuste o contraste (também no seu monitor) para o máximo que puder, sem que a camisa da foto fique completamente branca. Bastante contraste é bom, desde que não comprometa os detalhes.
Como Calibrar o Monitor do Computador

5) Ajuste de Cores

Finalmente, resta apenas ajustar as cores. Use os exemplos para se certificar de que, na próxima tela, o desenho fique em vários tons de cinza (que não têm nada a ver com o livro famoso), sem nenhuma outra cor.

Como Calibrar o Monitor do Computador

Como Calibrar o Monitor do Computador

Na próxima tela, dois botões mostrarão a diferença entre sua calibração anterior e a nova, para que possa escolher livremente entre elas. Opte pela sua preferida e conclua o processo.

Para um ajuste ainda mais preciso (que não depende do seu “olhômetro”), existem aparelhos específicos, alguns custando centenas de dólares. Para a utilização no dia a dia e uma calibração próxima do ideal, entretanto, este método funciona bem.

Via: Cnet

Monitores Dicas&Tutoriais

Compartilhe com seus seguidores

Aprende cómo calibrar el monitor de tu computadora en unos pocos pasos

¿Eres un perfeccionista? Entonces quizá consideres que no hay nada más satisfactorio que una pantalla con colores vibrantes y los niveles de negro en su punto preciso. Es decir, en su nivel óptimo.

Pero si tienes problemas en tu PC de escritorio o portátil, es posible que haya llegado el momento de aprender cómo calibrar el monitor de tu computadora.

No solo resultará más agradable, sino que la salud de tus ojos lo agradecerá.

Los fabricantes siguen produciendo pantallas con nuevas tecnologías como resolución 4K UHD, alto rango dinámico (HDR) y monitores curvos, que brindan un verdadero placer, pero solo si están calibrados adecuadamente.

Para hacerlo, o bien puedes llevar tu monitor a un profesional o, ¿por qué no calibrarlo tú mismo y ahorrarte así un dinero? Además, una rápida calibración es relativamente fácil, sin complicaciones y mejorará en gran medida la calidad de la imagen.

Como Calibrar o Monitor do ComputadorDESIGNECOLOGIST para Unsplash

También te podría interesar

Para ello, sigue esta guía que hemos elaborado y que te ayudará a asegurarte de que los colores estén representados con precisión en todo momento. La verdad es que no podemos garantizarte que obtengas unos resultados tan buenos como los de un profesional, pero con estos procedimientos básicos de calibración superarás los ajustes predeterminados de fábrica de tu monitor.

Antes de empezar

Como Calibrar o Monitor do ComputadorQuerrás hacer muchas cosas antes de comenzar el proceso de calibración. Estos pasos no son obligatorios, pero es bueno seguirlos para obtener mejores resultados.

  • Antes comenzar el proceso de calibración, deberás encender el monitor por lo menos media hora antes para que pueda calentarse a su temperatura y condiciones normales de funcionamiento.
  • Después, establece la resolución del monitor a tu resolución de pantalla predeterminada.
  • Asegúrate de calibrar el monitor en una habitación con iluminación ambiental moderada. La habitación no tiene que estar a oscuras, pero tampoco que reciba reflejos agudos y colores emitidos por la luz directa.
  • Debes familiarizarte también con los controles de pantalla de tu monitor. Pueden ubicarse en el propio monitor, en el teclado o en el panel de control del sistema operativo.

Calibrar utilizando las herramientas integradas de Windows y Mac

Tanto el sistema MacOS como Windows tienen herramientas de calibración integradas que te ayudarán paso a paso durante el proceso, lo que te resultará especialmente útil si eres nuevo en el proceso de calibración.

Las herramientas gratuitas deben ser tu primera elección si cuentas, por ejemplo, con un presupuesto ajustado. Son extremadamente prácticas, rápidas y fáciles de localizar dentro del sistema operativo de tu computador.

Deberás tener en cuenta, eso sí, que los ajustes estarán limitados por el tipo de pantalla y el modelo.

