Como bloquear um grupo do whatsapp no android: 8 passos

Não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria do celular é um procedimento bastante simples. E o melhor: é uma opção nativa do programa e não requer o download de qualquer outro app.

O usuário pode decidir não guardar as mídias de contatos ou grupos específicos ou de todas as conversas. O recurso pode ser útil para quem não quer deixar rastros de conteúdos comprometedores e também para aqueles que estão com pouca memória disponível no aparelho.

O mensageiro também permite escolher não baixar as fotos e vídeos recebidos automaticamente, mas somente aquelas que quiser e quando desejar. A opção é ideal para quem precisa economizar dados, principalmente se fizer parte de grupos grandes com trocas de arquivos constantes.

O AppGeek ensina como não salvar fotos e vídeos do WhatsApp na galeria do celular e como não baixar esse tipo de mídia automaticamente no app de bate-papo em aparelhos com sistema Android. Confira como é simples no passo a passo abaixo.

Como não salvar fotos e vídeos de um contato ou grupo do Whatsapp na galeria

  • 1. Abra o WhatsApp;
  • 2. Acesse a janela de bate-papo do usuário ou grupo que não deseja que fotos e vídeos enviados por ele sejam salvos no celular;
  • 3. Vá no ícone de três pontinhos, no canto superior direito da tela;
  • 4. Selecione a opção Ver contato ou Dados do grupo;
  • Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos
  • 5. Agora, toque em Visibilidade de Mídia;

6. Na janela que abrir, marque Não para a pergunta Mostrar mídia recém baixada desta conversa na galeria do seu telefone?;

Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos

7. Confirme sua escolha em OK.

A próxima mídia que receber dessa pessoa ou grupo não será salva na galeria de imagens do seu celular. Será exibida e visualizada somente na janela de bate-papo.

Como não salvar qualquer foto ou vídeo recebido no WhatsApp na galeria

  1. 1. Abra o WhatsApp;
  2. 2. Na tela inicial do app, toque sobre o ícone de três pontinhos, situado no canto superior direito da tela;
  3. 3.

    Em seguida, vá em Conversas;

  4. Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos

4. Agora, desative a chave que aparece ao lado da opção Visibilidade de mídia. Quando passar de verde para cinza, os arquivos baixados deixarão de ser salvos na galeria do celular.

Como não baixar fotos e vídeos automaticamente no WhatsApp

  • 1. Abra o WhatsApp;
  • 2. Na tela inicial do app, toque sobre o ícone de três pontinhos, situado no canto superior direito da tela;
  • Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos
  • 3. No menu que abrir, selecione Configurações;
  • 4. Em seguida, vá em Dados e armazenamento;
  • 5. Na seção Download automático, toque em Quando utilizar rede de dados;
  • Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos

6. Desmarque as caixinhas referentes aos arquivos que não deseja baixar automaticamente quando estiver usando a internet móvel. Em nosso exemplo, desmarcamos todos os itens;

7. Confirme sua escolha em OK;

8. Repita o procedimento em Quando conectado ao Wi-Fi e Em Roaming;

9. Agora, ao receber um arquivo, deverá tocar sobre ele para fazer o download e visualizar o conteúdo.

Atenção com o que compartilha, recomenda o WhatsApp

Não salvar na galeria as fotos e vídeos que recebe é uma maneira de economizar espaço no celular. Mas há também quem aproveite para ocultar mídias de teor duvidoso para não ser pego caso alguém mexa em seu aparelho.

O mensageiro, entretanto, sugere que os usuários reflitam antes de enviar qualquer tipo de conteúdo. A companhia propõe que as pessoas pensem se gostariam que outras pessoas vissem o que foi enviado.

Isso porque ao mandar uma conversa, foto, vídeo, arquivo, ou mensagem de voz para alguém, essa pessoa pode compartilhá-los sem sua ciência e consentimento. Por isso, ponderar antes é fundamental.

Se você só compartilha conteúdos confiáveis, vai gostar de embelezar suas imagens com nossa lista de apps para fazer colagens de fotos. Agora, se suspeita que alguém esteja lhe evitando no mensageiro, confira nossas dicas para descobrir se foi bloqueado no WhatsApp.