Los términos variados –gama, punto blanco, etc.– pueden parecer en principio un poco intimidantes, pero cada uno proporciona una explicación relativamente simple de lo que significan. Pero en realidad, tampoco necesitas conocer la jerga completa para calibrar exitosamente un monitor.

Leia também:  Como batizar alguém: 12 passos (com imagens)

Calibración de pantalla en Windows 10

  • En la última versión de Windows 10, la forma más fácil de encontrar la herramienta de calibración de color es a través de la barra de búsqueda de Windows.
  • Paso 1: escribe Calibración de color en la barra de búsqueda de la ventana y haz clic en el resultado correspondiente.
  • En versiones anteriores de Windows, puedes encontrar la utilidad de Calibración de color en la sección Pantalla del Panel de control, que se encuentra en Apariencia y personalización.

Como Calibrar o Monitor do ComputadorMark Coppock/Digital Trends

Paso 2: ahora que estás en la herramienta de calibración, sigue las instrucciones en pantalla para elegir la configuración de gama, brillo, contraste y balance de color de tu pantalla.

Una imagen de muestra para que usted coincida acompañará muchas de las configuraciones. Simplemente haga ajustes para imitar la muestra lo más cerca posible.

Paso 3: una vez que hayas completado la calibración, asegúrate de elegir la Calibración actual o volver a la Calibración anterior, si no estás satisfecho con los resultados.

La nueva calibración se almacenará como un archivo .ics o un archivo de calibración de color, y se mostrará como un nuevo perfil del International Color Consortium (ICC) en la aplicación de configuración de Administración de color.

La forma más fácil de abrir esta aplicación es escribir la gestión del color en el cuadro de búsqueda y elegir el primer resultado.

Una vez que esté abierto, puedes seleccionar tu monitor en la lista de dispositivos y ver qué perfiles ICC están disponibles.

Como Calibrar o Monitor do ComputadorMark Coppock/Digital Trends

Calibración de pantalla en macOS

Paso 1: en macOS, el Asistente de Calibración de Pantalla se encuentra en las preferencias del sistema bajo la pestaña Pantallas.

Si tienes problemas para encontrarlo, intente introducir “calibrar” en Spotlight para escanear las distintas carpetas y archivos de tu computadora.

El resultado debe mostrar una opción para abrir la utilidad en el panel Preferencias del Sistema.

Como Calibrar o Monitor do Computador

Paso 2: las instrucciones paso a paso de tu Mac también te guiarán por el proceso de calibración una vez que hayas encontrado y abierto la utilidad de software. Simplemente sigue las instrucciones en pantalla para elegir el brillo, el contraste, el punto blanco de la pantalla, etc.

  • Punto blanco: el punto blanco normalmente debe estar en D50 o D65 estándar para evitar matices extraños.
  • Ajustes de color: el punto blanco es un hecho, pero Apple intentará detectar tu pantalla y ofrecer una serie de otras calibraciones de color en este punto… o puedes omitir el resto de las opciones de ajuste por completo. Es probable que las pantallas nativas de Apple tengan menos calibraciones de color (porque Apple ya las calibró).
  • Acceso de administrador: solo es importante si te preocupa que otros cambien el perfil de color.
  • Nombre: asigna un nombre distinto al perfil para que lo recuerdes a futuro.

Paso 3: Esto creará un nuevo perfil de color para tu pantalla. Si no pudiste hacer los ajustes que deseabas, selecciona este perfil y elige Abrir perfil. Esto abrirá una nueva ventana con todas las etiquetas asociadas con el perfil de color y sus descripciones. Puedes elegir cada etiqueta para conocer más información.

Algunas etiquetas serán solo datos de color básicos, pero otras pueden modificarse para cambiar factores de color específicos en pantalla. Si tienes un panel nativo, busca la etiqueta de información nativa para comenzar. Como imaginas, esto puede volverse rápidamente técnico, por lo que necesitarás conocer los datos de color (valores de fósforo, curvas de respuesta, etc.

) para realizar cambios precisos con este método.

Con herramientas online

Como Calibrar o Monitor do Computador

Hay un puñado de herramientas de calibración basadas en la web que ayudan a ajustar manualmente la configuración del monitor. Pueden proporcionar una calibración más precisa, o más personalizada.

  • Interactive Online Monitor Test from FlatPanelsDK: esta es una excelente herramienta para probar y ajustar el contraste, además de asegurarte que los blancos son los adecuados y que los negros se muestran correctamente.
  • W4zt Screen Color Test: esta página web simple te proporciona varios degradados y cuadros de color en escala de grises que puedes usar para realizar comparaciones rápidas, junto con una prueba de gamma fácil que puedes ejecutar. Es bueno poder tener tantas pruebas en una sola página, lo que hace que esta solución sea excelente para una calibración rápida, pudiendo continuar con tu trabajo lo antes posibl
  • Lagom LCD Monitor Test Pages – Es muy útil, tanto con conexión como sin conexión. El sitio web no sólo permite ajustar varias cosas como contraste y tiempo de respuesta, sino que también permite descargar las imágenes como un archivo zip de 120 KB, para que puedas comprobar cualquier monitor que estés pensando en comprar.
  • Calibrize 2.0: si deseas una gran herramienta que profundice un poco más que las opciones de calibración nativas, te sugerimos que descargues Calibrize 2.0. Es un excelente asistente gratuito que te guía cuidadosamente a través de pasos bien explicados para ayudarte a calibrar el color, la escala de grises, la gamma y otras configuraciones similares en tu computadora.

Calibrar utilizando el hardware colorimeter

Las utilidades de calibración integradas y el software basado en web son excelentes para una solución rápida, pero son inherentemente defectuosos por una cosa: tú. En efecto, estos procesos de calibración se basan en la percepción del color de un individuo y, por lo mismo, caen en la subjetividad de cómo cada uno ve los diferentes colores.

La compra de un dispositivo de calibración es una manera de evitar este dilema y asegurarte así de que tu monitor está calibrado correctamente.

Eso sí, tendrás que invertir algo de dinero si estás buscando una mayor precisión y control.

Sin embargo, todavía existen alternativas asequibles que funcionan bien con un presupuesto ajustado y que te ayudarán a obtener la coherencia del color que necesitas en todos tus monitores.

Como Calibrar o Monitor do Computador

Si estás buscando una herramienta de calibración, recomendamos usar la X-Rite ColorMunki Smile ($98.99 dólares) o la Spyder5 Elite ($200 dólares).

Estos dispositivos cuentan con un sensor de siete colores de espectro completo para ayudar a describir con precisión una variedad de pantallas de gama amplia y normal, pero las versiones más caras están mejor equipadas y cuentan con más funciones.

Si decides comprar alguna de estas herramientas, todo lo que tienes que hacer es conectar el dispositivo a tu pantalla, conectarlo a un puerto USB y ejecutar el software de calibración incluido. El software automatizado te guiará a través de todo el proceso.

La serie i1Display de X-Rite (desde $180 dólares) también es una buena alternativa. Al igual que la serie Spyder, los tres dispositivos vienen con un software de calibración automatizado, con versiones más caras que ofrecen más funciones y una mayor personalización.

*Actualizado por Rodrigo Orellana el 2 de junio de 2020.

Recomendaciones del editor

Dicas para Calibrar Monitores!

Neste artigo você vai aprender tudo sobre como Calibrar Monitor para Fotografia?

Dificilmente encontro um artigo completo que fala sobre como calibrar monitor, a maioria deles mostra apenas o processo simples de calibrar utilizando o próprio software do Windows ou Mac.

Leia também:  Como bloquear o barulho à noite: 10 passos (com imagens)

É errado? Certamente não existe algo definitivamente errado sobre isso.

Portanto se você é um profissional de fotografia ou de design precisa saber um pouco além, na verdade muito além.