Saiba como se proteger de hackers no WhatsApp e Telegram

Alguns passos simples podem ampliar a segurança no uso do WhatsApp e do Telegram e a prevenir golpes que podem levar ao roubo da conta no aplicativo —e a uma baita dor de cabeça.

Por sua popularidade, os aplicativos são alvo de frequentes ataques de hackers. A adoção de medidas como a autenticação em dois fatores (entenda abaixo como ativar o recurso) podem ajudar a reduzir os riscos, embora não exista uma forma de garantir 100% de segurança.

Tudo começa com o mais básico: atenção redobrada. Quando uma conta do WhatsApp é ativada num aparelho novo, o app manda um SMS para o número de telefone cadastrado com um código de confirmação de 6 dígitos. A mensagem identifica se tratar de um código ligado ao mensageiro e que não deve ser repassado.

Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos Mensagem enviada pelo WhatsApp para ativar o aplicativo em um telefone novo – Folhapress

Golpistas precisam desse código para poder ativar a conta roubada em seus celulares, e vão tentar ludibriar a vítima de diferentes formas para consegui-lo. Ou então, tentar métodos mais sofisticados, como clonagem de chip (para receber o SMS no lugar do alvo).

Mês passado, por exemplo, a empresa de cibersegurança Kaspersky Lab identificou um ataque direcionado a usuários que anunciavam em serviços de vendas online. Os criminosos, em posse dos dados pessoais das vítimas (como o telefone), entram em contato como se fossem a plataforma de vendas.

No contato, os hackers alegam um suposto problema no anúncio e dizem que, para regularizar, é necessário que o anunciante passe para eles um código que chegará por SMS. Nesse momento, o golpista inicia o processo de ativação do WhatsApp em seu telefone, mas usando o número do alvo.

A vítima, então, recebe o código de confirmação do WhatsApp em seu próprio celular e repassa o dado para os golpistas, acreditando se tratar de algo realmente ligado à plataforma de vendas. Com essa informação, os criminosos conseguem fazer a ativação requerida pelo Whats e transferir a conta. Pronto, roubo feito.

Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos Exemplo de conversa de golpistas que tentam enganar vítimas a passar SMS com código de verificação do WhatsApp – Kaspersky Lab

O método, no entanto, varia. Criminosos podem roubar o WhatsApp de um amigo do alvo e entrar em contato com a nova vítima se passando pela pessoa conhecida. Aí, então, pedir o tal código. Por isso, NUNCA se deve passar esse número que chega por SMS a terceiros.

Outra dica é ativar a verificação em duas etapas. Com ela, o usuário cria uma sequência numérica que será exigida toda vez que sua conta do WhatsApp for ativada num novo telefone, além do número enviado por SMS. Dessa forma, um criminoso que conseguisse roubar o primeiro código seria travado nessa barreira.

Para ativar a verificação em duas etapas, vá em “Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar” e siga o procedimento que será apontado na tela. Periodicamente, o WhatsApp vai pedir essa senha para dar acesso ao aplicativo como uma espécie de lembrete.

O processo de ativação no Telegram é parecido. Vá em “Configurações > Privacidade e Segurança > Verificação em Duas Etapas” e siga o procedimento, configurando a senha, uma dica para se lembrar e um email de recuperação.

O Telegram enviará uma mensagem ao endereço de email configurado com um código de confirmação, que deverá ser inserido no aplicativo para concluir o processo de ativação do recurso de segurança.

A segurança do próprio telefone também é importante. Mantê-lo com senha, aplicativos e sistema operacional atualizados é fundamental. Apps especializados (os famosos antivírus) podem ajudar a criar algumas barreiras adicionais contra eventuais ataques.

Como ativar a confirmação de duas etapas no WhatsApp Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos

Nesses casos, o WhatsApp orienta a entrar no aplicativo com seu número de telefone e confirmar o código de seis dígitos recebido por SMS. Nessa hora, é necessário ter acesso à linha telefônica.

Com a nova ativação, a conta será desligada em outros celulares em que esteja sendo usada –o telefone dos criminosos, no caso.

No processo, será também necessário digitar o código de verificação em duas etapas, se ele estiver configurado. Se o usuário tiver esquecido a combinação, deverá esperar uma semana antes de obter acesso à conta novamente.