  • Aprenda Calibrar um Monitor BenQ SW

Como Calibrar Monitor para Fotografia

  • Como você está pesquisando sobre calibrar monitores, acredito que seja dedicado com a qualidade de seu gerenciamento de cores certo?
  • Sugiro de você ler também sobre Como Escolher um Monitor para Fotografia e completar seu conhecimento.
  • Bom… Talvez esteja perguntando, será que é realmente necessário algum equipamento exclusivo para calibrar meu monitor?
  • Se você é um fotógrafo ou designer profissional, tenho que dizer SIM.
  • Calibrar Monitor utilizando apenas o olho humano, definitivamente não é a melhor opção.

Willian, mas por que? Simples, por que o olho erra, e erra feio.

Mas Willian, no software tem o passo a passo pra regular o brilho e o contraste de meu monitor…. Sei disso, e o problema não é esse, mas sim o que nosso olho enxerga.

Anote aí: O que pode parecer ótimo para uma pessoa, para outra pode estar horrível, consequentemente para o papel, assim é impossível obter uma calibragem correta.

Tem certeza Willian?

Bom, para apresentar algo mais que minhas palavras, quero que observe a imagem abaixo e responda Imediatamente se o quadrado A te a MESMA COR do Quadrado B. Mas observe direito pra não dizer que estou querendo te enganar!

Como Calibrar o Monitor do Computador

Se você respondeu que SIM, é diferente, está enganado!Os dois SÃO IGUAIS, O MESMO tom de cinza. Para tirar a prova, observe o comparativo que faço abaixo.Abri a imagem no Photoshop e criei uma linha na vertical com o tom de cinza do quadrado. Observe que bateu perfeitamente com os quadros A e B.Como Calibrar o Monitor do ComputadorConfuso? Se fosse você também estaria. Mas devemos aceitar esta realidade. Nosso olho humano erra.Confesso que não estudei a fundo o motivo, mas o resultado acima mostra.Ah…. e se você respondeu que os quadrados A e B eram iguais ou você já sabia disso ou é extraterrestre… Rsrsr… Calma… Brincadeira.

Indo além disso na calibração de monitores

Bom, isso ainda não é o bastante pra você saber, ainda tem outro fator que a maioria dos profissionais desconhecem, a caracterização.

Antes de continuar, quero definir rapidamente e de maneira simples, para você não confundir com calibração.

O que é Calibrar Monitor?

De maneira rápida e simples, são os ajustes feitos no brilho e contraste de sua tela.

O que é Caracterizar Monitor?

Este é um passo que as pessoas confundem e fazem como se fosse calibração. Caracterizar um Monitor é processo de extrair a melhor coloração de sua tela.

  1. Tá legal, mas meu programinha do Windows ou outro semelhante, mostra pra mim as cores pra configurar.
  2. Bom, nem preciso dizer que nosso olho erra, mas além disso, a caracterização profissional é a conversa entre a placa de vídeo de seu computador com o monitor.
  3. O equipamento responsável faz esta “conversa” entre os dois e extrai a melhor qualidade nas cores.
  4. Portanto é também praticamente impossível obter cores neutras e equilibradas apenas com o olho humano, principalmente para impressão.
  5. Então o que fazer?

Se você é um profissional e deseja que seu cliente o olhe desta maneira, precisa investir num Colorímetro. Colo… que? Co-lo-rí-me-tro…

Willian, mas é Caro! Depende do ponto de vista, não é assim que queremos que nosso cliente veja nossas fotografias. Caro ou barato é relativo.

Eu tenho um há 3 anos e posso dizer que foi um dos melhores investimentos para minha pós produção no estúdio. (Ah não ganho nada indicando viu, apenas compartilhando o que foi bom pra mim).

Um detalhe que vale a pena ressaltar é que os Calibradores conseguem medir a Luz Ambiente e ajustar o Brilho da tela de acordo com a luz que você trabalha, ou seja, se pretende trabalhar com a luz acesa, faça a calibrarão com a luz acesa.

Antes de Calibrar o Monitor: É interessante também investir em monitores profissionais para fotógrafos e designers. Portanto se ainda não tem um monitor IPS, invista em um antes de investir num calibrador.