É também possível entrar em contato com a equipe de atendimento do WhatsApp, escrevendo para [email protected] O email pode ser enviado em português e, no assunto, conter “Conta roubada” e o número em formato internacional (+55 DDD e o número). Por exemplo: “Conta roubada / +55 11 1234-5678”.

O WhatsApp recomenda notificar amgios e família, já que muitos golpistas usam os contatos para pedir dinheiro. O uso da confirmação em duas etapas também é indicado pelo app.

De acordo com Fabio Assolini, pesquisador de segurança da Kaspersky Lab, existem cinco técnicas possíveis das quais criminosos podem se aproveitar para roubar uma conta no WhatsApp —e, em sua avaliação, uma delas pode ter sido usada para hackear o telefone de Sergio Moro.

  • Acesso físico: com o celular em mãos, um atacante pode obter as informações que quiser ou então instalar programas maliciosos no telefone sem que o dono saiba, possibilitando acesso remoto aos dados, gravação de conversas…
  • Ataque remoto: a distância, o atacante se aproveita de alguma vulnerabilidade em programas ou sistemas do celular –e pode, assim como no caso do acesso físico, instalar algo para conseguir acesso aos dados do telefone. Exemplo disso foi o caso revelado pelo próprio WhatsApp em maio, quando hackers conseguiram instalar um software de vigilância em telefones a partir de uma falha do aplicativo.
  • SIM Swap: é o golpe da moda. Ele depende de uma pessoa com acesso aos sistemas das operadoras de telefonia, que transfere o número associado ao chip da vítima para outro chip, dos criminosos. Com isso, os atacantes conseguem receber os SMS enviados para o telefone e, assim, a conta no WhatsApp –e a outros sistemas que enviem códigos por mensagem de texto, inclusive banco. É fácil de perceber, porque o telefone da vítima “morre”: para de receber e fazer ligações, se conectar à internet e alguns aplicativos podem parar de funcionar.
  • Engenharia social: é o nome formal dado à técnica na qual os golpistas tentam enganar o usuário para passar o código verificador de alguma forma. É uma alternativa mais simples e barata do que o SIM Swap, já que não é necessária uma pessoa com acesso ao sistema das operadoras.
  • Protocolo SS7: é o mais sofisticado de todos, e mais incomum. Depende de criminosos com conhecimento técnico sobre o protocolo SS7, usado por empresas de telefonia para o tráfego de informação. Vulnerabilidades no protocolo foram usadas pelos EUA para espionar o governo Dilma, exemplifica Assolini. É possível espelhar a linha telefônica de modo imperceptível para o usuário –o celular continua funcionando normal, mas a comunicação chega também para os criminosos.

Devido a essas vulnerabilidades, Assolini critica o fato de aplicativos mensageiros usarem o número de telefone como forma de unir uma pessoa a sua conta.

“Esses programas de comunicação têm uma falha de design. Enquanto não tratarmos de forma correta, vão continuar existindo casos assim”, alerta. “Números de telefone não foram criados para te dar acesso a uma plataforma.”

Por mais que ajudem, medidas como a autenticação de duas etapas ainda podem ser burladas em investidas um pouco mais elaboradas, avalia. Por isso, para uma segurança mais robusta, a recomendação seria migrar para outro aplicativo, que ofereça acesso não atrelado ao número de telefone. A recomendação de Assolini é o Threema (à venda por R$ 9,49 para Android e R$ 10,90 para iPhone).

Dicas de segurança e privacidade em redes sociais Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos

O novo recurso do WhatsApp para evitar que você seja adicionado a grupos sem sua permissão

Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos Direito de imagem Getty Images Image caption Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo usam WhatsApp

Os grupos de WhatsApp podem se tornar invasivos e tomar muito tempo de seus integrantes. E, por enquanto, é impossível evitá-los por completo já que qualquer um dos seus contatos pode criar um grupo e incluir você sem permissão.

As notificações constantes, as trocas de memes e as mensagens dos membros mais ativos – que usam o aplicativo tarde da noite – fazem com que muitos encarem com preocupação ser incluído num novo grupo.

Mas isso deve mudar em breve.

A plataforma de mensagens está desenvolvendo uma função para impedir que as pessoas sejam incluídas em grupos sem permissão prévia. A informação foi revelada pela WABetaInfo, um site conhecido por divulgar novidades do WhatsApp.