Quais os Modelos de Calibradores existentes?

Eu tenho o Colormunki Photo, pois na época foi o que me indicaram, mas acabei de entrar no site da Coralis e vi que tem mais 2 novos modelos bem mais em conta que fazem o mesmo trabalho.

A vantagem do Colormunki é se, você vai imprimir fineart em seu escritório, pode gerar perfil de cores em papei também.

No entanto é assunto para um outro grande artigo. Se você pretende calibrar sua tela e enviar álbuns para laboratório o Colormunki Display ou i1 Display Pro são suficientes.

Um pouco sobre o Colormunki Photo

  • Como Calibrar o Monitor do Computador

  • O ColorMunki é a solução ideal para fotógrafos e designers calibrarem todos os seus periféricos de maneira rápida e fácil.
  • Calibre suas impressoras, monitores, projetores rapidamente e pare de perder tempo com problemas desse tipo.

Conhecendo o Colormunki Display

  1. Sem estress e sem frustrações.
  2. Sem tempo desperdiçado ou horas de trabalho perdidas.
  3. Apenas uma tela ou projetor surpreendentemente calibrados que exibem com exatidão as cores das suas imagens originais ou arquivos digitais.

  4. Nossa interface guiada por assistente facilita e agiliza para você a calibração e o perfilamento das suas telas ao seu ritmo corrido de vida.
  5. Você rapidamente voltará às tarefas de que realmente gosta, com total confiança de que os arquivos que está vendo e com os quais está trabalhando representam precisamente o que os outros irão ver.

  6. Como Calibrar o Monitor do Computador

  7. Alguns Recursos
  • Dispositivo de medição multifuncional tecnologicamente avançado e ergonômico
  • Aplicativo fácil de usar – modos “Fácil” e “Avançado” com comandos predefinidos e simples com um só clique ou opções guiadas por assistente para mais controle
  • Perfilamento Iterativo Inteligente – uma tecnologia adaptativa que mede e analisa as capacidades cromáticas de cada tela específica para uma maior exatidão do perfil
  • Controle Inteligente da Luz Ambiente – medição, compensação e monitoramento contínuo das condições da iluminação ambiente
  • Flare Correct™ – medição e compensação do reflexo cintilante da superfície da tela
  • O Controle Automático de Telas (ADC) regula instrumentalmente a tela para acelerar o processo e eliminar os ajustes manuais

Como este á mais novo, ainda não encontrei um vídeo em português. Mas é de fácil entendimento.

Conhecendo o i1 Display Pro

  • Solução definitiva para profissionais que exigem velocidade, opções e flexibilidade para obter acuracidade de cores.
  • Estes profissionais sabem que um monitor calibrado é um elemento crítico para um fluxo de trabalho digital eficiente.
  • Algumas das características aprimoradas incluem: instrumento de medição multifuncional, ergonômico, com controle infinito do ponto branco, luminancia, razão de contraste, gamma, entre outros.
  • Controle da luz ambiente através da medição, compensação e constante monitoramento das condições de iluminação ambiente.
  • Mede e compensa o reflexo causado pela luz ambiente na superfície do monitor.
  • Acompanha software i1 Profiler de última geração para calibração e criação de perfis para as tecnologias mais avançadasde monitores e projetores incluindo LED, e LCD.
  • Como Calibrar o Monitor do Computador

  • Alguns Recursos:
  • Dispositivo de medição multifuncional tecnologicamente avançado e ergonômico
  • Aplicativo i1Profiler de nova geração para calibrar e perfilar telas e projetores com todas as modernas tecnologias, incluindo LED e LCD de gama ampla
  • Controle infinito de ponto branco, luminância, relação de contraste, gama, entre outros
  • Perfilamento de múltiplos monitores e grupos de trabalho
  • Perfilamento Iterativo Inteligente – uma tecnologia adaptativa que mede e analisa as capacidades cromáticas de cada tela específica para uma maior exatidão do perfil
  • Otimização de perfis – cria conjuntos de seções de cores exclusivos para obter ótimos resultados
  • Controle Inteligente da Luz Ambiente – medição, compensação e monitoramento contínuo das condições da iluminação ambiente
  • Flare Correct™ – medição e compensação do reflexo cintilante da superfície da tela
  • O Controle Automático de Telas (ADC) regula instrumentalmente a tela para acelerar o processo e eliminar os ajustes manuais
  • Verificação da qualidade da tela e sua tendência com o passar do tempo
  • Otimização de cores especiais PANTONE
Leia também:  Como caminhar com elegância: 15 passos (com imagens)

Finalizando sobre Calibração de Monitores

Em minha opinião, vale muito a pena investir neste tipo de ferramenta, além de te entregar a melhor qualidade, vai te poupar muito tempo, e não esqueçamos que tempo é valioso, o único bem que não volta atrás. O valor monetário, podemos correr atrás.

Espero que este artigo tenha lhe auxiliado e compartilhem com seus amigos fotógrafos e designers.

Abraços e até a próxima.

Como ajustar a tela do monitor do notebook

Para ajustar cor, brilho, contraste, saturação e nitidez da tela do notebook, é preciso usar as configurações do sistema operacional do computador. Isso porque os monitores dos laptops não contam com botões físicos, como acontece com os computadores de mesa (desktop).

Confira, no passo a passo a seguir, como usar o app nativo de configuração de monitor do Windows para calibrar e fazer os ajustes finos na tela do seu notebook. Assim, você pode melhorar a qualidade de exibição das imagens. O procedimento foi realizado em um PC com o Windows 10, mas as dicas também valem para outras versões do sistema da Microsoft.

1 de 9
Aprenda a ajustar a tela do seu notebook — Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo

Aprenda a ajustar a tela do seu notebook — Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo

Passo 1. Na busca, digite “calibrar cores” (sem aspas) e abra o primeiro resultado, conforme indicado na imagem;

2 de 9
Abra o assistente de calibragem de tela — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Abra o assistente de calibragem de tela — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. A tela de introdução do assistente de calibragem de cores será exibida. Nela, clique em “Avançar” duas vezes;

3 de 9
Tela inicial do assistente de calibração — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Tela inicial do assistente de calibração — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. O assistente, então, mostrará uma breve explicação sobre o gama do monitor. Clique em “Avançar” para proceder com a calibração;

4 de 9
Ajuste de gama do monitor — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Ajuste de gama do monitor — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 4. Use a barra na lateral esquerda da janela para ajustar o gama do seu monitor. Lembre-se de deixá-lo em um ponto intermediário, conforme indicado na tela anterior;

5 de 9
Ajustando o gama da tela — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Ajustando o gama da tela — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 5. Agora, por se tratar de um notebook sem controles manuais, clique em “Ignorar ajustes de brilho e contraste”;

6 de 9
Pule os ajustes de brilho e contraste — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Pule os ajustes de brilho e contraste — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 6. Em seguida, será possível ajustar o balanço de cores do monitor. Clique em “Avançar” para acessar os ajustes;

7 de 9
Informações sobre o balanço de cores — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Informações sobre o balanço de cores — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 7. Use as barras na parte inferior do assistente para alterar a intensidade de cada cor. Após fazer os ajustes desejados, clique em “Avançar”;

8 de 9
Ajustando o balanço das cores — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Ajustando o balanço das cores — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 8. Na última tela do assistente, você pode comparar a calibragem que acabou de fazer com a anterior. Para isso, basta usar os botões indicados na imagem. Por fim, pressione “Concluir” para salvar os ajustes.

9 de 9
Finalizando calibragem do vídeo — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Finalizando calibragem do vídeo — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Pronto. Aproveite as dicas para ajustar as cores do monitor do seu notebook e melhorar a qualidade das imagens.

Como calibrar as cores do monitor

A imagem que aparece na tela dos monitores nem sempre retratam a verdade. O que acontece geralmente são cores distorcidas, com contrastes e níveis de cor que não são realmente reais.