Direito de imagem Getty Images Image caption A nova função obrigará os usuários a pedirem permissão antes de incluir pessoas em grupos

  • Trata-se de uma opção que poderá ser ativada dentro do menu de configurações do aplicativo e obrigará os usuários a enviar convites antes de criar um grupo.
  • Esses convites vão durar no máximo 72 horas, segundo o WABetaInfo.
  • Se não forem respondidos, serão eliminados automaticamente.

Além disso, será possível selecionar de quem você quer receber eventuais convites para grupos. As opções serão: de todo mundo, dos seus contatos ou de ninguém.

Ou seja, os usuários poderão optar por dar adeus às conversas coletivas, se quiserem.

Em 2018, o aplicativo lançou uma função similar para o WhatsApp Business, uma versão do serviço focada para a gestão empresarial. O objetivo é evitar que as empresas sejam incluídas em grupos sem consentimento.

No entanto, ainda não há data prevista para essa opção ser disponibilizada para o público em geral. Uma versão beta já está disponível para usuários de iOS.

Como evitar a inclusão em um grupo?

“Compreendemos que nem sempre você quer ser incluído num grupo”, diz o WhatsApp na sua página de perguntas mais frequentes.

“Por enquanto, não é possível bloquear grupos, mas você pode bloquear o administrador para que não possa mais incluir você.”

Direito de imagem Getty Images Image caption Por enquanto, não é possível bloquear grupos, mas sim os administradores deles

  1. Para bloquear o número de um administrador que você não tenha entre os seus contatos, é preciso seguir estes passos:
  2. 1) Abrir o grupo de Whatsapp e tocar sobre o nome do grupo
  3. 2) Tocar sobre o número de telefone do administrador que você quer bloquear
  4. 3) Selecionar a opção “enviar mensagem”
  5. 4) Quando abrir um chat novo com o administrador, toque sobre o número de telefone na parte superior da tela
  6. 5) Selecione a opção “bloquear”
  7. Enquanto a nova função do WhatsApp não é lançada, é possível refletir sobre essa metáfora da repórter Nesta McGregor, da BBC.

“Você convidaria 30 estranhos para a sua casa e os trancaria num quarto? Essa é a sensação quando te adicionam num grupo sem pedir sua permissão. É falta de educação não perguntar antes de fazer isso”, avalia.

“O mesmo cabe para quando você decide deixar um grupo. É recomendável explicar o seu motivo para sair, em vez de simplesmente desaparecer.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Como bloquear o Whatsapp em um celular roubado ou perdido

Para quem teve o celular roubado ou perdido é fundamental manter a segurança da sua conta do Whatsapp. Com o seu celular exposto é possível que todas suas informações sejam vistas.

Imagine ter suas fotos, mensagens, fotos e outros arquivos abertos para um desconhecido? No entanto, existem algumas medidas que podem contornar esta situação.

Com os cuidados, é possível bloquear a conta de forma temporária. A ação permite que suas mensagens, contatos ou outros itens fiquem disponíveis para pessoas alheias.

Para solucionar esta questão e bloquear o Whatsapp, confira a seguir qual coordenada você deve seguir.

Como Bloquear um Grupo do WhatsApp no Android: 8 Passos

Bloqueio do Whatsapp

Antes de tomar qualquer medida, é fundamental que o você fale com a operadora para solicitar o bloqueio do chip. Para este caso, seguem as alternativas:

1. Se você estiver com um novo aparelho ou tenha um outro, pode ativar a sua conta com chip novo. Neste caso, você deve usar o número antigo do app como login.

2. A outra solução é entrar em contato com próprio Whatsapp para solicitar e desativar a conta antiga. Siga as etapas abaixo:

  • Vá para o seu e-mail;
  • No campo “Para” coloque este endereço: [email protected];
  • No assunto, defina Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta;
  • Na parte do corpo do e-mail, digite Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta;
  • Logo insira o número do seu celular. Não se esqueça de digitar em formato internacional com +55 (código do Brasil), o DDD de sua área e o número do celular.

Com o procedimento sua conta não é desativada, nem apagada, assim ela pode ser reativada em até 30 dias. Após este período, é possível que sua conta venha a ser excluída em definitivo.