Sendo assim, quem trabalha com qualquer profissão gráfica, seja fotógrafo ou publicitário, por exemplo, acaba por ter problemas no resultado final. Ou seja, na hora de imprimir, as cores no papel são totalmente diferentes daquelas vistas na tela.

Em muitos casos, o que parece ser preto é, na verdade, cinza ou verde escuro. Até os jogadores acabam por perder, porque não estão vendo as cores exatas que foram pensadas durante o desenvolvimento dos games.

Por que ocorre isso e como corrigir?

Sendo assim, se você quer visualizar as cores reais e o seu monitor utiliza contraste dinâmico, a primeira dica é desativar a função (ao menos sempre que for necessário fazer isso). Outra boa ideia é deixar sua tela em um local que não tenha incidência de luz direta, pois influencia bastante. Depois disso, vale seguir algumas dicas de calibragem listadas a seguir:Testes de cores

A calibragem do monitor normalmente é feita através de uma série de testes que mostram como as cores aparecem na sua tela e como deveriam ser. Aqui usaremos como exemplo o Online Monitor Test, serviço online que realiza testes a partir de cores.

Após abrir o serviço em qualquer uma das opções dele (HTML, flash ou executável) você encontra uma tela que nada mais é do que uma escala com níveis de preto e branco. O importante é você notar diferenças sutis entre uma porcentagem e outra, e nunca quadrados exatamente iguais:

As porcentagens 0 e 3, por exemplo, devem ser notadas com uma diferença sutil. O mesmo deve ocorrer nas porcentagens de branco, que nunca devem ser exatamente idênticas. O quadrado que tem 100% é o único branco real de seu monitor, os outros são um pouco escuros, com leves tons de cinza.

Depois ou ao mesmo tempo em que você faz os testes, é possível realizar as calibragens para ajustar o monitor e deixá-lo de acordo com as porcentagens de cores que são mostradas na tela. Você pode fazer isso de várias formas diferentes, citadas no decorrer a seguir:

Calibragem manual

Ao usar este serviço você pode fazer a regulagem de seu monitor manualmente, através do menu dele. Isso é feito, basicamente, com o uso dos controles de brilho e contraste, até que o equilíbrio seja alcançado, com pretos e brancos perfeitos.

Usando o Calibrize

O Calibrize é um programa que ajuda você a regular o monitor passando por várias etapas. Além dos testes e da calibragem manual, é o programa ideal para realizar a tarefa com facilidade. O primeiro passo do programa é ajustar o brilho e o contraste de acordo com duas imagens.

O contraste deve ser colocado no máximo e o brilho deve ser ajustado para que o círculo escuro ao centro apareça o mínimo possível. Já o círculo no meio do quadrado branco deve continuar aparecendo:

Depois o ajuste feito é para equilibrar a quantidade das cores primárias do monitor: vermelha, azul e verde (padrão RGB). Você deve arrastar as pequenas barras ao centro de cada cor para que o círculo não fique mais escuro do que o fundo. É importante também que o passo anterior tenha sido executado corretamente para que este fique equilibrado.

Ao terminar de fazer as calibragens, é necessário salvar as configurações. Para isso, você só precisa clicar em “Save” e o seu computador fica com o novo perfil ativado.

Calibragem pela placa de vídeo

As placas de vídeo costumam ter um aplicativo de configuração próprio, para regular opções 3D e também cores. No Painel de Controle NVidia, por exemplo, você encontra ajustes do brilho, contraste dinâmico, contraste estático, nitidez e gama (equilíbrio do RGB). Basta arrastar as barras de cada opção e aplicar as configurações ao final:

…………………………..

A calibragem do monitor parece bobagem, mas como dito acima, é importante principalmente com quem depende das cores reais. Mesmo assim, após a calibragem, a diferença pode parecer gritante para uns, mas insignificante para outros; entretanto, sempre há melhorias.

Agora que você aprendeu como calibrar o monitor, lembre-se de que o ideal é fazê-lo semanalmente verificações, pois a peça sempre sofre alterações em suas configurações.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*