Inclusive seus contatos vão continuar vendo o seu perfil e enviando as mensagens que vão ficar pendentes por um mês. Quando a conta voltar a ficar ativa, elas vão ser exibidas.

Para ativar, basta instalar o aplicativo no seu telefone e seguir o processo de ativação.

Notas:

O chip bloqueado e telefone desativado ao ligar a rede Wi-Fi no WhatsApp funciona.

Ajustar configurações da câmera – motorola one

Não perca nenhum momento! Abra sua câmera instantaneamente em qualquer tela, mesmo se a tela estiver bloqueada, com Câmera instantânea.

Gire o telefone duas vezes desta forma:

Seu visor abre e você estará pronto para tirar fotos.

Gire novamente duas vezes para alternar para a câmera frontal (selfie).

Caso não queira que outros acessem sua câmera, é possível desativar Câmera instantânea. Mas se você utiliza um bloqueio de tela, não se preocupe. Apenas seu aplicativo Câmera ficará acessível. Para visualizar fotos existentes ou acessar outros recursos ou aplicativos, será necessário desbloquear seu telefone.

Para ativar ou desativar Câmera instantânea:

  1. Deslize o visor para a direita para visualizar as configurações.
  2. Ative ou desative a Câmera instantânea

Abrir a câmera

Siga um dos passos a seguir:

  • Toque em .
  • Gire o telefone em qualquer tela
  • Na tela de bloqueio, deslize  para a esquerda.

Tirar fotos

  1. Para alternar entre a câmera frontal e a traseira, clique em  ou gire seu aparelho duas vezes. 
  2. Caso necessário:
    • Ajustar filtro de embelezamento
    • Para usar a função espelho, toque em  >  Espelhamento de selfie.
    • Para adicionar máscaras, toque em  > Filtros Faciais e selecionando o filtro.
    • Se você estiver em um grupo grande, tire uma selfie panorâmica tocando em  > Selfie em grupo.
  3. Para tirar a foto, siga um dos passos
    • Toque em
    • Toque em  para ativar o Temporizador

Tirar foto panorâmica

  1. Toque em  > Panorama
  2. Deixe um lado fora de enquadro, para que você ajuste com o movimento.
  3. Toque em  e, lentamente, vá movendo o celular horizontalmente ou verticalmente, de acordo com o desejado. Mantenha um movimento lento e constante.
  4. Quando você tiver capturado a cena completa, toque em  para finalizar

Tirar uma foto com fundo desfocado/borrado

Use o modo Retrato  para focar o objeo ou pessoa desejada, e desfocar o fundo para destaca-la o quanto quiser.

  1. Toque em  >  Retrato
  2. Mantenha a distância entre o objeto e o fundo em pelo menos uns dois metros de diferença. Se puder não deixar nada próximo do objeto, o efeito ficará mais nítido.
  3. Alinhe o objeto dentro do círculo para que a câmera entenda o que deve ser focado.
  4. Uso a barra para ajustar o nível de desfoque:
  5. Toque em  para capturar.
    Sempre que você usar o efeito, a imagem e a thumbnail (miniatura) terão o ícone mostrando que uma edição diferente é aplicada.
  6. Se quiser, após a captura você pode editar o nível de desfoque e até mesmo aplicar o efeito P&B no fundo.

Tirar uma foto com fundo substituível

  1. Toque em  >  Recorte
  2. Mantenha a distância entre o objeto e o fundo em pelo menos uns dois metros de diferença. Se puder não deixar nada próximo do objeto, o efeito ficará mais nítido
  3. Alinhe o objeto dentro do círculo para que a câmera entenda o que deve ser focado.
  4. Toque em  para capturar.
    O ícone  aparecerá na foto e na thumbnail (miniatura) para mostrar que ofundo dessa imagem pode ser substituido.
  5. Realize a edição após tirar a foto, trocando pelo fundo desejado.

Compartilhe a foto tirada

  1. Toque na miniatura da foto (à direita do ícone )
  2. Toque em  para abrir o menu de compartilhamento.
  3. Selecione a forma de compartilhamento desejada.
  4. Além disso, você pode:
    • Compartilhar várias imagens de uma única vez.
    • Passa-las para o computador com o auxilio de um cabo USB.
    • Exibi-las em uma HDTV.
    • Imprimir suas fotos.

Gravar vídeos

  1. Abra a sua câmera.
    • Gire seu celular em qualquer tela para abri a câmera.
    • Na tela de bloqueio, deslize  para a esquerda.
  2. Toque em  para ir para o modo de filmagem, você também pode deslizar a tela para a esquerda.
  3. Se precisar, ajuste as configurações.
    • Para gravar com a câmera frontal, toque em . Para adicionar uma máscara, toque em  > Filtros Faciais e selecione um.
    • Para ativar ou desativar o estabilizador de vídeo, toque em .
    • Para ativar a lanterna, toque em .
    • Para adicionar etiqueta de localização, toque em  >  e ative Salvar Localização clicando em .
    • Para modificar a resolução do vídeo, toque em  >  Tamanho do vídeo (frontal) ou Tamanho do video (traseiro). Quanto menor a resolução, menor o tamanho do arquivo, mas menor será a qualidade de imagem.
  4. Para iniciar a gravação, toque em .
  5. Enquanto você grava, você pode:
    • Tirar uma foto sem interromper a gravação, tocando em .
    • Pausar a gravação, tocando em .
  6. Para finalizar, toque em .

Gravar um video em slow-motion

Grave o vídeo. Antes de você reproduzi-lo, pode selecionar qual parte gravada será reproduzida em câmera lenta (slow-motion).

  1. Toque em  > Câmera lenta.
  2. Para iniciar a gravação, toque em .
  3. Para para-la, toque em .
  4. Toque na miniatura para abrir o vídeo após a gravação.
  5. Use a barra de rolagem para ajustar o momento em que deseja que a câmera lenta seja ativada e desativada.

    Caso você não queira que a câmera lenta seja aplicada, voê pode unir os dois marcadores, fazendo com que não haja espaço de ativação da câmera lenta.

Compartilhar um video gravado

  1. Toque na miniatura do video gravado (à direita do ícone )
  2. Toque em  para abrir o menu de compartilhamento.
  3. Selecione a forma de compartilhamento desejada.
  4. Além disso, você pode:
    • Passa-las para o computador com o auxilio de um cabo USB.
    • Exibi-las em uma HDTV.
  • Ajustar a configuração da câmera
  • Antes de tirar a foto, você pode realizar alguns ajustes para melhorar a captura de acordo com a situação.
  • Usar o timer (temporizador)
  1. Se você quiser tirar selfies, toque em  para alternar entre câmera frontal e traseira.
  2. Toque em  e escolha 03s ou 10s.
  3. Enquadre o que você quer fotografar e toque em  para iniciar a contagem.
  4. Se posicione aonde quiser (se estiver tirando uma selfie, apenas espere) e sorria!
    Nota: Será muito mais fácil e prático se realizar o processo com o auxílio de um tripé

Usar o flash

Para ativar ou desativar o flash, basta tocar em  quando estiver com a câmera aberta. No modo de filamgem ele aparecerá dessa forma .
Você pode alterar o flash em três modos:

  • Ligado – Sempre que tirar as fotos, o flash será ativado.
  • Desligado – O flash sempre permanecerá desativado nas fotos.
  • Automático – O flash será ativado dependendo do ambiente, caso esteja em um ambiente escuro, por exemplo.

Usar grade de enqadramento

Usar a grade ajuda a manter uma foto mais harmoniosa e enquadrada, deixando ela mais ajustada e alinhada na hora de tira-la.
Para ativa-la, siga os passos:

  1. Toque em  >  Configurações.
  2. Ative Grade de assistência .

Armazenando suas fotos e videos no cartão SD

Você pode escolher aonde as mídias gravadas serão armazenadas antes mesmo de tira-las, selecionando se prefere deixa-las na memória interna ou em um cartão de memória.

  1. Tenha certeza de ter um cartão SD inserido e com espaço.
  2. Toque em  >  Configurações.
  3. Toque em Armazenamento > Cartão de memória.
    Nota: Você também pode transferir fotos e vídeos já salvos para seu cartão de memória com o auxilio de um gerenciador.

Usar etiquetas de localização

Quando você tira fotos e videos, você pode definir para que sempre haja uma marcação de onde você estava quando foram tiradas.

  1. Tenha certeza de estar com a função do GPS ativada.
  2. Toque em  >  Configurações.
  3. Ative Salvar localização .

Usar o HDR em um local com boa luminosidade

Você quer tirar uma foto em um ambiente com uma luz vibrante e também deixar as sombras bem destacadas? Use o modo HDR (High Dynamic Range). A câmera irá capturar multiplos leveis de exposição e os combinará em uma única foto, deixando as cores mais vibrantes, destaques na luz e sombra para uma foto de mais qualidade.

  • Para ativar o HDR, toque em .
    Você pode deixa-lo em três modos:
    • Ligado – Sempre que tirar as fotos, o HDR será ativado.
    • Desligado – O HDR sempre permanecerá desativado nas fotos.
    • Automático – O flash será ativado dependendo do ambiente, caso esteja em um ambiente claro com muito contraste, por exemplo.
  • Use o HDR para:
    • Ambiente aberto com um céu claro, montanhas bem iluminadas ou árvores e plantas.
    • Retratos fora de casa com bastante contraste.
    • Lugares com sombras escuras e bastante luz do sol.
    • Quando a câmera e o que você quiser capturar estão parados.
  • Não use HDR para:
    • Fotos em movimento ou de objetos em movimento.
    • Fotos em ambiente fechado com luminosidade reduzida.
    • Quando você quiser usar o flash ou a câmera frontal.
  1. Nota: A melhor forma de se usar o HDR é com a câmera bem estável, preferencialmente usando um tripé.
  2. Usar o filtro de embelezamento
  3. A câmera frontal possui um filtro para melhorar suas selfies. Ele pode ser usado para:
  • Suavizar e homogeneizar o tom de pele.
  • Remover manchas e brilho excessivo.
  • Branquear os dentes
  • Enfatizar a zona T
  • Afinar o rosto
  • Aumentar e iluminar mais os olhos

Para usar o filtro:

  1. Vá para a câmera frontal (Toque em  caso esteja na traseira)
  2. Toque em  e selecione uma das opções:
    • Toque em  para o modo automático.
    • Toque em  para o modo manual. Você ajustará o efeito pela barra deslizante:
  3. Quando estiver satisfeito com o efeito, sorria e toque em  para tirar a foto.
  4. Para desativar o efeito, basta tocar em  ou  e alterar para .

Ajustando o tamanho da imagem

Quanto menor a foto, mais leve ela será, mas menor será sua qualidade.

  1. Toque em  >  Configurações.
  2. Toque em Tamanho da foto (frontal) ou Tamanho da foto (traseira).
  3. Selecione o tamanho para suas novas fotos:
    • Para tirar fotos que fiquem bem enquadradas na sua HDTV ou monitor widescreen, use o modo widescreen 16:9.
    • Para imprimir fotos de 5″x7″ ou 8″x10″, use o modo padrão 4:3.
    • Em geral, use fotos com tamanho reduzido (menos MP) para compartilhamento e as com tamanho maior (mais MP) para edição, etc.

Som de captura

Você pode ativar ou desativar o som quando a foto é tirada, para isso vá em:

  1. Toque em  >  Configurações.
  2. Ative ou desative o Som de captura tocando em  ou .

Escanear códigos

Você pode escanear códigos QR, códigos de barras e cartões de visita com sua câmera.

  1. Abra a câmera
  2. Alinhe o código em questão que a câmera automáticamente fará a leitura.
  3. Toque em  para códigos QR,  para códigos de barra e  para cartões de visita, em seguida toque em:
    •  Para adicionar aos contatos.
    •  Para iniciar uma chamada.
    •  Para abrir o website.
    •  Para iniciar uma pesquisa.
    •  Para mostrar o local no mapa.
    •  Para compartilhar informações de contato.
    •  Para copiar as informações para a área de transferência, podendo colar posteriormente em e-mails, mensagens de texto, etc.

Escanear textos

  1. Abra a câmera.
  2. Toque em  > Escanear texto.
  3. Enquadre o que deseja escanear.
  4. Toque em  para iniciar o escaneamento.
  5. Quando o escaneamento for finalizado, toque em:
    •  Para compartilhar o texto.
    •  Para copiar e usar posteriormente.
    •  Para salvar como PDF ou documento de texto.

Deletando fotos e videos

Você pode deletar as mídias de duas formas:

  • Da memória do seu telefone.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*